PDA

Ver Versão Completa : calibragem do pneu e destalonamento

folgado
17/11/2007, 00:22
Gostaria de tirar uma dúvida com os mais experientes:
Qual a calibragem mínima que posso ter em um pneu para fazer trilha, não tendo ele bead lock? E se tiver?
Obrigado.
[]'s.
Antonio.

joão k. chikui
18/11/2007, 18:08
Com Bead lock : ~8 libras
Com camara de ar: 15 a 16 libras
Sem camara : 28 a 32 , sob pena de destalonar e esvaziar.

Ronaldo B.
18/11/2007, 18:43
Gostaria de tirar uma dúvida com os mais experientes:
Qual a calibragem mínima que posso ter em um pneu para fazer trilha, não tendo ele bead lock? E se tiver?
Obrigado.
[]'s.
Antonio.

Folgado,

Isso dependo muito do peso do veículo, do modelo, marca e tamanho do pneu, da medida da roda que vc estiver usando e do tipo de trilha que estiver fazendo.

No samurai, com pneus 255x75x15 3K new Frederico montado em rodas 15x8" já usei até 16 libras sem problemas de destalonamento, mas normalmente uso entre 18 a 22. Com Bead Lock pode usar até 2 libras, mas como já disse vai depender muito do peso do veículo e pneu que estiver usando.

[]´s

folgado
18/11/2007, 18:59
É, os meus pneus não têm bead lock, e não têm câmara, então não é bom abusar, senão o destalonamento é certo...

Estava pesquisando o assunto no fórum, e vi que no tópico do Devasso já há uma discussão a respeito disso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3213&page=4

[]'s.
Antonio.

Ronaldo B.
18/11/2007, 19:16
Com camara acho que é pior, se baixar demais a pressão vai correr o risco de destalonar do mesmo jeito e se danificar a camara, só trocando, enquanto que sem camara se destalonar, é só talonar de novo e encher o pneu.

[]´s

Lucas Nassif
18/11/2007, 19:45
Com Bead lock : ~8 libras
Com camara de ar: 15 a 16 libras
Sem camara : 28 a 32 , sob pena de destalonar e esvaziar.

Não sei se tava correto, mas na última quinta, fiz uma trilha com o Magnum, e os Argentinos 750xR16 tavam com 12 lbs..

:concordo:

ojaneri
18/11/2007, 21:39
Não precisa ter muito medo não. Nos Trollers com 33" andamos com 10lbs nas dunas, e em altas velocidades. Só não abusamos no asfalto. Hoje mesmo fui pra praia com 12 lbs com a Ranger e acabei voltando pelo asfalto sem recalibrar, sem nenhum problema. Claro, sem passar de 60 / 70 km/h. Isso para pneus sem camara e sem beadlocks, com perfil alto. O medo maior seria para pneus com perfil mais baixo...

folgado
18/11/2007, 22:43
Não precisa ter muito medo não. Nos Trollers com 33" andamos com 10lbs nas dunas, e em altas velocidades. Só não abusamos no asfalto. Hoje mesmo fui pra praia com 12 lbs com a Ranger e acabei voltando pelo asfalto sem recalibrar, sem nenhum problema. Claro, sem passar de 60 / 70 km/h. Isso para pneus sem camara e sem beadlocks, com perfil alto. O medo maior seria para pneus com perfil mais baixo...

Quando você diz perfil alto e baixo você está se referindo ao "ombro" do pneu, é isso?

Outra pergunta, se deixar a calibragem muito baixa não tem o problema de danificar o pneu, ou reduzir muito sua vida útil?

[]'s.

Ronaldo B.
18/11/2007, 22:54
Outra pergunta, se deixar a calibragem muito baixa não tem o problema de danificar o pneu, ou reduzir muito sua vida útil?
[]'s.

Rodando no asfalto sim.

[]´s

pcervieri
18/11/2007, 22:57
No meu T4 eu tenho os 35" e uso entre 12 e 15 lbs, pra viajar, fazer trilhar, rodar, pra tudo.
Nunca destalonou mas ta errado, e muito perigoso e acaba com a vida util do pneu.

ojaneri
18/11/2007, 22:57
275/60/R15, a medida do pneu. Esse número do meio (60) se refere ao perfil. Ou seja, quanto de borracha do aro ao chão. Se for de perfil baixo, menor o número, se for de perfil maior, maior o número.

Ou seja, para pneus off-road, a tendência sempre é ter perfil alto, principalmente com aro 15.

E a calibragem baixa, como o Ronaldo falou, só vai ser ruim no asfalto. De resto, na trilha, só alegrias :-)

ojaneri
18/11/2007, 22:59
No meu T4 eu tenho os 35" e uso entre 12 e 15 lbs, pra viajar, fazer trilhar, rodar, pra tudo.
Nunca destalonou mas ta errado, e muito perigoso e acaba com a vida util do pneu.

No Ceará, terra dos Trollers e dunas, a 'praxe' é andar com 30lbs no asfalto (para 'poupar' o pneu, principalmente os Muds) e nas dunas andar entre 10 a 12lbs, dependendo da dificuldade. Quanto maior a dificuldade das dunas, menor a pressão. Em trilhas mistas - areia, piçarra, etc - usamos 15lbs sem problemas

folgado
18/11/2007, 23:37
No Ceará, terra dos Trollers e dunas, a 'praxe' é andar com 30lbs no asfalto (para 'poupar' o pneu, principalmente os Muds) e nas dunas andar entre 10 a 12lbs, dependendo da dificuldade. Quanto maior a dificuldade das dunas, menor a pressão. Em trilhas mistas - areia, piçarra, etc - usamos 15lbs sem problemas

isso sem câmara e sem bead-lock?

ojaneri
18/11/2007, 23:46
Sem camara e sem beadlock. De vez em quando aparece um pneu destalonado, mas geralmente é velocidade + curvas.

folgado
18/11/2007, 23:49
Sem camara e sem beadlock. De vez em quando aparece um pneu destalonado, mas geralmente é velocidade + curvas.

Se for 1 pneu destalonado, não há problema, tem o estepe. O problema surge se destalonarem 2 pneus :putz:
[]'s.

marcosmoscz
18/11/2007, 23:58
Uma vez antes de entrar na trilha um jipeiro de uma ideia! Para encher o estepe com 50 libras, e deixar dentro do jipe uma mangueira com as duas pontas iguais as que se usa para encher o pneu!
Quando acontecer de destalonar um pneu, é só colocar a mangueira no estepe e no pneu vazio e encher usando o ar que está no estepe e pronto é só continuar a trilha!

Achei uma boa ideia essa! Será que na pratica da certo?

Abraços

Marcos

Ronaldo B.
19/11/2007, 00:01
Essa é a vantagem de usar pneu sem camara, se destalonar é só tirar a roda do jipe, limpar, tacar fogo prá talonar de novo e com um compressor que custa menos de R$ 50,00 ligado na bateria o problema tá resolvido.

[]´s

ojaneri
19/11/2007, 00:04
Uma vez antes de entrar na trilha um jipeiro de uma ideia! Para encher o estepe com 50 libras, e deixar dentro do jipe uma mangueira com as duas pontas iguais as que se usa para encher o pneu!
Quando acontecer de destalonar um pneu, é só colocar a mangueira no estepe e no pneu vazio e encher usando o ar que está no estepe e pronto é só continuar a trilha!

Abraços

Marcos

Marcos,

Isso é comum aqui no CE principalmente Troller e Suzukis (estepe traseiro), o equipamento montado para isso (mangueira + 2 valvulas) a gente chama de transferidor.

Ronaldo,

Na prática esse compressor de R$ 50,00 não vai dar conta disso. E mesmo se desse ia demorar um tempão. Mais prático e botar o estepe no local e ir para um borracheiro. Claro que tem um pessoal que anda com compressor heavy duty dentro do carro + dois cilindros de ar, que enche o pneu destalonado sem precisar 'tacar fogo', mas ai é outra história! :-)

Ronaldo B.
19/11/2007, 00:11
Esses compressores pequenos quebram o galho, já usei algumas vezes, não dá prá deixar ligado por mais de 10 ou 15 minutos direto senão o bichinho derrete, tem que esperar esfriar um pouco e se for usar num pneu 33" ou maior, tem que ter muuuuuuita paciência, mas na hora do sufuco já quebrou um galhão !!!

[]´s

ojaneri
19/11/2007, 00:15
Esses compressores pequenos quebram o galho, já usei algumas vezes, não dá prá deixar ligado por mais de 10 ou 15 minutos direto senão o bichinho derrete, tem que esperar esfriar um pouco e se for usar num pneu 33" ou maior, tem que ter muuuuuuita paciência, mas na hora do sufuco já quebrou um galhão !!!

[]´s

Já estraguei uns 3 ou 4, só servem para aumentar um pouco a calibragem do pneu. Para calibrar do zero um pneu 33", entre 10 minutos funcionando e 10 minutos parado ia demorar uns 90 minutos! Por isso que disse que para essa situação não servem..e para calibrar os pneus com o transferidor fica bem mais fácil.

pcervieri
19/11/2007, 00:44
Tacar fogo quer dizer o que??

Inflar com desengripante e fogo, essas coisas?

joão k. chikui
19/11/2007, 07:56
Paulo
O compressor pequeno enche , mas tem casos que não encaixa o talão do pneu para começar o enchimento. A limpeza do talão , um pouco de sabão , alcool ou gasolina dentro do pneu e , de longe , um foguinho: Bum !!! e o talão se encaixa , aí o mini compressor dá conta do recado.

Barao de Castro
19/02/2008, 00:13

Abraços

Marcos

Dá certo sim colega, inclusive aqui usamos muito deste artifício, chamamos de transferidor de ar. Só que é assim se vc colocu 50 libras no estepe e o outro esta vazio ele irá transferir a pressão até igualar, ou seja 25/25 ok? Isso tem tirado muito gente do sufoco.

sds

Breno:dance:

Barao de Castro
19/02/2008, 00:17
Paulo
O compressor pequeno enche , mas tem casos que não encaixa o talão do pneu para começar o enchimento. A limpeza do talão , um pouco de sabão , alcool ou gasolina dentro do pneu e , de longe , um foguinho: Bum !!! e o talão se encaixa , aí o mini compressor dá conta do recado.

ègua, essa daí nunca tinha ouvido falar. Mas a turma inventa de tudo heim. Valeu mais uma dica

sds

Breno:-|

Barao de Castro
19/02/2008, 00:20
O problema com os compressores é que muit gente compra mande in paraguai, geralmente 175 ou 200 psi. Existe um melhor que é 250 psi ou até mesmo 300, SÓ COMPRE SE FOR DESTE. este último dificil de se achar só importado. O meu de 275 quebrou devido a biela interna, defeito do aparelho.

sds

Breno

folgado
19/02/2008, 08:49
Dá certo sim colega, inclusive aqui usamos muito deste artifício, chamamos de transferidor de ar. Só que é assim se vc colocu 50 libras no estepe e o outro esta vazio ele irá transferir a pressão até igualar, ou seja 25/25 ok? Isso tem tirado muito gente do sufoco.

sds

Breno:dance:

Bela solução :palmas:

ojaneri
19/02/2008, 09:06
O problema com os compressores é que muit gente compra mande in paraguai, geralmente 175 ou 200 psi. Existe um melhor que é 250 psi ou até mesmo 300, SÓ COMPRE SE FOR DESTE. este último dificil de se achar só importado. O meu de 275 quebrou devido a biela interna, defeito do aparelho.

sds

Breno

Já estraguei uns 7 ou 8 compressores, de 200, 250, 300psi, aqueles com lanterna, sem lanterna, importado, amarelo, preto, vermelho, tudo. Eles não valem nada, na hora que você precisa, vão te deixar na mão. Geralmente os pistões/bielas deles são todas de plástico, não aguentam calor e não tem lubrificação, logo logo quebram.

Comprei um VIAIR 400P melhorzinho, todo de aluminio, e esse espero aguentar um pouco mais.

folgado
19/02/2008, 10:00
Comprei um VIAIR 400P melhorzinho, todo de aluminio, e esse espero aguentar um pouco mais.

Ojanerj, onde comprou, e quanto pagou?

ojaneri
19/02/2008, 10:28
Comprei esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68928788-compressor-airlift-viair-450c-frete-gratis-_JM

folgado
19/02/2008, 11:07
Comprei esse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68928788-compressor-airlift-viair-450c-frete-gratis-_JM

Eu estava de olho em um desses para fixar atrás do banco traseiro...

Eles entregaram direitinho?

Funciona bem?

[]s

ojaneri
19/02/2008, 11:10
Entregam direitinho, sem problema nenhum. Mas como eu comprei uma versão de `vitrine`, veio sem os cabos eletricos e mangueira. Mas o cabo coloquei de um antigo cabo de chupeta que tinha por aqui, e a mangueira eu ja tinha, ficou 100%. Muito bom o compressor.

Murillus
19/02/2008, 17:02
Por aqui, dunas e praia, tem uns malucos andando com 6lbs nos troller com pneu 33...

Na minha TK eu so deço ate 10lbs pois ainda estou com pneus originais 235/60/16... e nao tenho problemas...

Kim
22/01/2009, 17:43
Galera!

Um vídeo para os destalonados de plantão:
http://www.metacafe.com/watch/2324576/video/R/CFD_1002/

Abraços.

Kim.