PDA

Ver Versão Completa : Bicos injetores, problemas



Chucky
16/11/2007, 13:28
E aí pessoal do 4X4

Seguinte, levei minha Nissan p/ revisão, tive uma surpresa desagradável... segundo o bombista, 2 bicos "trancaram" e segundo ele não adianta qualquer recuperação, só colocando novo (que custam a bagatela de R$ 350,00 cada - prejú de 1400 latinhas) - estão mijando muito...

1) Alguém já passou por isso no fórum? É normal isso com apenas 80.000 km rodados?

2) O "reparo" (parte de baixo) sai por 260 cada, será que é melhor trocar logo tudo (kit com a caneta, pronto p/ colocar no lugar) ?

3) Qualquer outra dica será bem vinda...

Obrigado a todos

JORIS
16/11/2007, 13:47
Infelizmente você provavelmente terá de trocar os bicos, no meu caso mês pasado, cai na besteira de levar minha ranger (90.000 km) para aumentar a presão da bomba, escolhi o canto errado e mandei ele testar os bicos, simplesmente depois de colocá-los de volta eles não prestaram mais, o carro ficou sem força e fumaçando demais, procurei saber esses bicos são auto-limpantes e os meus estavam perfeiros (porém já usados) não precisaveam de limpeza, o bombista (luiz diesel) foi inventar de "calibrar" meus bicos e acabou os inutilizando, fiz um acordo com ele e trocamos somente essa parte de baixo , (acho que chamamos de cabeça sei lá) parece que as canetas só precisam ser trocadas se não conseguir uma vedação perfeita, coloquei os bicos originais que são da bosch, o carro ficou perfeito, ficou pra min essa lição de escolher melhor o local que levamos as viaturas para revisão, pois acho que ele não deveria ter me omitido o fato de que bicos injetores só devem ser mexitos quando há constatação de que eles estão com defeito, pois parece que é muito difícil conseguir recalibrar bicos já usados.então na minha modesta opinião dá para trocar só as cabeças dos bicos (originais), e quanto a quilometragem 80.000 km, acho prematuro, porém depende muuuuito da manutenção que o carro recebeu (troca de filtro de combustível e qualidade do combistível que você usa), se esses cudados forem tomados com certeza dura muito mais de 80.000 km.


[]´s.

Edintruder
16/11/2007, 14:24
Procura um distribuidor mwm que custa mais barato, ou compra os bicos do Rasch motorem que de quebra a potência sobe bastante!
O sistema de injeção só necessita de regulagem quando perde força.
Na maioria das vezes a fumaça e perda de potência é justamente quando os bicos estão "mijando" e dessa forma os bombistas ganham a MO da bomba injetora também em vez de mexer só nos bicos.
Para aumentar o débito na bomba é mais fácil fazer em casa mesmo.

ojaneri
16/11/2007, 15:01
Quanto a trocar caneta, dificilmente se troca ela, apenas os bicos.

Sim, o bico pode colar e só numa limpeza conseguir deixá-los direitinho. Mas as vezes, não adianta. As vezes só de botar óleo de motor no tanque, aumenta a viscosidade do combustivel e a injetora dá mais pressão, e consegue limpar e 'descolar' o bico.

Não, 80 mil km é pouco para esses bicos. Eles tem a mesma estimativa de vida do motor, pelo menos 200 mil km. A não ser por esquente, veja se eles estao com a ponta levemente azulados. Leve-os numa autorizada Bosch e veja se eles conseguem limpa-los e calibra-los novamente.

Walter L. L. Casitta
16/11/2007, 15:03
Pessoal,

Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...

Chucky
16/11/2007, 15:16
Pessoal,

Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...


também achei estranho, mas levei os bicos desmontados em 2 lugares, e a mesma avaliação... dizem que um dos motivos é diesel ruim...

ojaneri
17/11/2007, 10:45
Pessoal,

Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...

O meu travou agora depois de menos de 10 mil km com os bicos novos. Pensei que era os bicos (são paralelos) e levei pra uma autorizada Bosch. Tinha tanta sujeira no tanque oriunda do diesel que tinha 'fechado' o bico. Depois de retirada, limpeza e recalibrada dos bicos, alem de uma limpeza no tanque, voltou tudo a 100% novamente.

Ou seja, não é só esquente que pode estragar os bicos...

Walter L. L. Casitta
17/11/2007, 11:10
O meu travou agora depois de menos de 10 mil km com os bicos novos. Pensei que era os bicos (são paralelos) e levei pra uma autorizada Bosch. Tinha tanta sujeira no tanque oriunda do diesel que tinha 'fechado' o bico. Depois de retirada, limpeza e recalibrada dos bicos, alem de uma limpeza no tanque, voltou tudo a 100% novamente.

Ou seja, não é só esquente que pode estragar os bicos...

Osvaldo,
Verifica o filtro que deveriam segurar essa sujeira. Não deveria chagar nada aos bicos...

Allan Nielsen
17/11/2007, 12:54
Pessoal,

Os bicos deveriam durar 300.000Km. Menos que isso só se o motor superaqueceu ou os mecas estão dando um nó em vocês...

X2.............

O que mata a bomba injetora/bicos em condições normais de uso é a qualidade do diesel.

Ações preventivas:
- diesel de boa procedência
- troca dos filtros de diesel; se não houver corrosão no tanque e partes metálicas internas e o diesel vier limpo, os filtros estarão sempre limpos.
- em locais frios manter o tanque sempre cheio para evitar condensação de água.

Ações corretivas:
- mexa na bomba/bicos apenas se tiver problema.
- se não conhecer um bombista, peça referencias (caminhoneiros e frotistas diesel), não caia na mão de inexperientes ou picaretas.
- use peças de 1° linha (nada de xing-ling).
- alteração da configuração/ajustes recomendados pelo fabricante SEMPRE tem custo, seja por aumento de consumo, poluição ou durabilidade; portando deve ser sempre bem avaliado.

[]´s

ojaneri
17/11/2007, 13:12
O filtro eu trocava a cada 3 trocas de oleo, ou seja, a cada 15.000 kms...esse foi trocado com os bicos, ta quase fazendo 10.000 km...e é original. To trocando novamente, e devo trocar agora pelo menos a cada 10.000 km.

Mas tá bravo, o combustivel anda muito ruim, e ultimamente tava abastacendo só com biodiesel (b2). É provavel do biodiesel ter 'descolado' tudo quanto era sujeira encrustada no tanque e tubulação.

Bianor
17/11/2007, 18:40
Pergunto alguem já viu um bico injetor desmontado ?
Sabe como funciona ?
Aqui vai um desenho esquemático par amelhor compreensão:

http://img66.imageshack.us/img66/8630/bicoinjetorqt8.jpg (http://imageshack.us)

No manual de operação do MWM Sprint refere-se ao período de 45000km para se retirar e calibrar os bicos injetores, "sistema mecanico é claro"
No manual da Bosch, fabricanto do bico, a vida util média dos mesmos é 100000km.
Ademais os Bosch Serviçes tem acesso a quase todas as peças de desgaste dos bicos e não são caros, lembrando-se que são componentes de mecanica fina, não devem ser mexidos por mexanicos curiosos.
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/bicos_injetores.htm.
Vamos as perguntas dos companheiros do forum.
Prezado Sr. Walter como é que pode um conjunto de molas, duas no caso do MWM Sprint, abrir e fechar varias vezes por minuto, resistindo a pressão de 221 bar antes de injetar na camara e não perder a tensão por 300000km, Eh ruim heim!
Para isso troca-se os calços(pinos) ou mesmo as molas, isto é que se chama calibar os bicos, pelo menos no meu entendimento.
Outra coisa que pega são as sedes onde as "agulhas" que fazem a vedação batem continuamente num abrir e fechar. Esse martelar continuo acaba deformando o metal e ai já era.
Tanbem temos os orificios de pulverização que depois de milhares de litros pulverizados, sofrem erosão lembra de trocar o filtro ze senão fica a pé. Se altera a forma e o diametro dos orificios prejudica a pulverização.
Resumindo durar 300000km acredito que dura mesmo. O vovo tem 90 anos e tai ai mesmo, mas manda ele correr 100m !! E a fumaça?
Os bicos do meu MWM já calibrei (troquei os pinos da mola) da uma diferença legal no torque em baixa.
Estão com 83000km e fiz orçamento da proxima revisão aos 100000km e já observei que não compensa trocar todas as peças originais Bosch para recolocar a performance no nível do original. Sai muito proximo aos bicos da Rasch com 30% a mais de volume injetado, ou seja vou comprar 4 conjuntos completos com o Mauricio e guardar os velhos para quando vender o carro.
Sds

ojaneri
17/11/2007, 18:56
Pergunto alguem já viu um bico injetor desmontado ?
Sabe como funciona ?
Aqui vai um desenho esquemático par amelhor compreensão:
http://img66.imageshack.us/img66/8630/bicoinjetorqt8.jpg (http://imageshack.us)

Já vi sim, inclusive tinha usado um antigo como chaveiro. Poli o bico dele..dificil foi furar :-P

E inclusive, isso não é diagrama do bico, mas sim do porta-injetor = caneta.

Bianor
17/11/2007, 19:16
Ok voçe está certo me referi ao bico mas o desenho é do porta injetor.
Outra coisa interessante que ví no Rio de Janeiro em Olaria é uma bomba que retira o diesel todo do tanque centrifuga e coloca no tanque de novo.
Não vi fazendo e não sei se usam a tubulação original incluido o pescador do tanque ou se usam outra mangueira.
No caso de pickups que não tem dreno do tanque e é dificil retira-lo do lugar parece uma boa opção.

Edintruder
17/11/2007, 22:42
Pela International, os bicos do HSD devem ser trocados com 150.000 km, o problema maio é a cavitação que prejudica a pulverização e conseqüente redução da atomização do diesel, se não fosse isso bastaria calibrar para as molas segurarem novamente a pressão original. Essa calibração é feita através de arruelas finas que servem de calços para a mola do injetor, aumentando a pressão de injeção do bico. O problema maior com os bicos modernos, principalmente com os do HSD da Ranger, é por ter dois estágios de pulverização é quase impossível calibrar de forma que fiquem funcionando com as pressões originais, dessa forma devem ser trocados.

Pequeno jr
17/11/2007, 23:43
To vendo que qdo chegar a minha vez to ferrado. vou deixar uns R$ 3.000,00 so no bombista. A Ranger está com mais de 280.000km e nunca fiz nada de limpeza, verificação, regulagem ou sei lá o que for de bomba injetora.

Ela continua andando da mesma forma e com o consumo próximo do que qdo compramos ela, ... a única alteração é a fumaça....o Loyer q o diga pois foi ele que ficou vendo o fumacê que a RAnger ta fazendo la na rota dos bandeirantes na semana passada. To quase para entrar na equipe anti-dengue.

Bianor
18/11/2007, 12:04
Essas reclamações não procedem, o sistema mecanico é confiavel e economico. Apresenta baixa manutenção e quando precisa existem em quantidade e qualidade apreciáveis, basta procurar um bosch serviçe da sua cidade, sem falar que existem peças de reposição para quase tudo, molas, bicos parciais, pinos, arruelas etc.
O que não existe é motor que não precise de manutenção.
Mas convenhamos se voçe rodou 280000km e não gastou nada o que vier é lucro.
Para retirar, demontar, regular e colocar no lugar me cobram R$250, fora as peças de desgaste da bomba, que podem ir de R$200 a R$1000. Se voçe rodar 150000km o custo é irrisório.
Sds

TylerNTL
18/11/2007, 18:31
Quando a minha estava com +-100k fiz uma viagem a abasteci com um Diesel Texaco aditivado (normalmente abasteco no mesmo posto). Na volta desta viagem depois de rodar uns 600km faltando apenas 80km para casa ela ficou queimando 03 cilindros.

O diagnóstico foi a substituição dos 04 bicos R$1,4k

Pequeno jr
18/11/2007, 18:49
Quando a minha estava com +-100k fiz uma viagem a abasteci com um Diesel Texaco aditivado (normalmente abasteco no mesmo posto). Na volta desta viagem depois de rodar uns 600km faltando apenas 80km para casa ela ficou queimando 03 cilindros.

O diagnóstico foi a substituição dos 04 bicos R$1,4k


Telmo, neste preço ... ainda mais q a sua RAnger é 2001 e com bomba injetora Euro II eu tinha feito era o upgrade e comprado os do Rash por R$ 1200,00 para deixar a bixinha com uns 140cv.

ALEXANDREO
19/11/2007, 14:21
Telmo, neste preço ... ainda mais q a sua RAnger é 2001 e com bomba injetora Euro II eu tinha feito era o upgrade e comprado os do Rash por R$ 1200,00 para deixar a bixinha com uns 140cv.



E vero, concordo com o pequenojr

ojaneri
19/11/2007, 14:59
Essas reclamações não procedem, o sistema mecanico é confiavel e economico. Apresenta baixa manutenção e quando precisa existem em quantidade e qualidade apreciáveis, basta procurar um bosch serviçe da sua cidade, sem falar que existem peças de reposição para quase tudo, molas, bicos parciais, pinos, arruelas etc.
O que não existe é motor que não precise de manutenção.
Mas convenhamos se voçe rodou 280000km e não gastou nada o que vier é lucro.
Para retirar, demontar, regular e colocar no lugar me cobram R$250, fora as peças de desgaste da bomba, que podem ir de R$200 a R$1000. Se voçe rodar 150000km o custo é irrisório.
Sds

Na Bosch service aqui, me foi cobrado R$ 136,00 pelo serviço de retirada, recalibrada, algumas arruelas. Tenho a NF aqui, e acredito que este preço seja tabelado.