PDA

Ver Versão Completa : Perigo!!! Manutenção frequente é importante!

pedrodoniva
15/11/2007, 23:26
Estava eu mexendo no Niva semana passada e percebi que alguma coisa estava pingando (nunca aconteceu)...
Então abri o capo, tirei o estepe e nada...
Liguei o carango e buuuuum!!!FOGOOOOO!!!
Uma mangueira de combustível estava rasgada e jorrando no estepe, como tirei o estepe,foi direto nos cabos de vela,que estavam meio soltos...Resultado: fogo,e um belo de um susto...
Portanto galera, sempre verificando esses detalezinhos ein?!?!
Sorte que tínhamos água por perto........

nivento
21/11/2007, 22:01
Eh verdade manutenção eh bom mesmo

comigo senti cheiro forte de gasolina...( meio comum em niva como alguns dizem mas mto forte)
a mesma merda mangueira que chega no carbura com um furim q jogada gasola no coletor do escape... ainda bem q naum pegou fogo acho q a gasola era bem ruim...hehehe
mas arrumado e tb o o cheiro de gasola dentro dele, fiz uma vistoria no tanque e encontrei um caninho solto na parte de cima do tanque lado do passageiro... durepox e pronto acabou o cheiro de gasola dentro do carro... issu td pela reforma do assoalho que fiz esse fds... ferrugem depois do antigo dono deixar 2 furos do lado esquerdo do cambio no assoalho descobri q tinha pixe no assoalho uma mer..... pra tirar e bom pra enferrujar td...
agora tah tratado com ferrox, tinta bate pedra Maxi RUBBER, e manta asfaltica aluminizada de 2mm (solta não colei) e por fim feltro de 5mm com betume do lado q ficou pra cima (tb solta pra tirar de vez em qdo!!!

acho q acabou...iuhauiauha Férias dah nisso.... viatura qse zerada

fabioaguilera
22/11/2007, 14:23
Se os niveiros "espertos" prestassem um pouco mais de atenção às palavras dos Niveiros mais "chatos", fatos como estes não aconteceriam.

Façam uma busca nos meus posts, do Gil Tichauer, Renato Chedid, Jossano e tantos outros camaradas que tratam seus Nivas com mais atenção do que tratariam um carro comum.

Passeios melados, fogo, Nivas desvalorizados e piadas serão sempre uma realidade incômoda para quem se dedica com esmero a cuidar do seu russo por conta da irreponsabilidade e descaso com que a maioria dos Niva é tratado.

As piores experiências que eu tive em relação a "Nivas" referem-se a problemas nos Nivas de OUTRAS PESSOAS e não no meu próprio. Incrível né? Junte 10 Nivas num passeio e verão que:

2 estarão impecáveis;
3 estarão razoáveis;
2 estarão ruins e
3 não têm condições de circulação.

Espero que a cada dia mais niveiros tenham a consciência de que em se tratando de Niva, parafraseando meu sábio guru (Gil): "sabendo usar, nunca vai faltar."

Abraços a todos.

Girti
22/11/2007, 17:44
Se os niveiros "espertos" prestassem um pouco mais de atenção às palavras dos Niveiros mais "chatos", fatos como estes não aconteceriam.

Façam uma busca nos meus posts, do Gil Tichauer, Renato Chedid, Jossano e tantos outros camaradas que tratam seus Nivas com mais atenção do que tratariam um carro comum.

Passeios melados, fogo, Nivas desvalorizados e piadas serão sempre uma realidade incômoda para quem se dedica com esmero a cuidar do seu russo por conta da irreponsabilidade e descaso com que a maioria dos Niva é tratado.

As piores experiências que eu tive em relação a "Nivas" referem-se a problemas nos Nivas de OUTRAS PESSOAS e não no meu próprio. Incrível né? Junte 10 Nivas num passeio e verão que:

2 estarão impecáveis;
3 estarão razoáveis;
2 estarão ruins e

Espero que a cada dia mais niveiros tenham a consciência de que em se tratando de Niva, parafraseando meu sábio guru (Gil): "sabendo usar, nunca vai faltar."

Abraços a todos.

Sobrou prá mim... :-( hehehe....

Mas devo concordar com o Fábio em grande parte, a maioria dos Nivas já tem mais de 15 anos, e precisam, como todo carro mais velhinho, de uma manutenção muito atenta. Todo barulhinho diferente é suspeito e deve ser examinado, para evitar um sufoco na trilha ou em viagens. Posso dar um exemplo: em minha recente viagem ao ES, em Setembro/Outubro, rodei mais de 3.000 Km, e tive apenas um problema com o Niva, bem no final da viagem, quando, no trecho entre Visconde de Mauá e Fragária, a bucha superior do amortecedor dianteiro direito estourou. Foi fácil trocá-la (eu tinha umas buchas parecidas com a destruída em minha caixa de bugigangas) e seguir viagem. Em São Paulo, pedi ao Wilson que fizesse uma revisão geral na suspensão, aproveitando para trocar as 4 buchas dos amortecedores dianteiros, o que foi feito. No último feriado, viajei sossegado para a região do Juncal, próxima a Gonçalves, pois o carro estava revisado. Muita chuva, muita lama e... não é que a bendita bucha superior do amortecedor dianteiro direito estourou de novo? Não consegui trocá-la, desta vez, por falta de ferramenta, fiz uma gambiarra que agüentou parte do trajeto de volta, e voltei resmungando e xingando a p*rr@ da bucha vagabunda. Hoje, levei o Niva ao Wilson e constatamos que as duas buchas haviam estourado devido a uma saliência formada pelo reforço de solda feito no suporte superior do amortecedor dianteiro direito, devido ao maior esforço exercido pelo Turbogás, em relação ao amortecedor original (convencional). Limamos um pouco a saliência e colocamos uma arruela entre o suporte e a bucha, acreditando que, com isto, a bucha não mais sofrerá um desgaste prematuro (e bota prematuro nisto!).
Resumindo: por falta de observação minha e do Wilson, um mísero defeito de superfície causou muita aporrinhação. Bastava termos percebido a saliência da solda e tomado as precauções devidas, que minha viagem teria transcorrido sem nenhum problema.
Hoje, ao sair da oficina do Wilson, notei um ruído estranho, uma espécie de estalo. Voltei, o Wilson levantou o carro e constatou que um dos pivôs dianteiros está com uma pequena folga. Nada grave, posso rodar por um tempo e trocá-lo sem pressa, mas, mais uma vez, constatei que, parafraseando o ditado da fumaça e do fogo, "onde tem barulho estranho, tem problema". E este problema pode ser pequeno ou não, mas é sempre bom descobrir do que se trata, para evitar surpresas e despesas desagradáveis!

[ ]s

pedrodoniva
22/11/2007, 19:54
Cara,pegou fogo por causa de uma mangueirinha rasgada,vai dizer que o "chato" abre o capô e ve a tal mangueira todo dia? Mesmo se a reposta for positiva eu digo: DUVIDO!
Foi sem dúvida um infortúnio...Não sei como a maldita rasgou,estava em ordem no dia anterior...

GARCIA/SP
22/11/2007, 20:08

2 estarão impecáveis;
3 estarão razoáveis;
2 estarão ruins e

Abraços a todos.

:palmas: :concordo:

GARCIA/SP
22/11/2007, 20:10
Cara,pegou fogo por causa de uma mangueirinha rasgada,vai dizer que o "chato" abre o capô e ve a tal mangueira todo dia? Mesmo se a reposta for positiva eu digo: DUVIDO!
Foi sem dúvida um infortúnio...Não sei como a maldita rasgou,estava em ordem no dia anterior...

Pedro,
Concordo, nesse caso específico, foi flata de sorte mesmo...:concordo:

Agora, de vez em qdo. dar uma verificada em todas as mangueiras, é necessário!! :concordo:

pedrodoniva
22/11/2007, 21:38
Agora, de vez em qdo. dar uma verificada em todas as mangueiras, é necessário!! :concordo:

Todo sábado isso é feito. E faço com a maior boa vontade...Não faço as coisas "nas coxa". Ainda mais no que diz respeito ao meu niva. Quem já viu sabe, ele é um dos "impecáveis".

fabioaguilera
23/11/2007, 00:18

Claro que não abro o capô todo dia pq a vida útil de uma mangueira não é de 1 semana. Mas também não é de 20 anos!

Me deixa ser chato de novo então hehehe, vou te mostrar que não é APENAS "falta de sorte" o que ocorreu contigo.

Qdo eu comprei o Niva troquei TODAS as mangueiras da linha de combustível que ficam no cofre do motor por simples frescura. De lá pra cá já fiz isso mais uma vez junto com uma limpeza completa em todo o sistema de combustível (incluindo uma lavagem do tanque).

(1,5 ano de Niva, 25.000km aprox).

Também troquei TODAS as mangueiras do arrefecimento 1 vez.

Falta de sorte seria se uma das MINHAS mangueiras rasgasse.

A manutenção preventiva e "estratégica" é que faz a sorte do Niveiro. :concordo:

Abraços

Leo
29/11/2007, 21:29
O ruim é que leva-se mais tempo preocupado com possíveis quebras e falhas mecânicas do que km rodados com a livre conciência despreocupada de tais riscos. Porque o niva é assim, na mesma hora em que tá tudo beleza, daqui a pouco dá pau em alguma coisa, ainda assim tô parescendo cão de rua não largo o osso velho. Ainda bem que a manuntenção não é cara pois já pensou se as peças de reposição fossem custar o olho cara. Tava todo mundo usando óculos escuro e andando de bengalas.

Abraços.

dollis
30/11/2007, 16:59
Claro que não abro o capô todo dia pq a vida útil de uma mangueira não é de 1 semana. Mas também não é de 20 anos!

Me deixa ser chato de novo então hehehe, vou te mostrar que não é APENAS "falta de sorte" o que ocorreu contigo.

Qdo eu comprei o Niva troquei TODAS as mangueiras da linha de combustível que ficam no cofre do motor por simples frescura. De lá pra cá já fiz isso mais uma vez junto com uma limpeza completa em todo o sistema de combustível (incluindo uma lavagem do tanque).

(1,5 ano de Niva, 25.000km aprox).

Também troquei TODAS as mangueiras do arrefecimento 1 vez.

Falta de sorte seria se uma das MINHAS mangueiras rasgasse.

A manutenção preventiva e "estratégica" é que faz a sorte do Niveiro. :concordo:

Abraços

Fábio,

vc sabe a idade da mangueira do Niva do Pedro ?

mesmo uma mangueira nova pode se romper, se for uma mangueira de fabricaçào russa ou chinesa a chance desse rompimento é maior.
não sabemos se a mangueira quebrou por ressecamento, se sofreu alguma pancada, se foi esticada, não sabemos de nada, so sabemos que houve um problema.

manutenção preventiva pode evitar boa parte das panes, mas fazer manutenção preventiva ou preditiva não te da imunidade a panes.

pra quem usa o Niva de verdade, em situações mais estremas, como trilhas (não to falando de passeios) está sujeito a ter uma pane como essa e outras muito piores.
até mesmo carros de formula 1 sofrem panes e não é por falta de manutenção.

equipamentos industriais sofrem panes, mesmo com as empresas gastando milhões por ano com manutenções preventivas e preditivas.

preventiva ajuda ? muito, muito mesmo, mas não faz nenhuma mágica.

fabioaguilera
30/11/2007, 17:26
(Maiúsculas apenas para destaque no texto.)

Dollis, o fato é que um MÍNIMO percentual dos niveiros pratica a manutenção preventiva.

É claro que serão inevitáveis algumas panes, mesmo com a rigorosa manutenção preventiva. Mas sempre tive este pensamento em relação a qualquer carro, especialmente em se tratando de um Niva.

Porém, as panes serão SIM reduzidas apenas às surpresas completamente imprevisíveis e inevitáveis do tipo Lei de Murphy.

TODOS os problemas - com exceção de um: furo no radiador - que tive no Niva que me deixaram na mão, foram fruto das cabaçadas da minha parte e do mecânico safado que "cuidava" do meu carro nos primeiros 6 meses.

Não há segredo, nem fórmula mágica. Há método e disciplina. Além de fazer é preciso fazer bem feito.

Aí eu pergunto:

Pq meu Niva nunca moeu um diferencial?
R.: Pq a cada três meses eu lubrifico tudo.

Pq meu Niva nunca teve um pivô quebrado?
R.: Pq a qualquer MÍNIMA suspeita, eu troco. Já troquei inclusive contrariando o mecânico que dizia não ser necessário.

Pq meu Niva tem níveis bons de consumo de combustível?
R.: Pq ele é constantemente regulado por pessoas habilitadas e equipadas para tanto.

Pq meu Niva não tem o motor detonado:
R.: Pq religiosamente troco o óleo E o filtro a cada 3000km.

Pq meu Niva não tem super-aquecimento?
R.: Pq eu troquei todas as mangueiras antes de qqer vazamento e tudo mais no arrefecimento foi revisado. MAS, Murphy se fez presente numa coisa imprevisível: Um microscópico furo no radiador que me fez parar num dia qualquer.

Só Murphy pára meu Niva, me desculpe pela falta de "modéstia". Sabemos que há niveiros na mesma condição que eu. Meu post neste tópico não é uma crítica ao Pedro, mas o aproveitamento da oportunidade para tentar inculcar na cabeça de mtos Niveiros a necessidade destes cuidados.

Insisto: Por causa do comportamento desleixado de muitos é que o Niva é motivo de chacota. Por causa destes mesmos é que a diferença de preço entre um Niva "filé" e um Niva "meia-boca" é tão pequena.

Carro de trilha (seja Niva, Baja, CJ, Engesa) está fora dos meus comentários, pois são na verdade "brinquedos" onde o funcionamento e a diversão é o que importa.

Discordo dos seus argumentos quando eles se referem às panes dos F1, pois carros de competição são projetados para desempenho máximo, com a durabilidade MÍNIMA necessária. A linha que separa uma coisa da outra (durabilidade - desempenho) é muito tênue. Um motor projetado pra rodar 1000km parece confiável pra vc?

Abraços,

Fábio Aguilera

Rones Jr
30/11/2007, 19:30
Concordo. É a diferença entre quebrar o carro indo para o trabalho à 15 km´s de casa e rodar 1800 km´s sem pane. Poderiam ocorrer algo em qualquer das condições acima, mas o fator probabilidade é proporcional ao cuidado. Entre as mantutenções as mais eficientes são as preditivas e preventivas, que por sua vez não eliminam as corretivas. A única coisa que acrescento é: o princípio é válido para qualquer veículo.
Minha avó acaba de detornar o Fiesta dela com 25.000 km´s, nenhuma troca de óleo e nenhuma verificação de vazamentos do arrefecimento. Um Zetec a menos no mundo.
Se acontecem em carros de concepção simples....imaginem em um Niva...que no mínimo tem 10 anos de uso ....isso se levado em conta os Ovni´s de 98!

alexandre roveri
30/11/2007, 21:47
(Maiúsculas apenas para destaque no texto.)

Dollis, o fato é que um MÍNIMO percentual dos niveiros pratica a manutenção preventiva.

É claro que serão inevitáveis algumas panes, mesmo com a rigorosa manutenção preventiva. Mas sempre tive este pensamento em relação a qualquer carro, especialmente em se tratando de um Niva.

Porém, as panes serão SIM reduzidas apenas às surpresas completamente imprevisíveis e inevitáveis do tipo Lei de Murphy.

TODOS os problemas - com exceção de um: furo no radiador - que tive no Niva que me deixaram na mão, foram fruto das cabaçadas da minha parte e do mecânico safado que "cuidava" do meu carro nos primeiros 6 meses.

Não há segredo, nem fórmula mágica. Há método e disciplina. Além de fazer é preciso fazer bem feito.

Aí eu pergunto:

Pq meu Niva nunca moeu um diferencial?
R.: Pq a cada três meses eu lubrifico tudo.

Pq meu Niva nunca teve um pivô quebrado?
R.: Pq a qualquer MÍNIMA suspeita, eu troco. Já troquei inclusive contrariando o mecânico que dizia não ser necessário.

Pq meu Niva tem níveis bons de consumo de combustível?
R.: Pq ele é constantemente regulado por pessoas habilitadas e equipadas para tanto.

Pq meu Niva não tem o motor detonado:
R.: Pq religiosamente troco o óleo E o filtro a cada 3000km.

Pq meu Niva não tem super-aquecimento?
R.: Pq eu troquei todas as mangueiras antes de qqer vazamento e tudo mais no arrefecimento foi revisado. MAS, Murphy se fez presente numa coisa imprevisível: Um microscópico furo no radiador que me fez parar num dia qualquer.

Só Murphy pára meu Niva, me desculpe pela falta de "modéstia". Sabemos que há niveiros na mesma condição que eu. Meu post neste tópico não é uma crítica ao Pedro, mas o aproveitamento da oportunidade para tentar inculcar na cabeça de mtos Niveiros a necessidade destes cuidados.

Insisto: Por causa do comportamento desleixado de muitos é que o Niva é motivo de chacota. Por causa destes mesmos é que a diferença de preço entre um Niva "filé" e um Niva "meia-boca" é tão pequena.

Carro de trilha (seja Niva, Baja, CJ, Engesa) está fora dos meus comentários, pois são na verdade "brinquedos" onde o funcionamento e a diversão é o que importa.

Discordo dos seus argumentos quando eles se referem às panes dos F1, pois carros de competição são projetados para desempenho máximo, com a durabilidade MÍNIMA necessária. A linha que separa uma coisa da outra (durabilidade - desempenho) é muito tênue. Um motor projetado pra rodar 1000km parece confiável pra vc?

Abraços,

Fábio Aguilera

Nossa, dá hora !!!! Mas vem cá, não fica meio caro manter um carro com tanta manutenção assim !!! E, se tem tanta manutenção assim pra se preocupar não deixa de ser um carro inviável ? :wink:

fabioaguilera
30/11/2007, 23:05
Nossa, dá hora !!!! Mas vem cá, não fica meio caro manter um carro com tanta manutenção assim !!! E, se tem tanta manutenção assim pra se preocupar não deixa de ser um carro inviável ? :wink:

(Novamente, maiúsculas para destacar o texto)
(Vou usar o "pivô" como exemplo clássico)

Por partes:

1) É muito mais barato trocar um par de pivôs do que consertar o Niva depois de uma quebra. Isso qdo arrumam direito qdo quebra! "NA HORA DA FACADA $$ É QUE NASCE O SERVIÇO PORCO." :putz:

2) É mais fácil encontrar um par de pivôs originais de marcas boas do que encontrar: Mola, quadro, buchas, paralama novo, folha da porta, caixa de ar, pinça de freio, etc, etc, etc... "PREVENIR É SEMPRE MAIS BARATO DO QUE REMEDIAR" :dance:

3) Eu "namorei" o Niva desde os 11 anos de idade. Comprei qdo eu tinha 25. Da decisão de comprar até a compra efetiva passou-se 1 ano de estudo, pesquisa na Internet e garimpo pra encontrar um Niva como eu queria. Portanto eu sabia que teria condições de cuidar dele do modo que julgo ser O correto. "PASSARINHO QUE COME PEDRA SABE O * QUE TEM". :shock:

4) Ter um Niva é uma atividade de lazer e tem que ser encarado desta forma. Ainda que se tenha apenas UM Niva, a atitude de um niveiro deve assemelhar-se à dos colecionadores de carros antigos ou, digamos, "exóticos". Isso significa que caçar uma maldita tampinha original praticamente invisível por meses a fio e comprar 1/2 dúzia pra deixar de reserva deverá ser uma tarefa PRAZEROSA. "LAZER DÁ PRAZER E GASTO, NÃO LUCRO." :pensativo:

5) Imagine um passeio com alguma lama. Agora imagine que vc passou o dia INTEIRO pra fazer com que 10 Nivas conseguissem passar pela trilha. Vários atoleiros que deram enrosco, erosões que exigiram cuidado e baixa velocidade e diversos outros obstáculos... Bem legal né? Sim, claro, grande passeio, divertido, companheirismo presente.. da hora!! :palmas:

Agora imagine o mesmo passeio e que vc tenha passado o dia inteiro, SEM SEQUER COMEÇAR O PASSEIO, ajudando 4 destes caras a consertarem Nivas com problemas RIDÍCULOS (bombas de combustível em frangalhos, bobinas derretendo, diferenciais dianteiros soltos, etc) que têm carros em condições de IMPRESTABILIDADE e não têm uma peça sobressalente no porta malas. Legal né? :-?

(obs. extra 1: Manutenção Preventiva gera peças sobressalentes.)
(obs. extra 2: Os Nivas que não tinham uma maldita bomba reserva de 50 pilas no porta-malas, tinham milhares de Reais em quebra-mato, farol de milha, adevisos, estribos, etc.):parede:

Eu tive o "companheirismo" de perder meu passeio pra esperar eles consertarem coisas que NÃO DEVERIAM ESTAR QUEBRADAS e o inverso?!? Com qual companheirismo fui recompensado? :pensativo:

Os RELAPSOS são premiados com companheirismo e os CUIDADOSOS punidos com um belo PROGRAMA DE ÍNDIO. "TER O NIVA EM DIA É SINAL DE RESPEITO AO OUTRO CAMARADA".:palmas:

Isso é o que eu chamo de "Niva Lifestyle".

Abraço,

Fábio Aguilera

Jonatars
30/11/2007, 23:19
Concordo com todos, manutenção preventiva sempre, stress com isso jamais, pois afinal, acredito que todos vocês tem um Niva porque como eu quiseram um carro diferente, gostoso de dirigir e que proporcionasse bons momentos junto a natureza, mas merda acontece, e quando tem que acontecer, com preventiva ou não vai dar pau. Minha opinião é: Atenção maxima sempre, escravo do carro jamais, deixe sempre bem claro quem é quem manda em quem:mrgreen:

Girti
30/11/2007, 23:24
Concordo com todos, manutenção preventiva sempre, stress com isso jamais, pois afinal, acredito que todos vocês tem um Niva porque como eu quiseram um carro diferente, gostoso de dirigir e que proporcionasse bons momentos junto a natureza, mas merda acontece, e quando tem que acontecer, com preventiva ou não vai dar pau. Minha opinião é: Atenção maxima sempre, escravo do carro jamais, deixe sempre bem claro quem é quem manda em quem:mrgreen:

"Quem manda em quem"? Essa é fácil, é claro que quem manda é o Niva! rsrsrsrsrs

[ ]s submissos

pedrodoniva
30/11/2007, 23:56
Poxa,nao achei que esse tópico ia gerar tanta discussão...Galera, só dei uma dica boa...
Sempre tem uns palhaços que contam vantagem...É foda isso viu... Administrador, fecha esse tópico por gentileza!!!!!!!!!

Gustavo Niva
01/12/2007, 03:14
Alguém já viu "Christine - o carro assassino"? :dance:

Luciano SHAKALL
01/12/2007, 06:31
Alguém já viu "Christine - o carro assassino"? :dance:Era um Plymouth Fury (é assim que se escreve?) vermelho, não era?

Por que a pergunta?
É pelo fato do Niva do Gil "mandar" nele :mrgreen: como Christine fazia com o cara do filme?
(tirando - lógico - a parte dos assassinatos)

É isso? Herbie também "mandava"... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s

alexandre roveri
01/12/2007, 08:45
Era um Plymouth Fury (é assim que se escreve?) vermelho, não era?

Por que a pergunta?
É pelo fato do Niva do Gil "mandar" nele :mrgreen: como Christine fazia com o cara do filme?

[]'s

E como é que era a musica do filme ?????? :) "Bad to the bone" Era isso ???? Alguem tem essa musica pra me mandar ???? :-D

alexandre roveri
01/12/2007, 08:50

Por que a pergunta?

[]'s

E como era mesmo a musica do flime ????? "Mal até o osso" essa musica martela nos meus ovidos todos os dias ! Se alguem tiver essa musica pelo amordedeus manda pra mim !:wink:

alexandre roveri
01/12/2007, 08:59

Por partes:

5) Imagine um passeio com alguma lama. Agora imagine que vc passou o dia INTEIRO pra fazer com que 10 Nivas conseguissem passar pela trilha. Vários atoleiros que deram enrosco, erosões que exigiram cuidado e baixa velocidade e diversos outros obstáculos... Bem legal né? Sim, claro, grande passeio, divertido, companheirismo presente.. da hora!! :palmas:

Agora imagine o mesmo passeio e que vc tenha passado o dia inteiro, SEM SEQUER COMEÇAR O PASSEIO, ajudando 4 destes caras a consertarem Nivas com problemas RIDÍCULOS (bombas de combustível em frangalhos, bobinas derretendo, diferenciais dianteiros soltos, etc) que têm carros em condições de IMPRESTABILIDADE e não têm uma peça sobressalente no porta malas. Legal né? :-?

(obs. extra 2: Os Nivas que não tinham uma maldita bomba reserva de 50 pilas no porta-malas, tinham milhares de Reais em quebra-mato, farol de milha, adevisos, estribos, etc.):parede:

Eu tive o "companheirismo" de perder meu passeio pra esperar eles consertarem coisas que NÃO DEVERIAM ESTAR QUEBRADAS e o inverso?!? Com qual companheirismo fui recompensado? :pensativo:

Os RELAPSOS são premiados com companheirismo e os CUIDADOSOS punidos com um belo PROGRAMA DE ÍNDIO. "TER O NIVA EM DIA É SINAL DE RESPEITO AO OUTRO CAMARADA".:palmas:

Abraço,

Fábio Aguilera

Nossa que da hora esse relato !!!! :concordo:
Um dia vou ter tanta experiência assim em passeios pra poder tirar minhas própias comclusões :palmas:

Girti
01/12/2007, 10:25

Por que a pergunta?

[]'s

A Christine não mandava, agia! hehehe... :twisted: :shock: :evil:

Meu Niva é educado, ele não manda, apenas pede! E ainda diz "por favor"! :mrgreen:

[ ]s

Girti
01/12/2007, 11:00

Por partes:

1) É muito mais barato trocar um par de pivôs do que consertar o Niva depois de uma quebra. Isso qdo arrumam direito qdo quebra! "NA HORA DA FACADA $$ É QUE NASCE O SERVIÇO PORCO." :putz:

2) É mais fácil encontrar um par de pivôs originais de marcas boas do que encontrar: Mola, quadro, buchas, paralama novo, folha da porta, caixa de ar, pinça de freio, etc, etc, etc... "PREVENIR É SEMPRE MAIS BARATO DO QUE REMEDIAR" :dance:

3) Eu "namorei" o Niva desde os 11 anos de idade. Comprei qdo eu tinha 25. Da decisão de comprar até a compra efetiva passou-se 1 ano de estudo, pesquisa na Internet e garimpo pra encontrar um Niva como eu queria. Portanto eu sabia que teria condições de cuidar dele do modo que julgo ser O correto. "PASSARINHO QUE COME PEDRA SABE O * QUE TEM". :shock:

4) Ter um Niva é uma atividade de lazer e tem que ser encarado desta forma. Ainda que se tenha apenas UM Niva, a atitude de um niveiro deve assemelhar-se à dos colecionadores de carros antigos ou, digamos, "exóticos". Isso significa que caçar uma maldita tampinha original praticamente invisível por meses a fio e comprar 1/2 dúzia pra deixar de reserva deverá ser uma tarefa PRAZEROSA. "LAZER DÁ PRAZER E GASTO, NÃO LUCRO." :pensativo:

Abraço,

Fábio Aguilera

Concordo quase totalmente com o Fábio! Não gosto muito de participar de comboios de Niva, pelas mesmas razões explicadas por ele. Das diversas vezes em que participei de algum tipo de comboio/passeio, tenho lamentáveis experiências, tais como:

- um trajeto Camanducaia - Gonçalves, que eu faço, sem pressa, em cerca de 1,5 horas, levou mais de 5 horas para ser feito, devido às constantes quebras (não só de Nivas!), quase todas por falta de manutenção. Duas amigas que vinham comigo juraram nunca mais participar de passeios/viagens deste tipo;
- um passeio no Segundo Encontro dos Camaradas do Niva, em Cunha, previsto para levar cerca de 3 horas, durou mais de 8, devido às diversas quebras e superaquecimento dos Nivas em mau estado;
- um passeio do Baton, também dos Camaradas, planejado com muito carinho, onde o grande número de paradas por quebra ou falta de manutenção fez com que chegássemos ao destino, um restaurante, onde almoçaríamos, quase na hora do lanche da tarde;

Entendo que, para muitos, falta tempo, experiência e/ou $$$ para uma correta detecção de defeitos e manutenção preventiva. Mas sou da opinião de que estes deveriam estar cientes desta situação, evitando fazer viagens e/ou passeios onde houvesse possibilidade de prejudicar o resto do grupo.

Um exemplo banal:

Supondo-se que não sei se meu carro está em ordem, posso topar um encontro no Pacaembu ou uma trilha próxima ao Bar do Pedrão, pois sei que, em caso de pane, poderei acionar o resgate, deixando o resto do comboio ir seguir. Mas devo recusar uma proposta de uma viagem, por exemplo, a Ilhabela, pois, caso meu carro quebre, obrigarei o grupo a esperar (estou longe de casa!), ou a tentar um conserto (caso em que a programação do resto do dia estará comprometida).
É claro que mesmo um carro bem cuidado poderá quebrar inesperadamente, mas as chances de isto acontecer serão menores do que as de um carro que já está "no bico do corvo".

Finalizando: nem todos têm o Niva como carro do dia-a-dia, muitas vezes ele é apenas o passatempo de finais de semana, o que implica em não estarem dispostos a gastar muito $$$ nele. Nada de errado nisto, cada um sabe onde o seu calo aperta, mas estes próprietários devem estar cientes de que há limitações para o que poderá ser feito com seus carros, uma vez que não há um controle mais rígido da manutenção. E deverão rejeitar convites, caso não tenham confiança em seus carros. Na pior das hipóteses, como mencionou o Aguilera, por respeito aos demais participantes!

[ ]s

fabioaguilera
01/12/2007, 12:39
Poxa,nao achei que esse tópico ia gerar tanta discussão...Galera, só dei uma dica boa...
Sempre tem uns palhaços que contam vantagem...É foda isso viu... Administrador, fecha esse tópico por gentileza!!!!!!!!!

Fechar o tópico? Não vejo razão para isso! O tópico aberto por você é, a meu ver, muito importante. Está servindo para relatar uma experiência séria que vc passou e pôr este assunto importantíssimo em evidência.

Muito se discute sobre scoop, kits pra elevar suspensão, bancos alternativos, etc. E pouco se fala sobre o que estamos falando agora.

Não vi ninguém contando vantagem, apenas relatando experiências bem ou mal sucedidas. Tampouco vi algum palhaço postando no Fórum.

fabioaguilera
01/12/2007, 12:43
Nossa que da hora esse relato !!!! :concordo:
Um dia vou ter tanta experiência assim em passeios pra poder tirar minhas própias comclusões :palmas:

Talvez eu tenha passado uma impressão equivocada a respeito das minhas experiências em passeios e trilhas. Fiz alguns passeios, mas sempre sozinho, viajando por perto da capital paulista.

Os poucos passeios que fiz em grupo foram suficientes para eu dar este "diagnóstico".

Soldier
01/12/2007, 13:05
Camaradas, tenho uma atração incrível, quase descontrolada, por polêmicas, alguns aqui até já sabem disso... rsrs! E naum podia deixar esse debate de fora, mas dessa vez num tom mais apaziguador, apesar de não ter visto ninguém desrespeitar ninguém nesse tópico que é mesmo muito interessante.

Respeito muito a visão de todos, mas na minha inexperiente opinião, é certo que nem todos ficam felizes quando o seu passeio é, digamos, :putz:interrompido por uma falha mecânica de outro veículo, mas creio que isso tb faça parte do passeio e quem se propoe a participar de um, sabe que essa possibilidade existe... afinal, como já citaram, o Niva é lazer e lazer tem custo... e isso é um risco que pode ser inserido no "custo" de um passeio, que é um lazer em grupo... que nem suruba, hehehe!:D

Enfim, reunindo tantos Nivas pra um passeio, a estatística mesmo mostra, que a possibilidade de pane (mesmo com manutenção) é maior e deve-se estar preparado para encará-la com paciência e camaradagem... afinal, o que deve ser levado em conta é o prazer de estar entre amigos... mesmo em dificuldades.

Grande abraço a todos!:concordo:

Marcio Rossetto
01/12/2007, 13:20
O meu primeiro Jipe eu tive aos 18 anos e de lá para cá sempre tive jipes e sempre fiz trilhas .

Regra 1 - se voce faz trilha , o seu jipe tem quer ser para trilha .

Regra 2- O acaso( pane) sempre vai existir .

São relatos verdadeiros :

O meu Niva ferveu no estacionamento do posto de encontro , antes do passeio dos anonimatos , a valvula termostática travou , juro que era nova , valvula do ap 2.0 .

Nesse mesmo dia , na trilha do verde , 3 sportages não funcionaram tração 4x4 .

Uma vez numa trilha na Serra do Japi, o eixo da toyota bandeirante de meu amigo quebrou e a roda saiu para o pricipício.

Isso sempre vai sempre acontecer .

Agora , eu recomendo, se você faz trilhas com o seu jipe , ele deixa de ser confiável para longas viagens e não exponha a família a riscos .

O excesso de torsões nos eixos e peças , sempre levam a uma fadiga precoçe das peças e mesmo eixos muitos reforçados uma hora quebram, do nada .

alexandre roveri
01/12/2007, 13:45
O meu primeiro Jipe eu tive aos 18 anos e de lá para cá sempre tive jipes e sempre fiz trilhas .

Regra 1 - se voce faz trilha , o seu jipe tem quer ser para trilha .

Regra 2- O acaso( pane) sempre vai existir .

São relatos verdadeiros :

O meu Niva ferveu no estacionamento do posto de encontro , antes do passeio dos anonimatos , a valvula termostática travou , juro que era nova , valvula do ap 2.0 .

Nesse mesmo dia , na trilha do verde , 3 sportages não funcionaram tração 4x4 .

Uma vez numa trilha na Serra do Japi, o eixo da toyota bandeirante de meu amigo quebrou e a roda saiu para o pricipício.

Isso sempre vai sempre acontecer .

Agora , eu recomendo, se você faz trilhas com o seu jipe , ele deixa de ser confiável para longas viagens e não exponha a família a riscos .

O excesso de torsões nos eixos e peças , sempre levam a uma fadiga precoçe das peças e mesmo eixos muitos reforçados uma hora quebram, do nada .

Da hora !!!! Tem toda razão ! Sempre vai existir o imprevisto, em qualquer passeio ! Um parceiro de trilha que dá trabalho uma vez é natural, duas vezes é aceitável. 3 vezes seguidas já virou diversão pra galera !
E depende muito da postura do cara e da "qualificação" da quebra ! depois complemento, pis agora a patroa tá chamando pra ir almoçar:sad:

fabioaguilera
01/12/2007, 15:05
Baaaaad to the bone..ba ba ba ba ba ba baaaaad to the bone....

:twisted: http://www.youtube.com/watch?v=1-WOUaBckzw :twisted:

Eu tenho este filme em DVD!

emtsuhako
01/12/2007, 19:41
Lendo esse tópico, vejo o qto meu Niva é fora-de-série!!! Até agora não me deixou na mão!!! Faço manutenção preventiva semana sim, semana não... ou sempre que estou à-toa, abro o capô e esmiuço cada parte do russinho. Já, sim, quebrou algumas vezes, mas nunca parou por causa disso... andei um raid inteiro e a volta para casa com o segundo estágio do carburador inoperante, depois levei até o Albino para arrumar... e olha que de Ribeirão Preto a Sorocaba são "pouco" mais de 350km. Fora isso, nunca tive problemas maiores. Acredito que, além de sorte e bom senso, o que conta muuuuuuito são os bons mecânicos: Albino e Marcão. Também exijo peças de qualidade e sempre compro peças originais e de boa procedência, sendo a minha principal fornecedora a Sarancar. Não sou adepto de adaptações, ou melhor dizendo, adaptraições. Gambiarra nem pensar!!!

Também tenho um Gurgel Supermini e passei por uma experiência interessante... dias desses o velocímetro parou de funcionar... a primeira coisa que fiz foi procurar a outra ponta do cabo e achei que fosse fixada na caixa de marchas, como no Niva (entendo nadica de mecânica... rsrsrs). E lá fui eu procurar a ponta do cabo debaixo do carro por quase meia hora ... sem sucesso. Mas nesse tempo constatei que uma dos fios do cebolão de temperatura que aciona a ventoinha estava solto!!! Ou seja, a ventoinha jamais seria acionada e o motor ferveria, indo pro saco. Desde então verifico semanalmente meu pequeno e o russinho. Em tempo, a ponta do cabo do velocímetro fica na roda dianteira esquerda... :(

Comboios... por mais que goste de trocar idéias com outros niveiros, não me estimula muito a idéia de um ficar atrás do outro em passeios ou trilhas... opsss... rsrsrs... Falando sério, além da falta de manutenção, outro problema é que muitos acabam exagerando na "brincadeira", isto é, levam seus Nivas além do limite e então quebra mesmo... sabendo respeitar os limites do Niva, ele dificilmente quebrará em um passeio... não cito trilhas pq nesse caso teria que fazer umas boas modificações no russinho, para aguentar o tranco, e revisões constantes.

Gustavo Niva
01/12/2007, 20:07

Por que a pergunta?

[]'sRetirado de algumas sinopses do filme...:
"Nasceu em Togliati ... numa linha de montagem de automóveis. Mas não é um carro qualquer." (Togliati ou Detroit, nao lembro bem...)
"Este automóvel exige uma devoção absoluta e incondicional..."
"Com sua beleza reluzente, Christine seduz seu dono e não poupará crueldade para eliminar quem se coloca entre eles." :shock: :shock:
Vai dizer que não é parecido?!?!?!? :mrgreen:
To ficando é com medo de uns aí.....! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Melhor mudar de assunto... coloquei um desborbulhador um tempo atras e acabei trocando algumas mangueiras... as que tavam eram com uma malha de tecido por fora e me pareceram bem mais seguras contra rachaduras e ressecamento do que as de borracha que tao agora... é isso mesmo?