Conectar

Ver Versão Completa : Detergentes biodegradáveis e destino de lubrificantes usados.

franzlana
15/11/2007, 00:20
Olá pessoal.
Sugiro que iniciemos aquí uma consientização ambiental muito importante: o Destino dos lubrificantes usados (óleos e graxas velhos) e a lavação de veículos com detergentes que não são biodegradáveis.
Talves estéja no Forum errado, pensei no Off Topic, mas em função da importancia deste assunto postei aquí.
Acontece que estamos sempre enviando os veículos a oficinas e lavadores onde peço que façam as seguintes observações:
1 - As instalações possuem rede de esgoto com caixa separadora de óleos? (Caixas separadoras de óleos não são as caixas de gordura. Elas vizam a separação de óleos atraves de decantação e sucção)
2 - Como eles tratam os efluentes? Jogam direto no esgoto? No esgoto pluvial? (Pior destino).
3 - Onde eles lavam as peças sujas de solventes e lubrificantes? No tanque? A rede de esgoto tem caixa separadora de óleos?
4 - Se eles tem caixa separadora de óleo, como é feita a coleta de óleo das caixas de óleo?
5 - Quem recolhe os lubrificantes velhos e contaminados é credenciado para tal por orgãos ambientais?
6 - O piso é concretado e impermeável para evitar a contaminação da terra por óleos e produtos químicos?
7 - Os detergentes são biodegradáveis (mais caros e "não" poluentes ou são aqueles "pura soda cáustica" que passam pela caixa de óleo e vão direto para os rios?)
Pensem nisto e verifiquem e cobrem ações de seus fornecedores de serviços. `
Em muitas oficinas os resíduos de lubrificantes vão direto para os esgotos fluviais e como estes normalmente não recebem tratamentos vão diretamente para os rios.
Criticar os orgãos gorvenamentais todos criticamos. Fica uma pergunta: estamos fazendo a nossa parte? Imagine se cada um de nós estiver "jogando" 5 litros de óleo nos rios a cada seis meses. Agora multiplique por 10.000 jeepeiros. Estaremos jogando (apenas os 10.000 jepeiros) cerca de 100.000 litros de óleos nos rios a cada ano.
Você tem certeza que o óleo queimado da sua viatura não está indo parar em algum rio?
Pensar nisto e agir para melhorar. Peço que façamos uma campanha para melhorar-mos isto.
OBS.: E aqueles que trocam óleo em casa e jogam o óleo na terra ou esgoto? Eu já fui um desses . Não sou mais por que agora tenho consciência. Nos resta trabalhar para recuperar e preservar.
Um abraço a todos.

CAVESO
15/11/2007, 01:44
Parabéns pela iniciativa Franz!

Permitir que nossos óleos "queimados" vão parar nos rios e corrégos é tão (ou mais) poluidor que não catar o lixo nas trilhas!

Abraços ecologicamente corretos!

ojaneri
15/11/2007, 10:08
Aproveitando para enriquecer o tópico, quem troca o óleo em casa, deve armazena-lo e deixa-lo aonde? Nas cidades de vocês tem serviço de recebimento desse óleo (em alguns postos eles aceitam , pois eles usam pra fabricar graxa - reciclagem) ?

Loiro
15/11/2007, 11:19
Aproveitando para enriquecer o tópico, quem troca o óleo em casa, deve armazena-lo e deixa-lo aonde? Nas cidades de vocês tem serviço de recebimento desse óleo (em alguns postos eles aceitam , pois eles usam pra fabricar graxa - reciclagem) ?

Tente armazena-lo em umas garrafas e leve a algum posto de gasolina, pois os mesmo saberam o que fazer (afinal, eles tambem trocam oleo). Se eles nao quiserem ou puderem pegar seu oleo velho, procure perguntar o que eles fazem e faça voce mesmo, se possivel!
Abraço:concordo:

Elmer_Jeep
15/11/2007, 11:45
A seção está correta mesmo, pra vc ter uma idéia da importancia do assunto eu participo de um fórum venezuelano sobre Toyotas e nele existe uma seção sobre Aquecimento Global.

Está na hora de abandonarmos velhos hábitos e ensinar nossos filhos a minimizar possíveis impactos ambientais.

[]'s e parabéns pela idéia do tópico.

Jeanilson
15/11/2007, 12:15
Na maioria dos postos (deveriam ser todos) que realizam a troca de óleo eles vendem o óleo usado para a reciclagem. Como eles vendem a granel (por litro ou quilo), eles aceitam receber o seu óleo usado sem problema.

Se algum posto se recusar a receber o óleo, procure outro posto, ou algum centro de troca de óleo, que com certeza vai encontrar alguém que receberá o seu óleo.

E por fim, se na sua região ninguém aceitar o óleo, guarde-o em uma garrafa PET, ou algo similar que possa ser fechado, e descarte-o junto com o lixo "sólido". Pois no pior das hipóteses ele irá para algum aterro sanitário, onde causará muito menos danos ambientais do que se fosse parar no esgoto (essa dica também vale para o óleo de cozinha usado).

Achei ótima a iniciativa desse tópico :palmas: e proponho ir além: Qual seria a maneira mais ecologicamente correta de lavar a viatura em casa (onde toda a lama e a terra fatalmente irá para a rede de águas pluviais, podendo causar o entupimento da rede ou causar o assoreamento de córregos e rios)? :pensativo:

Da minha parte, já faz algum tempo que estou ajuntando todo o papel "velho" (jornais, propagandas, N.F.s, rascunhos...) aqui em casa e vendendo para a reciclagem. Ganho uma merreca, mais fico com a garantia que estou fazendo a minha parte para ajudar a natureza.

[]'s ecológicos. :concordo:

joão k. chikui
15/11/2007, 12:43
FRANZLANA
Primeiramente , parabéns pelo tópico.
Atualmente , todas as trocas de oleo ,a maioria absoluta dos postos e algumas oficinas já armazenam os oleos usados para reciclagem, não apenas pela multa e cassação de Lic. Funcionamento, mas , simplesmente pq existem empresas que compram o óleo usado.
Para eles fazerem a coleta e pagar , exigem qtdde mínima de 1000L . Algumas até recolhem de 200L , mas sem pagamento .
Agora , locais de lavagem com ISO 14000, tratamento de efluentes, reaproveitamento da água , etc...Não tenho visto.

Ao usuário comum , que eventualmente faça troca de óleo em casa, armazene em galões ou Pet e leve a alguma troca de oleo ou posto, da mesma forma que já fazemos com baterias e pilhas.

Léo_Babiski
15/11/2007, 15:30
O meu mecânico armazena óleo queimado para reciclagem e também aceita óleo de cozinha. Perguntem ao de vocês se eles também acitam, e, toda vez que for trocar o óleo do carro, deposite o de cozinha.
Abs.