PDA

Ver Versão Completa : Body Roll - Suas Causas e Como Resolver



billj
12/03/2003, 12:18
Body roll é nada mais, nada menos que a tendência de que a carroceria e o chassis de um veículo inclinam lateralmente sobre os eixos. É aquela sensação quando se fazer uma curva em alta velocidade no asfalto. Nesse caso, por força centrífica (sp??) atuando sobre a massa suspensa, o peso do carro se transfere para as rodas do lado de fora da curva, resultando com que a conjunto carroceria / chassis se inclina para fora. No caso de um jipe inclinando lateralmente, a força atuando na viatura é a de gravidade, mas o resultado é igual.

Agora, antes que partirmos para soluções, é bom entender alguns conceitos básicos de suspensão..........

1) Existem inúmeras configurações geométricas por aí, mas quase todas poderiam ser classificadas em um de dois grupos, as de molas de feixe e as de molas helicoidais. Há vantagens e desvantagens em ambos dos casos, mas aqui vamos se limitar apenas no que se refere o body roll.

É fácil perceber que são as molas que suportam o peso da viatura. Ou seja, elas estão resistindo a força de gravidade empurrando a massa suspensa para o chão. Nessa situação, o comportamento é o mesmo, independente de ser molas de feixe ou heliciodais. Porém, o que pode não ser tão óbvio é que acontece quando se levanta a viatura pelo conjunto carroceria / chassis, assim tirando o peso das molas. No caso de um sistema feixe, o peso atuando nas molas vai se reduzindo na medida que a massa suspensa está sendo levantada, até que elas passem pelo seu "ponto zero", o estado natural. E se continuar subindo com a massa suspensa, os feixes começarão suportar o peso do eixo, assim sujeitos forças no sentido oposto. Porém, o que acontece com molas helicoidais é diferente, pois elas chegam no seu "ponto zero" só quando estiver totalmente esticadas. Resumindo a história: As molas de feixe podem resistir forças em dois sentidos, molas helicoidais em apenas um............

2) Line Center of Gravity - Há bastante confusão quando se fala dsse bom e velho conceito. Mas é fácil entender se pensar numa picanha sendo espetada e assada numa churrasqueira. Se você for bom, conseguiu enfiar o espeto exatamente numa linha que a carne fica parada em qualquer posição. Ou seja, você pode assar um lada dela, virá-la 90 graus, 180 graus, 45 graus, não importa, ela fica lá. Você acertou na mosca a linha centro de gravidade. Agora, suponha que você errou feio na espetada. A carne então só quer ficar numa só posição, queimando tudo...;-) Resumindo: A linha centro de gravidade é uma linha imaginária sobre que as forças atuando num corpo se equalizam.

3) Roll Centerline - Esse vai ser difícil explicar mas vamos lá......... Roll center é o caminho "geométrico" que passa a suspensão em movimento, controlado e limitado pelos componentes da suspensão. O mais fácil para visualizar isso é olhando de lado para uma roda de um Engesa, pois a suspensão "radius arm" dele é bem simples.

Quando a suspensão do Engesa se mexe, independente de quanto, a posição da roda referente o chassis e determinada quase 100% pelo raio do braço longitudinal. Ou seja, a roda simplesmente segue um arco com o roll center no pivo do braço. Deu para entender?? Pois bem, então tente visualizar esse mesmo efeito, embora num sistema bem mais complexo, atuando no sentido longitudinal do jipe e envolvendo os dois eixos. Como cada eixo tem seu próprio roll center, pode facilmente criar uma roll centerline conectando esses dois roll centers com uma linha imaginária..........

Agora, com esses conceitos em mente, vamos tentar entender o que acontece numa inclinação lateral. O que aconteceria com o body roll se o mundo fosse perfeito e o line center of gravity e o roll centerline fosse exatamente os mesmos?? A resposta é nada, não teria body roll nenhum. Como as forças de gravidade seriam as mesmas em cima e em baixo do roll center, a massa suspensa ficaria parada. Agora, a viatura pode ainda tombar se o centro de gravidade sai fora da área de apoio dos pneus. Mas essa é uma outra história..........

Mas voltando ao assunto, é quase impossível desenhar um jipe para que essas duas linhas se coincidem. O centro de gravidade sempre fica bem mais alto que o roll center. Portanto, quando o jipe inclina lateralmente, há mais força atuando em cima do roll centerline do que em baixo, resultando em body roll. Em sistemas de feixe, o efeito e menor por causa do fato que essas molas resistem forças em dois sentidos, com já expliquei. Com heliciodais é bem mais brusca a transferência de peso, pois não tem o peso do eixo para segurar a inclinação. É por isso que os jipes com suspensões JR estão tombado por aí............

==================

Já está ficando quilométrica essa explicação, então vamos logo para o que pode fazer para diminuir os efeitos de body roll.....

Em princípio, o que tem que fazer é bolar uma maneira de ou aproximar os centros acima exaustivamente elaborados ou achar uma maneira de introduzir no sistema outras forças para combater essas criadas. Como aproximar os centros é quase impossível sem redesenhar do zero a suspensão, resta apenas compensação. E para isso, existem duas alternativas, sistemas ativos ou passivos. Ativos, tais como air bags e cilindros hidráulicos, tem a vantagem de ser controlável e desligável, eles são complexos e difíceis de projetar e instalar. Sistemas passivos, embora bem mais simples e baratos, se foram mal dimensionados, podem prejudicar a performance da suspensão poe limitar ou restrinjir o curso e/ou a velocidade da suspensão.

Vamos ignorar, portanto, sistemas ativos. Restando apenas sistemas passivos, poderíamos optar para barras estabilizadoras ou cintas elásticas. Ao contrário que muitos pensam, esses dispositivos podem ser utilizados sem trazer efeitos colaterais negativos à suspensão. O pulo do gato é na sua dimensionamento. Tem que chegar numa condição em que o dispositivo chega no seu fim de curso no mesmo momento que chega a suspensão, com o dispositivo apenas regulando a velocidade de movimento. Agora, antes que acha amortecedores podem ser usados, o dispositivo tem que segurar sua posição para um tempo indeterminado, algo que amortecedores não fazem.

==================

Na prática, sistemas de feixe de mola não deveriam ser tão instáveis que precisam do auxílio de dispositivos. É uma questão de mexer com os spring rates das molas e minimizar a altura do jipe, até cortando a lata se for necessária. Para ter uma idéia, não tem ninguém no BBS Pirate 4x4 que compete nos campeonatos americanos de rockcrawling com suspensões feixe de molas usando barras estabilizadoras. E em termos de curso de suspensão, eles tem muita mais necessidade do que nós aqui andando na lama. Porém, isso não quer dizer que não seja possível dimensional uma barra que funcione bem..........

Quanto suspensões helicoidais, o bicho é mais complicado e é frequente a necessidade de instalar algo para limitar a transferência de peso. Eu tenho um certo problema com isso no Spider e pretendo bolar uma barra estabilizadora para o eixo traseiro. Mas como não é nada assustador, não estou tratando isso como prioridade. Mas vindo de alguém que tomba o jipe com uma certa frequência, isso pode não ser de grande conforto para ou outros.......

Bom, era isso.... Só toquei no superfície do assunto, escolhi este fórum exatamente por suspeitar que alguém vai querer elaborar a conversa.........

E desculpem o uso dos termos em inglês. Não sei dos nomes desses trecos em portu.............

Abraços,

Bill

gvogetta
12/03/2003, 21:37
Caro Bill,


Achei interessante o assunto do body roll :shock: . Gostaria de saber se você já viu ou sabe de algum esquema para dispositivos que limitem a transferência de peso nas suspensões baseadas em molas helicoidais, como adaptação de barra estabilizadora e/ou cinta elástica???

Seria interessante, se possível, detalhar como agem as cintas elásticas e as barras estabilizadoras...

O Spider que você cita na mensagem, de que veículo se trata???

Saudações,

Getulio
JPX Montez 94 AFF-4526
Curitiba - PR

billj
13/03/2003, 08:32
Getulio,

Para bolar algum dispositivo para diminuir a transferência de peso, cada caso é um caso. Suspensões são todas diferentes, amorteceodres especiais, molas maiores, calçoes, etc. E também tem a infuência da distribuição de peso dentro da viatura. Alguns tem o estepe pendurado na tampa traseira, alguns não. Alguns tem gaiola, outros não.

A maneira mais fácil e até mais barato é tentativa e erro, tanto para barras estabilizadoras quanto cintas elásticas. E quando falo de cintas elásticas, não bem isso. Na realidade sçao duas cintas em cada conjunto, uma elástica e uma outra sem elasticidade. A primeira controla a velocidade da transferência de peso até um determinado comprimento, e daí a segunda entra em ação para limitar o curso.

http://members.cox.net/blue97tj/limitstraps.html

Essas não são elásticas, mas mostram a idéia.......


Quanto barras estabilizadoras, o que eu pretendo fazer é de ir num ferro-velho e pegar (sim, sai até de graça esses trecos) umas barras de diâmetros e comprimentos diferentes. Daí, vou fabricar alguns suporte temporários para testar, assim achando o que funcina melhor. Depois de acertar assim, farei as peças definitivas, talves até comprando uma barra como essas.........

http://www.rockcrawler.com/techreports/currie_anti-rock/index.asp

O Spider é um Samurai 1998, aquele modelo que veio da fábrica com molas heliciodais. Se fosse um Samurai de feixe, pode ter certeza que ele ainda teria os feixes, embora em configuração SPOA. Sou 100% contra essa mania de modificar o conceito básico de uma suspensão. Acho uma burrice sem tamanho.......

Sandro Tannuri
13/03/2003, 09:57
Bill,
Falando em barras estabilizadoras elas podem ser regulaveis, se quiser tem uma empresa que fabrica isso aqui no Brasil e posso tentar ver se consigo comprar para voce. Funciona pelo sistema de links sob a forma de facas que quando rodadas mudam a carga da barra. Uso isso inclusive com regulagem de dentro do carro.

billj
13/03/2003, 10:13
Bill,
Falando em barras estabilizadoras elas podem ser regulaveis, se quiser tem uma empresa que fabrica isso aqui no Brasil e posso tentar ver se consigo comprar para voce. Funciona pelo sistema de links sob a forma de facas que quando rodadas mudam a carga da barra. Uso isso inclusive com regulagem de dentro do carro.

Sandro,

Eles tem um site ou existe um site estrangiero que mostra como funciona isso??

Abraços interessados,

Sandro Tannuri
13/03/2003, 12:44
Essas barras sao produzidas para o Stock Car Brasileiro, nem sei se funcionariam bem em suspensão de curso longo mas a ideia e simples e pode ser usada em barras para nossos 4x4.
Tenho fotos em casa eu posso te mandar a noite.
Para voce imaginar pegue uma regua destas tipo escolar e tente dobra-la deitada e depois em pe. Deitada ela esta no maximo de macia e em pe ela esta no maximo de dura, no meio disto existem varias opções de carga. No Stock Car V8 existem alavancas no cockpit com 5 posições para se escolher, da ate para fazer as curvas de alta de um jeito e as de baixa de outro.

billj
13/03/2003, 12:46
Essas barras sao produzidas para o Stock Car Brasileiro, nem sei se funcionariam bem em suspensão de curso longo mas a ideia e simples e pode ser usada em barras para nossos 4x4.
Tenho fotos em casa eu posso te mandar a noite.
Para voce imaginar pegue uma regua destas tipo escolar e tente dobra-la deitada e depois em pe. Deitada ela esta no maximo de macia e em pe ela esta no maximo de dura, no meio disto existem varias opções de carga. No Stock Car V8 existem alavancas no cockpit com 5 posições para se escolher, da ate para fazer as curvas de alta de um jeito e as de baixa de outro.

Legal essa idéia!!!!!!! Vou pesqusar.......

Sim, quero aquelas fotos!! Que tal enviam para cá mesmo para tudo mundo ver??

Valeu!!!!

gvogetta
13/03/2003, 21:31
Caro Bill,


Estive analisando o esquema da suspensão do JPX: ela funciona com molas helicoidais/amortecedores e também possui o que se chama de triângulos oscilantes, que pelo que percebi funcionam como uma espécie de barra estabilizadora. Em minha viatura existem também, um par de cintas de cada lado que limitam o curso na suspensão (não são elásticas) e cuja função creio eu é apenas limitar o curso negativo da suspensão (como num buraco por exemplo) a fim de não distender excessivamente as molas com o peso do conjunto eixo/rodas. Fiz alguns testes (nunca tinha me preocupado com isso) para observar o efeito body roll e o veículo, pelo menos no meu caso, faz as curvas com uma perfeição e segurança incríveis... Cheguei a fazer uma curva mais ou menos fechada a mais de 70 Km/h e a estabilidade foi muito boa, se levar em conta que a viatura pesa mais de 1500 Kg...

Tendo isto em vista, gostaria de saber se você já experimentou efeitos negativos quanto ao body roll em sua viatura. Creio que os efeitos no seu caso sejam menores devido ao menor peso, visto que este tem uma grande influência também no efeito body roll (ou não?!...).

Será que um ajuste da suspensão, com uma possível substituição de molas/amortecedores (por outras molas pouco mais duras) não traria os mesmos benefícios sem a necessidade das adaptações?

Saudações curiosas com o benefício da coisa...

Sandro Tannuri
14/03/2003, 00:57
Bill,

de uma olhada nas fotos da barra que coloquei no forum off topic.
Este nao aceita anexos.

Luis Assis
14/03/2003, 01:46
Bill,

de uma olhada nas fotos da barra que coloquei no forum off topic.
Este nao aceita anexos.

Agora aceitam :)

E as fotos estão aqui, para não ficarem separadas do Tópico, muito interessante diga-se de passagem!!!

Gustavo

Luis Assis
14/03/2003, 01:48
Sandro,
Pelo que pude perceber este é seu Vectra de Stock?

Voce ja tentou adaptar isso num Off-Road?

[]'s Interessadissimos!!

Gustavo

billj
14/03/2003, 12:34
Caro Bill,


Estive analisando o esquema da suspensão do JPX: ela funciona com molas helicoidais/amortecedores e também possui o que se chama de triângulos oscilantes, que pelo que percebi funcionam como uma espécie de barra estabilizadora. Em minha viatura existem também, um par de cintas de cada lado que limitam o curso na suspensão (não são elásticas) e cuja função creio eu é apenas limitar o curso negativo da suspensão (como num buraco por exemplo) a fim de não distender excessivamente as molas com o peso do conjunto eixo/rodas. Fiz alguns testes (nunca tinha me preocupado com isso) para observar o efeito body roll e o veículo, pelo menos no meu caso, faz as curvas com uma perfeição e segurança incríveis... Cheguei a fazer uma curva mais ou menos fechada a mais de 70 Km/h e a estabilidade foi muito boa, se levar em conta que a viatura pesa mais de 1500 Kg...

Tendo isto em vista, gostaria de saber se você já experimentou efeitos negativos quanto ao body roll em sua viatura. Creio que os efeitos no seu caso sejam menores devido ao menor peso, visto que este tem uma grande influência também no efeito body roll (ou não?!...).

Será que um ajuste da suspensão, com uma possível substituição de molas/amortecedores (por outras molas pouco mais duras) não traria os mesmos benefícios sem a necessidade das adaptações?

Saudações curiosas com o benefício da coisa...


Bom vamu la..........

No JPX, aqueles triângulos não tem nada haver com barras estabilizadoras. São essas estruturas que posicionam o eixo lateralmente debaixo do jipe. Fazem o mesmo serviço de uma barra panhard, tendo a vantagem de não provocar deslocamento lateral do eixo, mas a desvantagem de ocupar muito espaço em cima do eixo.

Agora, o Jota tem uma barra estabilizadora na frente que ajuda em muito manter o carro estável. As cintas fazem o papel que você descreveu, de limitar o curso para não chegar no fim dos amortecedores e das molas.

No meu caso o body roll é acentuado simplesmente por não ter nenhum dispositivo para contê-lo. Retirei a barra estabilizadora original faz muito tempo, visando melhorar o curso de suspensão e a diferença foi brutal. Porém, a estabilidade sofre.

Molas mais duras podem diminuir body roll sim, mas aos custos de curso. Amortecedores mais duros não adiantam em nada, pois os amortecedores não tem influência em quanto a suspensão mexe, apenas na velocidade de movimento.


Abraços,

billj
14/03/2003, 12:47
Muito interessante, Sandro!!!!!! 8)

Vou estudar uma adaptação dessa idéia no meu jipe. Acredito que dá para fazer um protótipo usando pedaços de feixe de mola.........

:wink:

Sandro Tannuri
14/03/2003, 22:33
Bill,

E sobre o curso da suspensao, quanto imagina em perder.
Sabe eu ja fiquei bem inclinado com o Wrangler e enquanto as rodas estiverem no chao ele nao tomba. Com menos curso uma roda vai sair do chao mais cedo que hoje e a chance de tombar aumenta.
Tenho a opçao de ligar e desligar a barra, o que voce usaria numa inclinaçao lateral, ligada ou desligada

Abraços,

Sandro Tannuri
14/03/2003, 22:39
Nao sei como citar , desculpem. Essa resposta e para o Gustavo.

Sim este e o Stock e nao nunca tentei usar isso num 4x4.

gvogetta
15/03/2003, 00:46
Caríssimos Colegas,


Valeu Bill pelas informações...
Acho que estou entendendo agora aonde vocês querem chegar! Desculpem mas no início eu não tinha percebido a intenção...

Pelos esquemas que vi nas conversas e imagens, para a intenção de off-road bem hard o ideal seria o sistema que o Sandro nos trouxe, que é o usado no Stock Car ou seja, uma suspensão ativa, com diversas opções de "regulagem" para enfrentar diferentes configurações de terrenos e inclinações. Só que analisando as imagens, achei pouco provável a possibilidade de adotar este sistema para uso off-road, primeiro pelo pouco espaço nas viaturas que usamos para acomodar os componentes necessários, principalmente se levarmos em conta o curso de suspensão que precisamos.

Outra coisa é (apenas suposição...) este sistema não seria muito frágil para o uso mais pesado do off-road... Um Stock Car corre apenas em pistas lisinhas lisinhas... de asfalto, e nós andamos nos piores pisos que se pode imaginar, então uma proposta de sistema ativo provavelmente seria mais susceptível a quebras. Será que estou enganado. :?:
Vale lembrar que não tenho os mesmos conhecimentos de suspensão como nosso amigo Bill, apenas estou querendo aprender um pouco mais do assunto e ao mesmo tempo levantar algumas questões que podem ter sentido...

Saudações,

billj
26/03/2003, 15:28
Bill,

E sobre o curso da suspensao, quanto imagina em perder.
Sabe eu ja fiquei bem inclinado com o Wrangler e enquanto as rodas estiverem no chao ele nao tomba. Com menos curso uma roda vai sair do chao mais cedo que hoje e a chance de tombar aumenta.
Tenho a opçao de ligar e desligar a barra, o que voce usaria numa inclinaçao lateral, ligada ou desligada

Abraços,

Sandro,

A intenção seria de ligar a barra quando entrar numa inclinação lateral, assim controlando (um pouco) a transferência de peso para o lado inferior.

Quanto a influência que o curso tem na tendência de tombar, o segredo é de ter um jipe balanceado. Ou seja, uma suspensão que trabalha como conjunto. Não adianta ter um puto curso num eixo se o outro fica parado. Também não adianta ter muito curso se não existe também um certo peso sobre os pneus para gerar tração. O seu Wrangler, pelo que vi lá em BH, está muito bem nesse aspecto.........

Abraços,

billj
26/03/2003, 16:55
Caríssimos Colegas,

Outra coisa é (apenas suposição...) este sistema não seria muito frágil para o uso mais pesado do off-road... Um Stock Car corre apenas em pistas lisinhas lisinhas... de asfalto, e nós andamos nos piores pisos que se pode imaginar, então uma proposta de sistema ativo provavelmente seria mais susceptível a quebras. Será que estou enganado. :?:
Vale lembrar que não tenho os mesmos conhecimentos de suspensão como nosso amigo Bill, apenas estou querendo aprender um pouco mais do assunto e ao mesmo tempo levantar algumas questões que podem ter sentido...

Saudações,

Sim, stock cars rodam em pistas lisas. Porém, não deveria subestimar as porradas dadas à suspensão, pois são muito fortes..... Não precisa buracos ou ondulações muito grandes quando estiver a mais de 200 km/h.......

Luis Assis
05/04/2003, 00:01
PessoALL,
O uso de amortecedores com controle de pressão, como o Rancho 9000, nao poderia dar uma mão no controle do Body Roll, quando se vai perga uma trilha, coloca no mais mole, e quando se quer andar na estrada de asflato com mais seguranca, se coloca no mais duro...
[]'s
Gustavo

Giovani
05/04/2003, 03:45
PessoALL,
O uso de amortecedores com controle de pressão, como o Rancho 9000, nao poderia dar uma mão no controle do Body Roll, quando se vai perga uma trilha, coloca no mais mole, e quando se quer andar na estrada de asflato com mais seguranca, se coloca no mais duro...
[]'s
Gustavo

:D Olá Gustavo e PessoALL!

:D Entrando na conversa... O uso desses amortecedores ajuda, mas não resolve. Como o Bill já disse, os amortecedores vão frear o movimento, mas não vão impedí-lo. Já a barra estabilizadora tem a função de corrigir essa inclinação, digamos "puxa de volta", enquanto o amortecedor apenas retarda o movimento. Estou tentando simplificar a explicação, me corrija se preciso Bill... :wink:

Markito Amato
05/04/2003, 18:18
Fala, Sandro, beleza?! E aí, Bill, tudo certo?!

Passei os olhos na sua explicação sobre o bdy-roll e as barras estabilizadoras. Ficou ótima! ;-)

Agora, eu lhes pergunto, para quê eu colocaria uma barra estabilizadora em um jipe destinado às trilhas? ;-)

É o seguinte: a barra estabilizadora não limita nem mexe com o curso da suspensão, mas, sim, com a torção dos eixos. Ou seja, como nas trilhas o que vale é manter as rodas no chão, principalmente pela torção, ela ficaria desligada o tempo. Ao entrar novamente no asfalto, tudo bem, ela seria útil. Porém, basta dirigir um pouco menos esportivamente para não se meter em uma capotagem. Eu digo isso por experiência própria! ;-)

Para vocês terem uma idéia, em nenhum dos jipes e picapes que tive (engesa, JPX, HiLux, Samurai ect.) a barra estabilizadora ficava incólume. Ou seja, era retirada de primeira. É claro que, como eu sempre fui um "roda-presa" (eu admito), isso nunca fez nenhuma difereça para mim no asfalto, mas, nas trilhas, era certeza de boa torção dos eixos. ;-)

Por outro lado, para aqueles que gostam de velocidade no off-road, as barras estabilizadoras são fundamentais. Basta olhar qualquer veículo que corre o Baja nos EUA. O curso de suspensão é enorme, mas a torção, zero! ;-)

Abraços

Sandro Tannuri
05/04/2003, 20:14
Fala, Sandro, beleza?! E aí, Bill, tudo certo?!

Grande Markito, faz tempo que nao te vejo em cara, nao sei quem ta mais sumido se sou eu ou voce.

Agora, eu lhes pergunto, para quê eu colocaria uma barra estabilizadora em um jipe destinado às trilhas?

Eu uso a barra dianteira no meu Jeep por causa dos deslocamentos e quando entro na trilha desconecto a maldita. Nos CJ eu nao perderia tempo em adaptar uma barra ja que as velocidades no asfalto nao deveriam ser altas nao so pelo body roll mas tambem por outros motivos,
apesar que tenho visto a galera preocupada em aumentar a velocidade destas viaturas, bem tem louco para tudo.

É o seguinte: a barra estabilizadora não limita nem mexe com o curso da suspensão, mas, sim, com a torção dos eixos.

Quando eu falo em curso imagino a diferença de nivel entre duas rodas do mesmo eixo, ou seja no tipo de offroad que faço nem imagino dar saltos a ponto de tirar duas rodas do mesmo eixo do chao.

Ao entrar novamente no asfalto, tudo bem, ela seria útil. Porém, basta dirigir um pouco menos esportivamente para não se meter em uma capotagem. Eu digo isso por experiência própria!


Essa e a ideia, pena que nem todos tenham a paciencia de passear curtindo o deslocamento ate o boteco, bem pelo menos aqui no RJ as trilhas sempre acabam num boteco.

Abraços,

Markito Amato
06/04/2003, 12:59
Grande Sandro!

É verdade, meu caro, estamos sumidos. Há um bom tempo que não nos vemos. E aí, casou? Bom, eu estou quase! ;-)
Ha, ha, ha

Quanto à barra estabilizadora, você falou bem; ela teria pouca ou nenhuma serventia em um Willys. Porém, para você e para o Bill, ela já seria de grande valia, ainda mais na hora de rodar no asfalto, quando não se pode utilizar os biscoitões que vocês colocaram em seus jipes! ;-)
Ha, ha, ha

A propósito, meu caro, tenho uma idéia para um conector de barra. Vou desenhá-lo e, depois, mando para a lista. Acho que pode ser bem útil para quem ainda não o tem! ;-)

Mudando o rumo da prosa, quando você vai aparecer no La Lamma?

Abração

Sandro Tannuri
06/04/2003, 17:35
E aí, casou? Bom, eu estou quase!
Ha, ha, ha

Ja estou sentindo a corda no pescoço, acho que me enforco ate antes de voce, que pena....


A propósito, meu caro, tenho uma idéia para um conector de barra. Vou desenhá-lo e, depois, mando para a lista. Acho que pode ser bem útil para quem ainda não o tem!

O meu e o padrao da Rubicon Express ( www.rubiconexpress.com ), quando novo fica dificil de recolocar pois e necessario nivelar perfeitamente as rodas, depois de um tempo de uso cria-se uma folga nos pinos que facilita a remontagem porem faz um barulhinho quando subo uma calçada ou algo parecido. Existe outros melhores no mercado mas eu ja me acostumei ao meu, se voce quiser testar seu prototipo pode faze-lo em minha viatura.

Mudando o rumo da prosa, quando você vai aparecer no La Lamma?

As terças geralmente apanho a patroa na faculdade as 21:30, mas qualquer dia destes eu pinto la.

Abraços,

Markito Amato
16/06/2003, 23:27
Grande Sandro, beleza?! :D

Você se lembra que eu estava bolando um conector para a barra estabilizadora. Bom, o desenho está pronto. Basta entrar no site www.uor.com.br e procurar em Dicas e Idéias. Depois que você olhar, diga-me o que achou! :wink:

A propósito, nunca vi nada parecido, porém, se você souber de algo similar, me avisa, ok?! :wink:

Em breve, o modelo desenhado estará em minha Ranger! :shock: :D

Abração,

fugger
17/06/2003, 00:37
:D Olá Markito

:D Eu tava pensando em algo parecido com isso, mas acho que vc já solucionou o problema. Ficou muito bom:D

:D Mas outra duvida persiste, existe alguma barra que possa ser facilmente utilizada no Cj? :?

[]'s estabilizados

Eduardo Souza
17/06/2003, 02:20
Grande Markito.


Você se lembra que eu estava bolando um conector para a barra estabilizadora. Bom, o desenho está pronto. Basta entrar no site www.uor.com.br e procurar em Dicas e Idéias. Depois que você olhar, diga-me o que achou!

Muito bom o seu projeto, brother! Realmente profissional! :D
Quando pegar o meu samuca do hospital (tá se tratando de uma crise de suspensão), vou coloca-lo em prática. Assim que checar todas as medidas, eu as passo pra você.


A propósito, nunca vi nada parecido, porém, se você souber de algo similar, me avisa, ok?!

Corre a patentear então! :wink: Acredito que você possa fazer um registro da idéia junto à Biblioteca Nacional.

[]'s

Eduardo Souza

Sandro Tannuri
17/06/2003, 20:12
Grande Sandro, beleza?!

Você se lembra que eu estava bolando um conector para a barra estabilizadora. Bom, o desenho está pronto. Basta entrar no site www.uor.com.br e procurar em Dicas e Idéias. Depois que você olhar, diga-me o que achou!

Markito,

Dei uma olhada rapida e achei legal porem algumas consideraçoes sao necessarias.

1) Nao posso testar no meu Wrangler pois a parte da barra onde deveria instalar a desconector passa a 3 mm da base do guincho uma vez que a barra do wrangler e fixada acima do chassi.

2) Geralmente as pessoas projetam estes desconectores nos links pois assim nao mudam a "carga" da barra.

3) No caso do Wrangler existe uma grande possibilidade da parte da barra que continua presa ao link que por sua vez esta preso ao eixo limitar o curso por bater no interior do paralama, quando o desconector esta no link toda a barra fica parada logo nao bate em nada.

4) Meus conhecimentos de solda nao me permitem dizer se e possivel ou desejavel que se solde uma barra que foi feita para funcionar como uma mola.

5) Nao me lembro onde vi uma suspensao metida a inteligente que compensava a inclinaçao da carroceria usando a barra dividida ao meio como no seu desenho so que ao inves de desconector no meio tinha uma unidade controladora da carga de cada metade da barra.

Espero ter ajudado.

Abraços,

Markito Amato
18/06/2003, 22:50
Fala, Grande Sandro, tudo certo?!

Rapaz, até hoje, não sei bem até que ponto vai a elasticidade da barra estabilizadora para que ela possa ser, efetivamente, chamada de mola.

Veja só... :wink:

Quando retirei a barra de minha Hilux, em 96, em função do baixo peso da mesma, desconfiei que ela não era sólida. A confirmação veio ao serrá-la. Não deu outra, era um tubo de parede grossa. :shock:

O mesmo ocorreu logo após pegar a Suzy (meu ex Samurai que hoje está com o Guilherme Nascimento). A barra também era leve que só.

Em ambas as ocasiões eu estranhei bastante, afinal, que eu saiba, toda mola é feita de material sólido. Por outro lado, a utilização de tubos se dá em situações onde o que menos se deseja é flexibilidade. Por exemplo, veja o cardãn do seu jipe. Boa parte dele é feita com um tubo. Caso esse tubo fosse um pouco mais elástico, tal qual uma mola, na hora que você pisasse fundo, ele se transformaria em um parafuso. Coisa que, aliás, ocorre muito em caminhões pesados quando dirigidos por motoristas inexperientes. :shock: :D

Moral da história, meu caro, ao bolar o conector, eu parti do princípio que, em geral, as barras são feitas com tubos para, praticamente, não sofrerem nenhuma torção. Posso estar enganado, afinal, confesso que, ainda, não retirei a barra estabilizadora da Ranger e portanto não sei se ela é oca ou não. Logo que souber eu aviso! :wink:

Enfim, é testar para ver se funciona. E isso eu farei em breve! :twisted: :D

Agora, é pena que o esquema do conector não sirva para o seu jipe. Ele ia ficar mil vezes melhor com esse modelo! :lol: :lol: :lol:

Abração,

Sandro Tannuri
19/06/2003, 20:43
Markito,

Se as barras nao deformassem nao haveria torçao do eixo, no meu Jeep a barra e bem pesada e solida, um dia vou comprar ou fazer outro tipo de desconector que nao faça barulho mas infelizmente ele tera de ser instalado no lugar dos links ou teria de tirar o guincho.

Abraços,

Markito Amato
22/06/2003, 17:30
Fala, Sandro, beleza?!

A função da barra estabilizadora é exatamente minimizar a torção do eixo. Ou seja, quanto menos elástica ela for a barra, menor será a torção do dito cujo e, consequentemente, menor a possibilidade do jipe tombar em uma curva mais fechada. :wink:

IMHO, o fato da barra ser oca só facilita em termos de diminuir o efeito mola da mesma. Porém, nada impede que ela seja sólida e pouco, ou nada, elástica. :wink: :D


Abração

leopoldo
01/07/2006, 15:42
.....e também possui o que se chama de triângulos oscilantes, que pelo que percebi funcionam como uma espécie de barra estabilizadora....

Não são estabilizadoras se apropriamante comparadas com a função de uma barra estabilizadora.

A função da barra estabilizadora e tranferir a carga de um lado para o outro numa curva. É como uma suspensão baseada no conceito de barra de torção.

O triângulo é como uma fusão entre o 4-link e uma panhard. O que acontece é que se o eixo tentar correr de lado numa 4-link, tem de haver uma panhard para segurar o movimento lateral. Já o braço triangular impede o eixo correr de lado. É por isso que no JPX não precisa de uma barra panhard.

A função básica neste caso é simplesmente impedir que o eixo gire sobre ele mesmo.

Ponto a favor:

dispensa o uso da panhard

ponto contra:

se o pino central romper, o eixo gira sobre ele mesmo.

leopoldo
01/07/2006, 15:53
... quanto menos elástica ela for a barra, menor será a torção do dito cujo e, consequentemente, menor a possibilidade do jipe tombar em uma curva mais fechada....

Cuidado,

O jeep sempre tombará em baixa velocidade a partir do momento em que a linha perpendicular ao CG passar para fora do extremo externo do contacto do pneu com o solo( inclinação do terreno).... e em alta velocidade, se resultante com a componente centrífuga fizer o mesmo.... não desprezar o levantamento do eixo, da distorção dos pneus, do movimento do combustível e dos passageiros=bagagens, etc...)

Num carro com a altura da maioria do jeeps, ela pouco ajuda pois o jeep sempre pede para capotar na curva.

samukanvas
11/12/2008, 12:01
Bill,

Pensando nos conceitos de body roll (BR), roll centerline (RC) e line center of gravity (LCG), no caso da minha cherokee que tem sistemas diferentes de suspensão dianteira e traseira (radius e 4link tri), em vez de limitar com cinta, eu não poderia aumentar o comprimento dos braços pra ter um número de RC mais próximo do LCG e baixar o BR?

Abs

Elmer_Jeep
18/12/2008, 13:38
Esses dias me deparei com a sigla DW. O que significa esse tal de Death Woeble?

[]'s

Stephan
18/12/2008, 14:01
Esses dias me deparei com a sigla DW. O que significa esse tal de Death Woeble?

[]'s

Na verdade se chama de death wobble (DW), aqui é mais conhecido por Shimmy.

Elmer_Jeep
18/12/2008, 17:02
Valeu ADI, só copiei e colei a expressão, tava lendo num fórum mexicano, acho que o cara que escreveu era meio analfa, heheh.

[]'s

billj
18/12/2008, 19:05
Em 2003........


Sou 100% contra essa mania de modificar o conceito básico de uma suspensão. Acho uma burrice sem tamanho.......




HAHAHAHAHHAHA!!! PQP, como os nossos conceitos vão se alterando com o tempo!!!!



Alias, ando lendo algumas destas mensagens do passado, impressionante com o Marcel falava merda. Continue falando, só agora consegue enganar os manés .....:mrgreen:

Abraços,

Bill