PDA

Ver Versão Completa : Parabrisa De Vidro Temperado, laminado Ou Acrilico???



dourado gpi
14/11/2007, 00:39
Fui numa trilha de 200 km de lama com a minha gaiola e guando cheguei tive que tirar a lama de dentro com uma pá. Quando o atoleiro era de mais de 100 metros que tinha que meter o pé a lama vinha como uma onda pelo buraco do barabrisa e sinceramente eu não via mais nada. Acho que colocar um parabrisa com limpador (sem frescura), iria tornar a viagem mais prazeirosa e pelo menos eu ia manter os olhos abertos durante a travessia dos atoleiros. O que vcs acham????

zoega
14/11/2007, 06:34
Eu não tenho parabrisa na minha, mas só faço trilha de capacete com viseira fechada ou óculos, e dependendo da trilha tem que ficar limpando a viseira/oculos toda hora...

Realmente um parabriza é uma boa, creio que o acrílico seja mais resaistente para esse uso...

Marcelo A. Marchiodi
14/11/2007, 09:42
Se fosse pra ver resistência o ideal seriam alguns tipos de policarbonato, uma placa de policarbonato de 10 mm consegue parar uma bala de revólver calibre 22! Mas é caríssimo, muito caro mesmo e difícil de encontrar, e risca com facilidade.
De acordo com o Contran, o ideal seria o vidro laminado, alguns lugares até fazem ele sob encomenda, mas é mais caro que um comum temperado, porém é o que a lei exige para esses tipos de carro, quando são documentados e com todos os itens obrigatórios exigidos numa inspeção séria por exemplo.
Na pior das hipóteses faça um temperado mesmo e coloque uma película de insulfilm (existem umas muito boas no mercado, e acho até pra esse uso especifico) bem claro, assim se quebrar, ele não despedaça em cima de você, bom, isso é o que eu faria!

Nilson MT
14/11/2007, 15:10
Na verdade parabrisa temperado é proibido por dois motivos, quando quebra vira uma teia atrapalhando a visao e tambem por motivo de segurança, se foi proibido acho que deve ser evitado, imagina os estilhaços de vidro misturado com o barro, por isso o aconselhavel é mesmo o laminado um pouco mais caro mais vale a pena.

Marcelo A. Marchiodi
14/11/2007, 17:25
Na verdade parabrisa temperado é proibido por dois motivos, quando quebra vira uma teia atrapalhando a visao

Na verdade ele se despedaça inteiro... o laminado sim que vira uma "teia" não se despedaçando devido ao material que existe entre as 2 ou até 3 lâminas de vidro, acho que um tipo de cola, e no mais, depois de um vidro quebrado, a visibilidade não faria diferença mais né!

srgrande
14/11/2007, 20:50
Na verdade ele se despedaça inteiro... o laminado sim que vira uma "teia" não se despedaçando devido ao material que existe entre as 2 ou até 3 lâminas de vidro, acho que um tipo de cola, e no mais, depois de um vidro quebrado, a visibilidade não faria diferença mais né!

Parabrisas com vidro temperado só se vc não presar pelos seus olhos.
Breve história: Em 1989 um amigo bateu um Scort ano 1984 numa arvore, nesse ano ainda não era obrigatório o parabrisas laminado.
Resultado: ele ficou cego de um olho, poderia ter ficado dos dois olhos, usa colirio diariamente e é obrigado a fazer raspagens no globo ocular afetado a cada dois anos para diminuir a pressão intraocular.
Conclusão: cada um faz o que acha melhor, mas será que um parabrisas laminado vale mais que um olho?

dourado gpi
14/11/2007, 23:20
Aqui na minha cidade tem empresa especializada em vidros que vendem o vidro laminado na medida certa sob encomenda, não fica muito caro. O chato que eu acho é preparar a base do parabrisa e calcular a diferença da espessura da borracha em relação ao vidro, pq o molde é feito em papelão e a possibilidade de erro é grande. Por isso é que eu tô considerando a possibilidade de colocar o de acrílico (de 4 milimetros) com insulfime externo pra não arranhar muito, pois posso comprar um pouco maior e vou tirando o excesso na lixadeira até ficar na medida ideal e é mais resistente que os de vidros em geral. O que vcs acham?????

Nilson MT
15/11/2007, 00:05
É possivel que cada um tenha uma opiniao a repeito, mesmo que seja apenas pra defender sua tese inicial, mas uma coisa é serta, segurança é prioridade e não se descute, outras questoes como preço e facilidade para aquisiçao etc, é outra historia, a repeito do vidro laminado sob medida peça para quem vai fazer o serviso tirar as medidas assim ele fica responçavel por entregar na medida exata

Dimmy
15/11/2007, 13:15
ja usei acrilico,,
nao é bom,,
risca de mais..Mesmo colocando insufilme o resultado nao fica.bom,.
coloquem vidro mesmo,,temperado ou laminado

flws

Jorge_PG
15/11/2007, 23:10
Hei galera acrilico mesmo com insufilm num presta num esquece q u 6 vão anda no barro e até vidro risca com barro outra coisa já inventaram uma tar d cola pra parabrisas ai é só faze a armação de cantoneira e colar o vidro cusat R$ 20.00 o tubo d cola


umbração pru 6

Marcelo A. Marchiodi
16/11/2007, 10:03
Parabrisas com vidro temperado só se vc não presar pelos seus olhos.
Breve história: Em 1989 um amigo bateu um Scort ano 1984 numa arvore, nesse ano ainda não era obrigatório o parabrisas laminado.
Resultado: ele ficou cego de um olho, poderia ter ficado dos dois olhos, usa colirio diariamente e é obrigado a fazer raspagens no globo ocular afetado a cada dois anos para diminuir a pressão intraocular.
Conclusão: cada um faz o que acha melhor, mas será que um parabrisas laminado vale mais que um olho?

Bom, pra mim isso já foi o suficiente... nem precisa falar mais nada. É melhor gastar com um laminado, prefiro ficar com os meus olhos em ordem! Em certas coisas, a palavra economia, mais barato e tal... simplesmente não cabe, é a mesma coisa de ao invés de ter um extintor, ter um balde de água no lugar dele...
Tenho um Gurgel que estou refazendo, vou procurar um orçamento de um vidro laminado pra ele, depois coloco aqui quando tiver.

Denilson Maçaneiro
16/11/2007, 13:49
não tenho parabrisas e etou pensando em colocar uma tela ou dessas grades finas, o que vc´s acham??
será que fica bom se colocar dessas telas usadas pra fazer cercas?

Marcelo A. Marchiodi
16/11/2007, 16:51
Vejam isso, acho que pode ajudar: http://www.acrilmax.com.br/home/automobilismo.htm

dourado gpi
16/11/2007, 22:23
É, eu tive pensando, vou colocar o laminado mesmo, pois o acrílico arranha muito. Quanto à medida que eu tava com medo de tirar errado, vou colocar o cara que vai me vender o parabrisas pra tirar, conforme me sugeriram, assim se ele errar eu não pago dobrado. Valeu galera, o problema é bom assim, bem discutido pra tirar todas as dúvidas.

dourado gpi
16/11/2007, 22:35
Quanto a colocar tela no lugar do parabrisas, o colega meu colocou daquelas quadradinhas, ficou boa apesar de ser meio fina, mas a questão da lama continua com as avalanches...

leobnaval
18/11/2007, 13:53
também tenho caso na familia que bateu um scort 86 e o vidro além de cortar entrou nos cortes tendo o médico que retirar cacos para fazer a sutura e continuou saindo cacos por anos que eram rejeitados pelo organismo na região afetada por isso vidro só laminado lembrando que todos veículos produzidos no brasil foram obrigados utilizar para-brisa laminado a partir de 1989.

Agnaldo Bottaro
22/11/2007, 09:42
Bons dias Senhores, a algum tempo atrás andei olhando um tal de policarbonato com película anti risco a placa de 1m x 2m por 5 mm de espessura sai perto de R$ 300,00 e da pra fazer até curvatura com ele, tem gente fazendo para-brisas de replicas em fibra com ele, achei uma opção interessante.

abraços a todos

Marcelo A. Marchiodi
22/11/2007, 10:56
Bons dias Senhores, a algum tempo atrás andei olhando um tal de policarbonato com película anti risco a placa de 1m x 2m por 5 mm de espessura sai perto de R$ 300,00 e da pra fazer até curvatura com ele, tem gente fazendo para-brisas de replicas em fibra com ele, achei uma opção interessante.

abraços a todos

Muito interessante, achei que fosse bem mais caro, onde você viu esse orçamento Agnaldo? Qual seria a resistência dele?
Dê mais detalhes!!!

Agnaldo Bottaro
22/11/2007, 11:15
Cara , o material eu vi na loja vick, eles tem material para comunicação visual, o site é www.vick.com.br (http://www.vick.com.br) tem lá também os boletins técnicos a respeito do material para downloads gratuitos, dê uma olhada.

abraços

mapuche
27/01/2008, 17:34
NAO CONHESO NADA DESTO DE TRILHAS SO TOU LENDO AGORA.....LAMA Q EU SAIBA NAO QUEBRA VIDROS...ACHO Q PEDRA SIM....COLOCA UMA TELA FINA EM ASO LOGO TIRA ELA E JA:concordo:

digobrazil
06/02/2008, 11:21
acrilico e laminado nao dura nada.............ja vi muita gente tirando esses parabrisas no meio da trilha pq fica td riscado sem condições de visibilidade.
nao sei o que vcs julgam de o qt é caro , mas eu cotei aqui em campinas/sp, um vidro laminado de 8mm no tamanho de 102x56cm por R$180,00 e a loja ainda fazia em 2x.
ainda nao mandei fazer, mas o vidraceiro me pediu para fazer um molde em duratex(aquelas chapas de madeira) que nao tem problema de sair diferente.

aleoliver
07/06/2008, 18:57
Olá pessoal, realmente o acrilico não dá, fui numa trilha com um amigo meu e no primeiro atoleiro encheu de barro fui limpar e arranhou tudo, quando estavamos voltando já no começo do anoitecer o acrilico começou a ambassar e não tinha nada que desembassava ele, a unica solução foi colocar a cabeça pra fora e vir embora, pq não dava pra tirar o acrilico na trilha...

e ai alguem tem mais alguma soluçao?

Denilson Maçaneiro
08/06/2008, 11:13
Que tal fazer com policarbonato?
Alguem já tentou?
Ele é transparente como o acrílico, porém muito mais resistente, não quebra e mais resistente a aranhões tb.
Tb é mais caro que o acrilico porém é mais resistente, questão de fazer um pequeno teste.

brunomattioli
08/09/2008, 23:26
Então, na minha gaiola usei vidro laminado. O acrílico e o policarbonato arranham demais. Inclusive, o acrílico ao quebrar deixa pontas muito perigosas (tive essa experiencia nas portas da minha gaiola e acabei subustituindo por policarbonato usado na stock car.

Segue a foto do meu brinquedo.

Zupa
10/09/2008, 12:10
Gente, veja quanto custa um cacete tipo trilha. Existem modelos baratos que serviriam bem para gaiola, já um óculos para acompanhar fica perto de R$30,00 (protork) que pode ser ajustado para ser usado sem o capacete. Faço trilha de moto há seis anos e já usei várias marcas e as melhores são scotch e smith, mas são mais caros, já o da protork apresenta excelente custo benefício.
Na minha região o problema é poeira, e eles vedam muito bem.

Mas minha conclusão final é: CAPACETE!!!:palmas: Segurança não tem preço.

Zupa
10/09/2008, 12:13
Já que dei a idéia, aí vão links onde costumo comprar meus equipamentos:

www.webracing.com.br (http://www.webracing.com.br)
www.rs1.com.br (http://www.rs1.com.br)
www.terramoto.com.br (http://www.terramoto.com.br)
www.motostreet.com.br (http://www.motostreet.com.br)

Mário Francisco
08/03/2009, 19:53
:pensativo:Dúvida cruel...
Tb tive o mesmo problema, só com uma diferença o meu veículo é um fora de série, vidros sobre encomenda são carissssssssssímos, vidro temperado é proibido por lei, vidro laminado é fragil (trinca com a maior facilidade) e o acrilico risca com pensamento. Sobrou o policarbonato, eu considerei o mais indicado, helicoptero usa, aviões leves usam, stock car usa, moto usa, então questionei:- por que não usar???
Só tive um problema. Dei com a cara na lei:parede:.
Até agora não consegui uma orientação baseada na legislação, as opiniões são totalmente contraditórias, no caso de um fora de estrada sem documentação (só pra trilhas), acredito q seja viavel a utilização do policarbonato, usando medidas de espessura satisfatórias eu sei q é muito resistente. É claro q com o uso êle acabará por ficar riscado, assim como os outros terão algum tipo de avaria, a reposição acho q é mais viavel. Afinal é um fora de estrada.
Obs:- A CPTM está usando o policarbonato nas janelas de seus vagões e as pedras não acertam mais os passageiros:-D, e, a espessura não é tão assim!!!

Matheus MG
10/03/2009, 12:53
galera os vidros originais de fusca e brsilia é qual desses ai
tem uma gaiola aqui na minha cidade q usa parabrisa traseiro da brasilia
eu uso capacete msm
outro colega ja pos parabrisa na gaiola dele e disse q nao fica bom pois na epoca da poeira forma um redemoinho dentro e nao sai
eu pensei se eu fosse colocar para brisa na minha faria um sistema tipo o do jipe para abaixar ele e usaria um parabrisa traseiro de fusca ou brasilia cortado se necessário
mas flem ae qual a objeçao em usar para brisa originais ?

abraços

ZCC
10/03/2009, 18:41
galera os vidros originais de fusca e brsilia é qual desses ai
tem uma gaiola aqui na minha cidade q usa parabrisa traseiro da brasilia
eu uso capacete msm
outro colega ja pos parabrisa na gaiola dele e disse q nao fica bom pois na epoca da poeira forma um redemoinho dentro e nao sai
eu pensei se eu fosse colocar para brisa na minha faria um sistema tipo o do jipe para abaixar ele e usaria um parabrisa traseiro de fusca ou brasilia cortado se necessário
mas flem ae qual a objeçao em usar para brisa originais ?

abraços

Brasilia é tudo temperado, fuscas mais antigos tb