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Ver Versão Completa : Como Regular Ponto de Ignição?



helio soares
13/11/2007, 22:37
Alô Camaradas, alguém por gentileza poderia relacionar passo a passo de como regular o ponto de ignição do meu NIVA? Está tudo original, motor carburador etc...

Qualquer dica será bem vinda.

Abraços!!!

fabioaguilera
14/11/2007, 12:48
Camarada, acho melhor vc levar num mecânico, pois acho impossível acertar o ponto de ignição sem utilizar uma pistola estroboscópica e os valores de referência (tem uma especificação de graus de avanço ou atraso para condições específicas) constantes do Manual do Técnico.

Girti
14/11/2007, 13:09
Alô Camaradas, alguém por gentileza poderia relacionar passo a passo de como regular o ponto de ignição do meu NIVA? Está tudo original, motor carburador etc...

Qualquer dica será bem vinda.

Abraços!!!

Hélio, este é um serviço que requer uma pistola estroboscópica, equipamento que todo mecânico digno deste nome possui. Há maneiras de se regular o ponto sem ela, mas são extremamente trabalhosas e, caso não sejam corretamente executadas, imprecisas. Além disso, seria como reinventar a roda... ;)

É melhor você levar o seu Niva a um mecânico, ele poderá fazer a regulagem em poucos minutos, e talvez nem cobre pelo serviço. O ponto de ignição do motor Lada é + - 1, se não me engano (meu motor está com o comando Aerocar, o ponto é diferente do original). Talvez o seu Niva ainda tenha, do lado interno do capô do motor, a indicação do ponto de ignição, verifique.

[ ]s

alexandre roveri
14/11/2007, 14:30
É perfeitamente possivel realizar a regulagem de ponto em casa!
A unica coisa mais complicada, seria bom vc ter é um multimetro (vale a pena investir em um), mas tb pode utilizar uma lampada de de 12V como teste !
Sempre bom ter o manual em mãos
Vamos lá então ?
1º Achar o ponto estático : Encontre na carcaça de aluminio que tampa o motor as 3 marcas em alto relevo( 0º, 5º e 15º) conforme o sentido de rotação ! E na polia da arvore de manivelas o marca de referência , posicione a marca da polia com a marca de 0º da carcaça, verifique se o martelete do distribuidor está apontando para o cabo de vela do cilindro 1, caso ele aponte para o cabo da 3º vela gire mais 360º a polia !
Agora solte o corpo do distribuidor e com a ajuda do multimetro verifique o momento exato em que o circuito se abre
Pronto ponto estático regulado em 0º, não me lembro agora com quantos graus de avanço o manual manda regular, caso seja 5º, repita a operação, mas agora com a marca da polia em 5º !
Se for ignição eletronica o procedimento é o mesmo o que muda é a forma de captar o sinal, não me lembro agora em quais pinos do conector da cx de ignição vc verifica !
Tenho certeza de que alguem poderá complementar essa dica !
É muito prazeroso poder regular e afinar o própio carro ! :concordo:

Fábio Neves
14/11/2007, 14:54
É perfeitamente possivel realizar a regulagem de ponto em casa!
A unica coisa mais complicada, seria bom vc ter é um multimetro (vale a pena investir em um), mas tb pode utilizar uma lampada de de 12V como teste !
Sempre bom ter o manual em mãos
Vamos lá então ?
1º Achar o ponto estático : Encontre na carcaça de aluminio que tampa o motor as 3 marcas em alto relevo( 0º, 5º e 15º) conforme o sentido de rotação ! E na polia da arvore de manivelas o marca de referência , posicione a marca da polia com a marca de 0º da carcaça, verifique se o martelete do distribuidor está apontando para o cabo de vela do cilindro 1, caso ele aponte para o cabo da 3º vela gire mais 360º a polia !
Agora solte o corpo do distribuidor e com a ajuda do multimetro verifique o momento exato em que o circuito se abre
Pronto ponto estático regulado em 0º, não me lembro agora com quantos graus de avanço o manual manda regular, caso seja 5º, repita a operação, mas agora com a marca da polia em 5º !
Se for ignição eletronica o procedimento é o mesmo o que muda é a forma de captar o sinal, não me lembro agora em quais pinos do conector da cx de ignição vc verifica !
Tenho certeza de que alguem poderá complementar essa dica !
É muito prazeroso poder regular e afinar o própio carro ! :concordo:


Esse é o Galin de Sumaré :palmas::palmas:

Adorei a explicação, vou fazer isso no meu!!!

Girti
14/11/2007, 16:45
É perfeitamente possivel realizar a regulagem de ponto em casa!
A unica coisa mais complicada, seria bom vc ter é um multimetro (vale a pena investir em um), mas tb pode utilizar uma lampada de de 12V como teste !
Sempre bom ter o manual em mãos
Vamos lá então ?
1º Achar o ponto estático : Encontre na carcaça de aluminio que tampa o motor as 3 marcas em alto relevo( 0º, 5º e 15º) conforme o sentido de rotação ! E na polia da arvore de manivelas o marca de referência , posicione a marca da polia com a marca de 0º da carcaça, verifique se o martelete do distribuidor está apontando para o cabo de vela do cilindro 1, caso ele aponte para o cabo da 3º vela gire mais 360º a polia !
Agora solte o corpo do distribuidor e com a ajuda do multimetro verifique o momento exato em que o circuito se abre
Pronto ponto estático regulado em 0º, não me lembro agora com quantos graus de avanço o manual manda regular, caso seja 5º, repita a operação, mas agora com a marca da polia em 5º !
Se for ignição eletronica o procedimento é o mesmo o que muda é a forma de captar o sinal, não me lembro agora em quais pinos do conector da cx de ignição vc verifica !
Tenho certeza de que alguem poderá complementar essa dica !
É muito prazeroso poder regular e afinar o própio carro ! :concordo:


Repetindo o que eu escrevi:

"Há maneiras de se regular o ponto sem ela, mas são extremamente trabalhosas e, caso não sejam corretamente executadas, imprecisas. Além disso, seria como reinventar a roda..."

Concordo com o Alexandre no que tange ao prazer de consertar e/ou ajustar certas coisas no próprio carro, mas acho que, no caso particular do acerto de ponto, o uso da pistola estroboscópica é tããão mais prático, que o método "caseiro" só se justificaria em caso de uma emergência no meio do nada. Mas é sempre útil aprender como se faz, caso esta emergência surja, e é sempre bom ter alguém para nos ensinar como fazê-lo!

[ ]s

alexandre roveri
14/11/2007, 22:52
Repetindo o que eu escrevi:

"Há maneiras de se regular o ponto sem ela, mas são extremamente trabalhosas e, caso não sejam corretamente executadas, imprecisas. Além disso, seria como reinventar a roda..."

Concordo com o Alexandre no que tange ao prazer de consertar e/ou ajustar certas coisas no próprio carro, mas acho que, no caso particular do acerto de ponto, o uso da pistola estroboscópica é tããão mais prático, que o método "caseiro" só se justificaria em caso de uma emergência no meio do nada. Mas é sempre útil aprender como se faz, caso esta emergência surja, e é sempre bom ter alguém para nos ensinar como fazê-lo!

[ ]s

Cada um sabe onde o calo aperta mais no sapato ! O mais importante é ter acesso a informação correta e, a que se deseja !
Logo que comprei meu Niva, e tive meus primeiros problemas mecanicos, e consequentemente, minhas primeiras desilusões com mecanicos, se, digo se, tivesse dado ouvidos a coisas como : - desmontar uma suspeção é coisa de iniciados, carburador só em especialista, cambio de chevette nunca casa com motor de Niva, não se altera tx de compressão, pivô de D-20 é um sacrilégio, nem me lembro mais quantos pecados cometí, ...................
Te garanto que, pra mim, mesmo gastando muito mais do que o normal, valeu cada centavo .
Mais do que isso, quando a troca de informações acaba se tranformando em troca de "favores", é o maior barato !
Tentei implantar uma idéia assim em um grupo de e-mail uma vez ! :- Vc necessita de uma peça, eu tenho ela. :- Passa lá e pega !
Acabei sendo moderado por enviavar msg fora do contexto ,e pior, por ter contestado o principio da moderação
Essa semente foi plantada por uns Niveiros Zé Ruéla do Rio de Janeiro que deram o nome de DAG (Dia de Ação de Graxa), ao dia em que os amigos se ajudam !
Fico muito feliz quando um amigo aqui da minha região tem um problema e a "GALERA" ajuda a resolver

Abraços

jiper
15/11/2007, 00:05
kavuska...
Gostaria de dar uma opinião a respeito deste tópico.
Com certeza, o uso da lampada "de ponto" ou estroboscópica é o mais indicado, mas vale ressaltar que o ponto inicial de ignição do niva pode ser variado conforme o uso, pois a especificação original é pra uma gasolina mais pura, c/ menos alcool e outras barbaidades que encontramos.
Minha sugestão é a seguinte:
1 - Coloque a polia do motor com a referencia na marca 0 da carcaça.
2 - Tire a tampa do distribuidor e verifique se o rotor/cachimbo/martelete está direcionado para o pino da tampa do primeiro cilindro (que geralmente no niva é o mais longe do radiador).
3 - Na borda da carcaça do distrib. (onde a tampa assenta)tem uma marquinha.
4 - Solte a porca do distribuidor e alinhe o centro do rotor/cachimbo/martelete com esta marquinha
5 - gire a polia do virabequim no sentido anti-horário até a marca ficar entre 0 e 5°
6 - gire a carcaça do distribuidor até a marquinha da face ficar no centro do rotor/cahimbo/martelete
7 - Aperte a porca do distribuidor, coloque a tampa e de a partida no motor.
8 - saia com o veiculo e leve a chave 13mm, se notar falta de potencia, solte a porca do distribuidor e adiante o ponto, girando a carcaça do distribuidor no sentido anti-horario só um pouquinho ou se notar que ao apertar o acelerador o motor bate pino, atrase o distribuidor um pouco, girando no sentido horário.
Este afinamento é o ideal para motores antigos e carburados, a platinado ou ignição eletronica.
Se for a platinado, antes é necessario ajustar a abertura do platinado (angulo de permanencia).
1 - Abra a tampa dos distribuidor
2 - Gire a polia do virabrequim ate um dos quatro cames do eixo do distrib.
estiver com a parte mais alta encostando no platinado. Verifique se uma lamina de 0,07 milimetros ou serve uma de serrinha sem os dentes passa pela abertura dos contados do platinado.
3 - Se ao passar a lamina abrir mais o plainado, é necessario aumentar mais a folga. Solte o parafuso de regulagem e corrija a folga,
se a lamina passar muito folgada,é necesário fechar mais a abertura.
Obs. antes verifique se o platinado não está com calcificação nos contados (uns pinozinhos que se criam pela indução da corrente elétrica,
se tiver troque o platinado e o capacitor (condensador) antes.
Lixar os contatos é uma medida de emeregencia.
Desculpem a msg longa. mas quem gosta de aprender e meter a mão na massa.
Obrigado:pensativo::concordo::dance:

Jonatars
15/11/2007, 00:24
Alexandre, gostei muito da sua dica, se descobrir quais são os pinos do modulo, posta aí que minha ignição é eletronica, que alias quando foi instalada na oficina, deixaram meu motor fora de ponto, como não daria para voltar lá no outro dia, peguei o manual do mecanico do Niva e encontrei o seguinte: "Para o ajuste do avanço inicial da ignição, deve-se desligar o motor, soltar a porca de fixação do distribuidor, e girar esta no angulo requerido. Para aumentar o angulo de avanço, o distribuidor deverá ser girado no sentido anti-horario; para diminuir o angulo, girar o distribuidor no sentido horario. Após o ajuste verificar novamente o avanço inicial de ignição" , cara quando voce acelerava ele em lenta e acelerava muito, e rápido, e andando não tinha força, alguns amigos mais experientes me disseram que o ponto estaria adiantado de mais, e quando li esse trecho no manual, pensei, isso consigo fazer, mas ai surgiu a dúvida, como é que vou testar depois e meu tio que estava comigo na oportunidade me disse: Andando com o carro! Foi o que fiz, atrasei o ponto dessa maneira por duas vezes, e sai com ele andando pelo quarteirão para testa-lo e na segunda tentativa ele estava perfeito, quando levei ele para a oficina e contei o ocorrido, o camarada que sempre me atende fez os testes e disse sorrindo que o carro não estava fora de ponto merda nenhuma e que eu era rabudo filho da p...., e parasse de fuçar onde não devia RSSSSSS..... Que foi na cagada, foi, mas que acertei, ah eu acertei Rssss....:eek:

helio soares
18/11/2007, 02:22
Obrigado camaradas pelas dicas de como conseguir ponto de ignição. Realmente tem mecânico que gosta de enrolar os NIVEIROS, mas com a ajuda dos foristas isso tende a acabar... pra vcs terem idéia fui a um mecânico orçar para refazer o motor do meu NIVA, o cara disse que ficaria em torno de R$4.000,00....é pra rir néh pessoal....segunda-feira vou acabar com a raça do mecânico safado ele cobrou R$38,00 num jogo de velas NGK BP6ES e ainda me disse que era a mesma NGK BP5ES recomendada pelo fabricante, conclusão... mecânico safado pilantra, e fornecedor ladrão sonegador de impostos, ambos vão se ver comigo.

henrique brennichi
18/11/2007, 18:15
Cada um sabe onde o calo aperta mais no sapato ! O mais importante é ter acesso a informação correta e, a que se deseja !
Logo que comprei meu Niva, e tive meus primeiros problemas mecanicos, e consequentemente, minhas primeiras desilusões com mecanicos, se, digo se, tivesse dado ouvidos a coisas como : - desmontar uma suspeção é coisa de iniciados, carburador só em especialista, cambio de chevette nunca casa com motor de Niva, não se altera tx de compressão, pivô de D-20 é um sacrilégio, nem me lembro mais quantos pecados cometí, ...................
Te garanto que, pra mim, mesmo gastando muito mais do que o normal, valeu cada centavo .
Mais do que isso, quando a troca de informações acaba se tranformando em troca de "favores", é o maior barato !
Tentei implantar uma idéia assim em um grupo de e-mail uma vez ! :- Vc necessita de uma peça, eu tenho ela. :- Passa lá e pega !
Acabei sendo moderado por enviavar msg fora do contexto ,e pior, por ter contestado o principio da moderação
Essa semente foi plantada por uns Niveiros Zé Ruéla do Rio de Janeiro que deram o nome de DAG (Dia de Ação de Graxa), ao dia em que os amigos se ajudam !
Fico muito feliz quando um amigo aqui da minha região tem um problema e a "GALERA" ajuda a resolver

Abraços
roveri você simplesmente demais, cara!!! gente como você tá extinção que Deus te abençoe e te conserve durante muito tempo entre nós. Um abraço, henrique brennichi.

fabioaguilera
20/11/2007, 00:13
Caramba, bicho... o mecânico nem cobra pra acerta o ponto da ignição... rs

VKASP
28/12/2007, 01:31
Pessoal, lendo esse tópico antigo fiquei com uma dúvida: comentaram que o ponto indicado no manual era para a gasolina russa.
Isso procede?
E como a adição de alcool da nossa gasolina jabuticaba (só tem no Brasil) afeta o ponto recomendado pela fábrica?

Abraços!

Valdomiro

Girti
28/12/2007, 08:52
Pessoal, lendo esse tópico antigo fiquei com uma dúvida: comentaram que o ponto indicado no manual era para a gasolina russa.
Isso procede?
E como a adição de alcool da nossa gasolina jabuticaba (só tem no Brasil) afeta o ponto recomendado pela fábrica?

Abraços!

Valdomiro

Salve, Valdomiro! E o 2105, já foi buscá-lo no Wilson?

O ponto de ignição indicado no manual brasileiro já considera a gasolina brasileira.

O álcool foi introduzido na nossa gasolina há vários anos, para substituir o chumbo tetraetila, componente altamente venenoso que aumentava a octanagem da gasolina. A octanagem permaneceu a mesma, embora, como bem sabemos, haja em nosso país dois tipos de gasolina: a gasolina e "gasolina", esta última composta de gasolina + solventes diversos, todos eles mais baratos que a gasolina, com o intuito de lucrar :twisted: :twisted: :twisted:às custas dos incautos que abastecem em postos suspeitos. :discordo: :sad: :parede:

Poderá haver pequenas variações no ponto de ignição ideal de um motor, dependendo da altitude do local onde se encontra, do fato de já haver tido seu cabeçote retificado, etc.... Nestes casos, pode-se fazer algumas tentativas de alteração para mais ou para menos, porém sem esperar graaaaaandes melhorias no desempenho do carro.

[ ]s

VKASP
29/12/2007, 09:58
Salve, Valdomiro! E o 2105, já foi buscá-lo no Wilson?
Gil, tudo bem? Sim, fui buscar e já estou de volta ao Rio. O Wilson e o Alcides merecem a fama que têm, o carro ficou ótimo! Já agendei a próxima visita.

O ponto de ignição indicado no manual brasileiro já considera a gasolina brasileira.
Foi o que eu imaginei. Pelos avisos adesivos grudados no carro se nota que passaram por alguma "nacionalização". Resta saber qual era o teor de álcool na gasolina da época.
Na verdade estava querendo saber se a adição de álcool implicou na mudança do ponto de ignição (que no 2105, segundo a etiqueta de fábrica é de cinco graus, mais ou menos dois), mas pelo visto a recomendação da Lada já leva em conta o nosso combusível.
Abraço!

Gustavo Niva
30/12/2007, 00:32
Do manual:
Ponto de ignição, 820 a 900 rpm 0 a 2º apms

apms = antes do ponto morto superior...

Mas não achei sobre aquelas 3 marcas na carcaça, a maior lembro de ter visto uma vez que era 0º, e as outras não lembro, mas acho que são de 5º e 10º...


E no GNV, quanto é o ideal? Botei no 10º, tô fazendo merda!? :parede:

VKASP
31/12/2007, 00:05
Do manual:
Ponto de ignição, 820 a 900 rpm 0 a 2º apms


É verdade! O manual do 2105 diz a mesma coisa, 0 a 2 graus, 820 a 900 RPM.

O detalhe curioso é o seguinte: a etiqueta em português colada dentro do capô, (Regulamentação do CONAMA, blá, blá, blá...) recomenda:

Gasolina com 22, mais ou menos 1 por cento de álcool.
Ponto de ignição em 4, mais ou menos 1 grau.
800 rpm (mais 50).

Seria a famosa "nacionalização"?

As marcas são 0, 5 e 10 graus, no sentido anti-horário.

E quanto ao GNV, lembro de ter lido, acho que aqui mesmo no fórum, que ele obriga a atrasar o ponto.

[]s

Sukys
31/12/2007, 13:45
GNV requer mais avanço de ponto que o álcool, e este mais avanço que a gasolina.


.

Gustavo Niva
31/12/2007, 16:01
SUKYS, mais avanço significa mais graus antes do ponto morto superior, certo? :parede:

VKASP, com certeza isso é uma das coisas que rolou na nacionalização... agora me explica pq o manual (em portugues... nacionalizado) tá diferente da etiqueta!! heheheheh... mas, como tem umas partes do manual mecânico que a tradução é muito porca, eu confiaria na etiqueta...

Edintruder
31/12/2007, 17:08
De modo geralk eu primeiro ligo o carro e vou girando o distribuidor até ter uma rmp mais alta na lenta, depois retorno um pouco até estabilizar o rpm. Deslilo e ligo o motor, ele tem que pegar na beliscada da chave e ficar sereninho. Depois disso confiro as marcações para ver se está próximo das marcas das polias quando fecham os contatos.
Sempre deu certo comigo.

Sukys
02/01/2008, 02:02
SUKYS, mais avanço significa mais graus antes do ponto morto superior, certo?

Certo, mas é bom que se diga que o avanço estático tem a ver com estabilidade de marcha lenta. Dai em diante, quem manda é o avanço centrífugo.

.

Gustavo Niva
02/01/2008, 11:21
Hmmmm... se eu tô entendendo direito, daí em diante a curva vai estar tão diferente por causa do gnv que só com algum aparelho que altere a curva de ignição eu vou conseguir um ponto raozável, certo? hehehehe

Agora, pra eu confirmar na prática que minha curva tá muito errada, posso:
Regular o ponto de ouvido para a melhor marcha lenta.
Travar o carburador em 3000 RPM
Mexer novamente na base e se der muita diferença posso assumir que a curva está muito errada?
(Ou seja, praticamente o que deve ser feito para regular algum desses aparelhos que corrijam a curva, só que sem o aparelho)

Sds.

Sukys
02/01/2008, 16:51
Hmmmm... se eu tô entendendo direito, daí em diante a curva vai estar tão diferente por causa do gnv que só com algum aparelho que altere a curva de ignição eu vou conseguir um ponto raozável, certo?

Bingo!


Agora, pra eu confirmar na prática que minha curva tá muito errada, posso...
Regular o ponto de ouvido para a melhor marcha lenta.

Mais uma vez, avanço estático serve para ajustar a estabilidade da marcha lenta, e só.
Da marcha lenta até o limite de giro quem manda é o avanço centrífugo, que serve justamente para avançar o ponto em função da rotação do motor.


Travar o carburador em 3000 RPM

Pra que travar? Por que em 3.000?


Mexer novamente na base e se der muita diferença posso assumir que a curva está muito errada?

O avanço estático é somado ao avanço centrífugo, logo a alteração do estático também exerce influência no centrífugo, só que o procedimento pretendido tem que ser feito no EXATO MOMENTO em que o motor está sob carga e em rotação estável, caso contrário dificilmente perceberá alguma alteração, a não ser em dinamômetro.


Ou seja, praticamente o que deve ser feito para regular algum desses aparelhos que corrijam a curva, só que sem o aparelho

Sem o uso de equipamento eletrônico que permita a alteração da curva (RCI, por exemplo), só com o uso de dinamômetro + equipamento de acerto de curva (Distributor Test da Sun, por exemplo), só que fazer a alteração por este meio requer muito conhecimento, diversos conjuntos de contrapesos e molas de avanço centrífugo para teste, várias horas de trabalho, e não sai barato nem nos EUA, quem dirá no Brasil, além do que este tipo de alteração não serve para motor bi-combustível.

http://www.vintagewerks.com/html/body_recurving_services.html

.

alexandre roveri
02/01/2008, 22:56
TB não consegui entender o porque de travar o acelerador em 3000rpm !!!!

qual a lógica disso ?

Gustavo Niva
02/01/2008, 23:19
A idéia ali não era pra regular, mas sim pra testar... 3000 é meio arbitrário... só pra acordar o avanco centrifugo...

1o acha o avanço estático "certo" na lenta, depois vai nas X rotações e era pro avanço dar conta (gasolina com distribuidor de gasolina, etc) e o ponto estar certo... aí, se eu girar a base do distribuidor vou estar tirando do ponto certo e a rotação vai diminuir...

Masssssss.... se eu girar e a rotação subir, significa que a curva está errada...

alexandre roveri
03/01/2008, 15:01
A idéia ali não era pra regular, mas sim pra testar... 3000 é meio arbitrário... só pra acordar o avanco centrifugo...

1o acha o avanço estático "certo" na lenta, depois vai nas X rotações e era pro avanço dar conta (gasolina com distribuidor de gasolina, etc) e o ponto estar certo... aí, se eu girar a base do distribuidor vou estar tirando do ponto certo e a rotação vai diminuir...

Masssssss.... se eu girar e a rotação subir, significa que a curva está errada...

AH !!! Desculpa a minha ignorancia, é que eu tenho 8paus na poupança e ganho 600conto por meis, Ai fica dificil acompanhar !!!
Mas, brincadeiras a parte, entendi a idéia dos 3000giros !

:twisted:

PS - Gustavo, dá pra vc tirar essa porra de bichinho que fica ziguezagueando na tela ? OH coisa chata du caraio

Soldier
03/01/2008, 15:50
AH !!! Desculpa a minha ignorancia, é que eu tenho 8paus na poupança e ganho 600conto por meis, Ai fica dificil acompanhar !!!


Acho que eu já vi (li) isso em algum lugar :pensativo: :!:


:mrgreen: :mrgreen: rsrsrs!

Gustavo Niva
03/01/2008, 15:50
8???? Me empresta pra eu comprar umas peças originais russas???

Entendeu pq as 3000?? Mas e aí? Serve, funfa, etc ou vou gastar tempo a toa??

PS - Ok,tiro... mas só pq foi tu que pediu...

alexandre roveri
03/01/2008, 22:13
8???? Me empresta pra eu comprar umas peças originais russas???

Entendeu pq as 3000?? Mas e aí? Serve, funfa, etc ou vou gastar tempo a toa??

PS - Ok,tiro... mas só pq foi tu que pediu...

Agora que eu entendi sobre o pq dos 3000 posso comentar !!
-Se fosse escolher a RPM optaria por 3500 que é onde faço (fazia) a troca de marchas no Niva (faixa de maior torque e melhor consumo).
- Outra coisa é que, é muito diferente um motor sobre carga (tracionando o carro) e um motor girando livre :concordo: Então acho EU. que vc ia perder tempo fazendo esse teste, pois, o que vai te dizer algo, é com o carro andando (subidas,retas,desacelerações)
Em todo caso, faz a regulagem do modo como vc está propondo e manda o resultado pra gente, dando certo ou errado a gente está ganhando conhecimento :mrgreen:

Nivaléria
12/05/2008, 21:30
Suks eu uso esse avanço de RCI, mas não sei em que ponto deixar esse negócio. Tem como me dar uma pista??? grato

Sukys
12/05/2008, 23:09
Flavio,

O ajuste é descrito no manual, e deve ser feito observando o desempenho do motor sob carga (por exemplo, em subida íngreme ou sob aceleração) .
No caso do Niva, para simplificar, comece com o ajuste em meio curso e faça com o carro um trajeto conhecido, de preferência com subidas. Altere um pouco o ajuste, para mais ou para menos, e refaça o trajeto. O ponto de ajuste ideal é aquele em que o motor apresentar o melhor desempenho.

.

Fabil
13/08/2008, 19:48
Ressussitando o topico..

alguem pode explicar a diferenca entre e vantagens praticas entre uma pistola de ponto com avanco e sem avanco??

to precisando comprar uma pistola de ponto e a comum achei por 175,00 nova.. e outra do mesmo fabricante porem com avanco ( e tb com conta-giro e voltimetro digital, que só de ter conta-giro já é legal p/ acertar motores em carros sem conta-giros) custa 350,00

pistola comum sem avanco, já usei , blz..

mas e as com avanco??? qual a finalidade e praticidade?

T+

Nivaléria
13/08/2008, 20:21
Camarada, pelo que sei, o avanço na pistola serve exatamente para você verificar se o distribuidor está com os avanços funcionando normalmente. Primeiro vc afere a regulagem sem o avanço. Depois acelera o carro e faz a medida acionando o avanço na pistola. Não sei se fui muito claro, mas uma pistola sem avanço é bem inferior a com avanço. Mas se existe é porque deve haver uma forma de usar e fazer as devidas aferições. Mas quando aprendi, foi com a de avanço.

Marcio Rossetto
14/08/2008, 18:52
Fabil, a pistola de ponto pisca exatamente quando o distribuidor fecha o contato , ou seja na frequencia da faisca.

VC olha na polia a marca zero parada , essa marca é referente ao ponto maximo superior do pistão .

Os motores trabalham creio que de 3 a 6 graus adiantados , isso na marcha lenta , fora o avanço mecanico do distribuidor em alta .
Me lembro que o opala tinha na polia tres riscos , então vc sincroniza não no risco do ponto maximo superior e sim no risco do lado . Isso dava o grau certo . Observe que nesse método vc não mexe na frequencia da luz .

Tem motores que não tem esse risco na polia ou gremalheira , então creio que essa pistola serve para isso , ou seja , vc consegue fazer o caminho inverso .

Atrasa a frequencia da luz ( ela deve medir em graus isso ) e visualiza o ponto principal .

Resumindo , ela mede em graus o atraso ou adiantamento da luz , porém vc continua vendo o risco principal na polia ou gremalheira .

Com isso , vc põe o motor adiantado ou atrasado 1 , 2 , 3 .... quantos graus quizer .

Acho que isso ? mas é bom confirmar .




Ressussitando o topico..

alguem pode explicar a diferenca entre e vantagens praticas entre uma pistola de ponto com avanco e sem avanco??

to precisando comprar uma pistola de ponto e a comum achei por 175,00 nova.. e outra do mesmo fabricante porem com avanco ( e tb com conta-giro e voltimetro digital, que só de ter conta-giro já é legal p/ acertar motores em carros sem conta-giros) custa 350,00

pistola comum sem avanco, já usei , blz..

mas e as com avanco??? qual a finalidade e praticidade?

T+

Fabil
14/08/2008, 19:44
continuo sem entender a funcao do avanco da pistola...

pela sua explicacao, mesmo se eu tiver usando uma pistola comum ( sem avanço) se eu quiser adiantar ou atrasa o ponto do motor, basta girar o distribuidor e acompanhar a marcacao da polia na escala certo?

mas valeu ...hehe

T+

Flugêncio
14/08/2008, 20:25
continuo sem entender a funcao do avanco da pistola...

pela sua explicacao, mesmo se eu tiver usando uma pistola comum ( sem avanço) se eu quiser adiantar ou atrasa o ponto do motor, basta girar o distribuidor e acompanhar a marcacao da polia na escala certo?

mas valeu ...hehe

T+

Fabil

Na pistola com avanço, vc avança os graus na própria pistola, então quando coincide-se as marcações no motor, estará no grau desejado, entendo assim. Tb tá no manual da pistola com avanço que tenho.

Nivaléria
14/08/2008, 21:04
Complementando o que o camarada Rosseto disse muito acertivamente, para ter certeza que o primeiro cilindro está no ponto máximo de compressão. Você vai por a polia na marca zero e soltar o cabo de vela do primeiro cilindro e tirar a vela. Mas confira no manual do mecânico do Niva se o 1º cilindro é mesmo o 1º na ordem, pois pode ser o 4º na sequência. Então você atrasa a polia uma meia volta, e pede para alguem enfiar o dedo no local da vela para não deixar passar o ar. Quem estiver na polia vai rodando ela para que a pessoa sinta se o está comprimindo ou não. OU seja a pessoa tem que sentir o dedo dela sendo pressionado pela compressão do cilindro. Aí você terá a certeza de que o 1º cilindro está no PMC. Faça isto até a polia ficar na marca zero. Aí vc vai partir para o ajuste do distrbuidor e fazer o teste da centelha.

Marcio Rossetto
14/08/2008, 22:02
Só complementando o que o Amigo Flavio falou , essa pessoa que põe o dedo no buraco da vela no meu caso é a Esposa :mrgreen:





Complementando o que o camarada Rosseto disse muito acertivamente, para ter certeza que o primeiro cilindro está no ponto máximo de compressão. Você vai por a polia na marca zero e soltar o cabo de vela do primeiro cilindro e tirar a vela. Mas confira no manual do mecânico do Niva se o 1º cilindro é mesmo o 1º na ordem, pois pode ser o 4º na sequência. Então você atrasa a polia uma meia volta, e pede para alguem enfiar o dedo no local da vela para não deixar passar o ar. Quem estiver na polia vai rodando ela para que a pessoa sinta se o está comprimindo ou não. OU seja a pessoa tem que sentir o dedo dela sendo pressionado pela compressão do cilindro. Aí você terá a certeza de que o 1º cilindro está no PMC. Faça isto até a polia ficar na marca zero. Aí vc vai partir para o ajuste do distrbuidor e fazer o teste da centelha.

cabral mecanica esportiva
07/12/2008, 14:26
para regular o ponto e muito simples mesmo se ele for platinado ou igniçao.deixa o motor funcionando e acelera até uns 2.000 giros ,solta a porca q trava o distribuidor e gira ele no sentido horario aé ele amarrar.ai é so voltar um pouquinho a´te ele alisar e ja era.vc acabou de fazer o varios mecanicos te cobrariam uns 10,00 pra fazer.obss.. se ele ficar tipo parecido com peso atraz ele esta atrazado ,é so girar sentido anti horario ,e se ele ficar rajando,amarrando na partida
ele esta adiantado,é so girar um pouco sentido horario.preste atençao pq se ele fechar o platinado ele atraza tbm. espero ter ajudado.