PDA

Ver Versão Completa : Freios



boimev
13/11/2007, 21:42
Olá Sr.s,
Andei um pedaço sumido....ops....
Tenho tido problemas com os burrinhos de freio do meu niva. O mecanico que hoje da assistencia a ele, sugeriu que fizessemos uma adaptação com peças de veiculos nacionais. Ele já fez isso com minha embreagem, que era mecanica e voltou a ser hidraulica, se não me engano com as bombas de s-10. Ficou show, melhor que do palio da patroa.... :)
Confio no cara, a questão aqui é, alguem aqui já fez, viu ou soube de alguem que já fez tal proeza. To querendo referencias, afinal uma pane no sistema de freios não tem as mesmas consequencias que uma pane no sistema de embreagem.

Abraços a todas e espero não ficar mais tanto tempo fora,

Marcio Farias
Cascão 91
boimev@ig.com.br
Feira de Santana - Ba

Rones Jr
13/11/2007, 22:47
burrinhos das rodas trazeiras...são os da Fiorino....mas vc se refere a que? Ao cilindro mestre e hidrovácuo?

Gustavo Niva
13/11/2007, 23:12
Márcio,
Cilindro de roda traseira - freio Fiat 147
Cilindro de roda traseira - freio Fiorino 77/78 - Varga - RCCR0141.0 - 4347258

Já ouvi falarem que a rosca (eita!) é diferente, mas no meu serviram perfeitamente... só pra garantir, leva o teu na loja e compara...

Troquei os meus um tempo atrás... se me lembro bem custaram uns 30R$ cada...

Uma vez me falaram que se trocar só o de um lado, pouco tempo depois o do outro lado vai estourar... não sei se é sério, e se acontecer deve ser só quando já está meio f#@$ msm... masssss... aconteceu exatamente isso no meu... 2x hehehehhe (a 1a com cilindro "original" com uns 6 meses de uso)


edição: Rones, tb fiquei na duvida, mas como ele falou "os burrinhos de freio" assumi que são os burrinhos de freio hehehehhehe ou então tá faltando alguma coisa no meu carro.........

boimev
19/11/2007, 13:02
Desculpem a demora.
Acho que me expressei mal, nem eu nem voces. São as pinças de freio, as peças aonde colocamos as pastilhas de freio, não são as pinças que se fixam nos disco de freio? Ah!!! são as peças aonde ficam os extratores de ar do sistema de freio.
Acho que me fiz entender, tomara.
Uma das pinças já esta isolada, alem do perigo é uma mer.... a direção puxando todas as vezes que freio o carro.

Abraços,

Marcio Farias
Cascão 91
boimev@ig.com.br
Feira de Santana - Ba

alexandre roveri
19/11/2007, 13:55
Sinceramente ainda tá um pouco confuso !!!! Mas,............. ! Se vc estiver se referindo as pinças de freio, ao sistema completo com 3 cilindros ! Não é tão simoples assim uma adaptação ! Não que não seja possivel ou impossivel, só depende um pouco de boa vontade e critério técnico !
Para adaptar um pinça de freio nacional vc vai ter que ter atenção 1º, na centralização do suporte com relação ao disco, 2º dependendo do modelo pode não ter espaço para a roda, ai vai ter que trocar o disco tb, ai vc vai ter que verificar como o disco se encaixa no cubo de roda, dependendo do trabalho é preferivel trocar cubo de roda inteiro, ai vc já ganha com relação ao rolamento de roda e as homocinéticas,..........:mrgreen::twisted:
Desanima não, quemsabe vc acha uma solução interessante ! :concordo:

Gustavo Niva
19/11/2007, 15:34
Marcio,
quais problemas tu tem tido? Não sei se vale a pena o trabalho duma adaptação aí (calma Maritaca!)... desculpe a sinceridade, mas isso aí tá parecendo cagada de mecânico....

Rones Jr
19/11/2007, 19:50
o reparo dos embolos das pinças é barato. Não vale a adaptação....claro, em minha única e exclusiva opinião.

alexandre roveri
19/11/2007, 22:00
:mrgreen::mrgreen:
o reparo dos embolos das pinças é barato. Não vale a adaptação....claro, em minha única e exclusiva opinião.

Essa seria a melhor alternativa !..........................mrgreen:!
O único porêm: A um tempo atrás, quase nenhuma loja de Niva, vendia somente o reparo, que é muito barato, "eles" queriam vender a peça a base de troca, ai ficava um tanto quanto mais caro !
Na minha humilde opinião, essa não é uma adaptação que valha a pena, apenas por causa do freio ;)
Caso aconteça a necessidade de vc trocar, rolamento, cubos, heterocinéticas, etc, etc. !!!! Ai sim :concordo:
Mas, caso ainda fique com vontade de adaptar algo, e se, eu puder ajudar, é só mandar um e1/2 :mrgreen:

Vicenzo
20/11/2007, 00:23
Cara, vê se é isso que tu ta pensando em fazer... http://www.natal4x4.com.br/ideia_38.htm mas não me parece boa idéia trocar as pinças dianteiras. O que todos dizem ser o melhor a fazer é colocar freios a disco na traseira...

A propósito, alguém sabe se dá pra usar as pinças traseiras do Corolla no freio traseiro do Niva e manter o freio de mão??? Será q tem local pra fixação do cabo???
Fora as traseiras do Kadett qual outra dá pra adaptar sem perder o freio d mão???

Gustavo Niva
20/11/2007, 01:01
Tem esse: Collete Varga (pág 11, http://www.trw.com.br/treinamento/apostilas/e-learning_freios/freio_a_disco.pdf )... acho que o flugencio tem esses no cangaceiro....

Rones Jr
20/11/2007, 01:26
Ai é outra história! Menos de um ano atrás, já me preparando para odisséia do encontro de Itanhadu, troquei os flexíveis e os reparos...mas, parece que sumiu do mercado! Sobre adaptar, como dou jeito no temporizador do meu limpador??? AUHAHU


:mrgreen::mrgreen:

Essa seria a melhor alternativa !..........................mrgreen:!
O único porêm: A um tempo atrás, quase nenhuma loja de Niva, vendia somente o reparo, que é muito barato, "eles" queriam vender a peça a base de troca, ai ficava um tanto quanto mais caro !
Na minha humilde opinião, essa não é uma adaptação que valha a pena, apenas por causa do freio ;)
Caso aconteça a necessidade de vc trocar, rolamento, cubos, heterocinéticas, etc, etc. !!!! Ai sim :concordo:
Mas, caso ainda fique com vontade de adaptar algo, e se, eu puder ajudar, é só mandar um e1/2 :mrgreen:

boimev
20/11/2007, 19:10
Exatamente isso Vicenzo.
Nunca tinha visto essa adaptação no site do natal. Mas é exatamente isso.
O problema com o freio do meu niva é que a pinça dianteira direita teve que ser isolada porque a rosca do extrator de ar não existe mais, então teria que levar num torneiro para abrir outra rosca e agora o sistema da roda traseira esquerda ta parecendo um chafariz jogando fluido de freio e não é a primeira vez.
Não achei os reparos, somente esse sistema de troca, fica meio caro mesmo.
Falei com o mecanico dos reparos, ele me disse que pode ser feito, mas ele ta achando as peças desgastadas demais e que se trocar os reparos agora não demora dar defeito novamente, por isso pensamos na adaptação e como ele fez a adaptação do sistema de embreagem hidraulico e ficou 10, to pensando em fazer o do freio e já aproveito e tiro o freio de mão e coloco o sistema de valvulas de ar nas rodas trazeiras, foi o natal que fez isso? Acho que foi!
A situação é essa, vou imprimir o site do natal e levar para o mecanico dar uma olhada pois ele tava querendo fazer com de alguma caminhonete (s10, ranger, sei lá), acho que seja melhor afinal foram desenvolvidos para suportar uma carga maior.

Grato a todos,

Marcio Farias
Cascão 91
boimev@ig.com.br
Feira de Santana - Ba

Nivoide
03/12/2007, 22:56
Gente to com tudo novo no niva m as o freio é fraco demais.
O que eu preciso fazer antes de partir para o cilindro mestre do siena/kadett?
Alguem tem o necessáriuo para isso, tipo de roscas entre o niva e o novo cilindro, adaptaçao do cilindro no servo do niva, etc?
Quero partir pro tudo o nada...muito medo de andar assim...

boimev
03/02/2008, 15:47
Olá pessoal,
Aqui a coisa terminou assim. Fiz a adaptação das pinças de freio, o cara colocou da strada e ficou 10. Na primeira freiada quase que saio pelo parabrisa. auhauahauha, deem o desconto da mentira, mas realmente ficou bom. Só tá com um pequeno ronco quando freio em alta, mas agora depois do carnaval vou levar lá para ele ver o que é.

Setup final do sistema de freios - Servo e hidrovacuo de corsa, pinças dianteiras de strada e parte traseira original com lonas adaptadas.

Agora quem não ta segurando o carro são os pneus que já estão meio +-. :-)

Rpz, essa adaptação de servo que fiz tá no site do camaradas, olha o site ai:

http://www.camaradasdoniva.com.br/

Vai no link "dicas e adaptações". É facil facil.

Marcio Farias
Cascão/Niva 91
Feira de Santana - Ba

alexandre roveri
03/02/2008, 15:58
Strada = Fiat = Lada !!! Então ficou original :dance::dance::dance::dance:

Meu, manda mais detahes de como o cara fixou a pinça da Strada, isso muito nosa interessa :concordo:

boimev
04/02/2008, 10:58
Alexandre,
Infelizmente desta vez não pude acompanhar a adaptação, o cascão ficou lá uns 10 dias e ele providenciou tudo, ficou salgado o valor, me cobrou 800,00, sei que meteu a faca, mas fazer o que, o cara faz bem feito, melhor ficar sem dinheiro no bolso que sem freio na estrada. :-)
O que posso fazer é tirar algumas fotografias do serviço pronto e agente tentar adivinhar o que ele fez. Essa semana fui trocar o escapamento, quando o cascão tava na rampa dei uma olhada no serviço, não parece que fez nada muito complicado não, até fiquei com pena do dinheiro que paguei..... :-P

Vou ver as fotos e posto.

Marcio Farias
Cascão/Niva 91
Feira de Santana - Ba

Marcio Rossetto
15/02/2009, 20:43
Camaradas ,há algum cabo de freio de mão de carro nacional que seja adaptável no Niva , pois o meu quebrou .

Alguem já fez isso ?

Obrigado