PDA

Ver Versão Completa : Freio a disco perfurado



Nivoide
13/11/2007, 00:31
Moçada, se eu fizer furos desalinhados, com uns 6 mm de diametro vai ajudar a limpar o disco qdo sujo de lama e água?

Ou será que fica pior pq depois os furos nao se limpam mais?

E se fizer uns 3 furos a 120 graus desalinhados de uns 10 mm?

Grato.

Nivoide
28/11/2007, 00:32
Moçada, ninguem tem opiniao sobre?

Ronaldo B.
28/11/2007, 00:48
Dilmar,

Além de não ajudar a limpar, eu acho que corre o risco de enfraquecer e principalmente desbalancear o disco e acabar causando alguma vibração andando na estrada, porque dificilmente vc vai conseguir fazer os furos de modo que fiquem distribuidos de maneira uniforme em toda a extensão do disco.

[]´s

Luciano SHAKALL
28/11/2007, 05:49
Cara, isso é muito relativo... :pensativo:
Como o Ronaldo falou, tu corres o risco de desbalancear o conjunto, mas se o serviço for "de responça", ACHO que dá certo sim!
Inclusive, algumas prparadoras de carro (por exemplo, a "SPA Motorsport) "produzem" discos assim.
A sujeira (por exemplo: LAMA!) que ficaria entre o disco e a pastilha, dificultando a frenagem e "riscando" o disco, seria expelida pelos furos,
além de - segundo dizem :mrgreen: - melhorar a dissipação de calor ...
Sinceramente? Quando eu for dar "um passe" nos meus discos, tava pensando em (mandar) fazer isso...

[]'s

samukanvas
28/11/2007, 07:46
Dilmar,

Além de não ajudar a limpar, eu acho que corre o risco de enfraquecer e principalmente desbalancear o disco e acabar causando alguma vibração andando na estrada, porque dificilmente vc vai conseguir fazer os furos de modo que fiquem distribuidos de maneira uniforme em toda a extensão do disco.

[]´s

X2!!!

Ainda digo mais: Tirando área de contato o freio perde eficiência. O freio ficará melhor deixando o conjunto original...

A todos: Pra mim o que funciona é pintar a pinça de freio de vermelho ou amarelo. Ambos ferrari.

A maioria dos carros que ví que usam e abusam de aerofólios (que servem pra manter o carro preso no chão devido a altíssimas velocidades e por isso eles precisam de muito freio), usam essas tintas na pinça e por isso eles devem parar melhor... :concordo:











Ai... meu célebro tá doendo.... muito complexo essas coisas :putz:

Ricardo Bambhoo
28/11/2007, 08:12
X2!!!

A todos: Pra mim o que funciona é pintar a pinça de freio de vermelho ou amarelo. Ambos ferrari.



Ai... meu célebro tá doendo.... muito complexo essas coisas :putz:
:putz:ai !
Samuka, na boa (não quero perder a amizade, viu !:mrgreen: ): porque voce não pinta seu cérebro de vermelho ou amarelo então...
[]'s

samukanvas
28/11/2007, 08:37
:putz:ai !
Samuka, na boa (não quero perder a amizade, viu !:mrgreen: ): porque voce não pinta seu cérebro de vermelho ou amarelo então...
[]'s

Ricardo,

Porque não fura os discos do seu carro então? Porque não coloca uns penduricalhos legais? Porque não usa freios de kombi? Porque não usa bolinhas mágicas no combustível? Porque não usa óleos mágicos? Porque não usa bloqueios inteligentes? Porque não usa escapes dimensionados? porque não usa ignições especiais? Porque? Porque? Porque?

É muito óbvio que todo esse 011 1406 irá acabar em discussão aqui no fórum, não é? E acho que vc deve dar uma lida melhor no texto e entender que a pintada faz parte do meu humor...

Incrível como as pessoas não entendem o texto porque só se interessam pela minha pintada.... :mrgreen:

Luciano SHAKALL
28/11/2007, 20:46
Porra bicho...
Tem gente que acha que nada presta, nada funciona, nada dá certo...
Só serve o original, porque a fábrica e seus engenheiros passaram anos pesquisando, e bla bla bla...
Se tal coisa fosse "legal", os engenheiros das fábricas já teriam implementado e bla bla bla...

Não é assim também não, pô!

Experimenta aumentar - MUITO - a taxa de compressão do motor, ou turbiná-lo com uma pressão elevada e não usar uma "ignição especial"...

Porque carros de competição (exclusivamente de competição ou rua/pista) usam "escapes dimensionados" - corretamente dimensionados para o motor em questão?

"Inteligente" é um termo "infeliz", mas a empresa não deve ser crucificada por isso, afinal, pessoas dotadas com "um mínimo do slogan do produto"
entende que o termo foi usado por que ele funciona como deve ser: blocando em retas e desblocando em curvas...
- Houveram falhas?
- Unidades com problemas?
- Ou até mesmo acidentes em decorrência desses dois quesitos acima?
Não sei!
Pode ser que sim!
- A empresa NÃO PRESTA POR CAUSA DISSO?
NÃO ACHO QUE SEJA "POR AI"!

Se fosse assim, porque carros 0Km, saídos das fábricas - com seus engenheiros especializados que passaram anos projetando - apresentam problemas?
Porque tantas fábricas/montadoras chamam tantos carros para Reecall (é assim que se escreve?), inclusive de FREIOS!? :putz:
Quantos acidentes ocorreram com carros NOVOS originais de fábrica, devido a defeitos/falhas de produção/material/montagem?
Nenhuma Fábrica presta então?
ANDE A PÉ!

Não questão de produto "mágico" ou "milagroso" não, mas há muita coisa legal/interessante/eficaz que as fábricas não implementam devido aos custos, outras, simplesmente porque na época em que tal carro foi fabricado não existia tal coisa, ou quando existia, era muuuuuuuuito mais caro que hoje em dia; e ainda, outros produtos não são usados pelas fábricas simplesmente por que não é financeiramente interessante aumentar a vida útil de de alguns componentes, uma vez que, o mercado de peças de reposição é muito mais lucrativo que o da venda de carros (pesquisa - não lembro onde vi) mostrou que caso alguém fosse montar um carro comprando peça por peça na concessionária - sem contar a "mão-de-obra" na montagem, o custo final seria o de 8 carros!!! :shock: Isso mesmo: OITO :shock: :shock: :shock: ...

Existem sim engenheiros sérios e competentes trabalhando FORA das fábricas!
Existem sim, engenheiros MELHORES e MAIS "INTELIGENTES" que os que trabalham nas fábricas!
Existe sim produtos que SÃO MELHORES QUE OS "DE FÁBRICA"!
Existem muitas marcas e produtos MUITO BONS, mas que por não serem de uma empresa com um "sobrenome conhecido" não são "levados a sério"!

Como identificá-los?
ESSE é problema. É muito mais fácil generalizar e dizer que não presta...



PS.
Diversos comentários NÃO se referem ao assunto do tópico: Perfuração nos discos de freio!
Sendo assim, desculpem-me por "desvirtuar o tópico" com esse meu "desabafo"... :oops:

[]'s

samukanvas
28/11/2007, 21:24
Ok cara, não deu pra entender tudo, mas te garanto: Freio furado é pior que freio original pros nossos jipes...

Abs

shuther4x4
28/11/2007, 21:33
Nivóide, acho que não vai conseguir melhora algum com isso, já que como nossos nivas foram feitos para ambiente mais "sujo", esses furos só acumulariam sujeira, e aí sim, com a lenta liberação da mesma causaria um desgaste mais constante (o barro acumulado na superfície do disco iria pra dentro do furo, a não ser que se adapte uma daquelas escovinhas que tem nos aros das bikes pra limpar a região onde os freios pegam......... Brincadeira, não faça isso com seu niva........ nem adianta criticar, foi só uma brincadeira!!!!!!)
Furos geralmente são para ajudar na refrigeração, mas para que isso ocorra eles precisam estar livres.
Abraços e se informe mais, pois essa é só minha opinião.

Gustavo Niva
28/11/2007, 22:13
Luciano! Muito cuidado!!!! A ultima vez que fui criticar o surto de originalismo que anda rolando me mandaram enfiar o niva no :stop:

Eu pessoalmente, fugindo do tópico, to muito feliz com o cilindro mestre de elba, pivos de d20 e pampa, amortecedores de opala e kombi, burrinhos de fiorino, faróis de mercedes (uiiiii que chique!), suspensao levantada, pneus 215/80/16, etc... e algumas dessas apesar de nao serem as tão idolatradas e adoradas peças originais russas, nem podem ser consideradas adaptaçoes

Sobre o tópico... acho que os furos não ajudariam grandes coisas... o problema não é a lama e sujeira, isso deve sair assim que as pastilhas tocam o freio... elas mesmo limpam... nunca vi meu disco sujo de lama (meu niva nao tem aquela chapa que protege os discos)...

Luiz Kristophor
28/11/2007, 22:59
Pessoal, tava lendo o tópico e resolvi dar uns palpites também....

Bom quanto a sujeira concordo com o amigo que diz que as próprias pastilhas executam o serviço e particularmente acho que os furos mais atrapalhariam, pode parecer besteira mas será que não corre o risco de uma pedrinha ficar presa em um furo e começar a bater na pastilha podendo danifica-la.

Já quanto a eficiencia podemos partir do pressuposto de que a área que se está perdendo de contato da pastilha com o disco nos furos será proporcional a perda de eficiência e poder de frenagem, ou seja, se a área dos furos representar por exemplo 5% da área da pastilha é isto que irá se perder em eficiência.

Geralmente quando se parte para discos perfurados o ideal é aumentar o diametro do disco e tambem o tamanho das pastihas para se manter a tal eficiência basta observar os projetos de verções esportivas de fabrica e se levarmos em concideração que o freio do Niva já não é grandes coisas, acho realmente que não vale a pena deixa-lo ainda pior, a não ser que realmente vá para uma adaptação colocando discos e pastilhas maiores, ai sim, ficaria show.

Abraços, Luiz :concordo:

ojaneri
28/11/2007, 23:14
Discos perfurados servem para uma coisa: ventilação quando os discos lisos não dão conta. O teu sistema esquenta tanto que perde eficiência? Então não vale a pena mexer no que funciona direito. Pois como dito, vai piorar o rendimento da frenagem, vai enfraquecer o material e retirar a sua tempera, e pode desbalancear o conjunto. Se quer mais eficiência no freio, coloque uma segunda pinça ou então mexa no hidrovácuo.

Lembrando que freios não é lugar para invenções.

Nivoide
29/11/2007, 00:10
Puxa, gerou até polemica e um fight...caraca!

Gente, lembrem-se que 'freios de mot são extremamente furados e nao tem nada a ver com a aarea de superficie, e as pastilhas de motos sao minimas, nem por isso deixam de ser eficientes.

Ainda, noa estamos falando de velocidade, e sim de auto limpeza. Ja existem varios disco especiais esportivos com canais, desenhos tipo estrela etc, vejam no site do autoz.com.br...

Minha ideia era de fazer alguns furos cuja funçao é de ter um local pra escoar a sujeira e água para evitar surpresas depois de se passar em poças ou rios...pq vcs andam com o pe no freio depois de atravessar rio? Pq a pastilha nao ta assentada no disco e sim na sujeira/agua. Ela assenta dessa forma, mas riscando disco.

Pensei nos furos como uma forma de aumentar essa velocidade de auto limpeza. Para furos pequenos a superficie e a qdade de amterial retirada é pequena e nao acredito no desbalanceamento, pelo menos será muito menor do que o que os pneus borrachudos causam...

Bem, fiquei intrigado...acho que vou mandar bala pra ver no que dá...

Ah, disco de freio é de ferro fundido e não de aço, portanto nao tem têmpera.

samukanvas
29/11/2007, 01:43
Puxa, gerou até polemica e um fight...caraca!

Gente, lembrem-se que 'freios de mot são extremamente furados e nao tem nada a ver com a aarea de superficie, e as pastilhas de motos sao minimas, nem por isso deixam de ser eficientes.

Ainda, noa estamos falando de velocidade, e sim de auto limpeza. Ja existem varios disco especiais esportivos com canais, desenhos tipo estrela etc, vejam no site do autoz.com.br...

Minha ideia era de fazer alguns furos cuja funçao é de ter um local pra escoar a sujeira e água para evitar surpresas depois de se passar em poças ou rios...pq vcs andam com o pe no freio depois de atravessar rio? Pq a pastilha nao ta assentada no disco e sim na sujeira/agua. Ela assenta dessa forma, mas riscando disco.

Pensei nos furos como uma forma de aumentar essa velocidade de auto limpeza. Para furos pequenos a superficie e a qdade de amterial retirada é pequena e nao acredito no desbalanceamento, pelo menos será muito menor do que o que os pneus borrachudos causam...

Bem, fiquei intrigado...acho que vou mandar bala pra ver no que dá...

Ah, disco de freio é de ferro fundido e não de aço, portanto nao tem têmpera.

Eu acho que não tem ninguém brigando aqui não...

Freios de moto são furados justamente por serem de alto desempenho. A troca de calor deve ser mais rápida e mais eficiente. Por isso são finos e grandes, porque além da maior alavanca, durante a volta eles tem mais tempo pra resfriar. A pastilha é pequena porque uma pastilha grande não vai ajudar muita coisa devido o tamanho do disco que já é grande. Ou uma coisa ou outra. As duas é demais.

Freios de moto não são de ferro fundido... E nem de carros.... Depende do modelo, mas em sua maioria já estão sendo usado freios de aço inox (não na composição das pias de cozinha que vemos os "óxidos brilhantes" e sim menos carregados dos componentes visuais.

O seu disco limpará imediatamente com o contato da pastilha com ele. Furos só servem pra troca de calor e mesmo assim não funcionam tão bem quanto os discos lisos. Menos material, menos atrito. E se usar os discos a pleno eles vão trincar à partir dos furos porque o disco não foi preparado pra isso em sua composição.

Eu acho que deveria se preocupar mais com as pinças do que com os discos. Se quiser colocar um disco wave todo furado, coloque. Eu não jogaria dinheiro fora.

Abs

Luciano SHAKALL
29/11/2007, 23:29
Cara...
pelo menos num ponto, acho que todos concordam: Os tais furos melhoram a refrigeração! :concordo:
Se tal carro de tal pessoa precisa efetivamente dessa melhoria na refrigeração, aí "já são outros quinhentos"... :mrgreen:

Diminuição na superfície de contato...
Eu realmente não havia pensado nisso (quando falei que pensava em perfurar os meus quando fosse "dar um passe")... :oops:
Mas faz sentido mesmo. A não ser, como lembrou o CAmaRAda Luiz, que se substitua por discos maiores...
Novamente, resta ver se "vale a pena" (Se bem que, melhorias nos freios - quando BEM EXECUTADAS - sempre vale a pena... ;-) )

Questão de desbalanceamento... aí depende da qualidade do torneiro... :twisted:

O lance da limpeza... Agora vocês me deixaram com uma "pulga atrás da orelha"... :pensativo:
Eu imaginava o seguinte:
Você lavando o chão da cozinha "por ordem da patroa", por ter entrado com as botas sujas de lama após aquela trilha... :lol:.
Na "operação limpeza", você empurra essa água/barro com o rodo até a soleira da porta.
Depois de atravessar a cozinha inteira com o rodo, o volume de lama que chegará à porta vai ser bem grande,
fora o que "escapará pelas laterais do rodo", permanecendo no chão da cozinha :parede: .
Se houvesse alguns "ralos" no meio da cozinha, ao passar o rodo, grande parte da lama seria escoada por esses ralos, o que facilitaria a limpeza... :palmas:
DETALHE: Os ralos não entupiriam porque você mora em uma "palafita", e o ralo "é só um buraco"... :mrgreen:

O "rodo seria as pastilhas de freio; o "chão da cozinha", a superfície do disco; e os ralos seriam os famigerados furos... :-D

Pra mim, fazia sentido a analogia... :roll:
Pra vocês não? :pensativo: :mrgreen:

[]'s

Girti
29/11/2007, 23:40
Moçada, se eu fizer furos desalinhados, com uns 6 mm de diametro vai ajudar a limpar o disco qdo sujo de lama e água?

Ou será que fica pior pq depois os furos nao se limpam mais?

E se fizer uns 3 furos a 120 graus desalinhados de uns 10 mm?

Grato.


Dilmar, até onde sei, os discos de freio não sofrem redução significativa de sua eficiência na lama, pois as pastilhas se encarregam de limpá-los. Aliás, a lama também serve para refrigerar os discos. Já as lonas traseiras, estas sim, perdem muito de sua eficiência quando encharcadas com lama, que forma uma espécie de película sobre as lonas, deixando-as "espelhadas", com o que o atrito entre lonas e panelas é bastante reduzido. Assim sendo, caso você queira melhorar as freadas, é melhor pensar em termos de um sistema de freios a disco na traseira.
Entretanto, eu considero os freios do Niva satisfatórios, o que é importante é a escolha de um bom jogo de pastilhas e uma correta manutenção preventiva dos freios.

[ ]s

Luiz Kristophor
30/11/2007, 01:02
Pessoal, não querendo polemizar mas existe algum 4x4 de fábrica com discos perfurados?

Fiquei intrigado com isso, tenho duvidas com relação a melhoria da limpeza, quanto a perda de eficiência não, isso é inevitável a não ser que se troque as pinças para usar pastilhas um pouco maiores.

Quanto a teoria dos ralos do amigo Luciano, concordo em partes, acho que funcionaria se o disco trabalhasse na horizontal, como o chão da cozinha, mas ao meu ver como o disco trabalha na vertical acho que a tendencia ao se pegar lama é ela ficar presa nos furos e secar lá, imagine um barro um pouco mais denso entrando nos furos, passando pelas pastilhas e depois recebendo o calor do disco, com certeza ficaria duro e preso nos furos.

De qualquer forma é isso ai Nivoide, manda bala !!! No maximo não vai ajudar em nada e se vai perder eficiência no freio, talvez nem perceba isso pois a perda será realmente pequena, mas ocorrerá, de qualquer forma só saberá testando.

Abs, Luiz :concordo:

Luciano SHAKALL
30/11/2007, 02:06
"... existe algum 4x4 de fábrica com discos perfurados? ..."Serve o PORSHE CAYENE? :twisted:
(EM TEMPO: Antes que "peguem no meu pé" :mrgreen: , sei que são "usos distintos"... Foi uma "tiração"... :lol: )



"... acho que a tendencia ao se pegar lama é ela ficar presa nos furos e secar lá ... recebendo o calor do disco, com certeza ficaria duro e preso nos furos..."Taí mais um "detalhe" que não "me toquei"... :oops:


Será que nem com a "força centrífuga" esse barro sairia dos furos?
(Ainda tentando salvar alguma coisa... :mrgreen: )

[]'s

Sukys
30/11/2007, 04:14
Em Off Road, disco com furos é o menos apropriado, e a questão é muito elementar:

-Entra na estada de terra (ou asfalto), acelera, e o barro acumulado e se ainda mole vai saindo em doses homeopáticas por causa da força centrífuga, e isso terá duas serventias para o freio que JÁ ESTAVA em condições de uso: diminuir a eficiência do freio até sabe-se lá quando, e atuar como lixa, desgastando disco e pastilha sem necessidade.

-Entra na estada de terra (ou asfalto), acelera, e o barro acumulado mas com alguma consistência ficará por lá mesmo, e com o calor gerado nas frenagens se transformará em tijolo, e só sairá de lá na base do martelo e talhadeira.


Off Road com muita velocidade (rally, por exemplo) = disco duplo com ranhuras de auto-limpeza (quando usado no barro requer manutenção constante para evitar a fábrica de tijolos)

Off Road com velocidade moderada (raid, por exemplo) = disco sólido com ranhuras de auto-limpeza

Off Road na base da reduzida ou em baixa velocidade = freio pra que se o jipe mal sai do lugar? :mrgreen:

.

Gustavo Niva
30/11/2007, 12:50
Nivóide,
o lance então é o disco original com ranhuras...

Freio esquentando:
http://img136.imageshack.us/img136/5422/bscap0000ht5.jpg

samukanvas
30/11/2007, 13:03
Nivóide,
o lance então é o disco original com ranhuras...

Freio esquentando:
http://img136.imageshack.us/img136/5422/bscap0000ht5.jpg

Bela foto essa... :concordo: Adoro esses carros estilo wrc.

O negócio desse freio aí é que os caras de rally tem uma tocada um pouco diferente do normal. Eles se "apóiam" nos freios dianteiros porque é uma maneira eficiente de sair de traseira nas acelerações. Resumindo: Com o pé esquerdo (a maioria acelera com o direito e freia com o esquerdo), eles freiam o carro enquanto com o direito aceleram. Isso segura um pouco o "diferencial" dianteiro, o que faz despejar a potência no traseiro, já que os freios dianteiros são sempre mais "fortes" que os traseiros.

Por isso anda vermelho o tempo todo. O traseiro tb fica por conta disso. Mas menos que o dianteiro. Fora que o composto é cerâmico...

Concordo com o sukys... pro nosso jipe, o melhor é o original :concordo: Mas acho legal experimentar coisas novas.

Abs

Gustavo Niva
30/11/2007, 15:52
Samukanvas,
esse aí da foto tava com o freio pegando... é daqueles duplos, ventilados, de cerâmica e tal....

Mas eles comentam exatamente esse lance que tu falou de freiar pra transferir o peso pra frente e entrar nas curvas derrapando...

O que fiquei mais bolado com esses carros é a suspenção... os caras davam uns pulos imensos e o carro quando chegava no chao não pulava nem um pouquinho de volta.... estabilidade pra kct msm...

samukanvas
01/12/2007, 03:08
Samukanvas,
esse aí da foto tava com o freio pegando... é daqueles duplos, ventilados, de cerâmica e tal....

Mas eles comentam exatamente esse lance que tu falou de freiar pra transferir o peso pra frente e entrar nas curvas derrapando...

O que fiquei mais bolado com esses carros é a suspenção... os caras davam uns pulos imensos e o carro quando chegava no chao não pulava nem um pouquinho de volta.... estabilidade pra kct msm...


Então cara, o negócio do freio pegando foi o que eu disse um pouco mais atrás: Eu cuidaria/teria mais atenção com as pinças que com o disco. Porque se a pinça travar phode tudo... O disco vermelho pode ser consequência disso. E a maioria do pessoal nunca desmontou a pinça pra limpar. Acho bom sempre dar uma revisada.

Sobre a suspensão, esses pulos ficam mais suaves por causa dos amortecedores que tem 4 regulagens básicas. Na parte "fast" e "low". Sendo que na parte fast, o abre e fecha pode ser regulado. Isso serve pra saltos. Então vc pode colocar o carro mais duro eu mais macio pra absorver esses saltos. E na parte low é mais indicado pra conter o body roll em curvas.

Geralmente o pessoal acha um acerto melhor no dinamômetro de amortecedor depois de uma hora de trabalho simulando alguma corrida (Os amortecedores têm sensores que gravam as oscilações e vc pode inserir essa gravação no dina. Ou pode simular uma pista tb). Com isso eles podem ver nos gráficos os melhores acertos e deixar o carro da maneira que vc vê na tv. Tudo testado quente e no limite. É bem legal ver os caras testando.

abs

Luciano SHAKALL
01/12/2007, 05:55
Ok, Ok... Vocês venceram!
Realmente, esse lance usar discos perfurados para Off-Road "não dá certo" (Ainda mais "furados em casa")... :oops:

Eu nunca quis montar uma olaria mesmo... :mrgreen:


E ainda tem outro lance:
Se uma pedrinha (tipo um "seixinho rolado") vier no barro e "entalar" em um dos furos
(com a ajuda das pastilhas/pinças na hora em que "morderem" o disco): ADEUS pastilhas :| !
Se, descendo uma serra, as pastilhas nem chegarem a morder o disco - devido à(s) pedrinha(s) "atravessada(s)" no(s) furo(s) - : Adeus Jeep :( ! ( ou coisa pior... :parede: )
Será que chega a tanto? Alguém já passou - ou conhece alguém que tenha passado - por algo semelhante?

PS.
Gustavo,
vc me fez sujar o monitor pra espantar uma mosquinha que não saía "só abanando"... :putz: :mrgreen:

[]'s