PDA

Ver Versão Completa : Aditivo de arrefecimento da Ranger



cantodopirão
11/11/2007, 22:05
Caros colegas se possível gostaria de orientações!
Esse Sábado levei minha Ranger 2.8, para trocar e limpar o sistema de arrefecimento e o mecânico usou para ancher o sistema o aditivo R-8704 da Radiex. Depois eu vi na embalagem que ele é recomendado até o ano de 1996!? :oops:
Alguém sabe qual seria o aditivo ideal para a Ranger?:pensativo:
Será que usar esse R-8704 pode causar problemas?:pensativo:

Walter L. L. Casitta
11/11/2007, 23:01
Caros colegas se possível gostaria de orientações!
Esse Sábado levei minha Ranger 2.8, para trocar e limpar o sistema de arrefecimento e o mecânico usou para ancher o sistema o aditivo R-8704 da Radiex. Depois eu vi na embalagem que ele é recomendado até o ano de 1996!? :oops:
Alguém sabe qual seria o aditivo ideal para a Ranger?:pensativo:
Será que usar esse R-8704 pode causar problemas?:pensativo:

Eu sempre usei o Paraflu e compro nas concessionárias Iveco onde encontrei pelo melhor preço...

shimomoto
11/11/2007, 23:05
Caros colegas se possível gostaria de orientações!
Esse Sábado levei minha Ranger 2.8, para trocar e limpar o sistema de arrefecimento e o mecânico usou para ancher o sistema o aditivo R-8704 da Radiex. Depois eu vi na embalagem que ele é recomendado até o ano de 1996!? :oops:
Alguém sabe qual seria o aditivo ideal para a Ranger?:pensativo:
Será que usar esse R-8704 pode causar problemas?:pensativo:

O Aditivo Wurth de coloração AZUL têm a especificação da Ford e a autorização para o uso. O Chefe da oficina da Zevel de Marília me garantiu que é homologado (e de fato é o que eles usam).

O Manual do PS2.8 cita que o Radiex é homologado pela International, mas honestamente desconheço o produto Radiex.

Se você adquirir o produto já diluido, use A TOTALIDADE do sistema de arrefecimento com tal produto. Pode ficar caro mas é garantia de sossego. Se você comprar o produto concentrado, faça-o na proporção de 50%/50%, sempre com ÁGUA DESMINERALIZADA! Não use aguá de companhia de água pois elas contém cloro que é corrosivo ao sistema!

Apenas como curiosidade: O aditivo cor de rosa da Motorcraft é fabricado pela Texaco. Portanto o Texaco e o Motorcraft na realidade é o mesmo produto, em embalagem diferente.

Aproveito e anexo junto as páginas do manual do Powerstroke 2,8L onde fala exclusivamente do sistema de arrefecimento do motor


Abraços

Edintruder
12/11/2007, 00:52
A última vez que coloquei aditivo foi original MWM vermelho, porém acabou limpado o sistema e furou um selo. Colei com durepóxi e duas moedas, na sexta feira furou outro selo, o do bloco atrás do motor entre a perede corta fogo. No sábado de manhã colei com durepóxi também, o problema é que para trocar esse tal selo tem que tirar o motor, pois dá apenas para tocar com os dedos. Tive que tirar as mangueiras que levam água para o filtro de óleo e ar quente da cabine para chegar no selo. Aproveitei e colei um selo menor do cabeçote antes que fure também. O dia que eu tiver que tirar o motor mandarei fazer os selos todos em alumínio ou bronze, ou colarei decentemente com durepóxi mesmo!!!
Coloquei água hoje de manhã porém ainda não andei pra ver se vai vazar. E olha que sempre usei aditivos.

ALEXANDREO
12/11/2007, 14:55
Tambem Uso Paraflu Que E Recomendado Pela Fiat, Tem Bom Preço,acha Em Qualquer Lugar, Inclusive Em Auto Peças E Supermercados, Portanto Voce Pode Trocar Com Maior Frequencia Deixando O Sistema Sempre Limpo, Vale Observar Que Muitos Aditivos Caros Possuem Anticongelante, Que Para A Maior Parte Do Nosso Pais E Desnecessario.

Abraçao Alexandre

RcSala
12/11/2007, 17:47
Acabei de trocar o aditivo do meu focus e usei o motorcraft. Ele é fabricado pela tirreno (não sei se é assim que escreve). Acho que é o mesmo fabricante do paraflu. Como eu não tinha agua desmineralizada coloquei filtrada mesmo usando um "purificador europa" que, acredito eu, fica quase sem nenhum cloro.

Paguei R$ 30,00 no litro e coloquei 3 litros. Tava muito sujo e olha que o carro é 2004 e fazia apenas um ano que eu tinha mandado trocar na autorizada. Aqueles lazarentos devem apenas soltar a mangueira e depois completam de novo sem limpar direito, lamentável.

dudas_308w
12/11/2007, 20:38
Me perdi...
por que usamos aditivos, se nao temos temperaturas abaixo de zero?
os aditivos nao sao soluçoes de etileno-glicol p/ baixar o ponto de congelamento da agua?
nao bastaria somente a agua destilada p/ nao por cloro dentro do motor?
grato

Gustavo Moreti
12/11/2007, 21:07
boa noite..... tambem qro trocar meu aditivo do radiador da minha ranger!!! ja esta completando 80.000km!! sera q é o mesmo q vcs citaram!!! e qtos litros vai no meu radiador d solucao? obrigado

shimomoto
12/11/2007, 22:24
Me perdi...
por que usamos aditivos, se nao temos temperaturas abaixo de zero?
os aditivos nao sao soluçoes de etileno-glicol p/ baixar o ponto de congelamento da agua?
nao bastaria somente a agua destilada p/ nao por cloro dentro do motor?
grato

O Aditivo serve para multiplas funções: Abaixar o ponto de congelamento e elevar, em alguns graus o ponto de ebulição da água. E a principal função é manter o sistema sempre limpo, sem corrosão.

Apenas como cultura (in)útil. Corrosão galvânica é algo muito sério em motores. No caso do MWM 229, já vi camisas furadas por conta deste tipo de corrosão. Tanto assim que ao comprar o kit motor original MWM, vem junto o frasquinho do anticorrosivo recomendado pela empresa!


boa noite..... tambem qro trocar meu aditivo do radiador da minha ranger!!! ja esta completando 80.000km!! sera q é o mesmo q vcs citaram!!! e qtos litros vai no meu radiador d solucao? obrigado

É o mesmo produto que eu citei. O Wurth azul é homologado pela Ford e nas nossas 3.0 vão 11,6L.

Como o Wurth já vêm diluido a proporção de 50%/50%, você terá que comprar os 12 litros...Fica caro, mas vale a pena. Para ser honesto, a minha está com 30 mil km e até agora NUNCA precisei abrir o reservatório.

Abraços

Allan Nielsen
13/11/2007, 11:38
Prezados,
Eu uso aditivo da International/MWM, que é o recomendado pelo fabricante do motor e é barato, uso inclusive na Bandeirante. Custa barato nos representantes do motor, em torno de R$ 10,00 o litro; uso 1 litro e completo com agua (a diluição pode ser bem maior). Estes aditivos tambem são encontrados em autopeças de motores diesel.
O importante é a qualidade da agua adicionada, não pode conter cloro de forma alguma.

Abaixo trecho do manual de manutenção da International; o manual completo coloquei a tempos em http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html (http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html)

Abs

Abastecimento do sistema
1. Verifique no Manual do Proprietário do veículo, o nível (capacidade) do sistema de resfriamento
(motor+radiador+reservatório de expansão).
2. Retire a tampa do reservatório de expansão.
3. Retire o bujão de desaeração, localizado na parte superior da caixa da válvula termostática.
4. Ao abastecer o sistema, coloque aditivos dentre os recomendados na seguinte proporção:
33% em volume (1/3 de aditivo para 2/3 de água limpa, isenta de resíduos).

Aditivos recomendados:
Radiex Química Ltda. - Fluído para radiadores Radiex.
Mobil Oil do Brasil Ind. e Com. Ltda. - Mobil Permazone.
Promax Produtos Máximos S.A. - Bardhal Rad Cool.
Shell Brasil S.A. - Fluído para radiadores Shell.

LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES NA EMBALAGEM DO PRODUTO ANTES DE
UTILIZÁ-LO.
Nota: Não adicione óleo solúvel à agua do circuito de arrefecimento, pois ele ataca e danifica as
borrachas das mangueiras.
A utilização dos aditivos acima mencionados é de extrema importância para garantir a
eficiência do sistema de arrefecimento, estando o motor operando em ambientes de alta ou baixas
temperaturas.
5. Reinstale o bujão de desaeração e a tampa do reservatório de expansão.
6. Funcione o motor até atingir a temperatura normal de operação e verifique todo o sistema, quanto
a vazamentos.


http://www.4shared.com/dir/3808963/c...f/sharing.html (http://www.4shared.com/dir/3808963/c490572f/sharing.html)

Bandinho
24/11/2007, 19:12
Olá, hoje vazou agua de dois selos do motor de minha Ranger 2.8, o do bloco atrás do motor e o que fica atrás da tubina. Os dois já tinham vazado antes e tinham sido colado com o veda tudo(parecido com durepox, dizem que é melhor). Como estava na estrada, não tive outra alternativa se não usar o tal pozinho vedante, e realmente funcionou. Pergunto, posso rodar alguns dias antes de trocar os selos? Vai ser necessário fazer limpeza do radiador por causa do pó? Como não posso ficar muito tempo sem a picape, o mecânico me disse que encontro os selos aqui no mercado paralelo, pois na autorizada não tem, será que é furada? Desde já agradeço a ajuda da turma que conhece o assunto.
Abraços.

Edintruder
24/11/2007, 19:50
Eu não troco selo por modelos originais pois com certeza irão vazar novamente. O melhor é pegar um para molde e mandar tornear em alumínio, bronze ou latão de forma que fique maciço e colocar com cola.
Eu ainda prefiro limpar bem o selo com um desengraxante e colar com um durepóxi do que colocar um novo. A durepóxi se colada sem vazamanto de água pelo local e deixar secar por pelo menos 12 horas fica com um resultado muito bom. Então tem que tirar a água do sistema para poder colar.

Allan Nielsen
25/11/2007, 11:21
Olá, hoje vazou agua de dois selos do motor de minha Ranger 2.8, o do bloco atrás do motor e o que fica atrás da tubina. Os dois já tinham vazado antes e tinham sido colado com o veda tudo(parecido com durepox, dizem que é melhor). Como estava na estrada, não tive outra alternativa se não usar o tal pozinho vedante, e realmente funcionou. Pergunto, posso rodar alguns dias antes de trocar os selos? Vai ser necessário fazer limpeza do radiador por causa do pó? Como não posso ficar muito tempo sem a picape, o mecânico me disse que encontro os selos aqui no mercado paralelo, pois na autorizada não tem, será que é furada? Desde já agradeço a ajuda da turma que conhece o assunto.
Abraços.

Que pozinho foi este que voce usou?

Já ouvi recomendação de aplicar uma camada de araldite na parte interna do selo e deixar secar antes de coloca-lo tambem com cola. Faz sentido, pois a araldite é uma resina epoxi, e neste caso estaremos "pintando" o lado interno do selo protegendo contra corrosão.

A ideia do Edi é boa, porem necessita de um profissional competente pra fazer os selos. No caso de compra no mercado, sugiro comprar num distribuidor International/MWM, pois tem selo feito ate de lata de sardinha.

Abs



abs

Bandinho
25/11/2007, 22:22
Allan, não olhei o nome do tal pozinho, sei que comprei num posto de gasolina de estrada ($ 5,00), vem num potinho com +- 50g, parece pó de serra, o mecânico colocou no reservartório e completou com água, uma beleza tá sem vazar até hoje, amanhã vou ver o que faço com os selos do motor. To pensando em mandar tornear de alumínio.
Abraços.

Walter L. L. Casitta
26/11/2007, 08:54
Allan, não olhei o nome do tal pozinho, sei que comprei num posto de gasolina de estrada ($ 5,00), vem num potinho com +- 50g, parece pó de serra, o mecânico colocou no reservartório e completou com água, uma beleza tá sem vazar até hoje, amanhã vou ver o que faço com os selos do motor. To pensando em mandar tornear de alumínio.
Abraços.

Coloca o original mesmo. Se ou quando der problema de novo, vai estar em outras mãos. Ou pretende ficar com esse veículo pro resto da vida?

Bandinho
26/11/2007, 12:41
Grande Walter. Exatamente, essa foi a decisão tomada hoje pelo mesmo motivo que vc citou.
Valeuuu.

crystyan2003
31/12/2008, 19:01
Galera tó com uma ranger tem 10 meses!!
quando peguei ela o ex dono completava o reservatorio com agua da torneira!! até um mes atras ela nunca tinha baixado o nivel a ponto de precisar encher!! fiz uma pequena viagem pra caldas Novas cerca de 800km e quando voltei o reservatorio vasou agua pela tampa e a agua virou ferrugem puro!!

Resolvi parar no meca pra dár uma olhada e o cara se recusou a adicionar aditivo pois pela explicação vai ser colocar e os selos vão estourar!!

estou sem saber o que fazer!! vou na do meca(esvazio e completo com agua desmineralizada) ou meto aditivo e conto com a sorte pra eles não estourarem??

Edintruder
31/12/2008, 22:12
Troca a água por água mineral, essa de garrafão mesmo, e coloca uma concentração menor de aditivo, tipo, 1 litro apenas. tem quem use querosene no radiador junto com a água.

crystyan2003
01/01/2009, 16:10
Eae Galera Feliz Ano-Novo pra todos!! Bom começando o Ano lá fui eu Deixar minha caranga nova tambem!!!

Troquei a agua do sistema de arrefecimento!!!

Tava tão enferrujada suja que n sei como o motor tava funcionando!! RSRSRS

Como não achei o Dreno embaixo do Radiador retirei foi a mangueira mesmo!kkkk

depois de uma batalha pra conseguir limpar o reservatorio(meros 1hora com areia sabão em pó e uns 400 litros de agua consegui que saissem crostas de aproximadamente 1,5 cm de dentro dele!!)

he he he pra fazer a agua circular por dentro do radiador (não sei se é o lugar certo) retirei a manggueira de cima do radiador e meti a mangueira de agua (mais uns 400 litros de agua até ela sair limpa)

Coloquei tudo no lugar completei com agua! Amanha depois de rodar com ela vou retirar a agua novamente e completar com agua mineral e um litroo de aditivo!


Galera peço por favor não deixem a caranga chegar a esse ponto!! serio fiquei até triste de saber que ela tava assim!!

Coloquei umas fotinhas!!

crystyan2003
01/01/2009, 16:11
mais duas que ficaram aqui!!

Edintruder
02/01/2009, 01:48
A minha não chegou a esse ponto, mas também já tive que limpar o reservatório com areia grossa e sabão...

Allan Nielsen
02/01/2009, 10:25
Eae Galera Feliz Ano-Novo pra todos!! Bom começando o Ano lá fui eu Deixar minha caranga nova tambem!!!

Troquei a agua do sistema de arrefecimento!!!

Tava tão enferrujada suja que n sei como o motor tava funcionando!! RSRSRS

Como não achei o Dreno embaixo do Radiador retirei foi a mangueira mesmo!kkkk

depois de uma batalha pra conseguir limpar o reservatorio(meros 1hora com areia sabão em pó e uns 400 litros de agua consegui que saissem crostas de aproximadamente 1,5 cm de dentro dele!!)

he he he pra fazer a agua circular por dentro do radiador (não sei se é o lugar certo) retirei a manggueira de cima do radiador e meti a mangueira de agua (mais uns 400 litros de agua até ela sair limpa)

Coloquei tudo no lugar completei com agua! Amanha depois de rodar com ela vou retirar a agua novamente e completar com agua mineral e um litroo de aditivo!


Galera peço por favor não deixem a caranga chegar a esse ponto!! serio fiquei até triste de saber que ela tava assim!!

Coloquei umas fotinhas!!

Crystyan, o caminho é este mesmo. Repita esta operação até que a agua saia limpa; evite agua com cloro. Não use nenhum produto de limpeza tipo RadClean.

Aconselho usar o aditivo anti-oxidante, se a corrosão estiver já muito adiantada pode furar algum selo, se não estiver o aditivo estancará a corrosão. Acho preferivel que isto aconteça num periodo em que o motor estará sendo observado, e se não estiver com a corrosão adiantada é provavel que nunca ocorra. Eu uso o aditivo do fabricante do motor, o International HS032 que custa R$10 o litro, e basta 1 litro.

Se a agua que é visivel está nesta condição, sugiro que vc faça uma boa manutenção trocando todos os oleos dos diferenciais, cambio, dh e ct e fluidos de freio e embreagem, alem é claro dos filtros; inspecione tambem todas coifas.

Boa sorte

Walter L. L. Casitta
02/01/2009, 12:58
depois de uma batalha pra conseguir limpar o reservatorio(meros 1hora com areia sabão em pó e uns 400 litros de agua consegui que saissem crostas de aproximadamente 1,5 cm de dentro dele!!)
fiquei até triste de saber que ela tava assim!!


A melhor forma de limpar esse reservatório é ir até a concessionário Ford e pagar R$26,00 por um novo. Fica limpinho, igual ao da Ranger 3.0 0Km.:mrgreen:

crystyan2003
02/01/2009, 20:46
A melhor forma de limpar esse reservatório é ir até a concessionário Ford e pagar R$26,00 por um novo. Fica limpinho, igual ao da Ranger 3.0 0Km.:mrgreen:

Teria saido mais barato do que toda a agua que gastei!! rsrsrs

rogeriomasih
06/05/2009, 01:47
Estou com minha ranger a aproximadamente 06 meses. A água do sistema de arrefecimento está com aditivo (original/azul) e no nível recomendado.

Hoje fui verificar o nível da água e do óleo e fiquei surpreso com a sujeira na água. O motivo da minha surpresa é que a poucas semanas estava bem limpa.

O que pode ocasionar que a água fique escura em poucas semanas?
Existe um período recomendado para sua substituição ou apenas quando fica suja?

Saliento que sempre usei aditivo e que o nível baixou muito pouco.

Edintruder
06/05/2009, 09:41
Provavelmente o fluido foi trocado na venda e durante o uso nesse período o aditivo retirou os sedimentos do sistema.

Walter L. L. Casitta
06/05/2009, 09:45
Estou com minha ranger a aproximadamente 06 meses. A água do sistema de arrefecimento está com aditivo (original/azul) e no nível recomendado.

Hoje fui verificar o nível da água e do óleo e fiquei surpreso com a sujeira na água. O motivo da minha surpresa é que a poucas semanas estava bem limpa.

O que pode ocasionar que a água fique escura em poucas semanas?
Existe um período recomendado para sua substituição ou apenas quando fica suja?

Saliento que sempre usei aditivo e que o nível baixou muito pouco.

O original não era vermelho?

dsamaz
06/05/2009, 11:25
Se tem uma coisa que fiz e q foi ótima, foi comprar há uns 2 anos um galão de 5 litros de óleo solúvel (usado em tornearias).
Esse galão permite fazer até 100l de solução anti-oxidante.
Com certezea deve aumentar o ponto de ebulição em 5x mais que o etilenoglicol (de 100º para 105º = 5º), pois o ponto do óleo é mais de 300º.

Uso na ranger há uns 2 anos e hoje tivemos que tirar as mangueiras do motor. Resultado: a solução saiu limpíssima, branquinha.

Eu acho que para nosso clima (excluindo o sul do país), esta solução deve ser muito melhor que o etilenoglicol...
Daniel

Allan Nielsen
06/05/2009, 12:04
Se tem uma coisa que fiz e q foi ótima, foi comprar há uns 2 anos um galão de 5 litros de óleo solúvel (usado em tornearias).
Esse galão permite fazer até 100l de solução anti-oxidante.
Com certezea deve aumentar o ponto de ebulição em 5x mais que o etilenoglicol (de 100º para 105º = 5º), pois o ponto do óleo é mais de 300º.

Uso na ranger há uns 2 anos e hoje tivemos que tirar as mangueiras do motor. Resultado: a solução saiu limpíssima, branquinha.

Eu acho que para nosso clima (excluindo o sul do país), esta solução deve ser muito melhor que o etilenoglicol...
Daniel

Oleo soluvel em agua detona borracha; não deve ser usado como aditivo.

abs

rogeriomasih
06/05/2009, 14:12
O original não era vermelho?

a minha veio com um azul, mas comprei o carro usado. Pelas notas dos serviços, o antigo proprietário só fazia reparos e revisões na autorizada. Dá pena de olhar o valor de alguns serviços.

Bom, voltando ao assunto, comprei na própria autorizada um aditivo wurth para motores diesel (vermelho) e vou realizar a troca da água do sistema. /na embalagem consta a recomendação de dosagem: 40ml de aditivo para cada litro de água. Parece ser pouco, não?

Minha única dúvida foi a seguinte recomendação: "em caso de substituição total do líquido do sistema de arrefecimento, usar a mesma proporção". O que é ´mesma proporção´? é manter 40ml para cada litro ou 50% de água e 50% de aditivo?

Walter L. L. Casitta
06/05/2009, 14:49
a minha veio com um azul, mas comprei o carro usado. Pelas notas dos serviços, o antigo proprietário só fazia reparos e revisões na autorizada. Dá pena de olhar o valor de alguns serviços.

Bom, voltando ao assunto, comprei na própria autorizada um aditivo wurth para motores diesel (vermelho) e vou realizar a troca da água do sistema. /na embalagem consta a recomendação de dosagem: 40ml de aditivo para cada litro de água. Parece ser pouco, não?

Minha única dúvida foi a seguinte recomendação: "em caso de substituição total do líquido do sistema de arrefecimento, usar a mesma proporção". O que é ´mesma proporção´? é manter 40ml para cada litro ou 50% de água e 50% de aditivo?

Uma pena que você já comprou. Teria te indicado o da Internacional que fica muito mais barato.

De qualquer forma uma vez que o líquido vai ser trocado, antes seria bom você usar um flush pra eliminar completamente os vestígios do anterior. Quando você mistura os aditivos o sistema de arrefecimento fica sujeito a corrosão galvânica e ataca todas as partes de alumínio como o radiador. Eu tive esse problema na minha Ranger, tive que troca o radiador por conta disso e ainda vou ter que trocar o do aquecedor.

Você vai encontrar informações sobre isso que estou falando no site da International e inclusive o produto indicado para o flush...

rogeriomasih
06/05/2009, 19:32
Pois é..quando comprei ainda estava com minha ranger antiga (2002); fui na autorizada e me indicaram este. Não foi barato, entre R$50,00 e R$60,00, mas rende bastante.

Vou dar uma conferida neste produto para flush, pois me interessa bastante.

rogeriomasih
06/05/2009, 23:55
Você vai encontrar informações sobre isso que estou falando no site da International e inclusive o produto indicado para o flush...

acabei de ´chegar´ de lá e não achei nada...vc pode me indicar o atalho?

baixei este manual por lá, mas não acrescenta nada sobre o tema:

http://www.mwm.com.br/files/manual/6.pdf

Walter L. L. Casitta
07/05/2009, 01:54
acabei de ´chegar´ de lá e não achei nada...vc pode me indicar o atalho?

baixei este manual por lá, mas não acrescenta nada sobre o tema:

http://www.mwm.com.br/files/manual/6.pdf (http://www.mwm.com.br/files/manual/6.pdf)

Eu estou em viagem e com o acesso limitado a internet, mas assim que der vou encontrar o boletim técnico da MWM sobre esse assunto...

Anthoniusnikos
07/05/2009, 14:18
Rogério, esse aditivo deve ser usado como está no rótulo, assim como você escreveu: 40 ml para cada litro de água.
Esse que o Casitta indicou, encontrado nos revend. MWM-International são exelentes. Costumo encher e esgotar todo o sistema, com água pura, sempre ligando o motor por alguns segundos, porém para encher completamente, tem que tirar a tampa do removedor do ar (ao lado da válvula de expansão) e encher também com água. O volume do sistema você encontra no Mnaual do Proprietário. No caso do 2.5L tem 7 litros.
Esse negócio do cloro não dever ser a preocupação maior, pois as águas de abastecimento público vão ter uns 0,5 ppm. Mais preocupante seria usar água dura (muito Ca e Mg).
Cuídado com os produtos limpantes (desenferrujantes) com muita acidez, pois eles limpam tanto que corroem os selos do motor rápidamente.
Abraços
Anthon

TylerNTL
07/05/2009, 21:19
Vou postar minha receita para a limpeza do sistema de arrefecimento:

Solto a conexão do retorno do reservatório de expansão para o radiador e conecto uma mangueira nele (encaixa certinho) ligo a mangueira e a água sai pelo reservatório de expansão.

Pego a mangueira do aspirador de pó encho ela d´água e coloco ela na "boca" do reservatório de expansão (por gravidade ela passa a retirar a água que está retornando) ligo o motor e deixo funcionar até a água sair COMPLETAMENTE CRISTALINA, na primeira vez levou mais de 01 hora.

Esvazio o sistema por um mangote na parte de baixo do radiador, coloco o aditivo e completo, quando necessário, com água.

rogeriomasih
12/12/2009, 15:58
Oi,

retomando o tópico, este é o aditivo que estou utilizando (foto em anexo). Estou gostando bastante e recomento, mas lembro: é apenas anticorrosivo.

Como já falei, ele é bem concentrado; o fabricante recomenda apenas 40ml para cada litro de água. Na etiqueta tb destaca que é compatível com outros produtos (aditivio arrefecedor) da wurth.

Outra coisa, fui trocar o reservátório de expansão e está custando R$60,00 e não mais R$ 26,00. :( De qualquer forma, acho que compensa; tanto facilita a inspeção do nível do fluido, mesmo com o carro quente, como dá uma aparência melhor ao motor.

Sei que já apareceu por aqui, mas aproveito para divulgar o teste dos aditivos realizados pelo INMETRO.

rogeriomasih
12/12/2009, 15:59
Se tem uma coisa que fiz e q foi ótima, foi comprar há uns 2 anos um galão de 5 litros de óleo solúvel (usado em tornearias)

No manual a 2.8 diz explicitamente para não utilizar este produto. :concordo:

DI HERVAL
14/12/2009, 20:18
Posso estar enganado pois já faz um tempo que li a manual, mas pelo que me lembro, fala em 50% de aditivo (não me lembro a especificação mas o que tem na minha é de cor azul) + 50 % água destilada..

Abs

Walter L. L. Casitta
14/12/2009, 20:24
Posso estar enganado pois já faz um tempo que li a manual, mas pelo que me lembro, fala em 50% de aditivo (não me lembro a especificação mas o que tem na minha é de cor azul) + 50 % água destilada..

Abs

Essa é a recomendação da Ford. O fabricante do motor tem outra de custo bem mais baixo e tão eficiente quanto se não até mais eficiente...

DI HERVAL
14/12/2009, 20:52
Essa é a recomendação da Ford. O fabricante do motor tem outra de custo bem mais baixo e tão eficiente quanto se não até mais eficiente...

Walter,

Tentei procurar na internet e não achei nada.

Assim que puderes posta esta recomendação....

Abs

Walter L. L. Casitta
14/12/2009, 21:24
Walter,

Tentei procurar na internet e não achei nada.

Assim que puderes posta esta recomendação....

Abs

Aqui mesmo no fórum você encontra mais informações: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=62320&page=5

DI HERVAL
15/12/2009, 22:14
Walter,

Valeu pela dica e pela economia !!!

Abs

Jera
16/12/2009, 01:00
Walter,

Valeu pela dica e pela economia !!!

Abs

caramba!! q barato!! qnd troquei o da ranger comprei 5 litros de paraflu, q custa uns 18reais o litro!!!

outra coisa diherval, nas rangers até 2008 a troca do liquido de arrefecimento e do fluido de freio era para ser feita da cada 2 anos....nao fala a kilometragem!

mas como a toyota, a nissan e a mit fizeram aquele pacote de revisão com preço fixo, a ford fez o dela tb.......mas no pacote q foi feito no fim de 2008 ou nesse ano, do nada, a troca do liquido de arrefecimento e do fluido de freio passou a ser a cada 40milkm.....veja direito oq está escrito no manual do carro.
tenho o manual da ranger aqui e diz troca a cada 2 anos.

se no manual tiver escrito 2 anos, siga o manual, pq isso é uma forma de enganar o consumidor. a revisão de 40milkm da ranger no pacote preço fixo sai por 1079......sem a troca do fluido e do liq do radiador deve cair uns 300 reais....

DI HERVAL
16/12/2009, 11:56
Jera,

Pretendo seguir o manual, exceto no troca de óleo e filtro de diesel e óleo que vou adiantar (+- 5000 km).

No filtro de diesel talvez siga a dica do Walter em colocar um pré-filtro e trocá-lo com mais frequencia por causa do preço do original. Mas também vou dar uma olhada nos preços dos filtros no Uruguay, as vezes se encontra filtros de igual qualidade e especificação mais baratos....

Uma dúvida ???? Acho meio longa a troca do líquido do radiador com 2 anos ou 40 mil !!! Não sei se as propriedades do aditivo se mantem por tanto tempo.....

Não é melhor efetuar a troca com um ano ou 30 mil ?????

Abs a todos...

Jera
16/12/2009, 17:17
Jera,

Pretendo seguir o manual, exceto no troca de óleo e filtro de diesel e óleo que vou adiantar (+- 5000 km).

No filtro de diesel talvez siga a dica do Walter em colocar um pré-filtro e trocá-lo com mais frequencia por causa do preço do original. Mas também vou dar uma olhada nos preços dos filtros no Uruguay, as vezes se encontra filtros de igual qualidade e especificação mais baratos....

Uma dúvida ???? Acho meio longa a troca do líquido do radiador com 2 anos ou 40 mil !!! Não sei se as propriedades do aditivo se mantem por tanto tempo.....

Não é melhor efetuar a troca com um ano ou 30 mil ?????

Abs a todos...


não sei diherval......eu nao trocaria tão cedo assim......com a ranger eu rodava muito. tem epocas do ano q rodo de 8 a 10milkm por mes....assim a cada 4 meses eu teria q trocar.....eu nao ia ter paciencia pra isso!! hehe
se vc roda pouco e pretende ficar mt tempo com ela, faça do jeito q vc quer. é bom e nao será tão caro assim.
mas se vc roda muito eu acho meio inviavel ter todos esses cuidados.
qnd troquei o liquido da ranger, ele estava verdinho ainda.

DI HERVAL
16/12/2009, 21:07
Jera,

Agora no fim do ano está mais calmo,mas durante o ano rodo uns 4.000 km por mês... não é tanto assim....

É bom trocar uma idéia pois além ouvir outras opiniões se economiza bastante..

valeu pelas dicas...


Abs..

mjsbs
02/01/2015, 23:13
Olá boa noite a todos, antes do natal de 2014 tive um problema com minha ranger, acabou rompendo dois selos do lado esquerdo do motor, acabei trocando aqui numa concessionaria troller da cidade, só que estou procurando o aditivo correto para fazer a troca, tirar a água e por ele, gostaria de saber qual aditivo devo usar? Na ford eles me recomendaram o deles o tal do motorcraft, so que esta custando muito caro 49,00 reais o litro, sendo que é preciso de 6L. Alguem poderia me ajudar com um aditivo que eu possa usar que n vá danificar meus selos novamente? Marca e modelo.
Tenho uma ford ranger 2010/2011 3.0 4x4 LTD.

Imperador!
04/01/2015, 09:04
Olá boa noite a todos, antes do natal de 2014 tive um problema com minha ranger, acabou rompendo dois selos do lado esquerdo do motor, acabei trocando aqui numa concessionaria troller da cidade, só que estou procurando o aditivo correto para fazer a troca, tirar a água e por ele, gostaria de saber qual aditivo devo usar? Na ford eles me recomendaram o deles o tal do motorcraft, so que esta custando muito caro 49,00 reais o litro, sendo que é preciso de 6L. Alguem poderia me ajudar com um aditivo que eu possa usar que n vá danificar meus selos novamente? Marca e modelo.
Tenho uma ford ranger 2010/2011 3.0 4x4 LTD.

Procure o anticorrosivo da MWM, custa por volta de R$ 15 e pode ser diluído em até 30L de água. E use água destilada!

488457

mjsbs
05/01/2015, 18:37
Procure o anticorrosivo da MWM, custa por volta de R$ 15 e pode ser diluído em até 30L de água. E use água destilada!

488457


Obrigado, vou procurar aqui pela cidade, vou fazer a troca do reservatório, logo irei utilizar um novo fluido. Acabei comprando o RADIEX R8704.
Vou utilizar o garrafão de água mineral de 20L para fazer a limpeza e a mistura do produto, vejo que na especificação o produto é ultra concentrado, levando uma proporção de 24L para 1L do produto.