Ver Versão Completa : Troca feixe de molas (Agora Vai)
DougBRSP
26/05/2004, 23:31
Estou para adquirir um jogo de feixe de molas originais para o meu CJ-5, ele não possui adaptações na suspensão e não pretendo fazer nenhuma por enquanto. Porém estou com um shimmy danado, desde que levei num posto de molas picaretas para arquear os feixes e desde então o shimmy me acompanha, já troquei jumelos, terminais de direção, reapertei tudo e o danado continua, e antes de mexer nos feixes, quando o jeep ficava meio torto pra direita isso não acontecia, história longa ninguem lê... :oops: resumindo:
Gostaria de saber se a troca das molas é muito complicada ou com a ajuda de amigos dá pra fazer em casa? Que ferramentas serão necessárias a princípio e que cuidados devem ser tomados, por último gostaria de algumas indicações de oficinas de confiança que realizam este tipo de serviço na zona sul de SP
[]s a todos e muito obrigado
JeepDennis
27/05/2004, 00:39
Acredito que se vc trocar as molas ñ vai adiantar, no meu caso eram os pneus que ñ estavam muito bom, na minha opinião é bom vc ter certeza do que é pra ñ gastar dinheiro a toa.
DougBRSP
27/05/2004, 08:48
Cara eu naum sei, esse shimmy tá me deixando p*! Eu estou chutando nos feixes pois esse problema só começou depois que arqueei eles, antes disso não tinha problemas com isso, vou ver se dou uma balanceado nos pneus, mas como os feixes de molas já estão praticamente comigo vou trocar do mesmo jeito.
DougBRSP
quando vc arqueou as molas, não mexeu no caster?
Isso pode deixar a direção mais "boba" e sucetivel ao shimmy
[]'s
Alexandrers
27/05/2004, 12:22
DougBRSP
Eu tive esse mesmo problema um tempo depois de ter arquadao as molas, levei de volta no meu mecânico e ele disse que faltava apertar umas pecas dentro, acho que é cubo das rodas é aquele lugar onde tem as graxeiras das rodas (é que eu não sou mecanico e não me lembro bem o nome) e esse aperto deve ser feito de tempos em tempos com dinamômetro regulado para 7kg.
No meu caso após esse ajuste resolveu definitivamente o problema do shimmy.
Vou ver se falo com ele para saber direito o nome da peca a ser regulada e depois posto aqui.
Espero ter ajudado.
[]s
Alexandrers
27/05/2004, 20:02
Falei com o meu mecanico e são os rolamentos do munhão que tem que ser reapertados e evenualmente trocados se estiverem gastos ou com muita folga. No meu caso um reaperto rosolveu :D
É que eu tinha um P :!: shimmy quando passava de 60Km/h parecia que o jipe ia se desmanchar :shock:
Na minha opinião voce poderia revisar isso antes de gastar mais LT$$$ com novos feixes, quem sabe pode ser esse o seu problema.
[]s regulados!
MARIO SERGIO
27/05/2004, 21:42
Douglas , a uns 3 meses resolvi acertar o lado esquerdo do meu jeep que estava meio inclinado.
Levei no arqueador, e o sujeito fez uma cara de esperto, de " beleza" deixa comigo.. :?: :?:
Falou que o problema eram os feixes dianteiros. e que ia inverter as feixes dianteiros ( sem arquear ).
Quando apanhei a viatura...já indo embora , na primeira esquina o jeep ficou incontrolável, começou a pular... :( :( O volante chegava quase a escapar. :x :x
Voltei. p. :evil: .da vida , e o sujeito jurou por todos os feixes que não tinha arqueado as molas, que só inverteu :?: :?: os feixes.
Para resumir, no dia seguinte observei a m. :evil: :evil: que o sujeito fez....Ele arqueou sim e arqueou tanto, que deixou os amortecedores dianteiros ficaram sem curso de tão alongados., o cardã dianteiro quase escapando...Enfim.
Voltei , e perturbei o sujeito até fazer de novo, ..Bem ele conseguiu arrumar mas afundou a frente do jeep. :evil: :evil: :evil:
Resolvi da seguinte forma: Troquei de oficina e não é que voltou a ficar bom??? :D :D :D
Se me permite uma dica , no seu caso eu partiria de onde começou...ou seja , das molas, se estava bom antes, tem que começar por aí, e continuar até ficar bom. Podem aparecer outras coisas ( no meu caso , nesse interim tive que trocar os rolamentos de rodas dianteiros.... Mas isto já estava na agulha para fazer mesmo )..
Falou?
Boa sorte
MARIO SERGIO
Estou para adquirir um jogo de feixe de molas originais para o meu CJ-5, ele não possui adaptações na suspensão e não pretendo fazer nenhuma por enquanto. Porém estou com um shimmy danado, desde que levei num posto de molas picaretas para arquear os feixes e desde então o shimmy me acompanha, já troquei jumelos, terminais de direção, reapertei tudo e o danado continua, e antes de mexer nos feixes, quando o jeep ficava meio torto pra direita isso não acontecia, história longa ninguem lê... :oops: resumindo:
Gostaria de saber se a troca das molas é muito complicada ou com a ajuda de amigos dá pra fazer em casa? Que ferramentas serão necessárias a princípio e que cuidados devem ser tomados, por último gostaria de algumas indicações de oficinas de confiança que realizam este tipo de serviço na zona sul de SP
[]s a todos e muito obrigado
DougBRSP
27/05/2004, 22:59
Valeu pelas dicas, o que pretendo fazer mesmo é mexer com as molas pois foi o que iniciou o problema, os jumelos e terminais eu troquei por já estarem no bico do corvo e pensei que poderia ser culpa deles, mas o problema persiste e como as molas não estão lá essas coisas vou trocá-las de vez, o que eu preciso é saber se dá para eu mesmo trocá-las ou se tem alguém bom que faça isso aki na zona sul meu maior problema é tempo pois só me sobra os sábados pra mexer com o jeep, pq o resto do tempo tenho que dividir com trabalho, facu e namorada.
DougBRSP
21/02/2005, 16:41
Olá galera, devido a alguns problemas acabei adiando esta troca e agora estou me preparando para trocar as molas do meu CJ-5 no feriado de tiradentes, retirando as molas atuais (enferrujadas, cansadas e arqueadas) para colocar molas originais novas, com isso já irei trocar amortecedores, grampos e tudo o mais que está em estado lastimável.
A dúvida é: tendo as ferramentas, macacos e cavaletes, é possível eu mesmo fazer este serviço, alguém tem uma "receita de bolo" do negócio? Minha principal dúvida é se dá para trocar a mola de um lado e depois de colocada desmontar e trocar a do outro, para evitar que o eixo saia de posição, ou estou falando besteira? Não queria ter que cair na mão desses moleiros q só fazem cagada. :evil:
[]s
eu acho que o eixo não sai de posição, pois tem o pino de centro que não deixa, ou será que tambem falei besteira :oops: :?:
Sergio Rocha
21/02/2005, 18:00
Não falaram besteira não.Troque um lado de cada vez com calma.Vc só vai precisar de um macaco jacaré e de 2 cavaletes.
Calce o chassi com o cavalete e vai fundo, não tem nenhum misterio.Já fiz isso em casa sozinho e nunca tive dificuldade.
[]'
Sérgio Góz
21/02/2005, 18:16
Resolvi da seguinte forma: Troquei de oficina e não é que voltou a ficar bom???
Mario Sergio,
Eu sou de Volta Redonda e estou precisando verificar os feixes do meu tb. Qual é a oficina que vc foi :?:
Vc tem o telefone da oficina :?: E outra, foi caro :?:
Valeu :!:
DougBRSP
Nao posso te indicar uma boa oficina na z. sul , mas posso te avisar de uma péssima .
Nunca leve ao POSTO DE MOLAS N.SRA.DO SOCORRO,que fica no Largo do Socorro.......se levar, em pouco tempo , quem vai estar pedindo socorro é vc........montaram os jumelos errado , molas dinateiras , uma ao contrário da outra , deixaram totalmente solto o feixe dianteiro , dos dois lados ( o diferencial correu , qdo fazia o Pinheirinho) , etc,etc,etc.....
[]s
Mauro Darezzo
21/02/2005, 20:26
Veja se nao colocaram "manchoes" dentro do pneu. Ja ouvi dizer (nunca vi acontecer) que se for grande pode desbalancear e causar shymmi.
Obs: Cuidado com as pernas embaixo do Jeep. Quando for levantar e deixar no cavalete nunca fique com nenhuma parte do corpo por baixo dele. :lol:
DougBRSP
22/02/2005, 08:46
Não falaram besteira não.Troque um lado de cada vez com calma.Vc só vai precisar de um macaco jacaré e de 2 cavaletes.
Calce o chassi com o cavalete e vai fundo, não tem nenhum misterio.Já fiz isso em casa sozinho e nunca tive dificuldade.
[]'
Era tudo que eu queria ouvir. :D
Nao posso te indicar uma boa oficina na z. sul , mas posso te avisar de uma péssima .
Nunca leve ao POSTO DE MOLAS N.SRA.DO SOCORRO,que fica no Largo do Socorro.......se levar, em pouco tempo , quem vai estar pedindo socorro é vc........montaram os jumelos errado , molas dinateiras , uma ao contrário da outra , deixaram totalmente solto o feixe dianteiro , dos dois lados ( o diferencial correu , qdo fazia o Pinheirinho) , etc,etc,etc.....
[]s
Também tenho uma pra indicar a todos para ficarem longe, fica na Av. Eng. Armando Arruda, sentido Diadema, chama-se posto de molas Fachini (na vila Fachini), da ultima vez que fui lá, cortaram um caninho de freio e soldaram de qquer jeito entupindo-o, nem me avisaram do ocorrido, imagina a minha surpresa qdo tirei o jeep e fui frear no primeiro semáforo, além disso montaram a mola traseira duma forma que estrangulava o cabo de aço do freio de mão. :evil: :evil:
Veja se nao colocaram "manchoes" dentro do pneu. Ja ouvi dizer (nunca vi acontecer) que se for grande pode desbalancear e causar shymmi.
O "meu shimmy" (gostaria de dóa-lo alguém quer?) :twisted: Eu tenho quase certeza de que é ocasionado pelas molas, ele não ocorre em grandes velocidades, o que praticamente descarta os pneus, q estão balanceados, só ocorre se eu passar em algum buraco, ai, "segura peão" mas na primeira freada leve ele já pára. E também só ocorre com quando os feixes estão "limpos", por exemplo, quando vou para a trilha, no deslocamento e nas estradinhas de terra vai "shimiando" toda hora, depois que pega o primeiro atoleito e as molas ficam impregnadas de barro, o shimmy pára, posso passar na pior estrada q for que o shimmy não ocorre. Agora, bastou lavar o jeep e tirar a lama dos feixes para voltar como era antes, se bater óleo nos feixes então aí fu$%# :evil:
Obs: Cuidado com as pernas embaixo do Jeep. Quando for levantar e deixar no cavalete nunca fique com nenhuma parte do corpo por baixo dele.
Pode deixar, segurança nunca é de mais, afinal de que adianta ter um jeep sem shimmy e não ter pernas para dirigí-lo? :twisted: Sempre fico meio cabreiro, mesmo com cavaletes e antes de começar a mexer embaixo da criança, dou umas belas balançadas nele para ver se está firme e checo novamente. Aproveitando, vc já chegou a instalar o eixo flutuante? Obrigado.
[]s
Mauro Darezzo
22/02/2005, 20:26
Aproveitando, vc já chegou a instalar o eixo flutuante? Obrigado.
[]s
Ainda nao coloquei. A Ensimec alega que os eixos foram para a tempera mas atrasou, o forno estourou. Prometeram para uns 10 dias no maximo. Ja estou esperando desde o natal, espero mais um pouco....
Depois de instalar posto no topico "seu eixo flutuante pode matar" o resultado.
O "meu shimmy" (gostaria de dóa-lo alguém quer?) :twisted: Eu tenho quase certeza de que é ocasionado pelas molas, ele não ocorre em grandes velocidades, o que praticamente descarta os pneus, q estão balanceados, só ocorre se eu passar em algum buraco, ai, "segura peão" mas na primeira freada leve ele já pára. E também só ocorre com quando os feixes estão "limpos", por exemplo, quando vou para a trilha, no deslocamento e nas estradinhas de terra vai "shimiando" toda hora, depois que pega o primeiro atoleito e as molas ficam impregnadas de barro, o shimmy pára, posso passar na pior estrada q for que o shimmy não ocorre. Agora, bastou lavar o jeep e tirar a lama dos feixes para voltar como era antes, se bater óleo nos feixes então aí fu$%# :evil:
Tive um Jeep 1954 que fazia isso, acima de uns 40/50km/h ou se pegasse um buraco ele tremia feito louco, era so pisar levemente no freio que parava. Na epoca mandei trocar terminais e rolamentos e resolveu. Mas talvez nao seja seu caso...
Falou...
DougBRSP
23/02/2005, 09:13
Mauro
Eu instalei os eixos em Janeiro, não tive problemas, no topico do eixo flutuante tem as dificuldades encontradas, o que achei sacanagem é não vir nem um desenho explodido da montagem :shock: , para os mais leigos como eu, mas deu tudo certo. :D
Os terminais eu já troquei, os rolamentos não aparentam folga (inspecionando-se a roda levantada) mas como as molas já estão em petição de miséria mesmo vou trocar elas, depois abro o munhão pra verificar os rolamentos, afinal com tanto shimmy que já ocorreu é possível que eles se estivessem bons, tenham sido comprometidos. O f%¨$%$# de shimmy é isso, vai na tentativa e erro, dificil é arrumar tempo entre o trabalho e a patroa. :twisted:
[]s
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