Conectar

Ver Versão Completa : Monografia sobre Jeep - AJUDA!!!

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
10/11/2007, 18:31
Pessoal

Estou concluindo a faculdade de Publicidade e Propaganda e a minha monografia vai ser sobre o posicionamento de mercado da marca Jeep.

A idéia principal é mostrar a trajetória do posicionamente de mercado da empresa. Mostrar como que um produto inicialmente construido para a guerra, paradoxalmente tornou-se sinônimo de lazer e diversão.

O grande problema que tenho é de encontrar materias que falem sobre a propaganda da Jeep. Se alguém souber de revistas com propagandas da Jeep ou até mesmo livros sobre o assunto, por favor, me avisem pois quero fazer desse trabalho um material bem completo sobre esta lenda automobilística.

[]' a todos desde já agradecendo a atenção dispensada

Maurício Fernandes
11/11/2007, 02:03
chuck, na internet tem tudo cara.
tudo que vi até hoje foi pela web.
tem um vídeo muito legal sobre o jipe, feito pela DANA e de nome "bandeirantes", vi pelo forum.
esse manual anexo tinha no meu PC.

folgado
11/11/2007, 12:33
Chuck,
entra em contato com o pessoal da revista 4x4&Cia. Eles sempre estão publicando reportagens sobre a propaganda do jeep, da rural, com fotografias muito interessantes para você aproveitar na sua monografia.

Quanto à história do jeep militar, dê uma olhada neste tópico:

http://www.youtube.com/watch?v=Rug4jaPczls

[]'s.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
11/11/2007, 17:38
Pessoal

Na internet acho q já vi tudo e mais um pouco sobre jeep:mrgreen:, só q para a mono eu preciso de material impresso também.
Vou entrar em contato com a 4x4 e acho q eles poderão me dar um bom auxílio.
Por enquanto, obrigado pela ajuda:concordo:.

AUTOCARIOCA
11/11/2007, 17:52
chuck esta semana estarei viajando mas posso te ajudar um pouco podemos nos falar por msn pois sempre temos mantido contato
o que posso te acrescentar

a Willis foi trazida pro Brazil por um antigo Diplomata chamado Oswaldo Aranha sei da historia pois meu pai comprou dele um predio que tinha aqui no rio mas que ja foi demolido o Predio era Projetada pelo arquiteto Paulo Antunes Ribeiro e a fachada era um W e um O cortado pela metade representando Wilis Overland desde cedo escutei como ele ganhou a concessao pois meu pai sempre contava nao sei se sabe mas ele foi que deu o Voto de Minerva para o Estado de Israel enfim e numas destas muitas idas dele ao Oriente ele conheceu o dono da Marca Jeep e pegou a representação meu pai sempre me disse isto nao sei se ainda existe mas aqui no Rio tinha uma revista chamada Jeepmania que lembro eles terem uma foto dos carros expostos no salao da Revenda com a Av Brasil ao Fundo ( aonde era situado o predio e eles tinham varios encartes de epoca o desfecho do imovel foi que o mesmo quando a marca fora "encampada" pela Ford do Brasil o mesmo foi posto a venda e veio para minha familia mas que gracas a deus " nao nos pertence mais" rsss abracos e sucesso

BOAS TRILHAS AMIGO

AUTOCARIOCA
11/11/2007, 17:56
http://shw.fotopages.com/7931316/Av-Brasil-Rio-de-Janeiro.html

este é o Link da foto

veja como era a fachada do imovel

AUTOCARIOCA
11/11/2007, 18:07
segue + uma foto

AUTOCARIOCA
11/11/2007, 18:08
http://ruralwillys.tripod.com/propagandarural/propaganda.htm

AUTOCARIOCA
11/11/2007, 18:13
http://www.gordini.com.br/willys.htm

aqui tem uma visão bem academica da coisa

abracos

Leo - Beethoven
12/11/2007, 09:42
Chuck, qual é a sua idéia, traçar a trajetória de Marketing no Brasil ou nos EUA ?

Digo isso pq o Marx já te passou um bom material sobre o início das operações da Willys aqui no Brasil, mas nos EUA a estratégia e evolução (e oscilações) da Willys foi bem diferente.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
12/11/2007, 23:54
Rui

Valeu pelo material. Já virei mais uma madrugada sabendo um pouco mais sobre a lenda:mrgreen:.

Leo

Esse é um problemão q tenho em mãos. As estratégias nos EEUU são bem mais completas, mas o meu "ingrês" é muito básico e esse seria um grande entrave.
No brasil não sei se tá bem explícito essas diferenças de posicionamento, primeiramente sendo vendido para uso agrário e depois como veículo de lazer, até se transformar em utilitário esportivo (SUV).

Por enquanto tô só no ante-projeto, dai vou analizar todos os materias pra só depois decidir qual caminho q vou tomar.;)

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
13/11/2007, 00:01
mas nos EUA a estratégia e evolução (e oscilações) da Willys foi bem diferente

Leo

Quando tu diz q nos EEUU foram bem diferentes, mais especificamente, quais são essas diferenças?:pensativo:

Leo - Beethoven
13/11/2007, 10:43
Quando tu diz q nos EEUU foram bem diferentes, mais especificamente, quais são essas diferenças?:pensativo:

Nos EUA após a segunda guerra, a Willys ficou com o direito de exploração do veículo, depois de uma batalha judicial com a Ford...mas que na verdade o direito deveria ter sido na Bantam que foi quem fez os primeiros protótipos do que viria a ser o Jeep (mas isso é outra história). Em 1945 mesmo a Willys não perdeu tempo e começou lançou a versão civil do MB que seria o CJ-2 (Civilian Jeep), não somente como carro de fins agrícolas, mas nos primeiros anúncios do CJ-2 eles diziam: Jeep, o único veículo que durante o dia pode puxar o seu arado na fazenda e noite levar a sua família a cidade para se divertir".
Eles sempre investiram pesado na imagem de que o Jeep foi uns dos grandes responsáveis pela vitória aliada na segunda querra (frase célebre da época), mas agora na versão civil ele poderia ainda lhe servir como um carro de passeio normal, ou seja, um autêntico muiti-uso.
Lembro que a 15-20 anos atrás, eram muito poucos que possuiam um Jeep aqui em SP na capital...e quando dizia que tinha um Jeep a pergunta era inevitável: Vc tem um sítio, uma chácara ?
Hoje é o contrário: Vc faz trilha, rally ??
Viu só a diferença ?
Nos EUA se difundiu tanto essa idéia que o CJ-3B (Cara de Cavalo) foi militarizado e não o contrário, ou seja, surgiu primeiro a versão civil para depois surgir a militar. Para eles o Jeep era um carro que "podia e fazia de tudo".
Aqui no Brasil, tanto a Willys e mesmo com a Ford depois, a idéia era de uso Agrícola...tanto que a Station Wagon levou o nome de Rural (quer prova maior que isso ?).
A marca e a produção do Jeep nos EUA passou por várias mãos depois da Willys, Kaiser, AMC e até a Renault deteve parte do controle acionário da marca e algumas unidades sairam como motor Renault Diesel por lá (fiasco total)....até chegar as mão da Chrysler....
Aqui no Brasil da Willys foi para a Ford que além de não explorar o mercado corretamente, foi clara a sua intenção, a compra da Willys para apenas fechar suas portas, como outras na época, como a Dodge, DKW, Sinca, etc....
Com isso dá pra vc ter uma idéia...
Se a sua monografia se baseia em Marketing....se baseie nos anuncios da época...eles lhe dirão tudo, sabendo ou não Inglês.

Abs.

Chuck - EQUIPE JEEPBOM
13/11/2007, 16:04
Leo

Agora lendo a tua mensagem, me veio a mente uma idéia.
Que tu acha de usar os anúncios, tanto nacionais quanto americanos, pra mostrar as diferenças de posicionamento que foram usadas num mesmo produto (Jeep) mas por empresas diferentes (willys, Kaiser, AMC, Ford) a fim de atingir targets totalmente diferente.
Tem material publicitário de sobra na net, e isso me facilitaria em muito.:mrgreen:

Resumidamente, essa mono vai chegar em uma conclusão que todos nós jipeiros já sabiamos. O Jeep é pau pra toda obra:dance:, mas é esse mesmo o meu objetivo. Mostrar como um produto de qualidade pode assumir funções q não foram imaginadas na hora de sua construção. Caso contrario é o dos crossover, adventures e afins que tentam ser vendidos como multi-uso, mas q na verdade, e o tempo vai mostrar isso, são apenas embalagens sem conteúdo algum.:twisted::twisted::twisted:

rallgayer
13/11/2007, 17:35
Éverson,

Para a monografia, entendi que tu precisas de material fotográfico e publicitário impresso e o que a web poderia fornecer tu já tens.Entendi bem?
Minha sugestão é entrar em contato com a Ford do Brasil e com o Museu da ULBRA e ver se eles tem este material que tu precisas. Eles, tambem, podem te orientar onde podes encontrar algo que precisas.
Uma outra sugestão, que me lembrei agora, é entrar em contato com a revista Quatro Rodas e ver se eles tem algo publicado a respeito do assunto. Se tiver, vê com eles o numero, mes e ano da publicação e vem falar comigo. Certo?

Abraços

Ricardo Allgayer

Leo - Beethoven
13/11/2007, 20:04
Quem tem um material legal assim é a Chrysler no site deles....não sei na versão "brasileira" mas na america é show de bola conseguir material de marketing inclusive para os modelos antigos....dá pra ver toda a evolução dos modelos.

Abs.