PDA

Ver Versão Completa : Cabo conector de PX



Daniel Engelbrecht
10/11/2007, 17:31
Salve, pessoal.

Goastaria de tirar uma dúvida com quem entende melhor do que eu sobre PX. Hoje instalei um Cobra 19 III no meu carro, usando uma antena da aquario maria-mole e um suporte para pára-choque. Ocorre que o cabo conector que eu já tinha não era específico para esse suporte. Tratava-se de um cabo com rosca, enquanto o suporte não aceita rosca, necessitando dos fios (da antena e o terra) descascados e presos diretamente no suporte.
Durante a instalação, portanto, foi preciso cortar a ponta do cabo (cerca de 4cm, tuirando o conector em rosca), para ligar os fios direto no suporte da antena. Aparentemente a ligação está correta. A questão é: esses 4cm a menos no cabo podem influenciar em muito na recepção? (Sim, eu sei que não se deve cortar o cabo, mas como já tinha ele em mãos, decidi arriscar. Qualquer coisa é só comprar um novo).
Em tempo, ainda não consegui testar para ver se está transmitindo e recebendo bem, pois o PX do meu irmão, com quem eu me comunicaria, quebrou.
Obrigado pelas opiniões.

marc7767
10/11/2007, 23:09
Olá, Daniel: Eu sou radioamador classe C e fiz alguns cursos na Labre, aqui em Curitiba. Tive aula com um monte de gente, e prá te adiantar, esse negócio de comprimento do cabo não é unanimidade entre os radioamadores. Tive professores que juravam que dá uma diferença danada o corte do cabo na medida exata, e outros que diziam que não dá diferença nenhuma, todos radioamadores com mais de 30 anos de casa. Eu tive antena no parachoque de uma picape, mas era de rosca. Se eu fosse você, antes de alterar alguma coisa, eu iria medir a estacionária (ROE) em uma dessas assistências técnicas de beira de estrada, para caminhoneiros. Se a sua instalação estiver correta, o cara ainda dá uma caprichada naquilo que você eventualmente não tenha feito direito. Se não estiver correta, ele conserta. Agora, que tem que medir a ROE, tem, porque se a antena não estiver "casada", ao transmitir você diminui a eficácia do teu aparelho e, ao mesmo tempo você está deteriorando ele. Aproveita que o cara ainda vê se o corte da tua antena está na medida exata.

Um abraço.

Daniel Engelbrecht
12/11/2007, 12:12
Marc, obrigado pela resposta.
A antena é padrão da aquário (é daquelas de caminhão, com 2,70 metros de comprimento) e o suporte é próprio para ela. A dúvida era mesmo sobre o corte de cerca de 4cm no cabo, para suprimir a rosca e ligar direto a fiação na antena. Vou seguir o seu conselho e na primeira oportunidade medir a ROE.

Deixa eu aproveitar e fazer uma outra pergunta. Para que a antena não fique balançando muito, eu a mantenho curvada e presa no bagageiro do carro por meio de dois arames. Um deles fica na parte da frente do bagageiro e eu solto quando vou usar o rádio, para a antena subir e ficar esticada. Esse arame continua preso na antena, porém sem encostar em nada. Ou seja, fica lá no alto da antena. O fato de eu ter um objeto metálico em contato com a antena, mesmo sem estar encostado a nada mais, pode interferir na recepção?

marc7767
12/11/2007, 17:39
Olá, Daniel: acho que deve interferir no desempenho da antena sim, embora muito pouco. Se fosse eu, usaria pelo menos fio elétrico encapado (isolado) para segurar a antena. Soltando sempre a antena quando for utilizar.

Um abraço.

Daniel Engelbrecht
13/11/2007, 00:17
Obrigado, Marc
suas explicações foram muito úteis. :concordo:

Vou tirar o arame e usar um barbante ou fio de nylon.

marc7767
13/11/2007, 15:53
Valeu, amigo.

heitorviterbo
15/04/2009, 10:51
comprei recentemente uma antena maria-mole e radio cobra 19 IV para minha l200. como viajava de avião e era dificil trazer a aste da antena deixei-a. será que posso usar em vez da haste um arame grosso. qual seria o tamanho e diametro do arame? sera que consigo comprar so a haste? obrgado

Edintruder
15/04/2009, 19:05
Xi...
Arame? Não dá.

Walter L. L. Casitta
15/04/2009, 22:53
comprei recentemente uma antena maria-mole e radio cobra 19 IV para minha l200. como viajava de avião e era dificil trazer a aste da antena deixei-a. será que posso usar em vez da haste um arame grosso. qual seria o tamanho e diametro do arame? sera que consigo comprar so a haste? obrgado

Certamente vais conseguir a haste original. O comprimento da haste é crítica. Normalmente existe até alguma forma de ajustar na base da antena. Já ouve casos que precisei cortar um pedaço para conseguir um ajuste mais preciso...

pmarc
16/04/2009, 08:23
Marc, obrigado pela resposta.
A antena é padrão da aquário (é daquelas de caminhão, com 2,70 metros de comprimento) e o suporte é próprio para ela. A dúvida era mesmo sobre o corte de cerca de 4cm no cabo, para suprimir a rosca e ligar direto a fiação na antena. Vou seguir o seu conselho e na primeira oportunidade medir a ROE.


Esse lance é complicado...

Se a ROE da antena estiver dentro do aceitável, o comprimento da linha de transmissão não deve afetar em nada.

Apenas, tome as medidas necessárias para prevenir a entrada de água pelo cado, que pode alterar completamente suas características elétricas, prejudicando seriamente o sistema irradiante e talvez até o rádio.


Deixa eu aproveitar e fazer uma outra pergunta. Para que a antena não fique balançando muito, eu a mantenho curvada e presa no bagageiro do carro por meio de dois arames. Um deles fica na parte da frente do bagageiro e eu solto quando vou usar o rádio, para a antena subir e ficar esticada. Esse arame continua preso na antena, porém sem encostar em nada. Ou seja, fica lá no alto da antena. O fato de eu ter um objeto metálico em contato com a antena, mesmo sem estar encostado a nada mais, pode interferir na recepção?

A solućão que você deu depois dessa, de usar um fio de material não condutor, é bem superior. Não acho que o arame preso na antena fosse influenciar em alguma coisa, encapado ou não.
Não se esqueća que tem um objeto metálico bem maior (seu carro) próximo da antena. Ele certamente está influenciando na performance da antena.

pmarc
16/04/2009, 08:32
Xi...
Arame? Não dá.

Claro que dá! Qualquer bom condutor pode ser usado como antena!

Já vi inclusive antenas de salmoura! Pode perguntar a São Google.


Certamente vais conseguir a haste original. O comprimento da haste é crítica. Normalmente existe até alguma forma de ajustar na base da antena. Já ouve casos que precisei cortar um pedaço para conseguir um ajuste mais preciso...

Sim, o comprimento é crítico. Nos manuais de radioamador existem várias fórmulas para o cálculo do comprimento de uma antena. O comprimento é funćão da freqüência utilizada, da velocidade de propagaćão de uma onda eletromagnética no material, do diâmetro do condutor e de sua forma (cônico é diferente de cilíndrico)

Edintruder
17/04/2009, 19:03
Paulo, então seria capaz de funcionar uma antena de "arame" colada sobre o teto do veículo acompanhando as curvas da carroceria?

pmarc
20/04/2009, 09:21
Paulo, então seria capaz de funcionar uma antena de "arame" colada sobre o teto do veículo acompanhando as curvas da carroceria?

Colada? Não deve funcionar. Mesmo que você mantivesse uma distância (15, 20cm) do metal, não acredito que funcionaria. Agora, se estivermos falando de um Gurgel, Troller ou JPX, que tem o teto de fibra, muda de figura.
Note que aí já não estamos mais falando da maria mole, que é um monopolo vertical de 1/4 de onda. Não estou sendo taxativo, dizendo que NUNCA vai funcionar. Mas é pouco provável que funcione.

Um monopolo quarto de onda, depende de um plano terra. Ou seja: o arame é colocado de maneira perpendicular a esse plano, o vivo do coaxial alimenta o arame e a malha alimenta o plano. Não existe contato elétrico entre o plano terra e o elemento vertical.

Isso é uma antena. Agora, cabe lembrar que o elemento irradiante deve ficar o mais afastado possível de outros objetos metálicos. Isso afeta não só a impedância do sistema irradiante como o diagrama de irradiaćão do dito sistema irradiante.

Um dipolo por exemplo, são dois pedaćos de arame (normalmente de cobre), cada um com 1/4 de comprimento de onda. São isolados no meio, mantidos afastados por uns 10 ou 15 cm. Um lado é alimentado pelo vivo e o outro pela malha.
é uma das antenas mais simples e mais eficientes, dada sua simplicidade, peso, facilidade de montagem, etc...

Edintruder
20/04/2009, 15:59
Ideia de gerico, sabe...

pmarc
21/04/2009, 16:13
Ideia de gerico, sabe...

Tem umas que até funcionam.
Dá uma olhada em alguns veículos alemães da IIGM (uns Sdkfz qualquer coisa), tem alguns que parecem sto antonio, mas são antenas... ainda serve de suporte para a rede de camuflagem.

cobraeletronics
09/11/2010, 14:32
:???:ola amigos tudo bem tenho um px cobra e uma antena steelbras de 1.512mm liguei ele aqui na sacada do meu apto mas ele so chia que será eu moro no 16 andar será que é isso? multo altooque esta acontecendo será que deveria estar no terreo para que pegue bem ... obrigado a todos
:(

paulo_schw
26/01/2011, 07:56
:???:ola amigos tudo bem tenho um px cobra e uma antena steelbras de 1.512mm liguei ele aqui na sacada do meu apto mas ele so chia que será eu moro no 16 andar será que é isso? multo altooque esta acontecendo será que deveria estar no terreo para que pegue bem ... obrigado a todos
:(
No terreo é que não vai funcionar bem mesmo, teu problema é outro. Teu radio funciona bem com outra antena? Já testou esta antena em outro radio? Procura fazer uns testes com algum amigo que tenha radio PX, só cuida pra não queimar a saida, pois queima se a antena esta em curto circuito ou se tentar transmitir por muito tempo com a ROE muito alta.