Ver Versão Completa : t-case da toyota Hilux
Marco Saldanha
09/11/2007, 23:03
Tenho uma caixa da Toyota Hilux completa e gostaria apenas de aproveitar sua t-case para colocar no meu Engesa F II mais eu não sei se teria como fazer isto.Estou tentando esta solução para tentar manter o carro mais original possível como eu gosto com um menor custo.Alguém pode me dar uma dica se seria possível.
Caro Marco Saldanha!
Possível é, inclusive estou colocando uma caixa dessa no meu Engesa FI, com câmbio automático.
Converse com o Marcel que possui o nick equipeminas4x4 aqui do fórum, ele te passará uma solução legal.
A grande vantagem é que terá a reduzida, ampliando a gama de marchas a serem utilizadas.
Abraços.
Kim.
Marco Saldanha
10/11/2007, 12:23
Obrigado Kim!Se souber de alguém que faça isto me da o caminho das Pedras pois to com esta caixa já tem mais de 2 anos e realmente to querendo uma reduzida no meu carro.
Marco!
Conversa com esse pessoal:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=511
É a primeira pedra do caminho!
Marco Saldanha
10/11/2007, 13:03
Já encaminhei um e-mail e assim que tiver uma resposta coloco aqui para todos.
Saldanha,
Você tem uma caixa de hilux com t-case acoplada, é isso?
Se for, é só adaptar (caso não seja plug and play) a caixa na capa seca do motor e reposicionar os cardãs, caso necessário.
Marco Saldanha
10/11/2007, 22:12
Não e tão simples assim amigo!Vai uma coisa aqui outra ali e o custo ta indo no espaço.Tava tentando uma forma mais barata e ainda não descobri.
Todas estão em torno de 2000 reais só para adaptar sem valor da caixa de marcha ou somente t - case.Será que temos uma t - case que seria só trocar ou trocar e mexer somente nos cardans.
Cara, essa caixa de marchas da hilux não ficaria boa no engesa? Digo isso pois já algumas Campers com caixa e t-case da hilux e parece que fica legal.
Se for colocar caixa e t-case da hilux, o trampo deve ficar mais fácil e barato...
Tenho uma caixa da Toyota Hilux completa e gostaria apenas de aproveitar sua t-case para colocar no meu Engesa F II ... Alguém pode me dar uma dica se seria possível.
Esquece, Marco. Conselho de quem errou. Fiz tudo sozinho com um baita capricho. Valeu a diversão. Foram-se muitos $$$.
Iniciei meu FII com motor Ranger V6 mais câmbio Ranger com TCase Hilux. Depois de pronto ficou lindo o conjunto propulsor. Só que restaram apenas 40 cm entre a flange de saída da TCase e a flange de entrada do diferencial traseiro. Um espaço mínimo para um cardan decente. Um toco. Desmanchei tudo. Comprei uma TCase Wyllis e resolvi o problema.
É simples. A TCase Wyllis trabalha deitada ao lado da caixa de câmbio. A TCase Hilux trabalha em linha com a caixa de câmbio, ou seja, os comprimentos se somam. Todo o conjunto do meu FII media mais de 1,90 m. Era um chassi com motor em cima. Parecia um Spitfire da 2a. guerra. Segue foto.
Até hoje ainda não consegui terminar meu jipe.
Abraço e boa sorte.
Marco Saldanha
10/11/2007, 22:58
Esta tudo indicando que o melhor e trocar tudo mesmo!Mais ainda falta um orçamento para colocar T-case da Toyota Bandeirante
FernandoPedro
11/11/2007, 15:06
Marcos:
Tenho uma F1 e tb estava pensando em fazer uma troca para o conjunto do toyota bandeirante, mas um amigo meu me disse q essa troca vai sair muito cara, uns 5 mil, então já estou pensando somente em trocar a t-case do fase 1 pela do fase 2, sei lá, as vezes penseo que o custo é muito alto para ter as reduzidas na engesa.
Abraços
lessando
12/11/2007, 22:52
Marco,
Eu passei por esta situação. Comprei uma T-case Hilux para adaptar ao Engesa F1, pois é muito robusta e parece muito confiável, mas tem alguns detalhes.
1-Como disse o nosso colega, a distância que sobra para colocar o cardã traseiro é muito pequena.
2-A "bola" do diferencial traseiro do engesa é na esquerda, e a t-case tem saída central. (posso estar enganado pois faz muito tempo..rs.rs)
3-o custo da adaptação, pois era necessário trabalhar o diferencial traseiro
Optei por vender a caixa de marchas e adaptar o conjunto completo da Band. O Engesa virou um trator.
Foi praticamente plug-and-play. Foi necessário dar uma amassadinha na lateral próximo ao acelerador. Utilizei os suportes e cruzetas originais da Band.
Como a galeria esta um pouco tumultuada, vc poderá ver as fotos da adaptação nas fotos do agnetto
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/member.php?uid=600&protype=1
Boa sorte na daptação.
Att, Lessando Matos
2-A "bola" do diferencial traseiro do engesa é na esquerda, e a t-case tem saída central. (posso estar enganado pois faz muito tempo..rs.rs)
Só lembrando que o engesa do saldanha é fase II, logo, a bola do diferencial traseiro é central
FernandoPedro
13/11/2007, 14:50
Lessandro, blz?
Já me disseram que instalar esse conjunto da toyota, câmbio 4m e t-case seria andar pra tráz sem dár ré... rsss. Cara, vale mesmo à pena? O custo sai bem alto, não é? Eu já estou quase abortando essa idéia e instalando só a t-case do fase 2.
Marco Saldanha
14/11/2007, 02:15
Instalar só T - case f II não compensa o custo beneficio.Se vc parar e imaginar que sua dirigibilidade em 4x4 e muito pouco e em baixa velocidade eu ficava com o urso no meu ouvido.RSRSRS.Com as informações que temos ta compensando e não mexer em nada mesmo.Será que não teria um KIT de engrenagem para se colocar na T-Case do Engesa que ao ligar 4x4 ela automaticamente já ficaria mais reduzida.Não sei se estou explicando direito.Na verdade sempre que ligamos 4x4 já coloca reduzida e trabalhamos diferença nas marchas mesmo.
Marco Saldanha
14/11/2007, 02:21
Teria como dar mais detalhes!Onde vc fez, tipo de caixa seca e etc....
Marco,
Eu passei por esta situação. Comprei uma T-case Hilux para adaptar ao Engesa F1, pois é muito robusta e parece muito confiável, mas tem alguns detalhes.
1-Como disse o nosso colega, a distância que sobra para colocar o cardã traseiro é muito pequena.
2-A "bola" do diferencial traseiro do engesa é na esquerda, e a t-case tem saída central. (posso estar enganado pois faz muito tempo..rs.rs)
3-o custo da adaptação, pois era necessário trabalhar o diferencial traseiro
Optei por vender a caixa de marchas e adaptar o conjunto completo da Band. O Engesa virou um trator.
Foi praticamente plug-and-play. Foi necessário dar uma amassadinha na lateral próximo ao acelerador. Utilizei os suportes e cruzetas originais da Band.
Como a galeria esta um pouco tumultuada, vc poderá ver as fotos da adaptação nas fotos do agnetto
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/member.php?uid=600&protype=1
Boa sorte na daptação.
Att, Lessando Matos
Gerson Jacareí
14/11/2007, 20:53
Boa noite Fernando
Quem falou isto para vc não sabe oque esta falando , eu troquei o conjunto (cambio e transferência ) do meu F1 pelo conjunto da toyota bandeirante e não tenho do que reclamar o meu FI ficou um trator e sem aquele barulho característico do FI e ganhei 4 m reduzida , é verdade que não fica muito barato mas vale cada centavo investido
abraços
Gerson
Lessandro, blz?
Já me disseram que instalar esse conjunto da toyota, câmbio 4m e t-case seria andar pra tráz sem dár ré... rsss. Cara, vale mesmo à pena? O custo sai bem alto, não é? Eu já estou quase abortando essa idéia e instalando só a t-case do fase 2.
Boa noite Fernando
Quem falou isto para vc não sabe oque esta falando , eu troquei o conjunto (cambio e transferência ) do meu F1 pelo conjunto da toyota bandeirante e não tenho do que reclamar o meu FI ficou um trator e sem aquele barulho característico do FI e ganhei 4 m reduzida , é verdade que não fica muito barato mas vale cada centavo investido
abraços
Gerson
Eu também defendo o conjunto completo de Band.
O estriado do eixo piloto é o mesmo, não tem que mexer em nada. Apenas um leve trabalho na capa seca e nos suportes do cambio.
Além de ganhar a reduzida e sumir com os ruídos, o cambio da Band é muito melhor de manuseio do que o 240v do Engesa.
Tem mais uma: com cambio de Band, pode-se rebocar o Engesa por longas distancias sem risco de fundir o cambio, pois tem NEUTRO, que a tcase do Engesa não tem.
Pra terminar, dá pra vender o 240v, tem bom valor.
FernandoPedro
17/11/2007, 10:08
Gerson e GH...
Valeu pela dica, eu ainda estou afim de fazer a mudança sim, mas já não estou tão empolgado como antes, pq a bricadeira fica muito cara. Foi dificil para vcs encontrarem esse conjunto da toy bandeirante?
Abraços.
Lucas Nassif
23/08/2011, 16:52
Ressuscitando o tópico.. :pipoca:
Alguém já chegou a instalar uma tcase de Hilux (engrenagens) no clark 240V?
Vou adaptar uma tcase no Marruá, e não rola adaptar a de Band pois o Dana 70 tem bola central, ao contrário das Bands que tem bola deslocada pra direita.
Não me interessa trocar o câmbio, o meu aqui está muito bom e não preciso de 5a marcha OD, apenas de mais redução.
[]`s
Flangeando tudo nesse mundo é possível..rsss
Nunca vi, mas não deve ser dificil fazer...
Lucas Nassif
23/08/2011, 19:15
Flangeando tudo nesse mundo é possível..rsss
Nunca vi, mas não deve ser dificil fazer...
Flange 240V + tcase band tem aos montes, mas pra tcase Hilux eu nunca vi.
Será que serei o primeiro a fazer? :pipoca:
Se eu fiz uma, vc vai conseguir tb....rssss
Júnior_NF
24/08/2011, 14:15
Esse assunto muito me interessa, pois estou querendo trocar a t-case engesa do meu 240V e pensei em colocar da Hilux.
Acompanhando as novidades.
Abraços
Flange 240V + tcase band tem aos montes, mas pra tcase Hilux eu nunca vi.
Será que serei o primeiro a fazer? :pipoca:
Eu fiz a troca do 240v pelo da Hilux e não me arrependo! Muito mais confortável e silencioso, além de ser bem robusto.
Meu meca (Rodrigo, da CJ) já tem a manha de fazer a adaptação e não tive problema algum até agora. O que tem me incomodado é todo o resto do Engesa... rsrsrsrs Mas uma hora ele há de ficar resistente e confiável! Até mesmo pq daqui a pouco não vai mais ter peça velha pra dar problema!
Abs.
Tenho um amigo rodando com caixa Band + eixo traseiro central na Camper há longa data, sem problemas.
O entre-eixos longo compensa...
Vou rodar assim também (eixo Troller bola central + caixa/transf Band).
Por que não procura uma caixa divorciada?
Abs.
Outra idéia.
Será que o câmbio Eaton + transf. BW da Pantanal não seria uma boa opção?
Tempos atrás tinha um conjunto completo a venda no Mercado Livre (câmbio + redução).
Acionamento manual, via alavanca.
fabiano carraro
02/09/2011, 21:17
Flange 240V + tcase band tem aos montes, mas pra tcase Hilux eu nunca vi.
Será que serei o primeiro a fazer? :pipoca:
infelizmente nao.....TA TUDO LÁ NO TOPICO DO CHERNOBYL......o 240FS que ia usar é o irmao mais novo do 240v LUcas (o 240fs é todo sincronizado) ......o flangeamento esta tudo lá ,so dar uma olhada bem no incio do topico....
se precisarem possuo o gabarito de flangeamento pra HILUX aq e fabrico a flange como precisarem segundo o projeto de voçes .
Lucas Nassif
03/09/2011, 00:33
Eu fiz a troca do 240v pelo da Hilux e não me arrependo! Muito mais confortável e silencioso, além de ser bem robusto.
Meu câmbio original eu vou manter, após a instalação dos 37" o carro está melhor pra andar do que antes, parece que as machas estão melhor escalonadas.
A primeira trator continua bruta, mas estou utilizando mais na cidade. A 5a marcha 1:1 está se comportando praticamente como uma 5a OD.
Vale lembrar que a C&P do Marruá é 4,09:1, portanto se o câmbio fosse um de Hilux ou outro carro, a primeira ficaria bem longa e eu seria obrigado a reduzir as relações dos eixos (igual a galera faz no Troller), tarefa nada fácil pra quem tem D70 e D44. É difícil combinar uma relação entre os dois.
O câmbio original, por incrível que pareça, tem os engates macios, precisos e não ronca!
Será que o câmbio Eaton + transf. BW da Pantanal não seria uma boa opção?
Tempos atrás tinha um conjunto completo a venda no Mercado Livre (câmbio + redução).
Acionamento manual, via alavanca.
Esse conjunto Eaton + BW da Pantanal estou usando no meu Willys. No Marruá não ficaria bom pois como disse acima, as marchas ficariam longas.
infelizmente nao.....TA TUDO LÁ NO TOPICO DO CHERNOBYL......o 240FS que ia usar é o irmao mais novo do 240v LUcas (o 240fs é todo sincronizado) ......o flangeamento esta tudo lá ,so dar uma olhada bem no incio do topico....
se precisarem possuo o gabarito de flangeamento pra HILUX aq e fabrico a flange como precisarem segundo o projeto de voçes .
Exato, esse câmbio é todo sincronizado, atualmente é conhecido como Eaton 2305C, mas como quase ninguém sabe que é o mesmo 240V, eu uso esse nome pra ficar mais fácil.
Conversei com um meca aqui em BH e ele disse que faz a flange e adapta a tcase de hilux. Estou amadurecendo a ideia e juntando umas latinhas para a adaptação.
[]`s
Casa da transmissão4x4
09/09/2011, 16:31
Meu câmbio original eu vou manter, após a instalação dos 37" o carro está melhor pra andar do que antes, parece que as machas estão melhor escalonadas.
A primeira trator continua bruta, mas estou utilizando mais na cidade. A 5a marcha 1:1 está se comportando praticamente como uma 5a OD.
Vale lembrar que a C&P do Marruá é 4,09:1, portanto se o câmbio fosse um de Hilux ou outro carro, a primeira ficaria bem longa e eu seria obrigado a reduzir as relações dos eixos (igual a galera faz no Troller), tarefa nada fácil pra quem tem D70 e D44. É difícil combinar uma relação entre os dois.
O câmbio original, por incrível que pareça, tem os engates macios, precisos e não ronca!
Esse conjunto Eaton + BW da Pantanal estou usando no meu Willys. No Marruá não ficaria bom pois como disse acima, as marchas ficariam longas.
Exato, esse câmbio é todo sincronizado, atualmente é conhecido como Eaton 2305C, mas como quase ninguém sabe que é o mesmo 240V, eu uso esse nome pra ficar mais fácil.
Conversei com um meca aqui em BH e ele disse que faz a flange e adapta a tcase de hilux. Estou amadurecendo a ideia e juntando umas latinhas para a adaptação.
[]`s
Lucas, eu gosto muito da t-case da toyota bandeirantes, alem da vantagem de achar peças muito facil e alta robustez. O unico problema e a questão do alinhamento do cardam, mas se for um eixo dana44 e facil de resolver !
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