PDA

Ver Versão Completa : Como desligar um motor diesel turbinado ???



Ribeiro
26/05/2004, 22:14
Oi Amigos,

Sempre tive o cuidado de antes de desligar o motor da minha L200/01 esperar algo em torno de uns 20 a 30 segundos. Vi em um site (não me lembro mais onde) que quando se anda com um giro mais alto, ou seja, com o turbo acionado durante um certo tempo, o calor gerado na turbina é muito alto, e deve-se esperar algum tempo com o motor em baixa rotação para esfria-lo antes de desligar o motor para evitar danos no motor e turbina :?: Isso é verdade :?: :?: Ou é mais uma memória da época dos primeiros Turbo Diesel :?:

Ribeiro

Klendatu
26/05/2004, 22:21
Realmente é recomendado vc esperar um pouco em baixa rotação depois usar o motor em altos giros, para facilitar a lubrificação da próxima vez que o carro for ligado, mas alguns segundos são suficientes, isso que vc viu ja é exagero e desperdicio de combusivel. A turbina provavelmente é a parte mais resistente do carro, não prescisa de muita frescura.

Wallace
27/05/2004, 00:10
o PROBLEMA normalmente é a lubrificação da turbina.
Ela pode girar na casa de centena de milhares de rotação.
Assim aguardar o motor e principalmente a turbina chegarem a uma baixa rotação é bom.

JeepDennis
27/05/2004, 00:15
Isso só é necessario se vc acabou de dar uma esticada e logo em seguida para o carro, do contrario não precisa.

Ribeiro
27/05/2004, 01:05
Caros amigos, agradeço as informações.

Será que existe algum tipo de manômetro para se monitorar a temperatura do turbo? A preocupação é para viagens longas, onde o giro do motor é alto, e quando se para no posto para abastecer como é que se faz? Espera-se quanto tempo? Na turbina existe algum "carter" para se trocar o óleo? Vocês já ouviram alguém falar que trocou o óleo da turbina??

Grande abraço, Ribeiro

Klendatu
27/05/2004, 01:11
Não se preocupe, o óleo da turbina é o mesmo do motor, e muito dificil ele superaquecer. e a turbina eh mais resistente do que vc imagina.
manometro serve para medir a pressão, é muito simles instalar um e nao eh caro.

JeepDennis
27/05/2004, 02:05
:shock: Turbina ñ vai óleo!!!, a turbina é simplismente uma peça em forma de um caracol que tem uma espécie de ventoinha que chupa o ar que sai do escapamento junto com o ar que vem de fora para que haja uma maior explosão de combustivel, o próprio combustivel que é queimado lubrifica a turbina.

Caio
27/05/2004, 07:30
Companheiro,

Vou discordar, a turbina possui uma tomada de óleo no carter que passa pelo eixo da mesma. A pressão de entrada é alta por isso a tubulação é bem fina, já a saida quase não tem pressão sendo o retorno para o carter.
Os gases do escapamento não tem função de lubrificação e sim de mover as palhetas. O motor sofre mais na partida do que em regime,já que na partida a lubrificação está deficiente, o óleo escorreu do comando para baixo ( a velha gravidade).

PS: SE chegou da estrada (viagem longa) não desligue o carro logo de cara uns segundinhos em marcha lenta tá ok :D :D :D

Klendatu
27/05/2004, 14:32
Os gases de escapamento não se misturam com os que serão queimados, a turbina tem duas partes separadas e distintas,um caracol para admição e um para escamento, que não chupa o ar, mas usa o fluxo dos gases do escapamento para movimentar uma especie de ventilador ao contrario, esse é ligado a um eixo que por sua vez esta ligado a um outro ventilador na outra ponta(dentro de outro caracol) que esse sim chupa o ar de fora e empurra à força o ar para dentro do motor. o combustivel não entra na turbina, até porque as altas temperaturas(por isso se usa intercooler, ar mais frio é menos denso,assim entra mais ar e potencia aumenta) poderiam detona-lo ali mesmo, combustivel nenhum serve como lubrificande e o eixo tem sim uma tubulação de óleo mas esse não entra em contato nem com caracol de escape nem com o de admição, fica no meio, lubrifica o eixo e volta para o carter, se ficasse lá parado, superaqueceria e perderia sua viscosidade, deixano assim de lubrificar.

Klendatu
27/05/2004, 14:42
Oi Amigos,

Sempre tive o cuidado de antes de desligar o motor da minha L200/01 esperar algo em torno de uns 20 a 30 segundos. Vi em um site (não me lembro mais onde) que quando se anda com um giro mais alto, ou seja, com o turbo acionado durante um certo tempo, o calor gerado na turbina é muito alto, e deve-se esperar algum tempo com o motor em baixa rotação para esfria-lo antes de desligar o motor para evitar danos no motor e turbina :?: Isso é verdade :?: :?: Ou é mais uma memória da época dos primeiros Turbo Diesel :?:

Ribeiro


a turbina esta sempre acionada, o problema e que baixas rotações o fluxo de gases do escapamento e baixo e rodando devagar a turbina se anula, rouba tanta potencia quanto gera(tubo lag) algumas deixam, em baixa rotação, o motor ainda pior, antes de "encher"

Caio
27/05/2004, 16:27
É isso ai Klendatu,


a turbina esta sempre acionada, o problema e que baixas rotações o fluxo de gases do escapamento e baixo e rodando devagar a turbina se anula, rouba tanta potencia quanto gera(tubo lag) algumas deixam, em baixa rotação, o motor ainda pior, antes de "encher"


Vc já viu as Rangers novas, elas possuem uma turbina de geometria variavel, conforme a rotação ela tem uma vazão de ar.

Acho que existem turbos com válvulas de "by-pass" que evitam este estrangulamento, só não sei se funciona em baixa rotação.
Quando o turbo não dá mais conta ela abre um atalho para o ar e desafoga a turbina.

Klendatu
27/05/2004, 16:37
Vi sim, bem legal mesmo. Ja que as aletas são moveis, em baixas rotações elas simulam um turbina menor, ou seja um turbolag menor tb, isso significa mais torque, e em rotaçoes mais baixas, ja que turbina "enche' mais fácil, ja em alta ela abre, fazendo um papel de uma turbina grande, ou seja, mais potencia liquida. Pena que por motivos de economia essa turbina que vinha em todas as Rangers diesel, agora so vem na XLT e na LIMITED, XLS(xl) e Storm agora vem com turbo convencional (que coisa feia hem Ford!)

hipnologo
15/06/2004, 20:52
Gostei das explicações que pude ler aqui no fórum sobre Turbina. Gostaria de saber, como faço para produzir aquele "assobio" da turbina na L200?

Klendatu
16/06/2004, 02:12
O espirro é produzido pela valvula de alivio quando ela joga fora o a o ar pressurizado que não é utilizado pelo motor(quando vc desacelera, troca de marcha, depois de uma esticada, etc) nos motores turbo de fábrica esse excesso é jogado de volta no sistema, para ter o chiado vc vai ter que usar uma valvula que jogue pra fora. é uma adaptação simples, barata, e não altera em nada a vida útil ou o funcionamento no motor.
Os motores vem assim de fábrica pq o chiado não é concenso, eu mesmo não gosto.

hipnologo
16/06/2004, 09:45
Obrigado pela atenção. A resposta foi suficiente.

amithai
15/07/2004, 21:20
Jeep Denis vc devia ser rebaixado para mirim depois da besteira q vc falou. Turbina vai oleo , claro!!! Atenção quem tem turbo...espere os 30 segundos depois de ligar o carro e antes de desligar(TEM NO MANUAL DO SEU CARRO) se nao quiser colocar a turbina em risco!
Abraços
Amithai

Klendatu
15/07/2004, 21:46
Exatamente, como ja ja foi dito aqui,
a turbina trabalha a dezenas de milhares de RPMs, ou seja, depois de uma boa acelerada, ela demora muito mais que o motor pra poder voltar a baixas rotações, e se vc desligar o motor sem dar tempo pra turbina dimininuir de rotação, vc vai estar cortando o fuxo de óleo, a turbina vai ficar rodando no seco até parar. se vc esperar um pouco em marcha lenta, ela vai rodar sem óleo por muito menos tempo. alem doque esperar um pouco é bom tb para a lubrificação do resto do motor tb.
mais 30 segundos é exagero, num prescisa disso tudo naum, creio que uns 10 ta bom demais......

RegisCandeia
15/07/2004, 23:29
No manual da minha F-1000 turbo diz para aguardar 30 segundos logo após ligar o motor antes de forçá-lo, bem como deixar 30 segundos em marcha lenta antes de desligar, para proteger o turbo

Klendatu
15/07/2004, 23:38
Bem segundo um professor meu que ja trabalhou na Garret, 10 segundos são suficientes, mas pelo sim, pelo não, esperar um pouquinho mais não faz mal nenhum.....

Ribeiro
18/07/2004, 11:29
Amigos,

Existe algum tipo de manutenção para a turbina? O que se deve verificar?

Abraços, Ribeiro

Klendatu
18/07/2004, 13:45
Checar se existem folgas no eixo , vibração exceciva, e se a lubrificação esta ok.

amithai
18/07/2004, 14:20
Não existe isso de manutenção...manutenção é no motor inteiro, troca de óleo, de filtro de ar etc... não como vc ficar abrindo turbo para verificar folga de eixo.
Abraços
Amithai

Klendatu
18/07/2004, 14:27
Isso vc so faz se notar algum problema....
é claro

amithai
18/07/2004, 19:39
meu caso!

Klendatu
20/07/2004, 13:42
amithai
e ai, resolveu o seu pipino com a turbina?

amithai
20/07/2004, 16:01
Coloquei e tirei 3 vezes, estava tudo novo lá dentro...na terceira vez apitou alto e após uns 100km parou e até agora não voltou a apitar ainda(já andei uns 200km). Obrigado por se preocupar...estou na torcida.
Abraços
Amithai

Redorat
20/07/2004, 16:20
Comprei hoje a minha primeira pickup e achei muito interessante este chat sobre turbo.
A minha Pickup é uma Ranger XL 2001 2.5TD e gostaria de saber qual o modelo do turbo, pois como foi dito anteriormente a Ford mudou o modelo de turbo das Pickup XL???

Grande abraços a TODOS.

amithai
20/07/2004, 16:27
Pelo que eu sei o seu turbo é o mesmo. É o Garrett WG(wastegate) ..aquele com válvula de alívio....que eu acho que continua nas XL zero.
Abraços e parabéns
Não se esqueça de trocar o óleo regularmente...no mínimo a cada 10000km, o filtro de ar e aguardar pelo menos 30 segundos depois de ligar e antes de desligar para não prejudicar o turbo. Bom trocar o de combustivel a cada 5000km. Para o motor recomendo o óleo topturbo da BR....não coloque qualquer óleo!!!!!(gostaria q alguem tivesse me dado essas dicas quando comprei minha ranger.)

Luca
20/07/2004, 19:50
...recomendo o óleo topturbo da BR....não coloque qualquer óleo!!!!!(gostaria q alguem tivesse me dado essas dicas quando comprei minha ranger.)

Amithai,
Por que? O que aconteceu? Qual foi a encrenca? A Toyota, por exemplo, indicava o Castrol GTX II (parou de ser produzido, acho), inicialmente, e agora aconselha o Castrol Turbo Max.
[]´s

amithai
20/07/2004, 20:00
O Castrol turbomax é sensacional mas o topturbo tem me parece que uma designação I e o turbomax é G ou seja, um pouco atrás.....o Tob turbo é fino pra caramba!

Klendatu
20/07/2004, 22:20
Ae, qualquer motor turbo tem valvula de alivio.....
TGV só no internacional 2.8 da Ranger XLT ou LIMITED(tb na xl 2002-2003), 2.5 maxion (98-2001) e 2.8 da XLS e Storm, vem com turbo convencional de alertas fixas.

amithai
21/07/2004, 12:14
No tgv tem um alivio que vai direto para a parte quente e modifica as aletas e o resto sai pela descarga(turbo alimentando turbo) nos outros o alivio sai para o ara ambiente.

dero
04/01/2005, 21:56
Ribeiro,

Realmente existe um preciosismo ao esperar alguns segundos antes de desligar e apos ligar o carro.

Ao ligar o carro convem nao acelerar durante alguns segundos pq é o tempo necessario para o oleo chegar com pressao nos mancais do eixo da turbina, fazendo o filme protetor/lubrificador.

Ao desligar convem esperar pq é o tempo q o eixo da turbina perde velocidade (chega a trabalhar a 100.000 rmp) e tambem resfria, caso contrario ele estaria ainda rodando qdo se desliga o motor e rodando sem oleo, ou ainda com a falta de pressao do oleo com o eixo em rotaçao o oleo poderia cozinhar nos mancais do eixo e formar borras q vao para o carte ou borras q vao impedir a correta lubrificaçao no eixo mancal.

O problema de super aquecimento do oleo pelo eixo/mancal da turbina é tao serio, q ja existem pre filtros pos turbina q se encarregam de retirar as borras de oleo cozido pelo excesso de aquecimento, evitando q as borras se acumulem no carter favorecento algum entupimento.

Para quem nao quer esperar o tempo para desligamento existe o "turbo timer", um equipamento q mantem o motor funcionando ainda alguns segundos apos retirada a chave do contato, esse tempo é programado pelo proprio dono.

Seguindo a mesma preocupaçao de super aquecimento do oleo pelo eixo/macal da turbina ja existem turbinas com refrigeraçao a agua (alem do oleo claro), a mais conhecida é a do gol turbo, q usa agua do proprio sistema de refrigeraçao do carro.

Nao é a toa q vemos carros turbo com a turbina ja chiando com menos de 20.000km, devido a falta de alguns cuidados basicos.

Ha ainda quem tenha o cuidado de instalar radiador de oleo pre turbina para diminuir mais ainda a temperatura do oleo antes de entrar em contato com o eixo/mancal.

Devido a esta caracteristica propria das turbinas para o aquecimento/cozimento do oleo (e aquecimento do ar comprimido) é q surgiram outras soluções tecnologicas como a do compressor Paxton q tem seu proprio oleo lubrificante independente do motor e o blower q tb tem seu sistema de lubrificaçao independente, sem contar q ambos aquecem bem menos o ar comprimido q uma turbina comum.


valeu

cristiano
05/01/2005, 08:30
Eu soube que turbina vai óleo um tempo atrás que um amigo turbinou um Gol e fez um furo no carter, para subir uma mangueira até a turbina... nos originais eu não sei de onde pega o óleo...

Caio
05/01/2005, 08:46
O que eu costumo fazer depois de uma puxada longa na estrada, é andar uns dois quarteirões antes de casa em marcha lenta até parar na garagem.
Como manutenção verifico se não existe óleo em excesso na mangueira que liga a saida do caracol frio para o coletor de admissão. Muito óleo pode ser sinal de problemas no eixo da turbina.

gseverog
07/01/2005, 14:45
na verdade naum eh a valvula de alivio e sim a de prioridade, naum sem pq todo mundao acha q eh a de alivio, talvez achem pelo nome!!?? :lol:

JOEL ALVES
07/01/2005, 21:10
SENHORES,

O Q DIZER ENTÃO DE DETERMINADOS MANUAIS COMO OS DAS TOYOTAS Q MANDAM ESPERAR 40 seg COM O MOTOR LIGADO :?:

JÁ PENSARAM NO PERIGO Q ISTO PODE ACARRETAR EM UMA CIDADE GRANDE :?:

[ ]'S

JOEL ALVES
07/01/2005, 21:13
O que eu costumo fazer depois de uma puxada longa na estrada, é andar uns dois quarteirões antes de casa em marcha lenta até parar na garagem.
Como manutenção verifico se não existe óleo em excesso na mangueira que liga a saida do caracol frio para o coletor de admissão. Muito óleo pode ser sinal de problemas no eixo da turbina.

CAIO,

ÓTIMA IDÉIA :!:

[ ]'S :idea:

Walter L. L. Casitta
07/01/2005, 21:45
Ai pessoar, se ocês num consegui desligar o moto, faiz u siguinte: Pucha o frei de mão, ingata uma quinta e tira o pé da imbreage... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

dero
08/01/2005, 23:11
Ai pessoar, se ocês num consegui desligar o moto, faiz u siguinte: Pucha o frei de mão, ingata uma quinta e tira o pé da imbreage... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Foi assim q quebrei um cardã uma vez :?

Deu pau na bomba e nao desligava na chave, se desligasse a mangueira ia dar entrada de ar e é um trabalhao pra tirar, entao fui tentar "morrer" o motor, me F¨%*($#, o carro saiu guinchado.

Mas ate hoje ainda nao vi o q poderia ter feito a nao ser deixar dar entrada de ar...

O carro de vcs qdo ta com o motor em giro (acima de 2000) se desligarem a chave o motor desliga?

valeu

dero
08/01/2005, 23:14
O que eu costumo fazer depois de uma puxada longa na estrada, é andar uns dois quarteirões antes de casa em marcha lenta até parar na garagem.
Como manutenção verifico se não existe óleo em excesso na mangueira que liga a saida do caracol frio para o coletor de admissão. Muito óleo pode ser sinal de problemas no eixo da turbina.

CAIO,

ÓTIMA IDÉIA :!:

[ ]'S :idea:

A ideia so é boa pra estabilizar a temperatura dos componentes internos do motor e turbina evitando trinca por aquecimento se o carro for desligado apos uma puxada longa.

Mas pra preservar mesmo a turbina so deixando em marcha lenta alguns segundos antes de desligar, ou adaptando o turbo timer q desliga sozinho o carro alguns segundos apos a retirada da chave do contato.

valeu

JOEL ALVES
09/01/2005, 08:09
AÍ dero,

LEMBRANDO DO GRANDE TORQUE DO MOTRES DIESEL QUE ATÉ SAEM DA INÉRCIA EM 2ª OU 3ª MARCHAS QUEM DIRÁ MANTEREM-SE EM BAIXA VELOCIDADE :wink:

HÁ QUEM COSTUME LIGUAR O CARRO E SAIR EM MARCHA LENTA SEM ACELERAR DURANTE PELO MENOS 40 seg A 1 MINUTO...

ISSO É DIFERENTE DE LIGUAR O CARRO E FICAR COM ELE PARADO??

O CAIO ESCREVEU:

" O que eu costumo fazer depois de uma puxada longa na estrada, é andar uns dois quarteirões antes de casa em marcha lenta até parar na garagem."

ISSO É DIFERENTE DE ESTAR COM O CARRO PARADO EM MARCHA LENTA??? :?:

[ ]'S CHEIOS DE INDAGAÇÕES :lol:

dero
09/01/2005, 08:41
HÁ QUEM COSTUME LIGUAR O CARRO E SAIR EM MARCHA LENTA SEM ACELERAR DURANTE PELO MENOS 40 seg A 1 MINUTO...

ISSO É DIFERENTE DE LIGUAR O CARRO E FICAR COM ELE PARADO??

Diferente. Pq em condiçao de transito tem q se ter uma situação ideal para nao acelerar.

Se existe uma preocupação para com a durabilidade da turbina o certo é realmente manter o carro parado, mas note q estamos falando de alguns segundos, nao é nada q nao se possa esperar. :D




O CAIO ESCREVEU:

" O que eu costumo fazer depois de uma puxada longa na estrada, é andar uns dois quarteirões antes de casa em marcha lenta até parar na garagem."

ISSO É DIFERENTE DE ESTAR COM O CARRO PARADO EM MARCHA LENTA??? :?:

[ ]'S CHEIOS DE INDAGAÇÕES :lol:


Qquer giro acima da marcha lenta faz a turbina ganhar giro, entao é diferente sim, pq se se esta andando pelos quarteroes entao a turbina esta em plena rotina de trabalho.

Porem a preocupaçao do CAIO procede no sentido de se equilibrar as temperaturas internas do motor/turbina antes de desligar o carro, pode parecer preciosismo, mas é o q faz a diferença qdo se quer um motor/turbina q de menos manutençao e q dure centenas de milhares de km. Vejamos os exemplos dos caminhoneiros q qdo param para abastecer ou uma parada rapida nao desligam seus caminhoes, pois acabaram de chegar de uma puxada longa. Os componentes internos de um motor sao feitos de diferentes materiais e ligas, assim reagem de maneira diferente ao calor/compressao/trabalho.

Mas a famosa paradinha em marcha lenta antes de desligar é rotina para, alem de tudo acima citado, deixar a turbina perder giro e se manter duravel por um longo periodo, como a turbina sobe e desce o giro com o fluxo dos gases do escapamento entao o giro minimo so é atingido com a marcha lenta.

Como citei no inicio pode ate parecer exagero mas estamos aqui tb falando de alguns segundos, nada demais e com o tempo acaba virando costume.


valeu

Walter L. L. Casitta
09/01/2005, 10:36
Foi assim q quebrei um cardã uma vez :?

Deu pau na bomba e nao desligava na chave, se desligasse a mangueira ia dar entrada de ar e é um trabalhao pra tirar, entao fui tentar "morrer" o motor, me F¨%*($#, o carro saiu guinchado.

Mas ate hoje ainda nao vi o q poderia ter feito a nao ser deixar dar entrada de ar...

O carro de vcs qdo ta com o motor em giro (acima de 2000) se desligarem a chave o motor desliga?

valeu

Com que rotação estava o seu motor? 2000RPM? Motor diesel nessa rotação só pra se for cortada a alimentação. Se estava, em marcha lenta, o seu cardã não quebrou, na verdade já estava quebrado...

Duas ou três vezes, nesse tempo todo que tenho o Ranger, simplesmente o motor se recusou a desligar. Mas logo em seguida religava o motor e conseguia desligar normalmente.

Nunca tem tentei desligar rodando a 2000RPM.

dero
09/01/2005, 11:39
Com que rotação estava o seu motor? 2000RPM? Motor diesel nessa rotação só pra se for cortada a alimentação. Se estava, em marcha lenta, o seu cardã não quebrou, na verdade já estava quebrado...

Duas ou três vezes, nesse tempo todo que tenho o Ranger, simplesmente o motor se recusou a desligar. Mas logo em seguida religava o motor e conseguia desligar normalmente.

Nunca tem tentei desligar rodando a 2000RPM.

Ele estava em marcha lenta. Tentei dar alguns trancos pequenos mas nao desligou, tentei colocar 5ªmarcha e tirar o pe aos poucos, mas o freio de mao nao segurava e o carro saia andando e nao desligava, apos uns 15 minutos tentando desligar, e com pena de ter q dar entrada de ar, dei um tranco mais forte (5ªmarcha) e o cardã foi pro pau.

Ele quebrou na junçao da solda q une a peça grossa oca, com o eixo fino maciço estriado q se liga com a luva:

bem aki !
======----


Essa foi a unica vez q ele se recusou a desligar, parece q esse problema é comum nas bombas eletro-mecanicas. Nas antigas 100% mecanicas isso nao ocorria pq o desligamento era feito diretamente por cabo estangulador.

Depois disso fiz alguns testes, e com o motor acelerado +2000rpm mesmo se virando a chave pra off ele nao desliga (caracteristica e nao defeito) entao pensei naquela coisa bem improvavel de se um dia (com o carro sem freio) ter q desligar o carro numa estrada para ele parar usando o freio motor (como daria pra fazer num carro a gasolina) o carro a diesel simplesmente iria continuar andando e nao desligaria nem virando a chave, justamente por conta dessa caracteristica da bomba nao desligar com o motor em giro. É improvavel q tenha necessidade de fazer isso ,claro , mas essa foi uma caracteristica q so descobri por conta desse contratempo.

Hoje ja aprendi a tirar entrada de ar e se acontecesse de novo teria desparafusado a entrada de oleo antes da bomba e feito o carro morrer por falta de combustivel e depois tiraria o ar ( é um procedimento sujo mas eficaz)

Walter, vc falou q tb ja teve o mesmo problema do carro se recusar a desligar, como vc desligou?



valeu

Walter L. L. Casitta
09/01/2005, 12:17
Dero, não entendi, em quinta basta tirar o pé da embreagem que o motor morre, nem é preciso usar o ferio, e foi assim que desliguei o meu... :?

dero
09/01/2005, 14:18
Walter o meu nao quis desligar assim.

Tratava-se de um Perkins Q20b turbo-intercooler +- 160cv, como o cambio era um ZF drive (5ªD) e bem longo entao era pra ter desligado, mas nao desligava, aliás com esse motor o carro nunca apagou de saida, nem se vc tirasse o pe de uma vez da embreagem, ele embaralhava mas recuperava a lenta e ia em frente.

O cardã foi, à epoca, recem feito derivado de um dodge dart cortado, soldado, balanceado p/ o carro.

valeu

Wallace
09/01/2005, 16:35
ISSO É DIFERENTE DE LIGUAR O CARRO E FICAR COM ELE PARADO??È diferente, mas mais para a transmisão.
Se esquentar o motor parado e depois sair acelerando com a transmisão fria vai ter problemas nela muito mais rápido.
Se foi parar meio rápido e puder, deixe o motor ligado.
Isso ajuda evitar a fadiga dos componentes esfriagem e esquentarem.
E isso vale até para o cumputador... desliguem só o monitor na hora do almoço por exemplo...

Caio
10/01/2005, 08:46
Pessoal,

Esses dois, três quarteirões são uma descida suave, então não preciso acelerar.
Seria o mesmo que estar parado, até melhor pois bate um ar no radiador com o carro em marcha lenta.

Wallace
10/01/2005, 11:46
Caio, não é mesmo não.
A ideia de esperar paradinho é fazer a turbina perder rotações para o minimo possivel.

Caio
10/01/2005, 12:18
Não entendi :? :?

Parado em 800-900 rpm e o carro em ponto morto 800-900 rpm andando, tem diferença?????

Apesar que para entrar na garagem eu tenho que acelerar........

dero
10/01/2005, 13:24
Acho q o certo seria dizer q existe diferença.

Agora q a diferença é muito ou pouco ja nao saberia quantificar.

Principalmente qdo se trata de juizo de valor de cada um , pq pra uns faria diferença dizer q a turbina com os devidos cuidados citados iria durar uns 200.000km (chute) e sem os cuidados iria durar 150.000km entao alguem poderia pensar q nao vale a pena se preocupar pq 150k km ja é coisa demais pra uma turbina original ou entao q antes dos 150k km ja vendeu o carro mesmo.


valeu

Caio
10/01/2005, 13:38
Uma turbina a base de troca na MasterPowers 500 latinhas mais mao de obra.

Wallace
10/01/2005, 14:18
Não entendi :? :?

Parado em 800-900 rpm e o carro em ponto morto 800-900 rpm andando, tem diferença?????

Apesar que para entrar na garagem eu tenho que acelerar........
Você não tinha falado que era em ponto morto!
Ai sim é igual.
Mas como voce acelera depois... de nada adianta.

marcelo nunes
11/01/2005, 02:57
Não entendi :? :?

Parado em 800-900 rpm e o carro em ponto morto 800-900 rpm andando, tem diferença?????

Apesar que para entrar na garagem eu tenho que acelerar........

Tem diferença sim. Uma turbina bem dimensionada já está girando em marcha lenta.
Para o carro andar a 800 rpm a turbina estará já em carga devido ao aumento de temperatura dos gases de exaustão pois se estará exigindo um mínimo de trabalho do motor. Não é só o fluxo de gases que gira a turbina, mas também sua expansão no caracol.
Nessa condição, tracionando em marcha lenta, ela estará girando a cerca de 15 a 20 vezes a rotação do motor.
Sem tracionar o carro, com o carro parado ou rodando desengatado, somente a marcha lenta não gera gases com temperatura suficiente para sua expansão de gases fazer a turbina girar mais que 2 ou 3 vezes essa rotação.

Portanto, para não azular o eixo da turbina, espere de 15 a 20 segundos em marcha lenta antes de desligar num motor a gasolina ou álcool.
Em motores diesel, com maior tempratura final dos gases, espere 30 segundos.

marcelo nunes
11/01/2005, 03:02
Acho q o certo seria dizer q existe diferença.

Agora q a diferença é muito ou pouco ja nao saberia quantificar.

Principalmente qdo se trata de juizo de valor de cada um , pq pra uns faria diferença dizer q a turbina com os devidos cuidados citados iria durar uns 200.000km (chute) e sem os cuidados iria durar 150.000km entao alguem poderia pensar q nao vale a pena se preocupar pq 150k km ja é coisa demais pra uma turbina original ou entao q antes dos 150k km ja vendeu o carro mesmo.


valeu

Desligar o motor logo após dar uma esticada vai azular o eixo da turbina logo na primeira vez.
Uma turbina com o tratamento térmico do eixo comprometido assim não roda nem 10.000km.
Pra falar a verdade, já vi muita turbina nova começar a fumar imediatamente depois da primeira ralada com desligamento inadequado...

marcelo nunes
11/01/2005, 03:04
Não entendi :? :?

Parado em 800-900 rpm e o carro em ponto morto 800-900 rpm andando, tem diferença?????

Apesar que para entrar na garagem eu tenho que acelerar........

Tem diferença sim. Uma turbina bem dimensionada já está girando em marcha lenta.
Para o carro andar a 800 rpm a turbina estará já em carga devido ao aumento de temperatura dos gases de exaustão pois se estará exigindo um mínimo de trabalho do motor. Não é só o fluxo de gases que gira a turbina, mas também sua expansão no caracol.
Nessa condição, tracionando em marcha lenta, ela estará girando a cerca de 15 a 20 vezes a rotação do motor. Desligando em seguida, ela vai girar ainda por um bom tempo após a bomba de óleo ter parado.
Sem tracionar o carro, com o carro parado ou rodando desengatado, somente a marcha lenta não gera gases com temperatura suficiente para sua expansão fazer a turbina girar mais que 2 ou 3 vezes essa rotação. Aí desligando ela para em poucos segundos.

Portanto, para não azular o eixo da turbina, espere de 15 a 20 segundos em marcha lenta antes de desligar num motor a gasolina ou álcool.
Em motores diesel, com maior tempratura final dos gases, espere 30 segundos.

Edintruder
17/01/2005, 20:41
Nenhuma, só esperar um pouquinho antes de dar lenha nela e antes de desligar o motor. Quando eu ligo, eu tiro da garagem sem acelerar o motor e quando saio já era.
A turbina é um eixo com um conjunto de aletas centrífugas em cada extremidade montado num rolamento de excelente qualidade. Portanto não te preocupa com isso.
A turbina de geometria variável funciona como foi dito antes, porém o compressor se desloca mecanicamente para dentro e para fora do caracol dando a diferença de vazão de ar para a admissão conforme o giro do motor, deixando ela mais uniforme em diferentes faixas de rpm.
Falow!

dero
17/01/2005, 21:39
Nenhuma, só esperar um pouquinho antes de dar lenha nela e antes de desligar o motor. Quando eu ligo, eu tiro da garagem sem acelerar o motor e quando saio já era.
A turbina é um eixo com um conjunto de aletas centrífugas em cada extremidade montado num rolamento de excelente qualidade. Portanto não te preocupa com isso.
A turbina de geometria variável funciona como foi dito antes, porém o compressor se desloca mecanicamente para dentro e para fora do caracol dando a diferença de vazão de ar para a admissão conforme o giro do motor, deixando ela mais uniforme em diferentes faixas de rpm.
Falow!


Rolamentos ?????

De qual turbina vc ta falando??

Pq creio q X da questao aki sao as turbinas de mancal.

valeu

marcelo nunes
17/01/2005, 23:48
Turbina com rolamento ... :shock:

Toda turbina automotiva usa mancal flutuante.

dero
18/01/2005, 00:11
Ouvi falar de uma KKK karissima q é de rolamento, mas todos os outros mortais sao mancal. Dai o grande problema do desgaste e das condiçoes "ideais" de uso serem tao importantes à durabilidade.


valeu

marcelo nunes
18/01/2005, 00:23
Revendi turbinas até 1999 e nunca vi uma turbina com rolamento no catálogo da KKK. Mesmo as mais sofisticadas, para Porsches de competição tem mancais flutuantes.

As mais ferradas tem mancais cerâmicos. Rolamento só iria servir para dar problemas a 600 ºC e mais de 200.000 rpm.

Caio
18/01/2005, 13:20
Marcelo,

Pegando um gancho nos seus anos de janela, me diga, turbina recondicionada aguenta bem, o serviço é bem feito????

Aquelas da Masters Power são boas????

[ ]´s

Pequeno jr
18/01/2005, 16:20
Revendi turbinas até 1999 e nunca vi uma turbina com rolamento no catálogo da KKK. Mesmo as mais sofisticadas, para Porsches de competição tem mancais flutuantes.

As mais ferradas tem mancais cerâmicos. Rolamento só iria servir para dar problemas a 600 ºC e mais de 200.000 rpm.

Marcelo,

Não so a KKK está fabricando turbinas com rolamento, mas a HKS, turbonetics, Garret, Mitsuba e Holset. So ficou faltanto confirmar se a Biaggio ja estão fabricando estas turbinas que são de alta performance. Algumas delas vem até com a galeria de água para resfriamento. Se não estou enganado, os Gol 1000 turbo ja vem com esta galeria.

Se o pessoal da Beep turbo atender o telefone (pq so chama-chama e ninguem atende) eu verifico se a Biaggio ja tem dela tbm. OBS: a Biaggio é a unica dessas dai que é nacional.

Outra coisa, essas turbinas não são baratas, passa da casa dos R$ 2000,00 e ainda sobe e muito dependendo da marca e modelo.

----------------------
Como ja foi + do que falado, se o seu carro tiver turbo e vc não quer fazer manutenção de turbina, deixe "sempre" 30 segundo o carro em marcha lenta para ligar e desligar.

Outra obs: as turbinas de rolamento no que se diz em manutenção básica é apenas a troca deste rolamento que normalmente é feito pela NSK.

dero
18/01/2005, 16:37
Revendi turbinas até 1999 e nunca vi uma turbina com rolamento no catálogo da KKK. Mesmo as mais sofisticadas, para Porsches de competição tem mancais flutuantes.

As mais ferradas tem mancais cerâmicos. Rolamento só iria servir para dar problemas a 600 ºC e mais de 200.000 rpm.


hummm, devo ter confundido entao com as GT garret BB (ball bearing).



valeu

marcelo nunes
18/01/2005, 19:10
Marcelo,

Pegando um gancho nos seus anos de janela, me diga, turbina recondicionada aguenta bem, o serviço é bem feito????

Aquelas da Masters Power são boas????

[ ]´s

Em geral toda turbina aceita bem recondicionamento, exceto essas turbinas imaginárias que estão postando por qqui, com rolamentos para 200.000 rpm...

marcelo nunes
18/01/2005, 19:13
Revendi turbinas até 1999 e nunca vi uma turbina com rolamento no catálogo da KKK. Mesmo as mais sofisticadas, para Porsches de competição tem mancais flutuantes.

As mais ferradas tem mancais cerâmicos. Rolamento só iria servir para dar problemas a 600 ºC e mais de 200.000 rpm.

Marcelo,

Não so a KKK está fabricando turbinas com rolamento, mas a HKS, turbonetics, Garret, Mitsuba e Holset. So ficou faltanto confirmar se a Biaggio ja estão fabricando estas turbinas que são de alta performance. Algumas delas vem até com a galeria de água para resfriamento. Se não estou enganado, os Gol 1000 turbo ja vem com esta galeria.

Se o pessoal da Beep turbo atender o telefone (pq so chama-chama e ninguem atende) eu verifico se a Biaggio ja tem dela tbm. OBS: a Biaggio é a unica dessas dai que é nacional.

Outra coisa, essas turbinas não são baratas, passa da casa dos R$ 2000,00 e ainda sobe e muito dependendo da marca e modelo.

----------------------
Como ja foi + do que falado, se o seu carro tiver turbo e vc não quer fazer manutenção de turbina, deixe "sempre" 30 segundo o carro em marcha lenta para ligar e desligar.

Outra obs: as turbinas de rolamento no que se diz em manutenção básica é apenas a troca deste rolamento que normalmente é feito pela NSK.

Holset, Garret e KKK eu revendo.
Se aparecer alguma aqui com rolamento eu mando levar de volta para o Paraguai.

Turbina de R$2000,00 não é cara. Só se for comparar com os R$600,00 de uma recon.
Colocamos duas KKK sprint num Porsche GT3 em dezembro. Cada uma custou U$ 4400,00

Pequeno jr
19/01/2005, 11:43
Macerlo ... entre R$ 600,00(q vc diz) e uns R$ 1400 é o temos pagado aq nas turbinas .70 da Biaggio para os carros de arrancada com motor AP. Serve tbm estes preços para as APL e tbm as Master Powers.

OBS: Tdas zeradas e não recondicionadas.

ainda digo + depois d quase 4 anos envolvido com arrancada, se colocarmos como parametro o mesmo modelo de turbina(tamanho e etc), Tdas elas são praticamente a mesma coisa, fazem a mesma coisa e ate tem o mesmo turbo lag. Para mim, o fator X de se comprar uma turbina esta na durabilidade dela q é definida pela marca.

O mercado nacional de turbinas esta ganhando muito espaço e ja temos muita coisa boa no mercado.

dero
19/01/2005, 15:08
Marcelo,

Pegando um gancho nos seus anos de janela, me diga, turbina recondicionada aguenta bem, o serviço é bem feito????

Aquelas da Masters Power são boas????

[ ]´s

Em geral toda turbina aceita bem recondicionamento, exceto essas turbinas imaginárias que estão postando por qqui, com rolamentos para 200.000 rpm...

Pintou uma dúvida :roll:
As turbinas com rolamentos nao podem ser recondicionadas tb? por que?



valeu

marcelo nunes
21/01/2005, 00:16
Macerlo ... entre R$ 600,00(q vc diz) e uns R$ 1400 é o temos pagado aq nas turbinas .70 da Biaggio para os carros de arrancada com motor AP. Serve tbm estes preços para as APL e tbm as Master Powers.

OBS: Tdas zeradas e não recondicionadas.

ainda digo + depois d quase 4 anos envolvido com arrancada, se colocarmos como parametro o mesmo modelo de turbina(tamanho e etc), Tdas elas são praticamente a mesma coisa, fazem a mesma coisa e ate tem o mesmo turbo lag. Para mim, o fator X de se comprar uma turbina esta na durabilidade dela q é definida pela marca.

O mercado nacional de turbinas esta ganhando muito espaço e ja temos muita coisa boa no mercado.

Depois de não quase 4, mas 25 anos trabalhando com com preparação de motores de competição (Stock, F3, Rallyes), dos quais 12 também com turbinamento inclusive como representante dos quatro maiores fabricantes mundiais, e de já ter ganho em absolutamente todas as categorias de arrancada e nas mil milhas, eu sei muito bem o que é diferente entre uma turbina e outra...
Portanto, uma turbina é diferente da outra (a não ser que se considere que todas tem uma roda quente, uma roda fria, um eixo...), não faz a mesma coisa (a não ser que se considere que todas sopram ar...), tem turbo lag diferente (a não ser que não se tenha banco de fluxo e dinamômetro para medir...).

E 600 reais é o valor mais comum numa .70 garret recon aqui em Interlagos. Tem até quem oferece umas mais baratas, mas com garantia de 3 meses apenas.

Armando Santos Júnior
11/03/2005, 20:59
Ei, alguém sabe me dizer qual manômetro, ou melhor, de quanto, se de 1, 2, 3 ou 4 kg para a Ranger 2005 de 132 cv. Não é a equipada com o turbo TGV!!!

JOEL ALVES
13/03/2005, 08:35
Armando Santos Júnior,

Provavelmente vc trabalhe com pressões de 1.1 a 1.5 BAR com veneno leve. logo de 2 a 3 BAR vc vai bem

[]'s turbinados

espeleo10
25/01/2008, 10:51
Pessoar,

Vou dar a minha opnião! A turbina sim... precisa de lubrificação... essa lubrificação é feita pelo mesmo óleo do motor. Por isso troco o óleo do meu carro a cada 5.000kms e os filtros a cada 10.000kms. Alguns acham que é uma besteira fazer isso... mas o motor diesel trabalha com um combustível que deixa muito resíduo e se o óleo naum for bom (eu uso turbomax 3).... os detergentes não limpam as borras, que entopem a grelha do pescador e as tubulações de óleo, resumindo, fodem tudo!

Sempre que vc der uma esticada.... e for parar... é sempre bom deixar o motor alguns segundos em marcha lenta, isso evita que falte óleo na turbina, pq mesmo sem estar empurrando o ar, ela está girando em baixa rotação e essa falta de lubrificação à longo prazo risca o eixo da turbina!

Porém vou discordar de um amigo nosso que disse que combustível nenhum no mundo faz lubrificação.... o diesel faz sim.... no meu motor mwm, o óleo diesel lubrifica a bomba injetora (os componentes internos)!!!!

Bom enfim, não acho que a turbina seja assim tão resistente, já ví um cara que trocou o eixo com 100.000kms... ela tava toda zuada pois além de ele usar um óleo meia boca (Brutus da ipiranga) ele não tinha cuidado algum em esperar um tempo pra desligar a jabironga!

Um forte abraço!

Jean Lavorini

Marco Aurélio R Guimarães
25/01/2008, 11:16
Solucionei o problema de espera com a pick-up ligada, instalando um "timer". Tiro a chave, desço do carro, tranco as portas, ligo o alarme e principalmente não fico dando "mole" dentro do carro e ele depois de 1 minuto desliga o motor automaticamente...

dsamaz
25/01/2008, 12:41
Solucionei o problema de espera com a pick-up ligada, instalando um "timer". Tiro a chave, desço do carro, tranco as portas, ligo o alarme e principalmente não fico dando "mole" dentro do carro e ele depois de 1 minuto desliga o motor automaticamente...

Imagina se o timer resolve não funcionar direito deixando o carro ligado?? he eh...

É muita confiança...

dsamaz
25/01/2008, 12:44
Na picape anterior q eu tive, o antigo proprietário vendeu ela para mim devido à turbina.
Ele a perdeu pq não sabia q tinha de esperar os 30s - esculhambou o eixo e quebrou tudo...
Resultado 1: R$3500 na concessionária por uma nova.

Resultado 2: muito triste da vida ele vendeu a preço de banana p/ mim devido à raiva q passou...

Resultado 3: segundo ele mesmo: "agora eu aprendi q tem q esperar 30s - nunca mais esqueço"
Daniel

Marco Aurélio R Guimarães
25/01/2008, 14:36
Imagina se o timer resolve não funcionar direito deixando o carro ligado?? he eh...

É muita confiança...


É mesmo! Seria muita ingenuidade instalar um timer sem botão de emergência, que no caso, tem...

Abraço!

espeleo10
25/01/2008, 15:06
Fala Marco,

Num sabia que vc era do armazem..... falei contigo umas 2 horas atras.... do farol hella..... que conversei com o João.... hehehe.... mundu pequeno!

Mas deixa eu te pergunta uma coisa..... nunca deu problema elétrico... putz.... tenho tanta coisa ligada no carro que tenho ate medo de colocar mais uma........ afinal tenho um troller.... trollers entram mais água dentro do que fora.... uahuahauhauhahau

Valeu

Jean Lavorini

Marco Aurélio R Guimarães
25/01/2008, 15:51
Pequeno e redondo! Ahahahah!

Pois é Jean e logo depois que desliguei o telefone, lembrei que o João ontem estava correndo no distribuidor para buscar os faróis. Eles já foram remetidos para você. Acho que o João já avisou...

Bom, para não fugir do assunto do tópico, tenho um Troller também com o timer instalado e, como na ranger, está perto da coluna de direção. Nunca deu problemas e apesar da existência do botão de emergência, nunca precisei usar. Ele fica bem protegido, dentro do acabamento plástico da coluna e se entrar água lá, nem faz diferença ter timer ou não... eheheh

É isso Jean! Um grande abraço!

RABUGENTO
26/01/2008, 11:36
Pelo que li nos foruns sobre os motores diesel turbinados, a lubrificação do turbo é essencial.
No para sol da Ranger vem o pedido para que se espere 45 segundos ao ligar e outros 45 segundos ao desligar.
Concordo que 45 segundos é um exagero.
Acho que por essa razão os veículos nacionais turbinados e à gasolina tiveram tantos problemas. Ninguém espera :(
Se não me engano há uma picape que tem o temporizador na hora de desligar. Não sei qual é.

Marco Aurélio R Guimarães
26/01/2008, 12:52
É essa a função do timer... Que eu tenha conhecimento, nenhuma vem de fábrica com tal dispositivo, o que é uma pena.

Abraço!