PDA

Ver Versão Completa : Niva Nº do motor



zanötto
09/11/2007, 17:19
Olá pessoall...
Preciso fazer o doc do meu Niva, mas aqui ninguém sabe onde fica o nº do motor. O meu é o original.
Encontrei um nº na lateral do bloco na parte superior, lado do motorista. Porém é um número fundido com o bloco ( em alto relevo). Seria esse o número? Ou é gravado em outro lugar?
Podem me passar essa informação?

Desde já agradeço a cooperação de vcs!!!

[ ]'s a todos...
Carlos Z.

Peter
09/11/2007, 17:55
Acima da bomba de oleo tem uma parte em que o bloco foi plainado,é uma area quadrada ,nesta area esta gravado o numero do motor em baixo relevo.

Tem gente que pinta por cima.

Ve se voce acha!!!!!!

zanötto
09/11/2007, 23:36
Acima da bomba de oleo tem uma parte em que o bloco foi plainado,é uma area quadrada ,nesta area esta gravado o numero do motor em baixo relevo.

Tem gente que pinta por cima.

Ve se voce acha!!!!!!


OK Peter, vou dar uma olhada e ver o q acho. Pelo q vc dise já não é o q eu tava pensando.


Grato
CZ.

ANDRÉHUFF
10/11/2007, 07:01
Acima da bomba de oleo tem uma parte em que o bloco foi plainado,é uma area quadrada ,nesta area esta gravado o numero do motor em baixo relevo.

Tem gente que pinta por cima.

Ve se voce acha!!!!!!

confirmado é ai mesmo, vc vai ter de assinar uma papelada se responsabilizando pelo motor pois os numeros de motorização dos nivas não :discordo: constam da bim.

Peter
10/11/2007, 10:56
Veja abaixo o jeitão do numero

zanötto
10/11/2007, 14:15
ALLô pessoall!
Bingo!!
Achei o dito cujo com a ajuda de vocês...
Valeu PETER pela ajuda, inclusive a foto (show)!!!!
Valeu HUFF pela confirmação.
Espero um dia poder retribuir o favor.

Acho que posso encerrar o assunto.

ABÇ's a todos
Carlos Zanotto.

jhsingh
04/12/2007, 13:04
Mais um que precisou dessa informação e foi ajudado pelo forum... vlw galera!

Leonardo Cunha
11/02/2008, 00:27
Pessoal me veio uma dúvida grande agora, olhando esse tópico fui conferir o número do motor de meu niva, como tenho o motor desmontado para reforma do mesmo, me dei conta que o número de meu motor é 2106 e não 2121 como a maioria de vocês, meu niva é Ano de fabricação 1990 e Modelo 1991, vi esse numero em laikas, é o mesmo motor, é um motor bom ou ruin, ou da na mesma...tem manual desse motor,?

Obrigado

ANDRÉHUFF
11/02/2008, 09:39
Pessoal me veio uma dúvida grande agora, olhando esse tópico fui conferir o número do motor de meu niva, como tenho o motor desmontado para reforma do mesmo, me dei conta que o número de meu motor é 2106 e não 2121 como a maioria de vocês, meu niva é Ano de fabricação 1990 e Modelo 1991, vi esse numero em laikas, é o mesmo motor, é um motor bom ou ruin, ou da na mesma...tem manual desse motor,?

Obrigado

Provavelmente seu motor pertencia a um laika, a diferença e que o laika se não me engano e estou falando borracha, a cilindrada dele e menor que do niva, ou seja 1.5, mas é melhor a gente conferir com mais alguem .... quem se habilita???

Rones Jr
11/02/2008, 09:52
Há Laikas 1.5 e 1.6....só não sei a diferença. Acredito que o número do motor seja universal....

Peter
11/02/2008, 09:53
Pessoal me veio uma dúvida grande agora, olhando esse tópico fui conferir o número do motor de meu niva, como tenho o motor desmontado para reforma do mesmo, me dei conta que o número de meu motor é 2106 e não 2121 como a maioria de vocês, meu niva é Ano de fabricação 1990 e Modelo 1991, vi esse numero em laikas, é o mesmo motor, é um motor bom ou ruin, ou da na mesma...tem manual desse motor,?

Obrigado

Não esqueca de verificar no Detran da sua cidade qual o numero de motor que esta registrado na documentação , para não ter uma supresa.

Leonardo Cunha
11/02/2008, 12:06
Ok, mais antes de verificar isso, gostaria de saber, veio nivas com esse motor 2106 ou não, essa é minha dúvida, comprei o carro em uma revendedora troller, os caras não iam pegar o carro sem verificar isso imagino....

mnunes
11/02/2008, 21:18
o meu niva tb tem motor 2106 e curiosamente é de 91 tambem. Sera que saiu alguns nivas com esse motor? ou sera que por coincidencia ambos os nossos nivas foram adaptados?

Rones Jr
11/02/2008, 23:00
Na boa, acho que este motor é universal Lada da série...21XX. Não verifiquei o meu ainda...mas, quem poderia dar esta info com precisão é Sr. João Bomer...

VKASP
12/02/2008, 01:41
Os motores 1600 de Niva e Laika (2105/6) são absolutamente iguais! Outras partes também, como bem sabemos. Detalhe: 2106 e o Laika SW!

Surpresa para mim é que tenham numerações diferentes, porém isso pode ter uma explicação razoável: tanto os 2121 quanto os 2105/6 eram produzidos em mais de uma fábrica/planta. Não seria surpresa que os motores produzidos para uma fornada de Laikas acabasse em Nivas e vice-versa.

A numeração do chassis dá uma pista de onde foram feitas. Vejam a tabela em http://ladaparts.ru/lada_parts.php

O Peter deu uma boa dica, que é checar com o detran se este motor está regular no carro.

GARCIA/SP
12/02/2008, 02:33
Os motores 1600 de Niva e Laika (2105/6) são absolutamente iguais! Outras partes também, como bem sabemos. Detalhe: 2106 e o Laika SW!

Surpresa para mim é que tenham numerações diferentes, porém isso pode ter uma explicação razoável: tanto os 2121 quanto os 2105/6 eram produzidos em mais de uma fábrica/planta. Não seria surpresa que os motores produzidos para uma fornada de Laikas acabasse em Nivas e vice-versa.

A numeração do chassis dá uma pista de onde foram feitas. Vejam a tabela em http://ladaparts.ru/lada_parts.php

O Peter deu uma boa dica, que é checar com o detran se este motor está regular no carro.

Ótimo link!!
Valeu!:concordo:

Girti
12/02/2008, 20:41
o meu niva tb tem motor 2106 e curiosamente é de 91 tambem. Sera que saiu alguns nivas com esse motor? ou sera que por coincidencia ambos os nossos nivas foram adaptados?

Tenho uma hipótese, mero "chute" :mrgreen:: nestes 16-17 anos em que os Nivas mais antigos estão no Brasil, é possível que alguns proprietários, ao terem problemas com seus motores originais, tenham optado, devido ao menor custo, por trocar os mesmos por motores de algum Laika encontrado em um desmanche, ao invés de reformarem os motores que equipavam seus Nivas. Isto explicaria a presença de blocos "2106" em veículos "2121".

[ ]s

Peter
13/02/2008, 08:49
o meu niva tb tem motor 2106 e curiosamente é de 91 tambem. Sera que saiu alguns nivas com esse motor? ou sera que por coincidencia ambos os nossos nivas foram adaptados?


Até em Portugal?

Rones Jr
13/02/2008, 10:32
ainda acho q estes motores são universais...Lada AutoVaz 1.6....pronto! ...em Nada têm haver com os motores do Samara....

Peter
13/02/2008, 11:30
ainda acho q estes motores são universais...Lada AutoVaz 1.6....pronto! ...em Nada têm haver com os motores do Samara....

Mandei um E-mail para a Bomer solicitando informações .Vamos ver!!!!:stop::stop:

Estranho é que no site de peças de reposição não consta nada com 2106 para um motor completo.

Aos dois amigos que mencionaram que tem motor 2106,o que consta naquela plaquinha atraz da bateria que é o numero do chassis?So o começo.

O meu é 90/91 e consta XTA 212100 M e o motor é 2121.

O 8° digito diz qual é o motor,se for 0 é original(2121) ,se for 6 é 2106,conforme o site informado anteriormente(Lada parts)

Peter
13/02/2008, 18:23
Abaixo resposta do Sr.Bomer



Schneider

Os motores com o prefixo 2106 foram destinados aos veiculos Laika e Laika SW.

Os motores instalados nos Nivas estao gravados com 2121 como prefixo.

At.

Joao



Bomer Veiculos Ltda.
Av. Senador Vergueiro, 914 - Jd.do Mar
09750-000 - Sao Bernardo do Campo - SP
Fone/Fax.: (11)4125-0044
bomer@bomer.com.br
www.bomer.com.br



-----Mensagem original-----
De: schneiderhp
Enviada em: 13/02/2008 08:17:20
Para: bomer
Assunto: Niva

Poderiam favor me informar se foram importados Nivas ,principalmente 90/91, com motor 2106 em lugar de 2121.

Desde ja agradeço

Schneider



Portanto os motores 2106 foram montados posteriormente por alguem e pode haver problemas na hora da transferencia da documentação ,se não foram regularizados .

Rones Jr
13/02/2008, 21:05
Peter,

como na época em que os carros foram emplacados não havia obrigação do motor...nem as fabricas informavam o número aos órgãos gestores.
Hj para sanar tal incongruência os Detrans têm solicitado um termo de compromisso do dono do veículo atestando a procedência do motor....(isso não vale para motores adaptados de outros carros, tipo AP)...então a partir daí o cabra vai ter problemas com motores...ao menos aqui no ES é assim.

Girti
13/02/2008, 23:57
Abaixo resposta do Sr.Bomer



Schneider

Os motores com o prefixo 2106 foram destinados aos veiculos Laika e Laika SW.

Os motores instalados nos Nivas estao gravados com 2121 como prefixo.

At.

Joao



Bomer Veiculos Ltda.
Av. Senador Vergueiro, 914 - Jd.do Mar
09750-000 - Sao Bernardo do Campo - SP
Fone/Fax.: (11)4125-0044
bomer@bomer.com.br
www.bomer.com.br



-----Mensagem original-----
De: schneiderhp
Enviada em: 13/02/2008 08:17:20
Para: bomer
Assunto: Niva

Poderiam favor me informar se foram importados Nivas ,principalmente 90/91, com motor 2106 em lugar de 2121.

Desde ja agradeço

Schneider



Portanto os motores 2106 foram montados posteriormente por alguem e pode haver problemas na hora da transferencia da documentação ,se não foram regularizados .

Pois é, parece que meu "chute", desta vez, foi um gol! :dance: :dance: :dance:

[ ]s

GARCIA/SP
14/02/2008, 00:46
Peter,

como na época em que os carros foram emplacados não havia obrigação do motor...nem as fabricas informavam o número aos órgãos gestores.
Hj para sanar tal incongruência os Detrans têm solicitado um termo de compromisso do dono do veículo atestando a procedência do motor....(isso não vale para motores adaptados de outros carros, tipo AP)...então a partir daí o cabra vai ter problemas com motores...ao menos aqui no ES é assim.

Rones, é isso mesmo...:concordo:
Qdo. comprei meu Niva, oriundo do Rio Grande do Sul, eu morava em Itu, SP. Foi uma verdadeira "saga" no despachante, em razão deste termo referente ao número do motor. Segundo me informei, os números de motores da Lada não constavam da relação do DETRAN de SP...foi um saco para transaferir o carro...muita burocracia, aumentada ainda pela morosidade das "otoridades' da cidade em que ue morava na época.

Rones Jr
14/02/2008, 10:17
Gil...finalmente acertou uma heim??? Brincadeira.s a parte, verifiquei o meu e é 2121 mesmo....mas será que tem diferença entre o 1.6 Laika e o 1.6 Niva?

Girti
14/02/2008, 12:11
Gil...finalmente acertou uma heim??? Brincadeira.s a parte, verifiquei o meu e é 2121 mesmo....mas será que tem diferença entre o 1.6 Laika e o 1.6 Niva?

Pelo que sei, os motores são os mesmos. Por outro lado, se são iguais, por que diferenciá-los entre 2106 e 2121? Exigências do mercado? :shock:

[ ]s

Peter
14/02/2008, 13:03
Pelo que sei, os motores são os mesmos. Por outro lado, se são iguais, por que diferenciá-los entre 2106 e 2121? Exigências do mercado? :shock:

[ ]s

Gil e Rones


So para exemplificar.Se os dois motores são iguais a menos de um parafuso,este parafuso tem um numero diferente e por conseguinte o conjunto tambem tera.

Infelizmente para efeito de fabrica,se voce tem um parafuso de mesmas dimensões montado nos dois motores,mas o material é diferente,o conjunto recebe um numero novo.Se tiver uma junta com um furo a mais,numero novo para esta junta e para o conjunto.
Para nos usuarios finais é um contrasenso,mas para produção,vendas e assistencia tecnica é a melhor maneira.

Compliquei??????:shock::shock:

Rones Jr
14/02/2008, 15:26
Faz sentido....o cárter do Laika é diferente do Niva....por conta do Dif dianteiro....tá explicado!

zanötto
15/02/2008, 23:49
Obas pessoal,
esse negócio de número pega mesmo. Quando fui transferir o meu carro, deu pau porque o número do meu motor tinha queixa de furto de um gol (era o mesmo número). Daí tive que levar novamente para perícia no DETRAN, aí sim comprovaram que não era um motor Volkswagen.
Tirando o "2121" os algarismos podem bater com número da VW.

T +
CZ

Alexandre Amaral
16/03/2008, 17:17
Parece que a diferença, e o problema, não é apenas no número do motor.

Diz o Jossano que o motor do laika é, originalmente, 1.5, e que a lada fez uma usinagem para ficar 1.6.

Assim, esse motor não suporta uma usinagem para colocar os pistões 1.7.

Estou com o meu motor para usinar, e estou pensando em colocar pistões do fusca 83 mm. A retífica diz que as paredes do bloco iriam ficar muito finas. Amanhã (segunda feira), vou verificar se o motor é 2106. Se for, não sei o que vou fazer.

Será possível, e compensaria, procurar o bloco original (2121)?


Alexandre

Girti
16/03/2008, 19:12
Parece que a diferença, e o problema, não é apenas no número do motor.

Diz o Jossano que o motor do laika é, originalmente, 1.5, e que a lada fez uma usinagem para ficar 1.6.

Assim, esse motor não suporta uma usinagem para colocar os pistões 1.7.

Estou com o meu motor para usinar, e estou pensando em colocar pistões do fusca 83 mm. A retífica diz que as paredes do bloco iriam ficar muito finas. Amanhã (segunda feira), vou verificar se o motor é 2106. Se for, não sei o que vou fazer.

Será possível, e compensaria, procurar o bloco original (2121)?


Alexandre

Alexandre, tendo em vista que diversos proprietários instalaram motores VW AP em seus Nivas, não deve ser difícil conseguir um bloco 2121. Mas verifique se o bloco está bom, e se a documentação do mesmo está OK, para não ter problemas mais tarde!

[ ]s

Alexandre Amaral
16/03/2008, 19:41
Ainda nem constatei se o meu bloco é de laika, mas estou aqui matutando, e acho que é um assunto que interessa a todos que mantém o motor original.

Se for o caso de trocar o bloco por um original do Niva (e já estou pensando em comprar um, nem que seja para guardar), será que o cabeçote que eu tenho encaixaria nele?

Alexandre

Alexandre Amaral
17/03/2008, 12:13
Não estou entendendo mais nada.

Fui conferir no meu motor e vi, acima da bomba d'água, o número 2121 logo acima do número de série do motor.

Já do outro lado (do carona) há o número 2106 bem grande (5 cm).

Preocupado, liguei para Marli, da Sarancar, que me garantiu não haver nenhuma diferença entre os motores do Laika e do Niva, a não ser carter etc.

Os companheiros viram no número 2106 em qual lado de seus motores?

Alexandre

Girti
17/03/2008, 14:50
Ainda nem constatei se o meu bloco é de laika, mas estou aqui matutando, e acho que é um assunto que interessa a todos que mantém o motor original.

Se for o caso de trocar o bloco por um original do Niva (e já estou pensando em comprar um, nem que seja para guardar), será que o cabeçote que eu tenho encaixaria nele?

Alexandre

Geralmente, o que você encontra para comprar é o morto completo, portanto o cabeçote virá junto

[ ]s

Prieto 4x4
17/03/2008, 16:45
Geralmente, o que você encontra para comprar é o morto completo, portanto o cabeçote virá junto

[ ]s


Gil

Existe alguma mensagem subliminar nesta frase?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


abs

Cesar

Soldier
17/03/2008, 16:56
Gil

Existe alguma mensagem subliminar nesta frase?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:


abs

Cesar

hahahaha!! Realmente hoje o pessoal está inspirado... :palmas:

Girti
17/03/2008, 17:02
Gil

Existe alguma mensagem subliminar nesta frase?:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

abs

Cesar

:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Não tenho palavras!!! hehehe...

[ ]s

Mauricio Rossetto
18/03/2008, 21:01
Cê pode botá até o pistão do Monza (86mm) que eu garantxo!
é só fazer o que eu fiz: levei pra uma retífica e mandei abrir até 90 mm e coloquei camisas de 90,8 mm que vão trabalhar como as do motor CHT (camisa molhada) e pistões do Tempra (plug and play) vide fotos da doideira abaixo.
Mas quando fiz isso, realmente ficou mais forte, porém continuava amarrado, então estudando um pouco mais e com a ajuda dos amigos do forum ví que precisava mexer no cabeçote também. Como estava usando a polia regulável SOBE/Aerocar, tentei regular a polia para a posição D porém o modelo de pistão que usei (Tempra injetado) não permitia, pois a válvula batia no pistão. Com o pistão carburado isso não vai acontecer (vide foto da tabela com o desenho dos pistões). Rodei uns 30 mil Km, arrumei os pistões do Tempra carburado e tirei o motor para fazer a troca dos pistões e usar a polia na posição D. Até hoje o motor está me aguardando..... é que estudando um pouco mais e com a total ajuda de uma equipe de engenheiros (pessoal aqui do fórum) cheguei a conclusão que o desenho do motor não ajuda - o virabrequim é curto (80mm) e por mais que se faça melhorias teremos sempre uma curta alavanca, e consequentemente desperdício da força conquistada. É como você pegar um cara super forte e dar uma chave de rodas curtinha para ele tirar as rodas.....Então para "esticar" o virabrequim, consultei tornearias especializadas em Sampa e o máximo que poderia conseguir é 3mm a um custo que somando tudo levamos pra casa um AP2000 bunitinho com todas as melhorias que queremos.
Mas vou seguir com o projeto e tentarei transformar esse motor quem sabe pra queimar diesel........hehehehe
Então você não precisa chegar a tanto, mas sabe que pode encamisar sim, e não perderá o bloco.

Marcelo Caiano
21/03/2008, 21:24
Rones, é isso mesmo...:concordo:
Qdo. comprei meu Niva, oriundo do Rio Grande do Sul, eu morava em Itu, SP. Foi uma verdadeira "saga" no despachante, em razão deste termo referente ao número do motor. Segundo me informei, os números de motores da Lada não constavam da relação do DETRAN de SP...foi um saco para transaferir o carro...muita burocracia, aumentada ainda pela morosidade das "otoridades' da cidade em que ue morava na época.

Camarada faz tempo que você morou em Itu ??????????

GARCIA/SP
22/03/2008, 02:28
Camarada faz tempo que você morou em Itu ??????????

No início de 2007. Por pouco tempo.

Wellington Saffir
18/11/2009, 10:21
Olá pessoal, estou fazendo a documentação do meu niva.. Localizei a numeração graças a ajuda de vocês, porém o meu despachante não está conseguindo localizar essa numeração no sistema, aconteceu algo parecidos com voces....o meu começa com 2121 + 7 números logo abaixo.


Grato pela ajuda

Flugêncio
18/11/2009, 10:32
Olá pessoal, estou fazendo a documentação do meu niva.. Localizei a numeração graças a ajuda de vocês, porém o meu despachante não está conseguindo localizar essa numeração no sistema, aconteceu algo parecidos com voces....o meu começa com 2121 + 7 números logo abaixo.


Grato pela ajuda

Wellington,

Simples! seu motor não está cadastrado, como outros milhares de motores de Niva.
Abra o olho com o despachante.

GARCIA/SP
18/11/2009, 21:19
Wellington,

Simples! seu motor não está cadastrado, como outros milhares de motores de Niva.
Abra o olho com o despachante.

X2........

Brunoverani
04/07/2018, 02:27
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.motorportugal.com/motores/LADA/NIVA&ved=2ahUKEwj_uebj0YTcAhVCkJAKHQdsCEQQFjAaegQIBhAB&usg=AOvVaw3U-tjU2BoJmsITcLI17RuN