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Bernardão cj-6
09/11/2007, 15:05
Pessoal, nao sei mais o que fazer, meu cj-6 está com um problema cronico, ja foi e voltou um monte de vezes do mecanico e nada de melhorar.
Resumindo, comprei ele e troquei um monte de pecas, muita coisa mesmo, molas, pneus, aros etc....
Tudo isso nao me trouxe problemas ainda mas a p. da injecao eletronica ou algo desse tipo está me deixando furioso.
Ele quando era original apesar de morrer as vezes e tal andava bem, andava horas e tal, ai decidi trocar o distribuidor por um de opala 6 cilindros e junto a isso foi colocado uma central de injecao que fica embaixo do porta-luvas e uma bobina grande (tamanho de uma garrafa de 500ml) que fica perto do motor grudada na lataria.
Essas modificacoes fizeram com que ele andasse melhor, gastasse menos etc mas o problema é que sempre que ando mais de 30 minutos com ele a p. dessa bobina (cor vermelha) esquenta demais e ele comeca a falhar, nao desenvolve mais, fico só na 1 marcha até que nem anda mais. Ai se deixo ele umas duas horas parado a bobina esfria e ele anda perfeitamente de novo.
mas os caras ja trocaram centenas de vezes essa bobina, o distribuidor e nada, sempre o mesmo problema, nao sei mais o que fazer. estou quase vendendo esse jeep, só me trouxe prejuizo e nao posso andar com ele.
Nao sei se coloco de novo o distribuidor original dele e tiro essa bobina e central da injecao e deixo ele original de novo ou sei la o que mais..........
Ajudem por favor, nao aguento mais isso!!!!!
Bernardão cj-6
09/11/2007, 16:25
Alguém??????????????
regisbellini
09/11/2007, 16:46
Bernardão,
A algum tempo atrás estava lendo sobre bobina, e pelo que lembro, caso utilize a bobina do gol seria necessário colocar um resistor nela para evitar problemas de aquecimento ou até mesmo a queima da mesma.
Dá um pesquisada no fórum sobre bobina GOL MI
Espero ter ajudado com alguma idéia. Espera mais um pouco que os veteranos podem ajudar mais.
[]´s
Regis
Pessoal, nao sei mais o que fazer, meu cj-6 está com um problema cronico, ja foi e voltou um monte de vezes do mecanico e nada de melhorar.
Resumindo, comprei ele e troquei um monte de pecas, muita coisa mesmo, molas, pneus, aros etc....
Tudo isso nao me trouxe problemas ainda mas a p. da injecao eletronica ou algo desse tipo está me deixando furioso.
Ele quando era original apesar de morrer as vezes e tal andava bem, andava horas e tal, ai decidi trocar o distribuidor por um de opala 6 cilindros e junto a isso foi colocado uma central de injecao que fica embaixo do porta-luvas e uma bobina grande (tamanho de uma garrafa de 500ml) que fica perto do motor grudada na lataria.
Essas modificacoes fizeram com que ele andasse melhor, gastasse menos etc mas o problema é que sempre que ando mais de 30 minutos com ele a p. dessa bobina (cor vermelha) esquenta demais e ele comeca a falhar, nao desenvolve mais, fico só na 1 marcha até que nem anda mais. Ai se deixo ele umas duas horas parado a bobina esfria e ele anda perfeitamente de novo.
mas os caras ja trocaram centenas de vezes essa bobina, o distribuidor e nada, sempre o mesmo problema, nao sei mais o que fazer. estou quase vendendo esse jeep, só me trouxe prejuizo e nao posso andar com ele.
Nao sei se coloco de novo o distribuidor original dele e tiro essa bobina e central da injecao e deixo ele original de novo ou sei la o que mais..........
Ajudem por favor, nao aguento mais isso!!!!!
Pelo que percebi seu problema não é de injeção eletrônica e sim de ignição eletrônica...
Acho que voce vai ter que instalar uma resistência...
Bruno Pedra
09/11/2007, 17:07
descobre a marca da bobina pra nos, tão vendendo uma marca vagabunda por ai, e ela por sinal é vermelha tambem, um cliente da oficina onde conserto meu jeep comprou dela e se lascou tambem. o jeito foi trocar de marca...
Bernardão cj-6
09/11/2007, 17:36
Mas se for só isso por que raios os caras nao instalaram essa resistencia??
Ela é vermelha, vou ver a marca hj, mas que eu me lembre nao tem nada escrito, é um cone vermelho escuro e só.
Pra dar uma idéia eles mesmos falaram que ela nao pode esquentar muito, um pouco sim mas muito nao, mas ela esquenta demais.
Quando ele comeca a falhar, eu ja paro ele e meto a mao na bobina e ela está super quente, fervendo!!!
Treme Terra
09/11/2007, 21:50
Vou trancrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:
Bobinas:
Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.
A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.
A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:
Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.
Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.
Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.
Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.
As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.
Resistor:
Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.
Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.
12V / 3 Ohmns = 4 A.
Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.
Mas......
MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.
Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
Ex.: 9 220 087 004
Esquema de ligação:
Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 3: Vago
Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
Pino 5: Terra.
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.
ATENÇÃO.......
Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.
Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013
Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.
Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.
Esquema de ligação:
Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 4: Terra.
Pino 5: Vago
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
Pino 7 : Vago
ATENÇÃO.......
Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.
Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor
Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.
Ai já é outra historia.
(se alguem interessar posso pesquisar este sistema)
Abraços,
Junior
Ou tente também usar um dissipador de calor, de alumínio, que rodeie a bobina, ou vários retangulares, dispostos em volta da mesma. Isso deve dissipar bem o calor gerado por ela, se for esse o problema.
Treme Terra
09/11/2007, 22:00
Acho melhor engatar uma carreta com uma caixa dágua de 500 litros no Bernardão e mergulhar a bobina nela, de tempos em tempos troque a agua quando ela ferver.
Desculpe a brincadeira....
fabiano carraro
09/11/2007, 22:29
sinceramente.......troque de mecanico/eletrecista!!!!!!!!!!!ou no minimo peça para eles reverem aterramentos do distribuidor,cx igniçao,"motor",e da propria bateria ao chassis ,posicionamento dos fios,marca e modelo da propria bobina(hoje em dia nao da pra confiar nem nas bosch),ç a cx nao esta em curto(no caso só trocando por outra pois é muito dificil de testar ela sem equipamentos adequados),e principalmente procure ajuda do SUKS,ou do CAVALCANTE aq do forum que os caras realmente entendem de eletricidade,e sao verdadeiros mestres nestas coisas.t+
cara só para entender melhor
injeção eletronica qual marca (era uma fueltech ou alguma de carro comum adaptada?) qual motor vc usa/ opala 6c??? combustivel, velas e cabos
se superaquece a bobina eu cairia em cima da ignição eletroncia pode ser que o distribuidor esteja mandando corrente demais para essa bobina vermelha dos inferno
mande fotos de onde está instalada essa bobina e derepente faça umt este andar sem capô para ver se refrigera mesmo
mas olha quase certeza seu distribuido com ignição eletronica deve estar sobrecarregando a bobina uma resistencia dessas que o pessoal comentou resolve
Treme Terra
10/11/2007, 00:26
..... se superaquece a bobina eu cairia em cima da ignição eletroncia pode ser que o distribuidor esteja mandando corrente demais ......
mas olha quase certeza seu distribuido com ignição eletronica deve estar sobrecarregando a bobina uma resistencia dessas que o pessoal comentou resolve....
Distribuidor mandando corrente??????????
Não tive boas experiencias com bobinas da marca MARFLEX.
Abraços
opaaaa
foi mal viajei :shock::shock::shock::shock: o caminho eh inverso... (rubens burroooo)
sorryyyy
engraçado vc falar da marflex eu uso no voyage uma e o unico incoveniente dela é o tic tic tic tic tic que ela faz... é chato...
mas especificamente qual o sintoma?? falha de tussir o carro?? estouros?
Treme Terra
10/11/2007, 17:02
Durabilidade.........
Lucas Nassif
10/11/2007, 17:24
Estou achando que o problema do Bernardao é o mesmo que alguns colegas já falaram:
Não deve ter resistência.
Na ignição normal (a que não é eletronica), a falta dessa resistencia resulta em platinado queimado, as vezes até a bobina esquenta e pára tbm.
No seu caso, como já disse, acho que é a bobina tá sem resistência.
Abrs,
Lucas Nassif
Bernardão cj-6
13/11/2007, 12:01
Obrigado pessoal!!
Esse sábado o cara trocou a ignicao e bobina e colocou as originais, agora nao tem mais esse problema de aquecimento mas o carro nao anda tao bem assim, demora a desenvolver e tal.
Realmente com o distribuidor do opala era bem melhor. Vou conversar com esse mecanico ou outro e ver se resolvo isso com essa resistencia.
Valeu!!!
Danniel Pizatto
13/11/2007, 15:07
A bobina do Gol MI também precisa de pré-resistor? não diz nada no catálogo da Bosch.
Bernardão cj-6
13/11/2007, 16:01
Eu só nao entendo porque o sistema original que usa o distribuidor antigo e bobina antiga nao esquenta muito e posso andar bastante com ele, acho que nem tem resistor nele.
O problema é que ele perde muito desempenho com esse distribuidor velho, nao anda tao bem como antes com o do opala.
Acho que vou conversar com eles e mandar colocar de novo o distribuidor do opala e bobina nova com um resistor. Vou pedir pra instalarem um resistor.
Alguem sabe as especificacoes desse resistor????
Meu motor é o bf-161 original, distribuidor de opala e bobina vermelha, qual resistor devo colocar??? Valeu!!!
Bernardão cj-6
13/11/2007, 17:06
Entao, falei de novo com o cara e ai está:
O sistema original usa uma bobina 039 com o distribuidor original e nao usa resistencia. esse sistema a bobina nao esquenta mas o carro nao anda grandes coisa.
O sistema novo que eles colcaram é o seguinte, bobina 067 ou 077, nao lembro qual das duas com distribuidor do opala e um outro equipamento la, o modulo da ignicao, algo assim. as bobinas sao da marca marflex, sao vermelhas.
Ai ele me falou que nao pode usar resistencia nesse ssitema pois diminiu a forca da faisca ou algo assim e o ssitema nao funciona corretamente.
Ai falei pra trocar pela BOSH, ja que falaram aqui que marflex nao presta. ai ele falou que pode ser uma alterntaiva, e tambem nao usa resistencia nesses sistema.
Entao, meu motor é um bf-161 com distribuidor de opala, qual bobina da bosh devo comprar? a k-12 azul ou a kw-12 vermelha?
Valeu!!!
Treme Terra
13/11/2007, 20:13
Recapitulando....
Use isto:
MODULO
9 200 087 003
9 200 087 004
9 200 087 005
9 200 087 006
9 200 087 007
9 200 087 008
9 200 087 015
9 200 087 016
Qualquer um destes acima serve.
BOBINA:
12 KW (vermelha)
9 200 087 067
NÃO USE A BOBINA 9 200 087 077
RESISTOR
1,5 Ohms
Abraços,
Treme Terra
13/11/2007, 20:17
Considerei para os itens da resposta anterior que seu distribuidor é o do Opala com gerador indutivo (estrela com 6 pontas dentro do distribuidor). Saem 2 fios do distribuidor para o modulo.
Não conheço distribuidor para o Opala com sidtaema HALL.
Saem 3 fios do distribuidor para o modulo.
Abraços
Treme Terra
14/11/2007, 00:20
A bobina do Gol MI também precisa de pré-resistor? não diz nada no catálogo da Bosch.
As bobinas denominada plasticas, como a do gol MI não precisam de pre-resiator.
Bernardão cj-6
14/11/2007, 13:59
Ok, vou falar isso pra ele, mas ele disse que nao usa resistencia, porque a amperagem diminui e consequentemente a faisca tambem.
O que eu faco? uso resistencia ou nao?
Valeu!!!
AllanVictor
15/11/2007, 16:55
Bernadão,
Tinha em meu jeep esse mesmo problema, meu mecanico colocou a resistencia e ficou xuxu beleza.
Abraços,
Allan
Bernardão cj-6
17/11/2007, 18:32
Obrigado pessoal, acho que meu problema está resolvido.O mecanico trocou a bobina vermelha da marflex por uma da bosh.O carro ta andando bem agora, ainda nao tive tempo pra andar muito com ele mas o mecanico disse que andou 100km com ele direto e nao deu problema.O jipao está violento, acelera muito!!!Minha ultima duvida é que a bobina continua esquentando muito, mas nao sei se é dela mesmo porque dentro do capo a temperatura fica bem alta, entao como a bobina é de aluminio esquenta junto. O que eu poderia fazer pra ela nao esquentar tanto?
Cláudio Brasília
17/11/2007, 21:49
Uma vez, tinha um cabra, que colocava duas bobinas; quando uma esquentava e parava de funcionar, ele abria o capô e ligava a outra bobina e ripa na chulipa...
Bernardão cj-6
19/11/2007, 10:55
Não é possivel, deve haver uma maneira de ele nao esquentar tanto! Como poderia fazer isso?
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