PDA

Ver Versão Completa : Ajuda Urgente!!!!!!!!!!!

Bernardão cj-6
09/11/2007, 15:05
Pessoal, nao sei mais o que fazer, meu cj-6 está com um problema cronico, ja foi e voltou um monte de vezes do mecanico e nada de melhorar.

Resumindo, comprei ele e troquei um monte de pecas, muita coisa mesmo, molas, pneus, aros etc....

Tudo isso nao me trouxe problemas ainda mas a p. da injecao eletronica ou algo desse tipo está me deixando furioso.

Ele quando era original apesar de morrer as vezes e tal andava bem, andava horas e tal, ai decidi trocar o distribuidor por um de opala 6 cilindros e junto a isso foi colocado uma central de injecao que fica embaixo do porta-luvas e uma bobina grande (tamanho de uma garrafa de 500ml) que fica perto do motor grudada na lataria.

Essas modificacoes fizeram com que ele andasse melhor, gastasse menos etc mas o problema é que sempre que ando mais de 30 minutos com ele a p. dessa bobina (cor vermelha) esquenta demais e ele comeca a falhar, nao desenvolve mais, fico só na 1 marcha até que nem anda mais. Ai se deixo ele umas duas horas parado a bobina esfria e ele anda perfeitamente de novo.

mas os caras ja trocaram centenas de vezes essa bobina, o distribuidor e nada, sempre o mesmo problema, nao sei mais o que fazer. estou quase vendendo esse jeep, só me trouxe prejuizo e nao posso andar com ele.

Nao sei se coloco de novo o distribuidor original dele e tiro essa bobina e central da injecao e deixo ele original de novo ou sei la o que mais..........

Ajudem por favor, nao aguento mais isso!!!!!

Bernardão cj-6
09/11/2007, 16:25
Alguém??????????????

regisbellini
09/11/2007, 16:46
Bernardão,

A algum tempo atrás estava lendo sobre bobina, e pelo que lembro, caso utilize a bobina do gol seria necessário colocar um resistor nela para evitar problemas de aquecimento ou até mesmo a queima da mesma.

Dá um pesquisada no fórum sobre bobina GOL MI

Espero ter ajudado com alguma idéia. Espera mais um pouco que os veteranos podem ajudar mais.

[]´s
Regis

Varela
09/11/2007, 17:03
Pessoal, nao sei mais o que fazer, meu cj-6 está com um problema cronico, ja foi e voltou um monte de vezes do mecanico e nada de melhorar.

Resumindo, comprei ele e troquei um monte de pecas, muita coisa mesmo, molas, pneus, aros etc....

Tudo isso nao me trouxe problemas ainda mas a p. da injecao eletronica ou algo desse tipo está me deixando furioso.

Ele quando era original apesar de morrer as vezes e tal andava bem, andava horas e tal, ai decidi trocar o distribuidor por um de opala 6 cilindros e junto a isso foi colocado uma central de injecao que fica embaixo do porta-luvas e uma bobina grande (tamanho de uma garrafa de 500ml) que fica perto do motor grudada na lataria.

Essas modificacoes fizeram com que ele andasse melhor, gastasse menos etc mas o problema é que sempre que ando mais de 30 minutos com ele a p. dessa bobina (cor vermelha) esquenta demais e ele comeca a falhar, nao desenvolve mais, fico só na 1 marcha até que nem anda mais. Ai se deixo ele umas duas horas parado a bobina esfria e ele anda perfeitamente de novo.

mas os caras ja trocaram centenas de vezes essa bobina, o distribuidor e nada, sempre o mesmo problema, nao sei mais o que fazer. estou quase vendendo esse jeep, só me trouxe prejuizo e nao posso andar com ele.

Nao sei se coloco de novo o distribuidor original dele e tiro essa bobina e central da injecao e deixo ele original de novo ou sei la o que mais..........

Ajudem por favor, nao aguento mais isso!!!!!

Pelo que percebi seu problema não é de injeção eletrônica e sim de ignição eletrônica...
Acho que voce vai ter que instalar uma resistência...

Bruno Pedra
09/11/2007, 17:07
descobre a marca da bobina pra nos, tão vendendo uma marca vagabunda por ai, e ela por sinal é vermelha tambem, um cliente da oficina onde conserto meu jeep comprou dela e se lascou tambem. o jeito foi trocar de marca...

Bernardão cj-6
09/11/2007, 17:36
Mas se for só isso por que raios os caras nao instalaram essa resistencia??

Ela é vermelha, vou ver a marca hj, mas que eu me lembre nao tem nada escrito, é um cone vermelho escuro e só.

Pra dar uma idéia eles mesmos falaram que ela nao pode esquentar muito, um pouco sim mas muito nao, mas ela esquenta demais.

Quando ele comeca a falhar, eu ja paro ele e meto a mao na bobina e ela está super quente, fervendo!!!

Treme Terra
09/11/2007, 21:50
Vou trancrever alguns trechos do Manual de Ignição Bosch:

Bobinas:

Existem dois tipos de bobinas; Asfalticas e Plasticas.
As asfalticas são bobinas cilindricas, com isolante de resina asfaltica e revestimento externo em aluminio (é a bobina tradicional).
Os novos motores, mais otimizados e com elevadas rotações, necessitam de sistemas de ignição mais potentes. Para estes motores foram desenvolvidas novas bobinas com formas geometricas diferentes das tradicionais, e são conhecidas como bobinas plasticas.

A ideia falsa que se tem é de que se a bobina é de 28.000 V (tensão maxima), ela tem que fornecer os 28.000 V.
Entretanto sabe-se que o valor de potencia de uma bobina é o valor máximo que ela pode fornecer, e não a tensão maxima de trabalho.
Sabe-se, ainda, que um motor com o sistema eletrico de ignição em perfeitas condições ( cabos de vela, velas, distribuidor, tampa, rotor modulo de ignição etc..) necessita somente de 10.000 V para produzir a centelha na vela.

A Bosch fornece 3 modelos de bobinas asfalticas, a saber:

Modelo E-12 (aluminio) 24.000 V e 13.000 centelhas por minuto. Geralmente aplicada em veiculos de 4 cilindros, a platinado e gasolina.

Modelo K-12 (azul) 26.000 V e 16.000 faiscas por minuto, aplicada em motores de 4 a 6 cilindros a platinado e gasolina e substitui a E-12, por terem enrolamentos semelhantes.

Modelo KW-12 (vermelha) 28.000 V e 18.000 faiscas por minuto. Para motores com exigencias maiores, mais rotações, maior quantidade de cilindros e maior compressão.

Alem da identificação E, K e KW, estampadas no fundo da bobina, na etiqueta frontal possui um numero de tipo como por exemplo: 9 220 081 039, o que facilita sua identificação via catalogo.

As bobinas E, K e KW existem em varios tipos e com resistencia dos enrolamentos primarios e secundarios de diferentes valores o que diferenciam conforme o numero de tipo. Para uma aplicação correta será necessário uma consulta ao manual do fabricante do motor.

Resistor:

Para evitar a queima prematura dos contatos do platinado e o aquecimento da bobina por corrente elevada, deve-se instalar um resistor para diminuir a corrente da bobina de 8A para 4A.

Portanto, se temos a bobina KW com valor de resistencia do enrolamento primario em torno de 1,5 Ohmns, adiciona-se um resistor de 1,5 Ohmns, sendo então o valor total de resistencia do circuito primario de 3 Ohmns.

12V / 3 Ohmns = 4 A.

Com 3 Ohmns de resistencia do primario e a tensão da bateria de 12V a corrente será de 4A.

Mas......

MODULOS DE IGNIÇÃO ELETRONICA.

Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 6 conectores.
Ex.: 9 220 087 004

Esquema de ligação:

Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 3: Vago
Pino 4: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado atravez de uma resistencia de 1,5Ohmns no pino 15 (+) da bobina.
Pino 5: Terra.
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina.

ATENÇÃO.......

Neste sistema, mesmo sendo de ignição eletronica, a bobina necessita de pré-resistor, pois deve receber em torno de 8 V.
Para este sistema (com pre-resistor) a bobina recomendada é a KW vermelha nº 9 220 081 067.

Sistema Bosch TSZ-I com unidade de comando de 7 conectores.
É a segunda geração do sistema TSZ-I e possui diferença do sistema anterior.
Ex: 9 220 087 011 ou 9 220 087 013

Esta unidade possui um conector de 7 terminais o que torna impossivel a inversão com o sistema anterior.

Nesta unidade de comando foi incorporado o CCR. Que significa corte de corrente em repouso. Este sistema corta a alimentação da bobina se a chave de ignição estiver ligada por mais de um minuto e o motor não estiver funcionando.

Esquema de ligação:

Pino 1: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 2: Ligar dois fios, um ligado ao positivo da chave de ignição e o outro ligado no pino 4 (+) da bobina.
Pino 3: Ligado ao modulo do distribuidor.
Pino 4: Terra.
Pino 5: Vago
Pino 6: Ligado ao pino 1 (-) da bobina
Pino 7 : Vago

ATENÇÃO.......

Neste sistema foi ELIMINADO o pré-resistor e utiliza a bobina 9 220 081 077, QUE NÃO É INTERCAMBIAVEL com bobina 9 220 081 067.

Na terceira geração deste sistema a unidade de comando diminuiu de tamanho mas manteve as mesmas funções do sistema anterior e foi denominado "mini-TSZ-I", e utiliza a bobina 9 220 081 091. E por exemplo equipou alguns modelos do Chevette presa na lataria do motor, ou presa diretamente no distribuidor de alguns modelos Fiat. E não utiliza pré-resistor

Na quarta geração, surgiu o sistema TZ-H, que utiliza no distribuidor o sistema Hall.

Ai já é outra historia.

(se alguem interessar posso pesquisar este sistema)

Abraços,

Junior

mack
09/11/2007, 21:55
Ou tente também usar um dissipador de calor, de alumínio, que rodeie a bobina, ou vários retangulares, dispostos em volta da mesma. Isso deve dissipar bem o calor gerado por ela, se for esse o problema.

Treme Terra
09/11/2007, 22:00
Acho melhor engatar uma carreta com uma caixa dágua de 500 litros no Bernardão e mergulhar a bobina nela, de tempos em tempos troque a agua quando ela ferver.

Desculpe a brincadeira....

fabiano carraro
09/11/2007, 22:29
sinceramente.......troque de mecanico/eletrecista!!!!!!!!!!!ou no minimo peça para eles reverem aterramentos do distribuidor,cx igniçao,"motor",e da propria bateria ao chassis ,posicionamento dos fios,marca e modelo da propria bobina(hoje em dia nao da pra confiar nem nas bosch),ç a cx nao esta em curto(no caso só trocando por outra pois é muito dificil de testar ela sem equipamentos adequados),e principalmente procure ajuda do SUKS,ou do CAVALCANTE aq do forum que os caras realmente entendem de eletricidade,e sao verdadeiros mestres nestas coisas.t+

rubensx
09/11/2007, 22:41
cara só para entender melhor

injeção eletronica qual marca (era uma fueltech ou alguma de carro comum adaptada?) qual motor vc usa/ opala 6c??? combustivel, velas e cabos

se superaquece a bobina eu cairia em cima da ignição eletroncia pode ser que o distribuidor esteja mandando corrente demais para essa bobina vermelha dos inferno

mande fotos de onde está instalada essa bobina e derepente faça umt este andar sem capô para ver se refrigera mesmo

mas olha quase certeza seu distribuido com ignição eletronica deve estar sobrecarregando a bobina uma resistencia dessas que o pessoal comentou resolve

Treme Terra
10/11/2007, 00:26
..... se superaquece a bobina eu cairia em cima da ignição eletroncia pode ser que o distribuidor esteja mandando corrente demais ......

mas olha quase certeza seu distribuido com ignição eletronica deve estar sobrecarregando a bobina uma resistencia dessas que o pessoal comentou resolve....

Distribuidor mandando corrente??????????

Não tive boas experiencias com bobinas da marca MARFLEX.

Abraços

rubensx
10/11/2007, 00:33
opaaaa

foi mal viajei :shock::shock::shock::shock: o caminho eh inverso... (rubens burroooo)

sorryyyy

engraçado vc falar da marflex eu uso no voyage uma e o unico incoveniente dela é o tic tic tic tic tic que ela faz... é chato...

mas especificamente qual o sintoma?? falha de tussir o carro?? estouros?

Treme Terra
10/11/2007, 17:02
Durabilidade.........

Lucas Nassif
10/11/2007, 17:24
Estou achando que o problema do Bernardao é o mesmo que alguns colegas já falaram:

Não deve ter resistência.

Na ignição normal (a que não é eletronica), a falta dessa resistencia resulta em platinado queimado, as vezes até a bobina esquenta e pára tbm.

No seu caso, como já disse, acho que é a bobina tá sem resistência.

Abrs,
Lucas Nassif

Bernardão cj-6
13/11/2007, 12:01
Obrigado pessoal!!

Esse sábado o cara trocou a ignicao e bobina e colocou as originais, agora nao tem mais esse problema de aquecimento mas o carro nao anda tao bem assim, demora a desenvolver e tal.

Realmente com o distribuidor do opala era bem melhor. Vou conversar com esse mecanico ou outro e ver se resolvo isso com essa resistencia.

Valeu!!!

Danniel Pizatto
13/11/2007, 15:07
A bobina do Gol MI também precisa de pré-resistor? não diz nada no catálogo da Bosch.

Bernardão cj-6
13/11/2007, 16:01
Eu só nao entendo porque o sistema original que usa o distribuidor antigo e bobina antiga nao esquenta muito e posso andar bastante com ele, acho que nem tem resistor nele.

O problema é que ele perde muito desempenho com esse distribuidor velho, nao anda tao bem como antes com o do opala.

Acho que vou conversar com eles e mandar colocar de novo o distribuidor do opala e bobina nova com um resistor. Vou pedir pra instalarem um resistor.

Alguem sabe as especificacoes desse resistor????

Meu motor é o bf-161 original, distribuidor de opala e bobina vermelha, qual resistor devo colocar??? Valeu!!!

Bernardão cj-6
13/11/2007, 17:06
Entao, falei de novo com o cara e ai está:

O sistema original usa uma bobina 039 com o distribuidor original e nao usa resistencia. esse sistema a bobina nao esquenta mas o carro nao anda grandes coisa.

O sistema novo que eles colcaram é o seguinte, bobina 067 ou 077, nao lembro qual das duas com distribuidor do opala e um outro equipamento la, o modulo da ignicao, algo assim. as bobinas sao da marca marflex, sao vermelhas.

Ai ele me falou que nao pode usar resistencia nesse ssitema pois diminiu a forca da faisca ou algo assim e o ssitema nao funciona corretamente.

Ai falei pra trocar pela BOSH, ja que falaram aqui que marflex nao presta. ai ele falou que pode ser uma alterntaiva, e tambem nao usa resistencia nesses sistema.

Entao, meu motor é um bf-161 com distribuidor de opala, qual bobina da bosh devo comprar? a k-12 azul ou a kw-12 vermelha?

Valeu!!!

Treme Terra
13/11/2007, 20:13
Recapitulando....

Use isto:

MODULO
9 200 087 003
9 200 087 004
9 200 087 005
9 200 087 006
9 200 087 007
9 200 087 008
9 200 087 015
9 200 087 016
Qualquer um destes acima serve.

BOBINA:
12 KW (vermelha)
9 200 087 067

NÃO USE A BOBINA 9 200 087 077

RESISTOR
1,5 Ohms

Abraços,

Treme Terra
13/11/2007, 20:17
Considerei para os itens da resposta anterior que seu distribuidor é o do Opala com gerador indutivo (estrela com 6 pontas dentro do distribuidor). Saem 2 fios do distribuidor para o modulo.

Não conheço distribuidor para o Opala com sidtaema HALL.
Saem 3 fios do distribuidor para o modulo.

Abraços

Treme Terra
14/11/2007, 00:20
A bobina do Gol MI também precisa de pré-resistor? não diz nada no catálogo da Bosch.

As bobinas denominada plasticas, como a do gol MI não precisam de pre-resiator.

Bernardão cj-6
14/11/2007, 13:59
Ok, vou falar isso pra ele, mas ele disse que nao usa resistencia, porque a amperagem diminui e consequentemente a faisca tambem.

O que eu faco? uso resistencia ou nao?

Valeu!!!

AllanVictor
15/11/2007, 16:55
Bernadão,

Tinha em meu jeep esse mesmo problema, meu mecanico colocou a resistencia e ficou xuxu beleza.

Abraços,

Allan

Bernardão cj-6
17/11/2007, 18:32
Obrigado pessoal, acho que meu problema está resolvido.O mecanico trocou a bobina vermelha da marflex por uma da bosh.O carro ta andando bem agora, ainda nao tive tempo pra andar muito com ele mas o mecanico disse que andou 100km com ele direto e nao deu problema.O jipao está violento, acelera muito!!!Minha ultima duvida é que a bobina continua esquentando muito, mas nao sei se é dela mesmo porque dentro do capo a temperatura fica bem alta, entao como a bobina é de aluminio esquenta junto. O que eu poderia fazer pra ela nao esquentar tanto?

Cláudio Brasília
17/11/2007, 21:49
Uma vez, tinha um cabra, que colocava duas bobinas; quando uma esquentava e parava de funcionar, ele abria o capô e ligava a outra bobina e ripa na chulipa...

Bernardão cj-6
19/11/2007, 10:55
Não é possivel, deve haver uma maneira de ele nao esquentar tanto! Como poderia fazer isso?