Ver Versão Completa : Pneu 33" ou 35"?
AllanVictor
09/11/2007, 14:19
Pessoal,
O meu CJ5 esta em processo de restauração e gostaria de trocar as chuteiras dele, hj ele tem pneus originais e estou interessado nos pneus Mudzilla 33"x13,50 ou 35"x13,50... A pergunta é a seguinte: O que terei de alterar na estrutura do meu jeep para que possa utilizar esses pneus?
Abraço a todos,
Allan Victor
No mínimo, voce precisa colocar as molas por cima dos eixos (se já não estiverem), aumentar um pouco o tamanho dos jumelos (e reforçá-los), talvez colocar uma ou 2 folhas de mola a mais para reforçar. Depois, colocar uma direção hidráulica (por causa do impacto refletido no volante, durante o fora de estrada), e freios a disco (quem faz o melhor é o Mauro, da Superbreak).
Na minha opiniào, esse seria o kit básico para rodar com segurança, baseado nas minhas experiências em rodar no fora de estrada com pneus superdimensionados.
Abraço
Carlos
Elmer_Jeep
09/11/2007, 16:52
1 - Dá pra rodar com 33 ou 35 sem passar os feixes pra cima dos eixos.
2 - Jumelo alto não presta.
[]'s
Jumelo alto não presta.
[]'s
KAKAKAKAKKAKAKAKKAKAKAKAK
Achei demais a sintesidade... rsrs
Elmer_Jeep
09/11/2007, 17:24
recomendo a leitura do seguinte tópico
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18303
[]'s
Elmer_Jeep
09/11/2007, 17:28
Tenho provas :mrgreen: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11543
[]'s
Gente!!! Sinteticidade...
1 - Dá pra rodar com 33 ou 35 sem passar os feixes pra cima dos eixos.
35" sem SPOA não pega na lataria ao passar por uma erosão/valeta?
[]'s
Elmer_Jeep
09/11/2007, 18:19
depende...
Elmer_Jeep
09/11/2007, 18:20
achei mais um tópico interessante condenando os jumelões, muito legal http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=3006
[]'s
AllanVictor
10/11/2007, 20:02
Obrigado pelas dicas... O jeep encontra-se em configuração original , por isso a minha duvida, mas irei colocar freio a disco nas 4 rodas, nao tem direção hidraulica, mas esta com o kit de direção VW.
Abraço a Todos,
Allan
E aí AllanVictor, td bem.
Respeitando a opinião de cada um, não sei se já leu, mas, antes de inicar o trabalho todo, dá uma olhada nos tópicos sobre a utilização desta direção de vw com pneus maiores.
[]´s
Osmir
Rogério Tortato
11/11/2007, 12:02
outra coisa que tem que observar direito é a colocação de mais "folhas de molas nos feixes".
com o devido respeito à opinião do colega, eu não concordo.
reforçar o feixe é ideal para carregar mais peso e não sei se é esse o seu caso.
na minha modesta opinião, o ideal seria substituir o feixe todo por um mais moderno. o mais usado tem sido o da band e de preferência, com poucas molas (folhas).
no meu jeep tem somente tres molas por feixe. ficou muito mais confortável.
também tem vários tópicos a respeito.
abraços
Rogério Tortato
11/11/2007, 12:06
só pra complementar.
meu jeep rodava tranquilamente com pneus 33 e suspensão original. hoje a suspensão está toda alterada, mas a original suporta tal medida.
um amigo roda com pneus 35 e suspensão original. acho que só aumentou um pouco os calços da carroceria, pra evitar de pegar na lata em caso de retração total da suspensão.
uma outra medida salutar nesses casos é "reativar", se não estiver em dia, os batentes.
abraços.
o meu está com 33'', calços de carroceria de duas polegadas mas as molas originais estão cansadas, principalmente as dianteiras. No momento não cogito spoar nem colocar as molas de toy, considero trocar os feixes originais por novos ou colocar helicoidais (tipo fess), ainda estou ponderando o custo benefício.
Pra colocar os 33'' são necessários no mínimo espaçadores de roda ou rodas com offset bem negativo (-44) além dos calços de carroceria. Fora isso, com o aumento do diâmetro, dependendo do motor e câmbio, poderão ser necessários ajustes na relção cora pinhão pro jipe não ficar xôxo.
AllanVictor
11/11/2007, 17:55
Osmir, vou dar uma olhada melhor sobre direção vw e pneus maiores;
Rogério, o meu mecanico tbm deu a ideia de colocar feixe de mola de band, acredito que farei isso mesmo;
Felipe, qual o diametro dos espaçadores que vc recomenda? Estou procurando rodas com offset -44 e nao encontro, só tenho achado -25. Meu jeep vai sair da oficina com motor de opala 4cc e cambio de chevete 4m com redução... a relaçao é 44/9.
Abração a todos e obrigado pelas respostas,
Allan Victor
Uso rodas -25 mm com espaçadores de 40 mm, fica bem longe da lata. Rodas -44 acho que só tala 10''.
O motor também é do opala 4cc, mas uso câmbio original de 3 marchas, usava 44/9 mas coloquei 43/8 pois estava difícil de sair em subidas e em segunda ficava muito fraco.
A direção é vw, até agora sem problemas, vamos ver.
Um dia coloco molas da band também, mas por enquanto vai ser um paliativo mesmo, provavelmente helicoidal.
joão k. chikui
11/11/2007, 18:43
Pneu 35" , motor GM151 , eixos originais com rel 9/44, direção de Santana.... Me parece algo tão desbalanceado(pelos enormes pneus).
Allan, qual o tipo de terreno que vai andar??
AllanVictor
11/11/2007, 18:50
João,
Vou andar em todo tipo de terreno, exceto trilhas muito pesadas. Estou vendo se em breve coloco uma direção hidraulica no jeep tbm.
Abraços,
Allan
joão k. chikui
12/11/2007, 07:50
Allan
Esse tipo de pneu só seria muito util para vc , fora a beleza, se fosse para andar em areiões fofos tipo dunas. Nas outras situações, principalmente barro, o carro ganha tanta flutuação que zera o pneu e fica igual a Slick. Já subi na boa com pneu fino e cravudo onde colega meu com motor vortec 4.3 não conseguiu limpar esse pneu.
Com motor GM 2.5 (excelente) , na lama , nem mudar de facão vc poderá. pois o carro não obedecerá.
Elmer_Jeep
12/11/2007, 11:49
Lembrando que espaçadores com semi-eixos originais não são uma boa combinação...
[]'s
Danniel Pizatto
12/11/2007, 13:45
Aproveitando o papo sobre Pneus, qual serial aconselhável para areiões? Na nossa fazenda é pura areia e em certos pontos é como na foto abaixo.
Não faço questão de pneus enormes, um 750x16 montados nas rodas originais acho que está bom
joão k. chikui
12/11/2007, 17:17
Daniel , 31x10,5 -15 AT para Aro 15
265/75-16 RT/S ou AT ou 275/70-16 RT/S para aro 16 .
Para areia seca pneu relativamente largo e pouco cavador.
OBS: Usar sempre calibragem baixa, tipo 15 a 18 libras.
joão k. chikui
12/11/2007, 17:20
X2!
Mestre Elmer, deu uma desacelerada no Croc? Qual a previsão de andar com o CJ8?
Lembrando que espaçadores com semi-eixos originais não são uma boa combinação...
[]'s
[]'s
os espaçadores vão aumentar o esforço nos cubos, rolamentos e prisioneiros de roda, mas no semi-eixo o que acontece?
Ronaldo B.
12/11/2007, 22:23
Usei durante 2 anos pneus 33"x12,5x15 no CJ, com motor GM151, relação 9x44, câmbio original 4 marchas, BL de 2", molas originais, sem SPOA, só tinha um espaçador de 10mm por causa das pinças do freio dianteiro, com trodas 15x8 com offset -25 e cx de direção de santana... e posso garantir que funciona bem, desde que não seja prá trilha pesada, sem muita erosão, sabendo dosar bem o acelerador e se o serviço de instalação da cx de direção for bem feito, o que é coisa rara.
O que eu digo é por experiencia própria, e não teoria.
[]´s
Elmer_Jeep
13/11/2007, 11:38
os espaçadores vão aumentar o esforço nos cubos, rolamentos e prisioneiros de roda, mas no semi-eixo o que acontece?
Cubos de roda nem tanto, rolamentos de munhão um pouco, prisioneiros só do semi eixo trazeiro e principalmente rolamento do semi eixo trazeiro e o proprio semi eixo vao sofrer bastante com o aumento do "efeito alavanca".
[]'s
Cubos de roda nem tanto, rolamentos de munhão um pouco, prisioneiros só do semi eixo trazeiro e principalmente rolamento do semi eixo trazeiro e o proprio semi eixo vao sofrer bastante com o aumento do "efeito alavanca".
[]'s
ah, caso não sejam flutuantes certo?
Usei durante 2 anos pneus 33"x12,5x15 no CJ, com motor GM151, relação 9x44, câmbio original 4 marchas, BL de 2", molas originais, sem SPOA, só tinha um espaçador de 10mm por causa das pinças do freio dianteiro, com trodas 15x8 com offset -25 e cx de direção de santana... e posso garantir que funciona bem, desde que não seja prá trilha pesada, sem muita erosão, sabendo dosar bem o acelerador e se o serviço de instalação da cx de direção for bem feito, o que é coisa rara.
[]´s
Pois é, o meu tem a configuração parecida, mas pelas molas estarem cansadas, quando o jipe torce os pneus raspam na lata, por isso preciso fazer um upgrade na suspensão: ou fess (barato, mas tem efeito paliativo, não seria dfefinitivo), molas novas originais ou molas de toy (solução mais cara, mais eficiente)
AllanVictor
14/11/2007, 13:30
Amigos,
Obrigado pelas sugestoes... Vou fazer as seguintes alterações no jeep: Direção Hidraulica, Feixe mola de Toyota, Trocar o meu jumelo longo por um articulado, pneu 33"x12,5 GoodYear Wrangler (roda 15x10 -25) e se raspar vou colocar um espaçador de roda.
Abraço a todos,
Allan
[]´s
os pneus traseiros não pegavam na caixa de rodas nas erosões?
Ronaldo B.
20/11/2007, 22:24
os pneus traseiros não pegavam na caixa de rodas nas erosões?
Felipe,
Quando coloquei os pneus, as molas estavam um pouco cansadas, aí pegava na cx de rodas até fazendo curva no asfalto. Depois de um tempo acabei trocando as molas e coloquei molas novas, mas originais mesmo do CJ, mesmo assim ainda pegava um pouco, mas como eu não usava esse CJ prá fazer trilha pesadas, no máximo um passeio de vez em quando ou uma trilha leve/média, até que quebrava o galho, mas raspava na cx traseira sim.
Se fosse prá fazer trilha mais pesada ou com erosão, teria que mexer nisso com certeza, senão iria danificar os pneus.
[]´s
Ronaldo B.
20/11/2007, 22:29
Uma coisa que não citei foi como a cx de direção estava instalada no mue CJ. Normalmente o pessoal instala a cx de direção na frente do chassi, paralela ao eixo. A cx de direção do meu CJ estava instalada quase na mesma posição da cx original do CJ, então quem aguentava a maior parte das pancadas era o pitman.. isso ajuda a preservar e muito a caixa de direção.
[]´s
ah bom, os meus estão raspando, vou trocar as originais pelas molas da toyota e ver se resolve, ou pelo menos melhora, mas acho que pra não raspar nada mesmo só cortando a lata ou spoa
Ronaldo B.
20/11/2007, 22:35
Eu acho que usar molas de Toy com rodas com offset -25 ainda vai pegar na lata, e o pior é que não dá prá cortar a lata interna dos paralamas traseiros, aí só com espaçador ou rodas com offset -44. Mas se for usar rodas com offset maior, eu não aconselho usar rodas 15x10 com pneus 33".
[]´s
acho que inclusive já passei do limite do bom senso, estou com espaçadores de 40mm e rodas -25
do lado do passageiro até que não vejo problema de rebater a lata, a caixa de ferramentas não serve pra nada mesmo, mas do lado do motorista tem o tanque, não tem muito como mexer, só se jogar o tanque pra frente, mas daí ...