Ver Versão Completa : Nova posição de amortecedores.
Dennis Figueiredo
26/05/2004, 16:55
Galerinha...
Pesquisei mas não achei. :D
Fiz umas modificaçõesinhas na minha suspênsão e os amortecedores estão dando final de curso. Alguem sabe se terá algum problema e coloca-los pelo lado de dentro do chassis? Uso amortecedore de Band.
[]´s
Sergio Rocha
26/05/2004, 20:47
Fala Dennis
Já rolou um papo aki sobre colocação de molas mais pra fora possível, acho q tb se aplica aos amortecedores.Imagina se eles fossem no meio do Jeep.Perderiam muito da sua função.Daí qto mais pra fora melhor.Não dá pra reposicionar a altura dos ptos de fixação ?
Dennis Figueiredo
27/05/2004, 08:20
Sergio :D ... esse tópico a respeito de molas eu ja li sim, oque na verdade não foi nenhuma novidade, 8) mas não teve nada que solucionasse minha dúvida. Molas tem propriedades muito diferentes dos amortecedores, por isso perguntei.
Só mudar os pontos de fixação é impossível, logo quem os amortecedores estão dando fim de curso abertos e fechados :? .
Sei que socerto seria eu trocar os amortecedores por maiores, mas como não entendo muito de modelos de amortecedores será mais facil pra mim reposicionálos por dentro, assim como na toyota por exemplo. Por isso fiz a pergunta :wink: .
Mas mesmo assim obrigado pela atenção.
Elmer_Jeep
27/05/2004, 12:46
ae, os amortecedores trazeiros da toyota bandeirante são apoiados na parte superior por dentro do chassi, mas a parte inferior fica posicionada no eixo diferencial um pouco acima do feixe de molas formando tipo um triângulo, eu não gosto muito dessa posição do amortecedor, meu pai tem uma F75 e está com amortecedores, feixes e diferencial de toyota, no trazeiro está posicionado por dentro do chassi porém tanto na band quanto na vovó(F75) o chassi é mais largo na parte trazeira. :wink:
Voltando à posição de amortecedores. Não aprovo forma como são fixados os amortecedores trazeiros da toyota pois quando o jumelo funciona o eixo tem deslocamento para trás, e o olhal dos amortecedores fica transversal, se vc olhar em baixo de uma band vai ver as buchas dos amortecedores desgastada lateralmente porque o eixo força os amortecedores a trabalhar torcendo as buchas.
Nos amortecedores trazeiros da vovó(F75) eu fiz algo maisoumenos parecido com a posição dos trazeiros da ranger, L200, hilux. Tipo: na parte superior(chassi) os amortecedores ficam praticamente na mesma linha do eixo trazeiro e na parte inferior um amortecedor vai fixado pela frente do diferencial e outro por trás (olha em baixo de uma ranger q vc vai entender)
Voltando à posição por dentro do chassi, tipo band acho q só ficaria legal se for num cj com suspensão helicoidal(não sei se é o seu caso) pois o eixo só teria deslocamento praticamente pra cima e pra baixo não forçando tanto as extremidades do amortecedor como se fosse no deslocamento do eixo pelo movimento do jumelo.
[]'s e boa sorte.
8)
Dennis Figueiredo
27/05/2004, 14:00
Voltando à posição de amortecedores. Não aprovo forma como são fixados os amortecedores trazeiros da toyota pois quando o jumelo funciona o eixo tem deslocamento para trás, e o olhal dos amortecedores fica transversal, se vc olhar em baixo de uma band vai ver as buchas dos amortecedores desgastada lateralmente porque o eixo força os amortecedores a trabalhar torcendo as buchas.
Mas os suportes original do jeep tambem forçam o amortecedor do mesmo jeito, quando a suspenão trabalha, tipo com uma roda lá em cima outra lá em baixo,quando os eixos fazem um "X", os amortecedores também são forçados lateralmente.
Voltando à posição por dentro do chassi, tipo band acho q só ficaria legal se for num cj com suspensão helicoidal(não sei se é o seu caso) pois o eixo só teria deslocamento praticamente pra cima e pra baixo não forçando tanto as extremidades do amortecedor como se fosse no deslocamento do eixo pelo movimento do jumelo.
Não concordo, no jeep com feixes o eixo desce reto, o com molas espiras a tendencia é o eixo ir pra o centro do chassis pois com a descida dos links ele farão um arco, puxando os eixos, ao contrário do que tu disse. :wink:
mesmo assim valeu.
Sergio Rocha
27/05/2004, 20:28
Sergio :D ... esse tópico a respeito de molas eu ja li sim, oque na verdade não foi nenhuma novidade, 8) mas não teve nada que solucionasse minha dúvida. Molas tem propriedades muito diferentes dos amortecedores, por isso perguntei.
Só mudar os pontos de fixação é impossível, logo quem os amortecedores estão dando fim de curso abertos e fechados :? .
Sei que socerto seria eu trocar os amortecedores por maiores, mas como não entendo muito de modelos de amortecedores será mais facil pra mim reposicionálos por dentro, assim como na toyota por exemplo. Por isso fiz a pergunta :wink: .
Mas mesmo assim obrigado pela atenção.
Dennis, os amortecedores do mercedes 608 tem um curso maior do que os do CJ em +- 8cm e são muito macios.Será que resolve ?
Beto Lacerda
28/05/2004, 01:38
Dennis, os amortecedores do mercedes 608 tem um curso maior do que os do CJ em +- 8cm e são muito macios.Será que resolve ?
sergio , sabe se são de dupla ação ?? sabe as medidas aberto e fechado dese amortecedor ??
[]'s
Dennis Figueiredo
28/05/2004, 11:26
Provavelmente sim :D , que ano???? traseiros ou dianteiros????
Elmer_Jeep
28/05/2004, 12:31
na moral, ja usei os amortecedores do 608 e achei uma merda, NÃO É DE DUPLA AÇÃO!! Tem pressão apenas pra abrir, pra fechar ele fecha sem resistencia nenhuma, o CJ fica muito instável pra andar no dia a dia pq vc passa numa ondulação e o jeep afunda de uma vez e volta devagar trazendo uma situação muito desconfortável (no dia a dia).
[]'s.
8)
Dennis Figueiredo
28/05/2004, 13:16
Opa :shock: são ruim é???? descartados então.
Valeu.
Galerinha...
Pesquisei mas não achei. :D
Fiz umas modificaçõesinhas na minha suspênsão e os amortecedores estão dando final de curso. Alguem sabe se terá algum problema e coloca-los pelo lado de dentro do chassis? Uso amortecedore de Band.
:D Grande Dennis!!!
:D Por aqui já foi feito algumas vezes, essa instalação por dentro do chassi, sem problemas. Quanto mais mais vc inclinar o amortecedor, mais curso vc ganha, porém perde em eficiência. :wink:
:idea: Retire os amortecedores e meça a distância entre os pontos de fixação, com ela aberta e fechada. Depois é só ir garimpar nas lojas de auto-peças... :lol:
:?: O que vc modificou na suspensão??? SPOA???
[]'s
Sergio Rocha
28/05/2004, 22:03
Opa :shock: são ruim é???? descartados então.
Valeu.
Pelo q eu já pesquisei aki no forum, os amortecedores do 608 ficam bons, inclusive já vi o Mestre Giovani recomenda-los.
Os amortecedores originais do Jeep e da Toyota não são de dupla ação.
Os Rancho são os melhores, porem tb muito caros.Da uma conferida aki pelo forum.
Sergio Rocha
28/05/2004, 22:19
Fala Dennis
Resultado de uma rapida pesquisada aki no forum:
MONROE 54421 TOYOTA BANDEIRANTES TRASEIRO
CURSO(317 ATÉ 510mm),
MONROE 84728 RANGER 4X2 TRASEIRO 96/97
CURSO(348 ATÉ 574mm)GAS
MONROE 37771 MERCEDES 608
CURSO(373 ATÉ 626mm)
COFAP GL12343 RANGER 4X2 TRASEIRO 96/97
(GAS)
COFAP B47417 MERCEDES 608
COFAP CB 27220 BANDEIRANTES TRASEIRO
NAKATA AC35821 BANDEIRANTES TRASEIRO
NAKATA AC35823 RANGER 4X2 TRASEIRO 96/97
Elmer_Jeep
28/05/2004, 23:34
Sérgio, pega um amortecedor do 608 e encolhe ele na mão, ele não apresenta a mesma resistencia q tem quando vc estica ele.
Pega um da band, pra encolher e pra esticar tem q fazer muita força, logicamente é de dupla ação.
Não posso falar sobre o original do CJ pq nunca usei e não sei se é ou não de dupla ação.
[]'s
8)
na moral, ja usei os amortecedores do 608 e achei uma merda, NÃO É DE DUPLA AÇÃO!! Tem pressão apenas pra abrir, pra fechar ele fecha sem resistencia nenhuma, o CJ fica muito instável pra andar no dia a dia pq vc passa numa ondulação e o jeep afunda de uma vez e volta devagar trazendo uma situação muito desconfortável (no dia a dia).
Uso os do MB-608 a mais de 2 anos no Jeep e não tenho notado esse comportamento até agora :roll: Uso o Jeep na cidade, estrada e trilha. São mais macios que os da Band e tem um bom curso. Parece-me que outra boa opção que o pessoal tem usado é o da Ranger, a gás (o amortecedor) ... :lol: :lol:
Abraços
Elmer_Jeep
29/05/2004, 11:16
flávio, seu cj tem mecânica e suspensão original??
o meu tem motor e cambio da bandeirante ano 2000 o q já confere um grande aumento de peso suspenso e uso feixes todos dianteiros da band também com os jumelos posicionados maisoumenos à 45 graus de inclinação que faz a suspensão trabalhar bem melhor e quando eu não usava amortecedores de dupla ação(608) meu CJ afundava muito em velocidades entre 60 e 100km/h.
[]'s
8)
Sergio Rocha
29/05/2004, 12:10
Sérgio, pega um amortecedor do 608 e encolhe ele na mão, ele não apresenta a mesma resistencia q tem quando vc estica ele.
Pega um da band, pra encolher e pra esticar tem q fazer muita força, logicamente é de dupla ação.
Não posso falar sobre o original do CJ pq nunca usei e não sei se é ou não de dupla ação.
[]'s
8)
Eu tinha no meu Jeep os amortecedores da Toyota da marca Nakata e eles só oferecem resistencia pra abrir pra fechar não.Os que vc tem da toyota devem ser de outra marca.Uso atualmente os a gas da cofap pra Ranger.Eles quando estão fora abrem sozinhos oferecendo resistencia pra fechar muito menor do q pra abrir.
Não sei se os do 608 são a gas.Só sei que tem mais curso, são mais macios do q os da toyota e nunca tinha ouvido falar mal, pelo contrario.
Coloquei num post anterior as medidas desses amortecedores.
Sergio Rocha
29/05/2004, 12:18
[]'s.
8)
Vc tem certeza de q os seus feixes de mola estão bons :?:
A função principal das molas é segurar na descida e a dos amortecedores na subida.(da suspensão é claro)
Dennis Figueiredo
31/05/2004, 08:26
:D Por aqui já foi feito algumas vezes, essa instalação por dentro do chassi, sem problemas. Quanto mais mais vc inclinar o amortecedor, mais curso vc ganha, porém perde em eficiência. :wink:
:idea: Retire os amortecedores e meça a distância entre os pontos de fixação, com ela aberta e fechada. Depois é só ir garimpar nas lojas de auto-peças... :lol:
:?: O que vc modificou na suspensão??? SPOA???
[]'s
Eu pensei em fazer isso mesmo(ainda não mexi não deu tempo :? ), em medí-los e só depois ir atraz do modelo apropriado, única coisa é que meus amortecedores são novíssimos(toyota Band), por isso a vontade de tentar usar os mesmos apenas em posição diferente. Quanto a minha modificação na suspênsão, da uma olhadinha no link ali em baixo onde diz pra conhecer o Kriptonita :wink:
Eu pensei em fazer isso mesmo(ainda não mexi não deu tempo :? ), em medí-los e só depois ir atraz do modelo apropriado, única coisa é que meus amortecedores são novíssimos(toyota Band), por isso a vontade de tentar usar os mesmos apenas em posição diferente. Quanto a minha modificação na suspênsão, da uma olhadinha no link ali em baixo onde diz pra conhecer o Kriptonita :wink:
:D Ah bão... É com molas espirais... Então não tem como "calcular" a modificação, fácil como no SPOA... O jeito é medir mesmo. Faça como nas fotos, levantando uma roda e medindo... O Bill, o Leopoldo ou o Wallace podem aparecer com uma fórmula matemática, para calcular a inclinação do amortecedor, mas eu só conheço a trena... :lol: :lol:
[]'s
Dennis Figueiredo
31/05/2004, 21:57
Valeu pela dica.... :D no próximo find eu vo ta medindo, como disse em outro tópico caí agora no problema que as molas ficaram curtas, o Beto Larcerda fico de conseguir um contato de um cara que faz molas sobre medidas. Se eu não consegui a mola ideal vou ter que limitar o curso com batentes. :evil: , ou é isso ou é molas caindo no meio da trilha. hehehehe.
flávio, seu cj tem mecânica e suspensão original??
o meu tem motor e cambio da bandeirante ano 2000 o q já confere um grande aumento de peso suspenso
Ah tá, aí realmente pode (e deve) mudar o comportamento. Não sei se você já tinha dito sobre a sua mecânica. Em caso positivo, me desculpe, acabou passando "batido". A minha mecânica, embora não seja a original, tem peso semelhante, embora um pouco mais leve: motor GM 4 cil. A suspensão tem molas espirais e o feixe com menos lâminas.
Não sei se os do 608 são a gas.Só sei que tem mais curso, são mais macios do q os da toyota e nunca tinha ouvido falar mal, pelo contrario.
Não são a gas. O restante, concordo que tudo que falou. É o que tenho observado na prática já a mais de 02 anos, com os da Band na traseira e os do MB-608 na dianteira do CJ.
Abraços
Mauro B.
01/06/2004, 14:13
Sergio :D ... esse tópico a respeito de molas eu ja li sim, oque na verdade não foi nenhuma novidade, 8)
Pô Dennis, podia ter nos ajudado lá entaun.... :wink:
A função principal das molas é segurar na descida e a dos amortecedores na subida.(da suspensão é claro)
Eu não acho isso. As molas e amortecedores tem funções distintas. http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=117
http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=118
Voltando à posição por dentro do chassi, tipo band acho q só ficaria legal se for num cj com suspensão helicoidal(não sei se é o seu caso) pois o eixo só teria deslocamento praticamente pra cima e pra baixo não forçando tanto as extremidades do amortecedor como se fosse no deslocamento do eixo pelo movimento do jumelo.Não concordo, no jeep com feixes o eixo desce reto, o com molas espiras a tendencia é o eixo ir pra o centro do chassis pois com a descida dos links ele farão um arco, puxando os eixos, ao contrário do que tu disse.
Os dois tipos (feixe e espiral) tem deslocamento na horizontal. Só que no sistema de feixes ele é maior, pois combina o movimento do arco na ponta do feixe + o movimento do jumelo. :wink:
Dennis, se teu jipe está dando final de curso nos amortecedores com eles abertos e fechados, então a única solução que vc tem é mudar um ou os dois pontos de fixação. Não adiantará em NADA vc comprar amortecedores maiores se estes forem instalados na mesma posição dos antigos! :shock:
Bom, já que vc quer usar os mesmos amortecedores, acho que vc pode optar por uma das 3 opções abaixo:
:arrow: Inclinar mais para o centro longitudinal do chassis, como na Band. (1° foto)
:arrow: Inclinar mais para o centro transversal do chassis, como na suspensão do Bill (2° foto)
:arrow: Mudar os dois pontos de fixação mais para dentro (3° foto)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=1803
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/bra_o_dianteiro.jpg
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/bomba.jpg
Mas, para todas elas, uma trena na mão... :D
[]'s
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 14:56
Pô Dennis, podia ter nos ajudado lá entaun.... :wink:
Maurão :D sem dúvida nenhuma tu está entre os caras qua mais mandam bem por aqui 8) . Mas naquele tópico acho que tu e o leopoldo complicaram demais as coisas, tenho minha opnião e nenhum calculo me fará mudar de idéia, porque???? porque testei na prática. Não falo em virar curvas em velocidade, mas sim andando quase parando em terrenos inclinados. :wink:
Dennis, se teu jipe está dando final de curso nos amortecedores com eles abertos e fechados, então a única solução que vc tem é mudar um ou os dois pontos de fixação. Não adiantará em NADA vc comprar amortecedores maiores se estes forem instalados na mesma posição dos antigos! :shock:
O mauro.... ta subestimando meus conhecimentos... hehehehe :roll:
É claro que sei de tudo isso, alías... tu disse que não vai adiantar de nada trocar amortecedores por maiores e não mudar o suportes, eu vou mais longe.... isso será catastrófico :D , os amortecedores irão pro pau na primeira estrada esburacada que pegar, como são maiores em suportes de menores, trabalharão muito fechados, dando o final de curso com qualquer tranquinho :wink:
Bom, já que vc quer usar os mesmos amortecedores, acho que vc pode optar por uma das 3 opções abaixo:
:arrow: Inclinar mais para o centro longitudinal do chassis, como na Band. (1° foto)
:arrow: Inclinar mais para o centro transversal do chassis, como na suspensão do Bill (2° foto)
:arrow: Mudar os dois pontos de fixação mais para dentro (3° foto)
Penso em fazer extamente como na terceira foto :wink: .
Os dois tipos (feixe e espiral) tem deslocamento na horizontal. Só que no sistema de feixes ele é maior, pois combina o movimento do arco na ponta do feixe + o movimento do jumelo. :wink:
Será que estamos falando do mesmo movimento.... acho que tu vai entender o esboço da minha suspênsão alí. É daquele arco que tu fala????
[]´s
Penso em fazer extamente como na terceira foto :wink: .
:D Salve Galera!!!
:D O jeep da 3ª foto é do Berga, do UBD (Ultra Berga Disk). Esse foi um dos "laboratórios"... :lol: :lol:
[]'s
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 20:03
:D Salve Galera!!!
:D O jeep da 3ª foto é do Berga, do UBD (Ultra Berga Disk). Esse foi um dos "laboratórios"... :lol: :lol:
[]'s
Salve mestre dos magos jipeiros Giovani....
E o resultado :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
Sergio Rocha
01/06/2004, 21:43
fala Mauro
Já conhecia aquele link.AS funções são distintas, o amortecedor segura a oscilação pra cima ocasionada pela mola.E a mola, "devolve"o cjto pra cima em uma oscilação.Isso na forma mais basica possível.Sem mola bate direto no fundo, e sem amortecedor fica oscilando pra cima e pra baixo 3 dias sem parar.
Um abraço
E o resultado :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:
:D Depende qual deles vc quer saber... Da suspensão (à moda Kit Fes), amortecedores (perdi a conta de quantos foram), motores (BF-161, AP's foram uns 3, sendo um preparado, o meu Maverick 6cil...), freios, direção, lataria (uma dos melhores serviços que eu já vi!), SPOA, estabilizadores, resultado dos Indoors (muitos troféus)... 8) :lol:
:) Vou tentar conseguir umas fotos dele, depois de pronto... Já foi vendido à alguns anos. O dono atual pede umas 20 mil latas na criança... :shock:
[]'s
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 21:57
ó ó.... taix tolo taix??? Si queix ixplica ixplica si num queix dix!!! :D
Foi só eu que não entendi o Giovani? :?
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 21:59
AAAA agora que entendi....
Não da bola o minino aqui é duente.
Beto Lacerda
02/06/2004, 12:47
Não da bola o minino aqui é duente.
Disso todos ja sabiam , isso é o resultado de anos inalando a poeira das ceras de polimento utilizadas no seu jeep :twisted:
Dennis Figueiredo
02/06/2004, 13:39
Betão acho que não....
Isso é resultado de anos inalando o cheiro de gasolina queimada pelo meu 4.1mpfi....
Sabe único período que fiquei sem inalar isso foi a UMA SEMANA E MEIA que ele teve que ficar parado pra instalar o motor. :twisted: :twisted: :twisted:
[]´s pissando no teu calo também AAAAA HAHAHAHAHHA( risada macabra) :twisted:
Beto Lacerda
02/06/2004, 13:44
Betão acho que não....
Isso é resultado de anos inalando o cheiro de gasolina queimada pelo meu 4.1mpfi....
Sabe único período que fiquei sem inalar isso foi a UMA SEMANA E MEIA que ele teve que ficar parado pra instalar o motor. :twisted: :twisted: :twisted:
[]´s pissando no teu calo também AAAAA HAHAHAHAHHA( risada macabra) :twisted:
Ai :lol: mas na boa esse calo o nived ja cansou de pisar ,ta mais manjado que zuar a historia do cuz-cuz
[]'s
Dennis Figueiredo
02/06/2004, 13:51
o cara de concha... essa do cuz cuz virou clássica, ta f*dido :lol: :lol: :lol: . A galera nunca mais vai esquecer.....
O nived pode ta cansado de pisa no teu calo... mais e não. :twisted: :twisted: AAAAA HAHAHAHAHHAHA (risada mais macabra ainda) :D
Alexandre Vaz Ferreira
02/06/2004, 18:24
o cara de concha... essa do cuz cuz virou clássica, ta f*dido :lol: :lol: :lol: . A galera nunca mais vai esquecer.....
:D
Isso é verdade Dennis
Qd conheci o Beto na Fenajeep eu disse: Ah tu que é o Beto Lacerda...
E ele quis saber pq eu tinha dito isso, aí falei que era por causa dos UBD (Ultra berga disk), mas quase falei do cuz cuz.
Não quiz perder o amigo de primeira :lol: :lol:
Um abração
Sergio Rocha
02/06/2004, 19:44
Po Beto, se eu soubesse q essa receita do cuz cuz ia te dar tanto problema eu juro q não tinha pedido.
Vc tem a de peitinho de moça ?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mauro B.
03/06/2004, 22:39
Maurão :D sem dúvida nenhuma tu está entre os caras qua mais mandam bem por aqui 8).
hehe, apesar de eu não achar isso, fico honrado pelo elogio !!! :oops:
Mas naquele tópico acho que tu e o leopoldo complicaram demais as coisas, tenho minha opnião e nenhum calculo me fará mudar de idéia, porque???? porque testei na prática. Não falo em virar curvas em velocidade, mas sim andando quase parando em terrenos inclinados. :wink:
Na real deu confusão lá naquele tópico porque cada um começou a desenvolver análises sobre situações diferentes. Depois eu e o Leopoldo trocamos e-mail's e tudo clareou bem mais. :P Mas o objetivo do tópico foi alcançado, que em resumo foi: a rolagem da carroceria dá diferença na inclinação lateral, mas nos parece que é bem pouca! :lol: Quero ver se antes de recolocar meus feixes "pra dentro" faço alguns testes! :wink:
Ah, descordo de vc em uma coisa: o cálculo não erra....quem erra somos nós ! :lol:
O mauro.... ta subestimando meus conhecimentos... hehehehe :roll:
É claro que sei de tudo isso, alías... tu disse que não vai adiantar de nada trocar amortecedores por maiores e não mudar o suportes, eu vou mais longe.... isso será catastrófico :D , os amortecedores irão pro pau na primeira estrada esburacada que pegar, como são maiores em suportes de menores, trabalharão muito fechados, dando o final de curso com qualquer tranquinho :wink:
Eu escreví aquilo porque vc's tinham falado nos amortecedores do 608, que são mais compridos...e achei que por isso vc havia tido interesse neles. Mas agora tá explicado! :wink: Dennis, não te preucupe, não subestimo os conhecimentos de ninguém....não tenho conhecimento suficiente para isso!!!! :lol: :lol: :lol:
Será que estamos falando do mesmo movimento.... acho que tu vai entender o esboço da minha suspênsão alí. É daquele arco que tu fala????
Te liga só: como vc mesmo desenhou, numa suspensão espiral (do teu tipo) a roda descreve um arco de circunferência. A gente pode decompor esse movimento e dizer que a roda anda uma distância "V" na vertical e uma distância "H" na horizontal.
Num sistema de feixe de molas, a roda tbm descreveria um arco de circunferência (com o "V" e o "H") se, e somente se, a parte do feixe que não tem o jumelo fosse rígida. Mas acontece que a parte do feixe que não tem o jumelo não é rígida, e ela se comprime quando a suspensão abre. Isso quer dizer que além da distância "H", que seria o deslocamento horizontal da roda, há um outro deslocamento horizontal provocado pela compressão do feixe. Vamos chamar esse último deslocamento de "K". Ora, como são dois deslocamentos horizontais, então temos que somálos! Logo, o total que a roda anda na horizontal fica em "H+K" !
:P
Entendeu o que eu quiz dizer quando disse que num sistema de feixes o deslocamento horizontal é maior?
[]'s
Dennis Figueiredo
04/06/2004, 15:22
Li reli e li denovo e tentei concordar com aquilo... mas não consigo... algumas parte sim mas outra não. Acho ainda que a roda com feixe desloca-se, mas pouco. Oque faz a mola fazer movimentos de esticar e curvar pra cima e para baixo é o jumelo, se fosem dois pontos fixos a mola só trabalharia se ondulasse e isso se em repouso estive curvada.
Bom... mas isso não vem ao caso porque é inútil mesmo.
Bom deixa pra lá.... so acho ainda que a suspensão do meu tipo desloca mais a roda do que com feixe. Claro que tudo depende... no meu caso por exemplo quanto menor for o braço mais delsoca-se a roda.
Xavier4x4
27/07/2010, 09:07
Amigos, surgiu uma duvida aqui, já procurei na pesquisa mas não achei nada igual.
Os amortecedores funcionam melhor virados para o lado do jumelo(posição 1) ou virados para o lado fixo (posiçaõ 2)?
Teoricamente, no lado do jumelo, o feixe se movimenta mais e creio eu que seria o melhor lado para se fixar os amortecedores, alguem já teve esta dúvida? Geralmente nas caminhonetes ele esta virado para o lado fixo. (ou um para trás e outro para frente, como na minha dakota e na ranger por exemplo).
Sei que quanto mais vertical estiver o amortecedor, melhor ele funciona, mas em relação a esta posição, qual deve ser a melhor?
Obrigado
Um abraço a todos
chinelao4x4
01/10/2011, 13:52
Amigos, surgiu uma duvida aqui, já procurei na pesquisa mas não achei nada igual.
Os amortecedores funcionam melhor virados para o lado do jumelo(posição 1) ou virados para o lado fixo (posiçaõ 2)?
Teoricamente, no lado do jumelo, o feixe se movimenta mais e creio eu que seria o melhor lado para se fixar os amortecedores, alguem já teve esta dúvida? Geralmente nas caminhonetes ele esta virado para o lado fixo. (ou um para trás e outro para frente, como na minha dakota e na ranger por exemplo).
Sei que quanto mais vertical estiver o amortecedor, melhor ele funciona, mas em relação a esta posição, qual deve ser a melhor?
Obrigado
Um abraço a todos
to nessa duvida tambem, pois o traz. adaptei molas toy mais pra fora do chassis, e ta dando dor de cabeça pra achar uma posição