PDA

Ver Versão Completa : retrovizor mole



danielmendesleao
08/11/2007, 19:46
meu retrovizor direito tá tão mole que a viatura andando o bixo começa a se fechar sozinho e quando eu olho tá lá minha foto estampada nele... alguém com uma dica do que fazer em casa mesmo ?!?!?


Outa coisa... preciso trocar lâmpadas do farol... no manual do mecânico tem uma explicação de como desparafuzar, mas eu nem mesmo acho o parafuso. Vocês conhecem esse modelo ? dicas ?

Valeu moçada.

shuther4x4
08/11/2007, 21:04
Olha, qual o modelo do seu retrovisor? É o original?
Se for igual ao meu (d20-fiorino) tenho um macete para ele ficar mais firme.

Sobre o farol, se for sealed bean não se troca lâmpada!

Rodorfo (Niva Caveirão)
08/11/2007, 22:04
Olha, qual o modelo do seu retrovisor? É o original?
Se for igual ao meu (d20-fiorino) tenho um macete para ele ficar mais firme.



Passa esse macete então, pq o meu é nesse estilo e também está uma porcaria... o parafuso de aperto está espanado, se bem que ainda não verifiquei se é o parafuso ou a rosca... mas de qualquer forma... um macete sempre é bem vindo...

Abraços,

Girti
08/11/2007, 23:43
meu retrovizor direito tá tão mole que a viatura andando o bixo começa a se fechar sozinho e quando eu olho tá lá minha foto estampada nele... alguém com uma dica do que fazer em casa mesmo ?!?!?


Outa coisa... preciso trocar lâmpadas do farol... no manual do mecânico tem uma explicação de como desparafuzar, mas eu nem mesmo acho o parafuso. Vocês conhecem esse modelo ? dicas ?

Valeu moçada.

Quanto ao espelho: é necessário que você informe qual o espelho instalado. Se for o original, é uma característica de fábrica, muitos Nivas vêm com um limitador de velocidade embutido no espelho, que começa a dobras quando o Niva chega a 100 Km/h (rsrsrs). Mas, se você desmontar o espelho, verá que há um parafuso de regulagem, é só apertá-lo!

Quanto aos faróis: é preciso remover a grade dianteira, para chegar a tres pequenos parafusos que devem ser AFROUXADOS, e NÃO totalmente soltos, para que se possa girar um aro metálico que segura o farol. Tire o farol com cuidado e remova o soquete, depois troque a lâmpada (se fôr halógena, NÃO toque com as mãs no bulbo, use um pano limpo e seco). Depois, é só reinstalar tudo.

ANTES de desmontar os faróis, verifique se o problema realmente está na lâmpada, cheque antes se não está nos fuzíveis ou em algum plug (há dois, do tipo macho-fêmea, um de cada lado, dentro do capô, sobre os paralamas, que costumam pregar peças, veja se estão corretamente conectados.)

Boa sorte!

[ ]s

shuther4x4
09/11/2007, 00:19
Passa esse macete então, pq o meu é nesse estilo e também está uma porcaria... o parafuso de aperto está espanado, se bem que ainda não verifiquei se é o parafuso ou a rosca... mas de qualquer forma... um macete sempre é bem vindo...

Abraços,

Ai vai......
Gire o retrovisor em seu próprio eixo até sentir ele travar. Nesse ponto em diante ele dá firmeza (regule ele desse ponto em diante: não deixe passar do ponto pra precisar girar de volta, pois aí ele fica mole de novo - pelo menos no meu).
Comece assim ó: gire uma volta completa para um lado. Se nem der sinal de começar a dar aperto, volte essa volta e gire pro outro. O meu só fica firme assim, mas de vez em quando alguém esbarra (o barnabé fica bem no corredor) e se ele virou pro lado do aperto, pra voltar no lugar ele fica frouxo, aí tenho de dar outra volta. Tente aí pra ver ok?
abraços.
Será que deu pra entender? (no bom sentido claro!)

Rodorfo (Niva Caveirão)
09/11/2007, 08:26
Valeu Shuter,

Deu pra entender sim (No bom sentido, sem dúvida nenhuma hehehe)

Vou tentar no meu... valeu mesmo.

Abraços,

nivento
09/11/2007, 12:45
hehehe
esse retrovisor apoanhei tb ate entender q tem q girar ele todo p/ ficar firme
mas passou do ponto f.... tem q virar denovo mas fica bom soh achar o lado

em relação ao farol alguem tentou o do caminhão Delivery VW parece a mesma medida e reguilagem... bem mais bonito e dah pra colocar lamp cool blue ou ate
xenon

________________
Niva 1.6 1991
CCCP

danielmendesleao
09/11/2007, 21:53
ANTES de desmontar os faróis, verifique se o problema realmente está na lâmpada, cheque antes se não está nos fuzíveis ou em algum plug (há dois, do tipo macho-fêmea, um de cada lado, dentro do capô, sobre os paralamas, que costumam pregar peças, veja se estão corretamente conectados.)
[ ]s

Se alguém não tiver o esquemático dos fusíveis, aí vai o do original (peguei do meu manual do mecânico):

1. 16A
Iluminação interna, buzinas, acendedor de cigarros e luz de freios

2. 8A
Limpador do pára-brisa, ventilação interna e limpador dos faróis

3. 8A
Farol alto esquerdo e luz indicadora de farol alto

4. 8A
Farol alto direito

5. 8A
Farol alto esquerdo

6. 8A
Farol baixo direito

7. 8A
Lanterna dianteira esquerda e luz indicadora das lanternas, lanterna traseira direita e luz direita da placa de licença

8. 8A
Lanterna dianteira direita, luz esquerda da placa de licença, lâmpada de iluminação do ascendedor de cigarros, lanterna traseira direita e lâmpadas de iluminação do painel dos instrumentos

9. 8A
Indicadores de pressão de óleo, temperatura do motor, nível de combustível, freio de estacionamento acionando, nível do fluído de freios, indicadores direcionais, indicador de acionamentodo afogador, indicador de carga da bateria, luz de ré e indicador do bloqueio do diferencial

10. 8A
Regulador e lavador de tensão

11. reserva, sem uso

12. 8A
Limpador e lavador dos faróis

13. reserva, sem uso

14. reserva, sem uso

15. reserva, sem uso

16. 8A
Sinalização de advertência e emergência

Rones Jr
09/11/2007, 22:43
Não cabem no sistema original. Pois parecem ser pouca coisa maior que o aro metálico que fixa o farol original. Já tentei. Dá pra adaptar se vc tirar todo o sistema do Niva, que é formado por 3 parte e colocar só o suporte...mas aí tem que bolar a fixação...mas dá.
Neste esquema, o que dá mesmo é o da Honda Strada...perfeito.

QUOTE=nivento;489134]hehehe
esse retrovisor apoanhei tb ate entender q tem q girar ele todo p/ ficar firme
mas passou do ponto f.... tem q virar denovo mas fica bom soh achar o lado

em relação ao farol alguem tentou o do caminhão Delivery VW parece a mesma medida e reguilagem... bem mais bonito e dah pra colocar lamp cool blue ou ate
xenon

________________
Niva 1.6 1991
CCCP[/QUOTE]