Conectar

Ver Versão Completa : Cálculo efetuado com o Dyno 2003



Vinicius Hauagge
08/11/2007, 11:45
Caros amigos, como é de conhecimento de vcs, existe um programinha muito interessante na seção de downloads, onde é possivel efetuar o cálculo dos hps do motor.
Então, fiz o seguinte:
Coloquei os dados originais do motor do meu jeep (georgia ohc 2.3) e nos dados onde nao sabia, coloquei todos os menores referencia que constavam no programa, como por exemplo pressão do ar sujeita ao carburador, tipo do coletor de admissão e escape, etc.
Como resultado, ele deu a potencia de 133 hp com 3000 rotações!
Será que procede? Eu já ouvi uma "lenda urbana" informando que a Ford, nos anos 70 rebaixou apenas na teoria a potencia dos referidos motores em razao de problemas tributários e tb diante da crise do petróleo que existiu na época.
Então, pergunto... Será que a potencia do referido motor é realmente a que o programa informou ou ele tá equivocado?
Também fiz outro cálculo, colocando algumas alterações, como aumento da taxa, diferenças na admissão e no coletor de escape, conversão para o alcool, alimentação melhorada, etc... e cheguei próximo dos 180 hpSerá que dá pra confiar em tais dados?
Obrigado e abraço!
Vinicius

Sukys
09/11/2007, 05:01
Vinicius,

Em simulações, dificilmente consegue-se emular as condições reais, e os resultados devem sempre ser encarados como valores de referência e não como valores absolutos.
Mesmo considerando um motor sem os agregados (alternador, bomba d'água, filtro de ar, etc.) basta alterar a geometria do coletor de admissão ou a turbulência proporcionada pela disposição da válvula de admissão que alguns HP's podem aparecer ou sumir.
A coisa é tão complicada que mesmo fazendo uso de simulador específico pra coletor de admissão o resultado final é checado em bancada de fluxo.
E nem entrei no mérito da ignição, onde normalmente a coisa é feita tomando como base um tempo de avanço ideal.

Simuladores servem pra economizar tempo e dinheiro, e quanto mais precisos e sofisticados melhor, mas o resultado final, só na prática.

Sds,
Sukys

Vinicius Hauagge
09/11/2007, 10:10
Valeu, obrigado!
Aproveitando mais um poudo de seus conhecimentos, qual seria a margem de erro? Algo tipo 15%? Ou mais ainda?
Obrigado mais uma vez,
Vinicius!