Ver Versão Completa : Vitara com alcool ?
crisduarte
08/11/2007, 08:49
Amigos, tive olhando este produto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64557506-master-flex-modulo-conversor-garantia-2-anosfrete-gratis-_JM tenho um vitara 95, 1.6, 16v, 5p, estou querendo tranformar ele pra flex. Compensa esta tranformação? Isto funciona ou é ilusão? Vou ter probelmas no motor ?
arlei_vitara
08/11/2007, 09:12
:discordo: :discordo: :discordo:
Fuja destas GAMBIARRAS !!!!!!!! Somente um módulo não vai fazer um Vitara ser "flex"...........e a partida a frio ??? E a proteção contra o álcool no tanque, bomba de combustível, linha de combustível, bicos da injeção ????
E a taxa de compressão do motor ??? Na boa, isso de módulo conversor para "flex" não passa de enganação para leigos acreditarem
MARCELO VITARA SUBMARINO
08/11/2007, 12:25
É melhor voce partir prum motor VW AP a Álcool, pois se colocar uma gambiarra destas vai bater pino rapidinho. E seu gasto com o concerto vai dar pra voce comprar muitos litros de gasolina.
Jeanilson
08/11/2007, 13:43
:discordo::discordo::discordo: Isso é uma ENGANAÇÃO!
O que esse aparelho (e todos os outros parecidos) faz é "enganar" o módulo da injeção, fazendo-o achar que o motor está mais frio do que a realidade, para que ele injete mais combustível, compensando o menor poder calorífico do alcool.
Um veículo "convertido" dessa maneira irá consumir mais álcool do que um flex "de fábrica", além que com o tempo ele irá apresentar todos os problemas apresentados acima. :pensativo:
Para refletir: Por que as montadoras gastariam meses (até anos) de pesquisa e centenas de milhares de dólares no desenvolvimento de motores flex se um aparelho de menos de R$ 200,00 resolvesse essa questão? :putz:
P.S.: e ainda por cima está muito caro, já vi gambiarra para converter motor para álcool por menos de R$ 10,00... :mrgreen:
[]'s
alvaro.jrc
08/11/2007, 14:05
Eu tb estou pensando no alcool para o meu jimny, mas ainda estou meio cabreiro com relação à tecnologia.......
O GNV não rola pq o cabeçote é de alumínio a alternativa seria o alcool.... Mas só faço alguma mudança se for confiável.
BAH GAMBIARRA TABAJARA!!
Peço para os que estão em dúvida sobre esse aparelho: perguntem pro vendedor lá se o tal aparelho possui algum selo de qualidade INMETRO ou qualquer coisa parecida.
A coisa não é tão simples assim e também já vi gambiarra mais barata que essa num palio. Tipo, o cara até economiza no combustível, mas a cada abastecida ia 1 litro de óleo, daqueles bem grosso!!! hehehe!!
[]´s
desslock
08/11/2007, 14:57
isso é gambiarra das grossas...
mas dá para transformar QUALQUER carro de gasolina para álcool sem problemas.
Se quiser te indico uma pessoa por MP.
crisduarte
08/11/2007, 19:36
Agradeço a todos os colaboradores, pelas respostas.
alvaro.jrc
12/11/2007, 13:33
isso é gambiarra das grossas...
mas dá para transformar QUALQUER carro de gasolina para álcool sem problemas.
Se quiser te indico uma pessoa por MP.
Gostaria de saber qual o kit indicado ou como fazer essa adaptação, pois 320km com R$ 110,00 estão me quebrando.............:cry:
Jeanilson
12/11/2007, 19:07
Gostaria de saber qual o kit indicado ou como fazer essa adaptação, pois 320km com R$ 110,00 estão me quebrando.............:cry:
Alvaro.jrc,
Não existe "kit" de conversão de motor para álcool, pelo menos um que funcione de verdade a longo prazo. :pensativo:
Em uma conversão "séria" troca-se e/ou modifica-se várias peças e ajustes no motor, além do tanque e linha de alimentação. É quase como uma retífica com custo idem (de R$ 2.000,00 a R$ 4.000,00). :shock:
[]'s
vid@_m@ns@
14/11/2007, 22:29
Alvaro, ha um bom tempo eu uso um parcentual de alcool adicionado na gasolina dos meus outros carros(coisa de pirangueiro), mas a economia é bem pequena, pois o alcool custa aqui na Pb + ou - 1,55, contra 2,19 da gasolina, eu uso 3/5 de real de gas e 2/5 de real de alcool e o bicho roda bem no seat(codoba vario), faz 9, com esta mistura antes só com gasolina fazia 10, não sei no vitara. pesrgunta ai pros expets, quem sabe eles dão uma "luz".
um abraço!:concordo:
alvaro.jrc
15/11/2007, 12:40
Alvaro, ha um bom tempo eu uso um parcentual de alcool adicionado na gasolina dos meus outros carros(coisa de pirangueiro), mas a economia é bem pequena, pois o alcool custa aqui na Pb + ou - 1,55, contra 2,19 da gasolina, eu uso 3/5 de real de gas e 2/5 de real de alcool e o bicho roda bem no seat(codoba vario), faz 9, com esta mistura antes só com gasolina fazia 10, não sei no vitara. pesrgunta ai pros expets, quem sabe eles dão uma "luz".
Valeu vida_manda!
Eu conversei com um engenheiro mecânico e ele me indicou um Kit de conversão da empresa Planatc, pelo que pesquisei é uma empresa antiga, já tem 17 anos no ramo automobilistico, segundo ele, já testou em veículos suzuki e rodou mais de 100.000km sem maiores problemas. Vou testá-lo no Jimny se ficar legal eu posto aqui pro pessoal.
Dudagordon
17/11/2007, 14:08
Será que alguém já fez isso???Pois aqui em Sampa como o alcool está na faixa de $1,10, colocando R$ 10,00(quase 10 litros) e o restante de gasolina já seria uma economia legal num tanque de 40 litros!!
Que tipo de problemas poderiam ocorrer???
Será que funciona bem??
vid@_m@ns@
18/11/2007, 18:16
Será que alguém já fez isso???Pois aqui em Sampa como o alcool está na faixa de $1,10, colocando R$ 10,00(quase 10 litros) e o restante de gasolina já seria uma economia legal num tanque de 40 litros!!
Que tipo de problemas poderiam ocorrer???
Será que funciona bem??
como aí em SP o alcool é bem mais barato, não dá pra coloacar a mesma proporção que aqui, mas vc bota 40 % de alcool e 60 % de gasolina. num tamque de 40 l vc bota 16 de alcool e 24 de gasolina. o alcool é mais corrosivo do que a gasolina, então eu uso de vez em quando aditivos e gasolina aditivada. Talvez seu carro não se adapte, na injeção do meu funciona muito bem.
um abraço!!!:concordo:
junior bola
20/11/2007, 13:32
tenho um vitara 95 pasei ele a flex sem peoblemas, pelo menos por enquanto!ficou ate gostoso encher o tanque!hehehe coloco 10 lts de gasolina e completo com alcool ficou muito bom!
Barao de Castro
01/02/2008, 08:38
Valeu vida_manda!
Eu conversei com um engenheiro mecânico e ele me indicou um Kit de conversão da empresa Planatc, pelo que pesquisei é uma empresa antiga, já tem 17 anos no ramo automobilistico, segundo ele, já testou em veículos suzuki e rodou mais de 100.000km sem maiores problemas. Vou testá-lo no Jimny se ficar legal eu posto aqui pro pessoal.
E esse kit a alcool indicado custa quanto? tem que ser feito alguma mudança no motor do carro?
sds
Breno
Cadü Smith
09/08/2008, 01:59
E esse kit a alcool indicado custa quanto? tem que ser feito alguma mudança no motor do carro?
sds
Breno
INTERESSANTE esse kit Planatc, ou Planatec ? Queria saber mais informações dele ..
Realmente isso seria formidável !!! o álcool é o combustível do futuro e não quero deixar meu futuro vitarinha fora dessa.. hehehe
[]'s
Cadü Smith
15/08/2008, 00:00
responde ae, galera, po ....
leo cabral
15/08/2008, 00:06
não faça isso com o seu motor... o prejuízo vai ser maior que a suposta economia de combustível :discordo:
Cadü Smith
15/08/2008, 00:19
e GNV ? ainda acredito q seja a melhor opçaõ levando-se em consideração a manutenção do motor, o custo do combustível, preço e complexidade da instalação.
...........................
Compensa esta tranformação? Isto funciona ou é ilusão? Vou ter probelmas no motor ?
:arrow: Não
:arrow: Ilusão
:arrow:Vai
brunoslins
15/08/2008, 14:19
Finalmente, alguem converteu o Vitara para Flex??? Caso positivo, qual o resultado??
Liguei na Planatc e conversei com um técnico. Segundo ele, o aparelho somente modifica o tempo de injeção do carro... Não entendo muita coisa, mas acho muito simples para funcionar sem prejuizos a porteriori.
Bruno
Cadü Smith
15/08/2008, 14:31
é, concordo, Bruno.. não entendo muito, mas acho q pode ocorrer danos...
eu fui meio chato mesmo e abri um tópico a respeito do motor 2.0V6 com GNV, se fica bom ou não, quem tem, o q tem que fazer. Se alguém puder ajudar, seria extremamente grato. Apesar de ser um 2.0 e não gastar tanto assim quanto dizem, queria deixar mais econômico ainda pra rodar na cidade. PRA TUDO NA VIDA TEM JEITO, e pra cada caso, uma solução, pra cada carro, uma receita de como fazer as coisas sem causar grandes danos ao carrinho tão bom. To apaixonado pelo carro, só falta beber menos pra casar c a viatura .. hehe
abç
brunoslins
15/08/2008, 15:57
Cadü, tem um tópico muito bom sobre vitaras a GNV no forum. Se não conseguir no sistema de pesquisa, tenta pelo google que sai.
No meu caso, tentei colocar GNV no meu GV 3p., mas não obtive sucesso. Inclusive tentei o Geração 5 e, segundo os próprios tecnicos da White Martins, não funcionaria porque o carro tem duas bobinas e é sem distribuidor.
No teu caso pode ser que funcione. Porém fica atento com danos no sensor MAF. Se ocorrer back fire o prejú é grande.
Essa conversão para Alcool não conheço ninguem que tenha feito em Suzuki.. até tenho curiosidade de saber como ficou, mas não sei se arriscaria.
Falou!
Bruno
Barao de Castro
23/08/2008, 02:06
Eu pesquisei um pouco pois tinha um vitara 97/98 1.6 8v, e nele rodava no GNV, nunca deu problema algum. Tive que vende-lo pois pretendia comprar um vitara 5p, nesse ele é 1.6 16v, antes de dicidir colocar o GNV pequisei de todas as formas sobre o chip a alcool, não encontrei nenhum por aqui pois dizem que o módulo de injeção é blindado ( coisa do tipo), assim testei uma proporção de mistura até chegar a 25 litros de alcool e 30 de gasolina, meu tanque é 55 litros. Ficou primeira, anda bem acima disso não vai. Lembrando que meu carro é injeção de 4 bicos. Mas a cada 3 tanques coloco um só de gasolina, pra descargo de cosnciência e digamos assim evitar a corrosão. No GNV tá bom mas o medo da MAF ir pro espaço foi grande....
Se alguém tiver outro milagre por ae posta pra gente saber.
sds
Breno
Pessoal desculpa desenterrar esse topico mas com ctz eh um assunto interessante...
vejam ese topico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=47571
volto a pergunta hoje em dia, temos modificações que realmente ficam boas ou ainda estraga o motor...e quanto sairia para comprar um motor VW AP a alcool e coplocar no lugar?
um grande abraço