Ver Versão Completa : Solda Elétrica no chassi
Meu chassis está com algumas trincas pequenas e pretendo eu mesmo dar um jeito nisso.
Minha pergunta é:
Com um aparelho de solda elétrico de 150Amp eu consigo fazer isso, visto que ele usa eletrodos até 2,5mm (E 6013).
O de 250 Amp pode usar eletrodos de até 3,5 e alguns usam até 4,0mm.
Claro, vou treinar um pouco antes de me aventurar no chassis.
Os eletrodos são os E 6013.
Preciso de uma ajuda nesse quesito.
Elmer_Jeep
07/11/2007, 19:57
Cara, concluí recentemente um curso de soldagem no Senai e vou comentar algo à respeito, tenho uma máquina aqui de 400A e também uma pequena de 150, estive fazendo alguns trabalhos em chassi e outras peças de maior espessura e cheguei à conclusão que quanto maior a potencia da máquina melhor fica a solda, tanto na execução quanto no acabamento.
Se vc não tiver um equipamento dessa capacidade recomendo usar no mínimo esse de 250A.
Eletrodo 6013 vai legal no chassi, tem uns da Esab de 3,25mm, mas dependendo da área a ser soldada pode utilizar os de 2,5 mesmo.
No mais é desenferrujar bem as partes, remover a tinta próxima a àrea a ser soldada, fazer uma pequena cavidade nas trincas pra permitir uma boa deposição do eletrodo, não remover as escorias(cascas) logo após a soldagem e evitar desbastar a solda para não enfraquecê-la.
Não esqueça de usar o EPI (luvas, avental, mangotes, máscara com lente adequada, etc)
Encontrei alguns tópicos sobre reforma de chassi, de uma lida lá pois tem muitas dicas reunidas:
Reforço do Chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=7448)
Reparos em chassi (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=45771)
[]'s e boa sorte na empreitada
Valeu Elmer. Eu cheguei a cogitar a hipótese de fazer esse curso por aqui também. Imeginei mesmo que a máquina deveria ser no mínimo de 250Amp. Obrigado pela resposta, vou comprá-la até o final da semana.
joão k. chikui
07/11/2007, 20:41
Mack
Além de todas as dicas do nosso grande mestre Elmer, gostaria de acrescentar duas:
I-Deixe esse serviço tão importante para soldadores especializados e com prática.
Nesse caso nem é a máquina apenas , mas sim o operador.
II- Jamais deixar esfriar rapidamente.
O Elmer já "nasceu" para isso , estudou. etc...
Elmer_Jeep
07/11/2007, 20:55
Não vamos exagerar... :oops:
Bom, eu já tava voltando aqui pra complementar, Mack, se vc tiver oportunidade de fazer o curso no Senai aproveita cara, eu antes do curso não fazia nada de soldagem, durante o curso deixei de fazer alguns serviços aqui com medo de errar, até me atrevi a soldar algumas peças, umas ficaram boas, outras não... heheh.
É muito legal conhecer a teoria e depois iniciar a prática, hoje eu já me sinto capacitado a fazer vários serviços nessa área, já sei o que é necessário pro serviço ficar bem feito, e se não der certo também sei como proceder pra corrigir.
Na internet existem vários sites com dicas sobre soldagem, a apostila do Senai é bem completa também, a teoria é importantíssima pra vc saber executar uma soldagem com excelencia e não apenas "derreter eletrodo"... A prática se adquire em pouco tempo.
Tem um tópico aqui com algumas dicas de soldagem:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4745
[]'s
Elmer, qual a precaução contra choques elétricos provenientes da soldagem?
É possível que eu faça uma soldagem embaixo do jipe, não sobre minha cabeça mas de lado, sem correr riscos. Se eu encostar no chassis eu levo um choque?
anderson_wzorek
08/11/2007, 00:13
Elmer, qual a precaução contra choques elétricos provenientes da soldagem?
É possível que eu faça uma soldagem embaixo do jipe, não sobre minha cabeça mas de lado, sem correr riscos. Se eu encostar no chassis eu levo um choque?
Mack e ai beleza?
Sou Tecnico em mecânica industrial,logo não tenho uma especialidade,mas tenho un conhecimento bacana nos processos de soldagem(trabalho com isso).
Choques eletricos? 1.evite soldar em locais umidos,coloque uma tabua,ou um plastico,pois ai elimina qualquer hipotese de choques,2.evite munusear o eletrodo pela ponta onde não se tem o revestimento,pois ali sim vc leva choque,sempre segure pela parte revestida,3.não segure o aterramento e o suporte de eletrodos juntos,pois seu corpo oferece menos restencia que a maquina,ai se o chão estiver umido,vc vai fazer uma ponte,pois sera o caminho mais curto pra corrente eletrica,4.parece meio assustador mas não é,tome esses cuidados basicos e fique tranquilo,os choques não são muito fortes,eu hj mesmo levei um de bobeira soldando uma flange pro meu jeep.
soldagem embaixo do jipe?Sim é possivel fazer esse tipo de soldagem,mas cuidado com os respingos de solda que vão cair provenientes da queima do revestimento do eletrodo,não faça uma soldagem muito rapida(corrida),pois vc vai ver que o material tende a escorrer,dependendo da posição que estiver trabalhando,va soldando com calma e sentindo os resultados,começe a executar o trabalho que vc vai achar uma forma com que se sinta mais confortavel pra tal trabalho.Utilize algo de manga comprida,um boné embaixo da mascara ajuda bastante,isso td alem dos EPI's que o Elmer citou.
a respeito dos eletrodos,os E6013 são bons,mas procure os Ok da marca esab,são muito bons.terminando a soldagem espere a peça resfriar um pouco,remova a escoria da solda com cuidado para não se queimar,passe uma escova de aço em cima ai ta blz.
existe uma regra,que embora não seja utilizada a titulo de curiosidade é legal,para cada milimetro de eletrodo utiliza-se 35/40 amperes,tipo eletrodo de 2.5 85 a 100A,a fusão dele sera legal,mas deve-se observar a espessura da chapa,se muito fina menos amperagem,se espessa,mais amperagem,mais ai eletrodos de diametro maiores são mais legais,ah e nunca remoca a esoria(casca da solda) com ela quente(vermelha),pois estraga-rá a geometria dela deixando feia.
acho que é isso,espero ter ajudado e descupa por escrever tanto
precisando...posta ai
abraço
Sidnei Diogo
08/11/2007, 00:32
Mack e ai beleza?
Sou Tecnico em mecânica industrial,logo não tenho uma especialidade,mas tenho un conhecimento bacana nos processos de soldagem(trabalho com isso).
Choques eletricos? 1.evite soldar em locais umidos,coloque uma tabua,ou um plastico,pois ai elimina qualquer hipotese de choques,2.evite munusear o eletrodo pela ponta onde não se tem o revestimento,pois ali sim vc leva choque,sempre segure pela parte revestida,3.não segure o aterramento e o suporte de eletrodos juntos,pois seu corpo oferece menos restencia que a maquina,ai se o chão estiver umido,vc vai fazer uma ponte,pois sera o caminho mais curto pra corrente eletrica,4.parece meio assustador mas não é,tome esses cuidados basicos e fique tranquilo,os choques não são muito fortes,eu hj mesmo levei um de bobeira soldando uma flange pro meu jeep.
soldagem embaixo do jipe?Sim é possivel fazer esse tipo de soldagem,mas cuidado com os respingos de solda que vão cair provenientes da queima do revestimento do eletrodo,não faça uma soldagem muito rapida(corrida),pois vc vai ver que o material tende a escorrer,dependendo da posição que estiver trabalhando,va soldando com calma e sentindo os resultados,começe a executar o trabalho que vc vai achar uma forma com que se sinta mais confortavel pra tal trabalho.Utilize algo de manga comprida,um boné embaixo da mascara ajuda bastante,isso td alem dos EPI's que o Elmer citou.
a respeito dos eletrodos,os E6013 são bons,mas procure os Ok da marca esab,são muito bons.terminando a soldagem espere a peça resfriar um pouco,remova a escoria da solda com cuidado para não se queimar,passe uma escova de aço em cima ai ta blz.
existe uma regra,que embora não seja utilizada a titulo de curiosidade é legal,para cada milimetro de eletrodo utiliza-se 35/40 amperes,tipo eletrodo de 2.5 85 a 100A,a fusão dele sera legal,mas deve-se observar a espessura da chapa,se muito fina menos amperagem,se espessa,mais amperagem,mais ai eletrodos de diametro maiores são mais legais,ah e nunca remoca a esoria(casca da solda) com ela quente(vermelha),pois estraga-rá a geometria dela deixando feia.
acho que é isso,espero ter ajudado e descupa por escrever tanto
precisando...posta ai
abraço
Grande Anderson! e aí? Mack: Assino embaixo o que o Anderson disse, apenas recomendo que Vc utilize eletrodo de inox (pode ser o 308 de 2,5mm ou 1/8") porque ele deixa uma solda mais macia evitando trincas por excesso de dureza (o 6013 ou OK 46 é campeão nisso); além disso, para máquinas transformadoras e de baixa amperagem, o Inox vai bem melhor e é mais fácil de soldar, bastando remover a casca antes de continuar a soldagem. É mais caro mas o resultado é outro.
[ ]'s:concordo:
joão k. chikui
08/11/2007, 08:05
Soldar na vertical ou de ponta cabeça para quem está iniciando?? Nem vai ser derreter eletrodo , vai ser cachinho de uva ou cocô de rato. Sem contar que , por não ter experiência suficiente, ao escolher uma amperagem inconpatível com a espessura da chapa e do eletrodo,cortar e aumentar o rombo.
Melhor pegar prática em peças que vc possa posicionar totalmente na horizontal, a mão vai ficando leve , gradativamente vai pegando a mão , a solda vai ter mais penetração.
O ideal , como disse nosso mestre Elmer é fazer um curso, tipo Senai, mesmo que não seja teu ramo, conhecimento nunca é demais.
Grande Anderson! e aí? Mack: Assino embaixo o que o Anderson disse, apenas recomendo que Vc utilize eletrodo de inox (pode ser o 308 de 2,5mm ou 1/8") porque ele deixa uma solda mais macia evitando trincas por excesso de dureza (o 6013 ou OK 46 é campeão nisso); além disso, para máquinas transformadoras e de baixa amperagem, o Inox vai bem melhor e é mais fácil de soldar, bastando remover a casca antes de continuar a soldagem. É mais caro mas o resultado é outro.
[ ]'s:concordo:
Olá, se vc está começando a soldar agora, DIVIRTA-SE!!!, mas não com seu chassi!!!
Vá construindo acessórios e outras coisas pra ir pegando prática, voçe não gasta mais que 20 r$ com um bom soldador para fazer essa solda.
Quanto a liga sou radicalmente contra o uso de eletrodos de Inox, o material inox só tem uma propriedade que vale a pena, resistencia corrosão e consequente esterilidade, de resto suas propriedades mecanicas são muito ruins. Creio que haja no inconciente popular uma correlação de preço com qualidade e por isso muitos relacionam o inox como um bom material em todos os aspectos.
A situação piora quando pensamos em soldar um aço doçe com eletrodo de inox, rico em cromo, esse atua endurecendo essa solda em demasia e a tornando quebradiça, entre outros incovenientes.
Particularmente usaria um 6013, assim como citado acima por um colega do forum, que para tal aplicação deve lhe conferir a dureza nescessária com grande ductilidade.
Abraço a todos.
concluí recentemente um curso de soldagem no Senai...
Daqui a pouco aparece uma parceria SENAI 4x4Brasil para esse cursos, de tanta gente que tá fazendo isso...
[]´s também recém cursados em solda no SENAI :mrgreen:
apenas complementando, pode-se usar tb o eletrodo s 7018, tb n acho uma boa vc começar a brincar no seu chassi, ainda mais com eletrodo q para quem nunca fez uma solda e um pouco mais complicado. ainda mais nessa posição.procure levar a um bom soldador procure alguem q tenha uma mig por ser mais facil n gastará muito e ficará bem feito .. soldar n eh um processo simples.
Usar eletrodo de inox em ferro n eh uma boa ideia, vai comprometer as propriedades mecanicas da solda e da regiao afetada pela zona termica.
para esses eletrodos , uma maquina de 100 A da conta do recado. tenho algumas aqui no laboratorio q são um show,maquinas de solda da kemppi.
para obter mais informaçoes orbe soldas processos entre no site www.infosolda.com.br , tem uns artigos interessantes sobre tig, mig , gases de proteção etc . vale a pena a leitura .
Elmer_Jeep
08/11/2007, 11:35
Grande Anderson! e aí? Mack: Assino embaixo o que o Anderson disse, apenas recomendo que Vc utilize eletrodo de inox (pode ser o 308 de 2,5mm ou 1/8") porque ele deixa uma solda mais macia evitando trincas por excesso de dureza (o 6013 ou OK 46 é campeão nisso); além disso, para máquinas transformadoras e de baixa amperagem, o Inox vai bem melhor e é mais fácil de soldar, bastando remover a casca antes de continuar a soldagem. É mais caro mas o resultado é outro.
[ ]'s:concordo:
Acho que vc trocou as bolas, já vi isso na teoria e já passei por isso na prática... Costurei uma viga do chassi com eletrodo inox (cromo-niquel) e apresentou excesso de dureza seguido de trincas, tentamos outra vez e não deu certo, tive que remover tudo e soldar novamente, dessa vez com 6013 aí não tive mais nenhum problema.
A situação piora quando pensamos em soldar um aço doçe com eletrodo de inox, rico em cromo, esse atua endurecendo essa solda em demasia e a tornando quebradiça, entre outros incovenientes.
Assino em baixo :!:
[]'s
Eu tenho consciência de que terei que treinar bastante antes de me meter a soldar o chassis, e assim o farei. Vou pegar uns pedaços de chapa, canos etc e mandar bala.
Em relação à mão firme não me preocupo pois monto maquetes e micro cenários também. Aliás, dêem suas opiniões no meu hobby: www.marciopalermo.blogspot.com
Tenho somente mais uma dúvida. A lente da máscara deve seguir uma numeração, certo? Li que a de número 12 é muito boa, mas não se enxerga nada enquanto não se forma o arco, é isso mesmo?
anderson_wzorek
09/11/2007, 23:26
E ai Mack blz?
Sim, a lente a ser utilizada deve seguir uma numeração,o filtro de numero 12 é boa para solda com eletrodo revestido(solda eletrica).Exato,enquanto vc não abrir o arco eletrico não se enxerga muita coisa atraves da mascára,ou melhor quase nd hehehe.
Abaixo segue um trecho retirado de uma apostila que tenho aki sobre filtros para soldagem,sempre é bom saber um pouco mais:
Há que se frisar que a exposição à luz da soldagem causa graves queimaduras nos olhos e no tecido circundante. As lentes para proteção contra soldagem devem estar marcadas com o número de cor e o soldador deve usar a cor mais escura possível para cada tipo de solda (soldagem com tocha – de 1,5 a 3, soldagem com arco elétrico – de 10 a 14, sendo 14 o mais escuro de todas).
siga td oque postamos por aki que não tem erro,pode soldar tranquilo.
Espero ter ajudado,precisando posta ai que a gente responde
abraços
Boa noite a todos.
Puts, experiencia propria, concordo com a opnião do João, aprender a soldar no chassis pode não ser uma boa idéia.
Um amigo fez uma solda ali naquela travessa que fica embaixo do radiador, maquina de 250 amp etc.
Conclusão, a trinca abriu de novo.
Agora, estou desmontando o jeep inteiro para fazer uma reforma no chassis e aí vou levar para um cara que só faz isto, é mais garantido e menos trabalhoso, além de ser mais barato que ficar montando e desmontando o jeep.
Esta é minha opinião. :concordo:
[]´s
Osmir
Não vou de forma algum aprender a soldar no chassis. Como não faço trilha, o chassis aguentará até eu estar "afiado" para soldá-lo. Vou treinar bastante em pedaços de metal, até conseguir uma solda decente.
Mas também, por economia não sei se encontro alguém que desmonte meu jipe e faça esse serviço por 500 reais que é quanto eu gastaria na máquina de 250 Amp e equipamento de proteção. Sei bem que "a economia é a base da porcaria" em muitas coisas mas eu sou bem atencioso e meticuloso, então sei que faria um serviço bem feito. Mas vai demorar um pouco...
Airton Marinho
11/11/2007, 22:35
ola amigo eu estou aqui p/responder sua duvida sobre a solda do chasi,naõ use o eletrodo 6013,opite pelo 7018 de 2,5 de diametro ele e´muito mais macio e resistente pode usar sua maaquina de 150 que vai legal,mas se realmente quizer fazer um serviço de primeira,solde pelo processo tig, pois naõ faz faisca e naõ precisa de acamento,falo isso pois sou especialista em solda ,principalmente em aluminio, e metais naõ ferrosos,sou novo neste site e naõ sei como funciona ,gostaria de divulgar meu trabalho em solda e naaõ sei como fazer, se pudesse me ajudar ficaria muito grato,pois desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
Airton
desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
Airton
Seja bem vindo Airton. :concordo:
Seguinte, cria um tópico no Forum Geral 4x4 Brasil, explicnado o seu invento, de preferencia com fotos.
Aí voce cria outro tópico no Vendem-se Pecas e Acessórios, para comercializar a sua invenção aos interessados.
Espero ter ajudado.
[]´s
Osmir
Elmer_Jeep
12/11/2007, 12:00
ola amigo eu estou aqui p/responder sua duvida sobre a solda do chasi,naõ use o eletrodo 6013,opite pelo 7018 de 2,5 de diametro ele e´muito mais macio e resistente pode usar sua maaquina de 150 que vai legal,mas se realmente quizer fazer um serviço de primeira,solde pelo processo tig, pois naõ faz faisca e naõ precisa de acamento,falo isso pois sou especialista em solda ,principalmente em aluminio, e metais naõ ferrosos,sou novo neste site e naõ sei como funciona ,gostaria de divulgar meu trabalho em solda e naaõ sei como fazer, se pudesse me ajudar ficaria muito grato,pois desenvolvi uma proteção para bico de pneu de 4x4 que naõ deixa o piloto na maõ com o pneu vazio, por quebra do bico na trilha, um abraço e obrigado
Airton
Bom, se vc é especialista já deve trabalhar com isso há um bom tempo, eu que comecei recentemente me considero amador pois ainda estou na fase do arco voltáico, faltando me familiarizar com os processos mig/mag, tig...
Mas vamos lá, concordo que o 7018 é mais resistente que o 6013, agora mais macio é impossível... não é qualquer novato que consegue abrir o arco com o 7018.
Várias tabelas de aplicação de eletrodos que pesquisei recomendam o 6013 pra soldas em chassi e rodas.
[]'s
Mas vamos lá, concordo que o 7018 é mais resistente que o 6013, agora mais macio é impossível... não é qualquer novato que consegue abrir o arco com o 7018.
Várias tabelas de aplicação de eletrodos que pesquisei recomendam o 6013 pra soldas em chassi e rodas.
[]'s
Realmente... :pensativo:
Abrir arco com o 7018 não é coisa pra amador, independente do diâmetro do eletrodo... Mas quando questionei ao instrutor do curso de solda do SENAI sobre qual o melhor eletrodo para se usar no chassi a resposta foi:
- em primeiro lugar MIG;
- em segundo lugar MIG;
- em terceiro lugar 7018;
- se não tiver opção vai de 6013 mesmo...
Considerando que o cara dava instrução de eletrodo revestido, oxi-gás, mig, mag, tig, e sei lá o que mais a uns 40 anos (:shock: sem brincadeira) nem pensei em questionar.
Minha humilde sugestão a quem quer soldar chassi é gastar uma lata de 6013 em vários cordões de teste e aprendizado em várias posições (no bom sentido 8))e depois tentar "abrir" o 7018... Depois de craque no 7018 pode meter solda no chassi... :concordo:
[]´s mal soldando com 6013 ainda
Paulo Eduardo
14/11/2007, 00:44
opa...
difícil não sei, mas aí só depende na verdade do aparelho, pelo que eu já usei e já vi, tem aparelhos com funcionamento igual, mesma potência, mesmo sistema (transformador) e uma marca derrete, outra gruda. Já vi inclusive um bambosi pré-histórico, monofásico, dar taco em um esab zeradinho e trifásico ambos no mesmo local e com eletrodos da mesma caixa 7018E 2.25mm. Esperimentem botar os eletrodos no forno um pouco pra ressecar.
A solda com o 6013, é de baixa responsa, por ele ter uma característica pouco tenaz. O cordão fica muito quebradiço, já com o 7018 você pode dar um ponto e movimentar a peça pra lá e pra cá que não quebra, me lembra até um chassis de jeep em erosão.
A MIG é muito mais fácil de se soldar, e muito rápida pra se aprender, tem bom acabamento etc etc, perfeita pro chassis, apesar de na minha opnião, ser menos ductil que uma solda com 7018.
O Airton que é especialista pode dar uma idéia sobre isso. Uma peça de alta responsabilidade, em aço 1045, você soldaria com MIG (Ar + 2% 02) ou com 7018 e o retificador de onda da TIG (fora de posição pra usar TIG) ?
abraços
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