PDA

Ver Versão Completa : Como identificar motor do Niva



danielmendesleao
06/11/2007, 18:59
Aew pessoal...
acabei de entrar no fórum pois acabei de comprar um Niva 90 1600 vermelho lindão. Batizei ele de Carlôzinho em homenagem ao meu finado avô, Carlô, que tinha um jipão quando eu era criança. Depois ponho fotos pois tô sem câmera na mão esses dias.

Seguinte... queria uma ajuda do grupo e posteriormente quando poder colaboro também.

Tenho visto muita gente falando de detalhes do motor, adaptações e etc. Pessoalmente estou considerando o GNV mas isso e outra estória.

Como conheço quase nada de mecânica, queria umas dicas de como identificar o que tem instalado no meu niva, o que é original e o que não é.

Por exemplo, me disseram que:

o motor é original (não sei o carburador)

os freios hidrovácuo do fiesta (tem uma adaptação que me tomou o lugar do step, e como ele tava na mala sábado passado acabara cortando a borracha do vidro da mala e roubando ele e a cadeirinha da minha filhota, também outra história).

a embreagem hidráulica mas não sei de onde (ainta tá precisando ser amaciada e regulada pois o carro passou dois anos parado)

daí o restante eu não sei, até tenho o manual do mecânico encadernado bem bacana com detalhes e cortes dos motores, etc (quem quizer cópia me avisa).

Como posso identificar as peças / mecânica do carro pra saber até que ponto é original ?? (procurar por nomes, detalhes, emblemas... onde?)

E outra coisa, o que vocês sugerem de cara que eu preciso fazer considerando que acabei de comprar o carro ?? trocar óleo é praxe, o que mais ?!

Abraços
Daniel Leão
Fortaleza - CE

shuther4x4
06/11/2007, 22:12
Em primeiro lugar, bem vindo ao mundo niva. Parabéns!
Daniel, pra identificar o que é original ou não na sua viatura eu te dou um conselho: Estude.
Vá fuçando aqui no fórum, vendo as fotos das adaptações, vendo as originais. Analise o manual do proprietário e o do mecânico. Converse, etc. Pois dessa forma, com o seu conecimento adquirido, tu vai saber identificar as adaptações, aprender a ponderar melhor quando te falarem pra fazer algo na viatura, aprender qual peça é boa e qual nem tanto e por aí vai.
Agora se quiser algo de imediato, leve sua viatura a alguem que conheça e goste (aí vai ter que garimpar um assim também) que ele te ajuda e te fala o que é original, o que adaptação e o que é duvidoso. Mas o legal mesmo é você ir descobrindo. Pelo menos eu prefiro assim.

Quando compro um carro que não posso garantir a procedência sempre faço (ou procuro fazer):
Troca de óleo e filtro (por baixo e aproveito pra ver a característica do óleo - meto a mão mesmo - pode até não acreditar, mas diz muito sobre o motor)
Verifico o óleo da transmissão (no caso do niva: diferenciais, câmbio e transferência)
Também dependendo da situação a troca dos fluídos de freio e embreagem (dot 4 ok)
Vejo pastilhas e lonas
Folgas na suspensão e rolamentos (se possível de uma engraxada)
E dou uma geral no motor, procurando mangueiras trincadas, fios descascados, parafusos soltos, etc.
No niva também tem os locais específicos para se engraxar (cruzetas, cardã, etc...)
Ah, e o mais importante: Gaste uns 600 e troque a correia dentada do seu niva urgente!!!!!




brincadeira!!!



Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada Niva não tem correia dentada!



Abraços e boa sorte!

Girti
07/11/2007, 01:01
Aew pessoal...
acabei de entrar no fórum pois acabei de comprar um Niva 90 1600 vermelho lindão. Batizei ele de Carlôzinho em homenagem ao meu finado avô, Carlô, que tinha um jipão quando eu era criança. Depois ponho fotos pois tô sem câmera na mão esses dias.

Seguinte... queria uma ajuda do grupo e posteriormente quando poder colaboro também.

Tenho visto muita gente falando de detalhes do motor, adaptações e etc. Pessoalmente estou considerando o GNV mas isso e outra estória.

Como conheço quase nada de mecânica, queria umas dicas de como identificar o que tem instalado no meu niva, o que é original e o que não é.

Por exemplo, me disseram que:

o motor é original (não sei o carburador)

os freios hidrovácuo do fiesta (tem uma adaptação que me tomou o lugar do step, e como ele tava na mala sábado passado acabara cortando a borracha do vidro da mala e roubando ele e a cadeirinha da minha filhota, também outra história).

a embreagem hidráulica mas não sei de onde (ainta tá precisando ser amaciada e regulada pois o carro passou dois anos parado)

daí o restante eu não sei, até tenho o manual do mecânico encadernado bem bacana com detalhes e cortes dos motores, etc (quem quizer cópia me avisa).

Como posso identificar as peças / mecânica do carro pra saber até que ponto é original ?? (procurar por nomes, detalhes, emblemas... onde?)

E outra coisa, o que vocês sugerem de cara que eu preciso fazer considerando que acabei de comprar o carro ?? trocar óleo é praxe, o que mais ?!

Abraços
Daniel Leão
Fortaleza - CE


Daniel, seja bem vindo!

Assino embaixo de quase tudo que o Shutter escreveu (exceto quanto à correia dentada... hehehe...). Apenas acho que, para ficar do lado seguro, o ideal é não apenas verificar os fluidos, e sim TROCAR TODOS ELES, bem como os filtros, mesmo se tiverem bom aspecto. Sai mais caro, mas assim você poderá partir do zero e ter controle sobre estes fluidos. Reforço o que ele escreveu quanto à necessidade de verificar e, se necessário, trocar pastilhas e lonas de freio.

Também é recomendável você rodar com ele por um tempo, para se acostumar, antes de fazer modificações e/ou adaptações (GNV inclusive!). Deste modo, você poderá ter uma idéia mais clara do que está errado e, também saberá se realmente quer ficar com o carro (não estou agourando, é que já conheci vários casos de donos de Niva que, logo após comprarem o carro, gastaram um dinheirão em acessórios e modificações, para depois descobrirem que não gostavam do carro, e jamais conseguirem recuperar o dinheiro gasto ao vender os carros recém-adquiridos).

Boa sorte, um abraço!

danielmendesleao
07/11/2007, 11:31
Daniel, seja bem vindo!

Assino embaixo de quase tudo que o Shutter escreveu (exceto quanto à correia dentada... hehehe...). Apenas acho que, para ficar do lado seguro, o ideal é não apenas verificar os fluidos, e sim TROCAR TODOS ELES, bem como os filtros, mesmo se tiverem bom aspecto. Sai mais caro, mas assim você poderá partir do zero e ter controle sobre estes fluidos. Reforço o que ele escreveu quanto à necessidade de verificar e, se necessário, trocar pastilhas e lonas de freio.

Também é recomendável você rodar com ele por um tempo, para se acostumar, antes de fazer modificações e/ou adaptações (GNV inclusive!). Deste modo, você poderá ter uma idéia mais clara do que está errado e, também saberá se realmente quer ficar com o carro (não estou agourando, é que já conheci vários casos de donos de Niva que, logo após comprarem o carro, gastaram um dinheirão em acessórios e modificações, para depois descobrirem que não gostavam do carro, e jamais conseguirem recuperar o dinheiro gasto ao vender os carros recém-adquiridos).

Boa sorte, um abraço!
entendo... e faz sentido... niva é bem diferente pra mim que tive dois unos seguidos. Tô curtindo muito ele e me acostumando. Também tô com o manual do mecânico em boa qualidade encadernado (quem quizer cópia me avisa) e ele tem detalhes bem bacana do motor, etc. Vou de cara botar um alarme nele pois já abriram duas vezes, me roubaram o step, a cadeirinha da filhota e ontem a noite meus faróis de milha. Eita que o bixo é visado.

Quanto aos fluídos vou fazer a lista e levar aqui no clube do niva (fortaleza) pois a turma já me recomendou muito bem o figura lá. Quero ver também porque a quinta não entra.

Valeus.

Girti
07/11/2007, 12:57
Vou de cara botar um alarme nele pois já abriram duas vezes, me roubaram o step, a cadeirinha da filhota e ontem a noite meus faróis de milha. Eita que o bixo é visado.

Cacilda, parece que a coisa aí está pior do que aqui em Sampa! Roubar estepe de Niva e cadeirinha de criança! Pelo jeito, o seu carro dorme na rua, certo?

Sugestão: coloque, em cada lateral, bem como na frente e atrás, um logotipo "Lada". É o melhor antifurto que existe! rsrsrsrs

[ ]s

danielmendesleao
07/11/2007, 13:50
cara... pior que nem dorme...
na primeira eu tomei uma cachaça meio troncha na casa de uma amiga e caí no sono
acordei quatro da manhã e corrí pra ver o Carlôzinho que ficou sozinho na rua, o vidro tava intacto no chão e a borracha cortada.

ontem eu tava tocando tambor num espaço bacana perto do centro... enquanto isso levaram meu farol de milha.

Vou dar uma arrumada e ver se os próximos que eu coloco são com quebra mato pois aí tento por os faróis por tráz... né isso ??

Em tempo... vou levar na macumba pertinho de casa e pedir pro seu Zé benzer ele todinho.

Rones Jr
07/11/2007, 14:10
Põe Água Benta do radiador...rsss