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Renato M. Penha
26/05/2004, 12:57
:D Olá Lameiros e Afins,

Tenho um jeep com cambio de 4 marchas ( original ), só que
dizem que este cambio tem uma falha no projeto dele e tambem
falam que esta falha se resolve com uma adaptaçao chamada
"prolong" vendida no portugues 4x4, gostaria de saber se alguem
ja colocou este equipamento num jeep, e se sim como é feita a
instalação.

Valeu e [].

equipeminas4x4
26/05/2004, 14:00
Grande Renato,

O PROLONG é fabricado em BH, pelo Renato Savino da Novo Progresso 4x4. Ele também é o fabricante da flange que faz a adaptação da caixa Clarck 260F (C20 4m) na reduzida do Willys. O tel. dele eu não tenho agora, mas o mail é renatosavino@uol.com.br
O que eles chamam de falha de projeto é o seguinte: Vou tentar ser o mais simples possível. O eixo principal da caixa tem 2 apoios. Depois do segundo apoio vem a engrenagem que faz a transferência para a reduzida. Como a força do conjunto é muito grande, este acoplamento de engrenagens, após o segundo apoio do eixo, acaba sendo muito forçado, fletindo o eixo, como se vc envergasse o eixo. Claro que o eixo não dobra, mas com o passar do tempo ele força os dois rolamentos, a sede na caixa acaba ficando com folga até ir tudo pro saco. O PROLONG é um kit que faz o terceiro ponto de apoio no eixo da caixa, logo após a engrenagem da reduzida, evitando que o eixo tenha esta flexão. A adaptação é simples, não precisa desmontar a caixa. Vc retira a tampa da reduzida, monta um prolongamento do eixo da caixa, que apoiará em um rolamento montado sobre a nova tampa da reduzida. Falando fica meio difícil, mas o sistema é bem simples.

[]´s

MARCEL

fugger
26/05/2004, 16:39
Prolong? :shock:

Nunca usei, mas que parece coisa de sexshop parece. :shock: :oops: :lol: :D

[]'s sem auxilio pra alongamentos

Pedro Bachir
26/05/2004, 16:43
E ae Ranato??? :D
Bem vindo..

Esse assunto ja foi discutido no tópico de F-75... 8)
Lah fala bastante sobre o prolong(realmente parece coisa de sex shop) :lol:

flw :)

Beto Lacerda
26/05/2004, 21:57
Até a piada do sex shop ja foi feita :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'s

leopoldo
26/05/2004, 23:31
isso está parecendo uma grande besteira.

mas será que alguém tem o esquema desta adaptação????

passando para uma linguagem mais de oficina/bancada:

o eixo chamado "entalhado" do cambio (3 ou 4 marchas) é bí-apoiado.

um apoio, nos roletes dentro do eixo piloto e outro apoio, no rolamento (de esfera) na junção da caixa com a transferência.

a engrenagem de conecção câmbio / transferência / over-drive ou tomada de força fica em balanço.

O único jeito de estabilizar melhor este eixo é fazê-lo integral até a saida da tampa da tranferência, e com um mancal de rolamento adicional. Ou aumentando o comprimento dos roletes (só que isso não dá).

Por enquanto não estou vendo como esse kit faz isso, pelo menos de uma forma confiável.

A 1º vista é mais um kit para tirar $$$ dos menos informados.

Beto Lacerda
27/05/2004, 00:30
o que eu tenho não é para cambio , meu cambio é clarck , tenho algo parecido para a reduzida ,não é tanto um reforço , é mais uma adaptação que substitui os roletes por rolamentos conicos na parede da t-case .

MARIO SERGIO
27/05/2004, 01:41
Renato:

Instalei este kit na caixa de marcha do meu jeep ( 63) que têm caixa de três marchas.
Como tinha desmontado toda a caixa, troquei os sincronizadores da segunda e terceira marcha e o eixo piloto.
Vi a montagem e o que se percebe claramente é o que este kit fornece o terceiro apoio para o eixo piloto.
Não sou mecânico mas em tese, qualquer eixo que gire sobre três rolamentos e portanto com mais apoio tende a apresentar um menor desgaste.
Mas dá para instalar sem tirar a caixa, o que é uma grande vantagem e a caixa na prática ficou igualzinho como era antes, ou seja : beleza.

A diferença como toda caixa nova ´que está justinha ( sic ) mas isto deve-se ao fato de ter feito a manutenção em toda a caixa.
Parece que a caixa de marcha da Toyota bandeirantes já têm de fábrica este terceiro rolamento. E são caixas bastante confiáveis para o torque que trabalham.

[ ]s

Sérgio





:D Olá Lameiros e Afins,

Tenho um jeep com cambio de 4 marchas ( original ), só que
dizem que este cambio tem uma falha no projeto dele e tambem
falam que esta falha se resolve com uma adaptaçao chamada
"prolong" vendida no portugues 4x4, gostaria de saber se alguem
ja colocou este equipamento num jeep, e se sim como é feita a
instalação.

Valeu e [].

Renato M. Penha
27/05/2004, 07:54
Mario,

Valeu pelo esclarecimento, acho que pela opiniao de todos vou
desmontar a caixa e ver o que precisa ser feito.

[]'s

Renato M. Penha
27/05/2004, 08:00
Obrigado,

Fugger, Pedro, Beto, Leopoldo e Mario pelas suas sinceras
opiniões, acho que vou mesmo é mexer na caixa inteira mesmo
para deixa-la tinindo.

Valeu a todos e []'s

equipeminas4x4
27/05/2004, 19:10
Leopoldo,

Falando em linguagem de oficina:
Como vc disse, o eixo chamado "entalhado" do cambio (3 ou 4 marchas) é bí-apoiado.

Um apoio, nos roletes dentro do eixo piloto e outro apoio, no rolamento (de esfera) na junção da caixa com a transferência.

A engrenagem de conecção câmbio / transferência / over-drive ou tomada de força fica em balanço.

É justamente aí que é montado o PROLONG. Tem uma porca na ponta do entalhado para fixar a engrenagem. Esta porca é substituída por um prolongamento parafusado ao final do eixo. A tampa de lata, é substituída por um mancal com rolamento, parafusado no mesmo local da tampa de lata. O prolongamento parafusado no eixo faz o 3º apoio neste rolamento, acabando com o balanço do eixo.

Se vc mandar um mail para o Renato, ele lhe manda a descrição completa inclusive com fotos.

Eu conheço o trabalho do Renato e lhe garanto que é uma ótima opção para aumentar a vida útil do câmbio. Agora se ele já está com desgaste nem PROLONG nem nosso amigo lá de cima pode ajudar.

[]´s

MARCEL

Marcelo
28/05/2004, 09:08
Pessoal,

Já teve uma discussão sobre isso aqui. Pra quem tá pesquisando sobre o assunto, são mais algumas informações. :wink:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=775

[s] pesquisados,

dickvigarista
17/06/2005, 21:14
:D Parece interessante o Prolong " sex shop". Onde mais além do Portugues para se adquirir. Claro se alguem tiver esta informação, agradeço. Valeu :!: :evil:

leopoldo
17/06/2005, 22:05
É justamente aí que é montado o PROLONG. Tem uma porca na ponta do entalhado para fixar a engrenagem. Esta porca é substituída por um prolongamento parafusado ao final do eixo. A tampa de lata, é substituída por um mancal com rolamento, parafusado no mesmo local da tampa de lata. O prolongamento parafusado no eixo faz o 3º apoio neste rolamento, acabando com o balanço do eixo.

Não se faz apoio em roscas!

Tô achando uma ideia meio que furada, mas com o não ví o projeto, to só imaginando .......

E mesmo assim, a filosofia do projeto tá meio capenga. Isso não resolve o problema das agulhas do primário do cambio e não resolve o problema das agulhas da reduzida. Então não resolve coisa alguma.

A grande maioria das ocorrências de falha é de caixas em fim de vida útil, com rolamentos/agulhas pra lá de gastos.

E venhamos e convenhamos, envergar aquela ponta de eixo é brincadeira.

É mais interessante por uma clark mesmo já que de original da ford não há mais quase nada. Cambio de jeep é uma opção só para motores originais. Quando tem muita adaptação, tem que trocá-lo ele é fraquinho para motorzão.

A única justificativa desse kit de sex shop seria uma montanha de cálculos para comprovar algum benefício e isso não inclui a rosca no 1/2 do caminho.

Aurélio
17/06/2005, 22:39
Amigos,

Para colaborar com a discussão, em anexo um desenho do kit PROLONG e abaixo, a explicação do fabricante.


A maioria dos proprietários de JEEP ou RURAL 4X4, já tiveram problemas com seus câmbios originais, apresentando quase sempre os mesmos defeitos. Isto sugere que há falhas no projeto especialmente quando o mesmo é exigido em condições de esforço maior, ou mais radical, em relação ao previsto em seu projeto inicial.
Atualmente estes veículos são pouco utilizados para trabalho(inviável) e bastante utilizado para laser, esporte, aventuras radicais, etc. É ai que o cambio começa a “abrir o bico”. A partir daí, começaram as adaptações, objetivando é claro, evitar as freqüentes quebras, diminuir custos de manutenção, aumentar a confiabilidade, etc. Existem vários tipos de adaptações, o que é até recomendável, porém é bom deixar claro que, se não for feita obedecendo alguns critérios básicos , é melhor continuar sofrendo com o câmbio original.
Com relação aos câmbios originais (3 marchas seca e sincronizada e 4 marchas), após varias análises chegamos à conclusão que seus defeitos característicos podem ser minimizados com a instalação de um kit de reforço chamado PROLONG.
O que é PROLONG?
Bem,antes de apresentá-lo, é necessário ilustrar os defeitos característicos dos câmbios originais:
1- Quebra freqüente do eixo piloto (primário)
2- Desgaste precoce da ponta do eixo entalhado (secundário)
3- Folga na sede do rolamento do eixo piloto, na carcaça do câmbio
4- Vazamento
5- Desgaste prematuro dos anéis sincronizadores e rolamentos.
As conseqüências destes defeitos vão longe, levando até a quebra total do câmbio, o que também não é raro.
Concluímos, também, que isto ocorre, em 95% dos casos, nos câmbios 4X4, por falta de um terceiro apoio/rolamento que teria a função de manter alinhado o conjunto superior de engrenagens no momento de maior forca (reduzido e ou 4x4). Vamos explicar melhor! Os câmbios originais são ligados à reduzida, através de uma engrenagem intermediaria (com estrias internas), uma arruela lisa, porca e contra pino no eixo entalhado.
No momento em que aplicamos maior esforço, a engrenagem intermediária recebe uma carga vertical que acaba flexionando o eixo entalhado(secundário), ocasionando aqueles defeitos característicos apresentados anteriormente.
Para evitarmos este desequilíbrio a Novo Progresso 4x4 desenvolveu o PROLONG.
Seu objetivo é dar equilíbrio ao eixo entalhado(secundário), preservando o câmbio e a reduzida, que também sofre os efeitos deste desequilíbrio. Basta observar que o carretel da reduzida quase sempre se desgasta no mesmo ponto, justamente onde sofre o efeito da flexão do eixo entalhado(secundário).
O PROLONG é, basicamente, a extensão do eixo entalhado(secundário) e adição de um mancal traseiro com rolamento na carcaça da reduzida.
De fácil instalação, (não é necessário remover o conjunto cambio/reduzida) baixo custo e comprovada eficácia,podendo ser instalado em qualquer cambio original ou adaptado, desde que a reduzida seja FORD/WILLYS e não possua tomada de forca ou guincho mecânico.
O PROLONG foi projetado com base em mais de 10 anos de experiência no trabalho direto com estes câmbios visando, principalmente, a satisfação do usuário e conseqüentemente a preservação dos veículos.
Hoje vivemos novos tempos, com estradas, objetivos e aplicações diferentes, mas o velho e bom Willys está aí presente .
Acreditamos que PRESERVAR também significa EVOLUIR.

Renato Savino / NOVO PROGRESSO IND. E COM. LTDA
31 3462 4029.

[]'s sem comissão :D

leopoldo
17/06/2005, 22:47
Sem comissão?

eu diria:

Não se comprometa.

Aurélio
17/06/2005, 23:11
Leopoldo,

Com todo respeito, você é, digamos, um piadista :wink:

[]'s sem comissão MESMO :twisted:

Giovani
17/06/2005, 23:15
Não se faz apoio em roscas!
Tô achando uma ideia meio que furada, mas com o não ví o projeto, to só imaginando .......
E venhamos e convenhamos, envergar aquela ponta de eixo é brincadeira.
A única justificativa desse kit de sex shop seria uma montanha de cálculos para comprovar algum benefício e isso não inclui a rosca no 1/2 do caminho.

:o Pelo que entendi, só se eles fizessem um entalhado novo, mais comprido, apoiado nesse novo mancal... Mesmo assim não vejo justificativa para tal coisa. De todos os câmbios detonados de que tenho notícia, bastou uma simples substituição de peças, por novas, originais. Como disse o mestre Leopoldo, eram câmbios em fim de vida. Dos câmbios revisados, com peças novas, não sei de nenhum que tenha apresentado problemas, principalmente na engrenagem da redução ou na ponta do entalhado.
Mesmo o do meu jeep, que já sofreu umas gambis de minha parte :lol: , agüentou muito bem. Tudo que troquei no câmbio do meu jeep, fiz só uma vez. Quando tive problemas com a reduzida, já sabia de antemão, pois na 1ª vez que revisei, deveria ter trocado. Ainda assim, retifiquei dos dentes da engrenagem, que duraram mais um tempão... :lol: Só quando começou a saltar a alavanca, que nem amarrada ficava no lugar, é que troquei as engrenagens... :lol: :lol:

Não vejo motivo para instalar tal coisa. Pode até mascarar um problema que já existe, vindo a detonar por completo no futuro...


1- Quebra freqüente do eixo piloto (primário)
2- Desgaste precoce da ponta do eixo entalhado (secundário)
3- Folga na sede do rolamento do eixo piloto, na carcaça do câmbio
4- Vazamento
5- Desgaste prematuro dos anéis sincronizadores e rolamentos.


:o Bom, no meu jeep, fora o vazamento (em tampas, pq eu nunca uso juntas :roll: ), desconheço esses problemas. À 10 anos usando o mesmo câmbio, com OHC 2.3, AP 2.0 e agora com Ford 3.000. Isso parece problema de adaptações, usando motores mais potentes ou manutenção pífia... Ou então naquela pecinha atrás do volante... Sempre fiz trilha preservando o cj. mecânico. Não costumo abusar, pois conheço o limite do meu jeep. Se não vai, não adianta insistir... reboca! :wink:
Tem gente que ainda pensa que jeep é indestrutível...

[]'s

leovalle
18/06/2005, 12:26
Por falar em uso do câmbio original, vou usar o Dana 3M 1ª seca com o motor 2.5 da Ranger.

Qual a previsão de tempo dele aguentar na prova de C.Jordão?

[]'s

leopoldo
18/06/2005, 14:57
1-Faça uma inspeção por partículas magnéticas fluorescentes via úmida, com preferência de partículas 14A e veja se os pés dos dentes das engrenagens já não tem microfissuras de fadiga, especialmente os dente da engrenagem do eixo piloto.

2- Faça uma montagm do cambio conforme as intruções do manual de manutenção do jeep, em especial atenção às folgas longitudinais calibradas

3- Monte na carcaça, bujões magnéticos. Use lubrificante adequado para serviço pesado....de preferencia sintético

4- Use rolamentos de esferas 2RS no piloto e no primário.

Não tem porque não aguentar.

lostensos
19/06/2005, 09:12
E esse lance do 260F adaptado no cambio willys 3 marchas com BF-161 da certo? fica melhor (em q) q o original?

Grato

leopoldo
19/06/2005, 23:44
Um lembrete para quem colocou esse kit:

O manual da ford manda apertar a porca da arvore primária...... aquela porca que fixa a engenagem de ligação entre caixa de cambio e caixa de reduzida e foi substituida pelo eixo - em 217 Nm ou 160 lb-ft.