PDA

Ver Versão Completa : Ranger - Manutenção cara?



José Maria
26/05/2004, 12:54
Afinal de contas... uns dizem que comprar ranger 4x4 V6 usada é roubada. A manutenção é muito cara e é um carro problemático. Já outros dizem que é um carro que não dá manutenção, que é muito robusto e confiável. E aí... quem está certo? O que eu devo prestar atenção na hora de comprar uma Ranger cabine dupla 4x4? Tem alguma versão da ranger que seja melhor e outra pior?

Valeu pelas dicas. :)

Klendatu
26/05/2004, 23:25
Bem, eu não sei bem sobre a V6, mas eu tenho uma Ranger CD XL 2.5 4x2 99 a gasolina, e ate agora todas as peças que troquei tinham peços bem razoaveis, nada absurdo. Até agora não quebrou nada foi so manuntenção, como amortecedores, correias, velas e cabos, palhetas....

José Maria
28/05/2004, 09:20
Olá Klendatu!!
Diga-me uma coisa... como é o desempenho dessa ranger 2.5? E o consumo?

Vinicius Hauagge
28/05/2004, 09:54
Bem, acho que sou suspeito em falar pois sou o feliz proprietario de uma ranger 99 V6 4x4!
Adquiri o carro há tres anos, ela estava com 30.000 (hoje está com 57.000) e é um veiculo excelente! Ela está no alcool, faz aproximadamente uns 5 km litro (o que da quase 10 se for comparar com a gasolina) e nao deve nenhuma perda de desempenho!
As peças nao sao muito baratas, mas nao é nada absurdo (aqui na minha cidade, por exemplo, a pastilha de freio custa 90,00) e até agora nunca deu problema! Acho que fazendo uma comparação entre o custo X beneficio é extremamente compensador, pois ela é muito confortavel, é bonita, puxa meu jeep sem fazer qualquer esforço e as mulheres gostam! As unicas coisas que foram trocadas foras as de desgaste natural (pastilhas, velas, filtros, correia, etc) mas o carro nao incomoda!
Outra coisa que acho importante é que hoje eu vendo o veiculo por um preco maior de quando eu adquiri! Isso sem mencionar o preço do seguro, que no caso dos veiculos à diesel o preço é proibitivo!
Todas as pessoas que conheco que possuem a ranger nao reclamam da manutencao e aqui na minha regiao (area agricola) ela é a preferida pelos fazendeiros, em razao da robustez e da pouca manuntencao!
Espero ter ajudado!
Abraco,
Vinicus!

Vinicius Cruz
28/05/2004, 12:33
Não tenho so em comum, o nome mas tb a opinião do Vinicius...

Não me arrependi em nada ter trocado um stilo 16V 03 pela minha ranger 98 v6 multi ultra mega flex power!!!!(GNV, Gasolina e alcool).

O carro é exelente, tem mecanica muito boa....

So não espere que as peças da Ranger tenham o mesmo preço das de um gol... ai vc cai do cavalo... pois as peças da ranger são mais caras até que as da S-10, mas isso vai variar da localidade, por exemplo eu moro em Arapongas PR, e por aqui, só quem tem peças dela é a concessionária.... filhos da %$^&# exploram mesmo (bomba de gasol: R$3.000,00 da pra acreditar?) mas em alguns lugares as peças tem um valor mais baixo, como SP onde comprei a bomba por R$ 180,00 !

So te dou um conselho... analize bem o carro que irá comprar e não abra mão do 4x4.

abracos.

Klendatu
28/05/2004, 14:39
Olá Klendatu!!
Diga-me uma coisa... como é o desempenho dessa ranger 2.5? E o consumo?

Bem o desempenho dela realmente não empolga, o motor tem 127 cv, anda somente razoavelmente, mas com certeza e bem melhor que o 4cc da s10, tem bem mais torque. Eu particulamente gosto de carros com potencia de sobra, vai ver por isso eu acho a minha um pouco anemica, mas dá pra andar tranquilo. As peças do motor são em media 1/3 do preço da v6. O bom mesmo é o consumo, ela faz de 8 km/l(cidade) a 9,5km/l(estrada) em media na gasolina (isso e o mesmo que faz o gol 1.0 16v da minha mãe) e 11km/m³ de gas natural. Outro ponto positivo é o preço, voçê enconta uma 99 cabine dupla, completina por 27 mil. Eu comprei a preço de banana, 24mil e gastei mais 2500 no kit de gás, 300 em travas e vidros eletricos. Minha próxima compra será um par de parachoques e uma grade cromados.

Klendatu
02/06/2004, 18:02
Zé Maria.....
:D Como esse mundo é pequeno hem? Onde foi que você viu o anuncio da minha Ranger?

José Maria
02/06/2004, 18:46
Eu vi o anúncio no site paraiba.com.br.

Klendatu
02/06/2004, 19:17
Ja visitou o www.meucarango.com.br ? è so de carros de Natal e João Pessoa
e o www.photocar.com.br é de Recife, Inclusive nesse eu vi uma V6, da uma olhada, ja que prefere 4x4. se não me engano ja estava com gás tb.

Henrique Josino
02/06/2004, 20:47
eai pessoal???

Bom é umas das minhas duvidas é sobre os rolamento dianteiro, alguem ja trocou eles?? pergunto porque me falaram que custa algo de 900 reais um.....ai corta o "tesão" de qualquer um....

Outra duvida é sobre colocar alcool nela (v6), fica bom??? e como funciona esse sistem flex power multi ultra fuel que seleciona gasolina, alcool, gas, cerveja e outros combustiveis.....:D :D :D


[]'s

Vinicius Cruz
02/06/2004, 21:57
Sobre o mega ultra flex pawer é uma forma ironica de dizer que a minha ranger roda com tudo....mas na verdade agora esta so na gasol mesmo, pois por aqui o GNV ainda nao chegou e so o uso quando vou a SP e ainda não conseguimos acertar ela no alcool em definitivo...!mas na verdade acho que é algum sensor da injeção que esta fudido, pois esta dando o mesmo prblema no alcco e na gasol....ela esta falhando...!! :cry:
E sempre digo que no alccol roda bem pois tem varios exemplos aqui na minha cidade da rangers rodando muito bem no alcool so fazendo o esquema da resistencia no sensor de temp.

ah e e minha não funciona com cerveja.. nem eu!!, ja uma caipiroska ou uma Amarula!!... :wink:

Sobre o rolamento... é isso mesmo... para se trocar os rolamentos dianteiros da ranger (acho que somente no caso da 4x4.. mas nao tenho certeza), tem-se que trocar todo o cubo... em mensagens anteriores li algo em torno de R$1.400,00 cada!!!!! :shock:

Abracos.

Klendatu
02/06/2004, 22:49
É isso mesmo, tem alguns componentes estão pela hora da morte, mas isso não é esclusivo da Ranger
Alguém teve a brilhante ideia de usar rolamentos blindados nos carros, e o resto dos idiotas gostaram da idéia, ou seja se o rolamento ficar ruim, não tem como desmontar, so trocando cubo todo O vectra é assim tb, tive que trocar o rolamento traseiro do Vectra da minha mãe e paguei 800 reias pq so ia com o cubo todo.
So não sei quem foi que disse para esses engeneiros idiotas que assim era melhor, talvez achem que durem mais assim, so que quando é presciso trocar, quem leva a conta é o dono do carro.

du
03/06/2004, 09:03
O lado bom disso "para eles" é que quando o rolamento blindado pifar, já acbou a garantia. :shock:

Coisas da vida.

Abraços Du.

Vinicius Hauagge
03/06/2004, 17:38
Pelo que andei conversando com um mecanico amigo meu (o cara é fera, faz manutencao de veiculos de rally e coisas assim) na hipotese do rolamento acoplado ao cubo, as vezes é possivel fazer um calço ou algo assim, se a folga nao for muito grande.
Essa conversa foi a algum tempo entao nao me lembro exatamente como ele disse que dá pra fazer, mas que dá, dá.
Abraço,
Vinicius!

PS- quanto a ranger alcool, a minha tambem comecou a ratear acima dos 3.000 rpm.... ja medi pressao da bomba, coloquei so gasolina, passei o scanner, resetei a central e nada... o que será que pode ser?

Klendatu
07/06/2004, 18:32
Pode ser o sensor de rotação ou a roda fonica.

Vinicius Hauagge
14/06/2004, 13:21
Depois de muito sacrificio, meu mecanico descobriu o que era! O problema estava no regulador de pressao da bomba de combustivel!
Ele media a pressao da bomba instalada e o manometro ficava ok, dava quase 4,0 bar.
Mas como ele estava desconfiado que o problema era alimentacao resolveu desmontar o tanque (e todo o conjunto da bomba e o respectivo regulador, que na Ranger fica dentro do tanque, ao contrario da maioria dos outros carros) e ligou a bomba e deixou funcionando na bancada de testes.
Assim verificou que apos um certo tempo, a pressao oscilava bastante, indo de 1,5 ate 4,5.
Trocado o regulador, acabou o problema!
Mais uma vez agradeço pela ajuda!
Vinicius!

Vinicius Cruz
14/06/2004, 14:51
Fala Vinicius.. cara alem do nome tem vaias coisas que acontecem iguais nas rangers tb...

A minha tb estava com o regulador com problema, mesmo depois de trocar não aceitou o alcool... mas acho que vou precisar trocar junta de cabecote... me fu%$#... pois acredito que é por entrar um pouco de agua junto com a mistura que esta fazendo com que a minha nao aceite o alcool....

Bom sobre o regulador.. vc comprou da ranger mesmo??? eu tive que colocar do vectra 95 ou omega 2.0... pois nem na concessionaria não tinha original, nao aparece nem no catalogo?!!??...

No meu caso ele estava dando mais pressão pois tinham tentado passar pra alcool dessa forma, pois intupindo o regulador, manda mais combustivel e roda no alcool, mas não fica bom ... entao voltei ela pra gasol e ta muito boa, ja rodei uns 2000Km sem problemas, mas quando voltar de viajem, daqui uns 30 dias, irei abrir o motor pra trocar a junta.... e depois passar pra alcool de um jeito melhor...

Me diga se ficou bom pra rodar no alccol depois de trocar o regulador ok?

abracos.

Vinicius Hauagge
15/06/2004, 10:53
E ai, Vinicius, tudo blz?

Encontrei num desmanche o conjunto completo (regulador e boia de combustivel) e paguei 100,00 (nao tenho ideia do preco de um regulador novo).
Estava conversando com meu mecanico e ele disse que a melhor saida no caso da ranger é isolar o regulador que fica dentro do tanque e colocar um do ap, por exemplo, proximo ao motor, pois quando ele der problema nao é necessario tirar o tanque de combustivel para fazer os testes necessarios.
Ela ta otima para andar e acho que hoje ou amanha vou colocar o ejetor de combustivel (ta um pouco enjoada pra pegar, tb no final de semana aqui fez -4C) e tb as velas do cht para alcool (o unico problema e que elas nao sao conicas e vai ser um pouco chato pra assentar).
Nao sei se mencionei anteriormente, mas tb coloquei dois resistores, um para ejetar mais combustivel e outro pra alterar um pouco o ponto de ignicao.
Ela ficou mais "brava" o giro do motor sobe bem mais rapido, ficou um espetaculo pra andar. Ainda nao fiz a media, mas acredito que esteja algo em torno de 4,0 km por litro, o que dá quase 8 levando-se em conta o preco do combustivel.
Apenas por desencargo de consciencia, agora que estava com esse problema que nao conseguiamos identificar (regulador de pressao) pedi para o mecanico abrir a tampa de valvulas (pois ja havia desmontado parte da admissao para tirar os bicos ejetores) e deu pra ver que o alcool nao danificou nada, tanto o motor como os bicos estao em estado de novos (há dois anos rodo só no alcool).
O unico sinal de oxidação era na bomba de combustivel, mas acho que e normal, pois era original do carro (a ranger é 99, entao com quase 5 anos de uso) e resolvi trocar por uma nova (comprei uma por R$ 200,00 - economia que tenho com 4 tanques de alcool).
Qualquer duvida, entre em contato!
Abraço,
Vinicius!

Vinicius Cruz
15/06/2004, 14:45
PQP.. se o cara que vc comprou esse conjunto ler esse topicoele cai pra tras!!!

Sabe quanto ta original?

R$ 3.000,00!!!!!

Coloquei na minha o regulador do omega 2.0 mas no lugar do original...

A bomba por aqui é mais ou menos isso tb.. R$ 180,00 nova e R$ 90,00 recondicionada... OBS é a mesma do corsa, palio, civic, entre outros.....

Eu fiz isto tb.. duas resistencias, mas nao ficou bom acho que pelo fato de junta estar queimada...


no final de julho vou mandar trocar a ai sim passar pra alcool...
abracos.

Maurício Fernandes
18/11/2007, 22:44
galera, afinal, a manutenção de uma V6 1996 (ou perto) é muito desproporcional em comparação com outras camionetes?
o motor da V6 difere conforme o ano da ranger? (digo isso pois o 3.0 do omega tem as peças mais caras que o 4.1)
em comparação com a 4cil é muita diferença mesmo (um forista falou em 1/3 do preço)?
valeu por quem puder ajudar.

Edintruder
19/11/2007, 17:25
Em relação aos rolamentos, originais custam próximo de R$1000,00 porém os paralelos custam por volta de R$300,00. O motor V6 nã exige quase manutenção, porém como todo o motor a gasolina, tem que trocar velas, cabos...
A manutenção da Ranger até aonde eu sei e notei só não é mais barata que a da S-10, porém se colocar no papel, a S-10 dá uma maior frequência o que deixa a Ranger com o melhor custo x benefício.

Maurício Fernandes
23/11/2007, 00:05
valeu !!!!!!!!!!