Ver Versão Completa : travessa dianteira do chassi
qual a melhor solução para a travessa dianteira do chassi, reforma dela ou troca? a minha ta neste estado abaixo o que compensa fazer? o chassi ja esta no cavalete e vai ser todo reformado, e depois reforçado...
valeu
qual a melhor solução para a travessa dianteira do chassi, reforma dela ou troca? a minha ta neste estado abaixo o que compensa fazer? o chassi ja esta no cavalete e vai ser todo reformado, e depois reforçado...
valeu
Tenta dar uma ligada na estribex.. talvez eles fabriquem essa travessa
11 3825 2040
11 3666 6542
tiagoandres
07/11/2007, 00:20
arranquei a travessa e coloquei um cano, gostei da idéia e acho q vai ficar bom, pois a viatura ainda não está andando
gente eu tambem tenho que fazer uma reforma no meu para melhorar o numero do chassi que ficou muito a amostra como se tivesse colado.Devido a isso o detran da bahia aprendeu meu jeep.Me ajudem como vcs irao fazer isso sem mexer? pois o meu apodreceu justamente naquela partedos numeros .
Mazaropi-RJ
16/12/2007, 00:02
Bacana o reforço no chassis. Qual a especificação da chapa que vc soldou 'a ele ? Dimensões e liga. Grato.
gente eu tambem tenho que fazer uma reforma no meu para melhorar o numero do chassi que ficou muito a amostra como se tivesse colado.Devido a isso o detran da bahia aprendeu meu jeep.Me ajudem como vcs irao fazer isso sem mexer? pois o meu apodreceu justamente naquela partedos numeros .
Bem, o certo seria vc levar pra arrumar e regravar o chassi. Agora prender e complicado, pois se vc tá tentando legalizar, porque prender? Esses dentrans...... é fo.....!
PRENDEU MEU ENCANTO de carro e o que é pior é um 1966 no dia que fui fazer a pericia em salvador descobrir que arracaram os cabos de freios a tampa do volante tudo isso por que o antigo dono que por sinal mora na roça em pernambuco nao pediu autorização para fazer a solda no chassi.Isso ainda vai me dar dor de cabeça mas com fe em deus irei resolver.O carro tem todo o documento em dias so por que a solda foi nos numeros alegaram adulteração de chassi.
Marcos ET
03/10/2016, 18:09
arranquei a travessa e coloquei um cano, gostei da idéia e acho q vai ficar bom, pois a viatura ainda não está andando
Desenterrando o tópico e "evocando" os velhos espíritos que aqui participaram da conversa a quase uma década atras, vem a pergunta:
Tiago, estou pensando em fazer a mesma coisa no meu 51. Depois que você colocou o cano, quebrou alguma coisa em algum outro lugar? É que tubo não torce, por isso costuma quebrar esta travessa, mas se você colocou um tubo mais forte, e abriu um buraco nas longarinas para passar ele, fiquei curioso em saber se deu algum ponto de fragilidade, se quebrou ou trincou o chassis noutro lugar, ou se está tudo nos conformes... (considerando a hipótese de que você ainda frequente o fórum, e que ainda tenha o mesmo jeep...rsrsrsrs)
Grande abraço!
Sydney66
03/10/2016, 20:01
Aconteceu isto com meu jeep também em 1998, arrumei uma outra de um chassi de desmanche de veículos, esse foi comprado do exército como sucata, mas não tinha ferrugem nenhum. Acho a melhor solução para não acontecer esse tipo de coisa no chassi, além de que o braço de apoio do pitman da direção deve ser soldado exatamente na mesma posição para não dar diferença no alinhamento.
xibiu!!!
03/10/2016, 21:22
Tenho curiosidade de ver como foi fixado/soldado e como reforçou o suporte do braço pitman no cano.
536961
Tenho curiosidade de ver como foi fixado/soldado e como reforçou o suporte do braço pitman no cano.
536961
Provalvelmente, nesse projeto, ele não use mais o sistema original de direção...
[]´s
Marcos ET
04/10/2016, 10:19
Aconteceu isto com meu jeep também em 1998, arrumei uma outra de um chassi de desmanche de veículos...
Pois eh... hoje tem a travessa pronta da Iron Parts, nas medidas originais. Mas como não uso mais o sistema de direção do jeep (uso do maverik), estou pensando em usar um tubo industrial comum, como o da foto. A única dúvida é se o fato de abrir um buraco nas laterais das longarinas e meter solda nao causou nenhum outro tipo de trinca ou quebra, já que o travamento do tubo vai ocorrer de maneira diferente do projeto, e que o material retirado das longarinas (as bolachas de metal que tem que sair para o cano entrar) pode enfraquecer o conjunto...
Sydney66
04/10/2016, 19:40
Correto, o ideal é soldar um perfil quadrado na ponta do tubo circular para encaixar na parte interna do chassi e soldar assim. Ao cortar o chassi para transpassar o tubo, enfraqueceu o chassi próximo ao suporte do amortecedor, o que é ruim, e como o chassi trabalha em torção, essa solda no tubo transpassado na face do chassi tem mais possibilidade de soltar por ser torção em tubo de perfil circular e não em perfil. Será que expliquei direito???......
Marcos ET
04/10/2016, 19:55
Será que expliquei direito???......
Explicou perfeitamente! era justamente o que eu pensava... mas me diga, no seu caso, houve alguma trinca ou quebra???
Sydney66
05/10/2016, 21:12
Uma trinca provocada por corrosão, a travessa tinha acumulado terra e barro por muito tempo dentro dela, por aquele furo que ela tem, para a passagem do eixo do guincho mecânico, e com os anos enferrujou por dentro não sendo visível por fora até que apareceu uma trinca próximo ao suporte do pitman (um ponto de esforço quando se esterça o volante), e quando fui aplicar solda para fortalecer, o soldador informou que a chapa estava muito fina, e não pegaria bem a solda, foi quando descobrimos isto.
Marcos ET
06/10/2016, 10:00
Entendi.. no meu caso, o 51 usa a primeira travessa tubular, diferente do CJ5, e embora ela seja originalmente soldada apenas nas laterais da longarina (com encaixes que fazem o tubo terminar como se fosse uma torre do jogo de xadrez), alguém teve a brilhante ideia de soldar também no ponto onde a travessa encosta nas bordas da longarina, enfraquecendo o tubo e causando uma trinca (conforme se vê na foto, no ponto circundado de vermelho - favor não reparar na sujeira! kkk).
Agora me resta matar a curiosidade sobre a maneira como o Tiago fez no dele, pois penso em ir atrás de um tubo destes para substituir a primeira travessa do meu chassis... será que as soldas que ele fez causaram alguma trinca ou quebra nas longarinas, depois de algum tempo de uso???
Sydney66
06/10/2016, 19:58
Entendi, realmente esse ano de jeep é diferente, mas feito de fábrica o tubo tem uma "sapata", como informou, agora o que sei é que solda em longarina de chassi tem que ser MIG, solda comum apenas em pequenos "reparos" em elementos não estruturais do chassi. Talvez possa ser isto.