Conectar

Ver Versão Completa : cherokee sport

paulo mancini
05/11/2007, 17:09
comprei uma cherokee sport 98 e senti que qdo acelero forte ela bate pino.
isso eh uma carcteristica?existe regulagem?me informei com um mecanico e ele me aconselhou a misturar 10l de alcool para um tanque de gasolina, isso amenizou as batidas de pino, mas o que pode trazer ao motor depois de uso prolongado?

Loiro
05/11/2007, 17:34
comprei uma cherokee sport 98 e senti que qdo acelero forte ela bate pino.
isso eh uma carcteristica?existe regulagem?me informei com um mecanico e ele me aconselhou a misturar 10l de alcool para um tanque de gasolina, isso amenizou as batidas de pino, mas o que pode trazer ao motor depois de uso prolongado?

Amigo,
Voce sabe o que é gasolina adulterada? Bem, ela tem adicionada em sua composiçao mais alcool (etanol) ou aditivos! Pois bem, para veiculos flex nao ha problema pois os mesmos aceitam etanol com gasolina. Nos motores a gasolina ocorre perda de rendimento, problemas na bomba de combustivel e etc! O que pode ocorrer com sua XJ pois a sua gasolina misturada é equivalente a uma adultereda!
Aconselho a tentar resolver o problema e depois so usar gasolina pois pode ocorrer que voce tenha que gastar mais que o concerto desse seu problema!!!
Se eu estiver errado corrijam ai pessoal!!!
Abraço:concordo:

nzardo
05/11/2007, 18:08
Paulo,

primeiro parabéns pela compra....:dance:

....bater pino ??... pelo q eu saiba não é um sintoma comun das XJs.....o mais provavel é q vc colocou gasolina batizada.....:pensativo:

Ou a queima não esta correta.....a quantas andam os cabos de vela, velas, capa/rotor do distribuidor e os bicos ?? ...grande chance de ser esses componentes também...:concordo:

paulo mancini
05/11/2007, 19:35
obrigado, loiro e nzardo.
o que eu acho estranho e que com alcool na gasolina essa batecao de pino praticamente some.
aparentemente cabos de velas, capa/rotor do distribuidor e os bicos estao ok.
fora isso existiria alguma forma de regulagem direta?
qto a qualidade da gasolina, testei alguns postos e optei pelo mais confiavel.
eu ja tive um pajero e na subida da serra fui ultrapassado por uma cherokee que batia
pinos muito mais que a minha.
adorei o carro e o motor, mas obviamente so irei me satisfazer, assim que solucionar esse problema, podendo andar com gasolina e pisar forte em subidas.
detalhe: o carro esta somente com 75.000 km
se puderem me orientar um pouco mais nesse sentido, ficarei muito agradecido.
se tiverem alguma indicacao de um bom mecanico e honesto, moro na lapa e trabalho proximo ao shopping morumbi.

Leo - Beethoven
05/11/2007, 19:43
Paulo, parabéns pela viatura.

A XJ não tem regulagem de ponto. O distribuidor é fixo (não dá pra girar e ajustar como na maioria dos carros), o ponto é dado pela próprio módulo de injeção.

No seu caso, existem alguns fatores, o mais óbvio em SP ultimamente é a gasolina bichada...segundo, carbinização na câmara de combustão causado por gasolina ruim....velas, cabos, rotor, etc.

Vale a pena investigar esses detalhes.

Abs.

PS: A Cherokee que lhe ultrapassou na subida da serra devia ser a Diesel....:mrgreen:

MarciaF-2007
05/11/2007, 23:11
[quote=paulo mancini;486728].....eu ja tive um pajero e na subida da serra fui ultrapassado por uma cherokee que batia
pinos muito mais que a minha.....

Paulo,
eu subo a Serra direto, a Cherokee nem sente e o som que escuto é o ronco do motorzão! Está com 103mil km!
Por acaso, a Cherokee era azul? ZJ Limited? rs
Bem vindo!!!

Um abraço:cool:

samukanvas
06/11/2007, 02:30
Paulo, parabéns pela viatura.

A XJ não tem regulagem de ponto. O distribuidor é fixo (não dá pra girar e ajustar como na maioria dos carros), o ponto é dado pela próprio módulo de injeção.

Ô leo... essa me pegou... :p

No corpo do distribuidor há uma engrenagem substituível e no final há um bico tipo uma fenda que encaixa na bomba.

Pra vc achar o ponto, vc pode tirar e colocar o distribuidor que deverá casar essas engrenagens do corpo com o comando dentro do motor. Ao mesmo tempo vc tem que ir colocando a bomba de óleo no ponto pra encaixar com o distribuidor e ele entrar todo no motor.

Apesar da capa ser fixa no corpo, o rotor gira :mrgreen: e o ponto é dado pela engrenagem. É mais confiável um distribuidor assim na minha opinião.

Abs

Leo - Beethoven
06/11/2007, 11:51
Ô leo... essa me pegou... :p

No corpo do distribuidor há uma engrenagem substituível e no final há um bico tipo uma fenda que encaixa na bomba.

Pra vc achar o ponto, vc pode tirar e colocar o distribuidor que deverá casar essas engrenagens do corpo com o comando dentro do motor. Ao mesmo tempo vc tem que ir colocando a bomba de óleo no ponto pra encaixar com o distribuidor e ele entrar todo no motor.

Apesar da capa ser fixa no corpo, o rotor gira :mrgreen: e o ponto é dado pela engrenagem. É mais confiável um distribuidor assim na minha opinião.

É isso aí, exatamente como vc explicou. :concordo:...Uma forma de "ajustar" o ponto seria essa, mas não esqueça que o espaçamento entre um dente e outro da engrenagem é grande...aí não tem um ajuste fino, sacou ? Mesmo se a engrenagem tivesse vários dentes finos (permitindo um ajuste legal), dependendo do quanto se deseja ajustar o distribuirdor ficaria fora de posição, aí os cabos de vela ficariam fora de posição não casando com as canaletas.
Apesar do distribuidor ser desta forma, a princípio "torci o nariz" pra idéia, mas olhando a fundo quando desmontei pra limpar, achei muito bom, pq não descalibra mesmo deixando o sistema bem estável.
Outra coisa, se quiser mudar o ponto por uma razão qualquer como a preparação do motor, o Sukys tem disponível um sistema que faz isso de forma eficiente....

Abs. (sem comissão)

paulo mancini
06/11/2007, 15:22
ta valendo galera.
ja to comecando a aprender.
vou atraz dos conselhos e depois posto o resultado.
tenho mais uma duvida.
minha cherokee 98 tem ar frio e nao tem ar quente.
toda cherokee com ar frio tem tb o ar quente e no caso da minha foi desativado ou algumas vem somente com ar frio??
abcs
paulo

Leo - Beethoven
06/11/2007, 18:39
minha cherokee 98 tem ar frio e nao tem ar quente.
toda cherokee com ar frio tem tb o ar quente e no caso da minha foi desativado ou algumas vem somente com ar frio??

Paulo, quando vc fala em ar frio, vc quer dizer Ar Condicionado ?

Nas 98 que foram vendidas no Brasil todas tinham ar quente e AC. Como é o painel da sua ? Existem 3 botões de comando da ventilação no painel, no primeira a direta, é o velocidade da ventilação em 4 estágios. No botão central o comando de direção da ventilação e AC e no 3 a esquerda o controle de temperatura (ar quente/frio) com a faixa vermelha/azul.
Se for assim mesmo é provável que desligaram a sua linha de ar quente por alguma razão, a mais provável é que o Heater Core, um radiador que vai dentro do painel e que far a dissipação do calor para gerar o ar quente esteja furado e como se gasta uma boa $$ pra arrumar isso, normalmente se estrangula a magueira de água para não jorrar água dentro do carro e não comprometer o arrefecimento do motor.
Essa é a possibilidade mais provável....mas outras menos prováveis como entupimento da linha ou mangueiras dobradas tbém fariam o ar quente não funcionar.
Vc terá que avaliar o sistema pra verificar corretamente.

Abs.

paulo mancini
06/11/2007, 19:34
valeu.
vou tentar descobrir pq o ar quente foi desligado.
qto as batidas de pino amanha mesmo ja estarei testando, velas ,cabos ,rotor etc.... o mecanico tb me aconselhou um liquido para tentar descarbonizar sem ter que abrir o cabecote. vc conhece? posso confiar?
muito obrigado pela paciencia e pelos toques.

Leo - Beethoven
07/11/2007, 10:14
valeu.
qto as batidas de pino amanha mesmo ja estarei testando, velas ,cabos ,rotor etc.... o mecanico tb me aconselhou um liquido para tentar descarbonizar sem ter que abrir o cabecote. vc conhece? posso confiar?

Primeira coisa é ver a qualidade da gasolina. Se tiver um posto BR com gasolina Podium vale a pena fazer um teste com ele primeiro.
Pelo estado da velas dá pra se ter uma noção do nível de carbonização interna....se for pouco, esse descarbonizantes quebram o galho, mas se estiver encrostado, só tirando o cabeçote fora. Mas isso se daria rodando muito tempo com gasilina ruim ou motor desregulado, etc...

Abs.

nzardo
07/11/2007, 18:52
valeu.

Paulo,

Pode ser q o ar quente esta desligado, pq a valvula q fecha sua circulação foi pro saco......ou alguma mangueira estourou e por economia fez uma gambi......:shock:

Outra coisa, velas, cabos, etc... não se testa, se troca...:concordo:

dudufarias
07/11/2007, 18:55
Estou comprando uma Cherokee Sport 98 e preciso de um bom mecânico prá poder avaliar as condições do carro e fazer revisões. Alguém pode indicar um no Rio?

nzardo
07/11/2007, 19:22
Estou comprando uma Cherokee Sport 98 e preciso de um bom mecânico prá poder avaliar as condições do carro e fazer revisões. Alguém pode indicar um no Rio?

Dudu,

Seja bem vindo......:dance:

Ja ja o pessoal do Rio te da a dica.....mas aqui mesmo no outro tópico da Cherokee Sport tem indicações...utilize a ferramenta de pesquisa por palavra chave...:concordo:

paulo mancini
07/11/2007, 21:22
brigadao novamente, pela atencao, paciencia e toques.
ja troquei cabos e velas e tb ja mandei o fluido pra descarbonizar e oleo novo.
sinceramente, melhorou bastante, mas ainda sinto umas batidas de vez em qdo, e reparei que bate nao exatamente qdo se pisa tudo e sim mais ou menos 4 ou 5mil giros antes da troca de marcha.
agora vou continuar testando ate acabar o tanque e tentar reabastecer com a melhor gasolina num br. estou certo??
pergunta? se zerar com essa gasolina, vou ter que abastecer sempre com a premium??
e qdo estiver na praia, subo a serra batendo novamente??
vcs tem alguma sugestao ??
valeu
abcs

nzardo
08/11/2007, 10:05
brigadao novamente, pela atencao, paciencia e toques.
ja troquei cabos e velas e tb ja mandei o fluido pra descarbonizar e oleo novo.
sinceramente, melhorou bastante, mas ainda sinto umas batidas de vez em qdo, e reparei que bate nao exatamente qdo se pisa tudo e sim mais ou menos 4 ou 5mil giros antes da troca de marcha.
agora vou continuar testando ate acabar o tanque e tentar reabastecer com a melhor gasolina num br. estou certo??
pergunta? se zerar com essa gasolina, vou ter que abastecer sempre com a premium??
e qdo estiver na praia, subo a serra batendo novamente??
vcs tem alguma sugestao ??
valeu
abcs

Paulo,

......4 ou 5 mil giros antes da troca de marcha........:shock::shock:

Ou vc usa sapato de chumbo ou tem algo errado......a mudança ocorre entre 1900 e 2100 giros.......4 ou 5.000 é com o pé no talo....8)

Ela não ta puxando bem ?? q cabos e velas vc colocou ??

paulo mancini
08/11/2007, 16:57
desculpe, nzardo.
vc tem razao, andando com ela normalmente a troca de marcha e feita mais ou menos nos 2000 giros. as batidas de pinos tem acontecido entre 2500 e 3000 giros e isso tem ocorrido qdo vc puxa um pouco mais ou em qualquer subida longa onde vc pisa um pouco mais. na verdade a viatura esta muito boa, nao falha, pega de prima, tem um torque excelente e o cambio esta perfeito e na cidade andando na boa nao tem problema algum. a unica coisa que realmente esta incomodando eh o pino batendo nas subidas, pois eu fico imaginando o que sera qdo ela enfrentar uma serra brava.
abcs
valeu

nzardo
08/11/2007, 17:24
desculpe, nzardo.
vc tem razao, andando com ela normalmente a troca de marcha e feita mais ou menos nos 2000 giros. as batidas de pinos tem acontecido entre 2500 e 3000 giros e isso tem ocorrido qdo vc puxa um pouco mais ou em qualquer subida longa onde vc pisa um pouco mais. na verdade a viatura esta muito boa, nao falha, pega de prima, tem um torque excelente e o cambio esta perfeito e na cidade andando na boa nao tem problema algum. a unica coisa que realmente esta incomodando eh o pino batendo nas subidas, pois eu fico imaginando o que sera qdo ela enfrentar uma serra brava.
abcs
valeu

........ahhhhhh bão.....ela tem GNV ??....aparentemente pode ser problema de comando/válvulas....:pensativo:...e o GNV ajuda a piorar mais ainda.....ou gasosa vagaba como comentado....o bom mesmo é levar em um bom meca pra uma avaliação e q ele tenha um scanner....:concordo:

Leo - Beethoven
08/11/2007, 18:00
desculpe, nzardo.
abcs
valeu

Bater pino desse jeito, além da gasolina ruim pode ser o ponto de ignição....se ela está com GNV e se está com variador de avanço, pode ser que não está sendo desligado quando passa pra gasolina...aí o carro fica muito adiantado....ou o distribuidor com problema ou fora de posição. Com uma pistola de ponto vc vê isso rapidinho.

Abs.

paulo mancini
08/11/2007, 18:52
ela nao tem gnv.
eu fico no brooklin,proximo ao shoping morumbi.
vcs sabem de algum bom mecanico por aqui, que tenha um scanner ou pistolaa de ponto.
abcs

Leo - Beethoven
09/11/2007, 08:25
ela nao tem gnv.
eu fico no brooklin,proximo ao shoping morumbi.
vcs sabem de algum bom mecanico por aqui, que tenha um scanner ou pistolaa de ponto.
abcs

Paulo, a Cherokee usa o padrão OBD-II, simplificando, muitos carros nacionais usam o mesmo padrão, qualquer oficina que vc conheça e confie que tenha um scanner, com certeza eles terão condições de avaliar a situação. Pistola de ponto é que nem martelo, se a oficina não tiver, não se faz muita coisa.

Abs.

samukanvas
11/11/2007, 21:02
Uma forma de "ajustar" o ponto seria essa, mas não esqueça que o espaçamento entre um dente e outro da engrenagem é grande...aí não tem um ajuste fino, sacou ? Mesmo se a engrenagem tivesse vários dentes finos (permitindo um ajuste legal), dependendo do quanto se deseja ajustar o distribuirdor ficaria fora de posição, aí os cabos de vela ficariam fora de posição não casando com as canaletas.

Como o módulo regularia o ponto do carro?

Leo - Beethoven
12/11/2007, 09:49
Como o módulo regularia o ponto do carro?

Da mesma forma que esses módulos variadores de avanço que usam em sistemas de GNV.
Mas o módulo só dá o ponto inicial em marcha lenta (idle ignition point), a curva de avanço nas XJs ainda é mecânico.

Abs.

Walther
15/11/2007, 09:17
Amigo Paulo,
Tive o mesmo problema. Era só acelerar mais forte ou subir uma serrinha que a bicha parecia que ia explodir, tentei de tudo e não adiantou até que ela parou de vez nem ligava. Tive que trocar o sensor de rotação e dai prá frente foi só alegria. O carro virou outro. Verifique esta peça.
Abração,
Walther

Walther
15/11/2007, 09:18
O NZARDO tem esta peça.