Ver Versão Completa : Motor MWM esconde óleo?
t4_carcara
05/11/2007, 10:57
Pessoal,
tive um problema no sábado:
Fiz uma geral no meu 2.8 2001 e inclusive troquei óleo motor e filtro há, mais ou menos, 1,5 meses. Não imaginam a minha surpresa, quando parei para abastecer no sábado pela manhã e, o frentista conferiu o óleo e me mostrou a vareta seca.
Bem, chequei a capacidade do motor (7L) e do motor com troca de filtro (8L) e descobri que realmente foram colocados 7L na viatura ao invés de 8L (trocou o filtro). Então pus 1L para ver se alterava na vareta e deu no mínimo. Na dúvida, não pus mais para checar com o meu mecânico se o veículo pode estar escondendo óleo.
O problema não terminou aí...:putz:...
Quando chequei o óleo 2 horas após a viatura parada, deu excesso!! Putz, é possível isto acontecer com o acréscimo de 1L de óleo?
Chequei de novo, após 6h parada e deu no meio... Fiquei encucado, saí com o Troller, chequei de novo e deu abaixo do mínimo...
Hoje pela manhã chequei e deu pouco acima do mínimo... Não sei o que fazer!!!
O que está acontecendo? A viatura não vaza 1 gota de óleo em lugar algum e não está queimando óleo, garanto... O Troller esconde o óleo?
Alguém pode me dar uma luz :idea: (viveu algo semelhante? )?
Abr.
Carcará
Esconde sim!
E bem!
Já tomei alguns sustos no meio de algumas trilhas... Quando puxo a vareta: "Ué, cadê o óleo!?"
Vou desesperado para o posto mais proximo e quando chego lah e puxo a vareta novamente, lá está ele, no nível certinho...
Um vez no meio o tobogã, puxei a vareta e nada de óleo...
Fui direto para meu mecanico, com 255 pedras na mão, reclamando, chamando ele de tudo que é nome, e quando ele puxa a vareta para confirmar, lá está o óleo! No nivel corretinho...
Abraços.
t4_carcara
05/11/2007, 11:09
O que eu faço Abreu?
Isto é geral? Qual o melhor horário de medir então?
Tem alguma dica então?
Abr. e obrigado pela resposta rápida.
Carcará
Pessoal,
tive um problema no sábado:
Fiz uma geral no meu 2.8 2001 e inclusive troquei óleo motor e filtro há, mais ou menos, 1,5 meses. Não imaginam a minha surpresa, quando parei para abastecer no sábado pela manhã e, o frentista conferiu o óleo e me mostrou a vareta seca.
Bem, chequei a capacidade do motor (7L) e do motor com troca de filtro (8L) e descobri que realmente foram colocados 7L na viatura ao invés de 8L (trocou o filtro). Então pus 1L para ver se alterava na vareta e deu no mínimo. Na dúvida, não pus mais para checar com o meu mecânico se o veículo pode estar escondendo óleo.
O problema não terminou aí...:putz:...
Quando chequei o óleo 2 horas após a viatura parada, deu excesso!! Putz, é possível isto acontecer com o acréscimo de 1L de óleo?
Chequei de novo, após 6h parada e deu no meio... Fiquei encucado, saí com o Troller, chequei de novo e deu abaixo do mínimo...
Hoje pela manhã chequei e deu pouco acima do mínimo... Não sei o que fazer!!!
O que está acontecendo? A viatura não vaza 1 gota de óleo em lugar algum e não está queimando óleo, garanto... O Troller esconde o óleo?
Alguém pode me dar uma luz :idea: (viveu algo semelhante? )?
Abr.
Carcará
Caro Trolleiro,
Isso também aconteceu comigo, ou seja troquei óleo/filtro, vi o trocador substituir e completar o óleo, deixei o carro parado por alguns minutos e fui verificar outra vez a prova, quando puxei a vareta saiu seca, fiquei nervoso, então o trocador enfiou novamente a vareta e a mesma saiu na prova certa.
Isto se repete toda vez que preciso verificar a prova, ou seja, só na segunda puxada que dá prova. Vale lembrar que o meu Troller não baixa óleo.
O dono da empresa que troco óleo trabalha com todo os tipos de carros nacionais e importados, ele só viu isto acontecer nos Trollers.
Um abraço.
O que eu faço Abreu?
Isto é geral? Qual o melhor horário de medir então?
Tem alguma dica então?
Abr. e obrigado pela resposta rápida.
Carcará
Auhuahuah, para de olhar ué!
Kkkkk, se seu carro não baixa óleo, e vc troca regularmente (eu troco de 5 em 5mil Km), não precisa ficar olhando...
Se tiver vazando, você vai ver no chão da sua garagem.
Se vazar sem vc ver, vai acende a luz no painel, ai vc desliga o carro e pronto...
Meu carro já arriou todo o óleo do motor 2 vezes.
As 2 eu troquei o óleo no posto e o IMBECIL não apertou o filtro.
Com a trepidação, o filtro folgou, e puft, lá se foram 8 litros de óleo para o chão.
As 2 vezes acendeu a luz e eu desliguei o carro imediatamente.
Abraços.
srgrande
05/11/2007, 13:53
O que eu faço Abreu?
Isto é geral? Qual o melhor horário de medir então?
Tem alguma dica então?
Abr. e obrigado pela resposta rápida.
Carcará
Não há melhor horário e sim melhor momento, que a boa técnica recomenda ser antes do primeiro funcionamento do carro no dia p verificar os fluidos (óleos, aditivos, água) e os gases (pneus).
Caros,
Também já tive a mesma experiência de puxar a vareta e estar seca. É difícil entender o que acontece do por que a primeira puxada não tenha óleo, mas conforme o próprio manual da Troller diz o que vale como prova de nível correto é a segunda puxada da vareta. Isto é puxa a primeria, limpa, recoloca e checa na segunda puxada.
Abraços.
Wagninho
05/11/2007, 16:23
Olá irmão, boa tarde ! Sou novato no fórum e gostaria com sua licença de estar postando a minha opinião.Vc já experimentou remover a vareta de óleo durante a troca do lubrificante e recolocá-la após executar a troca. Pois se a sua vareta tiver uma boa vedação por "oring" no puxador da vareta junto a bainha ( tubo que conduz a vareta até o cárter ) e a bainha da vareta do nível de óleo do motor do Troller ficar mergulhada no lubrificante, isso sempre irá acontecer por conta de uma quantidade de ar que fica preso na bainha ( bolsão de ar ) pelo fato tbm do tubo da bainha ficar mergulhado no óleo e durante o enchimento do cárter não ser possível sangrar esse bolsão de ar. Isso acontece em outros motores, não é um fato isolado do Troller, me desculpa se estou falando besteira mas já vi isso acontecer e espero estar ajudando.
t4_carcara
05/11/2007, 16:44
Olá irmão, boa tarde ! Sou novato no fórum e gostaria com sua licença de estar postando a minha opinião.Vc já experimentou remover a vareta de óleo durante a troca do lubrificante e recolocá-la após executar a troca. Pois se a sua vareta tiver uma boa vedação por "oring" no puxador da vareta junto a bainha ( tubo que conduz a vareta até o cárter ) e a bainha da vareta do nível de óleo do motor do Troller ficar mergulhada no lubrificante, isso sempre irá acontecer por conta de uma quantidade de ar que fica preso na bainha ( bolsão de ar ) pelo fato tbm do tubo da bainha ficar mergulhado no óleo e durante o enchimento do cárter não ser possível sangrar esse bolsão de ar. Isso acontece em outros motores, não é um fato isolado do Troller, me desculpa se estou falando besteira mas já vi isso acontecer e espero estar ajudando.
Wagninho, valeu pela dica... vou tentar isto na próxima...
Pessoal, valeu pelas dicas: só para esclarecer, na primeira, segunda, terceira e na n-ésima vez, a vareta pode dar vazio ou cheio com a viatura sem operar por muito tempo.
Acho que a idéia deve ser confiar mesmo no que pus e, como já opinaram, se não vazou, então é porque tem.
Abr.
Carcará
Leo Dantas
05/11/2007, 18:36
Ola Carcará,
bem, eu atribuo esse sumisso de óleo aos doendes... é verdade... os doendes existem e adoram beber óleo de jeeps...
hehehe
Brincadeiras a parte.. Isso também acontece com a minha viatura..
Tenho um troller 2005 e sempre que vou dar uma olhada no óleo acusa baixo...
Na segunda puxada da vareta ele aparece na metade. Agora ja estou acostumando com isso, mas para mim tb de primeira foi um susto.
Abs
Leo Dantas
05/11/2007, 18:38
a proposito... Duendes... hehehe
Caro Trolleiro,
Isso também aconteceu comigo, ou seja troquei óleo/filtro, vi o trocador substituir e completar o óleo, deixei o carro parado por alguns minutos e fui verificar outra vez a prova, quando puxei a vareta saiu seca, fiquei nervoso, então o trocador enfiou novamente a vareta e a mesma saiu na prova certa.
Isto se repete toda vez que preciso verificar a prova, ou seja, só na segunda puxada que dá prova. Vale lembrar que o meu Troller não baixa óleo.
O dono da empresa que troco óleo trabalha com todo os tipos de carros nacionais e importados, ele só viu isto acontecer nos Trollers.
Um abraço.
X2!!! Estou rindo sozinho aqui... quando fui buscar o meu em BH, conferi no hotel antes de pegar a estrada e tava tudo Ok, peguei a estrada e me mandei, quando parei p/ abastecer, puxei a vareta e cadâ o óleo? Caracas meu coração quase veio na boca em pensar que tinha rodado uns 500 KM e o óleo tinha sumido. hehehe quando enfiei a vareta e puxei novamente o danado apareceu em cima da risca, ufa!!!
É isso mesmo, o lance é puxar (não verificar o nível p/ não ficar encucado), colocar de volta e ai sim pela 2ª vez puxar a vareta e verificar o nível.
Abraço.
Daniel Castanho
08/11/2007, 00:49
Depois de quebrar muito a cabeça com isso, cheguei a conclusão que isso acontece devido a pressão que se forma no "tubo" onde fica alojada a vareta. Esta pressão interna no tubo impede a entrada do óleo por baixo, onde o tubo está mergulhado no óleo do carter (é a mesma coisa de tapar uma extremidade de um canudo e mergulhá-lo em um copo de água, ou seja, a água não entra no canudo a não ser que voce tire o dedo da outra ponta).
Quando se tira a vareta pela primeira vez o ar sobe deixando assim o óleo subir "pelo tubo" até o nível do óleo do motor. E é por isso que na "segunda puxada" o óleo aparece.
Conclusão: Devemos tirar a vareta pela primeira vez para que o tubo respire e deixe o óleo subir até o nivel correto. Conte até 5 ou 10, aí então enfia a vareta novamente e mede-se o nível correto.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Daniel
Depois de quebrar muito a cabeça com isso, cheguei a conclusão que isso acontece devido a pressão que se forma no "tubo" onde fica alojada a vareta. Esta pressão interna no tubo impede a entrada do óleo por baixo, onde o tubo está mergulhado no óleo do carter (é a mesma coisa de tapar uma extremidade de um canudo e mergulhá-lo em um copo de água, ou seja, a água não entra no canudo a não ser que voce tire o dedo da outra ponta).
Quando se tira a vareta pela primeira vez o ar sobe deixando assim o óleo subir "pelo tubo" até o nível do óleo do motor. E é por isso que na "segunda puxada" o óleo aparece.
Conclusão: Devemos tirar a vareta pela primeira vez para que o tubo respire e deixe o óleo subir até o nivel correto. Conte até 5 ou 10, aí então enfia a vareta novamente e mede-se o nível correto.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Daniel
Também chegamos a está conclusão.
t4_carcara
13/11/2007, 22:58
Depois de quebrar muito a cabeça com isso, cheguei a conclusão que isso acontece devido a pressão que se forma no "tubo" onde fica alojada a vareta. Esta pressão interna no tubo impede a entrada do óleo por baixo, onde o tubo está mergulhado no óleo do carter (é a mesma coisa de tapar uma extremidade de um canudo e mergulhá-lo em um copo de água, ou seja, a água não entra no canudo a não ser que voce tire o dedo da outra ponta).
Quando se tira a vareta pela primeira vez o ar sobe deixando assim o óleo subir "pelo tubo" até o nível do óleo do motor. E é por isso que na "segunda puxada" o óleo aparece.
Conclusão: Devemos tirar a vareta pela primeira vez para que o tubo respire e deixe o óleo subir até o nivel correto. Conte até 5 ou 10, aí então enfia a vareta novamente e mede-se o nível correto.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Daniel
Daniel, eu juro para você que no meu troller o óleo aparece ou não... é aleatório...
Não tô entendendo, mas, se ele aparece de vez em quando (quando os doendes liberam) quase no máximo, então é porque tem... e daí... tô nem aí...:dance:
Mas, falando sério, na quarta, quinta, tentativa, depois de contar até 10, 30, 50, ele pode ainda não aparecer... :putz:loucura o meu motor.
Abr.
Carcará
Daniel Castanho
13/11/2007, 23:18
Daniel, eu juro para você que no meu troller o óleo aparece ou não... é aleatório...
Não tô entendendo, mas, se ele aparece de vez em quando (quando os doendes liberam) quase no máximo, então é porque tem... e daí... tô nem aí...:dance:
Mas, falando sério, na quarta, quinta, tentativa, depois de contar até 10, 30, 50, ele pode ainda não aparecer... :putz:loucura o meu motor.
Abr.
Carcará
.... então acho melhor procurar um conselheiro espiritual ! Rsss.
A sua vareta desce macia? Hummm ... ou enrrosca um pouco? O tubo poderia estar amassado ou entupido ... sei lá! Vamos ver na "achalogia" se encontramos alguma explicação!
Abraços,
Daniel
t4_carcara
14/11/2007, 01:16
A vareta não desce macia... pode ter algo relacionado a isto...
Carcará
O meu era do mesmo jeito...
Não tinha isso de na segunda vez aparecer não...
As vezes ele aparecia lah para vigésima...
Abraços.
Daniel, eu juro para você que no meu troller o óleo aparece ou não... é aleatório...
Não tô entendendo, mas, se ele aparece de vez em quando (quando os doendes liberam) quase no máximo, então é porque tem... e daí... tô nem aí...:dance:
Mas, falando sério, na quarta, quinta, tentativa, depois de contar até 10, 30, 50, ele pode ainda não aparecer... :putz:loucura o meu motor.
Abr.
Carcará
Quando se tira a vareta pela primeira vez o ar sobe deixando assim o óleo subir "pelo tubo" até o nível do óleo do motor. E é por isso que na "segunda puxada" o óleo aparece.
É isso ai Daniel,
Voce explicou como aconteceu na Física.
É isso ai Daniel,
Voce explicou como aconteceu na Física.
Isto tambem acontece comigo, o óleo NUNCA está na primeira !
Esta foi a conclusão mais convincente que até agora !!!!
Valeu,
Alcione
Isto tambem acontece comigo, o óleo NUNCA está na primeira !
Esta foi a conclusão mais convincente que até agora !!!!
Valeu,
Alcione
Caramba que frase mal feita !!!!!!!!
Eu Quiz dizer .........
ESTA FOI A CONCLUSÃO MAIS CONVINCENTE QUE ME DISSERAM ATÉ AGORA !!!!
Descurpas,
Alcione
Carlos Vinícius Calderon
19/02/2018, 23:49
Será que tem algum problema para isso estar acontecendo ?
marcos sonntag
14/07/2022, 11:14
Isso também acontece na Blazer MWM 4.07 tca. De manhã, motor frio, puxo a vareta, sai limpa. Coloco e puxo de novo sai marcando. Outras vezes, de manhã tb, a vareta sai com excesso, limpo e coloco de novo. Daí marca certo.
Pessoal,
tive um problema no sábado:
Fiz uma geral no meu 2.8 2001 e inclusive troquei óleo motor e filtro há, mais ou menos, 1,5 meses. Não imaginam a minha surpresa, quando parei para abastecer no sábado pela manhã e, o frentista conferiu o óleo e me mostrou a vareta seca.
Bem, chequei a capacidade do motor (7L) e do motor com troca de filtro (8L) e descobri que realmente foram colocados 7L na viatura ao invés de 8L (trocou o filtro). Então pus 1L para ver se alterava na vareta e deu no mínimo. Na dúvida, não pus mais para checar com o meu mecânico se o veículo pode estar escondendo óleo.
O problema não terminou aí...:putz:...
Quando chequei o óleo 2 horas após a viatura parada, deu excesso!! Putz, é possível isto acontecer com o acréscimo de 1L de óleo?
Chequei de novo, após 6h parada e deu no meio... Fiquei encucado, saí com o Troller, chequei de novo e deu abaixo do mínimo...
Hoje pela manhã chequei e deu pouco acima do mínimo... Não sei o que fazer!!!
O que está acontecendo? A viatura não vaza 1 gota de óleo em lugar algum e não está queimando óleo, garanto... O Troller esconde o óleo?
Alguém pode me dar uma luz :idea: (viveu algo semelhante? )?
Abr.
Carcará
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.