PDA

Ver Versão Completa : 13X46 + 4.1S, como fica?

Kim
04/11/2007, 23:53
Caros amigos da nação Engeseira!

Ganhei uma relação 13x46 D30, e gostaria de saber como ficaria com o 4.1s?

Hoje estou com 11x45, já está na agulha, uma 11x41, pois a 11x45 ficou boa, mais penso em melhorar, então, que tal um pulo direto para as 13x46!!!

Poderiam opinar???

O C.A. está em uma eterna revi$ão, mais a relação será para o CA, que mexerei somente depois de acertar o freio.

Aguardo opiniões!

Abraços.

Kim.

ps.: terei t-case reduzida, e não faço trilhas pesadas.

guilhermeabreu
05/11/2007, 01:13
Caros amigos da nação Engeseira!

Ganhei uma relação 13x46 D30, e gostaria de saber como ficaria com o 4.1s?

Hoje estou com 11x45, já está na agulha, uma 11x41, pois a 11x45 ficou boa, mais penso em melhorar, então, que tal um pulo direto para as 13x46!!!

Poderiam opinar???

O C.A. está em uma eterna revi$ão, mais a relação será para o CA, que mexerei somente depois de acertar o freio.

Aguardo opiniões!

Abraços.

Kim.

ps.: terei t-case reduzida, e não faço trilhas pesadas.

CARO KIM

Esta relação 13x46 DANA 30 , saiu do OPALA 6 bocas , na minha opinião acho que vc irá incorrer no mesmo erro meu , pois apesar de meu motor ser díesel , tem a perfomance parecida com o seu 4.1 , e aí juntando aerodinamica pior , pneus maiores , ACHO QUE FICARÁ MUITO LONGO , acho tb que se usar a 11x41=3,73 ficará melhor servido .

Mas é como estou fazendo , botar para ver como fica , se não gostar muda de novo . Só que para fazer esta brincadeira , mesmo tendo as relações na mão e de graça , só a mão de obra vai aí uns R$150,00 +-em cada diferencial , tem que ter folego de gato .

Sem falar que se vc ganhou a relação 13x46 DANA 30 , terá que ter ganho tb a CAIXA SATÉLITE E PLANETÁRIAS desta relação , senão vc não consegue colocar na sua , pois o tamanho é diferente .

Gerson Jacareí
05/11/2007, 08:40
Bom dia Kim , Estou usando esta configuração motor 4.1 , cambio 4 marcha da toyota e relação 13/46 , no meu caso ficou perfeito , vai bem nas estradas +/- 100 / 120 km sem forçar o motor , nas trilhas faço em terceira , segunda reduzida , só mais um detalhe o motor foi rebaixado o cabeçote e colocado pistões forjados .

abraços

Kim
05/11/2007, 13:40
Grannnde Dr. Guilherme!

Bem, o conjunto é completo, é retirar um e colocar outro, a MO é minha!

Fala Jerson!

Você está usando o câmbio da Toy, certo?

Se não me engano, a 4ª da toy e a 5ª do engesa são 1:1, então pergunto:
Como se comperta o motor quando na estrada?

Como o Dr. Guilerme mencionou, tenho medo de ficar frouxo...

Mais, muito obrigado pelas opiniões!:concordo:

Fico aguardando mais!

Abraços.

Kim.

Luca
05/11/2007, 18:16
..., pois a 11x45 ficou boa, mais penso em melhorar, ...
Kim,
A relação 11 x 45 está "curta" ou "longa"? Por que você fala em "melhorar"?
Pergunto isso, pois o Encrenca vai sair com 4.1 e diferencial 9 X 37, de Band, cuja relação é muito próximo da do seu Engesa. Gostaria de saber de antemão, pelo que devo esperar:roll:.
[]´s

guilhermeabreu
05/11/2007, 20:31
KIM

Com a experiencia do GERSON , continuo achando que a 11x41 ficará melhor .

A do GERSON , ele esta satisfeito , mas ele mexeu no motor , aumentou qto de potencia? não sabemos , mas com certeza , esta mais bravo do que já é .

No meu caso KIM , não é que a 13x46 ficasse ruim na estrada não , é simplesmente que o motor não aguenta chegar aos 3.600 rpm que é a rpm de potencia máxima sem esquentar , e nas retomadas para ultrapassagem (COM SEGURANÇA ) , fica muito lerdo , ex: de 100 km/h para 130 km/h demora um século , ainda mais que eu experimentei ele com a relação original 9x44 = CANHÃO , aí só fico lembrando disto . Acredito que como esta relação , estou forçando o motor por estar longo demais para ele .

Se eu fosse um velho que gostasse de andar a 80tinha , estaria ótimo , só que eu sou um velho arrojado , ligeirinho , me da agonia ter que demorar para ultrapassar na estrada (COM SEGURANÇA ) tendo um motor lerdo , pq eu fiz ele ficar lerdo .

Então , estou encurtando a relação por ísto , cada um tem o seu jeito de andar , o meu é rápido , logo , estou encurtando a relaçao do meu para 12X47 , para ver como fica , sabendo que não posso mudar mais pq o diferncial dianteiro optei pelo original DANA 30 mesmo .

Lembrando : Não estou discoradando da opinião do GERSON .

OBS : COMO VC TEM TUDO NA MÃO E NÃO TE CUSTA NADA DE MÃO DE OBRA , " NÃO CUSTA NADA VC TER ESTE TRABALHO PARA VC CHEGAR AS SUAS PRÓPRIAS CONCLUSÕES COM A 13X46 " .

Kim
05/11/2007, 23:44
Caro Luca!

Eu achei a 11x45 boa, mais na minha região a topografia e relativamente plana, então, pensando em diminuir o consumo e ficar com um jipe mais estradeiro, penso em colocar as 11x41, apareceu uma 13x46 (ganhada), então pedi uma opinião.

Já formei a minha, não trocarei.

Ficarei com as 11x41.

Grannnde Dr. Duilherme.

Compreendo seu ponto de vista em relação a relação e, corroboro com suas idéias.

Obrigado a todos até o momento.

Abraços.

Kim.

Hugo4x4
07/11/2007, 02:39
Kim,

No anexo tem uma tabela onde o que Guilherme fala o podemos expressar com números, as duas primeiras colunas são do Engesa dele a primeira com a configuração atual e segunda com a mudança da relação do diferencial, se observa uma melhora em relação a trilhas onde Nreq/N (Tmáx) cai de 0,54 para 0,49 e uma diminuição na velocidade final para valores compatíveis com o veiculo obtendo benefícios na estrada. A 3ª, 4ª e 5ª colunas são da tua viatura observamos que Nreq/N (Tmáx) piora de 0,52 até 0,6 quando se pensa em alongar a relação do diferencial e a velocidade máxima aumenta de 146,79 até 169,6. Jerson (6ª coluna) ao trocar o câmbio e supondo que trocou também à transferência melhorou a relação original Nreq/N (Tmáx) para 0,42 e aumentou a velocidade final ficando com o mesmo valor ruim da 5ª coluna de 169,7 Km/h, neste caso ele "envenenou" o motor para compensar esta perda nas estradas. Na 7ª coluna troquei a relação do diferencial de Jerson e vejo que sem mexer no motor fica com valores ótimos. Os valores ótimos que observo para Nreq/N(Tmáx) estão entre 0,3-0,4 e para jipes modernos a veloc.máx de 140-150 Km/h.

Kim
08/11/2007, 14:55
Caro Hugo4x4!

Muito obrigado pela tabela!

Só respodi agora, pois fiquei analisando a mesma, e acabei comcluindo que a 13x46 realmente ficará longa em demasia a relação.

A 11x41 ficará ideal mesmo, o que também posso dizer para o Gerson, onde trabalhará na faixa ideal de torque do 6aõ!

O Dr. Guilherme, com a troca da relação para 12x47, também ficará bom, tirará bastante proveito do motor e, o principal, sem esquentar.

Novamente, muito obrigado.

Kim.

CARLOS SIQUEIRA
08/11/2007, 21:36
Caro Hugo, sua tabela despertou-me uma curiosidade :pensativo:!!! Estou terminando a montagem de um Q20b turbinado no meu F1, segundo o mecânico, turbina herdada da mercedes, com relações 13x46. Como não tenho os dados técnicos deste motor :cry:, não posso usufruir da sua tabela. Pergunto: com esta configuração, qual seria o maior pneu que poderia usar(no momento tenho WRANGLER 275X75X16), lembrando que não uso o mesmo em trilhas e pretendo fazer passeios/viagens longas, onde o desempenho em estrada seria o objetivo principal, e que não pretendo mudar:discordo: as relações $$$$. Caso também não disponha dos dados, peço ajuda aos amigos que puderem colaborar:dance:.

[]'s Carlos Siqueira

GH
08/11/2007, 23:30
Amigos,

A Camper 4.1 saía da fábrica com 13x46.
Nas minhas duas usei pneus 33 com essa relação sem problema algum.
Ótima para viajar e para trilha também.

Talvez o Engesa, por ser mais alto e menos aerodinâmico, sofra um pouco, mas eu disse TALVEZ...

CAVESO
09/11/2007, 01:44
Kim,

No anexo tem uma tabela onde o que Guilherme fala o podemos expressar com números, as duas primeiras colunas são do Engesa dele a primeira com a configuração atual e segunda com a mudança da relação do diferencial, se observa uma melhora em relação a trilhas onde Nreq/N (Tmáx) cai de 0,54 para 0,49 e uma diminuição na velocidade final para valores compatíveis com o veiculo obtendo benefícios na estrada. A 3ª, 4ª e 5ª colunas são da tua viatura observamos que Nreq/N (Tmáx) piora de 0,52 até 0,6 quando se pensa em alongar a relação do diferencial e a velocidade máxima aumenta de 146,79 até 169,6. Jerson (6ª coluna) ao trocar o câmbio e supondo que trocou também à transferência melhorou a relação original Nreq/N (Tmáx) para 0,42 e aumentou a velocidade final ficando com o mesmo valor ruim da 5ª coluna de 169,7 Km/h, neste caso ele "envenenou" o motor para compensar esta perda nas estradas. Na 7ª coluna troquei a relação do diferencial de Jerson e vejo que sem mexer no motor fica com valores ótimos. Os valores ótimos que observo para Nreq/N(Tmáx) estão entre 0,3-0,4 e para jipes modernos a veloc.máx de 140-150 Km/h.

Ótimo material Hugo!

Valeu pela grande colaboração!

Hugo4x4
10/11/2007, 00:05
Caro Hugo, sua tabela despertou-me uma curiosidade :pensativo:!!! Estou terminando a montagem de um Q20b turbinado no meu F1, segundo o mecânico, turbina herdada da mercedes, com relações 13x46. Como não tenho os dados técnicos deste motor :cry:, não posso usufruir da sua tabela. Pergunto: com esta configuração, qual seria o maior pneu que poderia usar(no momento tenho WRANGLER 275X75X16), lembrando que não uso o mesmo em trilhas e pretendo fazer passeios/viagens longas, onde o desempenho em estrada seria o objetivo principal, e que não pretendo mudar:discordo: as relações $$$$. Caso também não disponha dos dados, peço ajuda aos amigos que puderem colaborar:dance:.

[]'s Carlos Siqueira

Carlos,

Na pesquisa encontrei uma parte do manual da Bonanza 91 com motor Q20B-4 de onde extrai os dados para o comparativo, não sei estes dados correspondem a teu motor, mais até alguém aparecer com valores melhores anexo à tabela onde as duas ultimas colunas está teu Engesa. Podemos observar que com a combinação fica difícil uma configuração boa para estrada, resultando a velocidade máxima baixa e para manter os 100 km/h o motor trabalhará "forçado" a 82% da rotação máxima com os pneus 275/75/16, com pneus 35" melhora um pouco (75%) mais tem uma piora na arrancada. Este valor deveria estar entre 65-70%.

guilhermeabreu
10/11/2007, 00:56
HUGO4X4

Caro cunhado , vc com sua tabela teórica , que esta batendo com a mesma opinião minha que estou tendo na prática , mas no caso do CARLOS SIQUEIRA , eu tb acho que sem ele mudar a relação ficará difícil de chegar a um bom desempenho , os pneus dele regula +- com os 31" no diametro , e realmente terá que colocar um pneu muito grande para ficar bom para o asfalto .

Logo CARLOS , acho que deve mudar a relação original .

OBS : Vc não informou se o seu Q20B é original do carro , e se for qual a relação que esta com ele , minha opinião seria esta que falei considerando que ele esteja com a relação 9x44 .

CARLOS SIQUEIRA
10/11/2007, 01:43
Guilherme e Hugo, grato pelas avaliações. Para melhorar as informações: 1) meu F1 era originalmente GM 4 cilindros, com relação 9x44; 2) meu pneu atual é 265 x 75 x 16, e não 275.
Tenho informações de um F1 com o mesmo motor mas sem turbina e com pneus 33', que não rende muito na estrada e que seu proprietário gostaria de trocar as 13 x 46 por 13 x 43.
Quanto a tabela, a potência seria esta, mesmo turbinado? Até agora ninguém soube informar-me.

[]'s Carlos Siqueira

Kim
10/11/2007, 09:45
Caro CARLOS SIQUEIRA!

IMHO, a 13x43 ficará com uma relação muito longa para o Engesa.
Penso eu, que se ele mandar dar um trato bem legal na bomba injetora, talvez o motor trabalhará melhor!

abraços.

Kim.

Hugo4x4
10/11/2007, 20:57
Guilherme e Hugo, grato pelas avaliações. Para melhorar as informações: 1) meu F1 era originalmente GM 4 cilindros, com relação 9x44; 2) meu pneu atual é 265 x 75 x 16, e não 275.
Tenho informações de um F1 com o mesmo motor mas sem turbina e com pneus 33', que não rende muito na estrada e que seu proprietário gostaria de trocar as 13 x 46 por 13 x 43.
Quanto a tabela, a potência seria esta, mesmo turbinado? Até agora ninguém soube informar-me.

[]'s Carlos Siqueira

Carlos,
A combinação de pneu 33" com diferencial 13x43 e a mesma da ultima coluna apresentada na tabela com pneus 35" e relaçaõ 13x46.
Os dados na tabela para o Q20B-4 são do motor aspirado, anexo um comparativo de este motor com os Maxion onde você pode observar que colocando a turbina o S4 tem um aumento de potência de 30% e torque de 36%, valores que você com um trabalho parecido poderá alcançar, mais isto não resolve o problema para sua viatura ficar boa na estrada.

Marco Saldanha
11/11/2007, 01:00
Meu carro esta com motor 4.1 e pneus 33 com relação 46/13 e não tenho o que reclamar .Na estrada corre mais que deve e para trilha vai bem, falta uma reduzida para vc trabalhar melhor como na areia da praia que aqui no Rio ela e muito macia e para obstáculos mais radicais.Meu próximo objetivo e colocar uma reduzida, só não sei qual seria melhor com baixo custo.

CARLOS SIQUEIRA
13/11/2007, 22:41
Caro Hugo, obrigado pela orientação:concordo:. Abusando um pouco mais da sua informação:putz: e matando de uma vez:mrgreen:, com minha curiosidade, por favor lance os valores na tabela, pois não consegui deduzir as fórmulas utilizadas na planilha:oops:, e como foi enviada em word, não consigo acesso, com as seguintes situações: 1) substituir a potência para 113CV nas colunas existentes e corrigir o diâmetro dos pneus para 265, assim terei a simulação da configuração atual; 2) simular uma coluna com a relação sugerida pelo Guilherme (47X12), com pneus 33". Estou pensando, mai$$$$$ tarde em trocar ambo$$$$$, e gostaria de saber como ficaria. Falando em relação, de quem seria herdada estas 47X12:shock:?

[]'s Carlos Siqueira.

Hugo4x4
14/11/2007, 00:29
Caro Hugo, obrigado pela orientação:concordo:. Abusando um pouco mais da sua informação:putz: e matando de uma vez:mrgreen:, com minha curiosidade, por favor lance os valores na tabela, pois não consegui deduzir as fórmulas utilizadas na planilha:oops:, e como foi enviada em word, não consigo acesso, com as seguintes situações: 1) substituir a potência para 113CV nas colunas existentes e corrigir o diâmetro dos pneus para 265, assim terei a simulação da configuração atual; 2) simular uma coluna com a relação sugerida pelo Guilherme (47X12), com pneus 33". Estou pensando, mai$$$$$ tarde em trocar ambo$$$$$, e gostaria de saber como ficaria. Falando em relação, de quem seria herdada estas 47X12:shock:?

[]'s Carlos Siqueira.

Carlos,

Anexo a planilha atualizada.

CARLOS SIQUEIRA
15/11/2007, 19:28
Valeu Hugo:concordo:!!!! Pelo que pude avaliar, a relação proposta pelo Guilherme, não servirá para mim. Acho que devido a baixa rotação do "perkinho", que limita muito a velocidade final. Não entendi a queda da velocidade final na coluna com correção do diâmetro do pneu(menor), pois seria compensada pelo aumento da potência(turbina) em +/- 30% como você falou. A melhor configuração continuou sendo (sem turbina) com pneus 35":shock:???!!! Por favor, poderia simular com a relação 46X13, pneus 33" e 113CV, pois esta será a configuração que montarei. Não posso mudar para rodas 15", devido as pinças de Toyota que instalei no eixo dianteiro, e não sei se existe pneu$$$ maiore$$$ para rodas 16". Em termos de relações, as 43X13 e 47X12 estariam descartadas, existiriam outras possíveis?

[]'s Carlos Siqueira

Hugo4x4
15/11/2007, 20:20
Valeu Hugo:concordo:!!!! Pelo que pude avaliar, a relação proposta pelo Guilherme, não servirá para mim. Acho que devido a baixa rotação do "perkinho", que limita muito a velocidade final. Não entendi a queda da velocidade final na coluna com correção do diâmetro do pneu(menor), pois seria compensada pelo aumento da potência(turbina) em +/- 30% como você falou. A melhor configuração continuou sendo (sem turbina) com pneus 35":shock:???!!! Por favor, poderia simular com a relação 46X13, pneus 33" e 113CV, pois esta será a configuração que montarei. Não posso mudar para rodas 15", devido as pinças de Toyota que instalei no eixo dianteiro, e não sei se existe pneu$$$ maiore$$$ para rodas 16". Em termos de relações, as 43X13 e 47X12 estariam descartadas, existiriam outras possíveis?

[]'s Carlos Siqueira

Carlos,

A velocidade final está em função da rotação máxima do motor em combinação com a redução total e o diâmetro do pneu, com a turbina se consegue colocar mais ar e com isto mais combustível se obtendo maior força em cada detonação ou seja aumentamos o Torque. Para aumentar a rotação do motor exige uma preparação específica alterando entre outras a relação de compressão, ângulos do comando de válvulas, etc. Em teu caso para ter uma maior velocidade final tem que ter a menor redução no diferencial e o maior diâmetro de pneu, com estas alterações o carro piora nas arrancadas, então instalando uma turbina você melhora isto com o aumento do torque

CARLOS SIQUEIRA
16/11/2007, 19:21
Hugo:concordo:, muito obrigado pela paciência em detalhar as informações e simulações. Optei pelo "perkinho", sabendo das suas limitações:oops: mas, confiando em sua durabilidade e baixa manutenção:dance:, sem dispositivos eletrônicos e etc, em resumo, um custo benefício bom. Pretendo tirar o melhor proveito dele, por isto é que te "enchi o saco" :mrgreen: com tantas perguntas e simulações, terminarei a montagem e mais tarde tentarei adaptar um intercooler, se necessário, para ganhar alguns cavalinhos a mais. Participo do fórum a algum tempo, e é este tipo de camaradagem e seriedade que o faz crescer e fortacer os fanáticos por 4x4 :twisted: como nós, independente das opniões contrárias da patroa, e outros que nos chamam de loucos :shock:.

[]'s Carlos Siqueira

Hugo4x4
16/11/2007, 20:54
Carlos,

Ótima conclusão de que à velocidade cruzeiro de 100 km/h em um 4x4 é bom demais, lembrando que tem ainda uma enorme potencialidade para curtir lugares que outros normais não conseguem chegar, vivam os loucos!!!

CAVESO
16/11/2007, 22:21
Carlos,

Ótima conclusão de que à velocidade cruzeiro de 100 km/h em um 4x4 é bom demais, lembrando que tem ainda uma enorme potencialidade para curtir lugares que outros normais não conseguem chegar, vivam os loucos!!!

Hugo e xará,

X2!!!!

Seu cunhado Guliherme Abreu não vai concordar conosco, afinal, ele gosta de pisar fundo no "Coração Valente", esse jipe fantástico, que tive a honra de pilotar aqui na minha cidade (só não tive coragem de pisar quando o Guilherme mandou, rs).

Também sou da opinião que jipe é pra andar a 100 km/h em velocidade de cruzeiro.

É a velocidade que normalmente ando de carro...

Abraços

guilhermeabreu
17/11/2007, 22:10
CARO AMIGO CAVESO

Não é bem assim não , CONCORDO com todos vcs qto a velo dos 4x4 .

É que no meu caso é complicado , sou médico como vc sabe , estou SEMPRE atrasado , trabalho em cidades a 50km daqui , LOGO , tenho que andar sempre RAPIDINHO para não chegar atrasado demais , e com o tempo 30 anos , vc acostuma a andar só neste rítmo , aí qdo vc anda com alguem ou da carona a alguem , estas pessoas acham que sou doido .
Aí eu respondo que não sou doido , EU SOU 4X4 , acho que por estas e outras ( descer barrancas , atravessar rios não é HUGO4X4 lá no IMBÉ ,atoleiros bravos , erosões enormes ) que nós 4x4 temos fama sermos meio doidos .

HUGO4X4

Aproveitando o espaço , troquei a relação de 13x46 = 3,54 para a 12x47 = 3,92 .
Deu para observar a melhora nas retomadas , mas não é aquilo ainda que eu esperava , gostaria de ENCURTAR um pouco mais . Vc tem esta tabela que nos da todos os números nescessários , e eu trocando , gastando , e chegando as conclusões na pratica , é muito mais dolorido $$$$$$$$ do que usar sua tabela que é custo zero .

Mas eu não tinha muita opção , pois o diferencial dianteiro meu , é o DANA 30 . E eu não sabia que tinha e tb não perguntei aqui no FÓRUM quais as outras relações existentes para o DANA 30 . Mas por incrível que possa parecer , qdo estava trocando a relação da frente DANA 30 , a tampa do diferencial estava com uma trinca , e no mecanico que eu estava , ele tinha um diferencial jogado num canto de um jipe antigo não sabendo de qual era . RETIROU a tampa para colocar no meu e : QUAL A MINHA SURPRESA : O interior do diferencial DANA 30 estava ZERO e tinha a relação 11X47 = 4,27 , AÍ ME DEU AGONIA .

Abusando tb da sua boa vontade , coloca aí para mim nesta sua coluna o comparativo do meu CORAÇÃO VALENTE com a relação antiga 13x46 = 3,54 , a atual 12x47 , e com esta nova descoberta de 11x47 , para eu fazer um comparativo e ver a velocidade final neste caso e as outras medidas que a tabela nos dá .

Abração a TODOS .

HUGO4X4 , Se eu não conhecesse seu PITBULL como esta , ACHO que vc iria até trocar o seu por um ENGESA , pois ACHO que vc esta GOSTANDO MUITO DE ESTAR COM NÓS " ENGESEIROS " .

Mas o seu CJ 5, é o verdadeiro " PITBULL " mesmo .

CAVESO
17/11/2007, 22:35
Grande Dr. Guilherme, tudo bem?

O Kim está fazendo uma adaptação legal: colocando a bola de um dana 44 no eixo dana 30 do engesa (mesmo esquema que o Igor da rota está fzendo na forma de Kit).

Quando tiver que mexer em seu eixo dianteiro, é uma opção a pen$$$ar...

guilhermeabreu
18/11/2007, 00:25
CAVESO

Tudo bem por aqui , realmente é uma ótima opção , já fiz contato com o ÍGOR , fica algo em torno de trucentos$$$$$$$$$$$$$$$$$ , brabeira , mas fica o ideal . Devo fazer mas num futuro longe ainda .

Kim
18/11/2007, 01:16
E ai galera da nação Engeseira!!!

Como o CAVESO citou, a troca começou, só tá meio parado porque o torneiro está com muito serviço (cara bom é f0d@).

O que posso adiantar, é que quando optarem pela troca, comprem um diferencial trazeiro CANELA FINA, pois o tubo tem exatamente o mesmo diâmetro. e o valor é bem menor

No meu caso, será retirado os tubos da bola (opção do torneiro) e colocado os tubos do engesa na bola D44, diminuindo um pouco o lado maior, pois são diâmetros diferentes de bolas.

Sobre os semi-eixos, estou usando o chavetado, onde será feito um trabalho nele para colocar as luvas de cruzeta do engesa.

Será reaberta a bucha da ponta da carcaça para o semi-eixo entrar, pois é alguns milímetros maior o diâmetro.

Sobre os retentores, que serão a quantia de quatro, sendo dois ao lado do rolamento de coroa e dois nas pontas da carcaça, usarei o retentor original do jeep canela fina, bastando refazer seu assento nos devidos lugares. (é o retentor de coroa do jeep canela fina mesmo).

Havia comprado uma F75 somente por causa dos eixos e, estou vendendo o eixo dianteiro da F, pois quero continuar com os munhões do engesa, que são de aço forjado, bem mais resistentes e aceitão solda, coisa que o munhão do willys não acita bem, devido a ser ferro fundido.

Olhe em Fotim, no final das mesmas tem umas fotos dos diferenciais.

Quando tiver mais novidades, postarei.

A propósito, tenho uma relação 13x46 para trocar na "orelha" numa original do engesa (8x39), mais lembreando que tem que ser com a caixa satélite e planetárias.

Abraços.

Kim.

Hugo4x4
18/11/2007, 08:18
Guilherme,
O pensamento voltado para a melhoria continua feito com prazer é o fascinante de este mundo 4x4 independente da marca. Falando de doido ontem fizemos rapel de jipe, estávamos em uma trilha e nos deparamos com uma descida muito íngreme, para sair do enrosco passamos duas voltas de corda em um poste e descemos os jipes amarrados. Anexo à tabela na qual na primeira coluna coloquei os dados do Marruá para você comparar com uma viatura atual.

guilhermeabreu
18/11/2007, 13:32
GRANDE HUGO4X4

Vc esta por aí agora em ?

Brigadão pela tabela , a conclusão que cheguei é que como esta agora não esta tão ruim , pois com a 11x47 , eu melhoraria nas arrancadas/retomadas , mas prejudicaria muito na velo final .

Como vc sabe ando bem mais em asfalto/estradas do que trilhas , e a minha velo cruzeiro é 110/130 Km/h , aí com a 11x47 eu teria que andar quase sempre num giro de tolerancia máxima aceitável que não seria ideal para a durabilidade do motor .

Vou ver se o meca troca estas 11x47 do DANA 30 dele pelas 13x46 do meu só para ficar guardado , pois é mosca azul , e vou ficando no uso das 12x47 , pois usei esta relação só uma viagem , vou usar mais tempo para analizar melhor , nesta concepção a 3.000 rpm estarei a 121 Km/h , esta muito bom tanto na veloc. qto no rpm . E com 11x47 a 3.000 rpm estarei a 110Km/h que é um pouco baixa para meu uso e para andar a 120 Km/h estaria passsando dos 3.000rpm que não seria bom para nenhum motor díesel , a nível de durabilidade .
Valeu mesmo sua tabela , estamos quase na hora das férias , estou aguardando vcs por aqui , fui pescar na bahia neste fds .

[]ÇÃO

zguilherme
20/11/2007, 17:40
opa pessoal... me intrometendo no topico, acho q voces estao mais informados q eu, pois sou bem novato com engesa...

reformando o Enzéza descobri q a relação do diferencia traserio é 13/43 = 3.3, sendo q meu motor é um q20b turbinado, pneus 33x12.5 aro 15... e cambio 4 marchas toy, meu jipe nao sai dos 80, no maximo 90... qual o diagnostico? queria q chegasse aos 100, portanto fico pensando na relacao, pra chegar aos 90 o motor quer pular pra fora do cofre...

oq me dizem? abracos

ze

Hugo4x4
20/11/2007, 20:27
ZGuilherme,
Verifica a relação do diferencial e descreve a transferência que está acoplada no câmbio.

Hugo4x4
20/11/2007, 21:16
ZGULHERME,
Se você confirma os valores da tabela anexa, com o motor em boas condições a 100 km/h o regime do motor estará a 75% do máximo, podendo atingir uma velocidade máxima de 135 km/h.

GH
20/11/2007, 22:57
opa pessoal... me intrometendo no topico, acho q voces estao mais informados q eu, pois sou bem novato com engesa...

reformando o Enzéza descobri q a relação do diferencia traserio é 13/43 = 3.3, sendo q meu motor é um q20b turbinado, pneus 33x12.5 aro 15... e cambio 4 marchas toy, meu jipe nao sai dos 80, no maximo 90... qual o diagnostico? queria q chegasse aos 100, portanto fico pensando na relacao, pra chegar aos 90 o motor quer pular pra fora do cofre...

oq me dizem? abracos

ze

Zé,

3,30 é pouco. As Camper S4T saíram com 3,07, 2,92 e até 2,72.
Como o Q20B turbo fica bem parecido, sugiro pelo menos a 3,07 (14x43 do Maverick V8 e F-1000 92 turbo no D44 e do Diplomata 250-S no D30).

CARLOS SIQUEIRA
21/11/2007, 03:00
Caro Hugo, uma correção, a potência com turbo, do q20b seria +/- 113cv e não 87, como está na tabela.

[]'s Carlos Siqueira.

zguilherme
21/11/2007, 11:45
Pessoal obrigado pela ajuda...

entao segue a relacao do meu veiculo....

na parte FROTA, procurem por Enzéza. http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=495267#post495267

mas...

motor q20b turbinado
cambio 4 marchas toyota
t-case toyota
diferencial traseiro d44 13/43=3.3
pneus 33'', 12,5
aros 15

engraçado, com a tabela q voces me passaram (agradeco pela ajuda e muito), a velocidade final condiz com o q o proprietario alegou... agora, comigo o bixim ta arrastando... agora, pq sera... nao consigo imaginar.

Talvez a bomba injetora? q inclusive comecou a engasgar na hora de desligar... ela nao corta totalmente o combustivel ae vc tem de ficar procurando um ponto com a chave pra ela corta....

Talvez ela esteja cortando a injecao de diesel antes... nao sei...:pensativo:

como falei, o danado nao passa de 90km/h (isso na descida) :x

valeu pessoal... sou muito novato e as dicas estao me salvando.

dalmo cruz torres
22/11/2007, 15:45
Pessoal, alguém tá rodando com o MWM 2.8 e cambio 240V ?

Hugo4x4
23/11/2007, 07:04
Caro Hugo, uma correção, a potência com turbo, do q20b seria +/- 113cv e não 87, como está na tabela.

[]'s Carlos Siqueira.

Carlos,
No comparativo entre o motor S4 e o S4T vi que se consegue um aumento de potência de 30% e torque de 35% colocando nesse motor aquela determinada turbina, para o Q20B-4 comentei que poderia chegar nesses % fazendo um trabalho parecido, na última tabela estou supondo 109 cv (+25%) e torque 38 kgfm (+30%), para ter o valor real devemos medir em bancada de teste após introduzir as modificações.

dalmo cruz torres
23/11/2007, 10:25
Hugo, será que v/c pode me ajudar a calcular a melhor relação para o diferencial da minh F-75?
Aí vão os dados dela. Motor 150Cv a 3500Rpm, e 40.2Kg/F a 2100Rpm. Pneus de 31". A minha dúvida é, para mander uma velocidade de cruzeiro na caso dos 110Km/h qual a relação de diferencial mais adequada?

guilhermeabreu
23/11/2007, 14:43
DALMO CRUZ TORRES

Eu estou andando assim , agora com relação 12x47 = 3,92 , esta boa esta relação , ando a 121 Km/h com 3.000 rpm .

dalmo cruz torres
23/11/2007, 18:05
Guilherme, qual o cambio que usa no seu jipe? e pneus? Acho que 120Km/h está de bom tamanho para a minha camionete, será que com relação 12x47 no cambio 240V fica bom?

Kim
23/11/2007, 21:42
Dalmo, olha aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34295

É uma S10 2.8, olhe que na foto tem a marca da 11 47.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
23/11/2007, 22:13
CARO DALMO

Respondi sua pergunta anterior , mas vai lá novamente : estou andando com o ENGESA com cambio CLARK 240 V original dele com motor MWM 2.8 , pneus 33" e a 120Km/h esta com 3.000 rpm , e relação de diferencial 12x47 = 3,92 .

dalmo cruz torres
24/11/2007, 12:36
Ghilherme, desculpa, eu não tinha visto que rodava com o 240v e com pneus 33". Valeu pela explicação.

Hugo4x4
24/11/2007, 15:20
Hugo, será que v/c pode me ajudar a calcular a melhor relação para o diferencial da minh F-75?
Aí vão os dados dela. Motor 150Cv a 3500Rpm, e 40.2Kg/F a 2100Rpm. Pneus de 31". A minha dúvida é, para mander uma velocidade de cruzeiro na caso dos 110Km/h qual a relação de diferencial mais adequada?

Dalmo,

Na tabela em anexo vejo uma boa opção à terceira coluna com a relação do diferencial de 41/13= 3,73.

dalmo cruz torres
24/11/2007, 17:09
Valeu Hugo, os dados foram certo, mesmo que aparente estranho, meu motor é diesel, um MWM Sprint 3.0.
Valeu

Hugo4x4
24/11/2007, 17:52
Valeu Hugo, os dados foram certo, mesmo que aparente estranho, meu motor é diesel, um MWM Sprint 3.0.
Valeu

Dalmo,

Por ser uma planilha Excel o que interessa são os números que inserimos nas células, adotei os valores indicados por você para o cálculo e pedi a os moderadores corrigirem a marca do motor e o combustível para ficar certo.

dalmo cruz torres
24/11/2007, 23:44
Hugo, valeu, eu tinha visto que os dados batendo não tinha outra influencia no resultado final.
Como saber qual é a rotação ideal do motor para viagens? Eu pensei em colocar na mesma faixa de rotação em que aparece o torque máximo do motor , é essa a melhor reverencia?

guilhermeabreu
25/11/2007, 11:33
DALMO

A rpm ideal para a velocidade cruzeiro , é em torno de 70% da rpm de potencia máxima .

De uma forma geral , a grosso modo de falar , vc não deve andar em velocidade cruzeiro continuamente acima de 3.000 rpm em MOTORES A DÍESEL , lógico que tem variações de tipos de motores a díesel com suas faixas de rpm ideais diferentes uns dos outros .

Mas se vc andar até com 3.000 rpm em qquer motor díesel , vc não estará prejudicando o mesmo .

Hugo4x4
26/11/2007, 00:36
Hugo, valeu, eu tinha visto que os dados batendo não tinha outra influencia no resultado final.
Como saber qual é a rotação ideal do motor para viagens? Eu pensei em colocar na mesma faixa de rotação em que aparece o torque máximo do motor , é essa a melhor reverencia?

Na tabela está v1= 100 km/h que representa bem a velocidade permitida nas estradas do pais e a rotação do motor a esta velocidade, a seguir tem a relação entre esta rotação e a rotação máxima do motor. Esta relação para carros 4x4 com interesse para fora de estrada é próxima de 0,7 e para rodar em estradas perto de 0,6. O torque máximo ou força máxima deve estar disponível em casos de, por exemplo, subidas íngremes em serra, para manter a velocidade de cruzeiro em estradas a força necessária é bem menor que o caso citado anteriormente e é gasto em grande parte para vencer o atrito do ar.

dalmo cruz torres
27/11/2007, 13:54
Hugo, muito obrigado pela explicação e paciencia comigo. Só para terminar, a configuração atual dos eixos da minha camionete é 8x43 , v/c lança pra mim essa relação na planilha(com os dados que te passei antes) só por curiosidade?

dalmo cruz torres
27/11/2007, 20:03
Hugo, fiz um pequeno erro ao te passar os dados da minha redução, ela é 5.89 (9x53), não vou ter como escapar, vou ter que trocar mesmo.

Hugo4x4
28/11/2007, 22:49
Dalmo,

Tem que trocar mesmo, se não a tua viatura vira um verdadeiro trator.

dalmo cruz torres
28/11/2007, 23:42
Valeu Hugo.