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Ver Versão Completa : Quilometragem para fazer motor da Ranger 2.5



aoliveira
04/11/2007, 16:57
Pessoal, estou olhando Ranger CD 2.5 diesel 4x4 para comprar e percebi que praticamente todas (senão todas) estão com quilometragens acima de 120.000 km. Sei que motores diesel tem durabilidade grande, mas queria saber com qual quilometragem costuma ser necessário refazer o motor, e que cuidados devo tomar ao comprar uma ranger com essa quilometragem para não ter dores de cabeça.

Edintruder
04/11/2007, 18:19
Dependendo do uso e do cuidado, pode chegar aos 400.000 km como pode chegar a 300.000 km.
120.000km está numa kilometragem relativamente baixa. Tenta descobrir quem era o antigo proprietário e verifica qual km a Ranger dele estava quando vendeu para conferir com a km que está indicando no painel. Se estiver correta pode comprar pois tem cerca de mais 2/3 de vida ainda.
Porém é sempre relativo. A minha está com 95000 e está uma maravilha, assim como tem Ranger por esse fórum com 235000 e está em ótima forma também.

Pequeno jr
04/11/2007, 18:22
A minha esta com mais de 280.000 originais. Apenas embreagem trocada com 220.000 até hj.

RTDI4
04/11/2007, 20:08
caramba, esse forum vicia, adoro acompanhar estes tipos de topicos qd fala do 2.5 maxion =]:p

aoliveira
04/11/2007, 21:56
Aproveitando o tópico, vi uma Ranger XLT 2.5 00/00 pra vender, não pude falar com o dono nem ver o motor, mas externamente tá super bem conservada (o interior parecia bom também, mas só pude ver pela janela :grin:). R$35mil tá um bom preço, não tá?
Quais são os ítens que a versão XLT tem de série nesse ano?

Pequeno jr
04/11/2007, 22:20
Aproveitando o tópico, vi uma Ranger XLT 2.5 00/00 pra vender, não pude falar com o dono nem ver o motor, mas externamente tá super bem conservada (o interior parecia bom também, mas só pude ver pela janela :grin:). R$35mil tá um bom preço, não tá?
Quais são os ítens que a versão XLT tem de série nesse ano?

Em comparação com BSB ta no preço sim. Aqui 99/00 é vc encontra de 33 a 38mil latinhas. Depende sempre é do estado de conservação, km/rodados e etc.

shimomoto
04/11/2007, 23:49
Dependendo do uso e do cuidado, pode chegar aos 400.000 km como pode chegar a 300.000 km.
120.000km está numa kilometragem relativamente baixa. Tenta descobrir quem era o antigo proprietário e verifica qual km a Ranger dele estava quando vendeu para conferir com a km que está indicando no painel. Se estiver correta pode comprar pois tem cerca de mais 2/3 de vida ainda.
Porém é sempre relativo. A minha está com 95000 e está uma maravilha, assim como tem Ranger por esse fórum com 235000 e está em ótima forma também.

É isso ai mesmo Edi;

Um Maxion bem cuidado anda muiiiito....

Um conhecido meu tinha uma CS 2.5 que ele comprou com 70 mil km (quilometragem essa que ele duvidava).

Vendeu com 280 mil km, sendo que ele carregava peso na Ranger (café em côco) e mesmo assim o motor dela estava bom, sem vazamentos (isso eu vi) e as únicas coisas a serem feitas na caminhonete era arrumar os amassados da caçamba e o ar condicionado.

Abraços

folgado
04/11/2007, 23:53
Dependendo do uso e do cuidado, pode chegar aos 400.000 km como pode chegar a 300.000 km.
120.000km está numa kilometragem relativamente baixa. Tenta descobrir quem era o antigo proprietário e verifica qual km a Ranger dele estava quando vendeu para conferir com a km que está indicando no painel. Se estiver correta pode comprar pois tem cerca de mais 2/3 de vida ainda.
Porém é sempre relativo. A minha está com 95000 e está uma maravilha, assim como tem Ranger por esse fórum com 235000 e está em ótima forma também.

Disse tudo...

aoliveira
05/11/2007, 11:17
Mais uma dúvida...hehehe...vi uma ranger CD XLT 99/00 anunciada com motor 2.8. Como esse motor só tem a partir de 2001 suponho que, estando correta a informação, o dono trocou o motor.
Minhas dúvidas são as seguintes:
-que modificações devem ser feitas para colocar o motor 2.8 na ranger 2.5?
-quais os problemas que essa adaptação pode gerar? afinal todo o restante da mecânica foi dimensionada para utilizar um motor 2.5, certo?
-a opinião de vocês sobre a compra, vale a pena ou é fria?

Walter L. L. Casitta
05/11/2007, 11:36
Mais uma dúvida...hehehe...vi uma ranger CD XLT 99/00 anunciada com motor 2.8. Como esse motor só tem a partir de 2001 suponho que, estando correta a informação, o dono trocou o motor.
Minhas dúvidas são as seguintes:
-que modificações devem ser feitas para colocar o motor 2.8 na ranger 2.5?
-quais os problemas que essa adaptação pode gerar? afinal todo o restante da mecânica foi dimensionada para utilizar um motor 2.5, certo?
-a opinião de vocês sobre a compra, vale a pena ou é fria?

O motor pode ter sido trocado ou convertido de 2.5 pra 2.8.

aoliveira
05/11/2007, 12:21
Walter, no caso de ter convertido haveriam menos problemas que trocar o motor ou no final das contas daria no mesmo?
E por curiosidade, convertendo o motor 2.5 para 2.8 a performance fica equivalente à do 2.8 das rangers a partir de 2001? :pensativo: pois isso seria interessante de considerar :-D

Edintruder
05/11/2007, 14:51
A conversão é feita com a substituição de algumas peças no motor, porém ainda perde em desempenho de uma 2.8 original pois se o sistema de injeção ainda for da 2.5 fica um pouco restrito, não atingindo os 132CV esperados pela 2.8 originais, tendo que compensar na regulagem da bomba injetora.
Se o motor foi trocado já acompanha o sistema de injeção da 2.8, porém em velocidade final perde para a 2.8 original devido à relação dos diferenciais da 2.8 serem mais longos que as 2.5.
Na arrancada ela é melhor que a 2.8 original, independente se foi trocado o motor ou convertido, porém não espera chegar a 170km/h pois o motor não dispõe de faixa de rpm útil para esse regime de velocidade. O que para a minha concepção seria o ideal, mais força e menos velocidade final.

aoliveira
05/11/2007, 16:51
Edintruder, brigadão pela explicação, ajudou pra caramba. Você sabe se o motor 2.8 original é compatível com a ranger 2.5 ou teria que fazer adaptações?
Alguma idéia de quanto custa para transformar o 2.5 num 2.8, incluindo o sistema de injeção?
Com a regulagem da bomba injetora se consegue o mesmo desempenho que trocando o sistema de injeção ou tem alguma desvantagem?

Edintruder
05/11/2007, 18:02
Na verdade são iguais. O 2.5 e o 2.8 usam diversas peças iguais, entre eles o bloco. É tirar um e colocar outro. Eu compraria sem medo. A única coisa que deves ver é que se o motor foi trocado a numeração com os documentos deve ser alterada também, e se foi apenas convertido não tem galho.
Apenas abre a bomba injetora cerca de 3/4 de volta que a potência deve ser equivaler.
O sistema de injeção na 2.8 tem o corpo distribuidor e o came de 13mm² aonde na 2.5 Euro I é de 11mm² e na Euro II é 12mm². A Euro II saiu em 2000/01 e tem selos dizendo Euro II na válvula PCV e na tampa da frente do motor. Ambas tem 115cv, mas a Euro II tem mais torque. Independente disso é só abrir a débito que compensa. A minha 2.5 Euro II ando com 1,5 volta aberta na bomba e deixa 2.8 comendo poeira na arrancada.

dudas_308w
05/11/2007, 20:02
Nao são diferentes?
um Maxiom e outro MWM?
ateh onde levantei, a troca de um por outro pediria junto a troca do cambio, uma vez que a TC eh a mesma..

dsamaz
05/11/2007, 21:14
Na ranger o 2.8 é o mesmo maxion 2.5, apenas com algumas melhorias.
Não é MWM. Aliás, talvez seja MWM, pois a International, dona da Maxion, também é dona da MWM.... Ou seja, é tudo a mesma coisa.

Mas o motor 2.8 da ranger é pior e diferente do 2.8 da MWM.

Daniel


Nao são diferentes?
um Maxiom e outro MWM?
ateh onde levantei, a troca de um por outro pediria junto a troca do cambio, uma vez que a TC eh a mesma..

FRanger
05/11/2007, 21:16
Nao são diferentes?
um Maxiom e outro MWM?
ateh onde levantei, a troca de um por outro pediria junto a troca do cambio, uma vez que a TC eh a mesma..

Ambos são Internacional.
Abraços,
FRanger

FRanger
05/11/2007, 21:18
Na ranger o 2.8 é o mesmo maxion 2.5, apenas com algumas melhorias.
Não é MWM. Aliás, talvez seja MWM, pois a International, dona da Maxion, também é dona da MWM.... Ou seja, é tudo a mesma coisa.

Mas o motor 2.8 da ranger é pior e diferente do 2.8 da MWM.

Daniel

A fusão MWM-INternacional, se não me engano foi posterior ao lançamento do 3.0.
Abraços,
FRanger

shimomoto
05/11/2007, 22:42
A fusão MWM-INternacional, se não me engano foi posterior ao lançamento do 3.0.
Abraços,
FRanger

Isso mesmo

Foi em 2005. Já existia portanto o Sprint e o HS/Powerstroke.

Ainda fico com o HS (embora ache o Sprint excelente)

Abraços

RTDI4
06/11/2007, 05:28
rola substituir um 2.5 pelo 2.8 com a mesama caixa da 2.5:?:
trocando motor e caixa fica igual as originais 2002:?:
quais seriam os preços de motores usados sem troca:?: 2.5 e 2.8.

aoliveira
06/11/2007, 09:24
rola substituir um 2.5 pelo 2.8 com a mesama caixa da 2.5:?:
trocando motor e caixa fica igual as originais 2002:?:
quais seriam os preços de motores usados sem troca:?: 2.5 e 2.8.

Faço das suas palavras as minhas também :-D

E ainda acrescento umas perguntinhas pros especialistas:
- As rangers 2.5 também têm TGV ou só está disponível nas 2.8?
- Quanto sai mais ou menos para converter o 2.5 em 2.8? :pensativo:
- Quais são os ítens que a versão XLT tem de série no modelo 2000?

Edintruder
06/11/2007, 11:02
- A 2.5 não veio com TGV, porém pode-se instalar trocando o coletor de admissão junto pois o flange para instalar a TGV é triangular com 3 prisioneiros e a WG é quadrado com 4prisioneiros.
- Não faço idéia, mas deve custar por volta de uns R$6000,00 tudo pois tem que trocar camisas pistões bronzinas e anéis (Kit original cerca de R$ 950,00) mais bielas e virabrequim (esse deve custar caro) e mais a mão de obra. Acredito que bielas e virabrequim somados devem ficar mais uns R$1500,00, porém juntas, e MO...
- Motor usado podes ver na Bareta auto peças. O Ariel está participando desse fórum e só trabalha com desmanche de semi-novos.
- Os diferenciais da 2.5 tem relação de 4,55:1 e a 2.8 tem relação de 4,10:1. A caixa é a mesma.
- Os ítens de série da XLT não faço ideia, pois o que me interessaria na XLT é apenas o Airbag que era opcional. De série em todas as Ranger era Direção Hidráulica e Ar Condicionado, na XLT tinha mais o Trio Elétrico, porta treco nas portas, acabamento mais caprichado, apenas 5 lugares epárachoques cromados.

LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 11:08
Fui a um niver no sábado e um amigo que tem uma Ranger XL CD 1998-1999 quebrou o motor com 98Mkm:shock: só e gastará R$5.500,00:discordo: eu achei muito pouco rodada e ela é zerada em conservação.A minha já tem 190Mkm:smile: e tá novo o motor.

Edintruder
06/11/2007, 11:23
Por um acaso esse teu amigo trocava o óleo do motor???

LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 12:12
Imagina um cara com $$$ suficiente e sistemático, eu tô achando que foi o dono anterior que ferrou com ela, ele pegou ela com 60MKm e a coisa estorou com 98Mkm...:?:

aoliveira
06/11/2007, 13:01
- A 2.5 não veio com TGV, porém pode-se instalar trocando o coletor de admissão junto pois o flange para instalar a TGV é triangular com 3 prisioneiros e a WG é quadrado com 4prisioneiros.
- Não faço idéia, mas deve custar por volta de uns R$6000,00 tudo pois tem que trocar camisas pistões bronzinas e anéis (Kit original cerca de R$ 950,00) mais bielas e virabrequim (esse deve custar caro) e mais a mão de obra. Acredito que bielas e virabrequim somados devem ficar mais uns R$1500,00, porém juntas, e MO...


Que benefício teria de colocar TGV na 2.5? se tivesse que escolher entre colocar TGV no motor 2.5 ou colocar um motor 2.8 qual seria melhor?
Pelos preços que sugeriu para converter acho que sairia mais em conta trocar o motor, não é? principalmente pegando na base da troca.

Quanto aos ítens de série da XLT eu também tenho interesse é no airbag, mas também no ABS, alguém sabe se o ABS é de série?

cbridi
06/11/2007, 14:42
Quanto aos ítens de série da XLT eu também tenho interesse é no airbag, mas também no ABS, alguém sabe se o ABS é de série?

Todas, até 2006, tem ABS de série, a XLT/Limited tem nas 4 rodas e a XL somente na traseira.

cbridi
06/11/2007, 14:44
Imagina um cara com $$$ suficiente e sistemático, eu tô achando que foi o dono anterior que ferrou com ela, ele pegou ela com 60MKm e a coisa estorou com 98Mkm...:?:

Ele comprou com 60MKm, mas o dono anterior pode ter vendido com muito mais do que isso... :rolleyes:

Estourou o que? A correia dentada?

LUIZ ARTHUR PAIXAO
06/11/2007, 15:08
Rapaz não tenho essa informação mas vou colher dados para nossa segurança.Quanto a Km tambem desconfio dela!:roll:

FRanger
06/11/2007, 22:13
Todas, até 2006, tem ABS de série, a XLT/Limited tem nas 4 rodas e a XL somente na traseira.

A minha XLT 2.8 2002 possui ABS apenas nas rodas traseiras.
Abraços,
FRanger

aoliveira
07/11/2007, 13:30
Que benefício teria de colocar TGV na 2.5? se tivesse que escolher entre colocar TGV no motor 2.5 ou colocar um motor 2.8 qual seria melhor?

Alguém sabe média de preços de um motor 2.5 e um 2.8 da Ranger? :pensativo: pra analisar a viabilidade de botar um 2.8 no lugar do 2.5 pegando o 2.5 na troca. :-D

Joseph paulo
07/11/2007, 13:49
aoliveira não faça isso uma ranger 2.5 com motor 2.8 pra mim é cabrito hehe. E depois pra voce vende ? vão pensa o que da sua camionete batida ,estorou o motor. compra uma 2.8 então. outra coisa já vi e minha mesmo fundiu o motor com menos de 100 mil km .A ranger é uma boa picape mas se bem cuidada se não o motor vai pro brejo mesmo. Bom se o hsd 2.5 dura mais de 300 mil km eu não sei?

aoliveira
07/11/2007, 14:30
aoliveira não faça isso uma ranger 2.5 com motor 2.8 pra mim é cabrito hehe. E depois pra voce vende ? vão pensa o que da sua camionete batida ,estorou o motor. compra uma 2.8 então.

Não compro uma 2.8 por um motivo único, $verba$ :(...hehehe
A diferença de preço da 2.5 pra 2.8 é muito grande, e fica bem acima do meu orçamento, infelizmente.

Você considera arriscado comprar uma Ranger com 125mil km?

Edintruder
07/11/2007, 18:23
Não compro uma 2.8 por um motivo único, $verba$ :(...hehehe
A diferença de preço da 2.5 pra 2.8 é muito grande, e fica bem acima do meu orçamento, infelizmente.

Você considera arriscado comprar uma Ranger com 125mil km?

Anda com ela, leva em uma mecânico para conferir caso você não manje de mecânica e pode comprar se passar no teste.
Procura aqui no site que tem bastante informação técnica para compra de 4x4.

LeoLeone
23/09/2009, 22:40
Camaradas Ramgeiros
Acabo de comprar uma CD Xl 2000 Diesel com 340000, como saber se jah foi feito o motor?
Gostei da cara dela e comprei de olhos fechados. ainda tenho muitas dúvidas sobre o motor diesel e 4x4. tenho lido varios tópicos sobre isso por aqui, e estou tirando estas duvidas graças as exelentes esplicaçoes de todos voces craques em Rangers.

Leo

Pequeno jr
23/09/2009, 22:44
vc nao pegou nenhuma nota fiscal? comprou de revendedora ou foi direto com o antigo dono?

Se foi em revendedora, tenta entrar em contato com o antigo dono. Vez ou outra eu faço isso para saber o historico dos carros.

LeoLeone
24/09/2009, 15:26
vc nao pegou nenhuma nota fiscal? comprou de revendedora ou foi direto com o antigo dono?

Se foi em revendedora, tenta entrar em contato com o antigo dono. Vez ou outra eu faço isso para saber o historico dos carros.

Pois eh, jr, comprei de particular, ele me passou os manuais e nota fiscal de compra do primeiro dono. ele ja eh o segundo. passou tb nota de serviços na suspençao e troca de pneus que ainda estao na garantia. fora isso fico sem graça de ficar indagando minhas duvidas por telefone, acho meio chato, pois ele quando vendeu disse que podia levar mecanico para ver o carro. Outro dia liguei pra ele pq ela apagou do nada e nao pegava mais nem con reza braba. Ele disse que esqueceu de me avisar sobre andar co tanque acima de 1/4. Achei estranho, mas tudo bem, observei que quando o motor esta funcionando a bomba manual acima do filtro de diesel entra, isto eh, fica como se tivesse sendo precionada. pensei logo em filtro emtupido, troquei o filtro mas continua da mesma forma. Isso eh normal?
muito grato pela atençao....
Leo.:-D

Raposo
24/09/2009, 17:10
Não compro uma 2.8 por um motivo único, $verba$ :(...hehehe
A diferença de preço da 2.5 pra 2.8 é muito grande, e fica bem acima do meu orçamento, infelizmente.

Você considera arriscado comprar uma Ranger com 125mil km?
A diferença de preço da 2.5 para a 2.8 (no mesmo modelo XLT, 4X4) na FIPE é de R$ 2.500,00. Creio que a troca do motor fique mais caro.

A Natasha comprei com 126 mil rodados. Corretiva até hoje (170 mil) só a bomba d'água e o suporte do filtro de diesel.
Abraços.

Edintruder
24/09/2009, 18:28
Leo,
Bem vindo ao fórum.
Conseguisses um preço bom pela elevada kilometragem?
O problema do tanque é fácil de resolver. Precisarás apenas de tempo e sujar as mãos.
A elevada kilometragem não costuma ser problema para esse motor, e se perguntares se já foi feito é mais do que justo, porém com essa kilometragem começam outros problemas de caixa, rolamentos e diferenciais. Foraa isso é uma excelente caminhonete e com certezas gostarás muito dela. O caso do filtro é difícil saber, mas não perde o sono com isso, pois sempre que trocar o filtro basta encher o filtro novo com diesel antes de colocar no lugar que resolve o problema.

LeoLeone
24/09/2009, 18:57
Edin
Creio que o preço foi justo, pois estava a procura ja a um tempinho, e as que tinha visto em lojas e concecionarias eram "menos rodadas" (dificil acreditar no odometro) porem eram gasolina + GNV no mesmo valor que paguei na diesel + 4x4 + 3400000Km. Quanto ao filtro, minha dúvida eh que quando o motor está desligado a bonbinha manual, aquela acima do suporte do filtro, está normal (com a mola esticada) quando funcionando o motor, ela vai baixando devagar até ficar como se estivesse sendo precionada. Parece que a BI suga diesel mas o sistema está entupido criando assim pressao negativa no filtro a ponto de sugar a bonbinha manual.
obrigadinnn pelas boas vindas...
Leo:-D

Edintruder
24/09/2009, 22:39
Se estiver entupida o motor não rende muito pois faltará combustível. Podes testar apenas soltando a tubulação que entra para o filtra e verificar se o combustível vem fácil se puxar com a boca.

LeoLeone
24/09/2009, 23:18
Vou testar desta maneira. Quando troquei o filltro tinha bastante sujeira nele, tipo mica de areia, um pó fino preto.
abç :c)
Leo.

LeoLeone
25/09/2009, 22:04
Testei da forma que vc descreveu, Edin, o diesel nao vem nem fazendo sucçao com força. Amanha vou sacar o tanque para verificar o q está obstruindo a passagem. Hoje quando desconectei as mangeiras da bomba intermediária, coloquei uma mangeira direta em uma garrafa pet e me espantei secou 2 litros rapidinho (3 minutos) em marcha lenta, nao deu nem pra botar pra dentro da garagem. Achei estranho pois o consumo dela estava bem em conta +- 10km/litro.
abç :c))
Leo.

Edintruder
25/09/2009, 23:16
Não te assusta pois esses 2 litros voltaram quase todo pro tanque através do retorno da BI e dos bicos.

LeoLeone
25/09/2009, 23:56
Valeu, Edin, estava aqui me perguntando onde foi parar os 2lt de diesel, cheguei ateh a medir o nivel de oleo na vareta, tiraste minhocas de minha cabeça. Vamos ver amanha o que esta obstruindo a passagem de combustivel.
agradecido
Leo.

LeoLeone
26/09/2009, 20:35
Hoje retirei o tanque de combustivel. Levei uma surra pra retirar os dutos que sao ligados ao tanque, travinhas miseraveis. O pescador estava aos pedacinhos dentro do tanque. Acho que tinha um pedaço de plastico preto dentro do tubo de lumínio do pescador. Ainda nao montei, mas estou pessando em somente alongar o tubo e colocar uma telinha na ponta, pois pelo visto, o material da parte final do pescador nao suporta o nosso diesel, estava desintegrando, material de pessima qualidade, podre.
Leo.
Ranger XL 2000 4x4:-D

Edintruder
26/09/2009, 22:33
Leo, bem vindo ao mundo de Ranger!!! ahahahha
Na minha quando der esse problema vou por uma mangueira direto até o fundo.

Anthoniusnikos
27/09/2009, 08:47
Abração Edin !

Leo, tem várias sugestões de pescadores adaptados em "Fazendo Manutenção do Tanque da Ranger" em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=42971

Abs
Anthon

Edintruder
27/09/2009, 10:59
Off:

Anthon!

Estou com o CD gravado Há semanas, só tá faltando tempo de ir no correio postar.
Não esqueci de ti não!

Abração

On:

Leo, opções para conserto tem um monte, basta escolher uma e pôr em prática.

eduardo1968
27/09/2009, 20:47
Se o 2.5 foi bem utilizado, com as trocas de óleo e filtros no tempo certo, se não ferveu, se não está pingando pelo suspiro (turbina), nem fumaceando em excesso pelo cabeçote, podes cres que vai longe. Mas te aconselho verificar antes de comprar.

Anthoniusnikos
27/09/2009, 21:08
Leo, segue foto da ferramenta para a remoção das presilhas das pontas das mangueiras de combustível.

Edin, não tem pressa. Estou aguardando.

Abs
Anthon


Hoje retirei o tanque de combustivel. Levei uma surra pra retirar os dutos que sao ligados ao tanque, travinhas miseraveis. O pescador estava aos pedacinhos dentro do tanque. Acho que tinha um pedaço de plastico preto dentro do tubo de lumínio do pescador. Ainda nao montei, mas estou pessando em somente alongar o tubo e colocar uma telinha na ponta, pois pelo visto, o material da parte final do pescador nao suporta o nosso diesel, estava desintegrando, material de pessima qualidade, podre.
Leo.
Ranger XL 2000 4x4:-D

LeoLeone
27/09/2009, 22:09
Blz, Anthonius, o probema maior eh descobrir as tais presilhas, elas ficam escondidinhas, depois de saber o funcionamento fica facil. Por enquanto ainda nao montei, tirei folga hoje, vou terminar amanha. Já estive olhando este tópico e vi algumas alternativas.
Abçs :c))
Leo.
Ranger xl 2000 4x4.:-D

eduardo1968
27/09/2009, 22:13
Pois eh, jr, comprei de particular, ele me passou os manuais e nota fiscal de compra do primeiro dono. ele ja eh o segundo. passou tb nota de serviços na suspençao e troca de pneus que ainda estao na garantia. fora isso fico sem graça de ficar indagando minhas duvidas por telefone, acho meio chato, pois ele quando vendeu disse que podia levar mecanico para ver o carro. Outro dia liguei pra ele pq ela apagou do nada e nao pegava mais nem con reza braba. Ele disse que esqueceu de me avisar sobre andar co tanque acima de 1/4. Achei estranho, mas tudo bem, observei que quando o motor esta funcionando a bomba manual acima do filtro de diesel entra, isto eh, fica como se tivesse sendo precionada. pensei logo em filtro emtupido, troquei o filtro mas continua da mesma forma. Isso eh normal?
muito grato pela atençao....
Leo.:-D

Leo isso aconteceu comigo faz pouco: a ranger 2.5 XLT CD 4x4 00 apagou na rua e não tinha jeito de funcionar, daí um meca que vinha passando me disse para chamar um bombista que era problema na bomba injetora. Resolvi por conta soltar os bicos para testar a bomba e vi que respingava diesel no cabeçote, daí achei que fosse um corta corrente que tinha, então chamei um eletrecista que o isolou e o problema continuou. esperei 1h, tentei ligar e funcionou. Fui para casa e notei que não estava normal, pois falhava ao ligar e depois andava normalmente. Daí resolvi encher o tanque que esta quase na reserva. BINGO! problema resolvido, está normal.

LeoLeone
27/09/2009, 22:26
No meu caso, Eduardo, Ela estava pegando normal, mas quando subia o giro faltava combustivel mesmo com o tanque cheio. Pedaços da ponta do pescador entrou pelo tubo, obstruindo a passagem de diesel.
Leo
Ranger xl 2000 4x4:-D

eduardo1968
27/09/2009, 22:52
Leo já vi isso acontecer em uma D20 que estava parada na estrada à noite, parei e perguntei o que ocorreu, então o motorista dela me disse que não conseguia ligar. Testei os bicos e vi que não subia diesel, então fui, com uma lanterna verificando o caminho de volta para o tanque, notei que não havia passagem de combustível, do tanque para a bomba injetora. Tirei a mangueira antes da bomba e com umas camisetas e um cano de pvc colocado na descarga da ranger e na entrada do tanque da D20, liguei o motor, soprei para dentro do tanque e destrancou, saíndo uns pedaços de plástico no chão. Mas deu certo e eles puderam continuar a viagem.

Edintruder
27/09/2009, 23:34
O interessante é que o pescador serve para evitar a entrada de objetos na tubulação, mas é a primeira vez que eu vejo o pescador entrar e obstruir a tubulação! Ahahaha

LeoLeone
28/09/2009, 00:18
E isso, Edin, um famijerado pedaço da peça preta entrou no pescador e parou na curva de entrada do tanque, obstruindo a passagem.
Abçs.
Leo.

Edintruder
28/09/2009, 09:45
Isso ta parecendo que a picape ficou amarrada, começou a dar problemas e o antigo proprietário escutou alguma "dica" que a BI tava detonada ou que o motor precisaria de retífica...

No impulso deve ter passado pra frente sem saber que o problema se resolveria com cerca de R$10,00 e uma manhã de diversão em casa!

Provavelmente esse é mais um que vai ficar falando mal do HSD 2.5 sem saber realemente do motivo do problema...

Como eu digo, o que menos incomoda na Ranger é o motor.

LeoLeone
28/09/2009, 19:49
Edin, vou ser bem otimista na resposta:
- ficar horas retirando parafusos deitado em baixo do carro, sem contar que as porcas sao tipo borboleta solta sobre o chassi com acesso deveras apertado.
- Terra e sei lá mais o que, caindo na cara, oculos sujo, mão suja, braço sujo, sem contar os pedaços da mão que ficaram por lá mesmo.
- lavar aquela lanbança toda antes de colocar de volta, sem contar que nem com bomba de jato a crosta sai.
- dar uma de alquimista, para invertar uma peça que satisfaça o funcionamento do troço, agora contando com diversas alternativas dadas no tópico sobre o assunto. (fiquei com aquela do préfiltro da bomba de gasolina da bosch, facinho de encontrar e baratinho e acredito resistente).
- colocar tudo de novo no lugar, sem contar com novo banho de sei la o que caindo na cara.
- e por ultimo bater na chave e virar de primeira, sem contar em dar uma volta e sentir que a "bicha" ta andando muito e nao mas apresentando o problema de falta de diesel.
Eh realmente uma diversão e tanto.
Abçs.
Leo.
Ps: não consegui colocar um dos parafusos que prende o protetor do tanque. acho que vou levar em um meca que tenha elevador.

Ranger xl 2000 4x4.:-D

Edintruder
28/09/2009, 20:28
Ou deixa sem!
Mas sabe o que é mais divertido, perguntar pro meca quanto ele cobra pra tirar o tanque da ranger e ver quanto tu ganhasses com o serviço! (20,00!)ahahahah
Pra quem é inquieto como eu, isso é uma terapia!

LeoLeone
29/09/2009, 11:24
Edin, concordo
Dificil eh encontrar um meca caprichoso, que zele pelo dindim dos outros, e coloque tudo como era antes.
Tenho tb algumas duvidas, que se puderes, me ajude:
- na dianteira a roda direita gira junto com a ponta homocinética. Na esquerda gira livre. como funciona aquelas engrenagens dentro da ponta do cubo, parece que tem uma entrada de vacuo por traz do cubo ?????
- tra coisa, pra que serve um tubo que liga a BI no coletor de admissão???
- ainda nao testei o 4x4, como faze-lo? no manual explica mas como sabe-lo se esta em perfeitas condições?????
Antecipo meus agradecimentos...
Leo.
Ranger xl 2000 4x4.:-D

Edintruder
29/09/2009, 12:22
Leo,

Pelo visto uma das RL não desacoplou.

O sistema da tua ranger funciona assim, cada vez que acionas a 4x4, as RL recebem um vácuo atrás de uma membrana e "apertam" o acoplamento das RL e travam o sistema unindo a ponta da homocinética ao flange da roda, fazendo tudo girar junto ao comando do diferencial.

Quando desligas o 4x4, novamente entra o vácuo que "aperta" novamente o conjunto e desacopla as RL. Funciona como uma caneta que aperta atrás pra poder escrever... Porém comandada à vacuo.

Tens que observar se o tubo de vácuo das duas rodas estão intactos e se oo sistema está funcionando direitinho. Pra testar basta ires numa rua sem calçamento e encontrar algum morro de areia e tentar subir. Se patinar só as rodas traseiras com o 4x4 acionado é sinal que o sistema não está funcionando corretamente.

Tem um material no fórum que mostra como deixar as RL manuais.

O tubo que conecta a admissão à BI, é uma tomada de pressão para a válvula LDA, que na medida que a pressão sobe na admissão pela ação do turbo, ela vai liberando mais volume de diesel, evitando fumaça preta quando em rpms mais baixos.

Pra testar as rl, levanta uma roda dianteira de cada vez com o macaco e engata uma marcha qualquer e liga a 4x4. Essa roda não poderá girar. Desliga a 4x4 e tenta virar a roda com a mão, deverá girar livre mantendo o semi-eixo parado. Faz isso no outro lado e descobrirás se as duas RL estão funcionando de acordo.

De nada.

LeoLeone
29/09/2009, 13:29
Entendi, eh como eu imaginei, na minha os tubinhos de vacuo vieram desconectados na curva em joelho junto ao cubo, nao sei pq. Mas posso ficar andando com ela deste jeito ( com uma das rodas sem desaclopar)? isso simplesmente gira as engrenagens nas nao tem tração correto?
Abçs.
Leo.

F. Andrade
29/09/2009, 22:07
Hj funcionou o motor, após a 2ª retifica, feita em função de uma mangueira rachada que fez a rangerzinha ferver e queimou a junta do cabeçote, que foi plainado. Aos 265 mk foram gastos R$ 2.500 de peças, R$ 1.100 de retífica e R$ 900,00 de M.O. mais R$ 580,00 em um radiador de alumínio zerado pois o meu já havia sido mexido duas vazes e tava vazando. Acho que amanhã à tarde já vou rodar pra ver como ficou. Como já havia feito a BI e trocado os bicos aos 195 mk, resolvi não gastar essa grana. Coloquei tbem um filtro universal da Bosch que custa R$ 5,00 antes da entrada da bomba alimentadora, pois meu pescador no tanque agora é uma simples mangueira que puxa até a última gota de diesel....já andei uns quarteirões com a luz do painel acesa....pra testar o pescador moderno...e cheguei tranquilo ao posto......

F. Andrade
29/09/2009, 22:08
Aí Edin obrigado por compartilhar as orientações sobre a RL e seu funcionamento......

LeoLeone
02/10/2009, 18:38
Caro Edin.
Desmontei o sistema de engate da RL. Foi como vc mencionou, uma delas não desaclopou. Não encontrei maneira melhor do que a sua, para explicar o funcionamento delas. Caneta esferográfica eh muito boa. Achei o sistema muito simples, porém com probabilidade de falhas, dificil saber se aclopou ou desaclopou em marcha.
Grato.
Leo.
Ranger xl 2000 4x4.:-D

vitorvitor
30/11/2012, 16:46
Pessoal, boa tarde!

Estou com a oferta para comprar uma Ranger 2000/2000 2.5 8v Diesel 4x2... como não conheço nada de motor diesel queria a opinião de vocês!

Não vi a viatura ainda, segundo o dono a pintura tem uns arranhões e precisa mexer na forração dos bancos... o motor está com 250.000km! Isso é muito? Está dentro do normal para motores diesel?

Alguma dica de itens a serem observados antes da compra? Consumo? Manutenção? Não tenho muita escolha porque a verba ta curta e to precisando de um Pick-up para trabalho/passeio (único carro).

Desde já agradeço as dicas! Abraços!