PDA

Ver Versão Completa : Flange De Adaptação Da Caixa De Direção Do Opala



UENIRI
04/11/2007, 14:55
Alguém tem o gabarito c/medidas ou uma foto da flange para adaptar a caixa do opala no Gorba.
grato
Irineu

Carlão Pinheiro
05/11/2007, 10:47
Irineu,

Acho que não existe flange não.

De uma olhada no link : http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/dire/dire.htm

Marcio Rossetto
05/11/2007, 11:06
Pois é pessoal , parece que não é facil por a caixa do opala , eu também estou namorando a tempos essa adaptação .

A caixa do opala é bem mais barata : R$ 350,00 em média , mas parece que tem que diminuir o seu braço no torneiro .

Contabilizando os custos benefícios , acho que é melhor partir para o uso da caixa do Vitara .

Só que a mais barata que encontrei foi R$ 700,00 , a média é R$ 1000,00.

UENIRI
05/11/2007, 13:23
Pois é pessoal , parece que não é facil por a caixa do opala , eu também estou namorando a tempos essa adaptação .

A caixa do opala é bem mais barata : R$ 350,00 em média , mas parece que tem que diminuir o seu braço no torneiro .

Contabilizando os custos benefícios , acho que é melhor partir para o uso da caixa do Vitara .

Só que a mais barata que encontrei foi R$ 700,00 , a média é R$ 1000,00.

Pois é, camarada, mas eu consegui uma por um preço bem menor de um amigo, mas estive dando uma olhada na adaptação do natal4x4, aparentemente tem que realizar um corte na parede de fogo eadaptar o braço do terminal. vou tentar
irineu

Marcio Rossetto
05/11/2007, 14:27
Camarada ,no caso , voce conseguiu uma caixa do opala ou do vitará?

Bem, pelo que eu via nas fotos , nos dois casos tem cortar a parede corta fogo .

A única coisa que eu acho meio broca é a questão do ruido do motor , que posteriormente pode vir a crescer muito em função da fresta .

Me lembro que quando estudei acústica , qualquer frestinha, buraco , permite a passagem abrúpta do som .

Sugiro estudar bem a forma de vedação nas bordas da caixa , talvez uma coifa de borracha ....

A outra coisa que com certeza não irei fazer na minha adaptação é soldar o braço pitmamn do Niva com o do opala , solda em braço de suspensão, sabe como é .:pensativo:

A solução talvez seja levar a um torneiro para adaptar as extrias conicas .

UENIRI
05/11/2007, 14:41
Camarada ,no caso , voce conseguiu uma caixa do opala ou do vitará?

Bem, pelo que eu via nas fotos , nos dois casos tem cortar a parede corta fogo .

A única coisa que eu acho meio broca é a questão do ruido do motor , que posteriormente pode vir a crescer muito em função da fresta .

Me lembro que quando estudei acústica , qualquer frestinha, buraco , permite a passagem abrúpta do som .

Sugiro estudar bem a forma de vedação nas bordas da caixa , talvez uma coifa de borracha ....

A outra coisa que com certeza não irei fazer na minha adaptação é soldar o braço pitmamn do Niva com o do opala , solda em braço de suspensão, sabe como é .:pensativo:

A solução talvez seja levar a um torneiro para adaptar as extrias conicas .

Então, a que ganhei de um amigo, é de opala, pretendo fazer o corte do menor tamanho possível, acho que se vedar com borracha crua ou vedador de telha, e por cima fazer um molde de latão parafusando para vedá-lo da melhor maneira possível. Fazer as estrias no braço do Gorba?
a hora que estiver OK vou postar fotos, abçs

Rones Jr
05/11/2007, 14:42
Eu tenho esta DH no Niva. Não tenho o esquema da flange para a fixação da mesma. No meu caso foi mais fácil fabricar um Pitman Novo (feito em parceria com uma Universiade e uma Metalúrgica). A segunda opção era levar o eixo da caixa de direção em um torneiro para refazer as estrias...Por que a do Vitara? Orce tudo pq daqui a pouco tá empatando com o Kit VW...

UENIRI
05/11/2007, 17:45
Eu tenho esta DH no Niva. Não tenho o esquema da flange para a fixação da mesma. No meu caso foi mais fácil fabricar um Pitman Novo (feito em parceria com uma Universiade e uma Metalúrgica). A segunda opção era levar o eixo da caixa de direção em um torneiro para refazer as estrias...Por que a do Vitara? Orce tudo pq daqui a pouco tá empatando com o Kit VW...

Rones, digo flange para prender a caixa no monobloco, vou pegar o pitman do Opala e do Gorba e cortar os dois deixando do mesmo tamanho do braço pitman do Niva.

Rones Jr
05/11/2007, 18:27
Sim...esta mesma. Há uma flange que é presa no monobloco em que é fixada a caixa...

Marcio Rossetto
06/11/2007, 11:00
Estive pensando numa forma diferente de instalação da direção hidraulica do opala.

Porque não instalamos a caixa hidraulica do opala la na frente , invertendo os braços do Munhão do niva , como é feito na adaptação da direção do santana ? Muito simples , pois inverte a direção .

Agora isso é possível da seguinte forma , penso em fazer um segundo braço , um cubo de rolamento com um pino central , e nesse pino um braço duplo , como é feito na toyota bandeirante( pino central) .

Nesse caso , esse braço é instalado paralelo a caixa e recebe a barra de direção da caixa . Dele sai 2 barras de direção para as rodas .

UENIRI
06/11/2007, 15:11
Estive pensando numa forma diferente de instalação da direção hidraulica do opala.

Porque não instalamos a caixa hidraulica do opala la na frente , invertendo os braços do Munhão do niva , como é feito na adaptação da direção do santana ? Muito simples , pois inverte a direção .

Agora isso é possível da seguinte forma , penso em fazer um segundo braço , um cubo de rolamento com um pino central , e nesse pino um braço duplo , como é feito na toyota bandeirante( pino central) .

Nesse caso , esse braço é instalado paralelo a caixa e recebe a barra de direção da caixa . Dele sai 2 barras de direção para as rodas .

Acho que vai ser mais complicado, vou continuar com a flange, depois posto as fotos.
Irineu