Conectar

Ver Versão Completa : Qual o consumo no GNV ??

jose motta
04/11/2007, 14:15
Galera., instalei GNV na minha Ranger (2.3 XLS, CD, 2006) e gostaria de saber de quem tem, qual o consumo, para poder comparar...

Me disseram que ela fazia 7 km c/ litro de gasolina na cidade, então daria 10km com 1 metro de gás na cidade e 16km com 1 metro de gás na estrada.

Eu piso um pouco, e pelo que senti ela faz entre 6 e 7 com 1 litro de gasolina na cidade (já fiz 8, mas depende da qualidade da gasolina, da carga do carro e do trânsito), uns 9/10km comk 1 metro de gnv na cidade e uns 12/13 km com 1 metro de gnv na estrada.

E vcs, qual o consumo?

abço.

alexborba
04/11/2007, 15:22
a minha chegou a fazer 12,7km/m3 na estrada.
na cidade, 10, 11 km/m3 já tá ótimo.
faço a conta que meu cilindro de 25m3 deve rodar 250 km pra mais. chegou a fazer 330km.
na gasolina é embaçado de calcular, uma vez que ele gasta um pouquinho na hora de esquentar o motor. nunca fiz as contas realmente só com gasolina, uma vez que é sempre meu plano B.
na concessionária, orientaram para gastar um tanque só de gasolina entre 5 e 10 abastecidas de gnv, pelo menos, para o motor não viciar.

outra coisa:
uso a rod dos trabalhadores até o final para ir a campos do jordão e ali não tem GNV, só em taubaté, a 6km da estrada, 12 ao todo, ou seja, de 20 min a meia hora de viagem a mais na brincadeira...
no posto do frango assado, km 96, antes da entrada para a tamoios > caraguá > paraibuna já tá tudo pronto para colocar o GNV, com bombas e até placas de sinalização, só falta uma tal autorização do detran.
alguém aí sabe como pressioná-los para liberarem logo? existe um canal de comunicação direta com eles? vamos botar uma pressão? ou criar uma comissão dos usuários de GNV deste fórum e, via abaixo-assinado, criar um clima desfavorável para eles, de forma que aprovem de pronto, sem tanta burocracia?
no aguardo de mais adesões!
abs
b

Pequeno jr
04/11/2007, 15:43
Galera., instalei GNV na minha Ranger (2.3 XLS, CD, 2006) e gostaria de saber de quem tem, qual o consumo, para poder comparar...

Me disseram que ela fazia 7 km c/ litro de gasolina na cidade, então daria 10km com 1 metro de gás na cidade e 16km com 1 metro de gás na estrada.

Eu piso um pouco, e pelo que senti ela faz entre 6 e 7 com 1 litro de gasolina na cidade (já fiz 8, mas depende da qualidade da gasolina, da carga do carro e do trânsito), uns 9/10km comk 1 metro de gnv na cidade e uns 12/13 km com 1 metro de gnv na estrada.

E vcs, qual o consumo?

abço.

Esse assunto muito me interessa. Mas no meu caso, queria saber o consumo de Gas / Gas Natural das seguintes viaturas:

- Cherokee 4.0 SPORT 4X4 12V

- Pajero GLS 3.0 4X4 V6 24V
- Pajero 3.5 Full 4X4 V6 24V
- Pajero 3.0 Sport 4X4 V6 24V

- Explorer 4.0 XLT 4X4 V6
- Explorer 5.0 Limited 4X4 V8
(Tenho medo dessas duas em pegar e não achar peça nenhuma)

Se alguém souber as respostas ... por favor ajude

Pequeno jr
04/11/2007, 18:25
Talvez essas nossas perguntas fosse mais respondidas no forum geral.

diniz
04/11/2007, 20:46
a minha 2.2 faz 11 k/m3 se não usar ar na cidade

esse teu kit tu comprou usado né, viu se tinha variador da avanço? se não tem coloca, fica mais forte e mais economico

jose motta
07/11/2007, 00:37
Amigo Diniz, obrigado pela dica.

Comprei apenas o cilindro usado; o kit comprei um novo; tem variador sim, faz uma boa diferença.

O que não tem é uma "válvula de escape da pressão" (não sei se é esse o nome), que serve para o carro não estourar o gás, qdo tem muita pressão.

Isso eu ainda estou atrás.

abço.

ANDERSON DE BRITO
12/11/2007, 17:26
Pessoal, tenho um Kit GNV a venda por 2000 mil (completinho) cilindro de 25 m3 ideal p/ caminhonetes.

Grande abraço.

SergioPB
20/11/2007, 16:02
Olá pessoal!
A minha experiência com GNV na Ranger resume-se no seguinte:
A minha V6 4 x 4 99 CD tem o Kit de GNV com todos os periféricos exigidos.
Coloquei também o mesclador da KGM ( www.kgmdobrasil.com.br) (http://www.kgmdobrasil.com.br)) que tem uma passagem de ar de maior diâmetro e as saídas de gás nas extremidades internas, como boca de fogão.
O carro perde pouco na gasolina e fica muito bom no gás, com desempenho que assusta a muitos. O motor sobe de giros com muita disposição.
Quanto ao consumo, melhorou com a colocação desse mesclador, que permite uma maior passagem de ar, portanto uma melhor mistura.
Na cidade faço 6 a 7 Km por m3 e na estrada cheguei a fazer +- 10 Km por m3, perfazendo uma média de uns 8,5 Km por m3. Aceitável pelo peso do veículo e motor.
Na minha V6 4 x 2 99 Supercab também uso o Kit com os periféricos necessários, mas o mesclador não é da KGM. É daqueles mais fechados, restringindo a passagem de ar.
Como ela é mais leve e tem menos arrasto aerodinâmico, fica tão econômica quanto a outra. Espero que fique melhor com o mesclador da KGM que estou encomendando. E melhore no consumo. Quanto ao desempenho, a CD anda mais, diferença creditada ao mesclador, pois os outros ítens são os mesmos.
Outra coisa importante em todas as instalações de GNV:
- aqueça o redutor com água do sistema de arrefecimento do motor, pois isso evita o seu congelamento e melhora o funcionamento geral do motor com reflexos no consumo.
Espero ter ajudado.

SergioPB
Rio de Janeiro-RJ

Cabeçote Oco
22/11/2007, 20:11
Pequeno Jr,

Cabeçote Oco
22/11/2007, 20:16
Pequeno Jr,

Tenho uma Explorer XLT 4x4 1994 4.0 V6 com GNV, cilindro de 25 m3. Como comprei há 6 meses o carro, estou aprendendo ainda andar com GNV, mas ela faz na cidade perto de 200 km com o cilindro, embora quando eu vá completar raramente caiba os 25 m3. Eu já fiz as contas e tem feito em média 9 km/m3, estou para voltar na oficina que fez uma revisão e limpeza no meu sistema para perguntar pq nunca cabe 25 m3 no cilindro. Deve ter algum bicho morto dentro dele?? risos....
Quanto as peças, já consertei algumas coisas da minha e até hoje achei tudo, inclusive só não importei diretamente dos USA (sai muito mais em conta) por que tive pressa, mas meu mecânico tem um importador que lhe arruma as peças ainda mais em conta que as lojas daqui. De todo o modo, boa sorte na sua escolha...
Abraços

Cabeçote Oco

Pequeno jr
23/11/2007, 00:29
Valew Cabeçote ... obrigado pelas dicas.

Sobre a sua viatura, ja colocou ela em alguma trlha nem que seja básica? Ela esta original?

A medida que forem aparecendo novidades sobre a viatura, por favor .. não deixa de postar aqui, oK!?

diniz
24/11/2007, 20:55
Olá pessoal!
A minha experiência com GNV na Ranger resume-se no seguinte:
A minha V6 4 x 4 99 CD tem o Kit de GNV com todos os periféricos exigidos.
Coloquei também o mesclador da KGM ( www.kgmdobrasil.com.br) (http://www.kgmdobrasil.com.br)) que tem uma passagem de ar de maior diâmetro e as saídas de gás nas extremidades internas, como boca de fogão.
O carro perde pouco na gasolina e fica muito bom no gás, com desempenho que assusta a muitos. O motor sobe de giros com muita disposição.
Quanto ao consumo, melhorou com a colocação desse mesclador, que permite uma maior passagem de ar, portanto uma melhor mistura.
Na cidade faço 6 a 7 Km por m3 e na estrada cheguei a fazer +- 10 Km por m3, perfazendo uma média de uns 8,5 Km por m3. Aceitável pelo peso do veículo e motor.
Na minha V6 4 x 2 99 Supercab também uso o Kit com os periféricos necessários, mas o mesclador não é da KGM. É daqueles mais fechados, restringindo a passagem de ar.
Como ela é mais leve e tem menos arrasto aerodinâmico, fica tão econômica quanto a outra. Espero que fique melhor com o mesclador da KGM que estou encomendando. E melhore no consumo. Quanto ao desempenho, a CD anda mais, diferença creditada ao mesclador, pois os outros ítens são os mesmos.
Outra coisa importante em todas as instalações de GNV:
- aqueça o redutor com água do sistema de arrefecimento do motor, pois isso evita o seu congelamento e melhora o funcionamento geral do motor com reflexos no consumo.
Espero ter ajudado.

SergioPB
Rio de Janeiro-RJ

esse negocio do mesclador faz diferença mesmo, acabei de trocar o meu por um de maior abertura, antes tinha 25mm a abertura, agora ta c/ 32 mm e camionete melhorou bastante o desempenho...
comprei aqui:
http://troia.com.br/loja/product_info.php?products_id=31
eles ja aumentaram o preço, semana passada paguei 22,00 nele + frete, mesmo assim ainda esta baratissimo, pesquisei por aqui e achei mesclador de 250,00...
ate agora foram apenas 2 coisas que coloquei nela que melhoram MUITO o desempenho: variador de avanço e mesclador maior

Zepi
24/11/2007, 21:08
Pequeno Jr,

Tenho uma Explorer XLT 4x4 1994 4.0 V6 com GNV, cilindro de 25 m3. Como comprei há 6 meses o carro, estou aprendendo ainda andar com GNV, mas ela faz na cidade perto de 200 km com o cilindro, embora quando eu vá completar raramente caiba os 25 m3. Eu já fiz as contas e tem feito em média 9 km/m3, estou para voltar na oficina que fez uma revisão e limpeza no meu sistema para perguntar pq nunca cabe 25 m3 no cilindro. Deve ter algum bicho morto dentro dele?? risos....
Quanto as peças, já consertei algumas coisas da minha e até hoje achei tudo, inclusive só não importei diretamente dos USA (sai muito mais em conta) por que tive pressa, mas meu mecânico tem um importador que lhe arruma as peças ainda mais em conta que as lojas daqui. De todo o modo, boa sorte na sua escolha...
Abraços

Cabeçote Oco

Amigo,GNV é um gás que sofre muitas alterações com a temperatura(Aliás qualquer gás).
Maior temperatura= Gnv se espande;
Menor temperatura= Gnv condensa.

Para entrar os 25 m3 terá de abastecer em um dia bem frio durante a madrugada com o cilindro vazio.

Me adimira o consumo que disseram...na minha rural com motor willys 3000 e sem overdrive,faz na cidade 8,5 km/m3 e na estrada chega a fazer 12 km/m3...

Abs

rangola4x4
22/08/2010, 14:44
olá amigos,
Estou com a rangela a 2 meses e estou achando minha Rangela meio gastona. Faz 6km/m3 na cidade com muito transito e ar condicionado ligado. é isso mesmo?

[ ]'s a todos.

Pequeno jr
22/08/2010, 21:58
Ranjola com qual combustível??

DieselPower
22/08/2010, 22:06
Ranjola com qual combustível??

Pequeno, o único combustível comercial que conheço que é medido em m3, é o GNV!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Faz 6km/m3 na cidade

PS.: Se bem que uma vez vi uma C-15 movida a GLP, onde o butijão ficava "deitadinho" ao lado do 6 canecos!!! Mas GLP é medido em kg...

Pequeno jr
22/08/2010, 22:16
Pequeno, o único combustível comercial que conheço que é medido em m3, é o GNV!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Putz !! :parede::parede::parede:

Nem vi o m3

rangola4x4
23/08/2010, 12:29
Olá Pequeno Jr.

Isso mesmo, a vtr é GNV. Na gasolina não medi ainda...

abs!

Moisés S.M
24/08/2010, 09:21
Na minha tenho um cilindro de 25m3,faz em média na cidade uns 6 km m3,e na estrada uns 9km 3,na gasolina faz 4 km por litro na cidade e 6 a 7 na estrada,mas uso tanto a gasolina quanto o gnv,gasto em média por semana 80 reais de gasol e mais 40 e poucos reais pra completar o cilindro,não uso só gnv...
Aproveitando o tópico,não sou um proprietario relaxado,até pq quando tem algo pra fazer na ranger tanto d estetica ou mecanica no outro dia ja tá no meca e eu me viro apé,as manutençoes dela são rigorosamente feitas dentro da kilometragem,mas d um tempo pra cá notei q quando uso o gnv e subo muito o giro do motor e mudo d marcha rapido,as vezes acontece d dar uma estouro q se escuta na boca do filtro de ar,mas isso é raro d acontecer,isso acontece pq???pode ser velas??troquei elas faz mais d 10 mil km,diz a lenda q no caso do gnv se troca em 10 em 10,mas como uso ambos os combustiveis não sei oq pode ser,alguem tem uma idéia??e oq é essa limpeza do sistem do gnv q o pessoal fala??abraço

RGamaJr_4x4
24/08/2010, 10:13
Moisés,

Pode ser vela sim, não necessariamente que tenha que trocá-la, pode estar com muita folga nos eletrodos. Entra no site da NGK e veja numa planilha qual a folga correta para este motor com GNV.

Outra coisa que causa esse estouro é o atraso no ponto de ignição. Se for isso tem que colocar variador de avanço ou ajustar o ponto, caso já tenha.

Cabo de vela com fuga de centelha tb pode causar esses estouros. Confira borrifando uma solução de amônia sobre os cabos. Porém, pode ser bobina, distribuidor, vela, etc.

Se não for nenhuma das opções acima, pode ser mistura pobre ar/GNV, daí tem que regular o redutor.

Moisés S.M
24/08/2010, 10:23
As velas e os cabos estão ok,variador de avanço ela tem,acho q é a mistura pobre de ar e gnv...valeu pela dicas Rogerio.abs...

diniz
24/08/2010, 12:18
As velas e os cabos estão ok,variador de avanço ela tem,acho q é a mistura pobre de ar e gnv...valeu pela dicas Rogerio.abs...
se cabo e vela estao ok, vai na bobina, qdo ela chega a meia vida tbem não serve mais p/ gnv, mas pode continuar na gasolina... ou resolve logo ou vai arrebentar os plasticos entre o filtro e a tbi

abs