PDA

Ver Versão Completa : Pinça S10 no munhão Engesa, como?



Kim
03/11/2007, 00:25
Caros amigos da nação Engeseira!

Estou aqui com um par de pinças da S10/últimas D20, com um par de discos ventilados da D20 e, não sei como colocar-los.

Colocando os discos em uma mesa, o disco da D20 e 0,5cm mais baixo que o do engesa, porém o diâmetro é o mesmo, o centro terá que reabrir um pouco.

Agora meu problema é colocar a pinça no munhão, não sei como fazer, pois parece não haver espaço.

Devo fazer um novo suporte?

Me ajudem!!!

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
03/11/2007, 21:43
KIM

Estou em casa agora , lógico , estou escrevendo par vc ná rsrsrsrsrssrsrsrssrs , mas coloquei o disco e pinça da TOY pq , não me lembro direito , ma s acho que foi pq o disco da S-10 /D-20 , são baixos demais para adaptar no munhão do ENGESA , vou dar uma olhada agora lá e te digo agorinha mesmo .

guilhermeabreu
03/11/2007, 22:03
KIM

Olhei lá agora , o meca que fez a adaptação é muito bom e inteligente , ele fixou a pinça no munhão , fabricando uma peça de uma chapa , se assim posso dizer de +-3 a 4 cm de espessura , a chapa tem um formato retangular , que nos dois lados mais compridos , ele fez uma corte em meia lua , na parte que ficou próximo do munhão ele fez dois furos equivalentes aos furos que fixavam as pinças originais , e abriu rosca no munhão e fixou esta peça/suporte da pinça. Como a pinça da TOY que é igual as da S-10 , a não ser na boca que entra no disco que nas S-10 / D-20 são mais largos , estas pinças tem a furação de fixação mais distantes , e o disco da TOY é de diametro maior , ele fez a furação dos suporte mais aberto e mais para cima do que a furação de fixação do suporte no munhão .

Aí estava quase pronto , aí ele teve que fazer um rebaixo na parte externa do suporte o suficiente para que ficasse a pinça centrada no disco , aí foi só correr para o abraço .

Nada soldado , tudo aparafusado . O suporte da pinça aparafusado no munhão e a pinça aparafusada no suporte .

Difícil de explicar em palavras , mas facinho de entender se vc ver o que foi feito .

Kim
03/11/2007, 23:22
Carp DR. Guilherme!

Olhe aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23981&page=10
post #94

Sobre o suporte, fiz até um desenho do mesmo, mais o espaço é limitado, O "A" é a furação engesa, e o "B", furação das pinças.

Não pensei no disco da toy por causa das rodas, penso eu que não haveria espaço.

Segue fotos.

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
04/11/2007, 12:44
KIM

Cara , nas fotos que vc mandou no post 94 , esta bem simples para explicar .

O desenho da placa , é exatamente o que vc fez , mas a furação vc fez no mesmo nível no desenho , e a furação B é mmais alta como mostra a posição correta da foto.

No desenho que vc fez , a furação B esta no mesmo nível da furação A , mas se vc olhar na foto 3 , vc ve que a furação B é mais para cima do suporte , nesta foto , vc deixou a pinça um pouco para baixo com relação a furação do munhão que seria as furação A , vc deixando equidistante , FICARIA MOSTRANDO O DISTANCIAMENTO DAS FURAÇÕES "A" e "B" da placa na posição correta .

Já qdo vc mostra a foto pegando a imagem de frente para o disco , como vc estivesse olhando o carro de frente , mostra que a placa terá que ter um REBAIXO .

Vc aparafusaria a placa no munhão pela parte interna do munhão , tem que abrir rosca nele , e esta placa teria que ter uma espessura suficiente para vc fazer um rebaixo nela para que este rebaixo chegasse a ficar encostado na pinça , e este orifício da placa sera aberto o suficiente para o parafuso passar direto e aparafusar a pinça nele , na foto 5 esta em close , e da para ver certinho como fazer .

No meu caso foi até mais difícil , com o espaço pois como falei , eu coloquei o disco da TOY , e ele é mais fundo , aí o rebaixo teve que ser ao contrário com relação ao seu , ou seja , tive que distanciar a base da placa do munhão , no seu caso vc tem que avançar a parte mais alta da placa em direção ao disco , ísto é , no meu caso a parte interna do disco ficou muito próxima do munhão , e seu caso esta mais distante , sobrando recurso para fazer o trampo .

Não sei se me fiz entender .

EM TEMPO : colquei o disco da TOY e tenho as BBS 10" x 15" , e realmente fica com um espaço de um cabelo de sapo de folga , no seu caso vc terá uma folga maior e as pinças são do mesmo tamanho/eficiencia .

Mãos a obra , pois vc já fez quase tudo , só falta adequar a placa do desenho como falei , e boa sorte/freada eficiente/segura .

Kim
04/11/2007, 13:17
DR. Guilherme!

O problema que estou tendo (e o maior) é quanto a profundidade da pastilha en relação ao disco.

Conforme na foto 4, se colocar daquela forma, a pastilha pegará somente na metade do disco.

As furações terão que ficar no mesmo nivel, conforme desenho esquemático, aquela chapa que se encontra em baixo do cubo na foto 2, era para fazer conforme citou, mais não deu certo, devido à alturas muito próximas.

Aí é que estou encontrando problemas.

Acho nque vou recortar os suportes do munhão e relocar-los, um tanto mais para fora em suas distâncias, quanto também para cima, comforme foto 5.

Ai ficaria ideal, mais ainda tenho medo da solda:parede:

Não consegui identificar qual o material de fabricação do munhão, se ferro; aço ou ferro fundido (ou fudido)!!!

Abraços.

Kim.

Kim
04/11/2007, 15:13
Bem, vou colocar as fotos aqui também, para facilitar a vida de quem está passando por aqui...

A primira foto, é um comparativo entre as pinças;
A segunda e terceira, é do disco no cubo;
A quarta e quinta, é para ter uma idéia das distâncias.


Abraços.

Kim.

CAVESO
04/11/2007, 22:02
Grande Kim,

Quando for fazer as placas de adaptação das pinças no dana 30 teria como fazer uns moldes pra mim (2 lados)?

Daqui uns tempos farei um upgrade nos freios....

Kim
04/11/2007, 23:39
Carlos!!!

To com problema, que talvez a chapa não seja a solução!!!!!

Assim que resolver o problema, posto o resultado, mais esta queimando mei Tico & Téco!!!

Os dois neurônios já tão doidinho.

Abraços.

Kim.

CAVESO
04/11/2007, 23:49
Depois dessa epopéia de montar as molduras das portas da capota de fibra, só daqui uns 15 dias voltarei a pensar normalmente...rs.

Cara, mas e aquelas chapas que você estava vendendo para pinças de Band? Não servirão aí?

Kim
04/11/2007, 23:56
É Carlos, o problema é que o disco da D20, tem uns milímetros a menos que o do Engesa, enquanto o da Toy tem vários milímitros a mais, tanto que a pinça trabalha próximo em demasia da roda, sendo que em certos casos, há necessidade de se colocar um espaçador de rodas para acertar tudo no lugar.

Como não penso em me desfazer em hipótese alguma das BBS...

CAVESO
05/11/2007, 00:05
O negócio é quebrar a cabeça mesmo então...rs

Pedro
05/11/2007, 17:47
Oi Kim,
A Super Break Disk tem este suporte para a pinça da S10 com o munhão Engesa...
Não sei se vende separado, mas tenta falar com o Mauro...
http://www.superbreakdisk.com.br/produto5.html
Abraço

guilhermeabreu
05/11/2007, 21:09
KIM

Analizando as fotos de novo , e vendo o meu de novo , realmente estas pequenas diferenças no diametro dos discos da TOY e da D-20 fizeram a diferença .

No meu caso , o disco da TOY é um pouco maior , aí o meca teve que APENAS desgastar um pouco a pinça onde ele toca /encosta no munhão , fazendo uma pequena meia lua , e foi o suficiente para a pastinlha ficar na posição certa no disco . por ísto que no meu caso , as furações da placa ficaram mais altas e abertas . e no seu caso tem que ficarem alinhadas para que a pinça fique na altura certo no disco , e não tem como abaixa-la o suficiente , como mostrado nas fotos .

MAS ANALIZANDO SUAS FOTOS DE NOVO : acredito que vc tenha uma solução boa . Observando a foto 2 , vc colocou o disco por tras do cubo , certo ? SE VC COLOCAR O DISCO NA FRENTE DO CUBO , vc irá afastar o DISCO do MUNHÃO O SUFICIENTE PARA ABAIXAR A PINÇA NA POSIÇÃO IDEAL , para ísto , vc teria que trocar os estojos por outros mais compridos , aumentar no comprimento apenas a espessura do disco que deve ser algo de 5 mm +- , aí PRONTO , é só fazer a placa e correr pra galera .

Kim
05/11/2007, 23:57
Grannnde Dr. Guilherme!

Sobre as pinças, comecei um trabalho em cima dos munhões, que tá ficando bem legal.

Como você colocou, estou tendo uma boa solução!:concordo:

Postarei fotos depois de prontos.

Sobre colocar os discos "em cima" do cubo, é mais complicado!

fpandur
07/11/2007, 12:03
Só vi este tópico agora. Eu mesmo fiz a adaptação na minha Camper das pinças S10 + discos D20 e realmente tem esse problema da pastilha não pegar toda a área do disco. Minha solução foi radical: cortei os olhais de fixação originais do munhão, rebaixei o munhão um pouco por dentro e soldei um suporte para as novas pinças. O suporte tirei o gabarito e mandei cortar em oxicorte. A pinça ficou perfeitamente centralizada no disco, mas deu um bom trabalho, lembro que fiquei quase meio-dia de serviço somente para acertar a posição da pinça e poder tirar o molde. Tem que fazer uma leve modificação nos discos também, mas isso o Kim parece que já descobriu o que tem que ser feito :mrgreen:

O kit da SBD postado pelo Pedro utliza os discos da Toyota se não me engano, então o suporte não serve, pois como já foi dito aqui neste tópico, os discos da Toyo são maiores em diâmetro. Por isso rodas 15" dão problemas de pegar nas pinças. Com o disco da D20 isso não acontece, uso minhas rodas 15" com folga para a pinça :wink:

Kim
07/11/2007, 14:17
fpandur, matou a charada!

O material usado para a fabricação dos munhões do Engesa, não é ferro fundido, é açõ forjado, podendo haver solda sem maiores conseqüencia.

Fui a todos os torneiros da cidade antes de cortar, sempre procurando uma nova opinião.

Bem, cortei os olhais mesmo.

Primeiro nivelei o "lado de fora" dos olhais;

Cortei;

Coloquei os olhais na pinça;

Alinhei a pinça em relação ao disco;

Soldei os olhais (na verdade mandei soldar);

Ficou muito bom!!

Segue algumas fotos do celular.

Abraços.

Kim.

Kim
07/11/2007, 14:24
Mais algumas!

fpandur
07/11/2007, 14:31
kim, bem lembrado. Na época pesquisei mensagens aqui e na lista das Camper e alguns já haviam falado sobre isso do munhão, por isso acreditei na informação. Na verdade não fui eu que soldei e sim também mandei soldar. Todo o resto fui eu que fiz, claro, a não ser a confecção do suporte em oxicorte. :wink:

Vendo as fotos, vi que teve que fazer o mesmo "acerto" na pinça que eu ... :mrgreen: Só fiquei um pouco em dúvida se soldando somente o olhal dessa forma fica seguro ... :roll: No meu eu acabei exagerando na espessura do suporte, mas ele fica soldado como um todo por dentro do munhão.

CAVESO
07/11/2007, 15:15
Kim,

Se o munhão fosse de ferro fundido você poderia soldar com Cromo níquel, sem problemas, além do custo da solda, é claro, rs.

Legal saber que ficou bom o serviço!

guilhermeabreu
07/11/2007, 20:03
KIM

Parabens , vc vai ver como vai ficar ANIMAL seu freio , e com certeza irá se arrepender de não ter feito ísto ha mais tempo .

PARABENS E TOME FREADAS PRECISAS E BÁRBARAS .

Marco Saldanha
07/11/2007, 23:47
No clube da Camper e na rota4x4 temos o suporte das pinças para adaptar as da Toyota com disco da Toyota
Não seria mais seguro comprarmos este suporte e corre atrás de preço dos disco e pinça da Toyota.

Custa em torno de 220 reais o jogo de suporte das pinça

Kim
08/11/2007, 00:43
Caro Marco!

O problema que quero evitar é perder as rodas BBS!:putz:

Os discos da D20 são menores, por isso tem que trabalhar o munhão para poder centrar a altura das pastilhas em relação ao disco.

O material que ele é feito, é aço forjado, então não tem muito problema quanto à soldas.

O serviço tá quase pontro, vai ficar bom e, já descobri que não sou o único.

Os suportes servem somente para discos da Band.

Abraços.

Kim.

CAVESO
08/11/2007, 00:51
Nunca vi um disco de Toyota na mão, mas não tem material de sobra para retirar no torno em seu tamanho?

Outra coisa: há possibilidade (e qual será a vantagem) de colocar as pinças na parte dianteira do munhão (e não na parte traseira conforme original)? O freio assim (como nos carros mais novos) funciona melhor?

Kim
08/11/2007, 00:59
CAVESO!

IMNHO, acho que onde está é melhor, pois fica protegido pelo eixo quando passa por terrenos onde há muitos galhos ou pedras.

Em veículos baixos, acho que é colocado na parte diânteira para que haja uma melhor ventilação das mesmas.

O que posso te falar é que até o momento tá muito bom o serviço, só estou esperando as peças da Rota 4x4 para montar o diferencial.

Abraços.

Kim.

Kim
08/11/2007, 19:57
Algumas coisas estão prontas.

Segue fotos...

Bem, estou com o "jaque", então aproveitei e mandei encher o orifício dos mancais superiores, que estavam com desgaste, agora não terá mais "jogo".

Abraços.

Kim.

haundrich
11/11/2007, 22:24
Só vi este tópico agora. Eu mesmo fiz a adaptação na minha Camper das pinças S10 + discos D20 e realmente tem esse problema da pastilha não pegar toda a área do disco. Minha solução foi radical: cortei os olhais de fixação originais do munhão, rebaixei o munhão um pouco por dentro e soldei um suporte para as novas pinças. O suporte tirei o gabarito e mandei cortar em oxicorte. A pinça ficou perfeitamente centralizada no disco, mas deu um bom trabalho, lembro que fiquei quase meio-dia de serviço somente para acertar a posição da pinça e poder tirar o molde. Tem que fazer uma leve modificação nos discos também, mas isso o Kim parece que já descobriu o que tem que ser feito :mrgreen:

O kit da SBD postado pelo Pedro utliza os discos da Toyota se não me engano, então o suporte não serve, pois como já foi dito aqui neste tópico, os discos da Toyo são maiores em diâmetro. Por isso rodas 15" dão problemas de pegar nas pinças. Com o disco da D20 isso não acontece, uso minhas rodas 15" com folga para a pinça :wink:

Daria para passar o torno para diminuir o diâmetro dos discos da toy ?

haundrich
11/11/2007, 22:33
Nunca vi um disco de Toyota na mão, mas não tem material de sobra para retirar no torno em seu tamanho?

Outra coisa: há possibilidade (e qual será a vantagem) de colocar as pinças na parte dianteira do munhão (e não na parte traseira conforme original)? O freio assim (como nos carros mais novos) funciona melhor?


Grande Caveso

Me falaram que a posição das pinças influi no desempenho do sistema.

Mas até agora não achei literatura a respeito.

Acredito que a posição das pinças só deva surtir efeito em altíssimas velocidades, que envolva superaquecimento e o efeito do ar para esfriar o sistema ( ou a a condução do ar, para entrar dentro da roda e sair para o outro lado, vide a ferrari F1) e que dependa do projeto do carro (das peças que possam obstruir esse canal de ar) .

Kim
12/11/2007, 00:27
Daria para passar o torno para diminuir o diâmetro dos discos da toy ?

Olhando umas fotos dos discos, cheguei a seguinte conclusão:

A área de atrito das pastilhas são iguais nos dois discos;
A parte do cubo (onde o disco fica preso ao cubo de roda) no disco da Band é maior que o disco da D20.

Então, creio que não ha possibilidade de se redimensionar o disco da Band, pois nãoterá area suficiente para a patilha.

A troca que fiz, consiste em uma pinça com eficiência maior, pois o pistão/êmbolo da S10/D20(moderna) tem um diâmetro bem maior, como a area de atrito das pastilhas, que são maiores.

Porém, as pinças só servem em disco ventilado e, o disco que mais se assemelha é o da S10/D20 (são os mesmos nas S10 6furos).

Os discos são conseqüencia das pastilhas!

Abraços.

Kim.

fpandur
12/11/2007, 09:17
A área de atrito das pastilhas são iguais nos dois discos;
A parte do cubo (onde o disco fica preso ao cubo de roda) no disco da Band é maior que o disco da D20.
É isso mesmo. O disco da Toyo vai por fora do cubo, então a parte central tem que ser maior que o disco da D20, que vai por dentro do cubo como no sistema original Engesa/Camper. Então não dá para diminuir o diâmetro do dsico Toyo. Também não dá para usar pinças Toyo com disco D20 nem pinças S10 com disco Toyo. No 1º caso as pinças nem entram no disco e no 2º caso irá ficar uma folga considerável (o disco da D20 é mais espesso. A única compatibilidade aqui é a pastilha em sim, as pinças são diferentes.

Kim
23/11/2007, 22:03
É pessoal!!!

Tô sem andar com o jipe ainda...:-(

O torneiro está observando a melhor forma de fazer o que lhe pedi, sem contar que está com muito serviço.

Bem, o negócio é esperar, parece que nunca terá fim essa espera...

Kim.

Kim
27/11/2007, 00:11
Pessoal, o negócio começou a funfar...

Aqui mostro os novos assentos de retentores, poiso diâmetro do semi eixo será maior.

Segue fotos dos assentos externos da carcaça e internos (ao lado da coroa)

Tá quase...





Me deixando mais sem cabelos....

Abraços.

Kim.

Zepi
27/11/2007, 10:17
Kim,
E pra dar conta dessas pinças,qual cilindro mestre vc está usando?


Abs

Kim
27/11/2007, 12:30
Caro Zepi!

Vou usar o cilindro de freio da VW Quantum, que é a maior em mm que achei, ou seja, mais se aproxima da S10.

Conforme toda a literatura que li, a maior influencia é do diâmetro do cilindro do pistão da pinça, portanto, estou retirando um cilindro de 54mm e colocando um pistão de 66m, o que melhorará bastante.

Bem, hoje o serviço progrediu mais um pouco.

Segue fotos.

Abraços.

Kim.

fhsantos
22/01/2008, 17:35
Kim

Peguei o final de sua adaptação.

E ai já ta andando? Como ficaram os freios?

O Cilindro mestre da Kombi é maior que o da Quantum? Lembro de ter visto isso no catálogo da Varga a um tempo..:pensativo:.

Agora qual o Servo que está usando?

Abs pensando em adaptações de freio tb

Flávio
Camper 92 4x4 Tdi

Kim
22/01/2008, 19:13
Caro fhsantos!

O Jipe já esta andando e parando muito bem!:mrgreen:

O sistema de freio ficou muito bom, valeu a pena, como também a adaptação de diferencial, onde agora posso andar tração no asfalto sem problemas, pois as relações são identicas.

Estou usando o servo do gol, que é igual ao do engesa, onde a única diferença é a haste de acionamento, que retirei do antigo e coloquei neste (um torneiro faz o serviço).

O cilindro mestre é da quantum (encaixa perfeitamente no servo).

As pinças são da S10 4x2, que são as mesmas das últimas D20, e os discos são da D20, sendo que há necessidade de se reabrir o centro e fazer um pequeno trabalho nos parafusos de fixação no cubo.

Coloquei sistema duplo na dianteira, onde sai uma linha para cada roda do cilindro mestre, proporcionando uma frenagem suave.

Para garantir o serviço, o próximo passo e colocar na trazeira cilindros de roda 7/8", retirando os de 1", para diminuir a eficiência trazeira.

Como?

Coloquei a válvula eqüalizadora, onde a mesma tranca o fluxo de fluído quando "há peso" no circuito (no caso o trazeiro).

Conforme apostila que ví, quanto maior o diâmetro do cilindro, maior a eficiência, então, colocarei um menor para que a válvula funcione antes, "sobrando" mais fluído para as pinças.

Mais esse projeto ainda está em estudo.

Sobre o diâmetro, acho que o da quantum e kombi são os mesmos.

Abraços.

Kim.

fhsantos
30/01/2008, 10:48
Kim

Que legal que está tudo funcionando. Achei que para usar as pinças de S10 teria que trocar o servo e cilindro. Estava pensando inclusive em usar os da S10 mesmo, que são bem mais caros que o da linha Vw que usamos (quantum, gol e kombi).

Segundo o catálogo da Varga o Cilindro da Kombi tem diâmetro de 23,81mm (0,94 polegada, igual ao de Band) enquanto que o da Quantum após 94 tem 22,22mm (0,89 polegada). Mas de qualquer forma são bem maiores que os de gol que tem 20,64. O da S10 seria o maior com 25,4mm (1 polegada).

Quanto as pinças a de kombi tem 53,5 cm2 de área de pastilha e o de S10 4x2 tem 91,4 cm2, bem maior Outra opção mais fácil de adaptar no suporte original da Engesa, com o disco original tb, seria a de Opala (varga), que tem 66,6 cm2, mas aí só tem aumento de uns 25% de área de pastilha.

To pensando em colocar o servo de quantum (que é o maior da linha VW que cabe na camper) com um cilindro de kombi, e as pinças de s10 com disco de d20 que você usou, deve ficar bom...

Abs, Flávio
Camper 92 4x4 Tdi

CAVESO
30/01/2008, 11:07
Flávio,

Usei essa configuração que você mencionou acima (servo do santana com cilindro mestre de Kombi).

O servo se encaixa perfeitamente no cilindro, inclusive a profundidade da haste é a mesma.

No meu caso, como adaptei a coluna de direção da S10, com setor hidráulico do opala, tive que fazer um distanciador para afastar o servo do suporte original engesa. Nada que um bom torneiro não faça com os pés nas costas.

Não posso dizer nada de como ficou o freio, pois meu engesão ainda não andou.

Estou (ainda) com o restante original (pinças e discos originais na dianteira com tambor traseiro).

Espero que fique bom...

Kim
30/01/2008, 11:09
Caro fhsantos!

O problema que encontrei em usar o cilindro da S10 foi em relação e ter que colocar o servo também, aí teria que mecher em muita coisa, não achei viável!:pensativo:

As pinças opala/kombi são bem semelhantes, não há um aumento significativo na area de atrito, como vc memso relatou, mais a da S10/D20 (últimas) a area de atrito tem uma grande melhora!:concordo:

Essa opção que relata, fica muito bom, pode ter certeza que terá um freio 100% confiável.
A colocação da pinça, pode ser feito de outra forma, diferente da que fiz e, fica melhor.

Recorte os olhais de fixação das pinças no munhão (serrinha de cortar cano mesmo), confeccione uma chapa de ferro na mesma espessura do olhal ecortado, sendo que essa chapa deve ter os furos de fixação às pinças (obs. a rosca de fixação fica nas pinças).

Gabaritado os furos; feito os detalhes para chegar a pinça na profundidade do disco (digo, a pastilha ficar alinhada na area de atrito), prenda a pastilha ao disco, que já deve estar preso ao cubo, mais fora do veículo.

No meu caso, prendi as pinças usando calços de metal, assim as pastilhas ficaram centradas em relação ao disco e a pinça em relação ao cubo.

Aí foi só soldar, um pouco de cada extremidade para não desalinhar.

A chapa fica bem mais fácil.

O munhão do Engesa e de "aço doce" segundo uns entendidos aqui da minha região, isso quer dizer que aceita solda numa boa, sem problemas futuros.

Bem, é isso.

Abraços.

Kim.

fhsantos
30/01/2008, 14:59
Kim

Desculpe, mas não entendi direito sua explição da outra forma de fazer a adaptação no munhão.

Achei a informação que as pastilhas da S10 4x4 são maiores que a 4x2, vc sabe se as pinças são diferentes também?

Abs Flávio

Kim
30/01/2008, 16:30
Caro fhsantos!

Não vá de S10 4x4, pois assim não conseguirá colocar as rodas. As pinças são grandes em demasia, e o engesa tem o cubo da roda livre...

Existe diferenças no disco, então não funfa!!!

Bem, deve ter olhado as fotos de minha adaptação, certo?

A diferença é que deve confeccionar uma chapa e soldar ao munhão, no lugar dos olhais da pínça original, tendo em vista que não há qualquer possibilidade de se aproveitar os suportes originais.

Olhe na minha assinatira, tanto em Brancão ou como em Fotim, verá a sequencia de fotos.

Abraços.

Kim.

fhsantos
31/01/2008, 10:17
Kim

Obrigado pela dica da pinça da S10 4x4.

Pelo que entendi, e vi nas fotos, você recomenda que não solde os olhais separados e sim feitos em uma placa, e essa soldada completamente no munhão. Do jeito que o Pandur fez.

Olhando as páginas do Brancão fiquei impressionado de quanta coisa você fez, Parabéns, parece que está com uma bela viatura...

Abs Flávio

Kim
31/01/2008, 14:38
Isso mesmo!

Na verdade, será uma chapa com o gabarito da pinça soldada ao munhão.

Fica um serviço melhor do que eu fiz!

Obrigado quanto ao Jipe.

Assim que colocar o CA (cambio automático) farei a lata dele, que não está das melhores, mais em compensação, a mecânica está pronta e muito boa!

Precisando de algo é só chamar!

Abraços.

Kim.

fhsantos
13/02/2008, 16:16
Kim

Você já ouviu falar que o munhão da D20 4x4 serve direitinho no eixo Engesa/camper? Com a vantagem de vir com o suporte de pinça de d20...

O problema é que esses munhões são caros e dificeis de achar :parede:

Abs, Flávio

Kim
14/02/2008, 00:10
A linha chevrolet usa as peças da Engesa, com um pouco e diferença, mais é engesa.

Abraços.

Kim.

Angelo T. P.
26/02/2008, 09:47
Kim,
estive dando uma olhada no topico, pois vou fazer o upgrade dos meus freios também.
Estou providenciando um kit flutuante da ensimec, e ja que vou mexer no eixo, vou passar o disco e pinça original para traseira, e colocar um disco de D20 e pinça da S10 na frente.
Mas fiquei na duvida quanto ao cilindo mestre e o hidrovacuo.
O meu ainda é o original. Mantendo eles terei problemas na eficiencia? Ou terei que mexer nisso também?

Kim
26/02/2008, 13:05
Grande Angelo T. P.!

Sobre o cilindro original, não haverá necessidade de se trocar, pois conforme pesquisei durante o trabalho que fiz, a eficiência se dará pelo tamanho maior do cilindro da pinça, não pela quantia maior de fluído, mais sim pela área maior de força que o fluído exerce no cilindro.

Imagine a seguinte situação:

No Jeep, o cilindro dianteiro é 1"1/8, o traseiro 7/8".
O cilindro dianteiro é maior para proporcionar uma frenagem maior.
Se inverter, travará o traseiro e o dianteiro não freiará.

Portanto, quando troca a pinça, altera o diâmetro do cilindro, aumentando a força sobre as pastilha, que diga-se de passagem é bem maior.

Uma forma de se fazer diminuir a eficiência do freio traseiro do engesa para que ele não "trave" nas freadas mais brusca, é diminuir o diâmetro do cilindro de freio traseiro.

Sobre a adaptação do disco, deverá fazer algumas alterações no mesmo.

De posse do disco, vá a um torneiro e mande reabrir o centro para o cubo do engesa.

Nos 6 buracos que fixa o disco ao cubo, tem que fazer um trabalho (fiz com uma lima de motosserra (redonda) e uma furadeira), onde a circunferência formada pelos buracos do cubo são levemente menores do que a circunferência formada pelos buracos do disco.

Tem um companheiro do Fórum, fez a fixação de uma forma mais eficaz, proceda da forma dele.


O munhão do engesa é de "aço doce", aceita solda numa boa, sem riscos futuros.

Não esqueça de fazer o trabalho no espelho protetor do do disco, tem que mudar o recorte para calçar as novas pinças, mais não se preocupe, a lata ali é fácil de se recortar.

Do mais, vale cada centavo aplicado nesse sistema.

Abraços.

Kim.

Angelo T. P.
26/02/2008, 16:42
Legal Kim!!
Com essas informaçoes nao tem como eu errar!
Vou começar um upgrade e uma manutenção "braba" no meu Engesa a partir de amanha, trocando buchas, calços, ponta de eixo (flutuante) etc.. e como gastei uma grana, gastar um pouco mais pra mexer nos freios ate q vale a pena.. pois como dizem.. o q é um peido para quem ja esta cagad0! :lol:

fhsantos
27/02/2008, 14:33
Kim e demais

Vou trocar o cilindro mestre original (gol) pelo de Kombi, dai a dúvida

O Cilindro de gol tem 2 saídas (uma para linha dianteira e outra para a traseira). Agora o de Kombi tem 5 saídas. Como devo fazer, mater as duas e fechas as outras 3 ou colocar uma saída para cada roda.

Se for assim, que acho o mais óbvio, como coloco a válvula de retarno na linha traseira?

Angelo, o cilindro só determina o volume de fluído deslocado, quando maior o diametro do cilindro menor o curso de pedal para acionar o freio. O Servo só serve para tornar o acionamento do cilindro mais leve, por diferença de pressão, servos maiores menor força para acionar o cilindro.

Abs, Flávio

fhsantos
27/02/2008, 14:42
Kim

Estive lendo novamente as receitas possiveis para up grade de freio dianteiro. Estava quase certo em usar a receita pinça s10 e disco D20. Mas devido ao alto custo e qualidade duvidosa das oficinas daqui comecei a me interessar pelo uso de disco e pinça de hilux, que não tem que alterar o suporte original, só pequenos ajustes. As pastilhas de hilux são menores que a de S10, mas já representam uma boa melhora.

Kombi = 53,33 cm2
Hilux = 88,88 cm2 (66,7% a mais de área)
S10 = 92,04 cm2 (72,59% a mais de área)

Fonte: www.multifreios.com.br (http://www.multifreios.com.br)

Na época você estudou essa possibilidade, será que vale a pena?

Aguardo comentários

Kim
27/02/2008, 16:45
Caro fhsantos!

Bem, vamos aos seus questionamentos.

Sobre o cilindro de freio da Kombi, as cinco saídas seriam:

2 para a linha dianteira;
2para a linha traseira e
1 para o cebolão da luz de freio.

Então, feche uma traseira, uma dianteira e coloque o cebolão na "3ª".

O custo do par de disco de freio da D20, foi 50,00 (zerado), as pinças foram 130,00 (ferro velho/desmanche)

Ai foram os flexíveis, pastilhas e adaptação, sendo esta última eu quem fez.

Coloquei o cilindro da Quantum, que não precisa mexer no servo.

Na dianteira, coloquei linha independente para as rodas, deixando a frenagem um pouco mais suave.

Quando efetuei o serviço, não pesquisei a possibilidade das pinças da Hilux, pois não sabia, como também não se encontra facilmente por aqui.

De tudo, posso afirmar que vale a pena, principalmente com pneu 33".

Abraços.

Kim.

Angelo T. P.
27/02/2008, 21:05
Fala Flavio!
acho q vou manter meu original mesmo entao. Se eu nao gostar mudo pro do Santana!
Sobre o disco de Hilux e as pinças, sera q valeria a pena, se comparado com a manutençao do disco da D20 com pinça da S10, em relação as pastilhas, reparos etc..?

fhsantos
28/02/2008, 10:22
Angelo

A informação que levantei é de que os discos são baratos, acho que não como os de D20, as pinças é que são caras, os reparos e pastinhas não sei dizer, estou tentando cotar esses preços. Com que eu economizaria com a mão de obra de instalação daria para fazer a manutenção por um ou dois anos, dependendo das diferenças de custo.

Coloco os custos depois de levanta-los

Abs Flávio

fhsantos
07/03/2008, 13:46
Só para dar um retorno sobre as peças de hilux, que podem ser adaptadas no suporte original das pinças.

Pinça hilux 2003 ou 2004 (usadas, no estado) 500,00 o par
discos novos Hilix 2000 4x4: 144,00 o par

Em outras cotações em autorizadas achei as pinças até por 900,00 cada e os discos por 700,00. Não achei as pinças novas em autopeças.

Coloquei os anos das hilux pois ainda não tenho certeza de qual ano e modelo é a pinça que da certo nos suportes originais, e a hilux tem uma salada de sistemas e peças utilizadas ao longo dos anos em cada modelo.

Abs Flávio

Angelo T. P.
13/03/2008, 23:55
Fala Flavio
hj conversei com o pessoal da Ensimec sobre os freios do Engesa no kit flutuante deles, e me disseram que estao usando o disco da hilux com a pinça do troller na traseira. Só esqueci de perguntar o ano da Hilux :oops:
Mas se na dianteira eles servirem até que é uma boa ideia pra nao ter todo trabalho de cortar os olhais do munhao etc...
Eu estava com intenção de colocar os disco originais do meu Engesa atras, mas estudando com um torneiro, concluimos que é praticamente imposivel.. nao entra no cubo da toyota e mesmo tornenando nao daria certo..
Ai parti pro basicao do kit, pinça do kadett e o disco do kit. Mas o preço do disco (que dizem ser sob medida) é de 160 mangos cada, fora as pinças que parecem cada vez serem mais raras de se achar e caras.
Agora to estudando os discos da hilux pra por na traseira, mas sem as pinças do troller, que sao uma fortuna também.
Assim que eu tiver uma solução coloco aqui pro pessoal!

fhsantos
24/03/2008, 15:43
Angelo

Peraí, deixa ver se eu entendi, seu engesa tem diferencial de toyota na traseira? E na dianteira tem o que?
Vou apresentar as duas possibilidades de adaptação para o freio dianteiro (hilux e S10/d20) para o mecânico e ver qual delas ele acha mais viavel de conseguir fazer. Dai parto para a procura de peças.

Abs

Angelo T. P.
24/03/2008, 18:54
Olá Flavio!
meus eixos são Dana, origianis do engesa mesmo. O que tem de toyota no eixo traseiro é a manga e o cubo, que tem que colocar quando poe o flutuante.
O veredito final no meu Engesa foi:
Dianteira: Pinças da S10 e discos ventilados de D20
Traseira (quem agora tem o eixo flutuante Ensimec): pinça da kombi (que aproveitei da dianteira) e os discos solidos, que comprei no Mauro da SBD. Ele tem discos que encaixam no cubo da toyota para as pinças da kombi.
Eu até procurei esses discos solidos nas lojas de toyota pra ver se conseguia um preço melhor, mas todos me disseram que nao existe. :sad: só no Mauro mesmo...

guilhermeabreu
25/03/2008, 00:41
AÊ PESSOAL

Resolvi depois de trocar idéias como o GRANDE MESTRE KIM .

Vou colocar na traseira assim que colocar o FLUTUANTE :

O CUBO e a MANGA DE EIXO da BAND , que aqui em CAMPOS - RJ. na TOYOMAR com o MARQUINHOS esta custando R$200,00 cada CUBO E MANGA DE EIXO , logo R$400,00 o par .

O DISCO da D-20 BOSCH R$150,00 o par , o KIM tem lá em PARANAVAÍ por R$90,00 o par , mas é de outra marca .

As PINÇAS da S-10 que comprei num desmanche zeradas por R$200,00 o par , as pastilhas estão novas , e veio com o flexível .

LOGO :

2 CUBOS DA BAND + 2 MANGAS DE EIXO DA BAND = R$400,00
2 DISCOS DA D-20...........................................=R$15 0,00
2 PINÇAS DA S-10...........................................=R$20 0,00
TOTAL............................................. ..............=R$750,00

AGORA ESTÁ FALTANDO POUCO PARA TER UM FLUTUANTE , E O PREÇO Ó !!!!!!!!!!!! BEM EM CONTA NÃO ?

LEMBRANDO QUE VOU COMPRAR AS BENGALAS (SEMI-EIXOS) EXTRIADAS NAS 2 PONTAS COM A TAMPA EXTRIADA DA ENSIMEC .

O fone da TOYOMAR vcs já tem aqui no fórum , é só ligar pro MARQUINHOS .

Kim
25/03/2008, 10:20
Dr. Guilherme!!!

Revelou o pote de ouro ao pessoal!

Assim ficarei sem o cubo e a manga, pois terá uma alta procura.

Pessoal, conforme conversa com Dr., o disco ficará colocado de forma idêntica ao cubo dianteiro, ou seja, na parte posterior do cubo.

Fica bom heimmmm!!!!

Abraços.

Kim.

fhsantos
25/03/2008, 10:42
Angelo

Optou por refazer o suporte da pinça no munhã então?

Abs

Angelo T. P.
25/03/2008, 11:39
Flavio, isso mesmo!
ta la no torneiro para ele adaptar. Ele cortou os olhais e vai soldar uma chapa ja com a furação das pinças.
Quando estiver pronto eu tiro uma foto pra colocar aqui pro pessoal!

Angelo T. P.
25/03/2008, 11:41
Kim,
o Guilherme me ligou no fim de semana, mas foi tarde demais :(
Eu tinha comprado as peças fazia umas semana ja.
Alias, com esses discos atras vai parecer avião brecando!

CAVESO
25/03/2008, 13:07
Pessoal,

Conversei no sábado um tempão com o Dr. Guilherme, mas esqueci de mencionar um detalhe com ele: o meu engesa é fase II e o eixo traseiro é com bola no centro (Dana 44).

Onde conseguirei os bengalas e tampas estriadas para meu eixo?

fhsantos
25/03/2008, 14:38
Angelo

Você poderia fazer um baita favor, :mrgreen: pedir para o torneiro fazer um molde da peça em papel com as medidas... Dai vc anexa a foto disso, para mim ia ser show...:concordo:

O Pandur não conseguiu achar o molde que ele desenhou.

Abs

Kim
25/03/2008, 20:30
Pessoal,

Conversei no sábado um tempão com o Dr. Guilherme, mas esqueci de mencionar um detalhe com ele: o meu engesa é fase II e o eixo traseiro é com bola no centro (Dana 44).

Onde conseguirei os bengalas e tampas estriadas para meu eixo?

Caveso!

Na Enfer ou Ensimec!

Só não sei se venderão separados, mais o procedimento é o mesmo para o FI.

Liga lá para o pessoal de uma das empresas, como vc tem CNPJ, fica mais fácil.

Vou tentar comprar pela empresa de um amigo, não será para pessoa física, então penso que não terá problema.


fhsantos!

O molde que fiz, tinha uma finalidade, então desconsidere a furação mais estreita, a "A".

A chapa deve ter no mínimo a espessura dos olhais que serão retirados do munhão do engesa.

O tamanho do molde é real, sendo que cada quadrado vale 1cm.

Repare que tem que desbastar um pouco a pinça no meio, já existe a volta, mais tem que aumentar a circunferencia da volta, bem como aprofundar cerca de 0,5cm no centro e cerca de 1cm nas pontas. (assim aumenta a circunferencia). Isso é para que não fique no assento dos parafusos da manga de eixo.

Segue as fotos.

Abraços.

Kim.

fhsantos
26/03/2008, 14:38
Kim muito obrigado, Devo levar os detalhes para o mecanico logo.

Angelo, não deixe de colocar as fotos da sua adaptação

Abs Flávio

fhsantos
26/03/2008, 15:56
Kim

Uma dúvida, não daria para tirar material do munhão ao inves da pinça?

Abs Flávio

guilhermeabreu
26/03/2008, 18:31
AMIGO CAVESO

As bengalas com as tampas irei comprar da ENSIMEC , as bengalas deles tem as duas pontas extriadas , e este esquema do disco da D-20 com pinças da S-10 , É PARA O ESQUEMA DA ENSIMEC .

CAVESO , a ENSIMEC tem as bengalas deste mesmo esquema do F-1 e do F-2 .

Se vc optar pelo esquema da ENFER , tem que comprar os CUBOS e as MANGAS DE EIXO do ENGESA , que são mais caros do que os da BAND , ísto lá na ROTA 4X4 com o ÍGOR . Este esquema da ENFER , foi bolado em parceria do ÍGOR com a ENFER .

LOGO : As bengalas da ENFER não dão no esquema do CUBO/MANGA DE EIXO BAND , pois de um lado , é extria , e do outro é uma flange ( PRATO ) para aparafusar direto no CUBO DO ENGESA .

SÃO DOIS SISTEMAS DISTINTOS , UM DA ENFER COM PARCERIA DO ÍGOR E OUTRO DA ENSIMEC QUE UTILIZA CUBO/MANGA DE EIXO DA BAND DIANTEIRA . E OS DOIS SITEMAS TEM PARA O ENGESA F-1 E F-2 .

Sendo que no caso do ENSIMEC , vc pode comprar o CUBO/MANGA DE EIXO onde vc quizer , e aqui em CAMPOS-RJ , o MARQUINHOS da TOYOMAR tem o par de CUBO/MANGA DE EIXO por R$400,00 .

GRANDE AMIGO KIM , como falei com vc , hoje fui lá no MARQUINHOS , já peguei o meu par de cubos/mangas de eixo , E DEIXEI O SEU JÁ RESERVADO , PODE FICAR TRANQUILO QUE O SEU ESTA GARANTIDO POR ESTE PREÇO , e não acredito que ele irá aumentar o preço por causa da maior procura dos amigos daqui do fórum não , ele me falou ísto para mim hoje que dá pra vender por este preço tranquilo , sem aumentar de preço .

CAVESO
26/03/2008, 18:47
Mas pelo que vi, o kit parcial da Ensimec (semi-eixos + tampas) ficam por 1.750,00, é isso mesmo?

guilhermeabreu
26/03/2008, 22:13
AMIGO CAVESO

Não sei te informar , mandei vários e-mails pro LEO VALLE , e ele não me responde , o ANGELO comprou na GAMA 4X4 , mas como meu trabalho me consome os horários de comércio , não consigo ligar para a GAMA , nos sábados que estou livre , ninguem trabalha , fico meio desorientado para ter informações a respeito .

Estou chegando a conclusão que não adianta trabalhar muito , pq vc trabalhando muito vc acaba sem tempo de gastar o dimdim , se trabalhar menos vc terá tempo de gastar o dimdim , mas não vai ter ele para gastar . Mas se trabalhar muito vc ganha mais dimdim e o LEÃO TE COME INTEIRO , daí vc trabalha muito e fica sem tempo pra gastar e sem dimdim tb pq o LEÃO comeu tudo , e se trabalhar pouco , vc não tem dimdim , mas terá tempo pra sonhar .

LOGO : ACHO QUE VOU DIMINUIR MEU TEMPO NO TRABALHO .

COM ESTA CONVERSA CHATA VCS JÁ DEVEM ESTAR ACHANDO QUE JÁ ESTOU FICANDO MEIO PIRADO NÃO ?

ABRAÇÃO A TODOS

Kim
26/03/2008, 22:26
Kim

Uma dúvida, não daria para tirar material do munhão ao inves da pinça?

Abs Flávio

fhsantos!

Tem que ser um pouco em cada um.

Isso, da forma que efetuei o serviço.

Como diz aquele "velho deitado"...

"Cada cabeça um sentença!"

Então, talvez, quando olhar o srviço, terá idéias melhores!

Abraços.

Kim.

Angelo T. P.
26/03/2008, 23:45
Flavio,
o torneiro fez o molde de papelão, mas acho q ja virou lixo :putz: vou ver com ele se ainda ta la!!
Mas no final ele acabou mudando algumas coisas, e soldou duas chapas no munhão.
Ficou bem resistente e amanha ja tiro as fotos pra colocar aqui. o unico problema é que ele pintou as peças ja, mas da pra ter uma ideia legal.
Mas segundo ele nao é nenhum segredo fazer, é só ter paciencia!

Guilherme, eu comprei na Garra4x4, a Gama se nao me engano nao tem. É só falar com o Rodrigo que ele arruma o kit! saiu mais barato que comprar direto na Ensimec.

Kim, voltando ao assunto do munhão, o torneiro soldou uma chapa pouca coisa menos grossa que o original, sera que vou ter problemas? Ele me garantiu que nao, até porque ele sempre faz uns serviços 100% confiáveis pra mim e nunca tive problemas.

Kim
27/03/2008, 15:55
Angelo!

Sem problema quanto à espessura da chapa!

Coloca umas fotos, serão bem vindas.:concordo:

Abraços.

Kim.

Angelo T. P.
27/03/2008, 18:50
Pessoal
olha o book dos munhoes ai!! :mrgreen:
Alias, eu tenho uma dica boa pro pessoal que vai montar o munhão, independente se vai fazer ou nao adaptação.
Estou usando uns feltros nos ''espaços vazios" entre o munhão e eixo. Falando assim nao da pra entender muito bem, mas vou montar eles e tirar fotos pra ver melhor. Esses feltros seguram o barro e poeira, evitando o desgaste mais acelerado dos mancais! Eu nao sei se originalmente existe, mas fiz isso no meu faz tempo e valeu a pena.

Eduardo Velo
27/03/2008, 20:06
... Estou usando uns feltros nos ''espaços vazios" entre o munhão e eixo ...

Tem um feltro que faz parte do kit original que vai na cruzeta do munhão do lado interno ... no lado externo é por conta da gente ...

abs ...

Kim
27/03/2008, 21:22
Caros amigos!

Quando enjambrei o freio do meu engesa, coloquei os 4 defletores e feltros novos!

Tudo by Rota4x4.

Angelo, vejo que também usa os mancais, bom né!

Sobre a engraixadeira que vai no "toquinho" inferior, coloque-a virada para o lado de dentro do jeep (o bico do lado oposto do que está na foto), pois fica mais fácil de engraxar o mancal.

Ficou jóia o serviço, vai notar a grande melhora no freio.

Abraços.

Kim.

fhsantos
28/03/2008, 10:46
Angelo

Das adaptações que vi a sau foi a que mais retirou materia da parte entre os suportes originais. Não ficou muito estreito? Embora fique totalmente apoiado não seria interessante fazer um reforço para aumentar a espessura?

Abs e obrigado pelas fotos e informações

Francesco Carbone
28/03/2008, 13:22
Caro guilherme.
Deve estar havendo algum engano, pois coloquei o kit flutuante na minha nave semana retrasada, e utilizei o kit da enfer.
O kita básico custou R$ 950,00 em 3 pagamentos lá com o igor da Rota ( 2 flanges e 2 pontas de eixo com a tampa que vcs se referem). E sse kit tem estrias dos 2 lados, e usa cubo, maga e rolamentos da toyota bandeirantes.
Já vi uma Camper com pneus 37" e bloqueio 100% arrepiando no asfalto e nunca quebrou ponta de eixo
O que o Igor da Rota desenvolveu junto com a Enfer foi dureza de material para tornar mais resistente quanto a quebras.
Esse kit é facinho de montar e bem mais barato que o da Ensimec

Abraços

Francesco

CAVESO
28/03/2008, 13:31
Francesco,

O kit custa 950,00 já com cubos e mangas de eixo, ou só bengalas, tampas e flanges?

Francesco Carbone
28/03/2008, 13:38
Caveso.
R$ 950,00 é o kit básico com 2 pontas de eixo e 2 flanges.....Os cubos e mangas consegui usado em bom estado em uma oficina aqui na zona leste de São Paulo e paguei por eles míseros R$180,00....
Ficou show de bola...Pelo preço, segurança e resistência

Abraços

Francesco

CAVESO
28/03/2008, 13:52
Poxa, ganhou mesmos esses cubos com as mangas. Tem mais lá não? rsss

Obrigado pela resposta!

Ralado/SP
28/03/2008, 17:43
Surgiram dúvidas???
o cubo de toy que é usado nesse kit flutuante para engesa e camper, é o cubo dianterio da band???? Quanto custam???
E, como ficou as pinças de S10 nas engesas??? qual o código dessa pinça de S10???? quanto se paga por elas????

Abraçones

Ralado

Kim
28/03/2008, 20:18
Surgiram dúvidas???
o cubo de toy que é usado nesse kit flutuante para engesa e camper, é o cubo dianterio da band???? Quanto custam???
E, como ficou as pinças de S10 nas engesas??? qual o código dessa pinça de S10???? quanto se paga por elas????

Abraçones

Ralado

Raladão!!

Os cubos e mangas de eixo são os dianteiros da Band, o Dr. Guilherme conseguiu a um ótimo preço, 200,00 cada par.

Sobre as pinças, paguei 130,00 no par, sem o flexível, o Dr. Guilherme pagou 200,00 com pastilha e flexivel, ou seja ficou equivalente, pois troquei reparo + pastilha+ flexível.

Olha que coisa interessante...

A pinça da S10 4x2, são as mesmas das D20 conquest (as últimas), diferentes da silverado.

As pinças da S10 4x4 são muito grande, depois a roda não cabe. (o cubo do engesa é bem maior que o da S10, então tem que colocar as pinças mais para fora ai a roda não encaixa)

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
28/03/2008, 21:29
CARO AMIGO FRANCESCO CARBONE

A sua resposta me ajudou muito , MAS NÃO ESTOU ENTENDENDO NADA .

Em janeiro deste ano perguntei ao ÍGOR da ROTA qual o preço do KIT FLUTUANTE ENFER , perguntei por email , e ele me respondeu que o KIT BÁSICO era R$940,00 em 3x , e constava de : 2 pontas de eixo e 2 flanges apenas , e que não tinha o KIT completo , e o mesmo completo ficava em R$3.000,00 .

Nesta época em janeiro , e agora ha 15 dias vi o KIT DA ENFER , e vi as pontas de eixo com uma extremiodade com extria e a outra como o prato para aparafusar no cubo , posso estar enganado , e entendi que usava cubo do ENGESA .

Mas como vc comprou a pouco tempo , pode ser que a ENFER esta fazendo a ponta de eixo com extria nas duas pontas e usar cubo da BAND , assim realmente ficará bem mais barato , na resposta que ele me mandou , não disse que vem tb 2 tampas extriadas para colocar na ponta do eixo para aparafusar no cubo , mas amanhã vou ligar pro ÍGOR para tirar minhas dúvidas .

MAS AGRADEÇO MUITO A SUA DICA DE ESCLARECIMENTO DESTE KIT DA ENFER , VALEU .

Angelo T. P.
29/03/2008, 16:39
Olá Flavio!
Olhando pela foto parece que foi muito, mas o torneiro tirou apenas os olhais deixando o maximo de material no munhão.
Ele reforçou bem a fixação, e garantiu que nao quebra, mas só vou saber mesmo quando colocar ele no teste de resistencia das trilhas :twisted:

Angelo T. P.
29/03/2008, 16:46
Tem um feltro que faz parte do kit original que vai na cruzeta do munhão do lado interno ... no lado externo é por conta da gente ...

abs ...

Eduardo,
os feltros que falei ficam em outro lugar. Esses da cruzeta que vc falou nao tinham quando comprei o jipe, mas coloquei também. Com as fotos fica mais facil de entender:

Kim
29/03/2008, 23:04
Hummmmm

colocou no lugar do guarda pó do rolamento/mancal.

Boa idéia!:concordo:

Abraços.

Kim.

fpandur
30/03/2008, 09:41
mas só vou saber mesmo quando colocar ele no teste de resistencia das trilhasTudo certo Angelo ? Esse teste vai ser no evento aqui de Pres. Prudente ? :twisted: Vai dar tempo de ficar pronto o Engesão ? O Mauro comentou que talvez você viesse para cá no nosso evento ... ;)

Angelo T. P.
30/03/2008, 18:40
Isso ai kim! além do guarda-pó coloquei esse feltro. Custa 1 real cada, e ele protege bem os mancais pois fica bem prensado la quando ta tudo montado! Vale a pena!

Angelo T. P.
30/03/2008, 18:46
Tudo certo Angelo ? Esse teste vai ser no evento aqui de Pres. Prudente ? :twisted: Vai dar tempo de ficar pronto o Engesão ? O Mauro comentou que talvez você viesse para cá no nosso evento ... ;)

Fala Flavio!!
Eu to com meu Engesa ainda esperando o disco da SBD! o cara prometeu pra essa segunda.. mas ta enrolando. :evil:
Mas nao sei se vou conseguir testar o jipe ai!! Eu gostaria muito, mas provavelmente terei que viajar para SP pra resolver umas coisas de um novo negócio que estou projetando com um amigo meu.
Nada definido ainda! Se nao fosse essa viagem pra SP ja poderia colocar meu nome na lista ai!
O Mauro é quem vai ficar bravo!! :lol:

fpandur
30/03/2008, 19:15
O Mauro é quem vai ficar bravo!!
Pois é, ele sempre comenta que você viria :mrgreen:
Mas fazer o quê, se não der, fica pra próxima. Mas faz uma forcinha aí, a trilha do Evento está show de bola ! :wink:

Francesco Carbone
31/03/2008, 09:06
Caro Guilherme...
Essa ponta de eixo que vc se refere é muito antiga.....Agora a Enfer faz uma ponta de eixo que usa cubos da toyota band e tem estrias nas duas pontas....Porém , do lado externo ela tem uma "tampa" estriada que faz parte do kit básico....A diferença de preço pode ser em relação aos cubos da Toyota......Se comprar zero, vai custar bem mais caro, além do mais , não podemos esquecer dos rolamentos e se vc ainda não tem, o kit de freio a disco traseiro.......
Espero ter ajudado.....

Abraços

Angelo T. P.
31/03/2008, 18:21
Pois é, ele sempre comenta que você viria :mrgreen:
Mas fazer o quê, se não der, fica pra próxima. Mas faz uma forcinha aí, a trilha do Evento está show de bola ! :wink:

Vou tentar ir sim! O Mauro mandou uma foto do levantamento da trilha, e pelo visto vai ser animal!! Só pra deixar com vontade! eheh

Ralado/SP
31/03/2008, 19:02
Angelo,

De onde é essa "arruela" de feltro que vc colocou para proteger os rolamentos??? onde compra??? pois tudo que protege os rolamentos, são bem vindos... ainda mais que sabemos bem quanto é ruim ter problemas com esses danados....

Abraçones

Ralado

guilhermeabreu
31/03/2008, 20:06
FRANCESCO CARBONE

Ajudou e muito , agora fica mais fácil de regatear preço , pois existem 2 fabricantes desta ponta de eixo ( bengala , semi-eixo ) .

Vou ver o preço com o ÍGOR dos dois semi-eixos com as duas pontas extriadas com as respectivas tampas extriadas , a flange vou ver se faço por aqui mesmo , deve ficar mais barato , mas se a diferença for pequena , compro o kit básico na ROTA mesmo .

De qq forma tenho que fazer o cavalete ( suporte da pinça ) para as pinças da S-10 , o disco vou colocar da D-20 .

Mas muitíssimo obrigado por ter esclarecido das atuais pontas de eixo da ENFER .

ABRAÇÃO .

Francesco Carbone
01/04/2008, 08:42
Bom dia Guilherme....
O preço que paguei foi R$950,00 pelo kit básico em 3 pagamentos......Pode falar com o Igor e citar meu nome......Já o suporte da pinça, ele também tem, mas não sei se serve pra vc por causa do tipo de pinça.....Para aqueles que tem dúvidas sobre flutuante para faseII, o sistema é o mesmo, apenas muda o comprimento das pontas de eixo por ter o fase II a bola central, coisa que no Fase I ela é deslocada para a direita....

Abraços

Angelo T. P.
01/04/2008, 13:56
Angelo,

De onde é essa "arruela" de feltro que vc colocou para proteger os rolamentos??? onde compra??? pois tudo que protege os rolamentos, são bem vindos... ainda mais que sabemos bem quanto é ruim ter problemas com esses danados....

Abraçones

Ralado

Ralado,
eu comprei numa loja que vende peças de tratores aqui na cidade, mas nao sei onde é usada.
vou passar por la esses dias e pergunto pra eles!

CAVESO
01/04/2008, 14:48
Ralado,
eu comprei numa loja que vende peças de tratores aqui na cidade, mas nao sei onde é usada.
vou passar por la esses dias e pergunto pra eles!

Pelas fotos parece ser o feltro do mastro da manga de eixo do trator massey-ferguson 265 ou 235, que utilizam mastros finos.

Outros modelos como o 275 ou 285, usam mastros grossos, bem maiores que o rolamento.

Ralado/SP
01/04/2008, 19:03
All,

se alguém conseguir detalhes desse "feltro" quem sabe até mesmo o código ou aplicação exata, assim fica mais fácil. Pois curti essa proteção extra.

Obrigado

Ralado

CAVESO
01/04/2008, 21:55
Ralado,

É só ir em qualquer loja que venda peças para tratores ou revenda massey-ferguson e pedir feltro da manga de eixo do trator 265.

Isso é mais conhecido que nota de 1,00.

Kim
01/04/2008, 22:06
Ralado,

É só ir em qualquer loja que venda peças para tratores ou revenda massey-ferguson e pedir feltro da manga de eixo do trator 265.

Isso é mais conhecido que nota de 1,00.

Viu só!!!

Agora posso AFIRMAR que o Engesa é um verdadeiro trator.:concordo:

barbetta
29/01/2010, 09:39
Pessoal, estava com os discos e pinças da Bandeirantes na minha engesa, mas troquei as rodas e não estão cabendo mais. Depois de ler o tópico aqui estou pensando nos discos de D20 e pinças de S10. Alguem tem alguma coisa contra esta adaptação? Os que já fizeram tiveram problemas com a solda depois de algum tempo? Abraços a todos.

Kim
29/01/2010, 10:57
Caro barbetta!

Olhe o álbum de fotos da minha assinatura, a escrita em azul, tem o passo-a-passo do sistema D20-S10.

Abraços.

Kim.

Tux
04/03/2010, 06:46
Kim,

estou com o disco de D20- e as Pinças de S-10, apos desmontar o sistema atual do Engesa, vi que vai ser um pouco mais complicado que apenas colocar um suporte no munhão.

as pinças estã chegando na metade do disco. e estou pensando em fazer como voce fez, recortar os olhais e reposiciona-los nas furaçoes da pinça, mas mesmo assim ainda estou com duvidas, pois parece que não tem muito espaço.

com voce ocorreu o mesmo ??

[ ]s

Kim
04/03/2010, 07:46
Caro Tux!

Olhe umas páginas atraz.

Fizeram melhor que eu, onde cortaram os olhais e soldaram uma chapa (uns 250mm de espessura) para parafusar a pinça.
Mais fácil e prático.
O munhão do Engesa é aço "doce", aceita muito bem soldas.

Abraços.

Kim.

Tux
04/03/2010, 16:52
Caro Kim,

realmente estava pensando em fazer uma chapa para unir os olhais as pinças (parafusado) e depois solda-los novamente, assim o gabarito para os olhais estaria 100% no lugar.

Kim
04/03/2010, 20:25
Caro Tux!

Desculpe a resposta curta, mais estava respondendo do celular...,

Para colocar o disco da D20, deve levar o cubo e o disco a um torneiro mecanico para reabrir o disco, pois esse é levemente menor, pois na D20 não há roda livre.

Também deve reabrir os 6 furos dos parafusos allen, pois no disco eles são numa circunferencia maior que a do cubo, coisa de 2mm ou 3mm.

Como deve ter observado no álbum, não há como colocar a pinça sem cortar os suportes no munhão.

A grande vantagem, é que o munhão do engesa é de "aço doce", que aceita muito bem soldas, diferentemente da linha Willys, que é ferro fundido.

Se fosse efetuar o serviço novamente, não faria da forma que fiz, um forista, que acho que é o Rodrigo, cortou os suportes do munhão, parafusou uma chapa na pinça (confeccionou a mesma antes) e soldou.

Para gabaritar a pinça em relação ao disco, trabalhe com calços.
Recorte garrafas pet de 2L, de uma forma, que possa colocar sobre o disco e encaixar a pinça por cima, vá colocando folhas, ate a pinça encaixar de forma que fique firme.
Assim, terá o mesmo espaço entre as pastilhas e o disco, e na parte externa do disco com a pinça (seria a profundidade da pinça).
Essa ultima medida, deve ser bem observada, para que a pastilha não fique muito próximo ao cubo, nem muito longe, deve ficar na pista lisa do disco.

Depois de tudo verificado, é só soldar, sendo um pouco de cada lado, para não empenar.
Solda um pouco de um lado, verifica, solda do outro lado, verifica.
Retira a pinça, desparafusando, soldo por dentro, de um lado, solda do outro lado.
Retorna para a parte externa e, então solda para valer, repetindo o processo no lado oposto.
Faz o acabamento, e está pronto! (esse serviço).

Não faça a primeira solda de forma contínua, pois empenará a peça a ser soldada, uns falam que repuxa.

Acho que é isso.

Abraços.

Kim.

Tux
04/03/2010, 21:55
valeu Kim

se todo mundo for atencioso como voce a ajudar nas soluções dos problemas e dificauldades que temos, nos, com menos experiencas, com certeza não teremos que bater tanto a babeça, quem sabe apenas fazer uns galinhos...

valeu a ajuda e amanha mesmo estarei indo ao torneiro para ver se ele consegue visualisar tudo isso ...



eu ja consegui ver a luz ...

[ ]s

Tux
08/03/2010, 17:05
Caro Kim,

volto do torneiro com umas duvidas...

com sua vivência na troca do sistema de freio original pela pinça de S10 + disco de D20 voce conseguiu ver alguma forma de não cortar nada e nem soldar nada no munhao ou na pinça?

apenas colocando de forma parafusada a pinça de S10 em em suporte ou algo assim?

guilhermeabreu
08/03/2010, 19:36
Caro Kim,

volto do torneiro com umas duvidas...

com sua vivência na troca do sistema de freio original pela pinça de S10 + disco de D20 voce conseguiu ver alguma forma de não cortar nada e nem soldar nada no munhao ou na pinça?

apenas colocando de forma parafusada a pinça de S10 em em suporte ou algo assim?

AMIGO TUX

Respondendo pelo KIM , com as pinças da S-10 e disco da D-20 , A ÚNICA FORMA DE FAZER A ADAPTAÇÃO É SOLDANDO O SUPORTE DA PINÇA NO MUNHÃO .

No meu caso usei pinças da BAND e discos da BAND e só fiz uma placa de ferro que parafusei no suporte original sem solda nenhuma , MAS NESTE CASO VC TERÁ DIFICULDADE DE USAR RODAS DE LIGA DE ARO 15" , PQ AS COSTAS DAS PINÇAS FICAM ROÇANDO NA RODA , no meu caso esmerilhei um pouco as costas das pinças e usei rodas de liga aro 15" , mas fica muito próximo as pinças da roda .

Como o KIM fez soldando os olhais no munhão refazendo o suporte da pinça fica muito bom tb , desde que seja feito por um soldador de boa qualidade .

Kim
08/03/2010, 19:48
Bem, como o Dr. Guilherme escreveu, para colocar a pinça da S10, tem que cortar e soldar mesmo, não tem outro jeito.

Mais como já citei, o munhão do engesa é tranquilo Tux!

Revise o meu álbum!

Abraços.

Kim.

Tux
08/03/2010, 20:38
Kim e Guilherme,

o torneiro que fui, acha que não é uma boa mecher nos olhais do munhão, disse que, mesmo com a solda sendo bem feita ela pode trincar, alegado: "diferença entre os materiais" e ele acabou por sugerir a confecção de uma peça para ser parafusada junto a furação do munhão (nos 8 parafusos, lado do cubo), trocando os parafusos por outros mais compridos e de maior espessura, e nesta peça é que fixariamos a pinça da S10, assim não se corta nada e não se solda nada.

sera que isso pode conprometer alguma outra coisa??

Kim
08/03/2010, 20:43
Tux!

Manda as dois munhões, as pinças e seus parafusos, um cubo e um disco, te mando feito serviço!

QQuer coisa 44 8817-0337.

Tux
09/03/2010, 20:48
Caro Kim,

ontem não pude responder por falta de tempo, estava saindo para ir trabalhar.

Mas gostaria novamente de agradecer a ajuda e a pronta disposição em querer ajudar na solução dessa modificação que estou realizando.

Hoje conversei com outro torneiro e depois de colher mais informações,

acabei por decidir pela confecção de uma peça, que sera fixada no interior do munhão.

Não haverá soldas nesse processo, apenas parafusos, utilizando a furação da manga de eixo,

porém com parafusos mais compridos e mais espessos e por isso vai ser feito um trabalho nesse no munhão para esses parafusos e para que essa nova peça fique faceada nele (as roscas que estão no munhão, passarão para a peça e o munhão vai ficar com um furo passante).

Pelo que verifiquei, essa peça não vai atrapalhar e nem pegar em nada dentro do munhão.

Não sei se conseguir fazer entender, mas assim que ficar pronta a peça, eu posto fotos dela, e deixo para o pessoal, mais uma opção de como pode ser realizada essa mudança.

Agradeço novamente a você e ao Guilherme pelas explicações e pelo compartilhamento das informações. Sei que as vezes não é fácil tentar explicar uma coisa que para uns parece tão obvias enquanto para outros parece mais um monstro aterrorizador.

Valeu mesmo

[ ]s

Tux
20/03/2010, 15:25
finalmente, ficou pronto,

agora é só montar e rodar.

vejam alguma fotos da peça...

Tux
20/03/2010, 15:26
mais algumas ...

guilhermeabreu
20/03/2010, 16:10
AMIGO TUX

Aqui na minha família , dizem que sou teimoso .

Aí eu digo que : A TEIMOSIA SEMPRE VENCE .

Parabens amigo pela linda peça que vc fez , ficou um espetáculo , NOTA 1000 .

ABRAÇÃO

Tux
20/03/2010, 16:20
Valeu Guilherme,

As vezes também sou meio teimoso, mas ...

Essa peça, ao meu ver, ficou muito boa mesmo e olhe que não entendo tanto assim de mecanica, mas no visual ela parece bem firme e forte, seu posicionamento dentro do munhão deixa ela travada, sem possibilidade de girar. Assim acho que não terei mais problemas com os freios.

[ ]s

barbetta
20/03/2010, 18:18
Pessoal, há um tempo atras pedi informações sobre a montagem da pinça da S10 com disco de D20 na Engesa. O Kim como sempre muito prestativo me passou as dicas de como fazer o serviço. Já esta feito e instalado no meu munhão, a única diferença foi uma peça feita em CAD que foi soldado no lugar dos olhais originais que que aproveitou 2 parafusos da ponta de eixo. A solda para ficar sem dúvidas foi feita em TIG em no vácuo para evitar falhas. O servido foi feito pelo Giba aqui de São Bernardo. Se precisarem ele tem o molde e pode fazer a peça para vocês. Grande abraço e valeu pelas dicas Kim.

CAVESO
20/03/2010, 20:43
E as fotos Barbetta?

franzlana
26/02/2011, 20:23
Valeu Guilherme,

As vezes também sou meio teimoso, mas ...

Essa peça, ao meu ver, ficou muito boa mesmo e olhe que não entendo tanto assim de mecanica, mas no visual ela parece bem firme e forte, seu posicionamento dentro do munhão deixa ela travada, sem possibilidade de girar. Assim acho que não terei mais problemas com os freios.

[ ]s


estou preparando uma peça semelhante a do Tux. Estou usando uma chapa de 13mm de espessura. A dúvida que tenho é que me parece que esta chapa vai bater no olhal do eixo, pois só há 10 mm entre munhão e olhal. Tux, a montagem do munhão no eixo ficou perfeita? Voce tem fotos?

franzlana
11/11/2011, 12:07
Está montado o a pinça da S10 e ficou uma beleza. Porém tive que usar um flange de 6 mm jogando a roda pra fora em função do off set da mesma que é alterado.
A ideia agora é montar um freio a disco na trazeira que tenha freio de mão.
Qual é a melhor sugestão?

guilhermeabreu
11/11/2011, 14:17
Está montado o a pinça da S10 e ficou uma beleza. Porém tive que usar um flange de 6 mm jogando a roda pra fora em função do off set da mesma que é alterado.
A ideia agora é montar um freio a disco na trazeira que tenha freio de mão.
Qual é a melhor sugestão?



CARO E GRANDE AMIGO FRANZLANA

Esta muito sumido daqui em ?????

Esta sua pergunta não tem resposta , mas respondendo a possível pergunta caso vc faça e que muitos colocaram e disseram que fica bom são as piçlas do GOLF , TEMPRA , KADETT ou qualquer coisa que o valha , freiam MUITÍSSIMO BEM , eu já até coloquei , mas já troquei SIMPLESMENTE PQ AS PASTILHAS DURAM MUITO POUCO , OU SEJA : UMA TRILHA SE FIZER COM LAMA E 3.000 KM SE USAR SÓ EM ASFALTO aí não da , estou com as pinças e discos da BAND nas 4 rodas , e qdo puder$$$$$$$$$$$$$ colocarei o freio de mão no cardã pois tenho a T-CASE da BAND .

Guilherme Kyrillos
14/11/2011, 00:54
Dr. Guilherme, saudações.
Sua citação é: "eu já até coloquei , mas já troquei SIMPLESMENTE PQ AS PASTILHAS DURAM MUITO POUCO , OU SEJA : UMA TRILHA SE FIZER COM LAMA E 3.000 KM SE USAR SÓ EM ASFALTO aí não da , estou com as pinças e discos da BAND nas 4 rodas"
Minha Camper tem eixos do Troller, com sistema de freios originais desse carro, Astra na dianteira e Kadett na traseira.
Meu amigo, num tem quem guente trocar pastilha de freio a cada duas/três trilhas, e ainda mais não encontrar reparo pra pinças dos Kadett em canto nenhum.
Por acaso você conhece alguém que tenha colocado as pinças/pastilhas de S10 ou de Bandeirante nos eixos do Troller? Se tiver como eu troco as pinças dos dois eixos, pois pastilha de Astra ao preço de R$80,00 a 130,00, e de Kadett a R$ 60,00 pra trocar a cada duas trilhas, tá muito sofrido.
Um grande abraço.

guilhermeabreu
14/11/2011, 12:57
Dr. Guilherme, saudações.
Sua citação é: "eu já até coloquei , mas já troquei SIMPLESMENTE PQ AS PASTILHAS DURAM MUITO POUCO , OU SEJA : UMA TRILHA SE FIZER COM LAMA E 3.000 KM SE USAR SÓ EM ASFALTO aí não da , estou com as pinças e discos da BAND nas 4 rodas"
Minha Camper tem eixos do Troller, com sistema de freios originais desse carro, Astra na dianteira e Kadett na traseira.
Meu amigo, num tem quem guente trocar pastilha de freio a cada duas/três trilhas, e ainda mais não encontrar reparo pra pinças dos Kadett em canto nenhum.
Por acaso você conhece alguém que tenha colocado as pinças/pastilhas de S10 ou de Bandeirante nos eixos do Troller? Se tiver como eu troco as pinças dos dois eixos, pois pastilha de Astra ao preço de R$80,00 a 130,00, e de Kadett a R$ 60,00 pra trocar a cada duas trilhas, tá muito sofrido.
Um grande abraço.

CARO AMIGO GUILHERME KYRILLOS

Até que enfim apareceu um que confirma o que eu venho falando ha bastante tempo e tem ainda um monte de gente que esta colocando este esquema de pinças do KADETT , é sofrer por gosto .

Mas amigo xará , se os eixos são do TROLLER ?? Vc diz que este eixo veio com sistema de freio deste carro , seria do TROLLER correto ??? E pq que esta com pinça do ASTRA na dianteira e KADETT na traseira ????

Caso vc queira colocar tudo da BAND como eu fiz , ou da S-10 , na frente acho que será até mais fácil e na traseira é só vc comprar um FLANGE de adaptação para freio a disco da BAND da ENFER como eu fiz , pois o eixo do TROLLER é DANA 44 . Comprei o FLANGE parafusei na extremidade do tubo do diferencial e daí comprei o SUPORTE DA PINÇA + PINÇA + DISCO DE FREIO + MANGA DE EIXO DIANTEIRA + CUBO + ROLAMENTO TUDO DA BAND . Na dianteira fiz um FLANGE /CHAPA e parafusei no munhão onde fica fixado a pinça original e parafusei a PIÇLA DA BAND neste flange , só que o meu munhão é original do ENGESA como vc tem o munhão do TROLLER , vc poderia colocar o sistema do TROLLER , mas se ficar muito caro , vê se da pra vc fazer esta chapa de adaptação da pinça da BAND .

Caso vc opte pelo sistema da S-10 te dará um trabalho um pouco maior pq a furaçãodo disco de freio da S-10 é ligeiramente diferente da BAND mas não sei se será igual a do TROLLER , vc terá que conferrir ísto , A VANTAGEM DO SISTEMA DA S-10 É QUE O DIAMETRO DO DISCO DA S-10 É LIGEIRAMENTE MENOR DO QUE O DA BAND COM ÍSTO VC PODERÁ USAR RODAS DE LIGA ARO 15 TRANQUILO , no meu caso eu tive que desbastar um pouco as pinças da BAND pelas costas para não rasparem na roda e a distancia ficou muito pequena , mas já fiz ísto qdo tive BAND e agora no ENGESA e não tive problema até hoje , mais de 8 anos usando este esquema de freio da BAND nas 4 rodas sem problema .Além disto vc terá que colocar 3 VÁLVULAS EQUALIZADORAS em série para não travar as rodas traseiras primeiro , fiz ísto assim como o JOÃO R.que com esta dica minha tb colocou disco nas 4 rodas da BAND como coloquei e esta muito satisfeito .

ABRAÇÃO , estou a sua disposição

Guilherme Kyrillos
16/11/2011, 00:19
Dr. é isso mesmo.

"Até que enfim apareceu um que confirma o que eu venho falando ha bastante tempo e tem ainda um monte de gente que esta colocando este esquema de pinças do KADETT , é sofrer por gosto.
" - Tanto na Camper quanto no CJ5, as pastilhas de freio do Kadett só duram 2 ou 3 trilhas, e por serem pequenas, minha experiência é de que não freiam muito não.

"se os eixos são do TROLLER ?? Vc diz que este eixo veio com sistema de freio deste carro , seria do TROLLER correto ??? E pq que esta com pinça do ASTRA na dianteira e KADETT na traseira ????
- Porque nos Troller até 2003, as pinças utilizadas são do Astra na dianteira e do Kadett na traseira. E a partir de 2004, são do Astra na dianteira e na traseira, mudando apenas o tamanho do pistão da pinça.

Como o sistema de freio original dos eixos do Troller consomem muita pastilha, eu estava pensando em usar tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro, os discos de freios da F1000 com as pinças da S10, mesmo sabendo que disco de F1000 são 5 furos, diferente dos 6 furos do Troller, e ainda que não terei mais freio de mão. Só não sei como fazer e se pode ser feito.
Kim, desculpe a invasão aqui, mas até abri um tópico a respeito e não tive respostas lá.
Um grande abraço a todos.

guilhermeabreu
16/11/2011, 09:13
Dr. é isso mesmo.

"Até que enfim apareceu um que confirma o que eu venho falando ha bastante tempo e tem ainda um monte de gente que esta colocando este esquema de pinças do KADETT , é sofrer por gosto.
" - Tanto na Camper quanto no CJ5, as pastilhas de freio do Kadett só duram 2 ou 3 trilhas, e por serem pequenas, minha experiência é de que não freiam muito não.

"se os eixos são do TROLLER ?? Vc diz que este eixo veio com sistema de freio deste carro , seria do TROLLER correto ??? E pq que esta com pinça do ASTRA na dianteira e KADETT na traseira ????
- Porque nos Troller até 2003, as pinças utilizadas são do Astra na dianteira e do Kadett na traseira. E a partir de 2004, são do Astra na dianteira e na traseira, mudando apenas o tamanho do pistão da pinça.

Como o sistema de freio original dos eixos do Troller consomem muita pastilha, eu estava pensando em usar tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro, os discos de freios da F1000 com as pinças da S10, mesmo sabendo que disco de F1000 são 5 furos, diferente dos 6 furos do Troller, e ainda que não terei mais freio de mão. Só não sei como fazer e se pode ser feito.
Kim, desculpe a invasão aqui, mas até abri um tópico a respeito e não tive respostas lá.
Um grande abraço a todos.

GUILHERME KYRILLOS

Eu não sabia que os eixos do TROLLER que vc colocou era dos mais antigo , mas é DANA 44 , aí segue a mesma receita que eu e o KIM fizemos , eu e o JOÃO R. com o freio da BAND e o KIM com o freio da S-10 .

Só pra lembrar , foi o TUX que fez este suporte para a dianteira e tem fotos aqui logo acima e o BERGA tinha um KIT deste para vender a algum tempo atras , não sei se ele já vendeu pois já tem um tempinho bom que ele comentou ísto aqui .

Vc pode colocar sim o sistema da S-10 como falei , não sei se o disco da F-1000 tem o mesmo diametro do disco da S-10 , sei que tem a mesma espessura , pq então vc não usaria o disco da D-20 ( 6 furos ) e pinças da S-10 ??? Na frente já tem gente daqui que já fez o molde do suporte da pinça da S-10 , e na traseira tem a flange que te falei , mas se vc por aí tiver um torneiro com boa vontade , tb pode fazer a flange pra traseira , não é difícil , mas fica mais fácil comprando da ENFER .

ABRAÇÃO

Guilherme Kyrillos
17/11/2011, 02:13
Dr., lí todo o tópico.
Vou baixar umas fotos e umas informações pra discutir com meu mecânico.
Sendo os eixos Engesa e Troller Dana 44 , portanto iguais, será que os munhões também são? Vou verificar.
Caso sejam iguais, então poderei usar a "receita" do disco D20/pinças S10 4x2 na dianteira.
Nas rodas traseiras, ..., penso em usar uma receita bem prática como essa da dianteira. Pois saiba que por aqui não é tão fácil e simples fazer adaptações.
Grande abraço.

guilhermeabreu
19/11/2011, 11:30
Dr., lí todo o tópico.
Vou baixar umas fotos e umas informações pra discutir com meu mecânico.
Sendo os eixos Engesa e Troller Dana 44 , portanto iguais, será que os munhões também são? Vou verificar.
Caso sejam iguais, então poderei usar a "receita" do disco D20/pinças S10 4x2 na dianteira.
Nas rodas traseiras, ..., penso em usar uma receita bem prática como essa da dianteira. Pois saiba que por aqui não é tão fácil e simples fazer adaptações.
Grande abraço.

GUILHERME KYRILLOS

Tenho quase certeza que o munhão do TROLLER não é igual ao do ENGESA pois o do ENGESA é o munhão feito pela própria ENGESA .

Qto a traseira vejo facilidade pq tem o KIT da ENFER que como já disse , vc compraria só a FLANGE para fixar a manga de eixo da BAND na tubeira e o restante vc compraria aí , fica mais barato desta forma , mas como vc optou pelo freio da S-10 por causa do diametro do disco da D-20 ser um pouco menor , esta FLANGE não é difícil de fazer , mas tb reconheço que sem ver uma ao vivo , é difícil de projetar uma para um torneiro fazer , posso ver aqui com o ROGERIO se ele não faria uma FLANGE desta pra vc para usar o disco da D-20 , e caso ele faça , coloco ele em contato com vc para combinar o $$$$$$ .

ABRAÇÃO

franzlana
14/02/2013, 21:40
Olá Pessoal.

Depois de mais de dois anos rodando com as pinças da S10 e discos de freio da D20, hoje o meu Engesa travou a roda dianteira direita. Estava a 5 km da minha casa. Isolei o conduite de freio, voltei o embolo da pinça para eliminar a pressão sobre as pastilhas e voltei para casa. Comprei novas pastilhas e ao desmontar as pinças a surpresa: estava travado por ferrugem o sistema de alça deslizante das pinças, onde duas guias de 10 mm de diâmetro possibilitam o movimento da pastilha do lado oposto ao êmbolo. Com isto o freio só estava atuando de um lado dd cada disco de freio, o lado do êmbolo. As pastilhas do lado oposto ao êmbolo estavam praticamente novas e as do lado do êmbolo em fase final. (Uma até travou o disco)O problema foi para destravar estas guias em relação às alças. Tive que cortar os pinos guias para ter área de apoio, furar o lado oposto das alças e com uma prensa e pino sacador, muito WD40, acido muriático e desengraxante conseguí sacar os pinos guias.Agora vou fabricar novos pinos guias para nâo perder as pinças pois não se acham estes pinos para comprar. Em resumo este modelo das pinças da S10 não são as melhores que já ví em termos de manutenção. Só hoje já descobrí mais dois donos de S10 que perderam as pinças tentando soltar este pinos engripados. Se esta roda trava antes de uma curva em rodovia eu tava ferrado. A sorte é que travou em transito urbano, após um quebra molas. Recomedo um inspeção aos usuários de pinças da S10.

Kim
14/02/2013, 21:59
Franz!

Para isso não acontecer, sempre que trocar as pastilhas, deve-se trocar os guarda pó das guias.

A F250 sofre desse mesmo mau.

A pinça da S10 é a mesma da Toyota Bandeirantes.

fpandur
14/02/2013, 22:22
Já tinha percebido esse problema, mas no meu caso não chegou a tanto (travar as rodas e desgaste tão irregular das pastilhas). Os guarda-pós estavam intactos, o problema foi os "mergulhos" em trilhas, principalmente em uma ida que fiz ao Pantanal do MS ... rs, rs, rs Para tentar amenizar, depois coloquei um pouco de graxa nos pinos e fechei com os guarda-pós, será que ajuda ? O que acham ?

Kim
14/02/2013, 22:24
É o que faço, encho de graxa e depois monto o guarda pó!

guilhermeabreu
17/02/2013, 16:20
Franz!

Para isso não acontecer, sempre que trocar as pastilhas, deve-se trocar os guarda pó das guias.

A F250 sofre desse mesmo mau.

A pinça da S10 é a mesma da Toyota Bandeirantes.



KIM

Não as pinças da S-10 não são as mesmas da BAND , a pinça da BAND só tem as mesmas pastilhas , a pinça da BAND é mais estreita do que as da S-10 .

CAVESO
18/02/2013, 14:40
A furação das pinças de S10 são as mesmas da BAnd, alguém sabe?

Casa da transmissão4x4
18/02/2013, 16:55
A furação das pinças de S10 são as mesmas da BAnd, alguém sabe?

As pinças são iguais, exceto os furos que prendem no eixo, só estes dois furos que são diferentes.

guilhermeabreu
19/02/2013, 00:58
As pinças são iguais, exceto os furos que prendem no eixo, só estes dois furos que são diferentes.

CARO DANILO

As pinças da S-10 não são iguais as da BAND , a BOCA das pinças tem diferença de abertura , a pinça da S-10 tem a boca para receber o disco mais larga do que a pinça da BAND , pois o disco da BAND é mais estreito do que o disco da S-10 .

Desculpe pela minha insistencia , mas é a realidade , se tiver oportunidade pega as duas na mão e compara e depois me diz .

Casa da transmissão4x4
19/02/2013, 06:30
CARO DANILO

As pinças da S-10 não são iguais as da BAND , a BOCA das pinças tem diferença de abertura , a pinça da S-10 tem a boca para receber o disco mais larga do que a pinça da BAND , pois o disco da BAND é mais estreito do que o disco da S-10 .

Desculpe pela minha insistencia , mas é a realidade , se tiver oportunidade pega as duas na mão e compara e depois me diz .


Sim, da S-10 4x4 e mais larga, da 4x2 tem a mesma da toyota, eu tinha esquecido deste detalhe tambem.
Abc.

franzlana
21/02/2013, 19:59
Franz!

Para isso não acontecer, sempre que trocar as pastilhas, deve-se trocar os guarda pó das guias.

A F250 sofre desse mesmo mau.

A pinça da S10 é a mesma da Toyota Bandeirantes.
Kim.

Quando montei eu ponhei graxa mas num diantô pruque quando a água instô pra entrá e a graxa seringô fora.
û ferrugem prûmô pru ladidentro do trem e fez morada, inté travá tudin.

Inté.

Luciano Mariussi
23/02/2013, 10:19
Kim.

Quando montei eu ponhei graxa mas num diantô pruque quando a água instô pra entrá e a graxa seringô fora.
û ferrugem prûmô pru ladidentro do trem e fez morada, inté travá tudin.

Inté.


Google translate...rsrsrsrsrsrsrs

Sergio c
27/12/2013, 09:46
Pelo que eu andei olhando e comparando, a pinça da s10 4x2 e praticamente igual a da BAND, exceto a furação, que é mais estreita p acoplar no suporte da pinça, sendo que para colocar, teria que mexer no suporte ou re-furar os dois furos da pinça.
Uma pinça que tem a mesma furação da BAND é a do Toyota Corola, até o ano de 2006 ou menos. Um abraço.

DiEngesa
30/12/2013, 17:09
Pelo que eu andei olhando e comparando, a pinça da s10 4x2 e praticamente igual a da BAND, exceto a furação, que é mais estreita p acoplar no suporte da pinça, sendo que para colocar, teria que mexer no suporte ou re-furar os dois furos da pinça.
Uma pinça que tem a mesma furação da BAND é a do Toyota Corola, até o ano de 2006 ou menos. Um abraço.
E qual pinça de freio tem custo beneficio melhor??qual é a que da menos trabalho para adaptar??e qual tem um melhor desempenho na frenagem??

guilhermeabreu
30/12/2013, 19:20
E qual pinça de freio tem custo beneficio melhor??qual é a que da menos trabalho para adaptar??e qual tem um melhor desempenho na frenagem??

DIENGESA

A pergunta ficou meio no ar , a pergunta é para freio a disco na frente ou traseira ?

Sergio c
30/12/2013, 19:54
DIENGESA

A pergunta ficou meio no ar , a pergunta é para freio a disco na frente ou traseira ?
Isso seria para freio na dianteira, pois as pinças maiores acoplam pastilhas maiores e por consequência o atrito com o disco é maior, ocasionando uma frenagem boa, não adianta ter disco grande, carro pesado e pastilha pequena, vai frear pouco e gastar as pastilhas rapidamente. Pastilhas pequenas, como a de opala, somente para a traseira de viaturas pesadas, aí fica bom.
Quanto ao custo benefício p adaptar, quase todas as pinças grandes de camionete são boas, pois elas tem a parte que fica contra a rodas mais chata, facilitando a passagem da roda por ela.
Quanto ao suporte, já vi bons mecânicos fazendo um arco e furando-o p parafusar no munhão, depois soldando dois "chifrinhos" já tortos para trás, para adequar corretamente a pinça e com o disco, além desses "chifrinhos" já terem os dois furos que acoplam perfeitamente a pinça de freio.

DiEngesa
31/12/2013, 10:58
DIENGESA

A pergunta ficou meio no ar , a pergunta é para freio a disco na frente ou traseira ?

Guilhermeabreu me desculpe pela pergunta.
Mas gostaria de saber qual a melhor pinça de freio para adaptar na frente do engesa??Da Band ou da S-10??
Qual possui e melhor frenagem,o melhor custo beneficio e qual pinça seria mais fácil adaptar??levando em consideração que meu engesa possui motor diesel (q20b) e que na traseira possui tambores de freio original.
Grato.