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Ver Versão Completa : Dificil de pegar com motor quente



Donizetti
02/11/2007, 16:23
Pessoal é o seguinte,me CJ5 com motor de Opala 4cc a gasolina, há dias está com este problema. Já refiz o motor de arranque inteiro, e agora já troquei a bobina de ignição, a bateria já levei para fazer teste e está OK.
O que pode ser? Estou desconfiado do carburador, embora eu mandei fazer uma revisão nele a uns dois meses, também pode ser o ponto do motor desregulado? É saco, de manhã com motor frio pega de primeira, quando esquenta, dai fica demorando, e tenho que ficar forçando a ignição até pegar.
Por favor, o que voces acham?

edgar
02/11/2007, 17:48
no meu sempre foi vela carbonizada o que ajudava de alguma maneira a esquentar a bobina....dai vivia trocando bobina. Pelo que percebo, o problema seria o uso em trechos curtos, o motor não chega a esquentar devidamente e ai vai sujando as velas. Arruma um trecho bom e anda com a viatura em boa velocidade por uns 20/30 minutos, normalmente da uma limpada e resolve.

Lucas Nassif
02/11/2007, 18:18
Ele deve tá afogando quando esquenta.
O mesmo caso que está acontecendo com o meu atualmente.

Excesso de temperatura na base do carburador, faz com que a gasosa da cuba evapore, e quando chega no filtro de ar, condensa.
Aí afoga e pra pegar é um saco.

So acontece quando tá quente também.

Donizetti
02/11/2007, 21:51
Eu estou desconfiado do carburador, mas não tinha pensado no caso das velas esquentar as bobinas. Acho melhor já trocar as velas de vez, bem...na verdade em trechos longos quando eu para isto tb acontece. Sei lá... esse problema é um saco.

Lucas Nassif
02/11/2007, 22:45
Eu estou desconfiado do carburador, mas não tinha pensado no caso das velas esquentar as bobinas. Acho melhor já trocar as velas de vez, bem...na verdade em trechos longos quando eu para isto tb acontece. Sei lá... esse problema é um saco.

Bobina pode até ser, mas eu nao acho que são as velas carbonizadas.

Andei quase um ano com elas carbonizadas, e isso não acontecia...não danificava a bobina.

IMHO esse problema seu é motor afogando.:rolleyes:

Donizetti
02/11/2007, 22:50
Mas então Lucas a solução é regulador o que no carburador? A boia?

m.vinicius
02/11/2007, 22:51
o lucas esta certo, o motor esta afogando.veja agulha da cuba, pode ter um desgaste ou até mesmo um pontinho de sujeira que esta dando passagemde gasolina. quanto as velas carbonizadas não seria o problemapara quando quente e sim para qualquer situação. bobina esquentando pode ser varios fatores, pode-se colocar uma pré-resistência, na bobina e acabou o defeito, posso ver o valor desta depois agora ão tenho.

Lucas Nassif
03/11/2007, 00:22
Donizetti,

Como disse, tem grandes chances do motor tá afogando:

:arrow: Se fosse por causas das velas carbonizadas, ele falharia quando frio, pois quando o motor está quente, ele tem mais facilidade de queimar os rezíduos que sujam a vela.
:arrow: E se só falha quando esquenta, é alguma coisa do carburador que está sofrendo com a dilatação, ou coisa parecida. Ex.:

> Bóia: Dependendo se a boia estiver muito presa no eixo, e este na haste, ao sofrer a dilatação, a boia pode ficar 'pesada', e pode não tá vedando direito.

> Excesso de temperatura na base do carburador: Quando vc desliga o motor, a temperatura do motor sobe, pois não tem ventilação e a água do radiador parou de circular.
Por causa da temperatura alta, a gasosa da cuba pode tá evaporando, e a medida que a cuba vai esvaziando, a boia vai abaixando, e por ai vai .......afoga mesmo.

Seria bom se vc fizesse uma revisão no carburador.
Desmonte-o todo, limpe, regule a boia, deixe tudo nos trinks.

Veja no que dá.

Se persistir o problema, pode ser excesso de temperatura na base do bura.
Para comprovar se é mesmo, faça o seguinte:

:arrow: Rode com o jeep até esquentar pra valer. Em seguida, páre o veículo e e abra o capô e tire a tampa do filtro de ar imediatamente.

Aguarde uns 20 min e dê a partida.
Se pegar de 1ª, é o problema da temperatura mesmo.

Se não pegar (falhar da mesma forma), o prob. não é temperatura.

No intervalo desses 20 min., vc sobe no paralama do jeep e tente identificar gasosa caindo para o coletor.

Obs.: Quando isso acontece, na maioria dos casos, a gasosa escorre pelo pé do carburador, e molha tudo.

Faça os testes e depois posta aqui o que que deu.

Abrss :concordo:

leopoldo
03/11/2007, 00:51
Para não escrevermos tudo de novo :

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26861


LUCAS, no utimo post deste tópico ai de cima, sua mensagem ficou .... meio que esquisita.

Lucas Nassif
03/11/2007, 01:08
LUCAS, no utimo post deste tópico ai de cima, sua mensagem ficou .... meio que esquisita.

Também achei... :lol:
Nem eu tinha entendido direito o que eu escrevii... :twisted: :pensativo:,,

Ainda bem que vc me salvou, passando o link daquele tópico!! :mrgreen:

[]'ssssss:concordo:

Donizetti
03/11/2007, 12:32
Legal pessoal; Lucas, muito obrigado. Vou fazer este teste. Deve ser isso mesmo, esse carburador já deu um monte de problema, acho que eu vou é trocar esse carburador. Que marca e modelo voces recomendam? Motor de Opala 4cc, gasolina, ignição eletrônica.

turboroe
03/11/2007, 15:32
Antes de trocar o carburador, verifique tem um fio que vai do motor de arranque até a bobina, sem passar pela resistência.
Se não tiver, aposto que é esse o problema.

leopoldo
03/11/2007, 16:14
Esse fio é denominado de retorno do arranque.

A função deste fio é enviar à bobina 12V puro(!) no momento que o arranque é virado.

Depois disso, quem assume é a ignição normal, passando pelo fio resistivo ou pelo Shunt, dependendo do Jeep.

Donizetti
03/11/2007, 20:14
Mas Leopoldo, a função deste fio é para funcionar a qualquer momento? Motor quente ou frio? Pois com motor frio ele pega normal ou esse fio é para auxiliar com motor quente?

leopoldo
04/11/2007, 00:39
Esse fio só funciona quando se dá a partida, quente ou frio.

turboroe
04/11/2007, 01:23
vo fala bem símples, pra ficar facil de entender
O negócio é o seguinte, quando o motor está frio a ignição funciona bem mesmo passando pela resistência.
Quando o motor está quente é necessário que a bobina seja ligada direto no + da bateria, sem passar pela resistência, pois é preciso mais corrente pra ignição funcionar.

Se vc não tem este cabo entre o motor de arranque e a bobina, a ignição fica fraca com o motor quente e ele custa a pegar.

Esse é um dos motivos que pode levar ao teu problema, mas pode ser outra coisa também. Verifica isso, pois é bem facil de arrumar.

leopoldo
04/11/2007, 11:50
O maior motivo:

quando a chave de ignição é acionada no arranque, ela alimenta só o arranque.

o sistema de ignição está desligado do circuito da chave. É por isso, e mais o que vc menciona ( maior pode de faisca em 12V) que o fio retorno do arranque está lá.

Assim, e sem esse fio, vc pode desconfiar que pode deixar o arranque ligado até acabar com a bateria mas o motor não pega.

tavio_g
08/07/2008, 19:29
Mestre Leopoldo, uma pergunta.
tenho o motor ford OHC e a minha bobina troquei recentemente pois realmente era fraca.
melhorou, porém vi esse negocio do fio que vai do motor de partida para a bobina.
é o mesmo fio que entra a corrente para a partida, acionado pela chave que deve ir no positivo da bobina? Pergunto porque o "Relé" do motor de arranque possui 2 entradas de fios, sendo que só estou usando uma. teria a outra esta função?
[]s

leopoldo
08/07/2008, 19:57
SIm.

O ponto de cima é o acionamento do rele e vem da chave de ignição.

O de baixo é o retorno de alimentação. O fio que liga DIRETAMENTE o solenoide ao (+) da bobina.

O outro fio que alimenta a bobina e liga-se ao mesmo polo (+) é o que vem da chave pelo o shunt ou foi resistivo.

tavio_g
08/07/2008, 22:35
Mestre... hoje acho que estou devagar para entender as coisas.
vamos lá:


O ponto de cima é o acionamento do rele e vem da chave de ignição.
o que chama de ponto de cima é onde chega o + da chave. esse eu nao mudo nada. deixo como está, certo?


O de baixo é o retorno de alimentação. O fio que liga DIRETAMENTE o solenoide ao (+) da bobina.

o que tá sobrando, esse eu ligo direto no + da bobina.



O outro fio que alimenta a bobina e liga-se ao mesmo polo (+) é o que vem da chave pelo o shunt ou foi resistivo.

o que seria esse!? a minha bobina já tá ligada e funcionando. os outros fios vem daquela caixinha da bosch(desculpe a ignorancia) pois tenho ignição elet.
que mais devo fazer!? esse ultimo nao entendi bem.

+1 vez obrigado

leopoldo
09/07/2008, 00:30
Ponto de cima é o parafusinho ou encaixe superior no solenoide do arranque. Neste ponto de ligação, vem o acionamento da chave de ignição posição "partida". Aquele onde vc vira, energiza e aciona o arranque.

Ponto de baixo é o parafusinho ou encaixe inferior no solenoide do arranque. Neste ponto de ligação vai um fio que passa pelo chicote e vai ligar DIRETO ao borne (+) da bobina. Neste borne NA bobina ainda vai mais um fio, o fio da caixa de comando da eletronica ( sa vc tem a eletronica) ou o fio da chave de contato (platinado).

Já que vc tem a eletronica ainda tem mais um fio então: da chave para o modulo

De qualquer forma, este fio que sai da chave e alimenta a eletronica deveria ser resistivo, para não alimentar a eletronica com 12V (em alguns modelos como na minha)

SE vc tem um fio sobrando, teste o mesmo para ver a função e não torrar o chicote numa ligação à lá dumbo. Se ele for mesmo o retorno, ele nasce no arranque e morre na bobina.

deve ser algo assim:

circuito de partida: BAT > chave > solenoide arranque.
circuito de retroalimentação: solenoide arranque > (+) bobina.
circuito de alimentação do modulo: BAT > chave > modulo > (+) bobina

wcas
09/07/2008, 09:26
deve ser algo assim:

circuito de partida: BAT > chave > solenoide arranque.
circuito de retroalimentação: solenoide arranque > (+) bobina.
circuito de alimentação do modulo: BAT > chave > modulo > (+) bobina

E tenho ignição eletronica e o meu esta da seguinte forma :

circuito de partida: BAT > chave > solenoide arranque.

circuito de alimentação do modulo: BAT > chave > modulo > Resistencia(+) bobina

circuito de retroalimentação: solenoide arranque > (+) bobina. ====> isso eu não tenho !! sera modelo diferente de motor de arranque, porque desde que comprei funciona sem isso.

Na minha bobina tem 1 ligação do ign do estabilizador de voltagem e um ponto que vem da chave de ignição(com resistencia) , antes de chegar na bobina sai um ponto da chave de ign e alimenta o modulo 12v .


ta errado isso ????

leopoldo
09/07/2008, 10:39
1- teu motor de arranque tem ou não tem 2 parafusos disponíveis, fora o do cabo da bateria ????

2- A tua bobina tem no minimo um foi que vai do modulo para o (+) ou IGN e um fio ou cablagem que vai do (-) para o ditribuidor. É no (+) ou ign da bobina que deveria entrar o fio do retorno do arranque. Só isso.


3- o fio da chave > resistencia > modulo > bobina está correto.

- da IGN do estabilizador ? que estabilizador ? essa outra explicação da bobina: eu não entendí.

Dodger
09/07/2008, 12:54
Um tempo atrás o OHC do meu Maveric tava com problema para pegar com motor quente, arranque ficava pesado demais, e não pegava de jeito algum, só esperando esfriar.

Comecei a perguntar por aí e vi que muita gente que tem este motor em Jeep e Maverick tinha com frequencia este problema.
Uns falavam em bobina, revisão do motor de arranque, cabeamento de bateria, aterramento, carburador, velas, etc, etc, etc. Mas na verdade era somente ponto muito adiantado. colocamos o motor no ponto recomendado no manaul e pronto! Pode deixar o bicho ferver que pega s´de encostar na chave. Outras 3 pessoas que tinham este problema eu falei para ver o ponto correto e foi batata, todos estavam com ponto lá nas alturas e acabaram os problemas com isso.

No meu Maverick tem o cabo resistivo original, de cor marrom, deveria ir do arranque atá a bobina, mas está desconectado nos dois pontos.
Não tenho problemas mais para fazer o carro pegar depois de quente, mas gostaria de recolocar o cabo, mas acho que sou meio leso e num entedi onde eu conecto ele lá no arranque. No arranque do OHC tem 3 terminais, 1 vai com o cabo + da bateria/alternador outro com o fio que vai pra o comutador de partida(chave) e tem 1 sobrando com nada conectado, seria esse onde eu ligo o fio resistivo??

leopoldo
09/07/2008, 15:14
O fio resistivo NÂO é oque vai do arranque para a bobina.

Esse fio é o retorno do arranque. Deve ser ees em marrom.

O resistivo está entre a chave de contato e a bobina, dentro do chicote.

Normalmente a cor é vermelha e o fio é diferente, não é de cobre.

wcas
10/07/2008, 07:52
1- teu motor de arranque tem ou não tem 2 parafusos disponíveis, fora o do cabo da bateria ????

2- A tua bobina tem no minimo um foi que vai do modulo para o (+) ou IGN e um fio ou cablagem que vai do (-) para o ditribuidor. É no (+) ou ign da bobina que deveria entrar o fio do retorno do arranque. Só isso.


3- o fio da chave > resistencia > modulo > bobina está correto.

- da IGN do estabilizador ? que estabilizador ? essa outra explicação da bobina: eu não entendí.

Leopoldo, com uma foto fica muito mais facil entender, estou colocando em anexo o desenho do meu circuito. Se voce puder dar uma olhada o opnar, aceito sugestões.

wcas
10/07/2008, 08:02
...
No meu Maverick tem o cabo resistivo original, de cor marrom, deveria ir do arranque atá a bobina, mas está desconectado nos dois pontos.
Não tenho problemas mais para fazer o carro pegar depois de quente, mas gostaria de recolocar o cabo, mas acho que sou meio leso e num entedi onde eu conecto ele lá no arranque. No arranque do OHC tem 3 terminais, 1 vai com o cabo + da bateria/alternador outro com o fio que vai pra o comutador de partida(chave) e tem 1 sobrando com nada conectado, seria esse onde eu ligo o fio resistivo??

Não, esse resitivo vai da chave para a bobina, na uma olhada no desenho acima que eu postei. Esse conector sobrando no seu motor de arranque é o que o meu não tem e por isso estou com duvida, vou tirar uma foto dele hoje e coloco aqui pra voces verem.

leopoldo
10/07/2008, 18:46
Como uma imagem vale mais que N textos, coloquei observações no desenho do Wcas.

A linha vermelha, grossa, é o cabo que alimenta o arranque.
A linha azul escura é a alimentação que aciona o solenoide de arranque.
A linha rosa é o retorno do arranque, SE o solenoide de arranque TEM o pino para encaixar o fio.

Dodger
10/07/2008, 19:14
Agora matou a pau!
Até eu entendi, heheheh!

Obrigado cara!

wcas
10/07/2008, 21:25
...hehehe
Dodge, o negócio é perguntar pra quem conhece.
Tirando o fio de retorno do arranque para a bobina que eu to achando estranho o meu motor não ter, esta tudo certo. Ainda vou dar mais uma olhada e postar uma foto do motor pra voces verem, porque tem um parafuso no lugar indicado para este retorno, agora não sei se tinha um pino ali de retorno e algum retardado tirou e colocou o parafuso, ou se é assim mesmo e esse motor não tem isso. mais tarde dou retorno.

Valeu Leopoldo !!! Ficamos devendo essa pra ti.:concordo:

wcas
10/07/2008, 21:45
Segue a foto do meu motor de arranque, como voces podem ver ele tem 2 parafusos que eu não se são para segurar alguma coisa dentro do motor ou é uma saida +.

Sukys
10/07/2008, 21:55
...este fio que sai da chave e alimenta a eletronica deveria ser resistivo, para não alimentar a eletronica com 12V (em alguns modelos como na minha)

De forma alguma!
O circuito eletrônico da ignição SEMPRE é alimentado pela mesma tensão do circuito elétrico, e a inserção de uma resistência em série com a sua alimentação poderá causar instabilidade no funcionamento do sistema de ignição.

A função do resistor ballast (ou fio resistivo) é limitar a corrente elétrica circulante pela bobina, NUNCA o módulo eletrônico, e sua instalação é feita entre o borne positivo da bobina e o positivo da bateria, via chave de ignição.

Alguns sistemas de ignição prevêem a eliminação temporária da atuação do resistor ballast enquanto o motor de arranque estiver em funcionamento, e a explicação é simples: com o dreno de corrente promovido pelo motor de arranque a bateria apresenta uma natural queda de tensão, com consequente diminuição na intensidade da faísca de ignição. Como coisa do tipo pode ocasionar dificuldade na partida do motor, principalmente quando a bateria já está "meia-boca", o borne positivo da bobina é alimentado pela mesma tensão da bateria, via automático de partida, e na verdade este fio não precisa partir do automático, pode muito bem partir do contato de partida na chave de ignição.

O diagrama em anexo é específico da linha GM (Opala) com sensor indutivo, mas no que tem a ver com alimentação da eletrônica e bobina serve como referência para QUALQUER sistema de ignição de série.

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Sukys
10/07/2008, 22:07
Segue a foto do meu motor de arranque

Os parafusos identificados com circulo amarelo servem para fixação da carcaça da bobina do automático.

Para eliminar a função do resistor ballast durante a partida basta ligar um fio do terminal de saída do automático (que está ligado ao motor de arranque, borne à esquerda da figura) ao borne positivo da bobina de ignição, mas tome o cuidado de que a alimentação do módulo eletrônico seja oriundo da chave de ignição, e não da bobina, conforme o diagrama já postado.

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wcas
10/07/2008, 23:02
Os parafusos identificados com circulo amarelo servem para fixação da carcaça da bobina do automático.

Para eliminar a função do resistor ballast durante a partida basta ligar um fio do terminal de saída do automático (que está ligado ao motor de arranque, borne à esquerda da figura) ao borne positivo da bobina de ignição, mas tome o cuidado de que a alimentação do módulo eletrônico seja oriundo da chave de ignição, e não da bobina, conforme o diagrama já postado.

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Valeu Sukys !! Mais um que eu to devendo brejas.

Aproveitando a explicação, esse fio que vai do motor de arranque para a bobina é somente para "facilitar" na hora da partida, ja que depois a bobina recebe a corrente do fio com resistor ??

De qualquer forma vou providenciar essa ligação.

leopoldo
10/07/2008, 23:24
1- O circuito eletrônico da ignição SEMPRE é alimentado pela mesma tensão do circuito elétrico.

2- na verdade este fio não precisa partir do automático, pode muito bem partir do contato de partida na chave de ignição

1- Perfeito, obrigado por corrigir oque estava errado. Nem na minha é assim. E o esquema da pagina anterior e o seu postado não deixa dúvidas. O certo é resistivo para a bobina e não o modulo.

2- Isso está estranho. O problema de ligar na chave é que o motor de arranque não desligaria mais pois seria agora alimentado pelo (+) na bobina. A não ser que a chave de contato tenha um circuito separado para isso. O ùnico lugar disponivel que eu vejo é no automático mesmo.

Sukys
11/07/2008, 01:51
Não está estranho não, Leopoldo, basta observar que escrevi "contato de partida na chave de ignição" e não "contato de ignição". O contato de partida é justamente o que aciona o automático. Soltou a mão da chave e baubau positivo.

De fábrica, normalmente é feito o uso do borne do automático pela proximidade com a bobina. Com isso se economiza alguma coisa na fiação e, DE CERTA FORMA, evitam-se perdas ocasionadas pela resistividade natural da fiação, mas na prática e considerando o uso de fio com bitola apropriada isso passa batido, e de pronto, não lembro de nenhum automático de partida com ativação pelo negativo, o que inviabilizaria este tipo de conexão, junto ao contato de partida da chave de ignição.

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Sukys
11/07/2008, 01:58
...esse fio que vai do motor de arranque para a bobina é somente para "facilitar" na hora da partida, ja que depois a bobina recebe a corrente do fio com resistor ?

Exatamente.

Em alguns casos isso faz uma bela diferença, em outros não altera absolutamente nada. Tudo depende do estado (e da capacidade e da qualidade) da bateria, a "quantas andam" a instalação elétrica, componentes da ignição, carburação e até época do ano, mas uma coisa é certa, mal não faz.

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leopoldo
11/07/2008, 07:23
O contato de partida é justamente o que aciona o automático. Soltou a mão da chave e baubau positivo

aH1 vc refere-se so relê auxiliar que há em algumas instalações ?

wcas
11/07/2008, 07:45
Não está estranho não, Leopoldo, basta observar que escrevi "contato de partida na chave de ignição" e não "contato de ignição". O contato de partida é justamente o que aciona o automático. Soltou a mão da chave e baubau positivo.
.

...pronto, agora que achei que estava entendendo complicou tudo de novo,.rss :pensativo:

Duvidas: a bobina esta conectada com um fio(+) que vem da ignição com resistencia e um fio(+) que vem do motor de arranque do contato de partida da chave de ignição, pergunto eu :"quando eu soltar o dedo do contato de partida e o motor pegar, esse segundo fio que esta ligado entre a bobina e o motor de arranque não vai continuar recebendo tensão do fio resistivo? ja que os 2 estão ligados ao + da bobina ???

wcas
11/07/2008, 07:57
...pronto, agora que achei que estava entendendo complicou tudo de novo,.rss :pensativo:

Duvidas: a bobina esta conectada com um fio(+) que vem da ignição com resistencia e um fio(+) que vem do motor de arranque do contato de partida da chave de ignição, pergunto eu :"quando eu soltar o dedo do contato de partida e o motor pegar, esse segundo fio que esta ligado entre a bobina e o motor de arranque não vai continuar recebendo tensão do fio resistivo? ja que os 2 estão ligados ao + da bobina ???

Relendo mais umas 10 vezes agora entendi, eu achei que ia pegar o ponto da ligação do motor de arranque mais agora lendo com atenção vi que na verdade é pra pegar do ponto de contato de partida na chave e não do ponto no motor de arranque :putz:.

Valeu Sukys .

wcas
11/07/2008, 08:10
Como estou fazendo toda a eletrica do meu CJ resolvi só dar um alerta para os que compraram algum jeep e estão rodando sem dar uma olhada geral nas suas condições principalmente na eletrica, essas fotos abaixo são das condições precaria que estava a minha ligação que não sei como não pegou fogo.

leopoldo
11/07/2008, 12:22
é pra pegar do ponto de contato de partida na chave e não do ponto no motor de arranque

ERA para pegar o contato NO motor de arranque (se vc não tem solenoide auxiliar, que é o mais provável) .... aquele ponto que está no desenho que eu te re-enviei.

MAS

Depois de ver a foto,

No seu motor de arranque, o automático NÂO tem aquele parafuso que eu mencionei antes. NO seu modelo NÂO tem.

Portanto, o seu sistema fica sem o retorno do arranque OU vc instala um rele auxiliar de partida, oque chamam de robozinho, e puxa o retorno de lá.

Sukys
11/07/2008, 14:43
Valeu Sukys .

Valeu nada, esquece os comentários que fiz sobre o by-pass do resistor ballast, porque escrevi besteira.

Para fazer o by-pass, um dos terminais do fio tem que ser ligado ao positivo da bobina, óbvio e ponto final.
Já o outro terminal NÃO PODE ser ligado DIRETO na saída do automático que vai para o motor de arranque e TAMBÉM NÃO PODE ser ligado DIRETO ao contato de partida da chave de ignição, e isso por um motivo muito simples: com a alimentação (+12V) que existirá no momento da partida tudo funcionará perfeitamente, mas sem esta alimentação (que acontece com a interrupção do arranque) o enrolamento primário da bobina ficará em paralelo, ou com o motor de arranque para o primeiro caso, ou com o enrolamento do automático no segundo, daí estes componentes drenarão corrente via resistor ballast, e no primeiro caso (borne do motor de arranque) a bobina muito provavelmente nem terá como gerar faísca, e no segundo muito provavelmente o automático permanecerá em atuação. (em tempo: é possível fazer uso destes dois tipos de conexão e tudo funcionar nos trinques, mas seria necessário utilizar um diodo de potência em série com a fiação de by-pass).

Em resumo e para não complicar com o uso de diodo, para fazer o by-pass do resistor ballast tem que se fazer uso de contato "limpo", sem qualquer outra carga ligada à massa, e isso pode ser feito em contato ESPECÍFICO do automático, ou na sua ausência pode-se fazer uso de relé (pode ser do tipo utilizado em buzina ou farol auxiliar, por exemplo) onde um dos contatos é ligado ao +12V e o contato NA (normalmente aberto) ligado SOMENTE ao positivo da bobina, já um dos terminais de acionamento do relé ligado à massa e o outro ao borne de saída do automático (ou até mesmo junto ao contato de partida da chave de ignição).

Aí sim a coisa funciona.

.

wcas
11/07/2008, 15:42
Vish, agora saiu fumaça do celebro,.rsss
Vou fazer o seguinte, como sempre funcionou bem sem esse fio e meu motor de arranque não tem essa saida, vou deixar do jeito que esta, pra que mexer no que esta quieto e funcionando né !!! Depois quando der algum problema eu ja tenho um idéia do que pode ser..

[]s

Sukys
11/07/2008, 16:07
Então vamos clarear este assunto de vez, e já que seu automático não possui borne específico segue o esquema de ligação com o uso de relé, e da forma mais simples possível, onde a conexão "motor de arranque" é o borne de saída do automático (na foto que você postou, borne da esquerda, ligado ao motor de arranque).

.

wcas
11/07/2008, 16:24
Valeu nada, esquece os comentários que fiz sobre o by-pass do resistor ballast, porque escrevi besteira.

Em resumo e para não complicar com o uso de diodo, para fazer o by-pass do resistor ballast tem que se fazer uso de contato "limpo", sem qualquer outra carga ligada à massa, e isso pode ser feito em contato ESPECÍFICO do automático, ou na sua ausência pode-se fazer uso de relé (pode ser do tipo utilizado em buzina ou farol auxiliar, por exemplo) onde um dos contatos é ligado ao +12V e o contato NA (normalmente aberto) ligado SOMENTE ao positivo da bobina, já um dos terminais de acionamento do relé ligado à massa e o outro ao borne de saída do automático (ou até mesmo junto ao contato de partida da chave de ignição).

Aí sim a coisa funciona.

.

Entendi,... porque se pegar um ponto do fio que vai da ignição para o motor de arranque e ligar no contato + da bobina, quando a bobina trabalhar vai passar a corrente que vem do fio com resistor que também esta ligado no + da bobina para o motor de arranque e ele não vai desligar. Acho que é isso né ,.rsss. Já to ficando é loco com essas ligações.

Agora no caso de quem tem a saida para a bobina no motor de arranque, não ira vir mais corrente para a bobina do que o necessario, considerando que ira vir corrente do motor de arranque e do fio resistivo ???

[]

Sukys
12/07/2008, 02:54
Agora no caso de quem tem a saida para a bobina no motor de arranque, não ira vir mais corrente para a bobina do que o necessario, considerando que ira vir corrente do motor de arranque e do fio resistivo ???

Mas a idéia é justamente aumentar o fluxo de corrente para compensar a queda de tensão no momento do arranque, e com isso recompor - ou aumentar - a potência da faísca.

Colocando em números a coisa ficará mais simples de entender:
Digamos que a bobina tenha resistência de 1,5 Ohm, o ballast 1,5 Ohm, a tensão da bateria no momento da partida fique em 11 Volts, e após isso, com a carga do alternador, em 14 Volts.

Com estes valores poderemos calcular a corrente circulante pela bobina, através da fórmula I=E/R (onde I=corrente em ampéres, E=tensão em volts, R=resistência em Ohm)
No momento da partida, com by-pass do ballast teremos: 11/1,5=7,3 Ampéres
Sem o by-pass do ballast, na partida teremos: 11/(1,5+1,5)=3,6 Ampéres
Após a partida, com o ballast teremos 14/(1,5+1,5)=4,6 Ampéres

Ou seja, neste exemplo (cujos valores não fogem muito da realidade), sem o ballast no momento da partida a corrente circulante pela bobina é bem mais elevada que a encontrada em funcionamento normal, mas isso não chega a ser preocupante porque esta sobre-corrente permanece apenas por alguns instantes, o tempo de arranque do motor, e esta sobre-corrente se traduz em faísca de ignição mais energética, justamente o que é necessário com o motor em partida à frio, ou em partida à quente com algum excesso de combustível, e com o ballast no circuito teríamos justamente o contrário, uma faísca menos energética em situações que requerem justamente o contrário.

Em tempo: o resultado final (energia disponível na faísca) requer outros cálculos e o uso de outras grandezas, e a idéia foi apenas mostrar a influência do resistor ballast no circuito.

.

turboroe
12/07/2008, 04:04
Wcas, uma dica

Se tu quiser saber se isso vai fazer diferença ou não no teu caso, pega um fio e bota direto no (+) da bateria e, antes de dar o arranque, gruda a outra ponta no (+) da bobina.

Aí dê o arranque e veja se melhora alguma coisa.
Se melhorar, tu vê se vale a pena investir no esquema explicado aí em cima, pois é assim que vai ficar.

Só não deixa o motor ligado muito tempo assim, pois a bobina vai estar trabalhando com mais corrente e vai esquentar mais, e não esquece de tirar o fio quando desligar o motor.

wcas
12/07/2008, 21:00
Tudo explicado e tudo entendido.
Agora até cego monta esse circuito,.rsss

Valeu a todos que contribuiram.:concordo:

Santoro
21/11/2008, 23:00
ressusitando o topico , meu cj ta sem esse fio de retorno do arranque , e tem a coneção la pra ligar , minha pergunta eh a seguinte , eu ja tenho no carro um rele pra partida,meu carro sempre pegou bem de primeira, mas ultimamente tenho tido problemas para fazer ele ligar com ele quente , fica pesado. se eu ligar um fio desse terminal, ao positivo da bateria , resolveria ? estou querendo experimentar amanha.

turboroe
22/11/2008, 15:08
ressusitando o topico , meu cj ta sem esse fio de retorno do arranque , e tem a coneção la pra ligar , minha pergunta eh a seguinte , eu ja tenho no carro um rele pra partida,meu carro sempre pegou bem de primeira, mas ultimamente tenho tido problemas para fazer ele ligar com ele quente , fica pesado. se eu ligar um fio desse terminal, ao positivo da bateria , resolveria ? estou querendo experimentar amanha.


Não, é desse terminal até o positivo da bobina de ignição.

Santoro
23/11/2008, 12:48
Foto do meu arranque, veja se fiz certo , liguei o fio preto no tal terminal e liguei la no positivo da bobina .

turboroe
24/11/2008, 00:28
Foto do meu arranque, veja se fiz certo , liguei o fio preto no tal terminal e liguei la no positivo da bobina .

:concordo:

TIA0
02/03/2010, 17:50
Alguem tem foto desse fio resistivo e de como fazer ele?
Alguem tem foto desse resistor? Aonde comprar e quais as especificações?
Na falta do fio resistivo e do resistivo, posso substituir a bobina Bosch KW 12V Vermelha 067 por qual?

Meu sistema de ignição é o TSZ - Transistorizada, modulo 6 pinos.

abraços

Jacimar
03/03/2010, 07:34
Alguem tem foto desse fio resistivo e de como fazer ele?
Alguem tem foto desse resistor? Aonde comprar e quais as especificações?
Na falta do fio resistivo e do resistivo, posso substituir a bobina Bosch KW 12V Vermelha 067 por qual?

Meu sistema de ignição é o TSZ - Transistorizada, modulo 6 pinos.

abraços


Bom dia prezado ! acredito que você está se referindo ao resistor ou fio resistivo que vai em série com a bobina de ignição, se for, o resistor você encontra nos autoelétricos, o valor é padrão, cerca de 1,5 ohms, o símbolo de resistência é o ômega, o fio resistivo normalmente era usado pelas montadoras para facilitar o trabalho na linha de montagem, e em adaptações acho melhor usar o resistor mesmo, fica mais fácil de testar. Quanto a substituição da bobina, existem vários tópicos aqui no fórum, mas já vi substituirem pela do Gol, mas não parei para avaliar, eu colocaria uma Bosch 067 mesmo . . . espero ter ajudado !

Jacimar
03/03/2010, 08:00
Alguem tem foto desse fio resistivo e de como fazer ele?
Alguem tem foto desse resistor? Aonde comprar e quais as especificações?
Na falta do fio resistivo e do resistivo, posso substituir a bobina Bosch KW 12V Vermelha 067 por qual?

Meu sistema de ignição é o TSZ - Transistorizada, modulo 6 pinos.

abraços

Olá ! o resistor é esse aí ou parecido !

TIA0
03/03/2010, 11:53
Bom dia,


Vlw pela ajuda Jacimar! Acho que encontrei esse resistor para vender, a Rainha das Sete produz um resistor de bobina muito parecido com ele, no decorrer da semana vou ver se consigo compra-lo, caso tenha exito posto aqui para ajudar os demais que tem dificuldade em encontrar...

abraços