PDA

Ver Versão Completa : Reveillon no Fim do Mundo!!! -- Ano novo no Ushuaia



luizricon
01/11/2007, 19:32
Olá amigos,

Por sugestão do Newton estou abrindo este tópico.

Dia 14 ou 15 de dezembro estou partindo do Rio em direção a Ushuaia.
Eu achei que tinha um roteiro fechado mas depois de algumas mensagens dos amigos do fórum estou revendo tudo... :lol:

Bom, o que não muda é que tenho reserva em Ushuaia de 28/12 até 02/01
O resto está em estudos... :pensativo:

Desejo trocar informações, experiências e dúvidas com quem já fez, vai ou deseja fazer essa viagem ou algo parecido.

Se tiver algum companheiro de fórum com viagem marcada em data e destino parecidos, vamos combinar um comboio.

Companhia na estrada é sempre bem-vinda!

Newton Guerra
01/11/2007, 20:06
Fala Luiz!

Vou copiar aqui o que te disse no outro tópico assim alguém pode dar alguma sugestão diferente.

Abraços

"Fiz exatamente essa viagem que você quer fazer em janeiro passado. Fui também com meus dois filhos (6 e 10 anos). É uma viagem maravilhosa. Quando tempo você vai poder viajar? Viajei 15000 km em 34 dias e infelizmente não sobra muito tempo para ficar num só lugar. Vou sugerir um mínimo em cada local (dá pra ficar semanas em cada um deles).

- Peninsula Valdéz: Fiquei no camping da ACA (automóvel clube da Argentina) em Puerto Madryn. Preferi muito mais Puerto Madryn do que Puerto Piramides. Piramides é bem tranquila, pequena e rustica. Madryn é maior e tem uma avenida na orla maritima muito gostosa de caminhar.
Sugiro 2 dias completos, um para passear no sul (Punta Loma) e talvez passear de barco e ver baleias (pergunte se elas estão por lá). No segundo dia percorra toda a península Valdéz, com atenção especial à Calleta Valdéz.

- Saí de Puerto Madryn e passei por Trelew, que tem um dos melhores museus paleontológicos do mundo. Se você gosta, vale muito à pena uma visita. Têm também um campus avançado a 20 km de lá onde você faz uma caminhada montanha acima e vai passando por fósseis que estão onde foram encontrados, protegidos por redomas de vidro.
Saí de Trelew e passei por Punta Tombo, a maior reserva de pinguins da Argentina. Muito legal. Daí, fui para o sul sem saber onde dormir. Cheguei a Comodoro Rivadávia no começo da noite e não recomendo dormir lá. Hotéis horríveis e caros. Foi o pior lugar da viagem. Talvez se você cortar alguma coisa do que eu fiz nesse dia possa chegar a Puerto Deseado. Eu não fui até lá, as atrações são parecidas com as da Peninsula e Punta Tombo e o desvio é meio grande.

De Rivadávia fui até Rio Gallegos, onde dormi num camping bom, não me lembro o nome. A cidade não tem nada, só para dormir mesmo.

Saia de Rio Gallegos bem cedo, para pegar a aduana antes do movimento maior, pois a burocracia é grande.

Ushuaia: 2 dias completos no mínimo. Um para o Parque Nacional e talvez algum museu e outro para o glaciar El Martial e mais um passeio na cidade. Não levei passaporte, mas facilita na aduana. E no correio do Parque Nacional você pode carimbar nele: FIN DEL MUNDO!

De Ushuaia vá para Torres del Paine pelo Chile, você evita uma aduana. Torres tem que acampar, os hotéis são caríssimos. O Parque é maravilhoso, vou falar pra você ficar 2 dias completos (poderiam ser 20).

De Torres vá a El Calafate. A aduana é uma moleza. El Calafate: 2 dias também: um para passear no glaciar Perito Moreno e outro para fazer um passeio de barco chamado "Todos Glaciares". Esses 2 são obrigatórios.
Acampei no Camping municipal, muito bom e no centro de cidade. O Camping do Lago Roca é muito bonito, mas longe de tudo.

De El Calafate vá a El Chaltén, nem que seja só para olhar o Fitz Roy (El Chaltén) e o Cerro Torre. São montanhas maravilhosas. Se você chegar cedo, pode ficar mais um dia completo e sair no terceiro beeeeeem cedo. As caminhadas são puxadas para crianças, mas vá pelo menos até o primeiro lago a caminho do Fitz Roy para ter uma vista do vale.

De El Chaltén, fui direto a Los Antiguos, quase 600 km de rípio mais um tanto de asfalto. Tem a opção de dormir na cidade de Perito Moreno, mas en Los Antiguos você enche a cara de cerejas colhidas na hora por 3 reais o quilo :mrgreen:. Pergunte bem como está o abastecimento de combustível nesse trecho. Passe pela Cueva de las Manos, no vale do rio Pinturas. É um sítio arqueológico muito legal, patrimônio da humanidade. Chequei quebrado à noite en Los Antiguos, fiquei um dia inteiro por lá. Tem um passeio muito bonito no Lago Buenos Aires, mas do lado chileno, bem pertinho. Não fui.

De los Antiguos fui para Esquel. Vale ficar um dia inteiro também e passear no parque Los Alerces.

De Esquel fui a Bariloche. Tem que ir pela estrada que passa pelo parque. É muito bonita, vai beirando os lagos. Em Bariloche, fiquei 2 dias completos e me arrependi. A cidade está muito turística. Eu ficaria antes (em El Bolsón) ou depois (Villa la Angostura ou San Martin de los Andes).

Não fui direto de Bariloche a Buenos Aires (a viagem estava muito curta :grin:). Segui em direção ao Parque Nacional Lanin, fazendo o caminho dos 7 lagos, que passa por Villa la Angostura, San Martin de los Andes e Junin de los Andes. Dormi em Zapala.

De Zapala fui a Buenos Aires.

No fim, é uma viagem de "reconhecimento", dá pra fazer o mesmo roteiro em 6 meses..... Não se preocupe muito em conhecer a região de Bariloche. Aproveite muito o Sul, pois Bariloche e região (incluindo os lagos no Chile) dá pra fazer outro passeio depois.

Documentos pessoais que levei: só identidade, inclusive das crianças. No Chile também não precisa passaporte. Eles se confundem um pouco com o fato de nosso sobrenome principal ser o último. O passaporte é mais fácil pra eles.

Carro: carta verde

Carteira de motorista. Só levei a brasileira, o Chile tem um acordo com nosso governo e ela vale lá. Conheci uns brasileiros que tiveram problemas com isso. Os policiais estavam exigindo a internacional, mas depois que entraram em contato com superiores liberaram. A polícia chilena é muito séria, já a argentina.....deixa pra lá.

Abraços e boa viagem! "

Herbert Lima
26/11/2007, 03:40
Olá amigos,

Por sugestão do Newton estou abrindo este tópico.

Dia 14 ou 15 de dezembro estou partindo do Rio em direção a Ushuaia.
Eu achei que tinha um roteiro fechado mas depois de algumas mensagens dos amigos do fórum estou revendo tudo... :lol:

Bom, o que não muda é que tenho reserva em Ushuaia de 28/12 até 02/01
O resto está em estudos... :pensativo:

Desejo trocar informações, experiências e dúvidas com quem já fez, vai ou deseja fazer essa viagem ou algo parecido.

Se tiver algum companheiro de fórum com viagem marcada em data e destino parecidos, vamos combinar um comboio.

Companhia na estrada é sempre bem-vinda!
Saudações!!
Li um livro quando estive em Petropolis, há cerca de 2 anos escrito por um colega médico que também é dono de uma excelente pousada localizada logo atrás do museu imperial, chama-se pousada imperial creio..
Bom o livro chama-se "Viagem ao fim do mundo".
Esse médico endocrinologista (Virgilio Cordeiro)fez esse roteiro saindo de Petropolis até Ushuaia em uma Kombi adaptada como moto home.
Muito bom o livro.
Seria interessante vc ler antes de viajar.

Achei um link sobre este livro.
Veja em:
http://www.viagemaoushuaia.hpg.ig.com.br/

Boa sorte e boa viagem..

AUTOCARIOCA
26/11/2007, 07:37
Olá amigos,

Por sugestão do Newton estou abrindo este tópico.

Dia 14 ou 15 de dezembro estou partindo do Rio em direção a Ushuaia.
Eu achei que tinha um roteiro fechado mas depois de algumas mensagens dos amigos do fórum estou revendo tudo... :lol:

Bom, o que não muda é que tenho reserva em Ushuaia de 28/12 até 02/01
O resto está em estudos... :pensativo:

Desejo trocar informações, experiências e dúvidas com quem já fez, vai ou deseja fazer essa viagem ou algo parecido.

Se tiver algum companheiro de fórum com viagem marcada em data e destino parecidos, vamos combinar um comboio.

Companhia na estrada é sempre bem-vinda!


e tb um objetivo que farei em breve

no orkut tem uma comunidade sobre viagem a este destino com 1600 membros
veja la se colhe alguma informação

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=198155

sucesso e se der faça uma postagem ao longo da viagem com fotos seria interessante !!!!

Joao Henrique Kffuri
26/11/2007, 11:49
Caro Newlton
Estava vendo o relato de sua viagem, deve ter sido mesmo fantástica, eu e minha esposa estavamos planejando ir para Puerto Madryn, por questào de tempo pois temos somente 12 dias para esta viagem, o que você acha.... vale a pena fazer esta viagem seguindo só até puerto, sabe me dizer quanto quilomentros são até lá ou se vc tem uma Rota em GPS desse seu caminho....ou sugeres outro local....é que queriamos aproveitar estes dias em uma viagem assim mas não poderia ser muito longa, a fim de aproveitarmos um pouco o local...
Abrs.
jk

Newton Guerra
26/11/2007, 12:46
Caro Newlton
Estava vendo o relato de sua viagem, deve ter sido mesmo fantástica, eu e minha esposa estavamos planejando ir para Puerto Madryn, por questào de tempo pois temos somente 12 dias para esta viagem, o que você acha.... vale a pena fazer esta viagem seguindo só até puerto, sabe me dizer quanto quilomentros são até lá ou se vc tem uma Rota em GPS desse seu caminho....ou sugeres outro local....é que queriamos aproveitar estes dias em uma viagem assim mas não poderia ser muito longa, a fim de aproveitarmos um pouco o local...
Abrs.
jk

João,

Eu fico em dúvida se vale à pena. Eu achei a cidade de Puerto Madryn muito gostosa e a região realmente é muito bonita. Eu penso até em voltar lá de avião e ficar uns dias. Um dia a mais de passeio para o sul você tem as pinguineras de Punta Tombo, muito legal.

Mas de carro, dá dó de não continuar a viagem até o Ushuaia. Será que não vale à pena adiar a viagem, conseguir 30 dias e seguir pra lá?

Se não tiver jeito, for difícil conseguir esses 30 dias, é um lugar que eu iria sim. Fora Buenos Aires, que é uma cidade muito bonita. De Buenos Aires para lá são 2 dias tranquilos de viagem. No caminho não tem muita coisa para ver, fora uns campos de girassóis.

Eu tenho os tracks em casa, saí do Brasil por Chuí. Se quiser à noite te envio, mas até lá não tem nenhum segredo, pegue os mapas de www.proyectomapear.com.ar (http://www.proyectomapear.com.ar) e seja feliz!

Abraços

Augustocesar
28/11/2007, 23:12
Newton Guerra,
Tenho interesse nessa viagem, acho mesmo que vou seguir o roteiro que você traçou, seria possível você disponibilizar os track log de sua viagem??
Abraços,

Newton Guerra
28/11/2007, 23:33
Newton Guerra,
Tenho interesse nessa viagem, acho mesmo que vou seguir o roteiro que você traçou, seria possível você disponibilizar os track log de sua viagem??
Abraços,

Meu track tá uma vergonha, tudo junto. Quando voltei falei que ia organizar, separar e não fiz nada. Segue anexo, vamos ver se ajuda:
Abraços

Augustocesar
29/11/2007, 15:05
Meu track tá uma vergonha, tudo junto. Quando voltei falei que ia organizar, separar e não fiz nada. Segue anexo, vamos ver se ajuda:
Abraços

Newton,
Amigo, o arquivo não abriu. Será que você não tem com outro final porque meu computador não esta entendendo qual o programa desse arquivo.
Abraços, ansiosos,

Newton Guerra
29/11/2007, 16:15
Augusto, o arquivo que está zipado é para o Mapsource da Garmin, extensão gdb, você não tem ele instalado?

Abraços

Augustocesar
29/11/2007, 20:45
Newton,
Eu tenho o Mapsource da Garmin, mas mesmo assim não abriu, ela apresenta uma cx de mensagem dizendo algo como minha versão ser anterior, acho que tenho que atualizá-lo.
Vou verificar e te aviso,

luizricon
17/01/2008, 13:56
Amigos do Forum,

Acabo de chegar da viagem mais fantástica que já fiz na vida!!!!
A Patagônia é mesmo um lugar único e a Terra do Fogo vale cada quilômetro percorrido até chegar lá.
Fui com a mulher e os dois filhos, só eu dirigi e confesso que foi mais fácil e tranquilo do que imaginei.
Recomendo essa viagem (ou outra parecida) para qualquer um, com segurança.
As estradas são muito boas, o rípio é traiçoeiro mas deixa a maior saudade e as paisagens e o povo argentino são inesquecíveis.
Tive problemas com abastecimento (faltava "nafta" por todo o país) e com pneus, pois decidi que ia trocar "en ruta" e acabei tendo que comprar todos os 5 novos (3 dos meus "velhuscos" estouraram...). felizmente o câmbio e os preços ajudam muito e recomendo que se troque os pneus na Argentina (em Bs. As., por exemplo) onde os preços são ainda melhores.
A gasolina argentina é barata e muito, mas muuuuuito boa. Na Patagônia é ainda mais barata.
Levem bidon (galão), pneu(s) extra(s) e cuidado com o GNV, pois muitos postos exigem homologação na argentina (vc sempre tem a opção de ir no posto seguinte, mas ás vezes ele fica a 200 km...)

Os campings são excelentes, os hotéis reservam algumas armadilhas (fujam do Hotel PARIS em Rio Gallegos!!!!!!!) e atenção para a hora da siesta (em muitas cidades fecha tudo para o almoço entre 12:00 e 15:00h.

Obrigado a todos pelas dicas preciosas que me ajudaram muito na ruta.

Saímos do Rio um dia depois do previsto e voltamos 2 dias antes, porque a última etapa (Paraty) não roloou...

Por alto, fizemos o seguinte trajeto (não era o nosso ideal - mudamos por conta da falta de gasolina):
Cada linha representa um dia, partida e chegada (local de pernoite)

Rio - SP
SP - Lages (SC)
Lages - Chuí (RS)
------
- Uruguai -
Chuí - Punta del Este
Punta del Este - Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento - Zarate
-------
- Argentina -
Zarate - Bahia Blanca
Bahia Blanca - Fitzroy
Fitzroy - Puerto Madryn
(2 dias em P. Madryn)
Puerto Madryn - Rio Gallegos
Rio Gallegos - Ushuaia
(5 dias em Ushuaia)
Ushuaia - Rio Gallegos
Rio Gallegos - El Calafate
El Calafate - Gob. Gregores
Gob. Gregores - Los Antiguos
Los Antiguos - Puerto Madryn
Puerto Madryn - Paraná (Arg.)
Paraná - Foz do Iguaçu
-------
- Brasil -
(2 dias em Foz)
Foz do Iguaçu - Rio

Aos poucos posso ir dando mais detalhes da viagem.
Por hora vão aí algumas fotos:

http://farm3.static.flickr.com/2245/2199939224_de9b3f5d38.jpg?v=0

No fim do mundo!!!

http://farm3.static.flickr.com/2124/2199939226_af3898d7cf.jpg?v=0

Diversão na neve - Ushuaia - Glaciar El Martial

http://farm3.static.flickr.com/2356/2199939220_8a3d8435c8.jpg?v=1200585014

Céu e estrada - em pleno deserto

http://farm3.static.flickr.com/2179/2199939218_d7bd08fb65.jpg?v=0

Pinguins... muitos pinguins....

luizricon
17/01/2008, 14:31
Amigos do Forum,

Acabo de chegar da viagem mais fantástica que já fiz na vida!!!!
A Patagônia é mesmo um lugar único e a Terra do Fogo vale cada quilômetro percorrido até chegar lá.
Fui com a mulher e os dois filhos, só eu dirigi e confesso que foi mais fácil e tranquilo do que imaginei.
Recomendo essa viagem (ou outra parecida) para qualquer um, com segurança.
As estradas são muito boas, o rípio é traiçoeiro mas deixa a maior saudade e as paisagens e o povo argentino são inesquecíveis.
Tive problemas com abastecimento (faltava "nafta" por todo o país) e com pneus, pois decidi que ia trocar "en ruta" e acabei tendo que comprar todos os 5 novos (3 dos meus "velhuscos" estouraram...). felizmente o câmbio e os preços ajudam muito e recomendo que se troque os pneus na Argentina (em Bs. As., por exemplo) onde os preços são ainda melhores.
A gasolina argentina é barata e muito, mas muuuuuito boa. Na Patagônia é ainda mais barata.
Levem bidon (galão), pneu(s) extra(s) e cuidado com o GNV, pois muitos postos exigem homologação na argentina (vc sempre tem a opção de ir no posto seguinte, mas ás vezes ele fica a 200 km...)

Os campings são excelentes, os hotéis reservam algumas armadilhas (fujam do Hotel PARIS em Rio Gallegos!!!!!!!) e atenção para a hora da siesta (em muitas cidades fecha tudo para o almoço entre 12:00 e 15:00h.

Obrigado a todos pelas dicas preciosas que me ajudaram muito na ruta.

Saímos do Rio um dia depois do previsto e voltamos 2 dias antes, porque a última etapa (Paraty) não roloou...

Por alto, fizemos o seguinte trajeto (não era o nosso ideal - mudamos por conta da falta de gasolina):
Cada linha representa um dia, partida e chegada (local de pernoite)

Rio - SP
SP - Lages (SC)
Lages - Chuí (RS)
------
- Uruguai -
Chuí - Punta del Este
Punta del Este - Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento - Zarate
-------
- Argentina -
Zarate - Bahia Blanca
Bahia Blanca - Fitzroy
Fitzroy - Puerto Madryn
(2 dias em P. Madryn)
Puerto Madryn - Rio Gallegos
Rio Gallegos - Ushuaia
(5 dias em Ushuaia)
Ushuaia - Rio Gallegos
Rio Gallegos - El Calafate
El Calafate - Gob. Gregores
Gob. Gregores - Los Antiguos
Los Antiguos - Puerto Madryn
Puerto Madryn - Paraná (Arg.)
Paraná - Foz do Iguaçu
-------
- Brasil -
(2 dias em Foz)
Foz do Iguaçu - Rio

Aos poucos posso ir dando mais detalhes da viagem.
Por hora vão aí algumas fotos:

GARCIA/SP
18/01/2008, 01:19
Amigos do Forum,

Acabo de chegar da viagem mais fantástica que já fiz na vida!!!!
A Patagônia é mesmo um lugar único e a Terra do Fogo vale cada quilômetro percorrido até chegar lá.
Fui com a mulher e os dois filhos, só eu dirigi e confesso que foi mais fácil e tranquilo do que imaginei.
Recomendo essa viagem (ou outra parecida) para qualquer um, com segurança.
As estradas são muito boas, o rípio é traiçoeiro mas deixa a maior saudade e as paisagens e o povo argentino são inesquecíveis.
Tive problemas com abastecimento (faltava "nafta" por todo o país) e com pneus, pois decidi que ia trocar "en ruta" e acabei tendo que comprar todos os 5 novos (3 dos meus "velhuscos" estouraram...). felizmente o câmbio e os preços ajudam muito e recomendo que se troque os pneus na Argentina (em Bs. As., por exemplo) onde os preços são ainda melhores.
A gasolina argentina é barata e muito, mas muuuuuito boa. Na Patagônia é ainda mais barata.
Levem bidon (galão), pneu(s) extra(s) e cuidado com o GNV, pois muitos postos exigem homologação na argentina (vc sempre tem a opção de ir no posto seguinte, mas ás vezes ele fica a 200 km...)

Os campings são excelentes, os hotéis reservam algumas armadilhas (fujam do Hotel PARIS em Rio Gallegos!!!!!!!) e atenção para a hora da siesta (em muitas cidades fecha tudo para o almoço entre 12:00 e 15:00h.

Obrigado a todos pelas dicas preciosas que me ajudaram muito na ruta.

Saímos do Rio um dia depois do previsto e voltamos 2 dias antes, porque a última etapa (Paraty) não roloou...

Por alto, fizemos o seguinte trajeto (não era o nosso ideal - mudamos por conta da falta de gasolina):
Cada linha representa um dia, partida e chegada (local de pernoite)

Rio - SP
SP - Lages (SC)
Lages - Chuí (RS)
------
- Uruguai -
Chuí - Punta del Este
Punta del Este - Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento - Zarate
-------
- Argentina -
Zarate - Bahia Blanca
Bahia Blanca - Fitzroy
Fitzroy - Puerto Madryn
(2 dias em P. Madryn)
Puerto Madryn - Rio Gallegos
Rio Gallegos - Ushuaia
(5 dias em Ushuaia)
Ushuaia - Rio Gallegos
Rio Gallegos - El Calafate
El Calafate - Gob. Gregores
Gob. Gregores - Los Antiguos
Los Antiguos - Puerto Madryn
Puerto Madryn - Paraná (Arg.)
Paraná - Foz do Iguaçu
-------
- Brasil -
(2 dias em Foz)
Foz do Iguaçu - Rio

Aos poucos posso ir dando mais detalhes da viagem.
Por hora vão aí algumas fotos:

Caro Luiz,

Muito legal essa sua aventura...
Eu e minha esposa pretendemos fazer um trajeto parecido, no final deste ano ( 2008 ).
Ambos - eu e ela - adoramos frio..rsrsrsrs...e gostamos muito de viajar...

Grande abraço
Renato - Sorocaba