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Ver Versão Completa : Oleo Lubrificante motores Diesel



srgrande
01/11/2007, 13:57
No meu Troller 2.8 uso o melhor Oleo Lubrificante mineral p Diesel que encontrei, o Total Rubia 7400 15w40 CH4, porém, nos dias quentes, o manometro de oleo registra uma pressão de 0,5kgf/cm2 com o motor em marcha lenta.

Nos Troller 3.0, além do 15w40, é indicado tambem um sintético Ipirangas 10w50.
Alguém aqui usa esse óleo ou outro 10w50 em motor diesel?

Hudson Buck
02/11/2007, 17:33
srgrande,

Coloque nos 2 jipes que temos, ambos com motor maxion 2,5, o lubrax top turbo a classificação é CI se não me angano. Quem fabrica o óleo que você usa? De qualquer maneira não é normal uma pressão tão baixa, no maxion mesmo com o motor quente a pressão não fica baixo de 2 kgf/cm2 em marcha lenta.

Abraços.

Leonardo Dic
02/11/2007, 18:26
SR já usei os lubrificantes da Total, na Hilux e tratores, sempre tive resultados bons. São bons produtos.
No caso do Rubia 7500 ele é CI-4, especificaçao top de linha.
Não creio que ele acarretaria algum problema, pois Total-Elf, está presente na formula 1 é primeiro enchimento da Renault/Citroen/Peugeot/Nissan e kawasaki.

Pode ser bomba de oleo, cebolinha...

joão k. chikui
02/11/2007, 21:00
Não pode ser imprecisão do manômetro?

srgrande
04/11/2007, 17:11
Atualmente, a ELF fabrica os lubrificantes da TOTAL.
Anteriormente eu usava o TOTAL 8600, 100% sintético, mas quando o dólar passou de R$ 3,00 o importador desistiu do produto. Consegui comprar os ultimos 3 baldes de 20 litros, mas acabaram faz quase 1 ano.
O manometro é um AUTOMETER SPORTCOMP, com menos de 6 meses de uso, mas vou instalar um CRONOMAC só p conferir, pois como já disse, a pressão só baixa em dias quentes.
Vou procurar tambem um manual tecnico do SPRINT MWM.

Bianor
04/11/2007, 20:08
Prezados óleo usa a classificação da certificadora internacionalmente reconhecida e aceita pelas companhias de petróleo.
Portanto é só conferir na tabela abaixo:
Atenção para a última classificação a CJ-4 ainda perseguida pelas companhias.
Aqui nos usamos a CI-4 e alguns menos avisados embriagados pelo marketing dos espertos compram o top, super, ultra, max, extra, total, etc.
A proposito, os oleos minerais tem em sua maioria materia prima fornecida pela Petrobras, os aditivos adicionados pelas companhias e depois vendidos com a sua marca.
Eu prefiro o Lubrax Top Turbo que é barato e posso trocar com no máximo 5000km.
Já os sintéticos o caso é outro.
Apesar de poder rodar muitos km sem se deteriorar como os minerais, considere o elevado número de particulas em suspensão (enxofre) em um motor diesel. O óleo tem de manter tudo isso em suspensão!
Com o minerla não tem problema rodo um pouco e troco.
Já o mineral para trocar doi no bolso!
Sds

srgrande
01/12/2007, 21:48
No meu Troller 2.8 uso o melhor Oleo Lubrificante mineral p Diesel que encontrei, o Total Rubia 7400 15w40 CH4, porém, nos dias quentes, o manometro de oleo registra uma pressão de 0,5kgf/cm2 com o motor em marcha lenta.

Nos Troller 3.0, além do 15w40, é indicado tambem um sintético Ipirangas 10w50.
Alguém aqui usa esse óleo ou outro 10w50 em motor diesel?

Deixem eu corrigir umas besteiras que escrevi acima:
Acabei de colocar no Troller o óleo lubrificante p motores diesel, da Ipiranga, F1 MASTER 4X4 15W50 API CI4 com `tecnologia síntética` (acho que isso quer dizer que ele É MINERAL).
Preço +-R$ 19,00 cada litro.
Resultado, em dias quentes, o manometro de oleo registra uma pressão de 0,8kg/cm2 com o motor em marcha lenta.
Conclusao Melhorou, mas nao sei se o investimento compensa.

guilhermeabreu
02/12/2007, 17:30
Qdo tinha uma BAND , 1º carro DÍESEL meu , usava o SHELL HELIX , e abaixava muito de uma troca para outra , um amigo me sugeriu usar o TEXACO HAVOLINE SUPER D e posteriormente o TEXACO HAVOLINE SUPER TDX , que ele sempre usou nas TOY ,CAMINHÕES E TRATORES dele . Assim o fiz.

Hoje tenho um ENGESA com um MWM 2.8 e uma HILUX SW4 , e só uso este óleo a mais de 6 anos , e nunca tive problema , gosto muito dele e recomendo .

Bianor
02/12/2007, 21:30
Pessoal eu uso o Lubrax Top Turbo que é API CI-4 pois não tenho grana para comprar um sintético e trocar com 30.000km para valer a pena. Lembrem-se que a combustão do diesel gera muitos resíduos que contaminam o óleo, dai eu não deixo ele por lá mais que 5000 km.
Mas... olhem lá nos EUA os padrão novo já saiu CJ-4:
http://www.businesswire.com/portal/site/exxonmobil/index.jsp?ndmViewId=news_view&ndmConfigId=1001106&newsId=20060616005026&newsLang=en&vnsId=667
A propósito óleo tambem fica velho por isso use um de última especificação de marca que tenha preços accessíveis e girem rápido o estoque = Lubrax Top Turbo.
Sds

Luiz Castro
07/12/2007, 01:59
Uso em minha Land o Shell Rimula X desde a primeira troca. Este óleo mineral é o Top da linha Rimula da Shell e tem um preço bem acessível, em torno de R$14,00 o litro.
Troco a cada 5000km e sempre adiciono um Molykote A2 que é um aditivo a base de Bisulfeto de Molibidênio.

folgado
07/12/2007, 10:09
Qual a diferença entre os óleos Lubrax Tec Turbo e Top Turbo?

Leonardo Dic
08/12/2007, 18:07
Tec - tem base sintetica, e quando frio é menos viscoso
GRAU SAE 10W-40
Densidade a 20/4oC 0,8669
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 230
Ponto de Fluidez (oC) -30
Viscosidade a 40oC (cSt) 107,9
Viscosidade a 100oC (cSt) 14,29
Índice de Viscosidade 135
Cinzas Sulfatadas (% peso) 1,30
Índice de Basicidade Total (mgKOH/g) 10,8


Top - é mineral e mais viscoso quando frio
GRAU SAE 15W-40
Densidade a 20/4oC 0,8830
Ponto de Fulgor (VA) (oC) 230
Ponto de Fluidez (oC) -27
Viscosidade a 40oC (cSt) 107,2
Viscosidade a 100oC (cSt) 14,75
Índice de Viscosidade 142
Cinzas Sulfatadas (% peso) 1,17
Índice de Basicidade Total (mgKOH/g) 11,0

JairoM
12/12/2007, 13:25
CI-4 é o mínimo que voces devem aceitar.

Eu uso Shell-Rimula, ou Texaco-Ursa TDX, ou Castrol. Tanto faz, porque nenhum deles é melhor ou pior que o outro. Como eu nunca precisei completar o oleo, e as trocas são sempre totais, então posso mudar o fabricante sem problemas.

O segredo, é trocar sempre aos 5.000, e não esquecer de trocar os filtros (oleo, ar e diesel) no minimo a cada 10.000.

Aqui no Rio de Janeiro, estou pagando aproximadamente 10,00 por litro.
Na troca de 5.000 gasto 60,00, na troca de 10.000 gasto 140,00 (os filtros também devem ser de marcas reconhecidas como boas).

Engels Kbça
13/12/2007, 07:13
CI-4 é o mínimo que voces devem aceitar.

Eu uso Shell-Rimula, ou Texaco-Ursa TDX, ou Castrol. Tanto faz, porque nenhum deles é melhor ou pior que o outro. Como eu nunca precisei completar o oleo, e as trocas são sempre totais, então posso mudar o fabricante sem problemas.

O segredo, é trocar sempre aos 5.000, e não esquecer de trocar os filtros (oleo, ar e diesel) no minimo a cada 10.000.

Aqui no Rio de Janeiro, estou pagando aproximadamente 10,00 por litro.
Na troca de 5.000 gasto 60,00, na troca de 10.000 gasto 140,00 (os filtros também devem ser de marcas reconhecidas como boas).

Jairo
Eu compro o balde de 20 litros, de Top Turbo, por R$125,00, o litro sai a R$6,25, :dance:bem mais em conta...Top Turbo esse é óleo.
Abraço

André-4WD
13/12/2007, 09:50
Pessoal:
Faz 6 meses que sou proprietario de uma band, e por recomendação de outros toyoteiros, adotei como óleo o URSA PREMIUM TDX, top da linha da Texaco. Está para fechar a primeira troca de óleo (adotei tb ser a cada 5000 km) e estou satisfeito.
Para ter uam idéia, esta semana comprei o balde de 20 litros por R$ 149,00 (isso num Posto), o que dá R$ 7,45/litro.
O óleo sendo menos viscoso em temperaturas baixas facilitaria ligá-lo numa gélida manhã, em comparação com um óleo mais viscoso na mesma temperatura, correto?
sds
andre

folgado
13/12/2007, 10:32
Faz 6 meses que sou proprietario de uma band
E aí, André, como vai a "nossa" band?

Leonardo, na prática quais as diferenças entre ambos (Tec e Top).

Quando comprei minha Defender, o proprietário disse que sempre usou o Lubrax Top Turbo, e eu continuei usando.

E quanto a aditivos, como o Molykote A2 a que o Luiz se referiu?

[]'s.
Antonio.

Flavio Viuvaldo
25/02/2008, 22:40
CI-4 é o mínimo que voces devem aceitar.

Eu uso Shell-Rimula, ou Texaco-Ursa TDX, ou Castrol. Tanto faz, porque nenhum deles é melhor ou pior que o outro. Como eu nunca precisei completar o oleo, e as trocas são sempre totais, então posso mudar o fabricante sem problemas.

O segredo, é trocar sempre aos 5.000, e não esquecer de trocar os filtros (oleo, ar e diesel) no minimo a cada 10.000.

Aqui no Rio de Janeiro, estou pagando aproximadamente 10,00 por litro.
Na troca de 5.000 gasto 60,00, na troca de 10.000 gasto 140,00 (os filtros também devem ser de marcas reconhecidas como boas).


Pessoal estou em duvidas , em qual oleo usar na minha Mit L 200
a concessionaria indica castrol 15w40 ,mas como moro no interior nos postos não encontro este oleo , achei o Brutus da ipiranga , que segundo o vendedor é pra 30.000 km alguem saberia qual é o melhor ou o que um tem de melhor em relão ao outro , lembro que rodo em torno de 1000 km por mes , o que neste caso , nao justifica um oleo para km alta pois levaria quase 3 anos para vencer a km de troca , e sei que devo trocar em no maximo a cada 6 meses .
qual o melho oleo para motores diesel .

Flavio

L 200 GLS 2002 motor 87 cv

JairoM
26/02/2008, 18:56
Flavio,

O IMPORTANTE é que o oleo que voce escolha seja do tipo CI-4. Isso estará escrito no rotulo.

Sejao oleo da Shell, da Texaco, da Castrol, não importa muito a marca, DESWDE QUE a especificação seja a tal da CI-4 (é o tipo de oleo), e que voce troque religiosamente a cada 5.000 km rodados, e que a cada 10.000 troque tambem os filtros de oleo, ar e de diesel.

A L-200 agradece, e vai te dar muito prazer.....

[ ]s
Jairo

Flavio Viuvaldo
27/02/2008, 18:16
OK obrigado pela infomação
vou efetuar as trocas sempre em dia

Flavio ,

Flavio Viuvaldo
28/02/2008, 23:13
Flavio,

O IMPORTANTE é que o oleo que voce escolha seja do tipo CI-4. Isso estará escrito no rotulo.

Sejao oleo da Shell, da Texaco, da Castrol, não importa muito a marca, DESWDE QUE a especificação seja a tal da CI-4 (é o tipo de oleo), e que voce troque religiosamente a cada 5.000 km rodados, e que a cada 10.000 troque tambem os filtros de oleo, ar e de diesel.

A L-200 agradece, e vai te dar muito prazer.....

[ ]s
Jairo

Jairo

Só encontrei oleo com CI 4 da Tutela 15w40
alguem teria contra indicação deste fabricante
(Indicado pela Fiat e Iveco .)
só consegui com distribuidor caixa com 6 glaloes de 4 Litros cada a R$ 39,00 cada (quase R$10,00o litro )

Flávio.

Angelo T. P.
29/02/2008, 13:08
Eu uso o Top Turbo no meu Engesa c/ o Maxion 2.5!
Nao baixa o nivel e to sempre trocando com 5000km no max!
É muito mais vantagem comprar de balde!! Sai uma mixaria!

gvogetta
05/03/2008, 01:13
Qdo tinha uma BAND , 1º carro DÍESEL meu , usava o SHELL HELIX , e abaixava muito de uma troca para outra , um amigo me sugeriu usar o TEXACO HAVOLINE SUPER D e posteriormente o TEXACO HAVOLINE SUPER TDX , que ele sempre usou nas TOY ,CAMINHÕES E TRATORES dele . Assim o fiz.

Hoje tenho um ENGESA com um MWM 2.8 e uma HILUX SW4 , e só uso este óleo a mais de 6 anos , e nunca tive problema , gosto muito dele e recomendo .

Guilherme,

Cuidado! Os óleos Helix da Shell e Havoline da Texaco foram desenvolvidos para motores à gasolina, álcool ou GNV, não para diesel :discordo:

No caso da Shell a linha diesel é a Rimula e a da Texaco a linha é a Ursa.

Atenção também para as especificações: CI4, que é o nível atual de desempenho, lançado em 2002 ou, na pior das hipóteses o CH4, se o motor foi fabricado antes de 1998.

As especificações de óleos lubrificantes obedecem a uma nomenclattura internacional criada pela API, que classifica os óleos em duas categorias principais:

(1) óleos para motores de Ciclo Otto (gasolina e álcool) e
(2) óleos para motores Ciclo Diesel (diesel). O nome dos ciclos foram dados em homenagem aos seus criadores.

Os lubrificantes desenvolvidos para motores Ciclo Otto (álcool e gasolina) enquadram-se na categoria “S” da API (Serviço) e os lubrificantes desenvolvidos para motores Ciclo Diesel (diesel) enquadram-se na categoria “C” da API (Comercial).
Esta classificação é normalmente impressa nas embalagens dos lubrificantes e é representada por duas letras, sendo a primeira, S ou C, dependendo do tipo de motor e a segunda determina o nível de desempenho do lubrificante, iniciando pela letra "A", e portanto quanto "maior" for a segunda letra, melhor o nível de desempenho do óleo, se comparado com outro da mesma categoria. É importante frizar que muitas vezes um óleo de alto desempenho para motores à gasolina pode ser um óleo de baixo desempenho se utilizado em motores à diesel, e vice-versa.

Óleos de categoria mais "moderna" sempre podem ser utilizados em motores mais antigos, sem problemas, já o contrário não acontece. O ideal é sempre verificar quais são os requisitos mínimos do fabricante do propulsor quanto ao óleo lubrificante.

Trocas acima de 5000 Km não são recomendadas mesmo com o uso de óleos totalmente sintéticos em função do nível de impurezas que temos no nosso diesel. Outra coisa que tenho pavor é trocar o óleo e não trocar o filtro de óleo. No diesel o certo é trocar óleo e filtro simultaneamente pois ele retém grande quantidade de material em suspensão no óleo e, caso sujo, prejudica o desempenho da lubrificação. É o tipo da economia desnecessária já que o filtro, de boa marca, custa em média de R$ 20 a R$ 30.

Saudações,

folgado
09/05/2008, 12:34
Há pessoas que recomendam a troca do óleo do motor diesel, mesmo sem atingir 5.000 Km, desde que passados 6 meses da última troca.

Há fundamento nessa recomendação?

Depois de introduzido no motor, o óleo passa a se "degenerar" com o tempo, mesmo sem ser muito usado?

[]s

guilhermeabreu
09/05/2008, 17:15
CARO GVOGETTA

Concordo plenamente com sua explicação , o interessante é que gosto de ler rótulos e me passou despercebido ler o rótulo deste óleo que venho usando ha + de 6 anos , eu acho que esta escrito para díesel nele , MAS COM SEU ALERTA , vou verificar a classificação do mesmo e volto a falar com vc .

Obrigado pelo alerta . E estou dormindo de touca , pois vc postou sua mensagem ha bastante tempo e só agora fui ler . E nunca é tarde para acordar para a vida e aprender mais alguma coisa , mas nesta comi mosca mesmo .

ABRAÇÃO

guilhermeabreu
09/05/2008, 19:13
CARO GVOGETTA

Concordo plenamente com sua explicação , o interessante é que gosto de ler rótulos e me passou despercebido ler o rótulo deste óleo que venho usando ha + de 6 anos , eu acho que esta escrito para díesel nele , MAS COM SEU ALERTA , vou verificar a classificação do mesmo e volto a falar com vc .

Obrigado pelo alerta . E estou dormindo de touca , pois vc postou sua mensagem ha bastante tempo e só agora fui ler . E nunca é tarde para acordar para a vida e aprender mais alguma coisa , mas nesta comi mosca mesmo .

ABRAÇÃO

GVOGETTA

Assim que mandei a resposta acima , liguei para o amigo que troco o óleo com ele e pedi para ele ler para mim o rótulo do óleo que eu coloco no meu ENGESA e na minha SW4 2.8 , e assim ele o fez :

ÓLEO TEXACO URSA PREMIUM TDX API CG4-CH4-CI4 15-50 , logo estou usando o óleo com expecificação correta para motores a díesel , levei um baita de um susto , pois não acreditava que estava a tanto tempo usando óleo errado .

Na realidade eu é que coloquei na minha mensagem a expecificação errada do que eu estava usando , ao inves de colocar TEXACO URSA PREMIUM TDX , coloquei TEXACO HAVOLINE SUPER TDX . Me desculpe pela minha falha . E desculpe tb de ter levado tanto tempo para ler a sua MENSAGEM DE ALERTA .

MAS MESMO ASSIM TE AGRADEÇO MUITO PELO SEU ALERTA , QUE SERVE PARA OUTRAS PESSOAS DESATENTAS TB .

CONCLUÍNDO :

Usava SHELL , não gostei , pq abaixava muito o nível de uma troca para outra , hoje uso o TEXACO URSA PREMIUM TDX e estou muito satisfeito , ainda mais que forço bastante tanto meu ENGESA com o MWM 2.8 , qto a minha SW4 2.8 original .

E a cada 5.000 km rodados TROCO O ÓLEO E O FILTRO DE ÓLEO .

ABRAÇÃO

OBS :

A única coisa que achei estranho na leitura que ele fez foi estar escrito no mesmo óleo CG4-CH4-CI4 , pq a cada letra diferente da segunda , quer dizer que cada uma tem um componente aditivo diferente para que eles sejam classificados diferente , como vc mesmo explicou . Mas eu mesmo ainda vou ler o rótulo para certificar o que realmente esta escrito .

Eduardo Velo
09/05/2008, 19:31
Óleos de categoria mais "moderna" sempre podem ser utilizados em motores mais antigos, sem problemas, já o contrário não acontece. O ideal é sempre verificar quais são os requisitos mínimos do fabricante do propulsor quanto ao óleo lubrificante.

Esse assunto acho bem interessante ... sempre uso URSA 40 , faz uns 2 anos coloquei óleo Ursa Turbo 20W50 achando que tava fazendo um bem pro Q20B da Jabiraca que é aspirado , percebi que a temp. ficava um pouco acima do normal andando na cidade , mas qdo peguei estrada a coisa complicou , a temperatura subiu bem acima do costume , não chegou no vermelho , mas faltou um risco ... a pressão que sempre ficava acima de 2,1 , caiu pra 1,5 ... liguei pro dep. tec. da Texaco e falei com um camarada , perguntou se tinha alguma coisa na frente do radiador , bom sempre usei guincho e nunca tive problema ... tirei o guincho por recomendação ... não resolveu ... voltei com o Ursa 40 com menos de 2000 km de uso do 20W50 , o motor voltou ao normal , não subiu mais a temp. coloquei o guincho de volta e nunca mais tirei ... rsrs ...

abs ...

folgado
10/05/2008, 17:25
Há pessoas que recomendam a troca do óleo do motor diesel, mesmo sem atingir 5.000 Km, desde que passados 6 meses da última troca.

Há fundamento nessa recomendação?

Depois de introduzido no motor, o óleo passa a se "degenerar" com o tempo, mesmo sem ser muito usado?

[]s

há problema em o óleo lubrificante permanecer por mais de 6 meses no motor?

Sergio Rocha
10/05/2008, 17:55
No manual do Opala, único dos que tenho no computador que fala no assunto, recomenda a troca por x Km ou 6 meses.O q ocorrer primeiro.

Acredito que seja assim, até hoje.

[]'

Raposo
10/05/2008, 19:46
Estou usando o Castrol Turbomax Guardian 3. Está na faixa de R$ 10,00. Óleo muito bom :-D. Não baixa nada, nem perde a viscosidade. Estou trocando a cada 5.000 km e os filtros a cada 10.000 km.
Abraços

edumont
11/05/2008, 11:34
Eu também uso o Ursa Premium TDX e não tenho nada a reclamar. E onde compro já ouvi falar muito bem também do Castrol Turbomax Guardian 3 mencionado pelo Raposo; parece que é o óleo usado pela turma das vans, que roda pra caramba.

Abs.:

srgrande
11/05/2008, 21:05
há problema em o óleo lubrificante permanecer por mais de 6 meses no motor?

Os fabricantes de veiculos e de oleos dizem que apos 6 meses no veiculo, mesmo sem atingir a km de troca, o oleo devera ser substituido porque ja estara contaminado e começará o processo de deterioraçao.

Luiz Antonio C. Bodon
12/05/2008, 12:28
Na Bandeirante ano 90 eu utilizo o óleo Ursa da Texaco, associado com o aditivo Prolonga da Bardhall. :grin:

Este último tem a consistência de mel de abelha (de tão viscoso:o) e, já observei motores que utilizam esse produto, como ele adere nos materiais, protejendo-os de uma possível falta de óleo por um certo tempo :concordo:.

Apesar que da última vez eu troquei o óleo com 10.000km (baseando-me no recomendado pela Specialist na troca de óleo da minha Defender), não recomendo essa postura para as Bandeirantes com motores MB, mas sim que esta troca seja com 5.000km:concordo: .

Isso porque os motores MB tem um pequeno (e assustador) costume de baixar o óleo, como se ele ficasse "escondido"...:mrgreen:. Como já tive esse susto, eu fico esperto quando isso ocorre 8)

fpandur
13/05/2008, 10:27
Isso porque os motores MB tem um pequeno (e assustador) costume de baixar o óleo, como se ele ficasse "escondido".

Interessante você relatar isso. Quando vou completar o óleo, faço-o com motor frio e desligado a bastante tempo. Notei que ao verificar o óleo no outro dia, depois de completado e rodado com o veículo, a marca de óleo está mais alta. Claro que essa 2ª verificação faço com o motor frio e sem muito tempo de uso (entenda-se a noite toda). Parece que fica um pouco de óleo "escondido" em algum lugar lá dentro... Nas minhas 2 Campers, ambas com Maxion S4T, isso ocorre.

jeff4x4diesel
16/05/2008, 21:05
Oléo Mineral pra mim é o Lubrax Top Turbo 15W40, pois é barato e até porque tem a especificação CI-4 e como já foi dito pelo preço vale a pena trocar com 5.000kms, isso evitaria o motor ficar muito sujo com as impurezas do óleo diesel.....mais se ta afim de gastar um pouco mais......Falou em òleo Mineral falou em Castrol Tection 15W40.......

fpandur
16/05/2008, 21:11
Vejo vários colegas citando que trocam o óleo a cada 5000 Km. No manual que tenho da Maxion, para o S4, ele cita a troca a cada 8.000 Km. E tenho seguido essa recomendação, ainda mais que agora temos óleos com especificação melhor que as do tempo em que o manual e o motor foram fabricados. Então penso: se naquela época, com a especificação que se tinha de óleos, o fabricante recomendava a cada 8000 Km, atualmente fazer isso não deveria ter problemas.

Em tempo: sempre usei o Extra Turbo e agora passei a usar o Top Turbo, ambos BR. Pago na faixa de R$ 125,00 o balde de 20 litros do Top Turbo por aqui.

Raniery F. Schemberger
01/03/2009, 11:08
Bom dia, na minha nissan 2.8 mwm,eu usava o top turbo,mais na ultima vez que fui trocar o óleo fui convencido a colocar o valvoline para motores a diesel,alguem tem informações concretas a respeito desta marca.

robsongf1
02/03/2009, 10:48
Bianor:

Você também troca os filtros a cada 5000?

Robsongf1

Raniery F. Schemberger
02/03/2009, 16:06
Boa tarde Bianor,tanto o óleo quanto o filtro,não faço nenhuma troca sem trocar o filtro junto.

F. França
03/03/2009, 17:38
Moçada, na Pajero 2.8 minha eu utilizo o TOTAL RUBIA TIR 7400 15W40 MINERAL ( POIS TEM O FE SINTÉTICO ), gostei tanto que agora só compro de balde! Ótimo lubrificante, grande poder de limpeza se trocado sempre com 5000 KM, grande desempenho e muito bom para partidas a frio. Gostaria de experimentar o SINTÉTICO, mas acho muito caro para fazer a troca com 5 mil KM.

Na Pajero 3.2 HPE minha, utilizo o Petrobrás Tec Turbo 10W40 e acho ótimo, com 50 Mil Km ( trocas com Tec Turbo a partir de 30 Mil Km e intervalos de 7-8 Mil Km ) não abaixa um milimetro de óleo e o motor corresponde muito bem. Gosto dos lubrificantes da castrol, mas experimentando outros vejo que o que importa na verdade é sempre estar em dia com as trocas e na especificação do fabricante.

Abraços trilheiros a todos.

LeonardoCardoso
04/03/2009, 01:25
Utilizava o Texaco Ursa TDX por muito tempo, nunca tive problemas, em caminhões pick-ups...
Atualmente estou utilizando o Lubrax Top Turbo, pois comprei galão de 200 litros, e tô gostando do resultado, achei o oléo escurecer menos com o uso, achava o Ursa escurecer muito rapido, o Lubrax bem menos.
Avaliarei a longo prazo, mas por enquanto...
Saudações.

F. França
05/05/2009, 17:39
Vamos relatar quais os melhores lubrificantes para nossos motores pessoal!

Abraços trilheiros!

brunodhfr
06/05/2009, 10:29
pessoal, uma dúvida.
Estive conversando com um mecanico e ele me falou que poderia ser usado óleos de motores a gasolina por Ex SL SJ entre outras classificações mais modernas em motores diesel por eles terem um poder maior de lubrificação, isso procede?

F. França
06/05/2009, 10:47
Olá amigo!

Seguinte, hoje com os avanço tecnologicos nos motores, temos óleos compativeis com os dois sistemas ( gasolina e diesel ), que podem ser usados normalmente.

Um exemplo é o total quartz 9000, sintetico que atende tanto motores diesel quanto gasolina.

Porém, vale a ressalva de que, tudo isso, só vale para os novos motores diesel, que estão cada vez com mais tecnologia embarcada, injeção eletronica, etc e se equiparam aos motores a gasolina.

Se inserir um oleo desse num motor diesel mais antigo, ai é pra levar tinta mesmo...

Abraços trilheiros

ruckert
21/10/2009, 18:25
Amigos do forum,

Ganhei um balde de 20 litros:-D de "ULTRAMO TURBO SAE 30". Sabem dizer se posso usar na minha Hilux SR5 2001 ?? Hoje eu uso o lubrax top turbo(15W 40), mas eu gosteria de aproveitar esse oleo da ipiranga! Sera que prejudicaria meu motor:( ou da pra usar sem problema?

Obrigado:concordo:

Trotta.79
15/05/2010, 08:28
Essa conversa de qual é o melhor óleo é antiga. E quase sempre é sem nenhuma fudamentação cientifica. Acreditamos numa marca ou tipo de óleo porque alguem recomendou ou porque nunca tivemos problemas com ele. Mas acho que é isso mesmo, o bom óleo é aquele que cumpre seu papel e não nos dá problema.

Mas há alguma coisa além disso? Existe o óleo que além de ser bom chega a ser ótimo ou excelente? E tem alguma vantagem no óleo ser excelente? Não tenham dúvida que sim. Neste tópico estamos tratando de recomendações API-CI e alguns óleos já pularam do "I" para o "J", "K", "L" e já chegaram no "L plus". Isso mesmo o TOP dos TOPs é o MOBIL DELVAC 1 5W-40 que é API-CL plus, logo após ele vem o RIMULA R6M 10W-40 API-CL. Claro, eles são 100% sintéticos.

Pensava, como a maioria, que era bobagem usar óleo sintético pois era só trocar o óleo mineral a cada 5000 km e tava tudo ótimo. Até que passei a usar o MOBIL 1 em um Astra turbo que tinha e fiquei muito surpreso com desempenho: Ele passou de 5km/l para 6km/l, no álcool. Um amigo de trabalho, que é super pão duro, ficou sabendo e esperimentou: O classe A dele passou de 12,5 para 14km/l no trajeto que ele normalmente fazia.

Na minha XTERRA, que fazia em média 9km/l, ela passou a 10km/l (cidade/estrada). Imaginamos que a única vantagem do sintético é poder trocar com maior quilometragem, terrível ingano! Ele reduz drasticamente o atrito dentro do motor, praticamente não oxida devido ao calor e mantem suas propriedades mesmo próximo da troca.

O único problema desses óleos é o preço, o MOBIL DELVAC 1 tá 56,00 o litro. Para um motor MWM de 8 litros são 448+filtro=500,00, muito amargo. É isso, dei minha contribuição, valeu.

Nava
15/05/2010, 11:16
Concordo, pelas embalagens são todos ótimos.
Vale mesmo a informação do manual do carro e do fabricante que testou o oleo e aprovou.
Uso o BR Top Turbo 10W40. Desempenho normal.
Ruckert, veja no seu manual se pode usar oleo monoviscoso...eu acho q não.
Trotta, será q se comprar a granel ou balsdes não sai mais em contata esse oleo?
Será q podemos usar um oleo 5W40?

guilhermeabreu
15/05/2010, 16:13
Essa conversa de qual é o melhor óleo é antiga. E quase sempre é sem nenhuma fudamentação cientifica. Acreditamos numa marca ou tipo de óleo porque alguem recomendou ou porque nunca tivemos problemas com ele. Mas acho que é isso mesmo, o bom óleo é aquele que cumpre seu papel e não nos dá problema.

Mas há alguma coisa além disso? Existe o óleo que além de ser bom chega a ser ótimo ou excelente? E tem alguma vantagem no óleo ser excelente? Não tenham dúvida que sim. Neste tópico estamos tratando de recomendações API-CI e alguns óleos já pularam do "I" para o "J", "K", "L" e já chegaram no "L plus". Isso mesmo o TOP dos TOPs é o MOBIL DELVAC 1 5W-40 que é API-CL plus, logo após ele vem o RIMULA R6M 10W-40 API-CL. Claro, eles são 100% sintéticos.

Pensava, como a maioria, que era bobagem usar óleo sintético pois era só trocar o óleo mineral a cada 5000 km e tava tudo ótimo. Até que passei a usar o MOBIL 1 em um Astra turbo que tinha e fiquei muito surpreso com desempenho: Ele passou de 5km/l para 6km/l, no álcool. Um amigo de trabalho, que é super pão duro, ficou sabendo e esperimentou: O classe A dele passou de 12,5 para 14km/l no trajeto que ele normalmente fazia.

Na minha XTERRA, que fazia em média 9km/l, ela passou a 10km/l (cidade/estrada). Imaginamos que a única vantagem do sintético é poder trocar com maior quilometragem, terrível ingano! Ele reduz drasticamente o atrito dentro do motor, praticamente não oxida devido ao calor e mantem suas propriedades mesmo próximo da troca.

O único problema desses óleos é o preço, o MOBIL DELVAC 1 tá 56,00 o litro. Para um motor MWM de 8 litros são 448+filtro=500,00, muito amargo. É isso, dei minha contribuição, valeu.

TROTTA.79

Beleza , belo exclarecimento , valeu .

guilhermeabreu
15/05/2010, 16:21
Bom dia, na minha nissan 2.8 mwm,eu usava o top turbo,mais na ultima vez que fui trocar o óleo fui convencido a colocar o valvoline para motores a diesel,alguem tem informações concretas a respeito desta marca.

RANIERY

Eu usava o RIMULA da SHELL por 2 anos , não gostei , mudei para o TEXACO super TDX por 10 anos , muito bom , o amigo que indicou o TEXACO mudou para o PETROBRÁS top turbo e disse que viu melhora , ele trabalha na PETROBRAS e lá eles só usam lubrificantes da PETROBRAS , lógico não é ? Eu não acho , pq se não fosse bom eles usariam outro , mas este amigo disse que o maquinário lá trabalha em extrema capacidade de uso além do ambiente muito salino , e trocou para o TOP TURBO ha 2 anos .

Com estes argumentos , eu troquei para o TOP TURBO tb e ví que com este , meu motor MWM 2.8 do ENGESA e o TOYOTA 2.8 da SW4 deixou de abaixar o nível de uma troca para outra , com o TEXACO abaixava 500ml a cada 5.000 km e agora com o TOP TURBO não abaixa nada , só fiz duas trocas com o PETROBRAS TOP TURBO em cada carro .

E para concluir tem esta nota de esclarecimento do TROTTA.79 , aí VC É QUE DECIDE .

ABRAÇOS .

Trotta.79
15/05/2010, 22:01
Nava, esse valor já é do balde de 19 litros que sai por 1064,00, acredite!!! Ou seja 56,00 o litro. O da Shell nem encontrei.

Só encontrei no distribuidor Mobil de Belo Horizonte, Bel Lube. O frasco de 4 litros nem acha aqui no Brasil. O cara falou que raramente aparece um "doido" como eu para comprar aquele óleo. Ele tem razão, como alguem vai deixar de comprar um balde de Lubrax Top Turbo por 125,00 para pagar 1064,00 num Mobil Delvac 1?

Eu fiz como experiência mas não farei mais, a não ser que ache um preço até uns 40 a 45 reais o litro.

Trotta.79
15/05/2010, 22:14
Usar o óleo mais fino é muito melhor para o desempenho e economia do motor, essa é uma tendência mundial. Os melhores óleos do mundo estão saindo com baixa viscosidade. O grande problema é que ele vai esquentar mais pois ele resiste menos ao cisalhamento que os oleos mais viscosos e consequentemente vai absorver mais energia. Dai para o óleo esquentar muito e não oxidar e não perder suas propriedades ele vai precisar ser sintético. Portanto, usaria um óleo mais fino desde que ele fosse sintético.

Existe o óleo da Castrol ELIXION 0W-30 para motores diesel, o problema dele é que sua classificação API é inferior, apenas CF. Então na frente dele você tem classificações G, H e o I. Fico na dúvida, mas ainda vou experimentá-lo.

guilhermeabreu
15/05/2010, 23:37
Usar o óleo mais fino é muito melhor para o desempenho e economia do motor, essa é uma tendência mundial. Os melhores óleos do mundo estão saindo com baixa viscosidade. O grande problema é que ele vai esquentar mais pois ele resiste menos ao cisalhamento que os oleos mais viscosos e consequentemente vai absorver mais energia. Dai para o óleo esquentar muito e não oxidar e não perder suas propriedades ele vai precisar ser sintético. Portanto, usaria um óleo mais fino desde que ele fosse sintético.

Existe o óleo da Castrol ELIXION 0W-30 para motores diesel, o problema dele é que sua classificação API é inferior, apenas CF. Então na frente dele você tem classificações G, H e o I. Fico na dúvida, mas ainda vou experimentá-lo.

TROTTA.79

O problema que vejo nestas experiencias que fazemos é que para se chegar a alguma conclusão CORRETA , vc deverá andar pelo menos uns 100.000 km com o mesmo óleo e ser muito atento , ter uma sensibilidade bem fina/apurada , ou seja ter uma sintonia muito fina para detectar alguma diferença a olho nú ou seja sem algum aparelho para uma aferição mais apurada . E para andar uma kilometragem desta , passa um bom tempo . Eu que ando relativamente bem , uns 2.500 a 3.000 km por mes e tenho dois carros que me servem no meu trabalho , faz as contas de qtos anos levarei para concluir alguma coisa . Eu tb gosto de experimentar coisas para ver qual é a melhor opção .

Nava
16/05/2010, 23:48
Trotta, eu acredito que não é o oleo que tá mudando e sim os motores estão mais exigentes.
Folgas mais precisas, maior potencia com mesmo motor, maiores temperaturas, pressões de trabalho...
Veja, carrinho tipo gol 90 e qq cois apõe o 20W50 e boa. Poe esse oleo num marea para vc ver o que acontece...põe esse óleo num corolla...não vai.
Motores diesel tb aumentaram exponencialemente suas potencias, melhorou rendimento e aquele URSA SAE 40 nem para lubrificar corrente de bicicleta usam mais...
Meu motor é um Sr MWM 2.8 de 190 MKM e não arriscaria por um oleo mais moderno que o top turbo por experiencia. Agora em motores modernos como o 3.0 usaria sim.

Ainda do Delvac, pagar miloca num balde de oleo ta fora de cogitação né...

E o aditivo Molikote A1, alguem já usou?

Eduardo Velo
17/05/2010, 08:02
Motores diesel tb aumentaram exponencialemente suas potencias, melhorou rendimento e aquele URSA SAE 40 nem para lubrificar corrente de bicicleta usam mais...

Nava , meu engesa tem um Q20B , tentei usar o URSA 20W50 e me ferrei , o motor aquecia acima do normal e tive que voltar ao bom e velho URSA 40 com menos de 1000 km rodados , foi só colocar URSA 40 e não aqueceu mais ... então não serve só pra corrente de bicicleta não , e espero que nunca parem de fabricar esse óleo ... rs

Já a Tracker RHZ que tenho a pouco tempo , vou ter que tirar o óleo Extra turbo e colocar um superior que é específico pra diesel eletronico que tem maior qtdde de anti espumante , não lembro qual o óleo pq ainda está no meca ... mas pra ver que cada motor tem seu óleo ...

abs ... Edu

Nava
17/05/2010, 14:18
Edu, falei brincando do SAE40....mas vc mesmo esclareceu: motores mais modernos pedem oleos melhores e se vc mexer nessa especificação altera o seu comportamento, como aconteceu no engesa.

Por isso eu não arriscaria por um oleo 0W30 no meu motor...

guilhermeabreu
18/05/2010, 01:07
Trotta, eu acredito que não é o oleo que tá mudando e sim os motores estão mais exigentes.
Folgas mais precisas, maior potencia com mesmo motor, maiores temperaturas, pressões de trabalho...
Veja, carrinho tipo gol 90 e qq cois apõe o 20W50 e boa. Poe esse oleo num marea para vc ver o que acontece...põe esse óleo num corolla...não vai.
Motores diesel tb aumentaram exponencialemente suas potencias, melhorou rendimento e aquele URSA SAE 40 nem para lubrificar corrente de bicicleta usam mais...
Meu motor é um Sr MWM 2.8 de 190 MKM e não arriscaria por um oleo mais moderno que o top turbo por experiencia. Agora em motores modernos como o 3.0 usaria sim.

Ainda do Delvac, pagar miloca num balde de oleo ta fora de cogitação né...

E o aditivo Molikote A1, alguem já usou?

NAVA

Uso ha mais de 8 anos o MOLIKOTE A2 no motor , por sugestão de um engenheiro mecanico de uma usina de açúcar de uma cidade do eEstado de São Paulo .

Ele me relatou que qdo foi contratado para fazer a manutenção do maquinário da usina , ele implantou várias medidas e uma delas foi usar o MOLIKOTE A2 nos motores , o que observou uma queda brusca de retificar motores depois desta medida , relatou ainda que um caminhão de cana bateu com o cárter numa pedra e andou 60 km sem óleo e não houve dano no motor .

DEPOIS QUE HOUVÍ ESTE RELATO , PASSEI A USAR O " MOLIKOTE A2 " NO MOTOR DOS DOIS CARROS A DÍESEL QUE TENHO , UM ENGESA COM MWM 2.8 E UMA SW4 93 2.8 , É SÓ ALEGRIA . No carro da esposa não uso pq ela anda muito pouco . Mas eu rodo em torno de 3.000 por mes e estradas de todos os tipos .

Engels Kbça
18/05/2010, 09:58
NAVA

Uso ha mais de 8 anos o MOLIKOTE A2 no motor , por sugestão de um engenheiro mecanico de uma usina de açúcar de uma cidade do eEstado de São Paulo .

Ele me relatou que qdo foi contratado para fazer a manutenção do maquinário da usina , ele implantou várias medidas e uma delas foi usar o MOLIKOTE A2 nos motores , o que observou uma queda brusca de retificar motores depois desta medida , relatou ainda que um caminhão de cana bateu com o cárter numa pedra e andou 60 km sem óleo e não houve dano no motor .

DEPOIS QUE HOUVÍ ESTE RELATO , PASSEI A USAR O " MOLIKOTE A2 " NO MOTOR DOS DOIS CARROS A DÍESEL QUE TENHO , UM ENGESA COM MWM 2.8 E UMA SW4 93 2.8 , É SÓ ALEGRIA . No carro da esposa não uso pq ela anda muito pouco . Mas eu rodo em torno de 3.000 por mes e estradas de todos os tipos .

Caro Guilherme

:pensativo:Se tiver a curiocidade de entrar no site da Molykote, verá que esse aditivo contém Bisulfeto de molibidenio, um excelente lubrificante sólido, mas que não pode ser usado em todas as trocas de óleo , pois ele é acumulativo. Além disso os lubrificantes atuais já vem carregados com bons aditivos, em cargas bem balanceadas.. :concordo:

Um abraço

Nava
18/05/2010, 14:22
Então, tenho aqui esse A2 e conheço o B2S pois trabalhei em forjaria...mas nao usei ainda no motor.

Legal seu relato.

guilhermeabreu
19/05/2010, 21:08
Caro Guilherme

:pensativo:Se tiver a curiocidade de entrar no site da Molykote, verá que esse aditivo contém Bisulfeto de molibidenio, um excelente lubrificante sólido, mas que não pode ser usado em todas as trocas de óleo , pois ele é acumulativo. Além disso os lubrificantes atuais já vem carregados com bons aditivos, em cargas bem balanceadas.. :concordo:

Um abraço

CARO AMIGO ENGELS KBEÇA

Uso conforme a recomendação do fabricante , ou seja na primeira troca vc coloca o MOLIJKOTE A2 NA PROPORÇÃO DE 01 LATIMHA PARA CADA 03 LITROS DE ÓLEO DO MOTOR , na segunda troca , a mesma coisa A PARTIR DA 3ª TROCA NÃO COLOCAR E NA 4ª TROCA COLOCAR , SENDO PORTANTO A PARTIR DAÍ TROCA SIM TROCA NÃO , de preferencia qdo não trocar o filtro , e qdo fizer a troca sim , COLOCA FILTRO NOVO , esta é a recomendação do fabricante .

OBS : Qdo comprei a minha SW4 93 ha 10 anos atras , eu não tinha mecanico de confiança , pois foi o 1º importado que comprei , DAÍ QDO acendeu a luz T-BELT , estava com 200.000km , sinal que tem que trocar a CORREIA DENTADA , na dúvida de levar em quem , fui para autorizada de NOVA FRIBURGO - RJ .

E lá na AUTORIZADA vc tem que confiar ? NÃO ?

ERRADO :

AO TROCAREM A CORREIA DENTADA ELES NÃO TROCARAM O ESTICADOR DA CORREIA E O RESPECTIVO ROLAMENTO , daí após ter andado exatos 20.000 km a CORREIA DENTADA ARREBENTOU E TIVE QUE GASTAR R$10.000,00 NO MOTOR .

Liguei pra AUTORIZADA e eles me garantiram que a CORREIA DENTADA NÃO ARREBENTA , depois de muita insistencia , PERGUNTEI SE ESTARIA NA GARANTIA DA AUTORIZADA , ELES SIMPLEMENTE ME RESPONDERAM : " COMO A CORREIA NÃO ARREBENTOU POR SÍ SÓ , ARREBENTOU PQ O ROLAMENTO TRAVOU , NÃO ESTARIA NA GARANTIA , seria um bom motivo para eu entrar na justiça , mas não fiz pq estamos no BRASIL e aqui quem tem mais grana ganha qualquer questão judicial . FIQUEI COM O PREJÚ .

MAS ESTE NÃO É O CASO .

Mas qdo achei o mecanico EXPERT em MIT E TOYOTA aqui em Campos , fiz o motor com ele .

Ele qdo abriu o motor ficou SIMPLESMENTE IMPRESSIONADO COM O DESGASTE INTERNO DO MOTOR , tanto que ele nem quiz mexer na parte de baixo , pois os pistões e as camisas não tinham desgaste algum com aquela quilometragem , E AINDA ME PERGUNTOU SE EU USAVA ALGUMA COISA ALÉM DO ÓLEO , e disse que usava o MOLIKOTE A2 . Só que ao rodar mais 15.000 km o motor travou , aí tive que fazer a parte de baixo tb .

Ele relatou que ele travou pq rolou um casquilho de biela , ele acredita que qdo arrebentou a CORREIA DENTADA as porradas que as válvulas deram no cabeçote foram suficientes para amassarem os casquilhos lá em baixo e por conseguinte não aguentou muito tempo .

Ele simplesmente disse que conhece o MOLIKOTE a mais de 50 anos e usava muito antigamente , depois caiu em desuso , acha ele por causa do preço .

Este mecanico tem 68 anos de idade e 52 anos dentro de oficina mecanica , já fez curso na Argentina na MIT e TOYOTA .

Com mais este relato deste mecanico e a indicação de um engenheiro mecanico , não deixarei de usar nunca .

Este é apenas o meu relato e minha opinião .


O BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO é um lubrificante sólido em forma de pequenas escamas que aderem na parede da camisa , com ísto os anéis e os pistões não entram em contacto direto com a camisa , POR ÍSTO OCORRE A LONGA DURAÇÃO DESTES COMPONENTES , e explica o pq que o caminhão da usina de açúcar não fundiu o motor ao rodar 60 km sem óleo , foi pq nas paredes das camisas permaneceram com o MOLIKOTE A2 como afirmou tambem o Engels Kbeça que o MOLIKOTE A2 tem efeito acumulativo .


ABRAÇÃO A TODOS

gmilani
20/05/2010, 02:58
Amigos, tenho um troller 3.0 2007, e estou usando top turbo, desempenho muito bom, nao abaixa nada, nem uma gota, troco oleo+filtro a cada 7/8 mil km, acho 5mil km muito pouco, visto que estou andando uma média de 3000/mes (só asfalto e estradas), acho que 5000km, é pra quem anda em trajetos curtos, ou força mais, trilhas, coisas assim.
Vou experimentar o molycote a2, agora, já na proxima troca, ja li muito a respeito e o negócio é bom. A industria aeronáutica usa lubrificantes com o bisulfito de molibidenio (só nao sei se é molycote(marca)), é uma coisa de alto risco um avião né!!!, se não tivesse suas propriedades lubrificantes, não arriscariam, ainda mais onde uma falha de motor significada mortes...
Tambem comprei 1k de graxa molycote BR2 (R$ 42) , e engraxarei os rolamentos das rodas..... e cruzetas... vamos ver se melhora a durabilidade, uma vez que gostaria de ficar com o troller até bem mais de 150.000km (só está com 30mil)
aproveitando pra gerar $$$ pra molycote tbm comprei umas bisnagas amarelas de aditivo pra cambio e diferencial... vamos experimentar tudo da molycote, mal nao faz!!! segundo um amigo (que é mecanico e trabalhou na embraer) o negócio é bom mesmo!!!, ele cria uma pelicula entre os metais, diminuindo muito , mas muito mesmo o desgaste das peças moveis... o problema é que nao poderei dizer se foi bom ou não, antes de 1 ou 2 anos.... mas vamos pagar pra ver.... prefiro gastar em manutenção preventiva do que ficar na mão em algum lugar desagradável....

outra opinião minha.... tem muita gente que gasta muito $$$ em óleos sinteticos e coisa e tal; a meu ver acho melhor usar top turbo ( ou outro que atenda ci-4) a cada 5000km, do que gastar 3 ou 4 veses mais e andar 10k km... acredito que mesmo mantendo as caracteristas por mais tempo, sujeira é sujeira, e o motor produz 2 vezes mais sujeira em 10 kkm do que de 5 em 5 kkm... acho melhor 2 trocas do top turbo ( de 5 em 5 mil) do que uma troca do super ultra mega sintetico de 10 em 10 mil.... mas é uma opinião minha, minha ótica é que motor diesel, bem cuidado, é pra chegar facil aos 300 mil km, coisa que a grande maioria nao fará (incluindo eu), entao de que adianta aumentar em 10/20% a vida util de um motor, sendo que nao a utilizaremos??
é só $$$ jogado fora ( pois a diferença ainda é muita, qdo os sinteticos chegarem a preços parecidos com os minerais, aí sim valerá a pena, hj ainda acho muitaaaaa diferença... óleos sintéticos para motores a gasolina/etanol/gnv, ja tem preços mais parecidos com os minerais, só por curiosidade, esta semana troquei o oleo de meu astra 2.0 2010, coloquei selenia perform 5w30 SM 100% sintético e paguei R$ 18,00/litro.... se tivesse um destes pra diesel.... ok eu pagaria SIM, agora 50 latas o litro....... o troller vai continuar andando com top turbo.... e agora com molycote a2...


abraço pessoal

gmilani
20/05/2010, 03:12
olha que legal este video sobre molycote....


http://www.youtube.com/watch?v=DpDlHONsl7A&feature=related

guilhermeabreu
21/05/2010, 21:34
Amigos, tenho um troller 3.0 2007, e estou usando top turbo, desempenho muito bom, nao abaixa nada, nem uma gota, troco oleo+filtro a cada 7/8 mil km, acho 5mil km muito pouco, visto que estou andando uma média de 3000/mes (só asfalto e estradas), acho que 5000km, é pra quem anda em trajetos curtos, ou força mais, trilhas, coisas assim.
Vou experimentar o molycote a2, agora, já na proxima troca, ja li muito a respeito e o negócio é bom. A industria aeronáutica usa lubrificantes com o bisulfito de molibidenio (só nao sei se é molycote(marca)), é uma coisa de alto risco um avião né!!!, se não tivesse suas propriedades lubrificantes, não arriscariam, ainda mais onde uma falha de motor significada mortes...
Tambem comprei 1k de graxa molycote BR2 (R$ 42) , e engraxarei os rolamentos das rodas..... e cruzetas... vamos ver se melhora a durabilidade, uma vez que gostaria de ficar com o troller até bem mais de 150.000km (só está com 30mil)
aproveitando pra gerar $$$ pra molycote tbm comprei umas bisnagas amarelas de aditivo pra cambio e diferencial... vamos experimentar tudo da molycote, mal nao faz!!! segundo um amigo (que é mecanico e trabalhou na embraer) o negócio é bom mesmo!!!, ele cria uma pelicula entre os metais, diminuindo muito , mas muito mesmo o desgaste das peças moveis... o problema é que nao poderei dizer se foi bom ou não, antes de 1 ou 2 anos.... mas vamos pagar pra ver.... prefiro gastar em manutenção preventiva do que ficar na mão em algum lugar desagradável....

outra opinião minha.... tem muita gente que gasta muito $$$ em óleos sinteticos e coisa e tal; a meu ver acho melhor usar top turbo ( ou outro que atenda ci-4) a cada 5000km, do que gastar 3 ou 4 veses mais e andar 10k km... acredito que mesmo mantendo as caracteristas por mais tempo, sujeira é sujeira, e o motor produz 2 vezes mais sujeira em 10 kkm do que de 5 em 5 kkm... acho melhor 2 trocas do top turbo ( de 5 em 5 mil) do que uma troca do super ultra mega sintetico de 10 em 10 mil.... mas é uma opinião minha, minha ótica é que motor diesel, bem cuidado, é pra chegar facil aos 300 mil km, coisa que a grande maioria nao fará (incluindo eu), entao de que adianta aumentar em 10/20% a vida util de um motor, sendo que nao a utilizaremos??
é só $$$ jogado fora ( pois a diferença ainda é muita, qdo os sinteticos chegarem a preços parecidos com os minerais, aí sim valerá a pena, hj ainda acho muitaaaaa diferença... óleos sintéticos para motores a gasolina/etanol/gnv, ja tem preços mais parecidos com os minerais, só por curiosidade, esta semana troquei o oleo de meu astra 2.0 2010, coloquei selenia perform 5w30 SM 100% sintético e paguei R$ 18,00/litro.... se tivesse um destes pra diesel.... ok eu pagaria SIM, agora 50 latas o litro....... o troller vai continuar andando com top turbo.... e agora com molycote a2...


abraço pessoal

GMILANI

Tambem comprei 1Kg de graxa MOLIKOTE só pra lubricar os rolamentos do ENGESA e homocinéticas e rolamentos da SW4 e a bisnaguinha amarela pro cambio e diferencial .

guilhermeabreu
21/05/2010, 22:30
Para vcs verem , o relato e a exposição do filminho do GMILANI nada mais foi a prova do meu relato anterior , inclusive do tempo que meu mecanico já conhecia o MOLIKOTE .

Agora se vcs vão comprar MILIKOTE A2 e a MOLIKOTE ficará mais rica por causa disto é outra estória , eu não estou nem aí pra ísto , o certo é que vou ter certeza que meu motor irá rodar uma kilometragem maior usando ele troca sim troca não como manda a recomendação do fabricante .

Joao Baeta
22/05/2010, 00:54
:arrow:Há tempos sempre usei Rimula 10w-40...
Ulltima troca coloquei Ipiranga 15w-50... (Aquele embalagem 4x4) e botei Bardhall B12 turbo...
Acho que fiz m... :putz: Na proxima troca boto o antigo 10w-40.... :concordo:
Acho que o carro ficou + "preso" com o oleo Ipiranga....
Custou 30 contra 35 do outro...
O B12 é bom.... O cheiro fica "adoçado" no escape...
:concordo:

jeisonk
22/05/2010, 16:56
Aqui tem um tópico interessante sobre o assunto para ler numa tarde de sábado.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2893

Abs

gmilani
22/05/2010, 21:51
:arrow:Há tempos sempre usei Rimula 10w-40...
Ulltima troca coloquei Ipiranga 15w-50... (Aquele embalagem 4x4) e botei Bardhall B12 turbo...
Acho que fiz m... :putz: Na proxima troca boto o antigo 10w-40.... :concordo:
Acho que o carro ficou + "preso" com o oleo Ipiranga....
Custou 30 contra 35 do outro...
O B12 é bom.... O cheiro fica "adoçado" no escape...
:concordo:

joao, nao querendo me intrometer ja me intrometendo..... Experimenta o BR TOP turbo... é bom, bonito e barato.... ci-4... andei 160.000km com uma ranger 2.5 diesel 4x4 supercab e mais 180.000km com outra ranger PS 2.8, e só usei top turbo.. nunca mechi em nada do motor nem em bomba... estava zero qdo vendi... não abaixava 1 mm.... e eu andava 10 mil km a cada troca, sempre trocando oleo + filtro, sei lá acho esse top turbo o melhor dos minerais BBB!!!, no troller estou usando a mesma receita ( agora mais molycote a2), mas a cada 7/8mil.. mas ando 99% em asfalto (ainda nao deu tempo de curtir pra valer!)

abraço

Joao Baeta
23/05/2010, 00:14
joao, nao querendo me intrometer ja me intrometendo..... Experimenta o BR TOP turbo... é bom, bonito e barato.... ci-4... andei 160.000km com uma ranger 2.5 diesel 4x4 supercab e mais 180.000km com outra ranger PS 2.8, e só usei top turbo.. nunca mechi em nada do motor nem em bomba... estava zero qdo vendi... não abaixava 1 mm.... e eu andava 10 mil km a cada troca, sempre trocando oleo + filtro, sei lá acho esse top turbo o melhor dos minerais BBB!!!, no troller estou usando a mesma receita ( agora mais molycote a2), mas a cada 7/8mil.. mas ando 99% em asfalto (ainda nao deu tempo de curtir pra valer!)

abraço
:arrow:Milani,
Esse BR Top turbo é 10-40W?
Qts custa por litro? :pensativo:

PauloLimited
23/05/2010, 03:44
Aki em Uberaba eu pago 11 reais no litro, vendido a granel.

gmilani
23/05/2010, 12:56
:arrow:Milani,
Esse BR Top turbo é 10-40W?
Qts custa por litro? :pensativo:

Ele é 15w40 o galão de 5 litros paguei R$ 35,00 a clasificação dele é API CI-4/SL ou seja ainda pode ser utilizado em motores a gasolina que aceitem API-SL..

Nao tenho nada a reclamar.. e ja andei bastante com esse óleo, e motor e bomba injetora NUNCA deram nenhum problema, nem sei o que é bombista!!!!

Também nao posso de forma nenhuma meter o pau em outro óleo, pois NUNCA utilizei outra marca, só esse. Meu pai tem uma Sprinter 2.5 ano 2001... e ja esta beirando os 400.000 km agora começou a abaixar óleo.....mas tbm 400.000... e só usou TOP TURBO + 500ml de Bardhal + filtro de Oleo toda troca a cada 12 ou 15 mil KM........... e olha que sempre anda com carga e pé embaixo.....

Por isso ainda bato na tecla que òleo pra 5mil KM... e jogar Grana fora, só se andar na trilha, direto forçando, reduzido, arrastando outro carro... acelerando MUITOOOO, se este nao é o caso.. pode andar 7/8, até 10 mil km com oleo e filtro de boa qualidade que tá seguro .... falo pela experiencia do meu pai ( nao é a experiencia do tio do amigo do vizinho, é do meu pai)
Outra coisa que ele faz é adicionar um pouco de óleo hidraulico (vermelho) ao oleo diesel, coisa de 50 ml no tanque, a cada 3-5 abastecidas segundo ele limpa os bicos injetores, fazia isto nas Ranger´s (mecanicas) tbm, só nao fiz no troller, pois o bixo é eletronico, ainda estou com medo de por outra coisa no oleo Diesel..... mas ainda crio coragem e um dia adiciono...

gmilani
23/05/2010, 13:06
Bao .. e pra ajudar os amigos de SUNPAULO, que sempre passam na anhanguera,
EU compro na trevilub www.trevilub.com.br é uma MEGA loja de lubrificantes, tem (acho eu) TODOS os lubrificantes disponível e filtros imaginarios....
fica a menos de 1km da anhanguera, em americana, se estiver passando por americana, entrem, fica bem perto da rodovia, nao tem erro, nao tem transito, e compras acima de R$ 100 ainda parcela em 3x no cartão...

Nao sou dono, nem vendedor da referida, é só um local que tem de tudo e a preços bem convidativos, o dono Sr. valdir, trabalhou na Bardhal na decada de 80, saiu e montou uma loja de lubrificantes... é desde estaepoca que meu pai comprava com ele ( e começou a usar bardhal nos caminhoes)... e agora eu compro com ele tbm.. pelo preço e diversidade de produtos.

fica a dica

Nava
25/05/2010, 15:54
legal, quero ver essa loja...
uso o BR e gostei do oleo...mas tb nao vou trocar com 5 mil km nao...o oleo é especificado para 20 mil e dai trocar com 5?

Joneswalker
30/08/2010, 04:07
Oi amigos, Eu conheço o Molikote a mais de 15 anos, usei muito em motores de motos e carros preparados na decada de 90, fizemos textes de bancada na epoca e o molikote mantinha as peças lubrificadas sem estar imersas com uma pressão aprox 5 vezes mais alta(era o maximo que conceguiamos colocar de pressão) do que o oleo mineral (Mobil) conceguia manter com o sistema imerso.

E em particular posso dar um relato de longos anos do uso do TOP TURBO, simplesmente não conheço oleo melhor do que ele, eu tenho um MWM229, turbinado, que me acompanha desde 1997, hoje ele esta com mais 780mil/Km, sem nunca ter sido retificado, uso somente TOP TURBO, mantenho ele aditivado com molikote ou bardahl, uso este motor em minha camionete f100, que era anteriormente uma f1000 na qual aproveitei a parte mecanica para fazer a minha atual.

A minha recomendação com relação ao Oleo é a seguinte, durante uma epoca da minha vida eu rodei de 8 a 12 mil Km mes por conta de uma empresa que tive, e verificando o oleo sempre, entendi o porque ele pode rodar mais de 15 mil Km, todo mundo sabe que o que estraga o oleo é o esquenta/esfria, ou a contaminação por residuos da combustão.
E no caso do TOP TURBO eu recomendo trocas com intervalos de 3 a 4 meses no maximo por conta da contaminação, caso não atinja a kilometragem, para quem usa molikote pode rodar até 10mil tranquilo, ps troco o filtro vez sim vez não e no meu caso uso o do motor 6cilindros que é maior(mais meu motor é preparado e as vezes o uso é bem severo), mais não há mesmo a nescessidade de trocar o filtro em toda a troca, o filtro não entope de jeito nenhum, ele somente segura particulas solidas como limalha etc, que com o uso de um bom oleo e aditivo irão se reduzir a quase zero.

Então neste caso a troca do filtro é "somente" para eliminar o maximo de oleo contaminado do sistema, e para isto tenho uma dica que considero muito importante mesmo, em primeiro sempre vá trocar o oleo com o carro quente, espere uns minutos para que o motor esfrie por causa da retirada do parafuso, mais o oleo ainda vai estar quente(menos viscoso) e saira mais facil das cameras, quando o oleos tiver saido quase todo, ligue e desligue o carro por umas 2 a e vezes, sem acelerar e sem deixar o carro funcionar sem oleo, voce dá a partida o motor pegou voce deliga imediatamente, isto irá espulsar parte do oleo do sistema, inclusive do filtro, quanto mais oleo contaminado menos tempo seu oleo novo ira manter as carecteristicas de lubrificação, não se preoculpe com a lubrificação a efetuar aesta operação "sem oleo", pois todo o sistema vai estar ainda com filme de oleo, e se estiver com molikote ainda:concordo:.

Assim eu fasso a 13 anos e meu motor já esta com mais de 780mil e nem sinal de probelmas, as manutenções mecanicas nela são troca da bomba d'agua, e a cada 250mil mais ou menos troca de juntas de cabeçote, a minha é turbo e as juntas vão se estragando, uma vez uma se rompeu e por conta disto inclui isto em minha manutenção, o resto é só alegria.

TENTE PASSAR MOLICOTE EM UMA BROCA E FURAR UM TARUGO DE FERRO OU AÇO :shock:, E DEPOIS ME CONTEM RSRRSS ! ! !

ME DESCULPEM O POST GIGANTE :???:, ABS JONES

Nava
30/08/2010, 13:34
Sr. Visitei a Trevilub em americana e de brinde ganhei um curso de lubrificantes com o Valdir.

Excelente atendimento e ele muito atencioso e didático.

Na opinião dele, os novos sintéticos substituem com eficacia os aditivos de óleo e recomenda o uso do F1 4x4 para nossa aplicação em função de uma aditivação do oleo mais especifica para as alterações bruscas de temperatura...

Eu uso Top turbo e acho bom...

Foxtrot
12/09/2010, 12:06
Prezados,

Um amigo produtor me falou que usa óleo da VALVOLINE na sua F-350 e que está muito satisfeito com o resultado. Segundo ele, sentiu melhora até no consumo de combustível.

Pelo que vi no site essa marca é recomendada pela Cummins.

Alguém já utilizou? Pergunto pois me foi oferecido por R$13,00 o litro mas como conheço poucas pessoas que utilizam essa marca estou cabreiro. A especificação é CI-4. Atualmente utilizo o Texaco.

Abraços

Nava
12/09/2010, 13:35
A marca é boa. Pelo que o Sr Valdir me passou, a marca nao importa muito, o q vale é de quema marca compra os aditivos. A base é tudo petrobras.

RHL
25/11/2010, 23:48
Eu coloquei o Motul 4100 no meu Troller. Alguém mais usa motul?

Chalbuque
05/12/2010, 18:18
Estou usando o Mobil MX, ATENDE: API C1-4/CH-4/CG-4/CF-4/CF/SL, ACEA 37, CATERPILLAR ECF-2 APROVADO: MB-Approval 228.3, CUMMINS CES 20078/77/76, MACK EO-M PLUS, VOLVO VDS-3/VDS-2, MAN M 3275 RECOMENDADO: ACEA E5;E3, CUMMINS CES 20072/71, RVI RLD.

Excelente óleo, pago r$175, 63... 20 litros, r$ 8,78 o litro.

Sds.

CAVESO
08/12/2010, 13:05
Marcando presença no tópico e lendo os relatos...

O que sempre fiz em todos os motores: trocar o filtro toda vez que troco o óleo.

Óleo limpo + filtro sujo = óleo sujo!

Chalbuque
08/12/2010, 13:19
Concordo plenamente contigo CAVESO:concordo:

Mas normalmente, e principalmente quando a troca é a cada 5mil km, as montadora indicam a troca de filtro a cada duas troca de óleo, ou seja, uma sim e outra não!!

Sei lá porque, mas...............!!

Sds

CAVESO
08/12/2010, 13:26
Chal......lin! rsss

Também nunca entendi o porquê das montadoras aconselharem a não troca do filtro quando se troca o óleo....

Já perguntei a engenheiros mecânicos de montadores em palestras, mas nenhum deles apresentou argumentos convincentes...

Dizem que é para reduzir custos de revisão (?????) e que não há necessidade.....

Mas eles vivem de venda de motores, peças e revisões, né?

André-4WD
29/12/2010, 17:11
Recordo ter lido num post aqui no Fórum que "trocar óleo sem trocar filtro é a mesma coisa que tomar banho e não trocar a cueca.."
Eu troco o filtro a cada troca de óleo...
abraços
Andre

200HP
25/05/2011, 19:45
Nava, esse valor já é do balde de 19 litros que sai por 1064,00, acredite!!! Ou seja 56,00 o litro. O da Shell nem encontrei.

Só encontrei no distribuidor Mobil de Belo Horizonte, Bel Lube. O frasco de 4 litros nem acha aqui no Brasil. O cara falou que raramente aparece um "doido" como eu para comprar aquele óleo. Ele tem razão, como alguem vai deixar de comprar um balde de Lubrax Top Turbo por 125,00 para pagar 1064,00 num Mobil Delvac 1?

Eu fiz como experiência mas não farei mais, a não ser que ache um preço até uns 40 a 45 reais o litro.

Dica :
Eu comprei o Mobil Delvac 1 direto dos EUA. Paguei R$ 228 por uma caixa com 4 galões ( cada galão corresponde a 3,79 litros ).
Descobri o site http://www.comprediretonoseua.com.br/ , onde estão divulgadas informações sobre como comprar nos EUA sem intermediários.
Comprei o óleo no site : http://matrixsyntheticoils.com/store/mobil_1_0w-40.html , você compra utilizando o "Paypal".

Abraço.

valmirjunior
03/06/2011, 14:28
Bom pessoal, não vou entrar na parte de aditivos em separado (militec, molytote, bardahl...), minha ideia é continuar a discussão sobre lubrificante "puro".

Alguem ja utilizou o Lubrax Tec turbo da BR?

Eu nunca usei, em uma loja de lubrificantes perguntei sobre ele e me indicaram como superior ao Top Turbo.

O máximo que consegui de informação foi que ele tem "componentes sintéticos", mais nada.

Alguem tem mais informações a respeito? :semideia

Cezar Moraes
14/06/2011, 23:41
Raposo trocar o 'oleo e manter o filtro 'e uma loucura,o filtro sujo danifica imediatamente o novo 'oleo

jleo
15/06/2011, 00:37
sempre troquei com 5000km o óleo e filtro, porque colocar oleo novo mas deixar o filtro com mais de 0,5 lts de óleo velho nunca me pareceu lógico, fora isso é buscar a maior qualificação sae pelo preço mais em conta..o resto acho que é só propaganda

Engels Kbça
15/06/2011, 12:26
Bom pessoal, não vou entrar na parte de aditivos em separado (militec, molytote, bardahl...), minha ideia é continuar a discussão sobre lubrificante "puro".

Alguem ja utilizou o Lubrax Tec turbo da BR?

Eu nunca usei, em uma loja de lubrificantes perguntei sobre ele e me indicaram como superior ao Top Turbo.

O máximo que consegui de informação foi que ele tem "componentes sintéticos", mais nada.

Alguem tem mais informações a respeito? :semideia

O óleo semi sintético, ligeramente superior ao Top Turbo, é o LUBRAX AVANTE, tema as mesmas especificações do Top Turbo. Veja aqui:
http://www.br.com.brwpsportal!utpc104_SB8K8xLLM9MSSzPy8xB z9CP0os3hLf0N_P293QwP3YE9nAyNTD5egIEcnQ3cLI6B8JE55 gyAjSnQ7GZOk29_f0xUob-Dq6mFsDlROSLefR35uqn6kfpQ5khl-Hm4GRj4h3u6eIcbGBgYm-pE5qemJyZX6BbmhoRHl-YoAdksDFA!!/dl2/d1/L0lJSklna21BL0lKakFBRXlBQkVSQ0pBISEvWUZOQTFOSTUwLT VGd0EhIS83XzlPMU9OS0cxME9OSEYwMkxUS0dJVDMzMDA0LzVp cWR4NjQ2MDAwMDI!/?PC_7_9O1ONKG10ONHF02LTKGIT33004_WCM_CONTEXT=/wps/wcm/connect/Portal%20de%20Conteudo/hot+site/lubrax/automotivos/linha+automotiva+-+caminhoes%2C+suvs%2C+onibus+e+vans

Engels Kbça
15/06/2011, 12:28
Olha qui a ficha do LUBRAX AVANTE http://www.br.com.br/wps/wcm/connect/47533800462302528257e34c43885233/ft-lub-auto-caminhoes-avante.pdf?MOD=AJPERES&CACHEID=47533800462302528257e34c43885233

Chalbuque
15/06/2011, 14:02
Tb sempre fiz isso com a minha SW4 e as outra anteriores, mas com a SSangyong estou fazendo o que manda o manual e a CC, troc a cada 5 mil intercalando com o filtro.

ASs revisões são a cada 10 mil, então a troca do filtro é na revenda.

Sóque o período fica pequeno de troca, posi rodo 5 mil por m?ês.

trocquei dia 12 de maio e estou trocando hj o óleo.

É F* assim.

Sdds

Xamã do Brasil
17/08/2011, 00:50
Bom pessoal, não vou entrar na parte de aditivos em separado (militec, molytote, bardahl...), minha ideia é continuar a discussão sobre lubrificante "puro".

Alguem ja utilizou o Lubrax Tec turbo da BR?

Eu nunca usei, em uma loja de lubrificantes perguntei sobre ele e me indicaram como superior ao Top Turbo.

O máximo que consegui de informação foi que ele tem "componentes sintéticos", mais nada.

Alguem tem mais informações a respeito? :semideia



Caríssimo Valmir Júnior,

o Tec Turbo é um óleo que possui compnentes sintéticos em sua formulação e que possui viscosidade 10W - 40, que foge à regra dos lubrificantes de uso misto, do tipo heavy duty, utilizados em motores diesel no Brasil.
Atende às especificações ACEA E7 e tem API CH - 4 e SL, o que demonstra que se trata de um óleo de uso misto (gasolina, álcool, GNV e diesel).
Já utilizei este óleo em minha motocicleta e não houve qualquer problema.
Acho que para prolongar a vida útil dos propulsores diesel é uma boa saída. A formulação deste óleo é bem extensa, atendendo aos mais variados tipos de utilização e de forma eficiente.
O preço é um pouco mais alto, acaso comparado com o Top Turbo.
Um abraço grande,

Xamã

dudu83
21/08/2011, 22:45
Estou usando o Repsol extravida XV300 ou XV200 em todos os meus motores a diesel e nao tenho do que reclamar inclusive na ranger 3,0 que estou fazendo o motor quando abrimos ele tava super limpo nada de borra apesar dos 160.000 km...

leobnaval
20/06/2012, 16:27
Bem vou desenterrar o tópico, por ser exatamente sobre este assunto....procurando óleo para L200, encontrei alguns.

Alguém usa o Valvoline 15w40 all fleet plus API CI-4/SL ?

Eu estava usando Urania Turbo LD 15W40 támbem CI-4

Então cotei o balde (20L) de algumas marcas e achei:
Lubrax Top Turbo 15W40 CI-4 R$150,00
Urania Turbo LD 15W40 CI-4 R$175,00
Valvoline All Fleet Plus CI-4 R$192,00
Mobil Delvac MX CI-4 R$185,00

Estou afim de optar pelo Valvoline ou Mobil, desde que se justifique esse preço. Alguém recomenda? já usa alguns destes?

[]s

valmirjunior
20/06/2012, 16:42
Leo, eu uso o Top turbo e molykote A2 no meu motor, tanto o top turbo quanto os outros concorrentes estão no ponto mais alto da especificação de oleo lubrificante para motores a diesel.

Agora se a diferença de preço vale a pena, fica dificil opinar.

leobnaval
20/06/2012, 17:26
Valmir

Este é o ponto da relação custo beneficio, pois Top Turbo + o valor do molykote, ultrapassa o valor do melhor óleo.
Não sou fã de aditivos, mais já estou pensando em usar o molykote A2, quanto sai o frasco 18 ~ 25 reais ?

Um consultor de uma revenda da Mobil acabou de me ligar e aí perguntei sobre os óleos para motores a diesel (eu confio bastante na opinião deles, pois já fui palestras, feiras e tive amigo que trabalhou nesta empresa).
O consultor foi claro: hoje existem 2 óleos tops no Brasil para diesel o Shell Rimula R4 e o Mobil Delvac MX, todos demais ficam abaixo deles.

Este amigo meu que trabalhou nos laboratórios lá, disse que se tem uma diferença enorme entre marcas, mesmo que todos atendam aos requisitos, alguns se sobressaem a eles. Pois em óleo de motor mineral independente da marca a base é praticamente a mesma e isso representa de 80 a 90% do lubrificante, o que diferencia eles são os aditivos e estes sim fazem diferença e são caros.

Pelo que eu pesquisei sobre estes óleos:
Lubrax Top Turbo 15W40 CI-4 R$150,00
Urania Turbo LD 15W40 CI-4 R$175,00
Valvoline All Fleet Plus CI-4 R$192,00
Mobil Delvac MX CI-4 R$185,00

Os 2 que se destacam seriam o Valvoline e o Mobil, porém entre eles o Mobil Delvac Mx é superior, até mesmo na ficha dele descreve que ele supera os requisitos CI-4, enquanto os outros atendem o CI-4.

Acho que já me decidi...

[]s

Chalbuque
20/06/2012, 18:06
Uso o Mobil Delvac MX a pelo menos 180 mil km (duas viaturas diferentes), sem reclamações.

Dieferente do que postei abaixo, hj estou trocando óleo a cada 10 mil km, pois a cada 5 mil fica impraticável (faço 4-5mil/mês) e por isto optei pelo mobil, pois considero um óleo diferrênciado no mercado.

HJ existe um MX novo, MX ESP, que é CJ-4, mais avançado que o CI.

Para motores que tem válvula EGR.

Esse não usei ainda, nem sei o preço.

Abs

leobnaval
20/06/2012, 18:20
HJ existe um MX novo, MX ESP, que é CJ-4, mais avançado que o CI.

Para motores que tem válvula EGR.


Esse nem sei se já encontra a venda por aqui, sei que ele é recomendado para ser usado com motores abastecidos com S50...

[]s

guilhermeabreu
20/06/2012, 18:42
Leo, eu uso o Top turbo e molykote A2 no meu motor, tanto o top turbo quanto os outros concorrentes estão no ponto mais alto da especificação de oleo lubrificante para motores a diesel.

Agora se a diferença de preço vale a pena, fica dificil opinar.



X2

Uso exatamente estes dois ha 10 anos e não tenho do que reclamar , MOLIKOTE A2 , foi dica de um engenheiro mecanico , e seguí a rísca e não me arrependo .

Ele faz manutenção da forta de uma usina de açúcar em SP e já ocorreu de um caminhão rodar 60km sem óleo , pois furou o cárter e não danificou o motor . Depois deste relato , não tem como pensar em outra coisa a não ser de usar tb .

valmirjunior
20/06/2012, 20:39
Depois que comecei a usar o molykote nunca mais parei. Hoje prefiro usar o top turbo (mais barato entre os concorrentes) e "completar" com molykote. Sai mais caro mas compensa.

phmatheus
17/09/2013, 18:56
Pessoal, peguei minha pá e comecei a cavar bem fundo e desenterrei esse tópico sobre óleo para motor Diesel.

A questão é a seguinte, nunca tive carro diesel, sou amante de automovel e já tive os mais deferentes tipos de carros e o óleo sempre foi um fator que me preocupou muito.

Recentemente comprei uma Cherokee Diesel motor 3.1, e o motor estava literalmente morto, ou seja tive que fazer o motor completo, parte de baixo do meio e de cima.

Agora vem a Dúvida qual óleo utilizar nesse motor, uma coisa é certa, vou usar molycote A2.

Em meu carro custumo trocar o óleo a cada 5000Km e pelo que vi no tópico isso é meio que obrigatório no Diesel.

Aguardo a ajuda dos colegas

grande Abraço

Pedro H. Matheus

guilhermeabreu
17/09/2013, 23:15
Pessoal, peguei minha pá e comecei a cavar bem fundo e desenterrei esse tópico sobre óleo para motor Diesel.

A questão é a seguinte, nunca tive carro diesel, sou amante de automovel e já tive os mais deferentes tipos de carros e o óleo sempre foi um fator que me preocupou muito.

Recentemente comprei uma Cherokee Diesel motor 3.1, e o motor estava literalmente morto, ou seja tive que fazer o motor completo, parte de baixo do meio e de cima.

Agora vem a Dúvida qual óleo utilizar nesse motor, uma coisa é certa, vou usar molycote A2.

Em meu carro custumo trocar o óleo a cada 5000Km e pelo que vi no tópico isso é meio que obrigatório no Diesel.

Aguardo a ajuda dos colegas

grande Abraço

Pedro H. Matheus



PHMATHEUS

Eu uso o TOP TURBO PETROBRAS , existe um mais novo que é o ADVENTO , o pessoal esta usando ele , tem qualificação mais avançada , é um pouco mais caro do que o TOP TURBO , como uso o TOP TURBO a mais de 10 anos , não vou mudar e a mais de 10 anos uso tb o MOLIKOTE A2 por reconedação de um engenheiro mecânico .

Abraço e boa sorte com sua CHEROKEE .

HERICK
18/09/2013, 05:48
Pessoal, peguei minha pá e comecei a cavar bem fundo e desenterrei esse tópico sobre óleo para motor Diesel.

A questão é a seguinte, nunca tive carro diesel, sou amante de automovel e já tive os mais deferentes tipos de carros e o óleo sempre foi um fator que me preocupou muito.

Recentemente comprei uma Cherokee Diesel motor 3.1, e o motor estava literalmente morto, ou seja tive que fazer o motor completo, parte de baixo do meio e de cima.

Agora vem a Dúvida qual óleo utilizar nesse motor, uma coisa é certa, vou usar molycote A2.

Em meu carro custumo trocar o óleo a cada 5000Km e pelo que vi no tópico isso é meio que obrigatório no Diesel.

Aguardo a ajuda dos colegas

grande Abraço

Pedro H. Matheus

Usei durante muito tempo o aditivo Bardahl B12 nos meus motores, hoje em dia não utilizo mais nenhum aditivo, somente um bom óleo para motor, utilizo atualmente o Shell Helix e estou satisfeito, ok!

Axor2040
18/09/2013, 11:30
Na F1000 4x4 uso o Top Turbo SAE 15w40 e API CI. Nos Jeep´s CJ-5 to usando o Petrobras SL, SAE 20W50! :curtir:

Nunca usei Molykote A2. Mas fiquei curioso :twisted: e vou usar na próxima troca!

guilhermeabreu
18/09/2013, 12:18
Na F1000 4x4 uso o Top Turbo SAE 15w40 e API CI. Nos Jeep´s CJ-5 to usando o Petrobras SL, SAE 20W50! :curtir:

Nunca usei Molykote A2. Mas fiquei curioso :twisted: e vou usar na próxima troca!

O MOLIKOTE A2 é uma película ( escama) de BISSULFETO DE MOLIBDÊNIO que adere as paredes metálicas evitando o contato do metal com metal , com isto aumentando a durabilidade das peças móveis , ou melhor evitando que elas se desgastem pelo contato direto embora o óleo tenha sido feit para desempenhar este papel .

Tenho o relato deste engenheiro mecânico que trabalhou numa usina de açúcar ( contratado para fazer amnutenção ) e um caminhão que pega cana na roça , bateu com o cárter numa pedra e vasou todo o óleo e andou 60km e não aconteceu nada no motor. Por isto ha 10 anos uso depois que ele me recomendou e deu este exemplo.

E depois que ele foi contratado a usina e usou esta medida ( usar MOLIJKOTE A2 ) diminuiu em 40% os danos em motores da usina além de ter recomendado tb a colocação de outro dispositivo além do original ( que não avisa/apita ) para avisar ( sinal sonoro ) de um superaquecimento .

Por isto tb coloquei outro termômetro com SINAL DE ALERTA SONORO ( RACETRONIX mede a temp. da água ) em meus carros, e existe outro ( o SPIA ELETRÔNICO COM SINAL DE ALERTA que mede a temp. do bloco do motor )

leobnaval
18/09/2013, 17:05
Eu uso óleo Mobil Devac MX mais o Molykote A2 a cada 2 trocas...recomendo os 2 produtos.
O óleo é excelente e possui uma das classificações mais altas pra motores diesel.
E o aditivo realmente você percebe a diferença na vibração e barulho do motor assim que coloca ele.

[]s

Glaicon
19/09/2013, 06:46
Eu uso óleo Mobil Devac MX mais o Molykote A2 a cada 2 trocas...recomendo os 2 produtos.
O óleo é excelente e possui uma das classificações mais altas pra motores diesel.
E o aditivo realmente você percebe a diferença na vibração e barulho do motor assim que coloca ele.

[]s
Também é o óleo que uso.
E nos postos autorizados MOBIL eles vendem à granel, colocando a quantidade exata, não precisando ficar guardando vasilhames com resto de óleo.:concordo:
R$ 13,90 o litro.

phmatheus
20/09/2013, 21:21
Pessoal, comprei hoje o Lubrax Top Turbo, iria comprar o galão de 20Litros já que na Cherokee vão 7 litros do dito cujo, estava a R$ 215 o galão de 20 litros, como tava meio sem grana acabei comprando 3 galões de 3 litros saiu a R$ 36,00 cada galão, saiu um pouco mais caro, mas acho que valeu a pena.

Estou aguardando o mecanico terminar de montar o motor para colocar a bixinha para andar denovo !!!

Valeu pelas dicas!!

Grande Abraço
Pedro H. Matheus

Spectreman
26/05/2015, 23:49
Pessoal, boa tarde.
Tenho um Troller T4 2013. Motor MWM 3.2 TGV, com EGR e DPF. Segundo o manual do bichão, a especificação do óleo lubrificante do motor é: SAE 10W30 API CJ-4. A viatura está com 40 mil km rodados. Preciso trocar o óleo lubrificante, porém, não sei qual óleo comprar seguindo essa especificação. Não quero tentar o 15W40. Gostaria de usar o 10W30 como está no manual. Alguém pode me dar uma dica? Obrigado.

srgrande
04/07/2015, 18:57
Pessoal, boa tarde.
Tenho um Troller T4 2013. Motor MWM 3.2 TGV, com EGR e DPF. Segundo o manual do bichão, a especificação do óleo lubrificante do motor é: SAE 10W30 API CJ-4. A viatura está com 40 mil km rodados. Preciso trocar o óleo lubrificante, porém, não sei qual óleo comprar seguindo essa especificação. Não quero tentar o 15W40. Gostaria de usar o 10W30 como está no manual. Alguém pode me dar uma dica? Obrigado.

Ha varios 10w30, Ursa Ultra da Chevron, Lubrax Advento da Petrobras, Total ELF Rubia 7400, etc.

Eliezer Marcos
06/07/2015, 05:19
Pessoal, e para minha L200 sport gls 2005, qual óleo seria melhor pra ela? o pop turbo ou o tec turbo?
Tenho essa caminhonete a pouco tempo, e estou no meu primeiro carro a diesel!
Estou querendo também trocar os óleos dos diferenciais, caixa reduzida e do cambio.
Gostaria de saber que óleo usar para cada item e a quantidade de litros que devo comprar para as respectivas trocas!
Obrigado

HERICK
06/07/2015, 05:31
Pessoal, e para minha L200 sport gls 2005, qual óleo seria melhor pra ela? o pop turbo ou o tec turbo?
Tenho essa caminhonete a pouco tempo, e estou no meu primeiro carro a diesel!
Estou querendo também trocar os óleos dos diferenciais, caixa reduzida e do cambio.
Gostaria de saber que óleo usar para cada item e a quantidade de litros que devo comprar para as respectivas trocas!
Obrigado

Bom dia amor Eliezer! Siga as especificações de fábrica que constam no manual do proprietário, forte abraço.

Eliezer Marcos
15/07/2015, 04:57
Bom dia Herick!
Eu peguei essa L200 a pouco tem e esta sem manual, por esse motivo, estou em busca dessas informações.
Obrigado.

HERICK
16/07/2015, 04:44
Bom dia Herick!
Eu peguei essa L200 a pouco tem e esta sem manual, por esse motivo, estou em busca dessas informações.
Obrigado.

Bom dia Eliezer! Fique à vontade pra perguntar, forte abraço.

BETO MATEIRO
27/07/2015, 16:53
Lubrax 15W40

Xamã do Brasil
11/10/2015, 22:16
:grin: Pessoal,

estou usando este aqui. Bem moderno, de classificação CJ-4 e 10W-30. Atende ao padrão API - SM para motores à gasolina, ou seja, serve bem às frotas mistas. Tô utilizando como "economizador de combustível", eis que meus dois carros pedem o uso do óleo 15W - 40, além de servir como meio de aumentar vazão do lubrificante nas partidas a frio.

514016

Tô gostando do funcionamento dos motores. Nada a criticar...:concordo:

EDERVANDO
12/10/2015, 20:30
Oque acham do Mobil 1 CJ-4 (5W40) Sintético ? Uso na minha Hilux Diesel 2011 , deixando de lado o custo do mesmo , o que acham em relação ao utilizado nas CCS Toyota ( Mobil 10w40 Flex CF ) , só não utilizo o fornecido pela Toyota por se tratar de uma classificação super defasado..

EDERVANDO
12/10/2015, 20:37
Esse aí em cima que o colega Xamã do Brasil postou ( URSA CJ-4 10W30 ) , deve ser Top , mas se fosse 10w40 ou 5w40 usaria com bastante satisfação. Óleo excelente e custo-benefício !
Oque os colegas tem a dizer ?

Xamã do Brasil
13/10/2015, 00:47
:grin: Prezado Edervando,

segue, abaixo, a imagem do óleo que considero ideal para o teu carro, que é CJ-4 e tem viscosidade 10W-40:

514125

Foi o primeiro óleo que utilizei na minha Kyron e achei excelente! Só que, hoje, compro o Ursa Ultra LE em uma distribuidora e isto me dá mais vantagens ($$$), fora o aspecto da redução de consumo proporcionada por um moderno óleo 10W - 30 CJ-4.

Vai de Rimula R5 LE que o amigo vai gostar!;)

EDERVANDO
04/11/2015, 21:32
Me parece que agora o Lubrax Avante 10W40 Semi-Sintético, foi melhorado e agora é Sintético.
Os colegas confirmam?

EDERVANDO
06/11/2015, 13:37
Realmente o Lubrax Avante agora passou de Semi-Sintético para Sintético, confirmei no site Petrobras.
O bom desse oleo é o fato de ter disponível em embalagens de 1 e 3 L. , mas continua com classificação CI-4.

EDERVANDO
06/11/2015, 13:46
O que os colegas elegem das opções abaixo para uso em Hilux 3.0 Diesel com baixa Km;
*Shell R5 LE 10W40 | CJ-4 / SM
*Lubrax Avante 10W40 | CI-4
*Mobil 10W40 | SM / CF ( original toyota )

**esse Shell, muito difícil encontrar e só 20L.