Ver Versão Completa : Cambios e Tcases de HILUX!
mak (SP/ZN)
31/10/2007, 21:47
Estou convertendo uma SW4 a gasolina (22RE - 4 cilindros) para o 3.0TD (1kzte) que vem nas pickups SRV...
Já tenho o motor, chicote, centralina e o escambau eletrico... faltava definir o cambio e tcase... pesquisei e achei a informação que meu cambio (G58) não encaixa nesse motor sem uma flange e que ele tem o estriado com 26 e o 1kzte tem 23 dentes... então daqui aparece a primeira questão:
Alguem já viu a embreagem dos gasolina 22RE contra os do 3.0TD pra ver se elas poderiam se adaptar metade de um contra metade do outro?
Nas caçadas ao cambio mais em conta das V6 manuais (sem sucesso) consegui colocar o cambio da 2.8 ao lado do gasolina e reparar mais uns detalhes de posicionamento da tcase... como a minha Sw4 tem cardã dianteiro para o lado DIREITO o cambio e Tcase das diesel 2.8 ou 3.0 não funcionariam pro meu caso porque saem para a esquerda, ou seja, essas também não servem... mesmo nas SW4 com esse motor não casam...
Então consegui a informação que o CAMBIO e TCASE das SRV (só as pickups) tem saida para o lado do passageiro (direito) e que este cjto serviria para o meu caso... Como tenho a TCASE do gasolina que é a mesma (em teoria e codigo VF1A) vem a segunda pergunta:
Essas Tcases saem pelo mesmo lado... elas são ou não são iguais??? quais as diferenças dos modelos que vem nas gasolina e SRV??
Outro detalhe é o carter do motor que deve ser usado o das SRV também... mas esse eu já consegui... só o pescador de oleo que não esta claro e só vou saber quando abrir pra trocar... depois disso tem Filtro de ar, Radiador, molas e amortecedores que deveriam ser trocados também...
Acho que é só isso... pelo menos até que chegue o manual que encomendei na Australia... se alguem souber de mais algum detalhe, esteja a vontade pra opinar... por favor...
ah! tenho as peças do motor antigo 4 cilindros á venda... ele tá travado porque deu calço hidraulico... mas o resto esta em bom estado... quem precisar de peças manda uma MP!
Mak,
Nas SRV cabine dupla o cardan tb é direito.
Comprei um e instalei na minha ex-camper.
joão k. chikui
01/11/2007, 00:19
Mak
É só pela diferença nas estrias do disco q vc quer trocar teu cambio/red , ou não quer por flange de adaptação?
Se fosse só o problema de estria , teria várias maneiras de resolver:
-Usar platô da 3.0 com disco da antiga se tiver medidas compatíveis
-enxertar o miolo entalhado do antigo no disco da nova. etc...
Se for trocar , põe o cj da picape 3.0 que tem a saída diant do lado do passageiro e a tras. central.
mak (SP/ZN)
01/11/2007, 13:50
Mak,
Nas SRV cabine dupla o cardan tb é direito.
Comprei um e instalei na minha ex-camper.
Pois foi o que eu disse... só serve o da SRV... cabine simples ou dupla... só PICKUP!
Esse cjto é raro por causa dessas adaptações dos jipeiros... muita procura, pouca oferta...
mak (SP/ZN)
01/11/2007, 13:54
Mak
É só pela diferença nas estrias do disco q vc quer trocar teu cambio/red , ou não quer por flange de adaptação?
Se fosse só o problema de estria , teria várias maneiras de resolver:
-Usar platô da 3.0 com disco da antiga se tiver medidas compatíveis
-enxertar o miolo entalhado do antigo no disco da nova. etc...
Se for trocar , põe o cj da picape 3.0 que tem a saída diant do lado do passageiro e a tras. central.
Essa foi minha primeira pergunta! Se alguem já pegou uma embreagem do gasolina e do 3.0 na mão pra ter noção! ;-)
Quando desmontar o cjto a gasolina e puder colocar um de frente com o outro é que vou saber com 100% de certeza se seria possivel essa adaptação... se algume tivesse essa resposta AGORA me facilitaria... ;-)
O cambio da 3.0 já esta a caminho... preciso saber se a reduzida do gasolina encaixa nele... ela é o mesmo codigo e a mesma saida direita... mas a toyota fez uma salada nesses itens que tá foda de ter certeza!
mak (SP/ZN)
06/11/2007, 12:15
Chegou o CAmbio da SRV e o carter... assim que tiver mais noticias dessa adaptação eu posto aqui...
wagner4wd
15/11/2007, 15:40
Vixe! Tou chegando agora aqui no forum 4x4...:p é impressao minha ou todo mundo que tinha samurai ou vitara estão migrando para as hilux sw4
O Mak, o X, O Guto, e em breve eu tb!!:mrgreen:
Me parece ser uma alternativa, viavel no momento, ao Samurai só que com porta-malas! Espero que seja tipo " pau pra toda obra" como era o Samurai...
Falando no X, quando que a gente vai de novo pro camel comer churrasco de EVA?? Lembra?
[]'s querendo uma sw4 2.7 97:-D
Mak,
Terminou a montagem da jóia?
Tô pensando em fazer algo do tipo: pegar uma SW4 gasolina e trocar para diesel, mas com o MWM 2.8 e a flange dos Ciboto, usando cambio da SRV 3.0).
Acho que a V6 é mais indicada, por já ter diferenciais mais longos (4,1 contra os 4,5 da 4 cil - é isso mesmo, certo?).
mak (SP/ZN)
17/03/2008, 11:22
Mak,
Terminou a montagem da jóia?
Tô pensando em fazer algo do tipo: pegar uma SW4 gasolina e trocar para diesel, mas com o MWM 2.8 e a flange dos Ciboto, usando cambio da SRV 3.0).
Acho que a V6 é mais indicada, por já ter diferenciais mais longos (4,1 contra os 4,5 da 4 cil - é isso mesmo, certo?).
Tá entrando essa semana no mecânico... a minha 4cc tem diferencial 4.10... não são todas que vem com o 4.56... é só olhar a etiqueta no cofre que tem o código do diferencial... olha aqui que vc encontra os codigos dos diferenciais:
http://toyota.off-road.com/toyota/article/articleDetail.jsp?id=274535
Fique atento ao detalhe de planetárias que pega quando usa motor mais forte... o meu tem apenas 2 planetárias... vou corrigir usando o LSD da V6 que vem com 4...
http://www.4x4wire.com/toyota/faq/parts/
Não vejo muita vantagem em botar o mwm em troca de um original toyota... os motores diesel da toyota são bem mais faceis de adaptar... sem flanges e sem gambi nos chicotes...
Mak,
Optaria pelo MWM por:
1-Maior cavalaria;
2-Motor nacional;
3-Sem histórico de problemas, ao contrário do 3.0 Toyota 1-Kzte (veja tópico aqui no fórum).
Mas considero uma vantagem em usra o motor Toyota, além das que vc citou: o carro teria maior valor de mercado.
Pergunto: o cambio da 4 cil gasolina encaixa no motor 3.0 kzte? Ou em algum outro? É o mesmo da 2.8?
Desconhecia que tem 4 cil. com 4,1 no dif., deve ser xôxa...
mak (SP/ZN)
17/03/2008, 16:03
O problema do 1KZTE é o povo achar que é o 3L e não fazem preventiva... como em todo motor tem que ficar de olho nos fluidos e sempre usar o original toyota com agua destilada para não gerar sedimentos e entupir o radiador por dentro...
Os cambios NÃO BATEM... pelo menos na capa seca... estou pra verificar se DEPOIS da capa seca há alguma luz no fim do tunel porque o cambio da gasolina tem apenas a 1ª e 2ª com relação mais longa que a diesel... e mesmo assim quase 10% de diferença... o resto é igual e o cambio do Gasolina G58 é usado em Vortec lá fora... outra coisa seria a Embreagem que tem estrias diferentes do 151F que é o do 1kzte...
Eu optei por comprar um cambio diesel e TENTAR o encaixe do gasolina... se der certo economizo um cambio diesel que vale um bom cascalho, uma grande MO de alavancas e suportes, adaptação do acionamento da embreagem e outras firulas... e se tudo der errado fico com o cjto completo da SRV e vendo o cjto do 4cc e adaptação fica uns cascalhos mais cara por conta do resto que será ajustado ao novo carro...
Outra coisa que vc tem que ficar atento na compra do cambio do diesel é a posição do cardã dianteiro... nas SW4 gasolina 4cc a saida é do lado passageiro então vc tem que pegar o cambio da PICKUP SRV porque o da SW4 DIESEL com esse mesmo motor é do lado oposto... a reduzida do gasolina 4cc não encaixa na saida do cambio das SW4 diesel... só no das pickups...
Esse modelo que tem a relação 4.10 tem pneu MENOR... 235 se não me engano... já compensa a relação...
Eu disse na mensagem anterior que vou usar o LSD da V6 mas me enganei... é da diesel...
Hilux Surf-Vigo
22/03/2008, 14:03
Cajas de Cambio
KZN205 (01.08-04.12) : R151F
LN205 SR y SRV (01.06-02.02) : G52 (Cubos manuales)
LN205 DX o DLX (01.06-04.12) : G52
LN205 SR y SRV (02.02-04.12) : G53 (ADD)
LN107 (todos) : G52
Relaciones de Diferencial
KZN205 : 3.727
LN205; LN107 : 4.556
KZN205 = Hilux 3.0 TD 4x4
LN205 = Hilux 3.0 D 4x4
LN107 = Hilux 2.8 D 4x4 (Manofactura Argentina)
Espero que les sirva de algo.
Saludos desde Chile