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Ver Versão Completa : RPM a 100km/h na sua pickup!



edmir
31/10/2007, 13:35
Colegas,

Gostaria de saber em que giro o motor das pickups trabalham quando o velocímetro aponta os 100 Km/H?

Na minha L200 HPE manual o giro fica em torno dos 2.800 rpm (muito alto);

Já a minha antiga Blazer 2.8 MWM trabalhava em volta dos 2.200 rpm nessa velocidade.

E as Hilux (AT e MT), Rangers e Frontiers, em que giro alcançam os 100 km/h em 5a marcha ou na 4a do cambio automático?

Isso se relaciona diretamente com o consumo rodoviário e durabilidade do motor, nao concordam?

Sds,

Edmir

evandroff
31/10/2007, 14:46
a 100 eu nao lembro de cabeca mas a minha a:

130km/h esta em exatos 3000rpm na quarta marcha (AUT)

L200 HPE sport 04 05

Waldir Carlos
31/10/2007, 15:19
Na Hilux SRV AT:



d] Relação Velocidade x Rotação do motor: 80 Km/h => 1.500 RPM, 100 Km/h => 2.000 RPM, 120 Km/h => 2.100 RPM, 140 Km/h => 2.500 RPM, 160 Km/h => 2.800 RPM e 180 Km/h => 3.000-3.050 RPM. Gostei disso!

[]s

[]s

emerson_dickel
31/10/2007, 15:27
Ranger 4x4 2.8 com TGV em quinta marcha = 135 cv
100 Km/h = + ou - 2100 RPM
120 Km/h = + ou - 2600 RPM
140 Km/h = + ou - 3000 RPM
160 Km/h = + ou - 3400 RPM
180 Km/h = + ou - 3800 RPM

emerson_dickel
31/10/2007, 15:33
Ranger 4x4 3.0 - em quinta marcha = 163 cv
100 Km/h = + ou - 1800 RPM
120 Km/h = + ou - 2200 RPM
140 Km/h = + ou - 2600 RPM
160 Km/h = + ou - 2950 RPM
180 Km/h = + ou - 3300 RPM

edmir
31/10/2007, 18:26
Ranger 4x4 3.0 - em quinta marcha = 163 cv
100 Km/h = + ou - 1800 RPM
120 Km/h = + ou - 2200 RPM
140 Km/h = + ou - 2600 RPM
160 Km/h = + ou - 2950 RPM
180 Km/h = + ou - 3300 RPM


Caramba, como rodo muito em estrada to achando que vou pegar é uma ranger 3.0, muito mais econômica e rápida do que a L200 HPE.

Será que a Ranger mudará em 2008?

Abs,

Edmir

dsamaz
31/10/2007, 20:38
Provavelmente não, pois a Ford da Argentina divulgou nota comentando o modelo 2008, aquele com alteração do amortecedor traseiro.
Nesta nota incluia informações sobre a mudança da carroceria no final de 2009, com comercialização para 2010, ou seja, mudanças estéticas disponíveis só em 2010.



Caramba, como rodo muito em estrada to achando que vou pegar é uma ranger 3.0, muito mais econômica e rápida do que a L200 HPE.

Será que a Ranger mudará em 2008?

Abs,

Edmir

Leonardo Dic
31/10/2007, 21:18
A minha Hilux 2.8 está com diferencial 4,10 e pneus 245/75-16 da 100 km/h a 2400 rpm.


Abraço

TylerNTL
01/11/2007, 06:08
Ranger 2001 2.5 pneus 265/75 em quinta marcha
100 km/h = +-2.500 RPM

LUIZ ARTHUR PAIXAO
01/11/2007, 09:44
Ranger 2.5 XLT CD com pneus 265/75 em 5º marcha com 4/5 de volta na bomba e 1kg de pressão no turbo- 2.300RPM
cidade-10.2Km/l e estrada 12.5Km/l de consumo:razz: a 100-120Km/h

Ric Mac
01/11/2007, 10:16
Sugiro, que cada um indique também o tamanho do pneu pois a mudança de pneus altera a relação dos diferenciais..

emerson_dickel
01/11/2007, 12:32
No meu caso tanto da Ranger 2.8 e Ranger 3.0 são pneus e rodas originais.

Como a 2.8 já é modelo novo ela já vem com roda 16´

Portanto pneus Pirelli Scorpion AT 245 / 70 R 16 para ambas

RCarlosf
01/11/2007, 12:44
A minha Ranger XLT 2.8 4x4 TGV em 5a. Marcha chega a 2.100 rpm = 100km/h e em 2.500 a 120Km/h.

edmir
01/11/2007, 13:05
Sugiro, que cada um indique também o tamanho do pneu pois a mudança de pneus altera a relação dos diferenciais..

Colega,

O tamanho dos pneus dariam diferença apenas na velocidade real (GPS), pois o velocímetro continuaria indicando o tempo de deslocamento com base na sua calibração de fábrica, ou seja, nada muda no velocímetro e no conta giro do motor com pneus de tamanho diverso do original, concorda?

Abraço,

Edmir

marc7767
01/11/2007, 14:32
Olá, Edmir: acho que você está equivocado, já que aumentando o tamanho do pneu, aumenta a distância real percorrida a cada volta do pneu, e o velocímetro marca a velocidade com base no número de voltas do pneu. Logo, aumentando o tamanho do pneu, a 100 Km/h (no velocímetro), a velocidade real vai ser superior àquela marcada a 100 Km/h (no velocímetro) com o pneu original. Quanto ao número de giros do motor, não acho que tenha influência.

Um abraço.

Marcello Ladeira
01/11/2007, 14:39
O Aumento do diametro afeta a rotação pra baixo na mesma proporção do aumento do diametro.

Abs,

Waldir Carlos
01/11/2007, 15:30
Bem lembrado Marcellão! Êita, sisquici de informar: Os "sapatos" originais da Águia Negra eram Goodyear Wrangler 255/70R15. Troquei-os porYOKOHAMA G012 265/70R15. Uma pequena diferença, mas...


[]s

dsamaz
01/11/2007, 18:18
ranger 4x4
v6 repow 210cv

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É um te**o acelerar esta máquina na estrada

murilloaquino
01/11/2007, 18:28
Nossa...esse carro deve ser show mesmo...Se a gasolina não fosse tão cara....
:/

dsamaz
01/11/2007, 18:31
Nossa...esse carro deve ser show mesmo...Se a gasolina não fosse tão cara....
:/

O interessante é que a força mesmo deste motor aparece depois dos 3.000 / 3.500 RPM. Interessante também que ele facilmente passa dos 4.500 RPM, sem mostrar cansaço, fazer muito barulho ou parecer que vai quebrar como as versões diesel.

murilloaquino
01/11/2007, 18:55
Deve ser pelo cabeçote SOCH e pelo comando de valvulas que previlegia a força em alta rotação desse motor...
ELe tem limitador de velocidade?

Edintruder
01/11/2007, 19:08
A alteração do pneu nada altera a relação entre velocí metro e contagiros. Dessa forma as rpms passadas a 100km/h deveriam ser informadas de acordo com GPS pois é muito difícil encontrar um velocímetro que marque 100% correto...

Maranguas
01/11/2007, 19:09
E essa Luz do Air-bag ai? Quero nem saber o orçamento pra resolver essa onça ai... deve ser muito din-din

Marcello Ladeira
01/11/2007, 22:00
A alteração do pneu nada altera a relação entre velocí metro e contagiros. Dessa forma as rpms passadas a 100km/h deveriam ser informadas de acordo com GPS pois é muito difícil encontrar um velocímetro que marque 100% correto...
Edin quando vc aumenta o diametro do pneu diminui a rotação necessária para manter a mesma velocidade de antes. É como alongar a relação, claro que dentro do limite do aumento dos pneus.

Abs,

AKPG
01/11/2007, 22:13
Pessoal,

Nos carros de hj em dia, o sensor de velocidade não está nas rodas e sim em algum lugar na parte da transmissão. Por este motivo, se vc colocar um pneu de qq diâmetro diferente do original, o velocímetro irá continuar marcando sempre a mesma proporção que já existia com o conta giros. Isto só será alterado se além de mudar o pneus, vc alterar também a relação dos diferenciais.

No caso do meu Troller. Troquei os pneus de 30 polegadas por 33. Em quarta marcha os dois ponteiros continuam emparelhados. Só que se eu estou a 100 km/h, na verdade estou a mais do que isso.

Um abraço,

RCarlosf
01/11/2007, 22:36
Eu acho que eh apenas um probleminha de FISICA !!

Um abraco a todos

Miguels
01/11/2007, 23:27
Não é bem assim. O velocímetro marca com base na velocidade angular que ocorre no eixo, e não na circunferência externa do pneu, que é maior. Logo, sendo o raio do pneu maior e mantendo-se a veloc. angular constante, no comparativo, a distância percorrida será maior com o mesmo número de RPM e idêntica informação do velocímetro.


Olá, Edmir: acho que você está equivocado, já que aumentando o tamanho do pneu, aumenta a distância real percorrida a cada volta do pneu, e o velocímetro marca a velocidade com base no número de voltas do pneu. Logo, aumentando o tamanho do pneu, a 100 Km/h (no velocímetro), a velocidade real vai ser superior àquela marcada a 100 Km/h (no velocímetro) com o pneu original. Quanto ao número de giros do motor, não acho que tenha influência.

Um abraço.

Miguels
01/11/2007, 23:33
Certo! não me expressei corretamente acima nesse quesito: a RPM cai proporcionalmente ao aumento do diâmetro sim, porém, se mantiver a rotação constante a marcação no velocímetro não mudará, mas a distância percorrida será maior que a acusada pelo mesmo (daí ter que fazer a correção entre 6 a 8%).

O Aumento do diametro afeta a rotação pra baixo na mesma proporção do aumento do diametro.

Abs,

ojaneri
01/11/2007, 23:44
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A tua tem airbag? Se não tiver, já sei pq a luz do airbag ta acesa. Abre aquela tampa em cima do porta luvas (mas só se não tiver airbag hein, senão vai acionar ele) e vai ter um conector que deve ta desplugado ou mal plugado. Pluga ele direitinho e voilá, apaga a luz do painel.

murilloaquino
01/11/2007, 23:55
Ela é XLT
então tem air-bag sim...

dsamaz
02/11/2007, 00:19
É para ter air-bag sim... É XLT.
Só q aquela luz é misteriosa. No manual está escrito para verificar o sistema assim q ela acender. Antes ela não acendia não, porém houve uma pequena colisão (apenas amassou) no parachoque, num estacionamento, a 5 km/h e, desde então, ela está estranha (ainda bem q as bolsas não dispararam). Qd liga o motor, ela não acende. Uns 5 min. depois ela começa a piscar e, então, depois, ela fica direta acesa.

Daniel

Edintruder
02/11/2007, 09:06
Revisa o acionador atrás do pára-choques pois deve ter disparado algo. Faz isso com a ignição desligada, por favor!

Edintruder
02/11/2007, 09:30
Certo! não me expressei corretamente acima nesse quesito: a RPM cai proporcionalmente ao aumento do diâmetro sim, porém, se mantiver a rotação constante a marcação no velocímetro não mudará, mas a distância percorrida será maior que a acusada pelo mesmo (daí ter que fazer a correção entre 6 a 8%).

A transmissão não sabe que tu trocasses o pneu... (palavras do Walter!)
Isso não altera nada no velocímetro!
A minha Ranger 2.5 a 100km/h marca 2500 rpm com os pneus 235/75 ou com pneus 33". A diferença é que quando marca 100km/h no velocímetro com pneus originais, deveria estar se deslocando a uns 97km/h e com 33" passa para una 106 km/h, porém não tem como fazer essa aferição sem o uso de um GPS.
Continuando com o assunto do tópico...
Ranger 2.5 em 5a. rpm de acordo com o cálculo da transmissão:
km/h - rpm
80 - 1900
100 - 2350
120 - 2850
140 - 3300
160 - 3800
170 - 4000
Ranger 2.5 em 5a. de acordo com a leitura do painel:
km/h - rpm
80 - 2000
100 - 2550
120 - 3000
140 - 3500
160 - 3900
165 - 4050

Essa diferença existe em tudo que é modelo de veículo. Dessa forma, al alterar o tamanho do pneu é apenas um erro a mais que apresentará perante a realidade, que na maioria das vezes corrige o erro do velocímetro, como no caso da Ranger abaixo de 100 km/h.
Tanto é que existe essa variação que existe no You tube uma Ranger 2.5 a 200km/h a 4000 rpm, resumindo, marcando muito mais do que deveria. Isso serve apenas para mostrar a caminhonete para os amigos...

FlavioLouveira
02/11/2007, 15:08
ranger 4x4
v6 repow 210cv

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É um te**o acelerar esta máquina na estrada

Essa ai acelera mesmo... Eu tinha uma v6 dessa, com aquela cabine simples estendida (mod. americano).. 4 portas... puxa mesmo!!!
Vou ver minha rotacao depois posto aqui ok

murilloaquino
02/11/2007, 18:19
Olhei a rotação da pajero...
~2350 a 100 km/h

FlavioLouveira
02/11/2007, 21:18
No Velocimetro

100 km/h = 2150 rpm ( um pouco abaixo da marca de 2250 para quem conhece o mostrador da l200)

(nao estava vendo no gps, mas normalmente eh de 5 a 10 km/h menos a real)

edmir
03/11/2007, 08:53
No Velocimetro

100 km/h = 2150 rpm ( um pouco abaixo da marca de 2250 para quem conhece o mostrador da l200)

(nao estava vendo no gps, mas normalmente eh de 5 a 10 km/h menos a real)

Caramba,
Mesmo com apenas 4 marchas a relação da L200 automática é mais longa do que a manual com 5.
A minha fica nos 2750 RPM quando está a 100KM/H (L200 HPE MT).
Já estou achando que o consumo rodoviário da L200 AT é menor do que a MT!!!

FlavioLouveira
03/11/2007, 10:36
3000 giros esta a 140 km/h

Marcello Ladeira
04/11/2007, 23:26
A minha a 120 está a pouco menos que 3100.

Abs,

shimomoto
04/11/2007, 23:40
Caramba,
Mesmo com apenas 4 marchas a relação da L200 automática é mais longa do que a manual com 5.
A minha fica nos 2750 RPM quando está a 100KM/H (L200 HPE MT).
Já estou achando que o consumo rodoviário da L200 AT é menor do que a MT!!!

É que o conversor permite uma relação de marchas mais longas. Não sei a explicação fisica do porquê (envolve uma porção de coisas que não estamos, digamos, acostumados), mas sei que permite.

Entretanto baixas rpm´s em carros automáticos não significa menores consumos.

Abraços

Edintruder
05/11/2007, 00:12
É que o conversor permite uma relação de marchas mais longas. Não sei a explicação fisica do porquê (envolve uma porção de coisas que não estamos, digamos, acostumados), mas sei que permite.

Entretanto baixas rpm´s em carros automáticos não significa menores consumos.

Abraços

O conversor de torque permite essa relação mais longa desde a primeira marcha ou um diferencial mais longo pois não existe um desgaste mecânico entre as peças. É movido apenas pelo fluxo do óleo no interior do conversor, entre a bomba o reator e as aletas do corpo do conversor. Ao acelerar o óleo faz uma quantidade de voltas entre as palhetas e páram o reator aonde é ligado o eixo piloto da caixa. O único desgaste que existe é o retentor do conversor, dessa forma pode patinar à vontadebuscando uma relação de marchas mais longa, o que não pode ser feito com a embreagem por desgaste mecânico acentuado nessa condição...

fernandoof
05/11/2007, 13:52
L200 sport HPE AT

100km/h +- 2100rpm

FlavioLouveira
05/11/2007, 18:58
L200 sport HPE AT

100km/h +- 2100rpm

isso mesmo... :concordo:

A 3500 giros eu nem te conto :oops:

jose motta
07/11/2007, 00:31
No meu caso, Ranger CD xls 2.3, rodando no GNV, a 100km/hora, 2.500 rpm.

abço.

Acacio Manfrim Coelho
13/02/2017, 13:21
km/h e o conta_giro varia de carro para carro, normalmente não significa que um carro com o giro do motor mais baixo seja mais econômico que o outro com giro mais alto.