Ver Versão Completa : Câmbio e transferência de Bandeirantes
FernandoPedro
31/10/2007, 00:13
Amigos do forum:
Há alguns meses eu comprei um Engesa Fase I ano 86, ele está 100%. De brinde eu ganhei um "urso", rsss... que é o ronco da caixa de transferência original do Fase I. Alguns já me disseram que o ideal seria trocar pelo câmbio de 4 marchas e tb a transferência da Toyota Bandeirante.
Gostaria de saber de vocês opiniões sobre o assunto, como por exemplo dicas, onde poderia encontrar um conjunto completo, um mecânico para tal troca, qual seria o custo dessa brincadeira e se haveria outra opção.
Abraço a todos.
E desde já, valeu pelas dicas.
Fernando,
Realmente é a melhor pedida pro seu engesa.
Esse conjunto tem comprimento reduzido e cardans na mesma posição dos seus.
Além disso, é forte demais, não ronca e não é ruim de troca de marchas.
A adaptação no motor 4.1 é mínima, muito fácil de se fazer.
Uso no meu CJ3 com motor 4.1 e recomendo fortemente.
Alfredo Fonseca
01/11/2007, 00:22
Fernando,
O problema do "choro" do seu câmbio, na verdade é da caixa de transferência, e ela que chora.
Sou 100% que você não deve trocar o câmbio de sua Engesa(se é original o câmbio é o Clark240V) pois é muito bom.
Se for para vc investir na transferencia da Toyota, tenha certeza que é das mais modernas, pois é Transferência e Reduzida, as mais antigas é só tranferência e o custo de adaptação não vale a pena!!!!
Agora se voce quizer fazer algo que fique muito bom, vc tem varias opções.
1ª-) Clark2615A + Tansferência de Toyota com Reguzida (É o que esta em minha Engesa hoje)
2ª-)Clark2205 ou 2605 + Tanferência de Toyota ou Hilux (A vantagem é a 5ªmarcha é Drive em ambos, mas a 1ª marcha é mais longa)vais ser melhos para viajar pois anda mais na estrada.
Obs: tem ser instalada nuam Engesa com motor¨6¨bocas, no 4 vc só vai engatar a 5ªdrive na descida.
3ª-)Clark240V + Tansferência de Toyota com Reguzida, fica um pouco mais reduzido que a 1ª opção, porém a 5ªmarcha vai ficar idênticas, pois ambos são com 5ª 1:1.
Aqui no forum tem muitas discussões sobre estas configurações para o Engesa, de uma procurada, que vc vai concluir que Câmbio de Toyota 4marchas não é uma boa opção.
CARLOS SIQUEIRA
01/11/2007, 07:54
Pensei em fazer esta adaptação, mas vou tentar primeiro trocar os rolamentos e se não melhorar, usarei óleo mais viscoso, 120 se não me engano. Acho que fica mais barato!!!!!
[]'s Carlos Siqueira
paulohflyra
01/11/2007, 09:21
Pensei em fazer esta adaptação, mas vou tentar primeiro trocar os rolamentos e se não melhorar, usarei óleo mais viscoso, 120 se não me engano. Acho que fica mais barato!!!!!
[]'s Carlos Siqueira
Carlos, se não me engano existe ou existia.. certo kit com dentes de engrenagens modificados para redução do Fase I, veja se estes ainda são comercializados pela Rota. Na época do meu Antigo Engesão era uma zuadeira só.. eu o usava direto.. a zuada só neutralizava próxima a velocidade máxima da viatura.. mas vê o lado positivo.. não precisa se preocupar com buzina, sempre vão te abrir passagem.
[]´s Paulo Lyra
FernandoPedro
01/11/2007, 10:12
Fernando,
O problema do "choro" do seu câmbio, na verdade é da caixa de transferência, e ela que chora.
Sou 100% que você não deve trocar o câmbio de sua Engesa(se é original o câmbio é o Clark240V) pois é muito bom.
Se for para vc investir na transferencia da Toyota, tenha certeza que é das mais modernas, pois é Transferência e Reduzida, as mais antigas é só tranferência e o custo de adaptação não vale a pena!!!!
1ª-) Clark2615A + Tansferência de Toyota com Reguzida (É o que esta em minha Engesa hoje)
2ª-)Clark2205 ou 2605 + Tanferência de Toyota ou Hilux (A vantagem é a 5ªmarcha é Drive em ambos, mas a 1ª marcha é mais longa)vais ser melhos para viajar pois anda mais na estrada.
Obs: tem ser instalada nuam Engesa com motor¨6¨bocas, no 4 vc só vai engatar a 5ªdrive na descida.
3ª-)Clark240V + Tansferência de Toyota com Reguzida, fica um pouco mais reduzido que a 1ª opção, porém a 5ªmarcha vai ficar idênticas, pois ambos são com 5ª 1:1.
Aqui no forum tem muitas discussões sobre estas configurações para o Engesa, de uma procurada, que vc vai concluir que Câmbio de Toyota 4marchas não é uma boa opção.
Alfredo,
Muito boa sua explicação, realmente eu não sou entendido nesse assunto, mas vejo que um câmbio de 5 marchas seja melhor que um de 4 marchas, apesar que todos falam que se eu colocar esse conjunto da Toyota, o Engesa vira um carro pro dia-a-dia.
Com relação à segunda opção, a transferência de Hilux, não teria que se fazer muitas adaptações?
Qual seria mais ou menos o custo dessas adaptações, vc tem idéia?
Valeu pelas dicas.
Abraços.
[]'s Carlos Siqueira
PessoALL!
Sobre a t-case do Engesa FI, é complicado!!!
Já troquei os rolamentos, coloquei óleo 140 GL5 e, um tubo de graxa para homocinética da Bardhal, melhorou, mais ainda ronca, então partirei para a t-case da Hilux com CA.
Segue algumas fotos!
Abraços.
Kim.
ps.: a graduação do óleo é 80(linha vw permanente); 90 e 140, havendo outros tanto para baixo quanto para cima, mais não são pertinentes ao assunto.
Dentre esses, há sub classificações, que é a que deixei em negrito, pois é a recomendada por não espumar.
Fernando,
Alfredo,
1º)Clark 2615: é praticamente a mesma Clark 240v do engesa, apenas um pouco mais macia de troca de marchas. Além disso, é mais difícil adaptar uma tcase de Band ao 2615 (ou ao 240v) do que trocar o cambio inteiro pelo de Band...
2º)Clark 2205? Para um engesão de 2 toneladas, motor 4.1 e prováveis pneus grandes, é uma loteria!! Esse cambio quebra até nos Opala 4.1, imagine no engesão...Mas é um cambio excelente para motores menores, como o AP. Já o 2605 desconheço, é lançamento?
3º)Como você mesmo disse, a ultima marcha do cambio Band 4 marchas e do 240v 5 marchas tem a mesma relação; então porque adaptar se pode-se usar o conjunto original completo da Band? Venda o 240v que ele vale uma boa grana...
Por essas e por outras considero o cambio de Band a melhor opção, sim! É zero de adaptação, portanto a resistência e confiabilidade é muito maior, não depende de adaptações duvidosas, dependentes 100% do cara que faz...Ok, por vezes ficam boas. Mas e o custo/tempo/encheção de saco??
O cambio Band 4 marchas que tem reduzida e é sincronizado saiu nas Band de 1983 até 1992.
O de 5 marchas com overdrive saiu de 1993 em diante (claro que é melhor, pois tem overdrive...).
Apenas minha contribuição!!
Abraço toyoteiro!
FernandoPedro
01/11/2007, 10:56
Alfredo,
1º)Clark 2615: é praticamente a mesma Clark 240v do engesa, apenas um pouco mais macia de troca de marchas. Além disso, é mais difícil adaptar uma tcase de Band ao 2615 (ou ao 240v) do que trocar o cambio inteiro pelo de Band...
2º)Clark 2205? Para um engesão de 2 toneladas, motor 4.1 e prováveis pneus grandes, é uma loteria!! Esse cambio quebra até nos Opala 4.1, imagine no engesão...Mas é um cambio excelente para motores menores, como o AP. Já o 2605 desconheço, é lançamento?
3º)Como você mesmo disse, a ultima marcha do cambio Band 4 marchas e do 240v 5 marchas tem a mesma relação; então porque adaptar se pode-se usar o conjunto original completo da Band? Venda o 240v que ele vale uma boa grana...
Por essas e por outras considero o cambio de Band a melhor opção, sim! É zero de adaptação, portanto a resistência e confiabilidade é muito maior, não depende de adaptações duvidosas, dependentes 100% do cara que faz...Ok, por vezes ficam boas. Mas e o custo/tempo/encheção de saco??
O cambio Band 4 marchas que tem reduzida e é sincronizado saiu nas Band de 1983 até 1992.
O de 5 marchas com overdrive saiu de 1993 em diante (claro que é melhor, pois tem overdrive...).
Apenas minha contribuição!!
Abraço toyoteiro!
Blz GH
Valeu pela dica... quanto mais opiniões, melhor!!!
Abraços.
FernandoPedro
01/11/2007, 10:59
Kim:
Me fale um pouco mais de sua configuração... qual é o CA que vc está adaptando no seu Engesa? Qual a grana q vc está gastando nessa brincadeira? Ele já está pronto? Manda fotos pra gente.
Abraços.
Alfredo Fonseca
01/11/2007, 11:31
GH,
Referente a 1ª informação, com certeza os câmbio são muito parecidos, a vantegem e que o 2615 é uma manteiga para trocar as marchas.
Clark CL 2615 B 240V
(D20 Perquins)
1ª - 5,82:1 1ª - 6,89:1
2ª - 3,31:1 2ª - 3,92:1
3ª - 2,14:1 3ª - 2,34:1
4ª - 1,41:1 4ª - 1,48:1
5ª - 1,00:1 5ª - 1,00:1
Ré - 5,54:1 Ré - 5,54:1
Referente a 2ª informação,vc tem razão eu quis dizer Clarck CL 2215 A
Clarck CL 2215 A
(A/C-20)
1ª - 3,92:1
2ª - 2,28:1
3ª - 1,43:1
4ª - 1,00:1
5ª - 0,84:1
Ré - 3,57:1
Referente a 3ª informação, gosto é gosto, eu gosto mais do Clark e acho mais macio.Como já desmontei o Clark, Toya 4 e 5 marchas, eu acho o conjunto (Engernagens e a prória caixa) clark mais parrudo.
Mas com certeza fica mais barato usar Câmbio+Tranferencia c/Reduzida da TOYA.É legal essas trocas de idéia, pois levantamos varios pontos negativos e positivos das adptations.
Abraços
Kim:
Me fale um pouco mais de sua configuração... qual é o CA que vc está adaptando no seu Engesa? Qual a grana q vc está gastando nessa brincadeira? Ele já está pronto? Manda fotos pra gente.
Abraços.
Caro Fernando!
Olhe aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27914
Tem coisas muito interessante.
A configuração será gm 6cc = TH180 (3 marchas) + t-case hilux + 11x45 ou 11x41( vou testar qual a melhor)
Também olhe os lincks de minha assinatura.
Abraços.
Kim.
franzlana
01/11/2007, 21:36
Tirar o 240 pra colocar 4 mrchas da toiota é andar pra traz sem engatar a ré. Troque a Tcase pela da toiota ou por uma do FII ou FIII (Ambas sem reduzida), o cambio da Toiota é bom mas nem de perto tem a resistência de um 240. O clarc 2615 é menos reduzido e você irá usar muito mais trocas no transito urbano principalmente se no futuro mudar para um motor a diesel.
rodrigo camper
02/11/2007, 10:52
Tirar o 240 pra colocar 4 mrchas da toiota é andar pra traz sem engatar a ré. .
Concordo a 100%.
A proposito Fernando, t/b sou do Tatuapé, será que eu te conheço, meu apelido ai na quebrada e Beavis.
guilhermeabreu
02/11/2007, 17:34
Preciso de informações
Sempre pensei em colocar uma T-CASE de TOY BAND no meu ENGESA com a CLARK 240 V .
Nas minhas andanças , acabei tendo que comprar uma CAIXA DE TOY BAND 4 marchas , mas não pensei em trocar a 240 V , queria vender a CAIXA TOY 4 marchas para baratear o custo da T-CASE TOY BAND.
E assim o fiz , vendi a CAIXA TOY por R$900,00 e comprei a T-CASE TOY . Depois que fui analizar que poderia ter ficado com o conjunto todo da TOY , mas não me arrependo ,pois realmente a CLARK 240V é inquebrável .
PEÇO AJUDA :
Vi aqui no forum , mas não me lembro mais , que AGORA tem um FLANGE de adaptação da CAIXA CLARK 240 V para a T-CASE TOY que não precisa mais de mexer ( TRABALHAR ) no eixo piloto .
QUEM PODE ME DAR ESTA INFORMAÇÃO ?
FernandoPedro
03/11/2007, 16:56
Guilherme
Vc já instalou a t-case do toyota? Ou precisa encontrar a flange para isso?
Abraços.
FernandoPedro
03/11/2007, 17:03
Concordo a 100%.
A proposito Fernando, t/b sou do Tatuapé, será que eu te conheço, meu apelido ai na quebrada e Beavis.
Rodrigo:
Acho q não nos conhecemos, mas seria legal... quando tiver alguma trilha a gente combina de ir junto.
Onte eu fiz a trilha do verde 3 com um pessoal da Vila Carrão... a trilha estava animal, show de bola.
Abraços.
guilhermeabreu
03/11/2007, 18:51
CARO FERNANDOPEDRO
Não coloquei ainda , NESCESSITO DESTE FLANGE , é por ísto que estou perguntando sob este NOVO FLANGE , que não precisa de trabalhar no eixo piloto , E FALARAM AQUI QUE FICOU MUITO BOM .
ESPERANDO AJUDA DE QUEM SABE INFORMAR .
dalmo cruz torres
03/11/2007, 19:48
Pessoal, deixa eu dar a minha humilde opinião, acho os cambios da clark mais resistentes e de manutenção mais em conta. Sobre a redução, a do Toyota Bandeirantes é muito boa, mas acho que a reução da Hilux é melhor, mais resistente e silenciosa, a desvantagem é que inviabiliza o uso do guincho mecanico. Sobre a adaptação de cambio em motor e de reduzida em cambio, hoje isso é muito fácil, dá para colocar qualquer cambio em qualquer motor. Eu tenho um cambio com quinta overdrive que acho exelente, a carcaça dele é de alumínio, e estou estou colocando a redução Willys nele...Queria colocar a redução da hilux, mas a grana tá curta..
CARO FERNANDOPEDRO
Não coloquei ainda , NESCESSITO DESTE FLANGE , é por ísto que estou perguntando sob este NOVO FLANGE , que não precisa de trabalhar no eixo piloto , E FALARAM AQUI QUE FICOU MUITO BOM .
ESPERANDO AJUDA DE QUEM SABE INFORMAR .
Caro amigo!
Tem um pessoal, ou é no CJ ou na F75 que tem esta falange que precisa pronta.
Levaram uns três meses para confeccionar, então já fizeram várias.
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
03/11/2007, 20:11
DALMO CRUZ TORRES
Tambem acho que hoje é muito fácil , a questão é que pode fazer um acoplamento com uma peça ( FLANGE DE ADAPTAÇÃO ) que já existe no mercado , já testados , comprovado sua qualidade e precisão , ou partir para uma adaptação feita em casa , fundo de quintal , para ver se fica certinho , se encaixa certinho , AÍ VC VAI BOTAR FUMAÇA PELAS VENTAS , demorar um bom tempo , PODE FICAR BOM , MAS PODE FICAR RUIM , que é o que ocorre na maioria dos casos .
Já estou melhorando meu ENGESA ha 4 anos , e não aguento errar primeiro para deopois acertar . Agora só quero fazer a adaptações na boa , na certa , digo com peças que já foram colocadas e aprovadas .
A DEEP TEC por exemplo tem um monte de FLANGES de adaptação de quase tudo que vc quer , testadas e aprovadas , mas A QUE EU PRECISO , ELES NÃO FABRICAM .
QUE É O FLANGE DE ADAPTAÇÃO DA CAIXA CLARK 240 V PARA A CAIXA DE REDUÇÃO ( T-CASE) DA TOYOTA BANDEIRANTE , que esta , já esta na minha mão , e alguem daqui do forum já comentou sobre este flange que já é de 2ª geração que fica muito bom , só que eu não sei mais onde li , por ísto pedi ajuda aqui neste tópico .
guilhermeabreu
03/11/2007, 20:16
KIM
Vc esta por aí agora ?
Vc só serviu para me botar água na boca , me disse que tem um galo cantando , mas não me disse onde ele esta , ESTOU DOIDO PARA COMER ESTE GALO , brincadeira KIM , vc não se lembra em que tópico dos CJs vc viu ne , senão é logico que vc passaria para mim .
MAS VALEU PELA DICA , vou dar uma fussada por lá .
dalmo cruz torres
03/11/2007, 20:21
Guilherme, se tiver pronta é mais fácil...ou como dizem aqui na região "é maismelhodibão"..
AUTOCARIOCA
03/11/2007, 20:28
lendo o que escreveram queria saber
é possivel instalar um conjunto destes de cambio C20 com transferencia da Toy em uma F1000 4x4 ? a saida do cardã é na mesma linha ?
note que é uma gasolina com falcon 3.6 ( ja sei que muitos vao dizer que é melhor vender e comprar a diesel mas ta com gnv e o IPVA super barato)
sds
dalmo cruz torres
03/11/2007, 20:38
A saída do cardã é do lado do motorista na redução Toy, e no lado esquerdo na F-1000.
Sobre o seu motor argentino, parabéns, esse é o melhor motor 6 cil que conheço, colocamos um na rural do meu pai e ele não troca nem pr diesel...
guilhermeabreu
03/11/2007, 20:44
RMARX
Aqui a gente faz o que gosta , é só ter coragem , eu tb não ligo para estas opiniões .
Mas vamos lá , a sua F-1000 , já é 4x4 , caso seja , ela esta com problema no cambio e na caixa de transferencia ( T-CASE ) ? Ou só no cambio , ou só na T-CASE ?
AUTOCARIOCA
03/11/2007, 20:45
boa noite Dalmo
entao o que sugere
pois comprei o carro faltando peças e vou ter que comprar o cambio mesmo de tanto falarem deste da C20 5 marchas ja tou com uns em vista agora como fazer com a questao da redução ?
ou coloca-se o acionamento original
mas pelo que sei nao estou certo a F1000 4x4 nao tem redução né enfim
aguardo retorno
abracos
O Dalmo falou tudo sobre o eixo e a t-case, mais usa a da S10, só não sei se guenta!!!!
Dr. Guilherme, vou procurar, é de um jeep que está em reforma.
Abraços.
Kim.
AUTOCARIOCA
03/11/2007, 20:51
vamos la
F1000 Original 3.6 4x2
comprei faltando cambio e quero transformar em 4x4
ja achei um eixo dianteiro, porem tou negociando ( eixo da 4x4 original)
porque quero fazer isto
tou me preparando pra ficar um tempo fora do brasil fazendo uns cursos na Minha area
e quando tiver nos EUA quero trazer um superlift de 8'' pra deixar a coisa bem louca
ae tive vendo e la eles vendem pra 4x4 tb mas ae pensei
botar o carro ( como dizem la na roça, uma lonjura so) e 4x2 ? ae nao tem graça
ae quero fazer isto antes
agradeco muito a atenção de vcs todos
boas trilhas
sucesso e paz
Rui Marques( rmarx)
dalmo cruz torres
03/11/2007, 21:29
Rui, tô vendo que v/c é da nossa turma..KAKAKAKAK!
Olha, não sou engenheiro mecanico, gosto muito, faço tudo na minha camionete, mas também devo falar muita abobrinha...mas vamos lá.
Como o Kim disse, pode tentar o a redução da S-10, ela solta o cardã dianteiro para o lado do motorista. Mas tem que fugir do cambio da S-10, ele é muuuuuuuito fraco. O eixo dianteiro da F-1000 fica ótimo, e não precisa mudar nada para colocá-la. Mas sobre o cambio e a caixa de redução eu vou te dar uma idéia; no final da década de 80 (acho que 89) a chevrolet lançou uma D-20 traçada, com a suspenção dianteira independente, com bandeijas e 4 homocinéticas, o legal dessa camionete era a caixa de redução, acoplável ao cambios normais das A/C/D-20 , de 4 e 5 marchas, tração e redução acionados por engrenagem. Eu já ví essa redução , ela é muuuuito forte, as engrenagens são "cavalas", e dá para colocar nos cambios da chevrolet sem nenhuma adaptação.
Como v/c deve saber, aqui no Brasil acontecem umas coisas engraçadas, v/c tem uma peça(um motor, por exemplo) ótima, mas sem nenhum valor comercial, derrepente, "descobrem" como esse motor é bom, aí os preços vão nas alturas. Pois bem, esa redução ainda não foi "descoberta" , v/c consegue comprá-la muito barata, mas vai ter que ar uma peneirada em fero-velho e demanches. Acho que essa é a opção mais em conta e mais barata.
AUTOCARIOCA
03/11/2007, 21:35
ok vou analizar isto é o tal kit engesa que vc fala ?
se eu conseguir la fora comprar o conjunto da F1000 4.9l (4x4) eu trago tudo mas tem que ver nao sei o que vou encontrar pela frente e nao quero surtar em prognosticos enfim
mas que quero sim botar ela bem alta vai demorar e coloco
vc sabe dizer o sistema que colocam nas f1000 sem a tal caixa eletrica como funciona ?
dalmo cruz torres
03/11/2007, 22:46
Rui, não sei nos EUA, mas aqui no brasil o cambio que vem nas F-1000 4.9i é o Mazda , que é o mesmo cambio das rangers 4x4 e 4x2 até 2004(se não me engano) , difere apenas que a capa seca do cambio da 4.9i é maior(sei disso porque o cambio da minha F-75 é esse). A caixa de redução das rangers e F-150 americanas são com acionamento por correntes, muito silenciosas mas não tão fortes. De qualquer maneira, se a sua intenção não for colocar a F-1000 no pesado, então tem que avaliar melhor o cambio do troller, Até onde eu sei esse conjunto não é muito quebrador. Outra opção seria o cambio e redução da Ranger 2.8 e 3.0, eles aparentam serem muito fortes, tem redução e jogam o cardã pelo lado do motorista.
dalmo cruz torres
03/11/2007, 22:49
A redução que te falei da A/C/D -20 não é engesa não, é da chevrolet.
Sobre a retirado do motor de acionamento da redução, se não me engano, tem um tubular de rock krawling aqui do fórum que usava a redução da ranger transformada para acionamento mecanico.
AUTOCARIOCA
03/11/2007, 22:51
gostei e concordo
acho que é por ae mesmo
fico pensando na manutenção futura
vou ver o que encontro
abracos e muito obrigado
se souber de um eixo dianteiro da F1000 avise
AUTOCARIOCA
03/11/2007, 22:52
me diz uma coisa
ainda existe o restaurante SEM sem ae em Poços ?
rss
A chevrolet usava o kit engesa, mais com a t-case em separado.
Há um cardãm entre o cãmbio e a t-case, que seria uma caixona que nfica no chassi.
Acho que é isso.
Abraços.
Kim.
dalmo cruz torres
03/11/2007, 23:16
Kim, é isso mesmo, a tranferencia do engesa fica separada co cambio, ligada por um cardã. A redução a qual me referi não é engesa, é chevrolet, fica aparefusada no cambio, não tem cardã unindo os dois. Imaginei que o pessoal não conhece-se essa redução, acho que foram vendidas muito poucas camionetes com esse conjunto suspenção dianteira redução.
guilhermeabreu
09/12/2007, 20:30
Continuo Atras Da Flange Do Cambio Clark 240 V Para A T-case Toy Band .
Pessoal,
Qual a Caixa de Transferência de Toyota Bandeirantes é mais facilmente adaptada ao 240V doEngesa Fase 1, a que é do cambio 4 marchas ou 5?
Parece que uma tem de esmirilhar/cortar o chassis e outra não...
Abraço a todos,
Guilherme,
Na Rota 4x4 não tem esta flange??
FernandoPedro
21/01/2008, 16:36
Guilherme,
Na Rota 4x4 não tem esta flange??
Pedro:
Pelo q eu sei, o câmbio clarck 240v, é mais fácil de ser adaptado na transferência da Toy Band de 4 marchas.
Essa flange vc encontra na Piradiesel.
Rua: Piratininga 184 - Brás - São Paulo - SP
CEP: 03042-000
Fone: 3207-57-17
Esse é um dos projetos que tenho em mente, para fazer no meu Fase 1.
:concordo:
guilhermeabreu
21/01/2008, 19:20
Achei e comprei a flange na PIRADÍESEL , mas o NIVALDO da JEGTEAM tb tem , sugiro fazer cotação nos dois .
OBS : Estive com um amigo hoje , e ele me disse que vende o CAMBIO 5 marchas com a T-CASE da BAND , pelo preço que ele pagou que foi R$4.000,00 , ele esta vendendo pq dois dias depois de ele ter comprado , ofereceram a ele o conjunto CAMBIO/T-CASE do F-4000 igual aos que usam nos F-4000 do RALLYE DOS SERTÕES , e ele comprou , e esta vendendo o conjunto da TOY BAND de 5 marchas , esqueci de pegar o fone dele , mas se alguem quizer , eu pego e coloco aqui .
dalmo cruz torres
21/01/2008, 22:29
existe diferenca na reducao Toy entre o cambio de cinco e o de quatro marchas? no que?
Julio Militão
21/01/2008, 23:19
existe diferenca na reducao Toy entre o cambio de cinco e o de quatro marchas? no que?
Troquei o cambio de quatro marchas da minha Toy por uma de cinco. Como havia comprado o conjunto completo, com a tcase, coloquei no lugar, só que ao rodar notei problemas na Tcase da de cinco marchas e coloquei a que estava com a de quatro marchas: nao notei nehuma diferença, a nao ser a cebolinha de acionamento da luz 4x4 que tem na de cinco marchas.
Quanto ao tópico, como tenho um F1 GM 4c a álcool (1987), observo o mesmo problema de "ronco" na caixa. Tenho um amigo que trocou o motor, pelo 14B e colocou cambio e Tcase da Toy mesmo. Ficou legal, mas tem dado alguns problemas.
Uma idéia para os Engesas, talvez mais simples e eficiente, seria adaptar um novo powertrain completo (motor, caixa e Tcase) de uma hilux ou L200, será que alguem já tentu isso? Pesquisei aqui no forum e não achei, alguem arriscaria uma opinião, ou postasse o link no forum para essa adpatação que, ao meu ver seria menos complicada do que o so de flanges e de outras adaptações que podem, ou não, dar trabalho na hora de pegar pesado!
Abraços a todos.
dalmo cruz torres
22/01/2008, 09:38
Julio Militao, eu nao tenho muito costume com motores diesel, ja tive uma Toy Band curta, mas estive estudando bastante sobre motores a diesel desde que eu resolvi trasformar minha F-75 em diesel, uma coisa eu falo com certeza, os motores da Hilux e da L-200 nao sao motores para que vai pegar pesado, alias, nenhum motor diesel com correia dentada distribuidora aguenta pegar no pesado. Ai nos caimos num problema, a reducao e o cambio da Hilux sao otimos, mas o motor nao aguenta...O motor da L200 e fraco, e nunca ouvi falar muito bem do restonte do Powertrain dela...Pr outro lado, um MWM2.8 monta no cambio 240V sem flange nenhuma, e pode-se usar a transferencia engesa, ou montar uma reducao Band, que se for bem feito dura uma barbaridade.
E claro que toda adaptacao tem a sua qualidade final diretamente ligada ao mecanico que vai faze-la, mas se fugirmos das oficinas ``fucinho de porco``, e valorizarmos os bons profissionais, teremos grandes chances de termos um super Power train.
Pois é,
em algum lugar lí que haviam diferenças....
Para colocar uma teria que amassar o chassi para caber e a outra não.
Se as duas são iguais, tá resolvido.:parede:
Vou tentar descobrir mais..
Abraços
Julio Militão
22/01/2008, 22:02
Pois é,
em algum lugar lí que haviam diferenças....
Para colocar uma teria que amassar o chassi para caber e a outra não.
Se as duas são iguais, tá resolvido.:parede:
Vou tentar descobrir mais..
Abraços
Caro Pedro,
Aqui no forum já mostraram como fazer esta adaptação da cx de mudanças e tcase da band e há sim a necessidade de mexer no chassis.
Abraços
Julio Militão
22/01/2008, 22:18
Julio Militao, eu nao tenho muito costume com motores diesel, ja tive uma Toy Band curta, mas estive estudando bastante sobre motores a diesel desde que eu resolvi trasformar minha F-75 em diesel, uma coisa eu falo com certeza, os motores da Hilux e da L-200 nao sao motores para que vai pegar pesado, alias, nenhum motor diesel com correia dentada distribuidora aguenta pegar no pesado. Ai nos caimos num problema, a reducao e o cambio da Hilux sao otimos, mas o motor nao aguenta...O motor da L200 e fraco, e nunca ouvi falar muito bem do restonte do Powertrain dela...Pr outro lado, um MWM2.8 monta no cambio 240V sem flange nenhuma, e pode-se usar a transferencia engesa, ou montar uma reducao Band, que se for bem feito dura uma barbaridade.
E claro que toda adaptacao tem a sua qualidade final diretamente ligada ao mecanico que vai faze-la, mas se fugirmos das oficinas ``fucinho de porco``, e valorizarmos os bons profissionais, teremos grandes chances de termos um super Power train.
Caro Dalmo,
Obrigado pela dica. Realmente suas considerações sobre motores com correia dentada são dignas de atenção. Usar um MWM ou um MAXXION com o 240V, segundo dissestes, nao precisa de flange, porem, como a tcase do Engesa tem aquele problema do "ronco", quais seriam os problemas com a tcase da band, ou seja 240V c/ tcase Band, pelo que conheço seria complicado...
Com a palavra, os experts:
Abraços
dalmo cruz torres
23/01/2008, 00:33
Julio, o que pudermos reduzir em questao de adaptacao sempre e melhor, mas no caso da reducao, acho que a saida e a do Toyota Bandeirantes mesmo.
Julio Militão
23/01/2008, 00:52
Julio, o que pudermos reduzir em questao de adaptacao sempre e melhor, mas no caso da reducao, acho que a saida e a do Toyota Bandeirantes mesmo.
Caro Dalmo,
Tambem estou chegando a esta conclusão. Tenho, alem de um F1 4cc, a alcool, um band 82 c/ 5 marchas. A t-case da band atnede bem, se bem que vez por outra tenho dificuldades em manter a reduzida ligada, mas isso é outra historia. No caso, a adaptacao necessitaria de uma flange que, segundo levantei aqui no forum, quem vendia era a rota 4x4. Nao sei se ainda vendem, mandei uma menssagem pra eles e aguardo a resposta.
Sbre o cambio 240V, que tem uma 1a reduzida e uma 5a com relação 1:1, deixa, na minha opiniao, a desejar, muito reduzido. Andei pesquisando e vi o cambo CL-2215, que tem praticamente a mesma relacao entre a 2a, 3a e 4a marchas e com a 5a overdrive! Talvez seja uma boa opção. Alguem conhece esta caixa, será que aguenta o tranco, como a 240V?
Seria esta opcao mais simples que colocar caixa e tcase da band?
Tudo isto por que penso, no futuro, colocar um MWM ou um MAXION no meu F1!
Abraços
Caro Pedro,
Aqui no forum já mostraram como fazer esta adaptação da cx de mudanças e tcase da band e há sim a necessidade de mexer no chassis.
Obrigado pela informação Júlio..
Abraço
guilhermeabreu
27/01/2008, 19:00
JÚLIO MILITÃO
Minha opinião é de que a caixa CL 2215 é muito boa , mas acho que não aguentaria um MWM 2.8 com T-case da TOY num ENGESA não .
Minha opinião é de CAIXA TOY BAND OU CLARK 240 V com T-CASE TOY BAND num ENGESA 6 CANECOS OU MWM 2.8 fica o BICHO .
O meu esta ficando assim , tenho um F-1 com MWM 2.8 com a CAIXA ORIGINAL CLARK 240 V que agora esta sendo colocado a T-CASE DA TOY BAND , estou aguardando terminar para postar minhas impressões .
zguilherme
30/01/2008, 14:55
é pessoal, a velha duvida de todos, o meu ta rodando com um cambio toy 4 marchas e uma t case toy num q20b, a adaptacao do chassi foi necessaria vou postar fotos depois... teve de abrir o chassis (acho q enfraquece em um ponto complicado). o servico ficou funcional ate o momento, se vai ficar bom, daqui uns tempos digo pra vcs...
como falaram, quanto menos adaptacao melhor... penso eu. tive de adaptar o colar e bla bla bla, olhem na frota e procurem por enzeza...
quero ver as impressoes q tiveram com o clark e a tcase toy,
abracos
a minha opinião foi formada pela estatistca aqui do site, a maioria prefere a t-case da toy band.a caixa de transferencia do engesa alem de roncar nao é forte, é fraca, pel omenos a do fase 1.
o que eu nao ví ainda é a fórmula completa da adaptação da mesma.eu liguei pro pessoal do nivaldo modenese e ele disse que tem que usinar a ponta do eixo que sai da caixa de marchas.entao eu teria que ir a sao paulo com o engesa, a principio eu imaginei que fosse so comprar a flange de adaptação.
vou esperar o final do serviço do guilherme pra seguir a receita de bolo.
abraços e bom carnaval.
dalmo cruz torres
31/01/2008, 19:23
A minha reducao do toyota band 5 marchas chegou hoje aqui em casa. Estou bobo com o tamanho da bichinha...deve dar muito trabalho pra quebrar.
rodrigo camper
01/02/2008, 09:24
A minha reducao do toyota band 5 marchas chegou hoje aqui em casa. Estou bobo com o tamanho da bichinha...deve dar muito trabalho pra quebrar.
Infelizmente não e bem assim,essa redução tem um acoplamente de bronze que se quebra com uma certa facílidade.
dalmo cruz torres
01/02/2008, 17:47
Rodrigo, qual e esse acoplamento?
rodrigo camper
01/02/2008, 17:55
Não esquenta !!
Mas para matar a curiosidade, ele faz a mudança de tração para neutro. por isso quando quebra ( para tudo)
dalmo cruz torres
01/02/2008, 23:13
Rodrigo, vc sabe me dizer se a caixa de reducao do cambio de 5 marchas monta no cambio de 4 marchas? Ambos do Toyota.
Julio Militão
02/02/2008, 00:14
Rodrigo, vc sabe me dizer se a caixa de reducao do cambio de 5 marchas monta no cambio de 4 marchas? Ambos do Toyota.
Me adiantando pelo Rodrigo, a Tcase da Band casa muito bem com a de 5M e a de 4M. Sei disso porque, na minha Band, tinha uma de 4M e botei uma de 5M, só que tive que usar a Tcase da minha de 4M. O único problema que encontrei foi no retentor entre as duas que impede que o óleo passe da caixa de marchas para a Tcase e vice-versa.
dalmo cruz torres
02/02/2008, 08:37
Julio, vc ainda tem o cambio de 4 marchas?
essa da caixa quebrar em neutro eu nao sabia, isso me desanima, vou pensar em outra possibilidade entao.
dalmo cruz torres
02/02/2008, 10:06
fpc3, como assim quebra muito em neutro?
zguilherme
02/02/2008, 16:29
por um acaso essa peca de cobre q vcs falaram sao as duas arruelas q ajudam a "sincronizar" a reducao? http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33960&page=7 deem uma olhada na primeira foto....
Julio Militão
03/02/2008, 01:18
Julio, vc ainda tem o cambio de 4 marchas?
Caro Dalmo,
A 4M deixei na oficina e quando fui busca-la o mecanico a tinha vendido! Até hoje me paga em serviços...
Julio Militão
03/02/2008, 01:28
essa da caixa quebrar em neutro eu nao sabia, isso me desanima, vou pensar em outra possibilidade entao.
Caro Fpc3,
Pelo que conheço destas Tcase, são elas as mais elogiadas com relação a resistencia. As que eu tive aguentaram bem o tranco, nunca me deixaram na mão. É lógico que, em se tratando de uma máquina com engrenagens, o seu uso adequado garante sua durabilidade. O ideal é, ao adquirir uma, abi-la e trocar o que tiver gastos para evitar dores de cabeça no futuro. Como costumo dizer aos entusiastas desta paixão pelos 4x4, é um hobby caro e é complicado voce enfrentar uma trilha com os companheiros em um veículo om revisão meia sola, voce vai quebrar e dar trabalho para os outros, portanto posso dizer tranquilamente que a tcase da band é ma das melhores que conheço e quebras nela ocorrem pelo uso pesado e deficiencias na manutenção.
Um abraço
rodrigo camper
03/02/2008, 09:30
Para Finalizar, a caixa Toy e uma das melhores do mercado, ela só não e indestrutivel tive uma Rural com Cambio Toy e Motor 4.1 com as planetarias soldadas, isto é bloqueio 100% oque acarretou em três quebras, e um amigo tem um Engesa com motor MWM 6 que já ficou na mão po 2 vezes, dai vem minha opnião.
Por isso Dalmo, não esquenta.
dalmo cruz torres
03/02/2008, 10:24
Rodrigo, ceta jogando praga, se quebrar a culpa vai ser sua
KAKAKAKAKAKAKAK............
Entao vou voltar pra reducao Willys.
e ai pessoal. gostaria de saber se alguem ja adaptou em um motor mwm 2.8 o cambio clark 2615 com a transmissao da frontier
barbetta
28/03/2009, 11:52
Pessoal, recentemente comprei uma engesa e estou ajustando a mecânica dela. Ela esta com MWM 2.8, Clark 240V e reduzida de toyota. O cambio não esta muito bom então estou com uma dúvida no que fazer. Abrir e fazer meu câmbio? troca-lo por um CL2615? Colocar o câmbio da Silverado (FSO2305) ou um câmbio de toyota 5marchas? O 240V apesar de ser resistente é muito duro e dificil de se reduzir de 3o para 2o. O CL2615, por ter 3 anéis sincronizadores, dizem que é muito melhor e não teria de alterar suportes flanges e nem cardãns. O da Silverado falam que é um bom cambio mas de manutenção cara e barulhento. Já o da toyota não sei se a adaptação de caixa seca e embreagem seria muito complexo. Alguém pode me dar um luz?
guilhermeabreu
28/03/2009, 20:35
Pessoal, recentemente comprei uma engesa e estou ajustando a mecânica dela. Ela esta com MWM 2.8, Clark 240V e reduzida de toyota. O cambio não esta muito bom então estou com uma dúvida no que fazer. Abrir e fazer meu câmbio? troca-lo por um CL2615? Colocar o câmbio da Silverado (FSO2305) ou um câmbio de toyota 5marchas? O 240V apesar de ser resistente é muito duro e dificil de se reduzir de 3o para 2o. O CL2615, por ter 3 anéis sincronizadores, dizem que é muito melhor e não teria de alterar suportes flanges e nem cardãns. O da Silverado falam que é um bom cambio mas de manutenção cara e barulhento. Já o da toyota não sei se a adaptação de caixa seca e embreagem seria muito complexo. Alguém pode me dar um luz?
CARO BARBETTA
Em caso de trocar de cambio , sugiro UM QUE TENHA A 5ª OVERDRIVING , este da SILVERADO 2615 tem ? Acho que tem É UM BAITA DE UM CAMBIO , realmente é mais macio o passar das marchas , eu passo bem com o meu 240V e não tenho problema em reduzir marcha alguma , o seu deve estar com problema mesmo , se consertar fica bom , mas é um pouco duro de passar sim , se vc pode$$$$$$$$$$ colocar um de 5 marchas vai em frente , pq o ENGESA com o MWM 2.8 como o meu e o seu , pede um cambio com 5ª overdriving .
O cambio BAND de 5 marchas , não cabe entre o chassi do ENGESA , teria que recortar o chassi , o que eu não recomendo .
Estamos aí , qquer coisa é só gritar .
ABRAÇÃO
barbetta
28/03/2009, 22:10
Obrigado pela resposta. Pelo o que levantei o CL2615 é o cambio que saiu nas D20 à partir de 92 (Antes era o 240V). Ele é igual ao 240V porém tem a tampa de aluminio e mais aneis sincronizadores a relação de marcha e a posição são as mesmas do 240V. Já o cambio FSO2305 é o da Silverado e este sim possue a 5 c/ overdrive (relação de 0,84:1) mas falam que faz miuto barulho em marcha lenta. Já viu alguem com um destes 2 câmbios? Que relação de diferencial esta usando na sua?
guilhermeabreu
29/03/2009, 18:00
Obrigado pela resposta. Pelo o que levantei o CL2615 é o cambio que saiu nas D20 à partir de 92 (Antes era o 240V). Ele é igual ao 240V porém tem a tampa de aluminio e mais aneis sincronizadores a relação de marcha e a posição são as mesmas do 240V. Já o cambio FSO2305 é o da Silverado e este sim possue a 5 c/ overdrive (relação de 0,84:1) mas falam que faz miuto barulho em marcha lenta. Já viu alguem com um destes 2 câmbios? Que relação de diferencial esta usando na sua?
AMIGO BARBETTA
Já experimentei todas as possibilidades de relação de diferencial no ENGESA com este motor MWM .
1º - Foi com a relação original 9 x 44 = 4,88 , ele era um demonio , mas não passava de 115 km/h a 4.000 rpm , ou seja ESGOELANDO o motor .
2º - Daí troquei por uma relação 13 x 46 = 3,54 , ficou andando muito , dando 140 km/h a 3.000 rpm , mas forçava demais o motor , daí ele esquentava , e nas retomadas era muito lerdo , NÃO GOSTEI .
3º - Daí coloquei a 12x47 = 3,92 , ficou muito bom , dava 110 km/h a 3.000 rpm , ESTA BOM , e final de 145 km/h a 3.800 rpm aceitavel , mas nas retomadas ainda estava um pouco a desejar PARA MIM QUE SOU APRESSADINHO .
4º - Daí colquei a 11 x47 = 4,27 aí ficou bom de arrancada e retomadas , NESTE ASPECTO FICOU ÓTIMO , MAS em velocidade cruzeiro andando a 3.000 rpm que seria a rotação boa/máxima para qquer motor díesel ele só da 95 km/h que para mim é pouco , normalmente ando a 100 km/h a 110 km/h aí teria que andar a 3.500 rpm que É UM POUCO EXAGERADO PARA EU ANDAR TODO DIA .
POR ÍSTO QUE CITEI DA NESCESSIDADE DE UM CAMBIO COM 5ª OVER .
CONCLUSÃO :
Com este cambio meu 240V e o MWM 2.8 a relação IDEAL SERIA A 12X47=3,92 , É O QUE VOU FAZER ASSIM QUE PUDER PARAR , PQ JÁ COMPREI ESTA RELAÇÃO PARA TROCAR .
E se tiver um cambio com 5ª over , sugiro a relação 11x47=4,27 ou 11x45=4,09 .
AMIGO FPC3
Qdo vc diz que fica com pé atras com a T-CASE BAND , vc teria que desistir de TODAS AS OUTRAS OPÇÕES DE T-CASE QUE SE TEM NO BRASIL , pq a da BAND é sem dúvida a MAIS RESISTENTE DE TODAS , eu tive uma BAND por 4 anos e tenho agora no meu ENGESA , e aqui em Campos-RJ tem muitas BANDs de tudo qto é ano , NUNCA VÍ ninguem dizer que estas arruelas quebram fáceis . Quem disse ísto INFELIZMENTE NÃO SABE DO QUE ESTA FALANDO , me desculpe a aquele que falou ísto , mas vc esta enganado .
ABRAÇÃO A TODOS
barbetta
29/03/2009, 18:15
Guilherme,
Obrigado pelas dicas, vejo que já passou por muitas coisas tentando deixar seu carro do seu jeito. Vou dar uma olhada na relação que estou usando. Mas acho que vou seguir suas dicas e colocar uma relação 11x47 com o Cãmbio da Silverado. Depois que fizer isto aviso como ficou.
Um grande abraço a todos.
Olá ! Alguém tem informação para me ajudar? Meu carro é um Willys com motor diesel, mas quero colocar um cambio toyota bandeirantes 5 marchas e gostaria de saber se alguém já colocou, pois minha dúvida é quanto ao espaço para o cardam traseiro. Se tem espaço para o trabalho dele.
Se alguém puder me auxiliar, agradeço.
Att
Assis10
RogérioNunes
24/09/2018, 22:43
Amigo, qual motor esta usando e qual caixa pretende usar?
Pessoal que tem clark 240v e tcase da band. A minha tcase ficou fora do chassis. Deslocada para fora. Que tipo de protetor daria para adaptar? Alguém usa?