Ver Versão Completa : Engesa EE-34
Thiago Sani
30/10/2007, 22:34
Olá pessoal,
Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo bom nível dos debates.Venho acompanhando a algum tempo e decidi me registrar hj, pois acabo de adquirir um engesa ee-34. Gostaria de saber mais sobre o veiculo. Versões da época, fotos, dicas de ajustes mecânicos, enfim tudo que possa me ajudar nessa nova empreitada. Meu carro está com motor de 6cc, porém originalmente era a diesel. Foi do Exército. É cabine simples com caçamba. Mantém todos os instrumentos e acessórios desta época, mas a mecânica foi modificada. Mandarei fotos em breve.
Antecipadamente agradeço aos qie poderem colaborar com a minha pesquisa.:-D
Thiago,
Acho esta viatura bem animal, parabéns pela aquisição:palmas:.
Nest link tem uma tabela de dados da viatura
http://www.geocities.com/bpr2_br/ee34.htm
Aqui no fórum tem topico sobre o EE34
Abraço
Thiago Sani
31/10/2007, 09:06
Valeu Pedro,
Vou dar uma entrada nos tópicos do ee-34. Se vc tiver fotos e puder mandar eu te agradeço.
Alguem sabe a redução da caixa de transferencia da EE-34?
[ ]'s
Thiago Sani
12/11/2007, 16:21
Ribon,
Eu não faço nem idéia. Só sei que a que veio no meu é grande pra caramba!!!!Vc tem um tb???Se tiver fotos ou outras curiosidades manda.
Abraço
Elmer_Jeep
12/11/2007, 17:05
Tópicos sobre a EE34
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1587
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23244
Ribon, a transferencia engesa geralmente não tem redução, apenas aciona o eixo dianteiro...
[]'s
.......Ribon, a transferencia engesa geralmente não tem redução, apenas aciona o eixo dianteiro...
[]'s
Elmer,
acho que está havendo uma pequena confusão com a caixa de tração do "jeep" Engesa EE4. A caixa de transferencia da EE 34 é o modelo chamado "PI" (letra grega), bem pesada por sinal, que possui a tração 4x4 separada da reduzida. Nesta caixa ainda é possível acoplar outros equipamentos, pois possui mais duas saidas para tras e uma para a frente, somente necessitando a instalação dos respectivos comandos (alavancas) e luvas internas.
Elmer_Jeep
13/11/2007, 11:03
Eliseu,
entendi a explicação sobre os modelos, essa transferencia que vc fala deve ser aquela quadradona que vai no meio do chassi, usada também nos caminhões engesa.
Ela possui relação reduzida.
[]'s
Elmer,
É a relação desta quadrada que quero saber...
[ ]'s
Eliseu,
entendi a explicação sobre os modelos, essa transferencia que vc fala deve ser aquela quadradona que vai no meio do chassi, usada também nos caminhões engesa.
Ela possui relação reduzida de 2:1
[]'s
Elmer,
realmente, as caixas são similares, porém a da EE 34 é menor, com a mesma conformação. E não tem redução no engate da 4x4: é 1x1
Existe alguma caixa engesa (quadrada), que tenha reduzida?
Existe alguma caixa engesa (quadrada), que tenha reduzida?
Sim, a caixa de tração original da EE 34 é quadrada e tem reduzida, como citei em comentario anterior. []`s
Thiago Sani
15/11/2007, 10:14
Eliseu,
Minha caixa de redução é como vc falou: grande e pesada.Mas
não entendi quando vc falou que o 4x4 é separado da redução.
E as outras entradas??? O q poderia ser acoplado nelas???
Eliseu,
Minha caixa de redução é como vc falou: grande e pesada.Mas
não entendi quando vc falou que o 4x4 é separado da redução.
E as outras entradas??? O q poderia ser acoplado nelas???
Thiago,
neste modelo vc pode ligar a tração sem ligar a reduzida. Nas outras tomadas vc pode ligar, por exemplo, guincho ou algum outro implemento que vc necessite. Espero ter ajudado. []`s
Pessoal,
Alguem poderia me informar qual a velocidade maxima na terra e no asfalto de um veículo que possua uma Tcase igual a do do EE34 ?
Grato
Wellington
Pessoal,
Alguem poderia me informar qual a velocidade maxima na terra e no asfalto de um veículo que possua uma Tcase igual a do do EE34 ?
Grato
Wellington
Amigo,
deverão ser considerados diversos fatores para chegar a um resultado final: tipo de motor e se está mexido, caixa de marchas (relação de ultima marcha), relação do diferencial, tamanho pneus, entre outros. []`s
Desculpe, não me formulei a pergunta corretamente:
Eu gastaria de saber em que velocidade posso andar com a tração ligada, em piso de terra e asfalto, pois tenho uma F-100 V8 com cambio Clarck 240F e Tcase do EE34 e não tenho idéia de qual velocidade "segura" posso andar com o 4x4 ligado sem causar danos ao sistema.
Abs.
WELLCJ5,
esta T-case é bem robusta, e de construção muito simples. Mas não tem problema de vc andar até uns 60 ou 70 km/h em 4x4 alta. []`s
franzlana
22/11/2007, 23:30
Esta T case é de dentes retos ou helicoidais? Da pra adaptar no EE4?
Franzlana,
Eu não sei como são os dentes, vou abrir para ver ai informo pra vc.
Eu adquiri essa para colocar na minha F-100, pois achei bem robusta para aguentar o V8 turbo que tenho.
Segue foto da Tcase.
Eliseu,
Valeu das informações, tentei conseguir informações com o pessoal do rota4x4 mas infelizmente não consegui.
Fico muito grato,
Abs, Wellington .
Esta T case é de dentes retos ou helicoidais? Da pra adaptar no EE4?
A T-case da EE 34 é de dentes elicoidais, pelo menos na parte da transmissão. As das tomadas de força são retas. []`s
Thiago Sani
02/12/2007, 20:33
Eliseu,
Essa semana vou colocar meu EE-34 pra rodar. Gostaria de um opinião sobre carroceria. Meu EE tem capota e portas de lona e estou querendo
fecha-lo. Pensei em adaptar umas portas de Land Rover e fazer a capota de fibra, já que pretendo colocar internamente uma estrutura de reforço.
Tens alguma ideia para eu realizar essa empreitada???:D
Tô devendo umas fotos do bichão. Acho que até o fim da semana eu terei umas pra colocar aqui.
Valeu.
Thiago Sani
02/12/2007, 20:41
Outra coisa que eu preciso saber.
Olhando o eixo dianteiro observei que as rodas-livre eram diferentes.
Uma é daquelas que tem o acionamento manual e a outra não. Isso esta correto????
Qual delas na prática é que vai funcionar????? E se eu rodar com essa diferença pode ocasionar algum dano ao eixo dianteiro????
Estou ansioso para testar a viatura , mas não quero ter prejuízo
Thiago,
sobre a capota rígida, só usando a criatividade, pois acho que dificlmente vc achará uma original. Original sim, pois teve versão exportação, que eu vi em Angola, que era assim. Quanto as rodas livres, a original é manual. Esta automática deve ter sido usada para "tapar o furo", pois muito provavelmente não funciona e deve ter sido colocada para substituir a manual que deve ter quebrado. Não vejo inconveniente em rodar com elas assim, pois não há influência nenhuma no sistema de transmissão. Espero ter ajudado. []`s
Prezado Eliseu,
Que tipo e viscosidade de oleo é utilizado na Tcase do EE-34 ?
Abs, Wellington
Óleo SAE 90..... O mesmo usado nos diferenciais Wyllis. []`s
Eliseu,
O Exército angolano tem engesa ou são do EB?
Caveso,
as FAA (Forças Armadas Angolanas) foram um grande usuário dos veículos Engesa, inclusive tendo sido dedesenvolvidas versões específicas para eles, e outras normais. Como exemplo: EE34 Ambulância(toda fechada,de fibra), EE25 com suspensão boomerangue atrás, EE50 (Caminhão Scania 112, 6x6 com susp boomerang atrás), Cascavel, EE 25 Oficina e Tanque Transporte Combustível e outras mais. []`s
Thiago Sani
25/12/2007, 21:31
Eliseu,
Muito obrigado pela explicação. Tenho aprendido bastante com todos. Vi inclusive a foto de uma redução que vc mandou. A minha é diferente. Ela é retangular, portanto fica mais larga do que a foto que vc mandou. Um jeepeiro daqui de Recife me falou que ela não era interessante para mim, pois era muito reduzida e o meu carro não passaria de 40 km/h. Essas caixas do exército realmente são tão reduzidas assim???
Thiago Sani
25/12/2007, 21:32
Valeu pelas dicas sobre o eixo dianteiro.