PDA

Ver Versão Completa : Engesa EE-34

Thiago Sani
30/10/2007, 22:34
Olá pessoal,

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos pelo bom nível dos debates.Venho acompanhando a algum tempo e decidi me registrar hj, pois acabo de adquirir um engesa ee-34. Gostaria de saber mais sobre o veiculo. Versões da época, fotos, dicas de ajustes mecânicos, enfim tudo que possa me ajudar nessa nova empreitada. Meu carro está com motor de 6cc, porém originalmente era a diesel. Foi do Exército. É cabine simples com caçamba. Mantém todos os instrumentos e acessórios desta época, mas a mecânica foi modificada. Mandarei fotos em breve.
Antecipadamente agradeço aos qie poderem colaborar com a minha pesquisa.:-D

Pedro
30/10/2007, 23:35
Thiago,
Acho esta viatura bem animal, parabéns pela aquisição:palmas:.
Nest link tem uma tabela de dados da viatura
http://www.geocities.com/bpr2_br/ee34.htm
Aqui no fórum tem topico sobre o EE34
Abraço

Thiago Sani
31/10/2007, 09:06
Valeu Pedro,

Vou dar uma entrada nos tópicos do ee-34. Se vc tiver fotos e puder mandar eu te agradeço.

ribon
01/11/2007, 00:18
Alguem sabe a redução da caixa de transferencia da EE-34?

[ ]'s

Thiago Sani
12/11/2007, 16:21
Ribon,
Eu não faço nem idéia. Só sei que a que veio no meu é grande pra caramba!!!!Vc tem um tb???Se tiver fotos ou outras curiosidades manda.
Abraço

Elmer_Jeep
12/11/2007, 17:05
Tópicos sobre a EE34
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1587

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23244

Ribon, a transferencia engesa geralmente não tem redução, apenas aciona o eixo dianteiro...

[]'s

Eliseu
13/11/2007, 01:15
.......Ribon, a transferencia engesa geralmente não tem redução, apenas aciona o eixo dianteiro...

[]'s

Elmer,
acho que está havendo uma pequena confusão com a caixa de tração do "jeep" Engesa EE4. A caixa de transferencia da EE 34 é o modelo chamado "PI" (letra grega), bem pesada por sinal, que possui a tração 4x4 separada da reduzida. Nesta caixa ainda é possível acoplar outros equipamentos, pois possui mais duas saidas para tras e uma para a frente, somente necessitando a instalação dos respectivos comandos (alavancas) e luvas internas.

Elmer_Jeep
13/11/2007, 11:03
Eliseu,

entendi a explicação sobre os modelos, essa transferencia que vc fala deve ser aquela quadradona que vai no meio do chassi, usada também nos caminhões engesa.

Ela possui relação reduzida.

[]'s

ribon
13/11/2007, 18:21
Elmer,

É a relação desta quadrada que quero saber...

[ ]'s

Eliseu
13/11/2007, 22:22
Eliseu,

entendi a explicação sobre os modelos, essa transferencia que vc fala deve ser aquela quadradona que vai no meio do chassi, usada também nos caminhões engesa.

Ela possui relação reduzida de 2:1

[]'s

Elmer,
realmente, as caixas são similares, porém a da EE 34 é menor, com a mesma conformação. E não tem redução no engate da 4x4: é 1x1

ribon
13/11/2007, 23:50
Existe alguma caixa engesa (quadrada), que tenha reduzida?

Eliseu
14/11/2007, 01:45
Existe alguma caixa engesa (quadrada), que tenha reduzida?

Sim, a caixa de tração original da EE 34 é quadrada e tem reduzida, como citei em comentario anterior. []`s

Thiago Sani
15/11/2007, 10:14
Eliseu,
Minha caixa de redução é como vc falou: grande e pesada.Mas
não entendi quando vc falou que o 4x4 é separado da redução.
E as outras entradas??? O q poderia ser acoplado nelas???

Eliseu
15/11/2007, 18:47
Eliseu,
Minha caixa de redução é como vc falou: grande e pesada.Mas
não entendi quando vc falou que o 4x4 é separado da redução.
E as outras entradas??? O q poderia ser acoplado nelas???

Thiago,
neste modelo vc pode ligar a tração sem ligar a reduzida. Nas outras tomadas vc pode ligar, por exemplo, guincho ou algum outro implemento que vc necessite. Espero ter ajudado. []`s

WELLCJ5
20/11/2007, 14:28
Pessoal,

Alguem poderia me informar qual a velocidade maxima na terra e no asfalto de um veículo que possua uma Tcase igual a do do EE34 ?

Grato

Wellington

Eliseu
20/11/2007, 19:58
Pessoal,

Alguem poderia me informar qual a velocidade maxima na terra e no asfalto de um veículo que possua uma Tcase igual a do do EE34 ?

Grato

Wellington

Amigo,
deverão ser considerados diversos fatores para chegar a um resultado final: tipo de motor e se está mexido, caixa de marchas (relação de ultima marcha), relação do diferencial, tamanho pneus, entre outros. []`s

WELLCJ5
22/11/2007, 17:41
Desculpe, não me formulei a pergunta corretamente:

Eu gastaria de saber em que velocidade posso andar com a tração ligada, em piso de terra e asfalto, pois tenho uma F-100 V8 com cambio Clarck 240F e Tcase do EE34 e não tenho idéia de qual velocidade "segura" posso andar com o 4x4 ligado sem causar danos ao sistema.

Abs.

Eliseu
22/11/2007, 23:15
WELLCJ5,
esta T-case é bem robusta, e de construção muito simples. Mas não tem problema de vc andar até uns 60 ou 70 km/h em 4x4 alta. []`s

franzlana
22/11/2007, 23:30
Esta T case é de dentes retos ou helicoidais? Da pra adaptar no EE4?

WELLCJ5
23/11/2007, 13:46
Franzlana,

Eu não sei como são os dentes, vou abrir para ver ai informo pra vc.
Eu adquiri essa para colocar na minha F-100, pois achei bem robusta para aguentar o V8 turbo que tenho.

Segue foto da Tcase.

WELLCJ5
23/11/2007, 13:52
Eliseu,

Valeu das informações, tentei conseguir informações com o pessoal do rota4x4 mas infelizmente não consegui.

Fico muito grato,

Abs, Wellington .

Eliseu
23/11/2007, 23:02
Esta T case é de dentes retos ou helicoidais? Da pra adaptar no EE4?

A T-case da EE 34 é de dentes elicoidais, pelo menos na parte da transmissão. As das tomadas de força são retas. []`s

Thiago Sani
02/12/2007, 20:33
Eliseu,

Essa semana vou colocar meu EE-34 pra rodar. Gostaria de um opinião sobre carroceria. Meu EE tem capota e portas de lona e estou querendo
fecha-lo. Pensei em adaptar umas portas de Land Rover e fazer a capota de fibra, já que pretendo colocar internamente uma estrutura de reforço.
Tens alguma ideia para eu realizar essa empreitada???:D

Tô devendo umas fotos do bichão. Acho que até o fim da semana eu terei umas pra colocar aqui.

Valeu.

Thiago Sani
02/12/2007, 20:41
Outra coisa que eu preciso saber.
Olhando o eixo dianteiro observei que as rodas-livre eram diferentes.
Uma é daquelas que tem o acionamento manual e a outra não. Isso esta correto????
Qual delas na prática é que vai funcionar????? E se eu rodar com essa diferença pode ocasionar algum dano ao eixo dianteiro????

Estou ansioso para testar a viatura , mas não quero ter prejuízo

Eliseu
02/12/2007, 21:09
Thiago,
sobre a capota rígida, só usando a criatividade, pois acho que dificlmente vc achará uma original. Original sim, pois teve versão exportação, que eu vi em Angola, que era assim. Quanto as rodas livres, a original é manual. Esta automática deve ter sido usada para "tapar o furo", pois muito provavelmente não funciona e deve ter sido colocada para substituir a manual que deve ter quebrado. Não vejo inconveniente em rodar com elas assim, pois não há influência nenhuma no sistema de transmissão. Espero ter ajudado. []`s

WELLCJ5
06/12/2007, 11:13
Prezado Eliseu,

Que tipo e viscosidade de oleo é utilizado na Tcase do EE-34 ?

Abs, Wellington

Eliseu
06/12/2007, 14:56
Óleo SAE 90..... O mesmo usado nos diferenciais Wyllis. []`s

CAVESO
06/12/2007, 17:55
Eliseu,

O Exército angolano tem engesa ou são do EB?

Eliseu
08/12/2007, 18:30
Caveso,
as FAA (Forças Armadas Angolanas) foram um grande usuário dos veículos Engesa, inclusive tendo sido dedesenvolvidas versões específicas para eles, e outras normais. Como exemplo: EE34 Ambulância(toda fechada,de fibra), EE25 com suspensão boomerangue atrás, EE50 (Caminhão Scania 112, 6x6 com susp boomerang atrás), Cascavel, EE 25 Oficina e Tanque Transporte Combustível e outras mais. []`s

Thiago Sani
25/12/2007, 21:31
Eliseu,
Muito obrigado pela explicação. Tenho aprendido bastante com todos. Vi inclusive a foto de uma redução que vc mandou. A minha é diferente. Ela é retangular, portanto fica mais larga do que a foto que vc mandou. Um jeepeiro daqui de Recife me falou que ela não era interessante para mim, pois era muito reduzida e o meu carro não passaria de 40 km/h. Essas caixas do exército realmente são tão reduzidas assim???

Thiago Sani
25/12/2007, 21:32
Valeu pelas dicas sobre o eixo dianteiro.