PDA

Ver Versão Completa : aquecimento pajero io 2001

roger norton
30/10/2007, 18:33
pessoal, a minha viatura está aquecendo após qualquer forçadinha de barra mesmo na estrada. o mecanico não coseguiu localizar a causa. alguém do forum pode me dar alguma informação? grato, roger mota.

ianduarte
30/12/2009, 03:23
Cara, eu estou com o mesmo problema na minha IO 99. Se eu ligar o ar por algum tempo ou se estiver numa estrada ou qualquer forçadinha nela e ela aquece. O meu mecânico disse que é a junta que tem que ser trocada e talvez tenha que colocar uma junta especial, pois como não sou o primeiro dono, talvez já tenham feito este procedimento outras vezes, o que pode ter rebaixado demais o cabeçote e esteja fazendo o motor superaquecer.
Caso você já tenha resolvido o seu problema e tenha sido outra coisa, por favor me diga pra que eu possa finalmente curtir o meu carro.
Desde já agradeço.

mateussergio
10/04/2010, 21:51
Estou com o mesmo problema também!!!
Tenho uma pajero io ano 2000 que aquece quando liga o ar condicionado ou quando dá uma forçadinha na estrada(serra).
Mecânico trocou válvula termostática, bomba de água e agora quer trocar o radiador.Também já checou funcionamento ventuinha e os dois estágios estão funcionando.Alguém me ajuda?

Queiroz
27/04/2010, 12:50
Aquecimento tem vários motivos...
Pode ser limpeza do sistema;
falta de aditivo;
Vazamento no sistema;
Vazamento na junta do cabeçote;
cabeçote empenado ou trincado;
radiador sujo;
ventuinhas ligadas de forma errada (invertido o fluxo do ar. Ela tem de puxar o ar que passa pelo radiador);
motor fora de ponto;
Freio do carro com problemas...
Problemas no compressor do ar condicionado.
...
Boa sorte

Queiroz
08/06/2010, 15:52
Alguém teve sucesso no problema de aquecimento?

SAPO-BOMBA
08/06/2010, 18:08
Aquecer sem mais nem menos? Radiador entupido, V-Termostática ruim ou junta de cabeçote com problemas ( ou o próprio cabeçote )

Fora isso, não existe nenhum outro motivo real pra causar aquecimento.

musictowers
10/07/2010, 11:31
Pessoal,

Assim que comprei minha Pajero iO 99/00, verifiquei um superaquecimento. Tanto que evaporou toda agua. O mecãnico verificou que uma das ventoinhas estava desligada. Até agora não tive outros problemas, no entanto, ressalto que os sensores de temperatura da iO costua não "informar" corretamente.

Bargiela
10/07/2010, 18:51
Pessoal,

Assim que comprei minha Pajero iO 99/00, verifiquei um superaquecimento. Tanto que evaporou toda agua. O mecãnico verificou que uma das ventoinhas estava desligada. Até agora não tive outros problemas, no entanto, ressalto que os sensores de temperatura da iO costua não "informar" corretamente.

Amigo,

Conserte o problema da ventoinha, e verifique os sensores.
Desconheço que as IO marquem errado. A minha ta com 120.000 sempre comg, faço viagens de 3.000 a 5.000 km , fora uso urbano no RJ, transito e nunca tive problema de aquecimento.

Abs, e parabéns pela compra

ale_ralves
13/07/2010, 12:46
Pessoal,

Tanto as Pajeros iO quanto as TR4 têm um problema crônico em suas ventoinhas. O grafite das escovas é duro demais e "come" o coletor do induzido. Como as iO são mais antigas, estão apresentando o problema, mas a TR4 também irão tê-lo. As mais antigas já estão tendo.
Adicionalmente, no caso da iO, ao contrário das TR4, o 2° estágio de ventilação só liga quando a temperatura já está quase entrando na parte crítica.
Esse problema resolvi com um simples botão no painel que liga a 2ª velocidade. Rapidinho a temperatura baixa, mesmo eu subindo uma serra com pé embaixo.
Provavelmente é possível colocar a cebolinha do radiador da TR na iO, mas antes tem que se fazer um estudo. Como estava sem tempo e $ coloquei o botãozinho provisório-definitivo.

kikoturbo
13/05/2012, 22:56
Boa noite,

Ale_ralves onde você ligou o botão zinho para acionar a ventoinha? Tentei instalar um mas não consegui, não sei onde fazer a ligação.

Grato.

CmteLiveira
10/02/2014, 19:01
pessoal, a minha viatura está aquecendo após qualquer forçadinha de barra mesmo na estrada. o mecanico não coseguiu localizar a causa. alguém do forum pode me dar alguma informação? grato, roger mota.

Eu estou tendo o seguinte problema. Minha IO começou a aquecer, depois de um tempo ou após parar e deixar esfriar, ela não pega. Tive que rodar até onde dava.
Depois de fazer uma pesquisa intensa na IO, vi uma pequena fissura próximo a tampa do radiador. Não manjo nada de pajero, mas se houver fuga no radiador, tecnicamente ele não irá fazer a compressão devida, sendo assim a ventoinha não liga e a temperatura sobe. Além de evaporar a água do radiador sem esvaziar o reservatório. Problema que também pode ser causado por defeito na tampa do radiador, praticamente invisível, e que engana muito mecânico por aí. O motor da IO é muito bom e a durabilidade dele é robusta, talvez não seja o problema de vocês mas deem uma boa olhada no radiador. Vou aplicar uma cola de auta-fusão para altas temperaturas e trocar a tampa do radiador, se iso resolver, posto o resultado aqui, ok?

Um abraço e boa sorte a todos, ahhh, e muita grana para o combustível!

Leonardo

otaviofilho
11/02/2015, 10:46
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mesmo assim vou deixar aqui minha contribuição:

Já vi/tive problema de aquecimento em diversos veículos por vários motivos. Ventoinha, Vazamento, Valvula termostatica travou fechada, entre outros. Em uma trilha no final do ano passado uma Pajero Sport Diesel estava do mesmo jeito que vocês mencionaram, ao ligar o ar ou forçar (subida) a temperatura subia. Neste o problema era na tampa do radiador, foi só trocar e resolveu. Esta semana estou de férias mas acordando cedo pra levar minha esposa ao trabalho, fomos com a IO dela, no meio do caminho começou a aquecer. Percebi que aquecia quando parava no semaforo (marcha lenta) e diminuia a temperatura quando o transito andava (motor com maior giro). Parei num posto e conferi que ambas as ventoinhas estavam funcionando (do radiador e do a/c). Vazamento não tinha. O problema, neste caso, é baixa eficiência da bomba dagua. No fim de sua vida útil ela não faz sua função direito (bombear agua), quando aumenta o giro do motor ela então promove a circulação da água no sistema fazendo com que a água do radiador entre no bloco "resfriando-o". Já liguei para a Status Lada(oficina especializada 4x4 em Santo André) e devo levar o carro pra lá amanhã.

Marcos Brisola
14/04/2015, 01:31
Pessoal, sei que o tópico é antigo, mesmo assim vou deixar aqui minha contribuição:

Já vi/tive problema de aquecimento em diversos veículos por vários motivos. Ventoinha, Vazamento, Valvula termostatica travou fechada, entre outros. Em uma trilha no final do ano passado uma Pajero Sport Diesel estava do mesmo jeito que vocês mencionaram, ao ligar o ar ou forçar (subida) a temperatura subia. Neste o problema era na tampa do radiador, foi só trocar e resolveu. Esta semana estou de férias mas acordando cedo pra levar minha esposa ao trabalho, fomos com a IO dela, no meio do caminho começou a aquecer. Percebi que aquecia quando parava no semaforo (marcha lenta) e diminuia a temperatura quando o transito andava (motor com maior giro). Parei num posto e conferi que ambas as ventoinhas estavam funcionando (do radiador e do a/c). Vazamento não tinha. O problema, neste caso, é baixa eficiência da bomba dagua. No fim de sua vida útil ela não faz sua função direito (bombear agua), quando aumenta o giro do motor ela então promove a circulação da água no sistema fazendo com que a água do radiador entre no bloco "resfriando-o". Já liguei para a Status Lada(oficina especializada 4x4 em Santo André) e devo levar o carro pra lá amanhã.
Olá otaviofilho, gostaria de saber se trocou a bomba de água da pajero io e se resolveu o problema, pois também tenho uma io e está exatamente c/ o mesmo sintoma. Já mandei varetar o radiador, troquei interruptor da ventoinha e válvula termostática e nada...
Andando está ok, se parar no transito, ameaça de superaquecer e as ventoinhas ligam no 1 e 2 estagios, porém noto que o vento que sai atras das mesmas não é quente. Quando o o transito demora p/ andar, com o carro parado é só colocar no neutro e elevar o giro do motor p/ 2000 rpm e a temperatura volta ao normal de imediato e desliga as ventoinhas.
Aguardo sua resposta e dos amigos do forum. Abraço a todos!

otaviofilho
29/09/2015, 13:43
Olá otaviofilho, gostaria de saber se trocou a bomba de água da pajero io e se resolveu o problema, pois também tenho uma io e está exatamente c/ o mesmo sintoma. Já mandei varetar o radiador, troquei interruptor da ventoinha e válvula termostática e nada...
Andando está ok, se parar no transito, ameaça de superaquecer e as ventoinhas ligam no 1 e 2 estagios, porém noto que o vento que sai atras das mesmas não é quente. Quando o o transito demora p/ andar, com o carro parado é só colocar no neutro e elevar o giro do motor p/ 2000 rpm e a temperatura volta ao normal de imediato e desliga as ventoinhas.
Aguardo sua resposta e dos amigos do forum. Abraço a todos!

Marcos, peço desculpas pela extrema demora na resposta, confesso que não tenho mais a assiduidade no forum que já tive no passado. Sim, com a troca da bomba o problema foi resolvido. Um tempo depois voltou a acontecer o aquecimento, porém notava que era falta dagua. A tampa do radiador estava bem suspeita por isso antes de fazer qualquer outra coisa optei pela troca (R$20) e o problema acabou de vez. Não baixa agua nem esquenta ao parar no semaforo. Espero que tenha ajudado. Abraço e ótima sorte!