PDA

Ver Versão Completa : Barulho no Cambio do Samuka



mboaventu
25/05/2004, 10:51
Pessoal, estou com problemas no cambio do meu Samuka 94 (O cambio fica chorando se não estou pisando na embreagem). Num primeiro momento o mecânico identificou que seria o rolamento do eixo piloto, mas depois de abrir trocar o rolamento e montá-lo, descobriu que o barulho não era do rolamento e sim da engrenagem do eixo piloto. Estou agora na procura de um eixo bom ou de um semelhante que possa substituir o original. (Achei um novo por R$ 600) mas não dá para gastar mais do que já gastei. Alguém teria um usado em bom estado ou uma dica de como eu poderia resolver esta pendenga ????

Valeu ....

Pinhal
25/05/2004, 11:55
Dá uma ligada na Suzucar e vê se eles tem essa peça:
11-3744-9954/3744-0918
Mas se vc não achar nada + barato, acho que nem compensa vc arrumar esse câmbio aí........... aproveita e já coloca logo um câmbio de chevette que vc vai gastar bem menos que isso!!!!!
Daí vc pode até negociar as peças que estão boas do Câmbio do seu Samuca com os caras da Suzucar, que as vezes eles compram peças usadas.
O meu tb tava fazendo barulho no rolamento da embreagem e tive que trocá-lo.........gastei uns 30 e poucos reais (só que o meu Samuca tem câmbio do chevette)

[]'s

mboaventu
25/05/2004, 13:58
Pinhal, Valeu pela dica. :wink: O problema é que o mecânico já começou a fazer o serviço e trocou diversas peças (rolamento, disco , plato , retentores, etc) para depois descobrir que o problema era um pouco diferente do que ele tinha orçado :x , e agora voltar atráz fica meio complicado. Estou aguardando hoje ou amanhã ele me dar um retorno sobre uma peça usada ou mandar encher a minha num torneiro. Não quero ser injusto, porisso, dependendo de como ele resolver, eu passo mais informações (inclusive o nome do sujeito para que outros não caiam na besteira de entrar numa dessas). O bom dos fóruns é que quando um mecânico começa a fazer este tipo de trabalho, acaba caindo na boca do povo. Aí vem aquela história: Um bom serviço cai no ouvido de 10, um mal serviço cai no ouvido de 100. :|

[]'s

Pinhal
25/05/2004, 16:29
É........ essas coisas são assim mesmo, tb não culpo o mecânico pq tem vez que é difícil descobrir o problema, ainda mais se ele não tá muito acostumado a mexer em carro importado!!!! Agora que começou a mexer tem que continuar mesmo......
Se precisar de mais alguma coisa, dá um toque!

[]'s

billj
25/05/2004, 16:44
O câmbio chora em ponto morto e marcha lenta certo?!? Parece de ser mais acentuado logo depois da partida, certo?!?


O que vai deixar você ainda mais chateado é:








Você gastou grana sem a toa, não tem merda nemhuma de errado com o seu câmbio. O meu faz isso há anos. Pelo que consegui descobrir, é apenas uma vibração harmônica do rolamento de encosto..........


Abraços,

Fabil
25/05/2004, 19:32
alguem poderia me definir o que é um cambio que "CHORA" ?
por acaso é um ronco grosso, um chiado fino ? só "chora" quando quando se pisa na embreagem ou sem pesar na embreagem ?
T+

mboaventu
26/05/2004, 08:18
Fabil, Chorar é um ronco grosso quando está em marcha lenta ou andando (No meu caso, o ronco para totalmente quando se pisa na embreagem)
Bill, ele chora muito em ponto morto, e quando estou andando, e só quando eu não piso na embreagem. Já tive um Willys 50 e fazia um pouco na reduzida (acredito que pelas engrenagens em dente reto). Não é o choro da ressonância no rolamento de apoio. Já andei em outros samurais e não é nem de longe o que o meu faz. Parecia rolamento mesmo, mas agora o mecânico "descobriu" que não era.
Pinhal, como eu disse, não quero ser injusto com o mecânico, mas levando-se em conta que é uma especializada em suzuki (ainda não quero citar nomes) e que mesmo depois do cambio aberto ele me confirmou que o restante do cambio estava ok, acho que foi comida feia de bola dele (com isso acredito que no mínimo um rolamento de eixo piloto eu paguei de bobeira). Ele disse que está recebendo uma devolução de um câmbio hoje e vai pegar o eixo piloto para "ver"se resolve o problema. :?: Dependendo do que ele me falar, vou tomar minhas providências. Já sabia que ia gastar alguma grana para revisar o samuka, mas servir de cobaia para mecânico trocador de peças eu não acho muito justo não....

Pinhal
27/05/2004, 10:21
É Chará.......... assim que vc der uma jeito na viatura, fala pra galera como o problema foi resolvido pq pode ter + gente com o mesmo B.O.!!!!!!!
Infelizmente, acho que vc foi cobaia mesmo, mas quebra o pau com o mecânico e só paga as pessas que tavam realmente com problema.

[]'s não gostando de mecânico picareta

mboaventu
02/06/2004, 08:24
Pessoal, só para atualizar a situação. Após +- umas 4 desmontadas do câmbio e algumas peças trocadas, o mecânico "acha" que descobriu o problema. Parece que (além do rolamento do eixo piloto, o próprio eixo piloto e o rolamento agulha do carretel principal), o profissional descobriu que as engrenagens da 1ª e 2ª marcha estão com desgaste irregular. Como disse e repito, não sou mecânico, mas acho que ao abrir um câmbio, para evitar tanto retrabalho, perda de dinheiro da oficina e da paciência do cliente, no mínimo dá para fazer uma avaliação bem profunda e descobrir este tipo de encrenca logo no início.

Vou mantendo a galera atualizada com minha empreitada ....

[]´s ainda sem ter colocado o pé no barro :cry: ....

Pinhal
03/06/2004, 11:45
Vai postando os capítulos na novela mexicana: "Câmbio de Samurai".
A novela é mexicana pq só tem choro :cry: :cry: :cry: :cry: Principalmente do dono da Viatura...........
Brincadeira chará...... qualquer coisa que precisar vê se dá um toque e não esquece te manter a galera a par do assunto.
Aguardem os próximos capítulos :arrow: :arrow: :arrow:

[]'s tb sem ter colocado o pé no barro

Elio
04/06/2004, 18:28
Tenho um Samuka 95 todo original. Tava vazando óleo e o mecânico (especializado Suzuki) trocou uma junta que fica entre a caixa de c6ambio e o motor. Conclusão: o vazamento parou mas o câmbio começou a chorar (e eu também).

Agora vou começa a minha novela mexicana.

mboaventu
07/06/2004, 08:23
Tenho um Samuka 95 todo original. Tava vazando óleo e o mecânico (especializado Suzuki) trocou uma junta que fica entre a caixa de c6ambio e o motor. Conclusão: o vazamento parou mas o câmbio começou a chorar (e eu também).

Agora vou começa a minha novela mexicana.

Kboasfalto, antes de começar sua novela, vamos conversar e ver se o problema e a "especializada suzuki" é a mesma. Peguei meu carro na sexta, e (segundo o mecânico) após trocar o resto das peças do câmbio o barulho continua. Conclusão: Levei meu carro com um problema de barulho, arranhando a segunda, embreagem dura e escapando a reduzida, gastei mais de milão (devido a outros problemas que o mecânico encontrou) e saí com o carro fazendo barulho, arranhando a segunda, escapando a reduzida, emgreagem mole mas estrangulada e agora (um problema novo) com jogo nas rodas dianteiras, pois (segundo ele) os rolamentos estavam com problemas e teve que trocá-los. :evil:
Eu trabalho aqui na paulista e deixo meu samuka no metrô sumaré. Me passa seus contatos (endereço ou telef) para trocarmos figurinhas e de repente marcarmos um dia para ouvir se o barulho é o mesmo.
Marcelo - 3174-2789 - 9943-3553
[]´s

mboaventu
29/06/2004, 08:21
Pessoal, dando mais uma atualizada (até pra que outros não caiam na mesma roubada) a especializada suzuki jogou a toalha, ou seja, não consegue descobrir o problema e, depois de dar um "desconto pelo serviço não prestado" pediu para que eu levasse o carro num especializado em câmbio :? De qualquer forma, pode ser que o meu carro tenha algum problema fora do comum, e também não sei se queimar o filme da especializada públicamente resolveria (se bem que merecia) mas se alguém precisar levar o carro lá pela região de Santo Amaro (SP), tome cuidado para não ser o próximo mané. (é como eu me sinto).

[]´s

Marcelo
Suzuki 94 chorão.

Artur Antonio
01/08/2006, 19:59
Pessoal,
Como é Feita A Adaptação Do Câmbio De Chevette No Samurai? Qual A Melhor Caixa De Chevette Para Usar: 4m Ou 5m? Tem Que Trcar O Motor Por Ap Ou Posso Continuar Com O Original?
Valeu
Artur - Samurai 91 Highroof - Telêmaco Borba - Pr

RevS
14/05/2011, 10:16
Ressusitando o Topico,

Pessoal, espero que possam me ajudar, troquei a embreagem do meu samuca Samurai 97 Original .... tava patinando bastante, hj reparei em um barulho quando parei no semafaro deixei o carro em ponto morto e tirei o pe da embreagem fica um barulho como se tivesse raspando algo, quando piso na embreagem some o barulho!!!! antes da troca tbm acontecia porem achei que iria acabar com a troca da embreagem pelo visto nao acabou, alguem tem uma ideia do que pode ser, levei em dois mecanicos e os dois disseram que provavelmente se trata do cambio e eu levei no meca que trocou a embreagem ele disse que isso provavelmente se trata de rolamento de cambio mas ele completou que nao tinha certeza os cambios dos samurais "choram" um pouco, completou comparando com o cambio dos Cjs que tem um tal de chorona la que o povo apelidou a peça que faiz o cambio chorar alguem confirma essa informaçao dos cambios dos samurais serem "choroes"???? barulho parece como se tivesse raspando algo vou ver se consigo gravar e posto pra vcs....

PS qual o valor da M.O. para retirada do cambio!?

RevS
16/05/2011, 07:15
alguem se habilita a falar sobre?

RevS
23/05/2011, 19:30
Pessoal alguem pode me dar uma ajuda no assunto acima citado por favor ja nao sei o que faço... no final vou morrer com menos 400 conto pra tirar o cambio e saber o que é que ta acontecendo?? se é rolamento da embreagem ou se é cambio!?

Pedro Bachir
24/05/2011, 10:55
Ressusitando o Topico,

Pessoal, espero que possam me ajudar, troquei a embreagem do meu samuca Samurai 97 Original .... tava patinando bastante, hj reparei em um barulho quando parei no semafaro deixei o carro em ponto morto e tirei o pe da embreagem fica um barulho como se tivesse raspando algo, quando piso na embreagem some o barulho!!!! antes da troca tbm acontecia porem achei que iria acabar com a troca da embreagem pelo visto nao acabou, alguem tem uma ideia do que pode ser, levei em dois mecanicos e os dois disseram que provavelmente se trata do cambio e eu levei no meca que trocou a embreagem ele disse que isso provavelmente se trata de rolamento de cambio mas ele completou que nao tinha certeza os cambios dos samurais "choram" um pouco, completou comparando com o cambio dos Cjs que tem um tal de chorona la que o povo apelidou a peça que faiz o cambio chorar alguem confirma essa informaçao dos cambios dos samurais serem "choroes"???? barulho parece como se tivesse raspando algo vou ver se consigo gravar e posto pra vcs....

PS qual o valor da M.O. para retirada do cambio!?

Olá!

eu não sei te falar com certeza, mas imagino que possa ser ou rolamento da embreagem ou da caixa mesmo, se quando trocou a emgreagem o mecanico trocou o rolamento de embreagem, provavelmente é o do cambio...

no meu antigo willys quando deu esse mesmo barulho que vc relata foi só trocar o rolamento da embreagem, agora tem que ver no seu caso..

quanto ao barulho que o mecanico falou dos willys, esse só faz barulho com o veículo em movimento e o barulho é na caixa de redução, nada a ver com o que está acontecendo no seu carro...

Abração

JEFFCATUNDA
25/05/2011, 19:06
Olá!

eu não sei te falar com certeza, mas imagino que possa ser ou rolamento da embreagem ou da caixa mesmo, se quando trocou a emgreagem o mecanico trocou o rolamento de embreagem, provavelmente é o do cambio...

no meu antigo willys quando deu esse mesmo barulho que vc relata foi só trocar o rolamento da embreagem, agora tem que ver no seu caso..

quanto ao barulho que o mecanico falou dos willys, esse só faz barulho com o veículo em movimento e o barulho é na caixa de redução, nada a ver com o que está acontecendo no seu carro...

Abração

Acho que é isso mesmo... E tem mais... Se tirar o chorinho do meu samurai eu vendo ele!.... Esse barulhinho me lembra a minha infância, passeando no Jeep do meu avô... Meu samuka 95 só chora quando estico marcha em estrada lá pelos 60 começa um chorinho gostoso.....

Juliano Nitsch
25/05/2011, 21:55
Bom, vou contar a minha história, que aliás teve final feliz !!

Meu antigo Samurai 98 também tinha um "choro" no câmbio ! Porém fazendo alguns testes percebi algumas coisas:

1- Em 1,2,3,e 5 marchas o "choro" aparecia...
2- Em quarta o choro sumia...
3- Acelerando chorava, desacelerando não
4- Pisando na embreagem o choro parava, lógico o câmbio inteiro para.

Então desmotei tudo achando que se tratava de rolamento... troquei os rolamentos, montei o câmbio e nada do choro sumir. Desmontei tudo novamente, só que agora prestando mais atenção, percebi um desgaste diferente nos dentes do piloto e no carretel onde o piloto tocava, porém este desgaste somente em um dos lados dos dentes, justamente na parte que tracionava o tempo todo.

Problema descoberto, a solução foi achar 1 câmbio usadinho em bom estado, tive muita sorte e achei um baratinho com o piloto e o carretel ótimos porém sincronizados da 1 e 2 ruins, como os sincronizados do outro câmbio estavam bons fiz uma mistura e o problema foi resolvido. Acabou o choro !

Faça os testes que mencionei aqui, se em 4 marcha o choro sumir pode correr atrás de um eixo piloto e de um carretel. Não adianta trocar somente o piloto.

Em 4 marcha o choro para pois o piloto não traciona o carretel, a transmissão é feita diretamente até a saída do câmbio.

Tenho um amigo que tem um câmbio deste desmontado, posso ver com ele se vende e se as peças estão boas.

Até mais.

Drummond
25/05/2011, 22:38
Amigos,

O único "especializado Suzuki" aqui de Sampa conheço é o Daniel Simon da Rua Michigan 930, o resto com 5 ou 6 perguntas já descarto na hora, passei por alguns desses nó cegos, agora só só levo p o Daniel, é longe da minha casa, mas ñ tem erro. Tenho o Samurai e um Swift agora e estou super contente c os trampos dele.

Fui meio oficial em mecânica (herança de berço) e faço quase de tudo, porém quando o mecânico é bom temos mais é q deixar nas mãos dele.

Na oficina do Daniel tem um câmbio semi-novo e peças p cambios semi-novas tbm, caso alguem precise de algo dou uma vasculhada lá e posto aqui.

Forte abraço!


DMS

RevS
26/05/2011, 01:55
Pessoal no meu caso nao se trata de um choro (som agudo) se trata de um barulho estilo de rolamento velho, preciso parar o samuca pra tirar o cambio bom pelo menos achei um kit de reparos com sincronizadas vou encomendar e trocar so preciso levar no meca pa ver se realmente se trata de rolamento de cambio.

Drummond
26/05/2011, 19:08
O Daniel da Michigan falou p vc dar uma passada na oficina dele q ele sem abrir seu câmbio só de ouvir já te fala oq é, assim vc já vai no seu meca sabendo oq é.

Daniel Simon, R. Michigan 930 tel 11-5092-5423

Abs

DMD

edilzk
20/07/2011, 23:09
Conseguiu alguma resposta?

Precisa de algum flange ou algo especial? Ou é tirar um e colocar outro?

Qual o melhor, 4 ou 5 marchas?

Qual o Mais reduzido?






Pessoal,
Como é Feita A Adaptação Do Câmbio De Chevette No Samurai? Qual A Melhor Caixa De Chevette Para Usar: 4m Ou 5m? Tem Que Trcar O Motor Por Ap Ou Posso Continuar Com O Original?
Valeu
Artur - Samurai 91 Highroof - Telêmaco Borba - Pr