Ver Versão Completa : Chassis De Cj, Novo Câmbio E Nova Transferência: Necessito Opinião De Vocês!
Skull Crusher
30/10/2007, 13:33
Meu Nome é Renan, Tenho Um Cj3a 51 E Tenho A Intenção De Produzir Chassis Para Cjs Assim Como Uma Nova Caixa De Câmbio (com Overdrive ) Bem Como Uma Caixa De Transferência Com Redução Maior (4:1). Estes Equipamentos Tem Como Característica Principal Sua Adaptabilidade Aos Conjuntos Mecânicos Usados Aqui No Brasil, Tendo Como Base Empresas Norte-americanas ( Novak, Advance Adapters, Afw Entre Outras Que Ofertam Produtos Similares ).
Trabalho Com Projeto E Construção Mecânica, Dou Aula No Senai Há Mais De 11 Anos, Inclusive Usinagem Cnc E Por Isso Peço A Opinião De Todos Sobre A Possível Aceitação Destes Produtos E Demanda.
Idéias, Serão Bem Vindas. Peço Isto Pois O Investimento Para Tal é De Razoável Monta E Uma Pesquisa De Mercado Deve Ser Feita Antes De Passos Desse Porte.
Agradeço Desde Já A Atenção Despendida
Renan
Thiago Rodeghel
30/10/2007, 14:44
A T-Case reduzida é interessante...
Algo do tipo Plug&play, para um cambio Clark 5m.
[s]
alexandre roveri
30/10/2007, 15:17
É meu amigo, tá querendo arrumar pulga pra se coçar né !!!!! É uma putz de uma empreitada, espero que tenha sorte !
Minha singela opnião é que o Brasil não tem escala para bancar os investimentos, capacitação técnica eu não duvido que vc tenha mas se for pra viver só disso,.........sem escala a maior dificuldade vai ser preço acessivel !
:concordo:
olha...
tecnicamente falando tudo é maravilhoso mas se vc for executar alterações no chassis eu acho justo e derepente até aceitável, mas criar chassis novo? xiii tanta gente já se meteu a isso e fica no gelo...
o problema do chassis é... ter de remarcar isso é bem complicado e de custo alto no detran na minha opinião inviável e a maioria dos chassis que vc coloca nào valem o tempo e dinheiro gasto, vale mais a pena reforça ro seu chassis
já outras peças específicas como capotas para CJ5 e afins que nàoe xiste uma conversível descente que seja competitiva com a BEST TOP americana ou rigidas...
T-case seria legal, mas sei lá se teria uma boa venda, uma adaptação DESMULTIPLICADORA para colocar na caixa original do jeep para ser uma overdrive...
isso talvez teria uma saida mas não espere algo muito significativo...
felipemendes
30/10/2007, 16:53
Caixa de câmbio+Tcase+boa qualidade+preço justo=:concordo:
Eu compraria um conjunto destes, até porque não sei até quando haverá chevette pra arrancar caixa.
Sugestão: padronize sua caixa de marcha e faça capas secas para os modelos mais "tradicionais" de motores de jeep: GM151 (e todos GM III), AP, BF.
Abraço e boa sorte!
Meu Nome é Renan, Tenho Um Cj3a 51 E Tenho A Intenção De Produzir Chassis Para Cjs Assim Como Uma Nova Caixa De Câmbio (com Overdrive ) Bem Como Uma Caixa De Transferência Com Redução Maior (4:1). Estes Equipamentos Tem Como Característica Principal Sua Adaptabilidade Aos Conjuntos Mecânicos Usados Aqui No Brasil, Tendo Como Base Empresas Norte-americanas ( Novak, Advance Adapters, Afw Entre Outras Que Ofertam Produtos Similares ).
Trabalho Com Projeto E Construção Mecânica, Dou Aula No Senai Há Mais De 11 Anos, Inclusive Usinagem Cnc E Por Isso Peço A Opinião De Todos Sobre A Possível Aceitação Destes Produtos E Demanda.
Idéias, Serão Bem Vindas. Peço Isto Pois O Investimento Para Tal é De Razoável Monta E Uma Pesquisa De Mercado Deve Ser Feita Antes De Passos Desse Porte.
Agradeço Desde Já A Atenção Despendida
Renan
Tem prototipo rodando ?
Prezado... eu acho incrível que a sua idéia não tenha rendido mais replies nesse forum. Eu tenho um CJ-5 1959 desde junho deste ano - meu primeiro Jeep -, e o que mais gostaria de ver seria uma caixa com overdrive. Mas todas as opções envolvem adaptações nem sempre simples, e a maioria parece não perceber a vantagem que seria ter um Jeep em que fosse possível preservar a força, e ainda permitir menos esforço do motor no asfalto, privilegiando a economia. Colocaram na cabeça que Jeep e economia de combustível são coisas incompatíveis. Eu adoraria ver você desenvolvendo esses teus projetos, e provavelmente seria cliente das tuas soluções. Tenho uma sugestão... já me disseram que não dá, mas não explicaram porque: não é possível pegar a caixa 4 marchas que equipou os CJ com motor OHC e alterar as relações das marchas, de modo a obter-se uma 4a. com overdrive (0,750 por exemplo), e as outras tres primeiras marchas com relação igual ao câmbio de três marchas ? Esse tipo de caixa num CJ com diferencial 5,38 seria o bicho, não ? AO CONTRÁRIO DOS OUTROS... EU ESTOU TORCENDO POR VOCÊ NESSA EMPREITADA, E DOIDO PARA PODER USUFRUIR DOS RESULTADOS.
Jucelino F Teixeira.
fabiano carraro
22/12/2007, 21:14
:pensativo:Sinceramente faça isto em parceria com algum "chines",e lá nao aq......,ai sim talves tenha algum retorno de $$$$$ + esqueça a ideia de fazer chassis (o futuro pra trilhas sera tubular!!!!!!),entao nao invista nesta parte,ja o negocio de cambios tambem acho complicado (o ideal seria fazer algo do tipo CVT ),ja a parte da reduçao adoraria possuir uma "atlas nacional",mas tem que lembrar que a reduçao do jeep ja é bastante eficaz pra maioria do tipo de trilha que possuimos no brasil(talvez uns 20%,a mais seria o ideal!!!!!!) entao ,acho que ç tiver :DINHEIRO,TEMPO,CONHECIMENTO TECNICO,E PACIENCIA PRA ERRAR E CORRIGIR ,deveria investir em pontas de eixo mais resistentes,e "munhoes com reduçoes" tipo portal,igual ao dos UNIMOG/PINGZAUER/ATREX,e por que nao o sistema da KOMBISSAURO ,ai sim o mercado nacional teria algo que faria a "diferença" e nao dependeria de tantas outras adptaçoes ,visto que poderiamos usar pneu "comuns" em jeeps "comuns" (QUE É ONDE ESTA A GRANA NESTE RAMO), teriamos varias vantagens,como um grande vao livre do solo ,vao livre "real" devido ao afastamento do bojo do diferencial,altura do centro de gravidade proporcional,maior largura auxiliando na estabilidade,etc,de lambuja ja vem a sua reduçao e como a reduçao ç daria no eixo os trancos das pegadas mais fortes seriam dispersados por ali mesmo poupando o restante do conjunto motriz,alguns anos atraz vi na alemanha uma VAM 4x4 da wolks que possuia tais PORTAIS e utilizava homocineticas !!!!,simplesmente perfeito pra o que temos aq no brasil (TRILHA com muito facao e barro), (tirando a ideia de ficar subindo em manilha só pra ver o carro capotar):mrgreen: acho que o que falta é justamente algo assim.EU COMPRO O PRIMEIRO.:concordo:
Rogério Barthy
25/12/2007, 21:08
Tenho um CJ-5 canbio de 3 mx e estava propenso a adquirir um kit AA para over drive, mantendo a caixa original e tendo somente a adaptação sem compromenter a viatura, mas... o preço é alto e me aconselharam a esquecer ou comprar uma outra caixa 5m.
Se for fabricar, adquiro um kit para mim.
Rogério
Caro Barthy. Que kit AA overdrive é esse ao qual você se refere, por favor ?
Tenho muitíssimo interesse em soluções overdrive para CJs.
Muito obrigado... Jucelino.
Rogério Barthy
26/12/2007, 10:43
Segue a descrição do Kit que me interessou, que é acrescido na saída da t-case onde seria acoplado a tomada de força para o guincho mecânico.
Part Number: 418315OD
Manufacturer: Advance Adapters
Fits Vehicle: Jeep
Advance Adapters Dana 18 3.15:1 Gears with Over Drive Transfer Case (For Saturn and Warn Overdrives)
Rogério
The Dana 18 kit fits large hole transfer cases only. This 4-gear kit require the shorening of the shift rod for internediate gear clearance. A slight amount of internal case grinding may be necessary. CJs 1965 and older will require the use of a case from either a 1966 to 1971 CJ, 1963 to 1979 Wagoneer/pickup (Dana 20), or a 1972 to 1979 CJ (Dana 20). If a Dana 20 T/C is to be used with the Dana 18 components, you will still be able to retain your stock driveshaft offset. For Warn and Staurn O.D. owners, we offer a complete gear set to retain your overdrive using the 3.15:1 low gears. We also offer just the Saturn overdrive bowl gear if you have already obtained your low gear set.
--------------------------------------------------------------------------------
418315OD - Dana 18 3.15:1 Gears with Over Drive Transfer Case $750.95
418315OD - Dana 18 3.15:1 Gears with Over Drive Transfer Case
Rogério Barthy
26/12/2007, 10:57
Segue foto do dispositivo instalado na caixa e t-case.
Rogério
Skull Crusher
26/12/2007, 14:14
Desde já agradeço a atençao despendida! E obrigado tanto à aqueles que torcem para dar certo como para aqueles que desisstimulam pois isto serve ainda mais para que me mantenha firme e determinado no que proponho a fazer. Tudo neste Universo tem um princípio e um fim. Muitos de nós fazem uso de equipamentos, máquinas e dispositivos que foram um dia uma semente de pensamento e genialidade e porque não dizer ingenualidade na cabeça de seus criadores e dos "melhoradores" que se dispuzeram a aperfeiçoar o que já havia.
Prometo postar aqui avanços de a quanto anda o projeto e tão logo tenha um protótipo postarei imagens e alguns dados. Este está na sua fase de desenvolvimento CAD/CAM.
Grande abraço à todos que tem esse vírus do fora-de-estrada nas veias!
Renan Ferraz Laurenti
Skull Crusher
26/12/2007, 15:28
Informo que por meio de redimensionamento do conjunto da transferência, foi possível uma redução de 4.769:1 e também uma relação "overdrive" de 0.892:1, tudo isto em um só conjunto mecânico. Em overdrive, seria equivalente a um alongamento de diferencial dos atuais 5.38 para 4.798 ( a relação comercial mais próxima seria 4.89 ). A caixa possui possibilidade de redução, overdrive e neutra, sendo também possível selecionar somente o eixo traseiro ou somente o eixo dianteiro, além da posição 4x4. Cabe ressaltar aqui que a seleção do eixo traseiro ou dianteiro pode ser feita tanto em reduzida quanto em overdrive, sendo que o usuário deve atentar para o fato de que na posição onde somente um eixo é selecionado, todo o torque é aplicado neste eixo e deve ser utilizada com bom senso por parte do piloto.
Abraços!
Renan Ferraz Laurenti
Rogério Barthy
26/12/2007, 15:40
Ficaremos no aguardo, e eu já estou na fila de espera para esse conjunto de transferência, já que necessito de uma overdrive para que a viatura possa andar mais solta pelas estradas, bem como a redução apliada para auxiliar em trilhas.
Rogério
Beto Lacerda
26/12/2007, 17:36
Informo que por meio de redimensionamento do conjunto da transferência, foi possível uma redução de 4.769:1 e também uma relação "overdrive" de 0.892:1, tudo isto em um só conjunto mecânico.
t-case nova né ..
ou por favor explique-nos ocmo vc conseguiu colocar 4.7 de redução dentro da dana18 original dos willys
[]'s
fabiano carraro
26/12/2007, 19:11
X 2:pensativo::concordo:
Rogério Barthy
27/12/2007, 22:32
Só para complementar, o valor de 3,1:1 é a maior redução que se consegue colocar em uma tcase willys, sem precisar fazer qualquer alteração na carcaça.
Como seria essa façanha ?????
Rogério
Marcos ET
28/12/2007, 13:50
E obrigado tanto à aqueles que torcem para dar certo como para aqueles que desisstimulam
Renan Ferraz Laurenti
Renan, saudações!
Cara, desestimular nao é bem o termo! nao pense assim!!! todos nós aqui já partimos para algumas empreitadas, algumas muito boas e outras totalmente suicidas! quando um colega fala pra vc tomar cuidado, pra vc ter paciencia, pra vc nao desanimar, nao é pra desestimular nao! qdo vc ouve uma destas é pq alguem já tentou algo parecido e por questoes diversas, gastou muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito $$ e tempo sem conseguir resolver o problema proposto. nestes casos, acho justo que estes mesmos colegas falem isso pra voce, NAO pra desestimular (repito), mas para que voce aproveite o erro dos outros e nao tenha que passar pelo mesmo caminho....
Toda vz que aparece uma idéia nova aqui, estamos todos dispostos a contribuir com o nosso melhor, e nos preocupamos com colegas como voce, quando falam que vao pelo mesmo caminho onde muitos "se quebraram"....
Entao, aqui vai o último conselho de 2007: "NAO DESANIME NUNCA!, APROVEITE OS ERROS DOS OUTROS PARA TRAÇAR O MELHOR DOS CAMINHOS, SEM TER QUE PEGAR AQUELES ONDE NÓS JÁ SABEMOS ONDE VAI DAR"....
Quanto as tuas inovações, eu tbem tenho algumas interessantes... inclusive quanto a um sistema de cambio "CVT" para Jeep, mas por total falta de $$ e tempo, jamais sairam do papel....
Quer uma idéia para Jeep com cambio de 5 marchas, diferencial central, tração 4x4 integrale uma certa economia de combustível? acho que eu tenho uma boa saída......
Feliz 2008 pra vc e para todos os amigos do fórum!
Espero que entenda oq disse com relação ao desestímulo....
Esse assunto está começando a ficar animado. Eu estava com medo de que o Renan se desestimulasse mas vejo que continua com o firme propósito de inovar. Se outros também podem contribuir nos projetos que ele quer realizar... então vamos todos trabalhar nesse sentido. Os resultados com certeza logo aparecerão. Me coloca na fila Renan...
Desde já agradeço a atençao despendida! E obrigado tanto à aqueles que torcem para dar certo como para aqueles que desisstimulam pois isto serve ainda mais para que me mantenha firme e determinado no que proponho a fazer. Tudo neste Universo tem um princípio e um fim. Muitos de nós fazem uso de equipamentos, máquinas e dispositivos que foram um dia uma semente de pensamento e genialidade e porque não dizer ingenualidade na cabeça de seus criadores e dos "melhoradores" que se dispuzeram a aperfeiçoar o que já havia.
Prometo postar aqui avanços de a quanto anda o projeto e tão logo tenha um protótipo postarei imagens e alguns dados. Este está na sua fase de desenvolvimento CAD/CAM.
Grande abraço à todos que tem esse vírus do fora-de-estrada nas veias!
Renan Ferraz LaurentiOla Renan Ferraz.........isso mesmo nunca desista......e eu ja me considero na fila, pois se os gringos fazem pq nós não né?Vá em frente aqui no forum tem mta gente para dar informações e dicas macetes....etc, e mais a sua capacidade ,q é a principal já começou certo.Renan tem mto mas mto jeep e pick-up willys rodando por esse Brasil.
Boa sorte e manda bala................................Estevam:cool:
E aí, Renan ?
Alguma novidade ?