PDA

Ver Versão Completa : Óleo para câmbio e diferencial.



Angelo Briganó
25/05/2004, 08:40
Pessoal,
Qual o óleo mais indicado para câmbio e diferencial para o Samurai ?

[]s

billj
25/05/2004, 09:02
Vai óleo SAE 75W-90 em todas as caixas............

Samurai_MOA
25/05/2004, 09:31
Conhço algumas pessoas q usam o oleo 90, mas não é adequado. O oleo indicado é o 75W90, que só existe sintetico e custa mais de R$ 20,00 o litro. Alguns dizem que dependendo do clima vc pode usar o 90 GL 5, que tem uns aditivos a mais e custa uns R$8,00 o litro, mas o melhor mesmo é o 75W90!

billj
25/05/2004, 09:39
Conhço algumas pessoas q usam o oleo 90, mas não é adequado. O oleo indicado é o 75W90, que só existe sintetico e custa mais de R$ 20,00 o litro. Alguns dizem que dependendo do clima vc pode usar o 90 GL 5, que tem uns aditivos a mais e custa uns R$8,00 o litro, mas o melhor mesmo é o 75W90!


Eu uso óleo sintético nas caixas do Spider......

R$ 20,00 / litro é barato quando considerar a vida útil e o valor de reposição das peças em questão. Tá falando em uns R$ 100 para protejer o seu investimento, IMNSHO vale a pena o gasto.

Agora, quando se fala de óleo de motor, a coisa muda. Alí o que fala mais alto é a frequência da troca, pois pouco adianta um óleo sintético rodando 20 mil KM com um filtro sujo. É muito melhor usar óleo comum, trocando ele e o filtro a cada 5.000 Km........

Abraços,

Eduardo Chaves
25/05/2004, 16:46
Bill,

O 75w90 é indicado para qq câmbio, transferência e diferenciais ?

[]'s...

billj
25/05/2004, 16:52
Bill,

O 75w90 é indicado para qq câmbio, transferência e diferenciais ?

[]'s...


De Suzuki este óleo é especificamente indicado para todos Para outras marcas, não sei. De quqlquer forma, por comodidade, eu uso este mesmo óleo em meus Danas........

Abraços,

Angelo Briganó
25/05/2004, 18:49
Valeu pelas dicas. Vou utilizar o 75W90. :wink:

[]s

Fabil
25/05/2004, 19:40
ae Bill e povo..

o Suzuki recomenda que alem de ser 75w90 , 80w90 e dependendo do clima até mesmo o 90 ( aqui no Brasil onde NAO neva, dá pra usar o 90) mas lembre-se que TODOS tem que ser API - GL5 !!!!
os oleos com calssificao API GL3 ou 4 NAO servem ( segundo a suzuki) e estao sao baratos, por volta de R$10,00 o litro.. enquando os GL5 ficam na casa dos R$20-35,00

T+

Samurai_MOA
26/05/2004, 08:43
Fabiano,

Que marca é essa do GL5? Vendo ele em minha oficina por R$ 12,00...
de R$ 20,00 - R$ 35,00 é a faixa de preço do 75W90, e é possível encontrar até mais caro, o da Castrol, por exemplo, o preço é R$ 50,00 o litro -> Preço pra revenda! :roll:

Fabil
26/05/2004, 18:31
aqui em BH numa loja que so vende oleos, vi os seguintes;

Texaco 90 GL5 - R$10,00
Texaco 80w90 GL3 = R$8,00
Texaco 80w90 GL5 = R$ 25,00
Motul 75w90 GL5 = R$34,00
Havoline 75w90 GL5 = R$30,00

T+
Fabiano

Rafael_Reis
27/05/2004, 00:22
aqui no Brasil onde NAO neva, dá pra usar o 90

Como assim não neva? Aqui neva sim!!! :lol:

Abraços do alto da serra gaúcha,

Fabil
27/05/2004, 15:45
ae Rafael..
veja bem; eu disse
"no Brasil onde nao neva"

o que vc entendeu...
"no Brasil QUE nao neva"
heheheh

[ ]' do prof. Pascoale.....heheh

rallgayer
28/09/2009, 15:13
Pessoal,

Estou atrás do óleo 75W90, que o manual do Samurai e do Grand Vitara recomendam para colocar nos diferenciais e caixas.

Pergunto a quem mora em Porto Alegre:

Onde encontro o tal óleo nesta cidade?

Abraços

Ricardo Allgayer

Samuka Shrek
29/09/2009, 22:31
Olá Pessoal, depois de uma longa procura por oléo para colocar no cambio do Samuka, achei o da Ipiranga - Ipergerol 75W90 - GL4 ... Foi difícil achar... Só achava o GL5, que NÂO serve para o câmbio e transferência, só serve para os diferenciais... Para câmbio e caixa de transferência, o manual da Suzuki diz para usar somente o GL4...

Como não achei de litro, comprei um balde de 20 Litros (isso mesmo 20). O balde saiu 210,00 reais + frete!!! Vou dividi-lo com mais três colegas que possuem Samuka aqui na cidade..

Mas veio uma dúvida: alguém poderia me dizer se ele é sintético, semi-sintético ou mineral????

Ainda, tem algum problema de ser mineral??? O manual não diz nada ser necessário o sintético.... O tempo de troca modifica???

Abraços a todos.... A quem quiser, posso passar o telefone do fornecedor da Ipiranga daqui da região....

fhilipe
06/06/2010, 00:23
sei que o topico é antigo,
no manual de minha tracker 2009 diz:
75w90 para transmissão e caixa de transferencia
80w90 para os diferenciais/eixo

mais nenhum lugar diz se é GL4 ou GL5. procurei no forum e fiquei confuso, cada um dizia que pode ser o GL5, outros tanto faz, e outros GL4.
entao achei isso no site da petrobras.

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?
R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.

Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5, entre outros.

A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.



deixando de lado a propaganda sobre os produtos da petrobras deu para entender.
transmissão GL4 e diferenciais GL5 fica ai as infos.

abs.

nanito
06/06/2010, 11:54
sei que o topico é antigo,
no manual de minha tracker 2009 diz:
75w90 para transmissão e caixa de transferencia
80w90 para os diferenciais/eixo

mais nenhum lugar diz se é GL4 ou GL5. procurei no forum e fiquei confuso, cada um dizia que pode ser o GL5, outros tanto faz, e outros GL4.
entao achei isso no site da petrobras.

22. Em relação a óleos para caixas de câmbio de automóveis, qual a diferença entre as especificações API GL-4 e GL-5? Existe algum problema em se usar o GL-5 ao invés do GL-4?
R: A especificação API GL-4 designa um serviço de engrenagens hipóides de carros de passageiros e outros equipamentos automotivos, operando sob condições de alta velocidade e baixo torque ou vice-versa. O produto da BR para esta aplicação é o LUBRAX TRM-4.

Já a especificação API GL-5 é designada também para engrenagens hipóides, operando sob condições de alta velocidade e cargas instantâneas (choque), situação encontrada em caixas de mudanças de caminhões e em eixos traseiros (diferenciais). Os produtos BR para esta aplicação são o LUBRAX GL-5 e o LUBRAX TRM-5, entre outros.

A utilização de um óleo API GL-5 na transmissão ao invés do GL-4 irá gerar problemas de engate e "arranhamento" durante a troca de marchas, comprometendo a vida útil da caixa de mudanças. Este problema é decorrente do maior teor de aditivos dos óleos API GL-5 em relação aos API GL-4, que acabam interferindo negativamente no funcionamento do mecanismo de sincronização das marchas.



deixando de lado a propaganda sobre os produtos da petrobras deu para entender.
transmissão GL4 e diferenciais GL5 fica ai as infos.

abs.
Amigo, no manual do meu Vitara diz que do tipo GL-4 seria para a T-Case e câmbio, enquanto que o GL-5 seria para os diferenciais traseiro e dianteiro.

Já dei uma boa procurada no GL-5 80W90 mas na minha cidade o mais comum é o GL-4 75W90.

Abraço!

Rodrigo da Conceiçao
06/06/2010, 12:25
Oleo Samurai

Quantos litros usa no diferencial :
no cambio :
e na reduziada :

Abraço

fhilipe
08/06/2010, 01:57
Amigo, no manual do meu Vitara diz que do tipo GL-4 seria para a T-Case e câmbio, enquanto que o GL-5 seria para os diferenciais traseiro e dianteiro.

Já dei uma boa procurada no GL-5 80W90 mas na minha cidade o mais comum é o GL-4 75W90.

Abraço!


é isso mesmo. me enrolei todo.

GL4 é para caixa de transferencia e transmissao
GL5 para diferenciais dianteiro e traseiro.

no manual do tracker 2009 vem o seguinte
75w90 ou 80w90 (o 75w90 vem de fabrica) tem que ser GL4
80w90 diferenciais tem que ser GL5

no manual da tracker GM não vem dizendo nada de GL4 ou GL5 .... é uma merda mesmo
alias o que o pessoal costuma fazer ou recomenda ? trocas em quantos km ? 20 , 30 ou 40mil km ?

rogeriomasih
12/08/2010, 09:30
Tb estou tendo dificuldade para encontrar óleo 75w90 GL4. Acabei utilizando um 80w90 que se propõe a atender GL4 e GL5.

É o Dynadrive 80w90: http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TDS_Dynadrive_80W90_Brasil_10062004.pdf

Aguém conhesse esse óleo? é realmente recomendado?
qual seria outra alternativa para caixa de marcha e ct?


Olá Pessoal, depois de uma longa procura por oléo para colocar no cambio do Samuka, achei o da Ipiranga - Ipergerol 75W90 - GL4 ... Foi difícil achar... Só achava o GL5, que NÂO serve para o câmbio e transferência, só serve para os diferenciais... Para câmbio e caixa de transferência, o manual da Suzuki diz para usar somente o GL4...

Como não achei de litro, comprei um balde de 20 Litros (isso mesmo 20). O balde saiu 210,00 reais + frete!!! Vou dividi-lo com mais três colegas que possuem Samuka aqui na cidade..

Mas veio uma dúvida: alguém poderia me dizer se ele é sintético, semi-sintético ou mineral????

Ainda, tem algum problema de ser mineral??? O manual não diz nada ser necessário o sintético.... O tempo de troca modifica???

Abraços a todos.... A quem quiser, posso passar o telefone do fornecedor da Ipiranga daqui da região....

mauricio rodrigues
14/03/2011, 16:26
Samurai 97 óleo câmbio e diferencial
PESSOAL ESSE ASSUNTO MUITO ME INTERESSA... !!

BEM, PODERIAM ME AJUDAR POR FAVOR....... FIZ PREVENTIVAMENTE A TROCA DE ÓLEO DO CÂMBIO, CAIXA DE REDUZIDA E DO DIFERENCIAL TRASEIRO DO MEU SAMURAI 1.300cc mecânico 1997.

O CARA DA TROCA DE ÓLEO COLOCOU:

01 - CÂMBIO E CAIXA DE REDUZIDA - 75W80 GL4
02 - DIFERENCIAL TRASEIRO - 80W90 GL4

...QDO. FUI OLHAR O MANUAL VI QUE O CORRETO SERIA:

01 - CÂMBIO E CAIXA DE REDUZIDA - 75W90 GL4
02 - DIFERENCIAL TRASEIRO - 80W90 GL5


EU DEVERIA TER LIDO O MANUAL ANTES:parede:....MAS AGORA JÁ FOI, SERÁ QUE ESSA DIFERENÇA DÁ ALGUM PROBLEMA?? SERIA MELHOR ESGOTAR TODO ÓLEO E POR O TIPO QUE ESTÁ NO MANUAL??? VAI DAR MAIOR GASTO NOVAMENTE...
EU LIGUEI PRO GERENTE DA TROCA DE ÓLEO, E ELE DISSE PRA FICAR TRANQUILO QUE ESSA DIFERENÇA NÃO COMPROMETE O FUNCIONAMENTO (SERÁ?)

ABÇS

fhilipe
16/03/2011, 01:09
post 15 e 18 tem um texto sobre o GL4 e GL5
prefiro sempre seguir o correto, sempre penso que se existe 2 tipos é pq alguma coisa deve interferir a longo prazo.
tive dificuldade de achar o 75w90 pra caixa e cambio, dai coloquei o 80w90 GL4

abs.

lacombe
18/03/2011, 21:03
Aquele Molycote de Cambios é bom ? Alguem já colocou ? Eu comprei na Voli aqui em SP e estava pensando em colocar.. é super concentrado.. no motor eu uso um deles ( que aliás é super caro ) mas é muito bom, recomendado por vários mecânicos, pois não deixa arranhar os pistões do motor e além disso se um dia acabar o óleo do carter, ele não frita o motor..

marcos roth
11/04/2011, 13:47
no grand vitaraIII o oleo do diferencial e o 80w90 gl-5, utiliza 1 l na frente e 1l atraz. na aoutorizada eles querem trocar com 40mil km, sera q isto realmente e necessario, nas pajero se troca com 80mil. estou na duvida se troco agora ou mais p frente.

um abraço,
marcos

Elmer_Jeep
26/08/2011, 15:42
Srs, to com um samuka 97 parado aqui na oficina desde 2009 e finalmente o dono resolveu comprar as peças, ja estamos finalizando o trabalho e pelo que já pesquisei neste e em outros topicos o óleo recomendado pra cambio e tcase é o 75w90 GL4 e pros diferenciais 80w90 GL5 gostaria de saber qual a quantidade de óleo no cambio, Tcase e nos dois diferenciais.

Outra coisa, pelo que vi aqui o trazeiro parece ser LSD.

[]'s

geraldo botelho
28/08/2011, 19:24
é quase um litro e meio em cada diferencial

geraldo botelho
28/08/2011, 19:30
esse negócio de óleo é um caso sério.
tenho um conhecido que trabalhou na petrobrás (eng. mecânico) e ele tem um caminhão mercedinho e ele só usa óleo ATF que serve pra transmissão automática e direção hidráulica. eu não tenho coragem.
alguém se habilita?

GSC
24/09/2011, 09:32
Pessoal,

Ainda não estou certo deste assunto. Tem sido difícil encontrar este óleo até aqui no Rio. Tenho visto o Lubrax Gold semi-sintético 75W90 API GL5, mas ele fala que também atende GL4. Será que posso usá-lo na caixa de transferência e transmissão, alguém tem feito isso? Aliás, opreço aqui varia de 26 e pouco a 30 por litro.
Para diferencial não tenho conseguido encontrar o 80W90, nem nas lojas mais especializadas, estou quase pensando em colocar o 90 mesmo, que se encontra em qualquer birosca e é permitido pelo manual do GV. O que acham?
Abraço!

RevS
24/09/2011, 10:37
Srs, to com um samuka 97 parado aqui na oficina desde 2009 e finalmente o dono resolveu comprar as peças, ja estamos finalizando o trabalho e pelo que já pesquisei neste e em outros topicos o óleo recomendado pra cambio e tcase é o 75w90 GL4 e pros diferenciais 80w90 GL5 gostaria de saber qual a quantidade de óleo no cambio, Tcase e nos dois diferenciais.

Outra coisa, pelo que vi aqui o trazeiro parece ser LSD.

[]'s

LSD é aquele bloqueio parcial igual o do Troller? se for acredito nao ser original....ai gostaria de saber como foi feito...

avohai
16/07/2015, 10:20
Pessoal, a respeito da dificuldade de encontrar um GL4 80w90 mineral, depois de muito rodar, acabei encontrando o 80w90 GL4 da Mobil (mineral) pra minha Tracker num fornecedor em Santa Rita do Passa Quatro/SP. Segundo ele, o óleo tem fornecimento regular.