Conectar

Ver Versão Completa : Ford Explorer - 4X4 ou 4x2 - Automatica ou Manual - ???

kler
29/10/2007, 11:06
Bom dia pessoal, sou novo aqui no Forum, estou querendo comprar um Ford Explorer, você podem me orientar quanto a algumas duvidas. Estou querendo um Ford Explorer entre os anos 95 e 97 , minha duvida é a seguinte, meu uso sera mais na Cidade/Estrada, terra vou pegar pouco, Qual a melhor compra, 4X4 ou 4x2 ? E qual cambio, Automatico ou Manual ? E qualquer outra sugestão e dicas a respeito da Explorer tambem é bem vinda.:concordo:

luizricon
29/10/2007, 11:31
Salve, camarada!

Estou completando um mês com a minha Explorer.
É uma XLT 4.0 4x2 manual, ano 96/97
No meu caso, como o carro é importado dei preferência a um modelo mais "básico", sem o 4x4 e sem câmbio automático.
Ela tem aguentado bem o tranco (tenho botado ela na estrada todo fim de semana).
Só surgiu um probleminha porque ela tem GNV e tenho tido problemas de perda de potência e superaquecimento na estrada com ar ligado.
De resto, o carro é SHOW!
Recomendo - e muito - a compra!!!!!
abraços,
Luiz Ricon
Rio de Janeiro

kler
30/10/2007, 09:19
Ninguem mais tem opniões ???

Márcio T
30/10/2007, 10:03
Olá, Kler.

Use a ferramenta de pesquisa aqui do fórum. Com certeza você vai encontrar respostas para suas dúvidas e muitas opiniões sobre o assunto.

Um abraço.

Márcio

kler
30/10/2007, 10:48
Já usei, porem não achei nada que se refere especificamnete na comparação entre 4X4 ou 4x2 - Automatica ou Manual.
Resumindo melhor o que queria saber é, se a 4x4 é muito melhor que a 4x2, se ha diferença de consumo de uma para outra, enfim qual compensa mais. E quanto ao cambio, sei que o automatico com certeza a manutenção é mais cara, e pesquisando vi que é um cambio bom que não quebra facil, minha principal duvida é se ele não é muito fraco em uma ultrapassagem por exemplo. porque em um manual você pode reduzir uma marcha e ter uma retomnada maior em uma ultrapassagem e no automatico, ela não fica muito xoxa?

Leo - Beethoven
30/10/2007, 11:14
Kler, tudo depende do uso a que se destina e o seu bolso.

Se vai fazer umas "bagunças" na terra mesmo que de vez em quando, o melhor seria uma 4x4. Se não a 4x2 tá de bom tamanho.

Agora, automática é fundamental. Só quem já andou em uma automática sabe do que estou falando.

Abs.

kler
30/10/2007, 11:34
Kler, tudo depende do uso a que se destina e o seu bolso.

Se vai fazer umas "bagunças" na terra mesmo que de vez em quando, o melhor seria uma 4x4. Se não a 4x2 tá de bom tamanho.

Agora, automática é fundamental. Só quem já andou em uma automática sabe do que estou falando.

Abs.

A automatica responde Bem ? não é muito xoxa na estrada ?

Leo - Beethoven
30/10/2007, 17:12
A automatica responde Bem ? não é muito xoxa na estrada ?

Não tem a menor razão de ser xoxa, ainda mais na estrada....aliás, na estrada, onde se usa o OD (over drive) o que seria a 5a. marcha no manual (em linhas gerais) é a mesma coisa. Aliás, quando um câmbio automático está desgastado, as primeiras marchas é que apresentam maior desgaste e aí sim a tendência seria ficar "xoxa"...
Um câmbio auto em bom estado e bem cuidado além de ter uma durabilidade incrível e controle do carro nas trilhas excelente, o conforto no trânsito é insuperável.

Posso até trocar de carro, mas hoje não abro mão de que ela seja automático.

Abs.

kler
01/11/2007, 20:58
E ai pessoal ninguém mais tem opiniões ? ? ?

Márcio T
01/11/2007, 23:58
Olá, Kler.

4x4 ou 4x2? Como o Leo falou, depende do uso. Se há dúvida, é porque não há necessidade, não é? ;) Então, passa a ser um "acessório". Quanto ao custo, discordo do Leo, pois não vai variar muito - nem no preço de compra, nem no de manutenção. Encaro da seguinte forma: Pode ser que não precise, mas é ótimo saber que está lá em caso de necessidade:concordo:. Opinião: 4x4.

Automática ou manual? Não acho que a manutenção do câmbio automático é mais cara, acho mais difícil. Somente por causa da falta de mão de obra especializada (conhecimento + experiência + equipamentos). O custo do diagnóstico errado no câmbio manual é bastante inferior ao do câmbio automático (um atuador de embreagem "condenado" por um mau diagnóstico é bem mais barato que um conversor de torque). Por outro lado, a freqüência de trocas de peças é bastante menor no automático. Se o câmbio estiver legal, é só troca de óleo/filtros a cada 50.000 Km. Talvez uma "geral" nos 150.000 Km. Opinião: Automática. Para uso com GNV, acho que as Explorer até 95 "encaram" melhor. Os câmbios automáticos da série 4R55/5R55 tem muita eletrônica e o uso do GNV pode comprometer a performance e a vida útil.

minha principal duvida é se ele não é muito fraco em uma ultrapassagem por exemplo. porque em um manual você pode reduzir uma marcha e ter uma retomnada maior em uma ultrapassagem e no automatico, ela não fica muito xoxa?

O câmbio automático sempre seleciona a marcha adequada para a solicitação de esforço e a rotação do motor. E, se o acelerador for pressionado até o fundo (quick-down), o controlador entende que é uma emergência e reduz de marcha imediatamente. Pode acreditar: O câmbio automático "escolhe" marchas melhor que a grande maioria dos motoristas. Mas é melhor você experimentar p'rá comprovar.

Tô com o Leo: "Posso até trocar de carro, mas hoje não abro mão de que ela seja automático." Humm :pensativo:, pensando bem, não troco nem de carro.

Boa sorte.

Márcio

kler
02/11/2007, 16:24
Olá, Kler.

4x4 ou 4x2? Como o Leo falou, depende do uso. Se há dúvida, é porque não há necessidade, não é? ;) Então, passa a ser um "acessório". Quanto ao custo, discordo do Leo, pois não vai variar muito - nem no preço de compra, nem no de manutenção. Encaro da seguinte forma: Pode ser que não precise, mas é ótimo saber que está lá em caso de necessidade:concordo:. Opinião: 4x4.

Automática ou manual? Não acho que a manutenção do câmbio automático é mais cara, acho mais difícil. Somente por causa da falta de mão de obra especializada (conhecimento + experiência + equipamentos). O custo do diagnóstico errado no câmbio manual é bastante inferior ao do câmbio automático (um atuador de embreagem "condenado" por um mau diagnóstico é bem mais barato que um conversor de torque). Por outro lado, a freqüência de trocas de peças é bastante menor no automático. Se o câmbio estiver legal, é só troca de óleo/filtros a cada 50.000 Km. Talvez uma "geral" nos 150.000 Km. Opinião: Automática. Para uso com GNV, acho que as Explorer até 95 "encaram" melhor. Os câmbios automáticos da série 4R55/5R55 tem muita eletrônica e o uso do GNV pode comprometer a performance e a vida útil.

O câmbio automático sempre seleciona a marcha adequada para a solicitação de esforço e a rotação do motor. E, se o acelerador for pressionado até o fundo (quick-down), o controlador entende que é uma emergência e reduz de marcha imediatamente. Pode acreditar: O câmbio automático "escolhe" marchas melhor que a grande maioria dos motoristas. Mas é melhor você experimentar p'rá comprovar.

Tô com o Leo: "Posso até trocar de carro, mas hoje não abro mão de que ela seja automático." Humm :pensativo:, pensando bem, não troco nem de carro.

Boa sorte.

Márcio

Valeu Marcio, esclareceu bastante. Quanto o uso do GNV, para mim não importa muito pois não vou usar GNV, aqui na minha região não temos posto com GNV, o mais proximo é em Londrina que fica a 100 KM, então fica dificil.

kler
06/11/2007, 15:52
Up! Up! Up!

kler
14/11/2007, 16:39
Up ^^^^^^^

Amaury
14/11/2007, 17:33
A Ford Explorer é um carro bom e muito confortável com cambio automático, porém.....quando o cambio dá problemas se prepare, a conta vai ser muito alta.
A minha quebrou a cinta da ré, só aí fiquei sabendo que é um defeito bastante comum nos cambios automáticos das Ford Explorer. Pior não há prevenção para esta quebra e a conta é salgada.

Quanto ao GNV - troquei o kit gás por um de 5. geração. O carro ficou muito melhor, mais ágil e produz uma economia de combustível pequena em relação ao kit anterior. Não tenho saudades do kit anterior, apesar do custo da troca.

klaus motta
14/11/2007, 17:58
Caro amigo tenho uma explorer 94 4x4 a quase 2 anos se vc ler o tópico postado por mim vai ver que tomei uma surra no defeito do câmbio.Porem se tiver que trocar de carro algum dia com certeza vou querer outro automatico é sem comparação com o mecânico.Outro palpite esquece a 4x2 o custo é quase o mesmo sendo que se algum dia vc atolar vai ter voltade de martelar o saco de raiva de não ter uma tração.Se vc quiser um carro de manutenção barata e que não vai lhe dar problemas compra uma uno básica zero.Do contrario é bom fazer amizade com o dono do botequim ao lado da oficina.É um otimo pretesto para a patroa falar que vai dar uma olhada em um barulhimho que apareceu.
abraços
klaus

Cabeçote Oco
22/11/2007, 20:03
Caro amigo,

kler
23/11/2007, 18:33
Caro amigo,

???????????

jaws
18/02/2008, 18:31
Amigos, tenho uma explorer 96/automática 4x2, é muito bom acelerar o v6 e deixar o cambio automático trabalhar é muito confortavel, mas para quem nunca teve " um " é preciso se acostumar a dirigir sem dó de pisar fundo quando precisar de uma resposta rapida de aceleração, com o tempo vc vicia e não quer mais saber de cambio manual.
Quanto a tração nas quatro, faz muita falta, não troquei a minha 4x2 ainda por uma 4x4 porque ela esta muito bem cuidada e não uso muito ela na terra mas tenho uma dúvida? :pensativo: Ela esta calçada com pneus wrangler rt e outro dia não consegui subir uma rampa de terra umida para ter acesso a uma praia em Ilha Bela, mesmo embalando não teve como, a dúvida é: se coloca-se pneus mais indicados para terra, mesmo só com tração 4x2 teria um melhor desempenho ou só ganharia mais ruído quando rodar no asfalto? ôôô dúvida cruel, mas quando tinha um jeep 63 4x4 6cc me lembro que só usava a tração nas quatro quando a encrenca era brava!!!, apesar de ele ser mais leve e ter pneus originais finos e cravudos do jeep. Um abraço, Obrigado

kbral
24/07/2008, 02:16
Ola,

Sou um recem proprietário de uma explorer 93 automatica, estou me adaptando ainda no momento, precisando dar uma averiguadas na suspensão pois estou achando-a boba em buracos.. bom enfim..

a real duvida e que gostaria de saber duas coisas:

A suspensão onde devo realizar uma boa AVALIAÇÃO da danada? mesmo por que tenho intensão de pegar OFF-ROAd com ela, com isso o cambio automático para esse fim como fica, pois ja pensei em troca-la por uma 4x4 manual.

obrigado

Trilhoteiro
09/09/2009, 19:02
Pessoal, aproveitando o tópico antigo...

Estou pensando em comprar uma Explorer, e obviamente será 4x4. Aqui em Goiânia já é possível encontrar Ex 95 por 18.000,00 ou menos para as mais ruins (já vi por 16.000,00), pois estão bem encalhadas no mercado, porém sou um admirador do modelo. Gosto do conforto e de poder andar por estradas ruins (não trilhas).

Quero adaptar um kit para rodar flex (gas e/ou alcool), pois gosto de rodar bastante em viagens longas, e o consumo não é o mais importante mas tb não pode ser totalmente descartado. Não procuro por economia (não gosto de carro 1.0), apenas otimizar o consumo dentro do razoável e do equilíbrio custo/benefício.

Minha dúvida maior é com relação ao câmbio mesmo. Já tive carros automáticos e realmente são maravilhosos mas como rodo entre GO e o MT, fico com a pulga atrás da orelha relacionado as questões abaixo:

1) Existe como me certificar que o câmbio automático está bom antes da compra?

2) Câmbio automático consome muito mais combustível do que o manual?

3) Cambio manual é exatamente o mesmo da Ranger V6?

Agradeço aos amigos pelo apoio!

Sds

Daniel

DHMesquita
30/09/2011, 18:16
Pessoal ... Tenho uma XLT 4.0 V6 4X4 94 .. e agora o cambio esta como se patinasse, vc engata e acelera e não responde , somente quando eu acelero muito +/- 3.000 RPM é que lea dá um tranco e anda .. Oque pode ser ? Ahh ela é automática ...

andreams
21/12/2011, 23:12
olá amigos, gostaria de tirar uma duvida sobre cambios da explorer 4x4 automatica e 4x2 automatica, é o mesmo cambio?, pois vou adquirir uma 97 4x4 automatica com problemas no cambio e tenho o cambio de uma 4x2 automatica aqui, gostaria de passar esse cambio na 4x4 é possivel?