Conectar

Ver Versão Completa : Jimny-Desligo ar e motor acelera.

cpc
29/10/2007, 10:36
Olá pessoal, meu Jimny é 2002/3, com 45000km e não faço trilha.
Faz uma semana que quando desligo o ar condicionado o motor acelera até 1500rpm e para voltar ao normal tenho que desligar e ligar novamente
o motor do carro.Alguem já teve problema semelhante? Tem alguma coisa a ver com o ar condiciado...será que um profissional de Ar resolveria o problema?Muito Obrigado:(

alvaro.jrc
05/11/2007, 03:59
Faz uma semana que quando desligo o ar condicionado o motor acelera até 1500rpm e para voltar ao normal tenho que desligar e ligar novamente
o motor do carro.Alguem já teve problema semelhante? Tem alguma coisa a ver com o ar condiciado...será que um profissional de Ar resolveria o problema?Muito Obrigado:(

Possivelmente seja o sensor de rotação a maioria dos jimnys já tiveram problema nele, é só trocar e pronto, acabou o problema. :grin:

MUTS
05/11/2007, 12:50
normalmente é normal o carro acelerar automaticamente quando é ligado o ar, principalmente os motores mais fracos (1.0, 1.3) para gerar mais energia para o funcionamento do ar..

Pai do Pedro
05/11/2007, 14:30
Possivelmente seja o sensor de rotação a maioria dos jimnys já tiveram problema nele, é só trocar e pronto, acabou o problema. :grin:

Acho que o sensor de rotação só dava problemas em Jimnys até 2000, não?
Uma coisa é certa, tive problemas de bateria e até a rotação do meu carro ficou maluca nesse período.
Outra coisa que pode gerar esse tipo de problema é gasolina ruim e/ou sujeira nela.
sds.

Joao Baeta
05/11/2007, 14:51
:arrow:Ano 98/99 com motor OCH... Que era sensor de rotação que "morria" ao N!

Pai do Pedro
05/11/2007, 15:21
:arrow:Ano 98/99 com motor OCH... Que era sensor de rotação que "morria" ao N!

E aí João, vai comprar o jimny lá de Campos?
Tem, um preto 2001 vendendo numa loja aí por 28K (acho que numa loja de Niterói)
Abs.

n0gs
05/11/2007, 15:35

E ae amigão... já tive esse problema dá uma olhada nesse tópico que deve te ajudar... ABS!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31993&highlight=motor+fora+ponto

ricardo sabóia
05/11/2007, 16:46
Amigo,acho pouco provável ser o tão famoso "sensor de rotação" bichado ! Pode ser tanta coisa;sujeira no TBI,gasosa ruim,etc,etc,...Se possível,descubra onde fica a válvula que regula a rotação do A/C p/ver se tá legal.Outra coisa galera,o problema no sensor de rotação do virabrequim,só aparece nos jimnys com motor DOHC(dois comandos) que são os modelos importados de acima de 2000/2001,e quem me disse isso c/absoluta certeza, foi o técnico da suzuki na época em que troquei o meu sensor,e isso foi em Fev/2003(a suzuki ainda estava por aqui) !

Abs, Ricardo.

TMorais
05/11/2007, 17:14
Amigo,acho pouco provável ser o tão famoso "sensor de rotação" bichado ! Pode ser tanta coisa;sujeira no TBI,gasosa ruim,etc,etc,...Se possível,descubra onde fica a válvula que regula a rotação do A/C p/ver se tá legal.Outra coisa galera,o problema no sensor de rotação do virabrequim,só aparece nos jimnys com motor DOHC(dois comandos) que são os modelos importados de acima de 2000/2001,e quem me disse isso c/absoluta certeza, foi o técnico da suzuki na época em que troquei o meu sensor,e isso foi em Fev/2003(a suzuki ainda estava por aqui) !

Abs, Ricardo.

Somente para reforço também tive que trocar o sensor de rotação do meu jimny 2002/2003 (e este era motor DOHC).

cpc
06/11/2007, 19:32
Caramba...e onde fica esse sensor de rotação, como faço para testa-lo e onde compro...bem barato?
Abraço:?

TMorais
06/11/2007, 22:34
Primeiro vc tem que ter certeza que e o bendito sensor... faça um teste: Ande que o jimny entre 80 a 90km/k por um certo período e se começar a cortar a aceleração (como se o carro estivesse engasgando), o ponteiro do conta-giros vai ficar ocilando e vc perde toda a aceleração até o carro parar....(ocorrendo isso espere um pouco com ele desligado que minutos depois dá para ligá-lo só que vc só deve dirigir ele com velocidade abaixo de 80km/h.) Este é o sintoma do sensor de rotação f%#@do! aí só trocando mesmo.. procure uma oficina que tenha trabalhado com suzuki ou que tenha experiencia para efetuar a troca.. não leva 5 minutos para trocá-lo! Valor fica entre 300 a 340,00! Paguei no meu ano passado 345,00 já no lugar. Agora de vc andar sempre abaixo de 80km/h este sintona do sensor, mesmo estando avariado, não aparece o que mencionei acima..

Veja e peça orçamento:

www.suzucar.com.br

www.carrera.com.br

Verifique o tópico : Peças e adaptações para Jimny que tem mais informações e locais que vendem peças..

Abraços,

alvaro.jrc
07/11/2007, 00:34
Primeiro vc tem que ter certeza que e o bendito sensor... faça um teste: Ande que o jimny entre 80 a 90km/k por um certo período e se começar a cortar a aceleração (como se o carro estivesse engasgando), o ponteiro do conta-giros vai ficar ocilando e vc perde toda a aceleração até o carro parar....(ocorrendo isso espere um pouco com ele desligado que minutos depois dá para ligá-lo só que vc só deve dirigir ele com velocidade abaixo de 80km/h.) Este é o sintoma do sensor de rotação f%#@do! aí só trocando mesmo.. procure uma oficina que tenha trabalhado com suzuki ou que tenha experiencia para efetuar a troca.. não leva 5 minutos para trocá-lo! Valor fica entre 300 a 340,00! Paguei no meu ano passado 345,00 já no lugar. Agora de vc andar sempre abaixo de 80km/h este sintona do sensor, mesmo estando avariado, não aparece o que mencionei acima..

Veja e peça orçamento:

www.suzucar.com.br (http://www.suzucar.com.br)

www.carrera.com.br (http://www.carrera.com.br)

Verifique o tópico : Peças e adaptações para Jimny que tem mais informações e locais que vendem peças..

Abraços,

O que eu acho mais bonito é o quanto essa galera 4x4 é prestativa, o cara entra no forum perde um tempão escrevendo um texto da gota só pra ajudar um outro jipeiro atolado. :grin: Chega dá orgulho em ter jipe!!!!

Mas Voltando ao problema.....

Possíveis causas:
-Cabo de vela ou vela;
-Bobina; (menos provável por estaria cortando força enquanto anda)
-Injeção suja (gasolina tupiniquin);
-Sensor de rotação (considerando o histórico do jimny esse é um dos mais prováveis);

[]s a todos!

ricardo sabóia
07/11/2007, 15:52
Hoje em dia, todo carro com ar-condicionado tem algum dispositivo p/compensar a queda de rotação provocada compressor,então seu problema deve estar aí ! Bobina,vela,etc,provocam outros sintomas,geralmente cortando o motor com aumento de giro,defeito típico do sensor de rotação também.Mas não desanime,vamos continuar tentando te ajudar,afinal a galera do fórum é muito prestativa !

Abs, Ricardo.

n0gs
07/11/2007, 16:10
Hoje em dia, todo carro com ar-condicionado tem algum dispositivo p/compensar a queda de rotação provocada compressor,então seu problema deve estar aí ! Bobina,vela,etc,provocam outros sintomas,geralmente cortando o motor com aumento de giro,defeito típico do sensor de rotação também.Mas não desanime,vamos continuar tentando te ajudar,afinal a galera do fórum é muito prestativa !

Abs, Ricardo.

Pois é... eu já tive o mesmo problema, só q no meu vitara...
o problema estava na solenóide do ar condicionado (Dispositivo para compesar a queda de rotação provocada pelo compressor), pelo que eu conheço TODOS os carros equipados com ar-condicionado tem isso... acho q esse sensor de rotação aih é o caminho mais difícil...

ABS...

alvaro.jrc
29/11/2007, 20:27

Resolveu o problema do carro???

cpc
03/12/2007, 08:51
Olá pessoal,o problema da marcha lenta acelerada no meu Jimny ainda não
acabou.Agora ligo o motor e as vezes vai até 1000rpm e cai para 750...depois de andar um pouco e parar a rotação fica em 1500rpm e até 1800 e as vezes ligo e fica normal...dá uma subida e cai para 750.Desconectei tudo que podia e botei spray limpa contatos.Na entrada de ar coloquei o tal "limpador de entrada de ar"...e nada.tirando esse problema da rotação da lenta todo o resto está normal,o motor funciona perfeito em qualquer velocidade,sem nenhuma alteração.Ainda não encontrei alguem que tenha feito em casa o Check Engine...não sei onde coloca o fusível para fazer a leitura.Vou rodando assim e quando começar
a soltar fumaça de algum lugar eu descubro, pois não confio em mecânico daqui de Jaraguá do Sul.Os caras ficam espetando todos os fios do motor e não acham nada...
Abraços

cpc
10/12/2007, 17:58
Boas moçada, ainda não resolvi o problema da lenta
acelerada no Jimny. Liguei para um mecânico "bom",
lá em Fortaleza, que me disse o problema ser na
válvula EGR..carbonizada.Tirei eu mesmo a tal válvula
(demorou 5 horas só pra tirar), limpei com Car80, mais
2 horas e montei...NADA! A coisa continua...soltei todos os conectores,botei spray limpa contatos e nada..!O problema
só aparece na lenta,pois andando está normalzinho; não engasga,
não tosse, sem problemas em alta rotação. A luz do Check Engine
tambem não acende então entendo que não há problemas com sensores.Se alguem conhece um mecânico BOM,experiente em
sistema do Jimny,e puder me informar agradeço muito.Moro em
Jaraguá do Sul-SC mas o mecânico pode ser de qualquer lugar
e pode cobrar a consulta,claro.Um mecânico experiente em Jimny's poderia orientar à distância e só assim vamos descobrir o que é.
Abraços:(

alvaro.jrc
11/12/2007, 00:45
Boas moçada, ainda não resolvi o problema da lenta
acelerada no Jimny. Liguei para um mecânico "bom",
válvula EGR..carbonizada.Tirei eu mesmo a tal válvula
(demorou 5 horas só pra tirar), limpei com Car80, mais
2 horas e montei...NADA! A coisa continua...soltei todos os conectores,botei spray limpa contatos e nada..!O problema
só aparece na lenta,pois andando está normalzinho; não engasga,
não tosse, sem problemas em alta rotação. A luz do Check Engine
tambem não acende então entendo que não há problemas com sensores.Se alguem conhece um mecânico BOM,experiente em
sistema do Jimny,e puder me informar agradeço muito.Moro em
Jaraguá do Sul-SC mas o mecânico pode ser de qualquer lugar
e pode cobrar a consulta,claro.Um mecânico experiente em Jimny's poderia orientar à distância e só assim vamos descobrir o que é.
Abraços:(

Tenta falar com o Nilson, ele é meu mecânico e era funcionário da autorizada suzuki daqui de Alagoas. O tel é: 082 3235-1452 e 8822-5955. Diz que eu que te indiquei (Álvaro do Jimny prata).

Acho difícil ele cobrar apenas por uma consulta. Conversa com ele, explica o que está acontecendo, pode ser que ele saiba. Caso ele não esteja na hora q vc ligar, ligue depois pq o restante do pessoal q fica lá é meio devagar, só resolver falando com ele mesmo.

Espero que resolva aí seu problema. :mrgreen:

Abração!!!

Pai do Pedro
11/12/2007, 09:03
Liguei para um mecânico "bom",
válvula EGR..carbonizada.

Olá cpc, vc pode divulgar aqui o nome do mecânico de Fortaleza? Tenho um de confiança aqui mas é sempre bom ter outras opções.
Sds.

cpc
11/12/2007, 11:55
Oi Pai Pedro, o nome do mecânico lá de Fortaleza com quem
falei é Arlen Assef, da Practical Mecânica.Ele falou com tanta certeza
que pensei "beleza,resolvido o problema" mas acho que ele não
entendeu bem o modelo do carro. Só sei que não funcionou.E eu não quis
falar novamente para não incomodar...mas me propus a pagar, é claro.
O que eu quero é resolver o problema.
Abraço:???:

leodinossauro
11/12/2007, 13:00
Galera, como muitos Jimnizeiros chegou minha vez de trocar o sensor de rotação do meu Jimny 2001 :(

Seguinte: O Daniel postou aqui que gastou por volta de 300 pilas. Alguém mais já trocou o sensor recentemente ? Qt pagou pela peça ? Não to achando na Suzucar e Cia e já devo partir para uma pesquisa nas conce$$$$$$$$$ionárias.

Abração,

Léo Gazzola

Abs, Ricardo.

ricardo sabóia
12/12/2007, 20:42
Léo, tenho quase certeza que aqui na ALLCAR tem o sensor.Há uns dois meses quando comprei o meu cabo de embreagem,perguntei sobre o sensor e custava mais de 300 paus ! O telefone é deles é (85)3272-4617, fala com o Ângelo.Só pra constar,eles foram os primeiros revendedores da suzuki no estado, e o ângelo me disse que einda tem muita coisa no estoque deles,sem falar que quando não tem, eles pedem de SP e chega rapidinho.

Abs, Ricardo.

leodinossauro
12/12/2007, 20:50
Beleza Ricardo. Cara, acabei optando por R$430,00 numa concessionária de Brasília. Cheguei a achar na Japan Auto Parts de São Paulo, mas estava 400. Com o frete mais os problemas que eles sempre têm ( vide mensagens postadas na suzukinet ), optei por comprar aqui mesmo. Vou ligar pra ALLCAR e se for pelo menos uns 100 paus a menos, cancelo a encomenda aqui. É uma pena esse valor que pedem, dado que um sensor nacional sai por volta de R$50,00 para a maioria dos carros nacionais. Mas fazer o quê....

T+ Cara.

Léo, tenho quase certeza que aqui na ALLCAR tem o sensor.Há uns dois meses quando comprei o meu cabo de embreagem,perguntei sobre o sensor e custava mais de 300 paus ! O telefone é deles é (85)3272-4617, fala com o Ângelo.Só pra constar,eles foram os primeiros revendedores da suzuki no estado, e o ângelo me disse que einda tem muita coisa no estoque deles,sem falar que quando não tem, eles pedem de SP e chega rapidinho.

Abs, Ricardo.

TMorais
12/12/2007, 22:51
Na época que comprei encontrei na :
http://www.carrera.com.br/

Estava R$320,00 (pede um desconto que eles repassam)

Abraços,