PDA

Ver Versão Completa : Motor compatível com Pajero GLS-B V6 3.0

Leofor
29/10/2007, 00:29
Carissimos amigos.

Tenho uma Pajero GLS-B , 97/98 , Motor V6 3000 que bateu motor.O virabrequim pegou retífica 0,75 mm. Ela está rodando , mas não é mais a mesma coisa , pois sinto um trelado quando acelero , então chegou a hora de procurar outro motor.Como sou leigo no assunto , peço encarecidamente que os amigos me orientem que motores são compatíveis com o meu carro que é automático e 4x4 , também.Ví alguns motores neste site : http://www.imperiopaulista.com.br/motores/leves.htm
Alguns amigos dizem uma coisa , outros dizem outra e eu fico cada vez mais confuso , pois tenho notado que o meu mecânico me enfiou o garfo.Por isso , quando comprar um motor irei levar em outra oficina e só saio de lá com ele montado.Um forte abraço a todos.

Eliseu
29/10/2007, 00:37
Leofor,
sugiro que vc aproveite e uma o util ao agradável. Aproveite que sua pajero é 4x4 (aliás, existe que não seja?...) e coloque um motor diesel. Por exemplo: MWM Sprint 2.8 TDI das S10/Frontier/Ranger... O custo é um pouco alto, mas o resultado final compensa. []`s

Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 00:42
O motor retificado sempre fica igual ao original, se o seu não ficou, deveria reclamar isso do mecânico.

A opção de trocar pra motor por a diesel poderia acabar ficando mais caro que trocar o carro inteiro...

Leofor
29/10/2007, 00:57
O motor retificado sempre fica igual ao original, se o seu não ficou, deveria reclamar isso do mecânico.

A opção de trocar pra motor por a diesel poderia acabar ficando mais caro que trocar o carro inteiro...

O pior é que nem eu mesmo sei o que aconteceu , pois não sou de correr e tenho muito cuidado com o óleo.Simplesmante ia andando e escutei uma pancada , aí o carro parou.Quando saí ví o rastro de óleo e a ponta da biela saindo pelo cárter.Muitas pessoas me disseram que algo travou dentro do motor e que o gás natural é um exterminador de motores.Já até vendí meu Kit GNV , pois quem compra um V6 3.0 é porque deve ter condições de arcar com o consumo.Tanto a retífica como o mecânico me informaram de antemão que não dariam garantias devido o estrago causado no bloco.Vou pensar em um motor a diesel que seja compatível com meu cambio automático.Forte abraço

ROAD TECH
29/10/2007, 00:58
Olá Leofor,

Gostaria de tentar te ajudar, mas o que eu vou te dizer pode não ser exatamente o que vc esteja querendo ouvir.

Veja o tópico iniciado por mim: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27087.

Lá vc poderá acompanhar um pouco da minha tarefa de adaptar um motor MWM Sprint diesel na milha Pajero GLS-B V6 94/95. A grande, e talvez fundamental diferença, é que a minha possiu câmbio manual, o que faz toda a diferença.

A adaptação do MWM é perfeitamente possível, mas bastante trabalhosa. Eu levei cinco meses, desde o início do projeto até poder rodar com a Pajerona à diesel. Já rodei mais de 1.000 km até o momento e estou muito satisfeito com a decisão em função dos resultados de desempenho e economia.

O detalhe é que o câmbio automático apresenta uma certa "incompatibilidade" técnica com o diesel, pelo menos naqueles motores ditos "antigos", com injeção por meio de bomba injetora mecânica tradicional. O seu câmbio já possui um gerenciamento eletrônico (tempos de trocas de marchas, e alguns detalhes de funcionamento) que exigiria que um mínimo de integração com o sistema de gerenciamento do motor (rotação, condição de carga, vácuo etc). Infelizmente o MWM Sprint 2.8 com injeção mecânica de combustível não seria a opção e confesso que não sei qual seria. Eu recomendaria que vc tentasse "recuperar" o seu motor original.

Seria bastante interessante que algum colega do fórum tivesse experiência "comprovadamente" positiva em adaptação de motor diesel em câmbios automáticos pudesse trazer outra opinião para tentar te ajudar.

Desejo sorte,

Saudações,

Octávio

Leofor
29/10/2007, 01:03
Leofor,
sugiro que vc aproveite e uma o util ao agradável. Aproveite que sua pajero é 4x4 (aliás, existe que não seja?...) e coloque um motor diesel. Por exemplo: MWM Sprint 2.8 TDI das S10/Frontier/Ranger... O custo é um pouco alto, mas o resultado final compensa. []`s
Só uma coisa , Eliseu.Colocando o motor que você sugeriu meu cambio automático ficará do mesmo jeito ? Como disse sou leigo e nem sabia que todas as Pajeros são 4x4 , pois eu nunca usei a tração.Subía ladeiras ingremes de terra solta apenas em L2 de tanta foça que tem o carro.Já reboquei uma Hylux a Diesel de um amigo que saiu da pista e desceu um pequeno barranco e parecia que estava puxando uma bicicleta.É brincadeira esse motor V6 3000 da Mitsubishi.Forte abraço

Leofor
29/10/2007, 01:17
Olá Leofor,

Gostaria de tentar te ajudar, mas o que eu vou te dizer pode não ser exatamente o que vc esteja querendo ouvir.

Veja o tópico iniciado por mim: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=27087.

Lá vc poderá acompanhar um pouco da minha tarefa de adaptar um motor MWM Sprint diesel na milha Pajero GLS-B V6 94/95. A grande, e talvez fundamental diferença, é que a minha possiu câmbio manual, o que faz toda a diferença.

A adaptação do MWM é perfeitamente possível, mas bastante trabalhosa. Eu levei cinco meses, desde o início do projeto até poder rodar com a Pajerona à diesel. Já rodei mais de 1.000 km até o momento e estou muito satisfeito com a decisão em função dos resultados de desempenho e economia.

O detalhe é que o câmbio automático apresenta uma certa "incompatibilidade" técnica com o diesel, pelo menos naqueles motores ditos "antigos", com injeção por meio de bomba injetora mecânica tradicional. O seu câmbio já possui um gerenciamento eletrônico (tempos de trocas de marchas, e alguns detalhes de funcionamento) que exigiria que um mínimo de integração com o sistema de gerenciamento do motor (rotação, condição de carga, vácuo etc). Infelizmente o MWM Sprint 2.8 com injeção mecânica de combustível não seria a opção e confesso que não sei qual seria. Eu recomendaria que vc tentasse "recuperar" o seu motor original.

Seria bastante interessante que algum colega do fórum tivesse experiência "comprovadamente" positiva em adaptação de motor diesel em câmbios automáticos pudesse trazer outra opinião para tentar te ajudar.

Desejo sorte,

Saudações,

Octávio

Você já ajudou muito , pois o tópico é excelente e me tirou muitas dúvidas.Amanhã mesmo irei em algumas oficinas especializadas trocar idéias sobre o assunto.Forte abraço

Eliseu
29/10/2007, 01:22
Leofor,
se o seu cambio automático realmente possuir gerenciamento eletrônico, como falou o OSARMENTO, realmente vai ser uma tarefa quase impossível. Assim sendo, vale mais vc tentar recuperar o seu (numa oficina de fé) ou comprar um de desmanche. []`s

Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 01:33
Só pra se ter uma idéia de preços: Um amigo em Cuiabá acabou de adaptar um MWM de uma S10 2004 num picape Mazda B12. Ele manteve o câmbio original da Mazda.
Pagou R$ 10.000,00 pelo motor e mais R$4000,00 pelo serviço da adaptação mais um monte de pequenos consertos na lataria.

Leofor
29/10/2007, 01:34
Leofor,
se o seu cambio automático realmente possuir gerenciamento eletrônico, como falou o OSARMENTO, realmente vai ser uma tarefa quase impossível. Assim sendo, vale mais vc tentar recuperar o seu (numa oficina de fé) ou comprar um de desmanche. []`s

OSARMENTO tem razão.Meu câmbio é automático e tem gerenciamento eletrônico.Há pouco falei com um amigo ao telefone e ele me sugeriu procurar um motor V6 3000 que não é tão dificil de encontrar.A dificuldade é encontrar um com baixa no Detran , pois não vou comprar um na "Robautos" nem a pau.Neste link , tem uma criação dos Deuses , infelizmente está em Curitiba.Tenho um amigo que mora lá e vou pedir para olhar esse motor que inclusive está no carro e rodando , vejam : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64248438-motor-3000-gt-gto-30-v6-24v-230cv-_JM

O que acham ?

Abraços

ROAD TECH
29/10/2007, 01:37
Desculpe a minha desatenção ao ler a sua mensagem. Não tinha atentado que problema de quebra foi antes da retífica.

Se houve uma quebra de biela, esse é o sintoma clássico de travamento de motor. Se a quebra acarretou problema no bloco de cilindros, mais especificamente em uma das camisas, esta poderia ser refeita usando o recurso do "encamisamento". Para tanto, a retífica tem que estar aparelhada para isso. Tenho visto encamisamentos que deixam o motor em ótimo estado novamente.

Se houve outro problema, com trinca do bloco próximo a algum mancal do virabrequim (difícil, mas não impossível) a recuperação é mais complicada. Uma quebra de mancal, por exemplo, dificulta bastante as coisas, pois deixar o alinhamento dos mancais em ordem novamente, não é das tarefas mais fáceis.

Há empresas que "enchem" os mancais com solda especial e depois retificam, deixando a medida standard de novo. É preciso escolher empresas idôneas para fazer isso, pois é uma operação bastante técnica.

SDS,

Octávio

Leofor
29/10/2007, 01:40
Só pra se ter uma idéia de preços: Um amigo em Cuiabá acabou de adaptar um MWM de uma S10 2004 num picape Mazda B12. Ele manteve o câmbio original da Mazda.
Pagou R$ 10.000,00 pelo motor e mais R$4000,00 pelo serviço da adaptação mais um monte de pequenos consertos na lataria.

As adaptações é que é o velho problema , aliás a criatividade humana não tem limites.Eu estou disposto a fazer o que for necessário para voltar a ter confiança na minha Pajero , afinal , sonho não tem prêço.

Abraços

Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 01:45
Eu estou disposto a fazer o que for necessário para voltar a ter confiança na minha Pajero , afinal , sonho não tem prêço.

Exatamente isso foi o que me alegou o meu amigo pra adaptar o MWM na Mazda depois que o motor original superaqueceu.

Eliseu
29/10/2007, 01:58
....Pagou R$ 10.000,00 pelo motor e mais R$4000,00 pelo serviço da adaptação mais um monte de pequenos consertos na lataria.

Com certeza o nosso amigo já gastou isso ou perto disso e não teve o resultado esperado.... []`s

Eliseu
29/10/2007, 02:03
.......Neste link , tem uma criação dos Deuses , infelizmente está em Curitiba.Tenho um amigo que mora lá e vou pedir para olhar esse motor que inclusive está no carro e rodando , vejam : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-64248438-motor-3000-gt-gto-30-v6-24v-230cv-_JMO que acham ?Abraços

Mas trata-se do mesmo motor da sua Pajero? Ou é apenas um motor V6 Mit? []`s

Leofor
29/10/2007, 02:04
Desculpe a minha desatenção ao ler a sua mensagem. Não tinha atentado que problema de quebra foi antes da retífica.

Se houve uma quebra de biela, esse é o sintoma clássico de travamento de motor. Se a quebra acarretou problema no bloco de cilindros, mais especificamente em uma das camisas, esta poderia ser refeita usando o recurso do "encamisamento". Para tanto, a retífica tem que estar aparelhada para isso. Tenho visto encamisamentos que deixam o motor em ótimo estado novamente.

Se houve outro problema, com trinca do bloco próximo a algum mancal do virabrequim (difícil, mas não impossível) a recuperação é mais complicada. Uma quebra de mancal, por exemplo, dificulta bastante as coisas, pois deixar o alinhamento dos mancais em ordem novamente, não é das tarefas mais fáceis.

Há empresas que "enchem" os mancais com solda especial e depois retificam, deixando a medida standard de novo. É preciso escolher empresas idôneas para fazer isso, pois é uma operação bastante técnica.

SDS,

Octávio

Tudo o que você explanou no tópico aconteceu.E mais .... o Mancal pegou retífica 0,100 e o Virabrequim 0,75 , ou seja , acho que chegou ao fim.O motor foi encamisado e ainda rodei depois da retífica 1200 Km , aí quando acelerava eu ouvia aquele barulho de serrote dentro do motor.O Carro está na oficina e o mecânico vai abrir o motor para ver o que aconteceu.Mesmo que ele consiga deixá-lo bom outra vez , já vou correr atrás de outro motor.Abraços

Leofor
29/10/2007, 02:11
Mas trata-se do mesmo motor da sua Pajero? Ou é apenas um motor V6 Mit? []`s

Pois , é ! Segundo o dono do motor é perfeitamente compatível.É claro que é um motor mais potente , mas como disse anteriormente , sou leigo pacas em se tratando de motores.Amanhã é que irei levar o assunto aos esperts daquí de Fortaleza e colher opiniões.Caso haja compatibilidade entro em contato com meu colega de Curitiba para levar um mecânico de confiança e averiguar essa máquina in loco.Já conversei com o proprietário via Orkut e o carro tem procedencia.Abraços

Leofor
29/10/2007, 02:15
Com certeza o nosso amigo já gastou isso ou perto disso e não teve o resultado esperado.... []`s

Colocando minha colher torta neste tópico , um amigo me aconselhava a comprar outra Pajero.Alegou que eu poderia comprar uma 02/03 , os juros de financiamento estão bons , prazo estendido e etc... No que eu respondÍ : Eu quero é a minha.Modéstias a parte eu poderia estar montado em outra mais nova , mas o sentimento que eu tenho pela minha 97/98 , não tem tradução.Acho que vocês bem sabem o que eu estou tentando dizer.
Abraços

ROAD TECH
29/10/2007, 09:31
Bom dia Leofor,

Permita-me trazer algumas informações importantes para vc. Eu estive consultando os manuais oficiais de motores da Mitsubishi e vi as versões do motor 6G72 que é o V6 3.0. Existe com essa denominação dois tipos: um de 12 válvulas, que é o seu, e um 24 válvulas. E está bem claro no manual que existe versões diferentes do mesmo motor para aplicação em veículos com tração traseira (ou 4x4) e em veículos com tração dianteira.

Qual a razão disso? É fácil entender.

Nos veículos com tração dianteira, o caso do carro de Curitiba, a montagem transversal exige uma série de componentes diferentes como coletores de admissão e escape, posição do filtro de ar, mangueiras e, principalmente a ausência de ventilador viscoso, como existe na sua Pajero.

Esse detalhe por si só faz toda a diferença, pois o trem de acionamento por correias diferem radicalmente, como tive a oportunidade de verificar.

Outro aspecto, que pode ser que complique a sua vida ou impeça a montagem, são os conectores e layout do chicote elétrico. Não tenho como afirmar com 100% de certeza, mas se os periféricos forem diferentes (alternador, sensor de posição da borboleta, etc) vc não terá como usá-los.

Importante tb é saber se a furação da flange de fixação do motor ao câmbio é igual. Estive reparando que em algumas versões do 6G72, a posição do motor de arranque é diferente. Já imaginou a trabalheira?

Bem, meu objetivo foi alertá-lo antes de vc tomar a decisão de compra. Afinal seus custos já estão lá nas nuvens e um adapatação complicada poderia atrapalhar mais do que ajudar.

Boa sorte,

Octávio

Leofor
29/10/2007, 11:12
Bom dia Leofor,

Permita-me trazer algumas informações importantes para vc. Eu estive consultando os manuais oficiais de motores da Mitsubishi e vi as versões do motor 6G72 que é o V6 3.0. Existe com essa denominação dois tipos: um de 12 válvulas, que é o seu, e um 24 válvulas. E está bem claro no manual que existe versões diferentes do mesmo motor para aplicação em veículos com tração traseira (ou 4x4) e em veículos com tração dianteira.

Qual a razão disso? É fácil entender.

Nos veículos com tração dianteira, o caso do carro de Curitiba, a montagem transversal exige uma série de componentes diferentes como coletores de admissão e escape, posição do filtro de ar, mangueiras e, principalmente a ausência de ventilador viscoso, como existe na sua Pajero.

Esse detalhe por si só faz toda a diferença, pois o trem de acionamento por correias diferem radicalmente, como tive a oportunidade de verificar.

Outro aspecto, que pode ser que complique a sua vida ou impeça a montagem, são os conectores e layout do chicote elétrico. Não tenho como afirmar com 100% de certeza, mas se os periféricos forem diferentes (alternador, sensor de posição da borboleta, etc) vc não terá como usá-los.

Importante tb é saber se a furação da flange de fixação do motor ao câmbio é igual. Estive reparando que em algumas versões do 6G72, a posição do motor de arranque é diferente. Já imaginou a trabalheira?

Bem, meu objetivo foi alertá-lo antes de vc tomar a decisão de compra. Afinal seus custos já estão lá nas nuvens e um adapatação complicada poderia atrapalhar mais do que ajudar.

Boa sorte,

Octávio

Agradeço muito a atenção dispensada e o trabalho em pesquisar paa me ajudar.Acabo de chegar da oficina e mostrei ao mecâncico as fotos do motor que eu imprimí.Ele me falou de uma provável imcompatibilidade.Bom , amanhã ele reabrirá o motor para ver o que de fato aconteceu depois de retificado e montado.Segundo ele pode ser algum casquilho ou outro componente desalinhado e me garantiu que me entregará o carro bom.Eu sei que esse bom é por pouco tempo pois já está na última retífica , não sendo mais o carro confiável de outrora que já me levou junto com a familia a tantos passeios pelo nordeste , bem como aos lençóis maranhenses , viagens inesquecíveis de milhares de quilometros.Anotei a especificação que você passou (6G72 / V6 3.0 /12 Válvulas) e irei começar a árdua tarefa da procura.Quem sabe até a autorizada Mitsubishi não tenha um bloco com virabrequim novo ? Até a eles irei recorrer , apesar de saber que a facada vai ser grande.Forte abraço e obrigado mais uma vez.

Leopoldo Guimarães

ROAD TECH
29/10/2007, 12:12
Olá Leofor,

Normalmente os ruídos do tipo que vc relata se devem à problemas de montagem com casquilho de biela ou bronzina de mancal. Às vezes os parafusos de biela precisam ser substituídos pois literalmente "esticam" depois do uso. Os torques de aperto de tais parafusos/´porcas geralmente são acompanhado de ângulos de torção (critério "torque mais ângulo") o que garante cargas iguais a todos os parafusos.

Se o seu mecânico não fez isso, pode estar ai o problema. No caso das porcas de biela, é preciso apertá-las inicialmente com 34 N.m e depois aplicar ângulo de 90 a 100 graus em cada porca. Segundo o manual, um teste para saber se os parafusos estão alongados é colocar as porcas girando com os dedos. Se tiver dificuldade de fazer isso, os parafusos devem ser substituídos, pois passaram da "zona elástica de trabalho" e apresentam deformação permanente dos filetes.

Espero que a solução esteja por ai. Só, por uma questão de tranqüilidade sua, peça para o seu mecânico te mostrar a causa do problema e a solução adotada. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas e cismas sobre o problema !!!!!!!

Acho que o fato do seu virabrequim ter atingido 0,75 mm de desgaste não significa necessariamente que o seu motor esteja condenado, pois como vc mesmo disse, o seu uso não é abusivo. Curiosidade: ele achou casquilhos e/ou mancais de virabrequim com essa medida??????

Sds,

Octávio

Leofor
29/10/2007, 12:59
Olá Leofor,

Normalmente os ruídos do tipo que vc relata se devem à problemas de montagem com casquilho de biela ou bronzina de mancal. Às vezes os parafusos de biela precisam ser substituídos pois literalmente "esticam" depois do uso. Os torques de aperto de tais parafusos/´porcas geralmente são acompanhado de ângulos de torção (critério "torque mais ângulo") o que garante cargas iguais a todos os parafusos.

Se o seu mecânico não fez isso, pode estar ai o problema. No caso das porcas de biela, é preciso apertá-las inicialmente com 34 N.m e depois aplicar ângulo de 90 a 100 graus em cada porca. Segundo o manual, um teste para saber se os parafusos estão alongados é colocar as porcas girando com os dedos. Se tiver dificuldade de fazer isso, os parafusos devem ser substituídos, pois passaram da "zona elástica de trabalho" e apresentam deformação permanente dos filetes.

Espero que a solução esteja por ai. Só, por uma questão de tranqüilidade sua, peça para o seu mecânico te mostrar a causa do problema e a solução adotada. Essa é a hora de tirar todas as dúvidas e cismas sobre o problema !!!!!!!

Acho que o fato do seu virabrequim ter atingido 0,75 mm de desgaste não significa necessariamente que o seu motor esteja condenado, pois como vc mesmo disse, o seu uso não é abusivo. Curiosidade: ele achou casquilhos e/ou mancais de virabrequim com essa medida??????

A propósito, confira o meu post sobre a venda do meu motor V6:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30818.

Caso te interessar, por favor entre em contato.

Sds,

Octávio

Olá , OSARMENTO.

Obrigado pelas instruções , amigo.Só por curiosidade : O motor que você está vendendo é compatível com o meu cambio automático ? Já passou por alguma retífica ? Abraços

Marcello Ladeira
29/10/2007, 13:57
LeoFor pense também na oportunidade de instalar o motor 3.5, acredito que você ganhe significativamente em termos de desempenho e tenha pouco problemas quanto a compatibilidade com os demais itens.

Verifique nesta loja se eles tem o motor que você precisa: www.spimports.com.br e analise também a oportunidade do motor do OSarmento.

abs,

Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 17:08
LeoFor pense também na oportunidade de instalar o motor 3.5, acredito que você ganhe significativamente em termos de desempenho e tenha pouco problemas quanto a compatibilidade com os demais itens.

Verifique nesta loja se eles tem o motor que você precisa: www.spimports.com.br (http://www.spimports.com.br) e analise também a oportunidade do motor do OSarmento.

X2..............

Eliseu
29/10/2007, 21:08
Agradeço muito a atenção dispensada e o trabalho em pesquisar paa me ajudar.Acabo de chegar da oficina e mostrei ao mecâncico as fotos do motor que eu imprimí.Ele me falou de uma provável imcompatibilidade.Bom , amanhã ele reabrirá o motor para ver o que de fato aconteceu depois de retificado e montado.Segundo ele pode ser algum casquilho ou outro componente desalinhado e me garantiu que me entregará o carro bom.Eu sei que esse bom é por pouco tempo pois já está na última retífica , não sendo mais o carro confiável de outrora que já me levou junto com a familia a tantos passeios pelo nordeste , bem como aos lençóis maranhenses , viagens inesquecíveis de milhares de quilometros.Anotei a especificação que você passou (6G72 / V6 3.0 /12 Válvulas) e irei começar a árdua tarefa da procura.Quem sabe até a autorizada Mitsubishi não tenha um bloco com virabrequim novo ? Até a eles irei recorrer , apesar de saber que a facada vai ser grande.Forte abraço e obrigado mais uma vez.

http://www.imoveis.leofor.com
Meus tesouros : http://www.weberewagner.leofor.com

Leopoldo Guimarães

Não tiro a razão do nosso amigo, pois eu também perderia a confiança num motor assim. Mas por outro lado, ninguém está livre de haver um problema num motor retificado, pois são muitas as variáveis que podem ocasionar algum contratempo: qualidade das peças,.... []`s

Leofor
29/10/2007, 23:02
Não tiro a razão do nosso amigo, pois eu também perderia a confiança num motor assim. Mas por outro lado, ninguém está livre de haver um problema num motor retificado, pois são muitas as variáveis que podem ocasionar algum contratempo: qualidade das peças,.... []`s

Eu penso da mesma maneira , amigo.Apesar de saber que a tecnologia é capaz de fazer milagres , a palavra "Retificar" , causa desconfiança.O que veio sob medida e calibrado de fábrica , dificilmente ficará do mesmo jeito.Que os amigos não me levem a mal , mas sou cético por natureza.Abraços

Walter L. L. Casitta
30/10/2007, 08:28
Eu penso da mesma maneira , amigo.Apesar de saber que a tecnologia é capaz de fazer milagres , a palavra "Retificar" , causa desconfiança.O que veio sob medida e calibrado de fábrica , dificilmente ficará do mesmo jeito.Que os amigos não me levem a mal , mas sou cético por natureza.Abraços

Você tem que considerar também que um motor com 80.000Km já não tem na a ver com o que sai da fábrica, muito menos depois de 10 anos de uso, e então um retificado que também sai com garantia de até um ano pode ser muito melhor...

Marcello Ladeira
30/10/2007, 09:32
x10...

Motor retificado, se bem feito, saí tão bom quanto um original - a desconfiança se dá pela falta de preparo de boa parte da assistência técnica no Brasil que vive fazendo m%$#@.

Abs,

Eliseu
01/11/2007, 18:05
E aí, LeoFor,
qual o diagnóstico do mecanico? []`s

Leofor
02/11/2007, 03:17
E aí, LeoFor,
qual o diagnóstico do mecanico? []`s

Olá , amigo ; aliás , amigos , afinal abrí o tópico e não enviei mais notícias.Desculpem-me.Bom estou em um corre-corre danado , mas de olho na minha Pajero e , vez por outra dou uma passada por lá.O Motor já foi aberto e foi detectado que o eixo estava desalinhado.Segundo o mecânico já foi tudo para a retífica que irá fazer um casquilho sob medida.Eu não entendo muito dessa parte interna de motor , mas o que realmente foi dificil de encontrar , logo que o motor bateu , foi a arvore de manivelas , pois se vocês vissem o estado que ficou a minha não iriam acreditar.Parecia que um T-Rex havia roído o virabrequim.Ficou imprestável e os que chegavam não eram compatíveis.Até que apareceu um compatível (R$ 1.200,00, mas totalmente imcompatível com o meu bolso) , mas mesmo assim levou retífica de 0,75.O mecânico me garantiu que desta vez vai ficar garantido.Caro amigo Eliseu : Eu gastei próximo de R$ 9.000,00.Se eu tivesse consultado o fórum de antemão , teria comprado o motor do OSARMENTO e tantos outros por menos de R$ 7.000,00.Vivendo e aprendendo.Forte abraço e obrigado pela preocupação.Para os que estão com suas Pajeros a toda prova , divirtam-se neste feriado , para mim restou-me apenas o Pálio da patroa e a saudade da minha GLS-B V6 3000 , que está fazendo falta na garagem.

ROAD TECH
02/11/2007, 03:40
Olá Leofor,

Não quero criar mais problemas do que vc já tem, mas cuidado com esse papo de virabrequim desalinhado.....

Eu não vi como ficou o virabrequim que "foi pro espaço" quando o teu motor bateu, mas não tendo havido quebra radical, sempre é possível uma recuperação.

Falo isso por conta de seu "novo" virabrequim. Talvez seja mais fácil vc mandar recuperá-lo com solda e retificar com medida standard. Será que não é mais fácil achar bronzinas e casquilhos standard originais?

Esse negócio de mandar fazer bronzina, não me cheira bem. Desculpe.

Dê uma olhada nesse site: www.retivam.com.br

Os caras recuperam o que vc precisar.

Bem, fica aqui a dica.

Saudações,

Octávio

Leofor
02/11/2007, 06:13
Olá Leofor,

Não quero criar mais problemas do que vc já tem, mas cuidado com esse papo de virabrequim desalinhado.....

Eu não vi como ficou o virabrequim que "foi pro espaço" quando o teu motor bateu, mas não tendo havido quebra radical, sempre é possível uma recuperação.

Falo isso por conta de seu "novo" virabrequim. Talvez seja mais fácil vc mandar recuperá-lo com solda e retificar com medida standard. Será que não é mais fácil achar bronzinas e casquilhos standard originais?

Esse negócio de mandar fazer bronzina, não me cheira bem. Desculpe.

Dê uma olhada nesse site: www.retivam.com.br

Os caras recuperam o que vc precisar.

Bem, fica aqui a dica.

Saudações,

Octávio

Olá , amigo.

Eu também , apesar de leigo , tenho cá minhas dúvidas.O que eu quero mesmo é ver o meu carro bom e fora daquela oficina.Quando der outro problema destes , partirei imediatamente para a troca de motor.É tirar um e por outro.Abraços

ROAD TECH
02/11/2007, 11:02
Olá Leofor,

Se vc quiser saber mais sobre retífica de virabrequim, dê uma olhada nesse site:

http://www.omecanico.com.br/modules/revista.php?recid=20&edid=3

sds,

Octávio

Marcello Ladeira
02/11/2007, 12:43
x2, casquilho sobe medida?!?!?!?! estranho pra kct... cuidado!!! casquilo geralmente são 0,25 / 0,50 / 0,75 - alguns motores são 0,40 e 0,60 se não me engano. Qualquer coisa fora disso é "improvisamento".

Abs,

Eliseu
07/11/2007, 17:07
.......Esse negócio de mandar fazer bronzina, não me cheira bem....Octávio
[/SIZE]

X3. Nunca ouvi falar disso em oficinas sérias. []`s

leobnaval
08/11/2007, 11:47
é meio estranho, mas acho que vão encher a bronzina (casquilho) com solda e depois dar um acabamento até chegar a medida desejada.

Marcello Ladeira
08/11/2007, 12:20
e será que a peça resultante tera o mesmo grau de resistência da Original? Cara pode ir se preparando pois isso é paliativo, do tipo que se faz para encobrir algum problema antes de vender um carro, ou seja, o carro provavelmente não terá a mesma confiabilidade/durabilidade que teria se o motor tivesse sido bem feito.

Abs,

Eliseu
09/11/2007, 02:26
e será que a peça resultante tera o mesmo grau de resistência da Original? Cara pode ir se preparando pois isso é paliativo, do tipo que se faz para encobrir algum problema antes de vender um carro, ou seja, o carro provavelmente não terá a mesma confiabilidade/durabilidade que teria se o motor tivesse sido bem feito.

Abs,

Falou e disse tudo, Marcelo. []`s

leobnaval
09/11/2007, 11:26

Abs,

isso só rodando pra saber, mas eu não queria se a cobaia!!!!!!!
imagine numa viagem e o motor te deixar na mão.

Marcelo Salgado
25/11/2014, 12:34
Olá amigos, gostaria de saber se alguém poderia me tirar uma duvida, um motor de um Pajero Sport 2008 V6 bem cuidado duraria até qual Km, estou perguntado pq estou tetando negociar uma com 180.000Km com revisões feitas, mas estou com medo pela KM alta, alguém saberia me responder?

RValle
27/11/2014, 07:59
Olá amigos, gostaria de saber se alguém poderia me tirar uma duvida, um motor de um Pajero Sport 2008 V6 bem cuidado duraria até qual Km, estou perguntado pq estou tetando negociar uma com 180.000Km com revisões feitas, mas estou com medo pela KM alta, alguém saberia me responder?

Amigo, se esse motor está redondinho, revisões feitas, óleo bonito, limpo, não baixa nada, não tem barulho de tucho ou bronzina, esse motor vai muito longe... Imagina que eu trabalhava (século passado) num Fiesta 98, com motor Endura (Corcel!!) e ele tava com 250 mil km e tinindo de bom.

RValle
27/11/2014, 08:11
Agora fiquei cuiroso... será que o amigo em questão resolveu seu problema? :news-coffee:

diogo ludovico
27/12/2014, 13:37
Hoje com as novas V6 flex está mai em conta trocar todo o motor por um modelo flex (Triton) Recentemente desembolsamos quase 8 mil para retificar completamente um V6 3500 (pajero gls 99), e em um desmanche credenciado o motor V6 3500 flex da triton saia por menos de 5 mil.

Knober
10/12/2018, 15:43
Hoje com as novas V6 flex está mai em conta trocar todo o motor por um modelo flex (Triton) Recentemente desembolsamos quase 8 mil para retificar completamente um V6 3500 (pajero gls 99), e em um desmanche credenciado o motor V6 3500 flex da triton saia por menos de 5 mil.

Ja vi uma Pajero GLS-B dessas com o motor adaptado da KIA BESTA 2.7 diesel. Nao sei se ficou legal pois a pessoa tinha pego o carro emprestado e nao sabia dar maiores informacoes. Foi em um posto de gasolina proximo a Goiania. Alguem saberia dizer se fica bom? Alguem ja fez essa adaptacao?