Conectar

Ver Versão Completa : Terminal Axial da Direção Ranger XLT 4x4 2001

Alex63
28/10/2007, 21:29
Amigos,

Algum de vcs ja trocou algum dos terminais axiais ( Ou bracinho da direção) da Ranger XLT 4x4 ? Caso positivo teriam algum passo a passo ? Estava procurando um barulho na minha Ranger e constatei ser o terminal axial do lado esquerdo ( motorista). O mesmo apresenta uma ligeira folga, mais faz muito barulho ao rodar em paralelepípedo. É possível trocar sem remover a caixa do berço ?

Aguardo por dicas,

abraços

cbridi
29/10/2007, 12:02
Olha, a minha não é XLT mas eu já troquei... pode ser? :-)

Não precisa remover nada além do próprio terminal axial. Ops, removendo a roda fica tudo mais fácil... :-)

Você tem que retirar a coifa, dentro da coifa o articulador axial é parafusado nas "barras da direção". Para desparafusar precisa de uma ferramenta especial, qquer mecânica deve ter essa ferramenta, acho que chamam de sacador de terminal. Por isso, a menos que você tenha como conseguir esse sacador, acho melhor levar num mecânico.

[]'s

Alex63
29/10/2007, 15:27
Cbridi,

valeu pela info. Como gosto e sou adepto do quem quer bem fieto faz, vou procurar ver se compro a tal ferramenta. Eu olhei no manual de serviço da ford e o procedimento é hilário.... Por isto gosto de perguntar aqui. acho que o mais chato, vai ser soltar a abraçadeira que segura a coifa na parte interna no mais acho que será tranquilo.

abcs

cbridi
29/10/2007, 18:09
Eu tbem sou adepto do faça você mesmo e, por sorte, meu mano tem uma mecânica. Assim, não tenho problema com ferramentas. :-)

Qto a abraçadeira da coifa, não consegui soltá-la, acabei arrebentando e substituindo por uma presilha do tipo "enforca-gato". Troquei duas vezes os terminais axiais e, desde a primeira troca, joguei fora a abraçadeira original. Inclusive, na última troca que fiz, o enforca-gato acompanhava o kit do terminal axial.

Estou usando terminais da marca Viemar (http://www.viemar.com.br/). Custam 1/4 e duram metade do original.

[]'s

Walter L. L. Casitta
29/10/2007, 19:28
Se for desmontar, então esse .pdf deve te ajudar...

Alex63
29/10/2007, 22:59
Cbridi,

To rindo aqui do enforca gato...... o motivo é que eu não gosto de bichanos... eu conheço tal " dispositivo " por Abraçadeiras ou tire-up, mais gostei da idéia do enforca gato.... hehehehehe

Vou tentar remover somente a coifa e o terminal axial, tentarei comprar da nakata, pois ví que eles fabricam. o da Viemar eu tive com ele na mão, mais não gostei muito não... pode ser só cisma, mais... não gostei.

Abcs

Alex63
29/10/2007, 23:05
Walter, valeu pelo arquivo. Eu ja conhecia, acho ele muito complicado.. quando eu tinha FIAT 147 e UNO eu sempre trocava uma maldita bucha de plástico que tinha dentro da caixa sem remover a mesma, tirava so a coifa e o terminal axial. O problema da ranger é que minha mão é grandinha e fica meio difícil sacar a abraçadeira. mais vou tentar cortar ela com algum alicate de corte pequeno e de 45°, pois ai acho que vai dar. Pelo visto vc também ja trocou o seu, certo ? Eu hoje olhando com mais calma , vi que só o do lado do motorista tem folga, mais acho que trocarei os dois por precaução. Logo que comprei esta ranger, troquei as bandejas superiores, reapertei toda a frente , troquei as buchas do estabilizador e as bieletas. O carro ficoui show, mais agora começou este barulho chato e estava pensando ser os pivos inferiores, mais não, é o tirante axial... não tem mais folga nenhuma...

Abcs

cbridi
30/10/2007, 00:14
Pois é, como eu disse, os da Viemar duram metade do que duram os originais, mas, como custam 25% do valor, acabaram valendo a pena. Por aqui, procurei de outras marcas mas não encontrei.

Esses Viemar são bem conceituados para a linha Renault, nesse caso, duram mais que os originais.

Ah, qto ao enforca gato (tire up), é esse o nome que usam por aqui. Fazer o quê, são coisas desse Brasilzão... :-)

[]'s

Edintruder
30/10/2007, 00:56
Eu troquei as minhas usando uma chave de cano. o mais difícil é prender a coifa novamente. Com paciência dá para prender usando abraçadeiras de nylon que fica muito bom. Leva cerca de 30 minutos para trocar cada lado.

Edintruder
30/10/2007, 01:04
Há, não esquece de medir a distância de abertura da ponteira para regular a nova o mais próximo da que estava. De qualquer forma necessitará de um alinhamento, eu faço em casa mesm. Se o volante ficar virado contra o lado que trocasses é porque a roda está fechada, vai abrindo aos poucos até o volante ficar alinhado e sem puxar. Com as rodas fechadas não fica muita tendência de puxar, mas quando abertas puxa direto para um dos lados.

Walter L. L. Casitta
30/10/2007, 08:38
Eu troquei os meu por esses da Viemar também e um deles e já tem um pequenina folga. Pra trocar faço o esquema do manual de manutenção. Coloco a caixa na bancada e assim troco o óleo os O rings das conexões lavo tudo e coloco a abraçadeira com parafuso.

Alex63
30/10/2007, 20:40
Walter / Edi / Cbridi

Eu acabei comprando a ferramenta que possibilita remover o terminal sem desmontar e ela deve chegar amanhã. Como eu disse o procedimento da Ford é muito grande, acho que da para fazer sem desmontar o pior é a abraçadeira, mais vamos ver no que dá..

Abcs

cbridi
30/10/2007, 21:51
Eu troquei sem desmontar a caixa de direção. Já o Walter, aproveitou a oportunidade, revisou a caixa e trocou o fluido hidráulico.

[]'s

Alex63
02/11/2007, 21:34
Amigos,

Hoje troquei o terminal axial da Ranger, troquei dos dois lados ( Usei da marca SONAL > www.sonal.com.br (http://www.sonal.com.br) ( R$45,00), achei também da marca BORTEC > www.bortec.com.br (http://www.bortec.com.br) ( R$30,00 ). O do lado do motorista é quem estava com folga o outro se tinha algo não percebi, mais mesmo assim, aproveitando o dia de finados ele se foi...........

Uma dica comprei esta ferramenta ( SACA UNIVERSAL) E foi brincadeira de criança

> http://www.lojadomecanico.com.br/index2.asp?cod=1413&cat=1&subcat=79&pg=

Edi, vc que gosta de fazer trabalhos com solda e etc... pode copiar a ferramenta, ela é nada mais do que uma argola de aço, com 02 parafusos um a 180° do outro , basta colocar a parte do terminal dentro dela e apertar, e depois com uma chade de 1/2 girar... moleza moleza, marquei no relógio e gastei 1 hora, isto porque resolvi limpar tudo em volta.
OBS: não coloquei o " enforca gato" coloquei uma abraçadeira de aço inox fina aparafusável e ficou show...

Valeu pelas dicas

Abcs

Edintruder
03/11/2007, 00:56
Copiei o link pois ferramentas são sempre benvindas!
Realmente é fácil de fazer essa daí.

Guto Machado
01/07/2011, 12:35
Tirando a poeira do tópico para uma dúvida, hj ao olhar meu carro por baixo vi uma borracha rasgada com graxa dentro, como não conheço nada de mec, busquei aqui pela net e descobri q é o terminal da barra de ligação, pelo pouco q sei aonde vai a barra axial q até troquei a pouco tempo, a pergunta é o seguinte pode colocar esse terminal paralelo,alguém sabe a diferença d preço do paralelo p original e caso paralelo qual marca comprar?

valeuuuu

300007

Costalonga
01/07/2011, 12:39
Guto, num tem da SKF, Nakata não?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Costalonga
01/07/2011, 12:44
Guto, achei aqui da Nakata:

Terminal Axial - N 2121

Terminal de Direção - N 2120

É da Ranger 1998 a 2011.

Vai no Antonio do BNH e conversa com Jeferson, fala que você conversou com o Costalonga e ele te indicou ele, ele é o gerente de lá, se não tiver a peça ele incomenda e semana que vem tá aqui.

Um grande abraço e agente se fala mais.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Junior84
30/05/2015, 00:05
Ontem troquei o terminal axial de minha ranger por um da marca Viemar . Comparando o original com o viemar é um pouco menor.
Após andar um pouco notei que o carro estava muito ruim de fazer curvas, fazendo muito barulho do lado que foi trocado. A sensação na direção é que o carro estava muito desalinhado. e avia feito o alinhamento apos a troca do axial.
Fiquei muito chateado com isso, irei amanha cedo para a oficina tentar arrumar isso.

Edintruder
30/05/2015, 07:56
O maior problema das barras da Viemar é que duram muito pouco. Se durarem 20.000km sem apresentar folgas novamente te considera uma pessoa com muita sorte.

Junior84
30/05/2015, 10:38
E esse da SKF será que é bom?
http://www.fordetem.com.br/produtos/708/barra-direcao-axial-ranger-explorer.html

Edintruder
30/05/2015, 18:49
SKF é melhor que Viemar com toda a certeza.

Embora custado mais que o dobro, com certeza deve durar pelo menos mais 3 vezes, sem dizer que evitará MO desnecessária e te poupará pneus em pouco tempo.
Quando tinha a minha ex-ranger, fugi dessa Viemar. Teme um par desses que a Viemar me mandou em garantia pois não durou absolutamente nada. Eles acharam que era lote ruim, e os que mandaram durou a mesma coia. Depois disso nunca mais comprei um parafuso sequer com a marca Viemar, assim como não recomendo pra ninguém. Bastaria utilizar um material mais duro e de melhor qualidade e também cobrar um pouco a mais pela qualidade. No fim eles empurram o barato que custa muito caro, pois MO para trocar, alinhar e desgaste irregular de pneus, sem dizer da encheção de saco de andar com suspensão batendo...

Junior84
30/05/2015, 19:47
Comprei essa unidade por 40 reais, estava bem a mão. Com certeza quando tiver que trocar dnovo vou optar pelo SKF. tenho que comprar a bandeja superior também. Encontrei das Marcas COFAP e SKF, vou optar por uma delas.

Junior84
30/05/2015, 19:52
Ok vamos lá. Por algum motivo ao ir para a oficina o axial esquerdo se soltou da roda e quase me fode. lembrando que tinha trocado o direito (Viemar).

Quando verifiquei o esquerdo a uma semana ele estava bem firme sem folgas. Após recoloca-lo no lugar continuou bem firme.
Suspeito que o mechanico não alinhou a roda direito apos a troca do axial e isso "pode ter causado este acidente".

Alguém tem alguma opinião sobre isso? Levei um baita susto com a roda solta.

Edintruder
01/06/2015, 14:07
Soltou do nada??? O cara não apertou direito a peça? Eu sempre montei essas peças com trava-rosca na conexão com o setor de direção. É um lugar complicado de apertar bem, por isso uma locktite é sempre bem vinda.

Junior84
02/06/2015, 23:27
Soltou do nada??? O cara não apertou direito a peça? Eu sempre montei essas peças com trava-rosca na conexão com o setor de direção. É um lugar complicado de apertar bem, por isso uma locktite é sempre bem vinda.

Realmente não sei o que aconteceu. Soltou a roda que estava com axial bom, e não se tinha mexido nele.
Acho que foi incompetência no alinhamento. Os meca não souberam me explicar

Matagato
27/11/2015, 18:12
Realmente não sei o que aconteceu. Soltou a roda que estava com axial bom, e não se tinha mexido nele.
Acho que foi incompetência no alinhamento. Os meca não souberam me explicar

ALGUÉM JA TENTOU ADAPTAR DE OUTRO CARRO?

Só as originais ou Moog aguentam. Eu uso moog, mas é um saco terque importar essas peças por causa da exploração da ford. mesmo com dolar em alta, alta carga tributária e frete internacional, sai muito mais em conta importar as peças do que comprar na bosta da ford aqui no Brasil.

AXIAL MOOG EBAY 27,63 DOLARES 27.11.2015