Ver Versão Completa : Gm 6c Na F-75...duvidas
Fala Aí Galera ...tenho Uma F-75 , Tô Usando Motor 4cc Do Opala Com Cambio Automático Zf 4 Marchas, Mas O Motor Ficou Meio Fraco Pra Esse Cambio ,aí Comprei Um 6cc Do Opala , Queria Saber Como Fica Essa Adaptação ...
Precisa Cortar A Corta-fogo?
To Usando Ventuínha Eletrica , Se Eu Colocar Ela Na Frente Do Radiador (claro Q Não A Mesma ,uma Outra Q Empurre O Ar ),num Cabe Sem Mexer Na Corta-fogo?
E O Motor é Bom ? Guenta O Tranco ? Eu Faço Umas Trilha Meio Forte Hein... O 4cc Deixou A Desejar ..achu Q Por Causa Do Peso Do Tomóvi ...
Marcelo Lopes
28/10/2007, 22:02
Eu tinha um 6cc. A parede corta fogo teve de ser recortada e afundada. A frente ficava muito pesada. Fiz o movimento inverso... comprei um 4cc a álcool e tirei o 6cc. Não tem a mesma empurrada, é claro, mas estou mais satisfeito. Mesmo como ar condicionado ligado não fica xoxa. Estou com Clark 5m e relação 43x8.
Vem cá,tenho uma dúvida....
Como foi avaliado que fica muito pesada a frente?Sempre me disseram que o willys original era mais pesado que Gm 6cc,se não é,deve ser praticamente o mesmo peso!
Aquele willys é um chumbo!!!
Só o bloco como o vira pesa 100kg( vendi um para o ferro velho).
Pode ser que eu esteja enganado mais não é necessário mecher na corta-fogo...tem gente que consegue colocar o 4.9i sem mexar lá....
Agora se a questão é equilibrio do conjunto aí sim digo que mexendo na corta-fogo fica bom.
Quanto a ventoinha qual o motivo de não usar a mesma?O ar não mudo o movimento,continua sendo de fora para dentro.Agora quanto a eficiência a "trás/na frente" nem os engenheiros tem concenso...
Abs
olha só...é de um colega do fórum...
André-4WD
29/10/2007, 13:46
Salve..
Deixa eu falar da minha experiência, já que qdo comprei a rural ela veio com o GM 6cc e em fevereiro deste ano eu troquei por um outro GM6cc.
Não precisa mexer na parede, PORÉM... tirar a tampa não dava, tinha q tirar o motor fora para poder retirar a tampa. Um serviço teoricamente tranquilo como regular valvula virava um sufoco. Qdo troquei o motor, o mecanico que fez a adaptação bateu na parede e recuou ela um pouco, poucos centimetros e ja da para tirar a tampa.
Eu sou fã deste motor GM 6 bocas.... recomendo!!!
abraços
andre
Vem cá,tenho uma dúvida....
Como foi avaliado que fica muito pesada a frente?Sempre me disseram que o willys original era mais pesado que Gm 6cc,se não é,deve ser praticamente o mesmo peso!
Aquele willys é um chumbo!!!
Só o bloco como o vira pesa 100kg( vendi um para o ferro velho).
Pode ser que eu esteja enganado mais não é necessário mecher na corta-fogo...tem gente que consegue colocar o 4.9i sem mexar lá....
Abs
Quanto a essa duvida nao sei!
Mas botar um 4.9i sem mexer na parede corta fogo? o radiador ficou na frente do veiculo? Isso ai da rolo!
Recue um pouco a parede corta fogo para dar espaço para um radiador uma ventoinha e uns bagulhos sem ficar muito apertado!
Abraço:concordo:
A questão aqui não é o 4.9i,só comentei pra exemplificar que é possível colocar o Gm se cortar a parede.E sim o radiador ficou dentro do bico da rural,como ela não é o jipe tem bastante espaço ali.
Mas essa idéia de dar umas batidas é boa...dá até pra fazer de modo que não fique toda marcada com as pancadas.
E só aquecer a discussão aí está a rural/F75 com 4.9i:
A questão aqui não é o 4.9i,só comentei pra exemplificar que é possível colocar o Gm se cortar a parede.E sim o radiador ficou dentro do bico da rural,como ela não é o jipe tem bastante espaço ali.
Mas essa idéia de dar umas batidas é boa...dá até pra fazer de modo que não fique toda marcada com as pancadas.
E só aquecer a discussão aí está a rural/F75 com 4.9i:
Concordo que da para colocar sem cortar a parede! So estou falando que acho ate melhor recuar um pouquinho para facilitar concertos e etc!
E a foto?
Sim concordo,mas no caso do 4.1 dá pra usar até o radiador original que tem quase 10 cm de profundidade.
não estou conseguindo anexar a foto...vou tentar de novo,mas agora olhando bem não dá pra saber se o cara mexeu ou não na corta fogo...mas ele veio bem pra frente...
abs
Não sobrou espaço pra nada...ehehehehehe!!!!!!!!!!!!!!!
Não sobrou espaço pra nada...ehehehehehe!!!!!!!!!!!!!!!
Isso ai que é o dificil!
Sim concordo,mas no caso do 4.1 dá pra usar até o radiador original que tem quase 10 cm de profundidade.
não estou conseguindo anexar a foto...vou tentar de novo,mas agora olhando bem não dá pra saber se o cara mexeu ou não na corta fogo...mas ele veio bem pra frente...
abs
Nao consigui visualizar a parede corta fogo! Muita coisa na frente!
Mas essa cara boto o motor muito pra frente!
Abraço
sim...chegou a tirar parte do bico,que alojava a tranca do capô...
Abs
Na Verdade Meu Maior Problema Num é A Corta-fogo , é Ter Que Mexer ,de Novo , Nos Cardans , No Suporte Da Travessa Da Reduzida , Talvez O Cabo Do Trambulador Do Cambio Fique Meio Dobrado ...
Meu 4cc Tá Bem Encostado Na Corta-fogo , Mas Medindo Na Trena ,maiomeno , Num Vai Caber A Ventuínha Ali Onde Está ....
Sugestões?? Valeww
Vc tem duas opções:
Já que está colado na corta fogo,vc altera a posição do conjunto radiador/ventoinha e não mexe nos cardãs/travessa e tal.
Ou mexe na corta fogo,abre espaço para a ventoinha/radiador ou seja, não mexe neles,e ainda corre o risco de usar os mesmos suportes,mas em contra partida..novos cardãs,travessa,acelerador,alavanca da reduzida,mais um buraco para palanca...
Uma coisa leva a outra!
Abs
...............................
Vc tem duas opções:
Já que está colado na corta fogo,vc altera a posição do conjunto radiador/ventoinha e não mexe nos cardãs/travessa e tal.
Ou mexe na corta fogo,abre espaço para a ventoinha/radiador ou seja, não mexe neles,e ainda corre o risco de usar os mesmos suportes,mas em contra partida..novos cardãs,travessa,acelerador,alavanca da reduzida,mais um buraco para palanca...
Uma coisa leva a outra!
Abs
Como diz um certo gringo daqui do fórum: não existe almoço grátis!
Como diz um certo gringo daqui do fórum: não existe almoço grátis!
X2!!!!!
Ou gastar um pouco mais para nao precisar fazer tarefas dianteiras as vezes, ou bastar relativamente pouco (perto do outro) e estar ciente que di vez em quando pode ter que fazer alguma tarefa gigante para executar um reparo e etc!
akio nishikawa
16/10/2008, 22:49
Reabrindo a discussao, pra dar um exemplo de como fica o motor GM 6cil na F-75, aí vão umas fotos do que estamos fazendo pra colocar o motor no lugar.Optei por cortar a parede corta fogo, assim teremos mais espaço pra futuras manutenções. A desvantagem maior será que terei que mexer no cardã e nas pedaleiras... vamos ver no que vai dar...:pensativo:
akio nishikawa
16/10/2008, 22:52
Somente mais uma fotinha:
akio nishikawa
não deixei de observar o instrumento de nivelar.
deixo a observação que tal motor não trabalha nivelado.
é levemente erguida a parte frontal.
akio nishikawa
17/10/2008, 00:36
Valew Kim, vou passar pro meu amigo Júnior, que está adaptando pra mim esse motor,muito obrigado pela dica, vou tirar a dúvida com ele tb....
Grande abraço!
Kim,
Com certeza o motor trabalha um pouco inclinado, entretanto o isso é compensado pelo coletor que deixar o carburador no nível, não é?
Do contrario os dificultaria a alimentação dos primeiros cilindros?
Abs
Kim,
Com certeza o motor trabalha um pouco inclinado, entretanto o isso é compensado pelo coletor que deixar o carburador no nível, não é?
Do contrario os dificultaria a alimentação dos primeiros cilindros?
Abs
Zepi, é o que eu iria comentar agora!
Observe o coletor de admissão, ele tem um desnível entre o primeiro e o sexto cilindro, isso deve ser respeitado
akio nishikawa
17/10/2008, 16:05
Na foto está imperceptível, mas o motor está ligeiramente inclinado na parte frontal, e nivelado no carburador pelo coletor. Depois de tudo adaptado, vou providenciar novamente a retirada do motor prá soldar a parede corta fogo, adicionando uma fita de chapa. Vou ver se consigo com o funileiro uma forma melhor (mais quadrada) onde eu possa depois adaptar um console.
akio nishikawa
17/10/2008, 20:16
Aliás, vou pensar em retirar o motor novamente, meu brother me passou novas idéias em relação a colocação da parede corta fogo, depois, se der certo, postarei as fotos.
trovãojeep
18/10/2008, 23:46
nesse 6 cc qual deve ser o radiador ideal pra ser usado? e a ventuinha tem de ser eletrica?
akio nishikawa
19/10/2008, 09:04
nesse 6 cc qual deve ser o radiador ideal pra ser usado? e a ventuinha tem de ser eletrica?
Vou colocar o radiador original mesmo, apenas mudando a posição da entrada e saída das mangueiras dágua.Já li em vários posts daqui do fórum e de outros foruns, e também já vi em algumas viaturas o uso dos radiadores originais mesmo. Vou testar sem a ventuínha elétrica, se aquecer muito eu coloco a elétrica, pois já tenho a mesma montadinha, utilizava antes no motor BF161.
dalmo cruz torres
19/10/2008, 11:43
Pessoal, quando eu coloquei o 4.9 na minha F eu deixei ele muito para frente, olha , não ficou bom não, ficou muito queixudo. Agora eu estou colocando um motor do opala de 4 cilindros nela e minha principal preocupação é colocálo o mais para trás possível. No asflato náo dá para sentir a influência que um motor para frente na camionete, mas quando chegamos no barro e a camionete começa a escorregar a frente com qualquer inclinaçãozinha da trilha é que percebemos que algo está errado.
trovãojeep
19/10/2008, 21:35
dalmo o 6 cc pesa muita a frente tambem?
trovãojeep
19/10/2008, 21:36
Akio a minha intensão tambem é colocar sem ventuinha eletrica, vamos ver o que que dá
dalmo cruz torres
19/10/2008, 22:42
Trovão, acho que o 6 cilindros é pesado sim, e como ele é comprido vc acaba tendo que jogá-lo bem para a frente, deslocando o peso para o eixo dianteiro.
trovãojeep
19/10/2008, 22:58
Dalmo , sera que com o 6 do opala fica mais pesado que o original? to com medo de nas trilhas patinar muito a frente, por aqui tem muita trilha de descida com cavas grandes
Acho que ninguém pesou um bf...aquilo é um chombo!Só o bloco, limpindo pesa 100kg!
O bloco do 6cc e pego sozinho e levo pra qualquer lugar, já o bf...tá louco!
Ele é sim mais comprido, e por isso deve ser colocado na mesma linha do bf, trabalhando a corta fogo, se for o caso.
Abs
akio nishikawa
24/10/2008, 23:12
Pessoal, já estou quase terminando a adaptação do motor gm 6 cilindros na F75.Falta corrigir algumas coisinhas, alongar e diminuir cardãns, adaptar as pedaleiras suspensas e hidrovácuo, refazer a parte elétrica, escapamentos e alinhamento de direção. Em breve a poderosa vai estar rodando.... Tenho várias fotos em etapas desta adaptação, pena que não corrigiram e nem deram notícias (já solicitei a correção, mas...)de quando irão corrigir o problema de postagem de fotos na galeria....talves só pagando pra ver mesmo....rs...
Quem interessar, posso enviar a foto por email, um pouco mais trabalhoso mas pode dar certo.Dúvidas ou críticas construtivas são muito bem vindas.
Abraços,Akio
Júnior_NF
29/10/2008, 13:09
Olá Akio,
Gostaria de receber as fotos, segue meu e-mail: cnfjunior@bol.com.br
Forte abraço...
Pessoal, já estou quase terminando a adaptação do motor gm 6 cilindros na F75.Falta corrigir algumas coisinhas, alongar e diminuir cardãns, adaptar as pedaleiras suspensas e hidrovácuo, refazer a parte elétrica, escapamentos e alinhamento de direção. Em breve a poderosa vai estar rodando.... Tenho várias fotos em etapas desta adaptação, pena que não corrigiram e nem deram notícias (já solicitei a correção, mas...)de quando irão corrigir o problema de postagem de fotos na galeria....talves só pagando pra ver mesmo....rs...
Quem interessar, posso enviar a foto por email, um pouco mais trabalhoso mas pode dar certo.Dúvidas ou críticas construtivas são muito bem vindas.
Abraços,Akio
akio nishikawa
29/10/2008, 15:28
Olá Akio,
Gostaria de receber as fotos, segue meu e-mail: cnfjunior@bol.com.br
Forte abraço...
oi Junior, blza? Vc. quer fotos precisamente de qual parte?Tenho muitas fotos aqui, e ainda várias pra postar,no meu album do forum talvez já de pra te adiantar alguma coisa....Se quizer fotos de alguma adaptacao especifica, é só falar, ok?Hoje acabei de instalar a pedaleira do opala e o suporte do cabo de embreagem...ficou super macio....
Abraços!
lazaretti
29/10/2008, 16:17
também gostaria de receber as fotos, também estou colocando um motor desses na minha F. Principalmente as fotos do suporte do motor, suporte do sistema de embreagem, distema de direção, caixa...Resumindo, ta instalação da parte mecanica, de baixo, pois desmontei toda, cortei os calços do motor fora e to fazendo tudo de novo.
Abraços
akio nishikawa
29/10/2008, 18:31
Vou colocar umas fotos aqui mesmo, espero poder ajudar...Depois coloco a adaptação das pedaleiras...
akio nishikawa
29/10/2008, 20:05
Balancim da Embreagem da pedaleira suspensa do Opala. Usei o cabo de embreagem do Chevete 73/74, medindo 1390mm, código original Nr 7.334.515 e numero EFRARI:GM227.Fizemos um balancim com uma haste menor e outra maior, prá proporcionar mais efeito alavanca, como mostrado nas fotos a seguir... A embreagem ficou uma manteiga de macia.Preciso funcionar o motor pra fazer as ultimas regulagens, em breve farei isso... Seguem as fotos:
P.S: o cabo custou R$19,40
akio nishikawa
29/10/2008, 20:10
Mais umas fotos:
trovãojeep
29/10/2008, 21:30
Mais umas fotos:
amigo akio,como ficou por dentro, a posição dos pedais, se possivel manda fotos pra nos...
Treme Terra
30/10/2008, 00:12
E ai Japa,
Que gambiarra esta adaptação da embreagem, acho que não vai funcionar.
Use o balancim original da rural, e use o cabo da embregem do chevete.
Veja o desenho.
Abraços
akio nishikawa
30/10/2008, 09:05
E ai Japa,
Que gambiarra esta adaptação da embreagem, acho que não vai funcionar.
Use o balancim original da rural, e use o cabo da embregem do chevete.
Veja o desenho.
Abraços
Querido Júnior.... Sabe tudo heim?!!:razz:
Leia 3 mensagens acima e vc. verá qual cado de embreagem eu usei..... Ha, lembrando que ainda estamos na faze de teste, depois que tudo estiver aos contentos, daremos todos os acabamentos necessários.
PS. Acho que vc. esqueceu de soldar os suportes do calço do motor.... vou mandar ressoldá-los....kkkkkkkkkk
akio nishikawa
30/10/2008, 09:09
amigo akio,como ficou por dentro, a posição dos pedais, se possivel manda fotos pra nos...
Trovão, blza?
A posição dos pedais da embreagem e freio ficaram normais, confortáveis. Ainda resta fechar o corte que foi feito na cabine pra depois adaptar o acelerador. As fotos do pedal como estão no momento não dá pra ter uma noção exata de como ficaram, mas vou postar mais tarde.
Akio,
A alteração na corta fogo foi necessário só para assentar a alavanca, ou o motor entrou um pouco na cabina?
Abs
trovãojeep
30/10/2008, 12:01
beleza amigão fico no aguardo....
akio nishikawa
30/10/2008, 12:11
Zepi, o motor entrou aproximadamente 10 cm pra dentro da cabine.... a alavanca de marcha vai ter que ser dobrada pra direita aproximadamente 14 cm, prá afastar da perna....
akio nishikawa
30/10/2008, 12:30
Trovão, segue a foto da pedaleira adaptada,
Abraço!
Júnior_NF
30/10/2008, 12:50
Estou acompanhando a intalação do motor na F75 do Akio e a cada nova informação, fico pensando no trabalho que vou ter para instalar o 4.9i na minha F75.
Ta ficando show de bola o trabalho Akio!!! :palmas: Um pergunta, sua F75 era 6CC?
Forte abraço...
Zepi, o motor entrou aproximadamente 10 cm pra dentro da cabine.... a alavanca de marcha vai ter que ser dobrada pra direita aproximadamente 14 cm, prá afastar da perna....
trovãojeep
30/10/2008, 12:55
+ ou - 16 cm do fundo não é ? e o acelerador vai colocar com cabo? pretende usar de que carro?
Legal Akio!
Na minha rural colocarei ventoinha elétrica, mas gostei do espaço que ficou entre seu motor e o radiador.
Meu medo são os cardã....com a ZF...
Junior,
Um motorzão desses....caber; cabe, mas num é fácil não...
Abs
akio nishikawa
30/10/2008, 17:14
Estou acompanhando a intalação do motor na F75 do Akio e a cada nova informação, fico pensando no trabalho que vou ter para instalar o 4.9i na minha F75.
Ta ficando show de bola o trabalho Akio!!! :palmas: Um pergunta, sua F75 era 6CC?
Forte abraço...
Oi Júnior, minha F tinha o motor BF- 161, resolvi trocar pois ela estava muito xoxa com os pneus que eu coloquei e também porque já conheço bem o GM 6 cilndros de longa data. Zepi, no meu antigo motor eu só usava a ventoínha elétrica se o BF aquecesse (e agora, S ou C??) muito, tinha uma chavinha no painel. Se eu notar que o motor vai aquecer muito, recolocarei a ventuinha...
Abraço a todos!
akio nishikawa
30/10/2008, 18:22
Trovão,o acelerador acho que vai ser do Uno mesmo, amanhã vou correr atrás de um... essa semana voou, como estávamos com pouco serviço de manutenção hidráulica aqui na loja essa semana, conseguimos dar uma adiantadinha na furreca.Vamos ver como vai ser na próxima semana.Bom e ruim ao mesmo tempo...:putz:sem trampo, sem dindim entrando na conta... vai mais umas fotinhas pra variar e enxer o saco....rs:smile:
akio nishikawa
30/10/2008, 18:26
Só mais essas...
trovãojeep
30/10/2008, 20:51
ta ficando chique em akio?
akio nishikawa
10/11/2008, 17:00
ta ficando chique em akio?
A aparencia ta começando a melhorar! Tiramos aquela teia de fios espalhados pelo motor (quilometros de fios sem nenhuma utilidade!), organizamos tudo, fazendo novos chicotes e ligações. Comprei a caixa de fusível do opala (R$32,00) e agora vai ficar tudo devidamente protegido. A pedaleira do opala (R$50,00)já está no lugar, a chapa do assoalho já vai ser moldada. Comprei o acelerador do Fiat Uno (R$15,00) e ainda essa semana ele será instalado.
trovãojeep
10/11/2008, 19:53
beleza a parte eletrica, sem porqueiras, do jeito que tem que ser
akio nishikawa
18/11/2008, 18:07
Agora a pedaleira já com o pedal do acellerador e a capa do assoalho removível...
Ricardo machado
23/11/2008, 23:28
Parabens...acompanhei as fotos ....Ficou um trabalho excelente...Vou tirar como exemplo quando for colocar em ordem minha F75..abs
lazaretti
24/11/2008, 23:10
Akio, muito obrigado pelas fotos. Estão ajudando bastante. Mas só para entender melhor:
1- Na foto da posição do motor deixou 10cm de distância, onde? Se entendi, a tampa de válvulas entrou 10cm para dentro da corta fogo?
2- E em relação a altura do mesmo, em relação ao chassi, diferencial, tem alguma medida para informar?
3- O radiador é original do BF?
Abraços
akio nishikawa
24/11/2008, 23:47
Oi Lazaretti.
Se precisar de mais fotos ou alguma especifica é só pedir, ok?
1) 10 cm prá dentro da parede corta - fogo.
2) A altura acompanha próximo a original.
3) O radiador continua o original do BF 161, porém eu invertí o lado da boca da mangueira, conforme a foto... Ainda não testei em relação ao aquecimento, mas até quarta ou quinta já estarei rodando, aí sim poderei dar mais informações concretas....deu zebra na embreagem, o colar (rolamento da embreagem)estava enforcado, tivemos que baixar novamente o cambio e trocar o colar, que era novinho por um outro mais fino (estreito) pra dar folga no garfo da embreagem. Parece que dessa vez ficou bom....
Olá boa noite
Tenho um jeep Willys e quero colocar pedaleira suspenso e a Caixa de direção do gol será que dar certo ? alguém pode mim dar dicas??